• Nenhum resultado encontrado

Turismo: Gestão do Turismo. Modalidade da apresentação: Comunicação oral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Turismo: Gestão do Turismo. Modalidade da apresentação: Comunicação oral"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Turismo: Gestão do Turismo

Modalidade da apresentação: Comunicação oral

TURISMO RELIGIOSO EM PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS RELIGIOSOS DAS CIDADES PERNAMBUCANAS

Resumo

O turismo religioso é aquele empreendido por pessoas que se deslocam por motivações religiosas ou para participarem em eventos de caráter religioso. Neste sentido este trabalho tem por objetivo analisar quais as cidades pernambucanas que possuem atrativos religiosos capazes de proporcionar o turismo no estado pernambucano. A pesquisa teve como principal metodologia a pesquisa qualitativa e documental no site do Ministério do turismo e portal das cidades pernambucanas. As cidades pernambucanas que concentram turismo nos pilares religiosos são: São Joaquim do monte, São João, Garanhuns, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Brejo da Madre de Deus, Pesqueira, Solidão e Paudalho. Seus principais locais sagrados são igrejas e santuários com imagens de santos milagrosos. Portanto pode-se concluir que o turismo religioso é uma manifestação de fé onde a devoção à imagem se constitui em uma das principais características da religiosidade dos turistas. Assim, contribui, para a melhoria na qualidade de vida das pessoas destes locais através da renda extra nos meses de romaria além do crescimento da produção artesanal, do setor hoteleiro e gastronômico. O turistas nestas cidades têm contribuído para a preservação da identidade cultural e religiosa, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico.

Palavras chaves: Turismo religioso, Identidade cultural, Manifestações religiosa, Peregrinações.

Introdução

No Brasil o turismo religioso vem crescendo a cada dia, cerca de 17,7 milhões de pessoas se deslocam anualmente pelo país em busca de lugares sagrados, eventos e festas religiosas, retiros espirituais, peregrinações, caravanas e romarias

(2)

(MTUR, 2015) Assim, pode-se entender que o turismo religioso é uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos com significado religioso (OLIVEIRA, 2000).

De acordo com Dias e Silveira (2003, p.17) “turismo religioso é aquele empreendido por pessoas que se deslocam por motivações religiosas ou para participarem em eventos de caráter religioso. Pode-se compreende como eventos religiosos: romarias, peregrinações e visitação a espaços religiosos, festas, espetáculos e atividades religiosas” assim, o turismo religioso tem como principal motivador a fé e pode ser entendido como uma oportunidade de conhecer os lugares, as culturas e a religiosidade, de uma determinada região (ABMANSSUR, 2003).

Segundo Maio (2004), o turismo religioso enquanto manifestações culturais e de fé contribui com a valorização e a preservação das práticas espirituais. Neste sentido é através destas praticas que pode - se identificar determinados grupos humanos, além de contribuir com o desenvolvimento econômico, cultural e social (STEIL, 2003).

Neste entendimento pode-se destacar o Estado de Pernambuco que tem atraído turistas do mundo inteiro pela sua considerável preservação arquitetônico da época colonial, com um valor histórico incalculável. Portanto o turismo religioso no Estado é apenas um dos meios de atrair turista que vem conhecer as igrejas, conventos e capelas seculares. Neste sentido este trabalho tem por objetivo analisar quais as cidades pernambucanas que possuem atrativos religiosos capazes de proporcionar o turismo no estado pernambucano.

Metodologia

Esta pesquisa apresenta caráter exploratório descritivo por meio da pesquisa documental, que segundo Gil (2002) a pesquisa exploratório descritivo tem como principal objetivo descrever características de determinada população ou fenômeno

(3)

ou o estabelecimento de relações entre as variáveis. Quanto aos objetivos a pesquisa é considerada exploratória, pois conforme Marion et al (2002, p. 62) esse tipo de pesquisa é “desenvolvida quando se tem pouco conhecimento a respeito de determinado assunto ou aspectos dele”. Quanto aos procedimentos classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e documental.

Diante da natureza do problema pesquisado e do objetivo que se pretende atingir, a pesquisa foi realizada de forma qualitativa, se submetendo a um processo de análise teórica. A esse respeito, Oliveira (2003) assim se pronuncia:

As pesquisas que se utilizam da abordagem qualitativa possuem a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos experimentados por grupos sociais, apresentar contribuições no processo de mudança, criação ou formação de opiniões de determinado grupo e permitir, em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atividades individuais.

Neste contexto, este estudo trata-se de uma pesquisa documental que segundo Lakatos e Marconi(2000) tem como características principais permitir ao pesquisador uma bagagem teórica variada, contribuindo de forma eficiente para ampliação do conhecimento.

Vergara (2009, p. 72) define a pesquisa bibliográfica como “estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”. Silva e Grigolo (2008, p.89) descreve que a pesquisa documental vale-se de materiais que ainda não receberam nenhuma análise aprofundada, esse tipo de pesquisa visa, assim, selecionar, tratar e interpretar a informação bruta, buscando extrair dela algum sentido e introduzir lhe algum valor, podendo, desse modo, contribuir com a

(4)

continuidade científica a fim de que outros possam voltar a desempenhar futuramente o mesmo papel.

A coleta de dados foi elaborada a partir de uma análise no portal do ministério do turismo de Pernambuco e nos sites das cidades pernambucanas, a pesquisa aconteceu entre outubro 2016 a fevereiro 2017.

Resultados

Nas três maiores cidades do Estado pernambucano: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, cerca de 42 edificações de caráter religioso cultural estão tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Passando a ser patrimônio nacional, sendo reconhecido em todo o país e sob regência da legislação federal. Entre estas cidades, Olinda tem como exceção o sítio histórico que é considerado patrimônio da humanidade, o que torna-se um fator positivo por poder receber recursos do IPHAN e de instituições estrangeiras, além de ser conhecido mundialmente o que justifica o grande número de visitantes nesta cidade seja por motivos religioso, cultural ou por suas lindas praias.

Tabela 1: Cidades e seus respectivos atrativos religiosos

CIDADE ATRATIVO RELIGIOSO MÊS DE MAIOR FLUXO TURISTICO QUANTIDADE DE VISITANTES EM MÉDIA São Joaquim do monte Santuário de Frei Damião

Agosto e setembro 300 mil ano

São João Santa Quitéria da

Frexeira

Setembro, outubro e novembro

Cerca 1 milhão ano

Garanhuns Santuário da mãe

rainha, Mosteiro de São Bento, Igreja Matriz de Santo Antônio, Seminário de São José.

Setembro, outubro e novembro

Cerca 500 mil ano

Recife Igreja de Santo

Antônio, igreja de

(5)

São José, no Recife Antigo

Olinda Igreja de Nossa

Senhora das Graças no alto da sé é uma das 20 igrejas histórica do município

Novembro Cerca 1 milhão ano

Jaboatão dos Guararapes Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, no sítio histórico do Monte dos Guararapes, e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, à beira-mar. Janeiro, Março e Abril

Cerca 1 milhão ano

Brejo da Madre de Deus Encenação do drama da Paixão de Cristo, maior teatro ao ar livre

Semana santa Cerca de 160 mil turistas de todos os cantos do país (Mês da paixão de cristo)

Pesqueira Santuário de Nossa

Senhora das Graças

Agosto Cerca de 1 milhão ano

Solidão Santuário de Nossa

Senhora de Lourdes

Outubro Cerca de 15 mil ano

Paudalho Santuário de São

Severino dos Ramos, Setembro a dezembro Cerca de 300 mil ano

Esses municípios foram escolhidos como área de abrangência da pesquisa por ser os principais destinos turísticos religiosos do território pernambucano.

Fonte: ministério do turismo e sites das cidades pernambucanas, 2016.

Na cidade de Olinda as maiores concentrações de edifícios religiosos ficam na Cidade Alta. O conjunto arquitetônico que engloba o Seminário de Olinda e da Igreja de Nossa Senhora das Graças compõe o edifício de maior destaque na cidade. No Alto da Sé, o edifício de 1535 atrai turistas do mundo inteiro pelo seu estilo

(6)

renascentista, sua conservada estrutura do século XVI que segundo a lenda sobreviveram ao incêndio e pilhagem dos holandeses.

No Recife, os bairros de Santo Antônio, São José e Recife Antigo são os locais que ganham maior destaque, pela quantidade de locais religiosos: a Capela Dourada da Ordem Terceira Franciscana, de 1695, e a Igreja de Nossa Senhora de Conceição dos Militares, do início do século XVIII. A Capela Dourada faz parte da Igreja do Convento de Santo Antônio, onde também funciona o Museu Franciscano de Arte Sacra com um luxuoso interior, considerado a expressão máxima da arte sacra barroca no Recife, repleto de detalhes de madeira, pinturas e painéis.

Em Jaboatão dos Guararapes, há a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, no sítio histórico do Monte dos Guararapes, e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, à beira-mar. Que foram construída no século XVII, nas sesmarias doadas pelo capitão Alexandre Moura, proprietário do Engenho Guararapes ao governador e capitão de Pernambuco, Francisco Barreto de Menezes, em ação de graças pelas duas vitórias alcançadas pelos luso-brasileiros, nas batalhas travadas contra os holandeses, nos montes Guararapes, no dia 18 de abril de 1648 e 19 de abril de 1649.

O Parque Histórico homônimo. Guarda imagens barrocas de grande valor histórico e obras de arte dos séculos XVII e XVIII, além dos restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis das batalhas da Insurreição Pernambucana.

Vale ressaltar que a fachada da igreja abriga uma grande quantidade de pedras dos arrecifes, sendo recoberta por azulejos brancos lusos. O interior do templo também é revestido por azulejos. Na nave central, há uma pintura em madeira, representando a Virgem dos Prazeres; e, no altar-mor, pode-se apreciar uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeres ladeada por colunas entalhadas em cedro. Além de seu valor histórico, é tombada pela União desde 1938.

Brejo da Madre de Deus consolida o turismo religioso com a encenação da paixão de Cristo, é um teatro brasileiro ao ar livre, localizado no distrito de Fazenda

(7)

Nova, município de Brejo da Madre de durante a Semana Santa onde há mais de 30 anos. A encenação, considerada o maior espetáculo teatral ao ar livre do mundo, atrai cerca de 160 mil turistas de todos os cantos do país.

Tudo começou com a família Mendonça, na década de 1950, para divulgar a palavra de Jesus e movimentar o comércio local. A cidade-teatro é uma réplica de Jerusalém, pensada por Plínio Pacheco em 1956 e tornada concreta em 1968. Com 100.000m², o espaço tem uma muralha de pedras de nove metros de altura e 70 torres resguardando nove palco-plateias.

Pesqueira tem o santuário mais frequentado do Nordeste e o mais famoso do Estado de Pernambuco. O Santuário de Nossa Senhora das Graças localizado no Sítio Guarda, erguido no local em 1936 onde Nossa Senhora teria aparecido para duas meninas. Nesta localidade existem toda uma estrutura para receber os fiéis: capela, chalés, pousadas e locais para refeições. A história do Santuário de Cimbres teve início em 06 de agosto de 1936.

Naquele dia, as meninas Maria da Luz Teixeira, 13 anos, e Maria da Conceição, 16, colhiam mamonas na Serra do Guarda, quando, de repente, avistaram no céu a imagem de Nossa Senhora com um menino nos braços. As meninas contaram o ocorrido ao padre José Keherle e, como se fosse uma prova de que elas não estavam mentindo, quatro dias depois começou a sair água de uma rocha em frente ao lugar da aparição. A partir daquele momento começaram as romarias ao local.

Há 80 anos, Cimbres, região localizada no município de Pesqueira, Agreste do estado, se tornaria um dos poucos lugares do mundo a ser investigado como ponto de aparição de Nossa Senhora das Graças. A história sobrenatural é pouco conhecida entre os pernambucanos e teve início quando, em 1936, duas antigas moradoras afirmaram ter visto, no local que hoje é reconhecido como santuário do distrito, Nossa Senhora das Graças próxima a uma pedra. Até o ano seguinte, seriam realizados outros 40 registros, incluindo a formação de uma pequena fonte de água na pedra em

(8)

que ela teria aparecido, como forma de provar à população a presença da santa. Uma das adolescentes pernambucanos que a teriam visto, inclusive, deve ter processo de beatificação iniciado em 2017.

O local das aparições virou um santuário e até hoje atrai fiéis, principalmente, no mês de agosto, quando são realizadas as festividades, sendo o último dia do mês o ponto alto, já que é quando, acredita-se, teria sido quando a santa pediu para que o evento fosse feito.

Outro atrativo é a Serra do Orubá, ocupada por 24 aldeias de índios Xucurus, onde pode-se encontrar lagos, açudes, cachoeiras e uma rampa natural de vôo livre, utilizada em campeonatos anuais de asa delta. É imperdível também um banho na Cachoeira do Vale das Cascatas, com uma queda de aproximadamente 6 metros de altura.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está localizado na área urbana de Solidão, num dos pontos mais altos da cidade (subida com 58 degraus) onde estão duas imagens: as de Nossa Senhora de Lourdes e a de Santa Bernadete. Diariamente, o santuário recebe a visita de fiéis de todo o Nordeste. Mas, é na terceira semana de outubro, quando acontece a Festa dos Romeiros, que a cidade é invadida por um grande número de visitantes. Nessa época, cerca de 15 mil pessoas vão à Solidão pagar promessas, fazer pedidos à santa ou simplesmente conhecer o local considerado sagrado.

A história do santuário de Solidão começou em 1945, quando o padre francês Carlos Cottart, que atuava no sertão pernambucano, decidiu colocar uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes numa gruta do então arruado que se chamava Solidão e pertencia ao município de Afogados da Ingazeira.

Durante a construção do pedestal para a imagem, surgiu, entre as paredes rochosas da gruta, um olho d'`água que ninguém havia notado antes. Os moradores atribuíram o fato a um milagre e logo se espalhou a informação de que aquela água tinha poderes curativos.

(9)

Antes mesmo de terminada a construção do santuário, começou a acontecer no local várias celebrações religiosas. O local passou a ser visitado por pessoas da redondeza, que chegavam para acender velas à santa, pagar promessas ou coletar um pouco da água milagrosa.

Paudalho tem seu principal local turístico, conhecido como o Santuário de São Severino dos Ramos, nas terras do antigo Engenho Ramos, desativado na década de 1920. Neste município acontece a terceira maior romaria do Brasil e uma das mais antigas do Nordeste. No início do século XVIII, o antigo dono trouxe de presente para a sua mãe uma imagem de São Severino Mártir em tamanho natural e protegida por uma redoma de vidro. A partir desta época o local passou a ser sagrado e o terceiro maior local de peregrinação ao santo.

A capela foi ampliada para atender melhor a demanda dos peregrinos que aumentava dia-a-dia. Há uma edificação anexa, chamada de casa dos milagres, destinada à exposição dos ex-votos, abreviação latina de ex-voto suscepto, ou seja, o voto realizado. O termo representa pinturas, estatuetas e variados objetos doados às divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido.

Em São João, o turismo se concentra na zona rural, nos meses de setembro a novembro, o Santuário de Santa Quitéria das Frexeiras, a imagem da santa é um verdadeiro museu de ex-votos de todos os tipos. De acordo com os populares do município a imagem foi trazida da Península Ibérica em 1786 e colocada numa antiga casa de café, onde surgiu o santuário.

Sta. Quitéria atrai para aquele local um número incalculável de devotos, normalmente dos estados nordestinos. Ao redor da casa-mãe, outras, foram sendo construídas por pessoas que atraídas pelo fluxo regular de devotos, passaram a comercializar objetos religiosos, e hoje até uma feira já se insinua no lugarejo, normalmente aos domingos, existe realmente um comércio informal, com vendas de guloseimas, comidas típicas, barracas com CD e DVD com hinos religiosos, violeiros,

(10)

bodega vendendo cerveja e cachaça, enfim, Sta. Quitéria de Flexeiras, é um lugar muito visitado, tantos por religiosos, quanto por turistas, pesquisadores e curiosos.

O turismo em Garanhuns é para todos os gostos, a cidade é uma das mais frias do Estado, assim, tornando-se o lugar mais agradável, com vários atrativos turísticos como: Parques, igrejas, Mosteiro de São Bento, Matriz de Santo Antônio, Seminário de São José, Centro Cristo do Magano e Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt.

O turismo está em evidência na cidade, seja pelos seus festivais culturais ou religioso que acontecem no Santuário da Mãe Rainha. Local de visitação o ano inteiro, nos meses de setembro a dezembro o local concentra maior quantidade de peregrinos para passar o dia em oração.

A cidade de são Joaquim do monte, comemora o dia do Romeiro Frei Damião nos meses de agosto e setembro, na cidade existe uma estátua, em concreto, do missionário Frei Damião de Bozzano, medindo 3,80 metros de altura e pesando 3,5 toneladas. É um dos mais concorridos encontros de romeiros de Frei Damião no Estado e atrai devotos de vários pontos do interior do nordestino.

O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, transfere-se para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-transfere-se no Convento de São Félix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos, por este motivo várias cidades do nordeste tem devoção pelo frade capuchinho.

Considerações finais

O turismo religioso no Brasil tem mostrado seu potencial ao movimentar a economia através das pessoas que se deslocam de outros estados para participar

(11)

destes encontros de fé e peregrinação. O crescente fluxo de visitantes nas localidades sagradas faz do Estado um dos principais pontos turístico religioso do Nordeste.

Portanto pode-se concluir que o turismo religioso é uma manifestação de fé onde a devoção à imagem se constitui em uma das principais características da religiosidade dos turistas. Assim, contribui, para a melhoria na qualidade de vida das pessoas destes locais através da renda extra nos meses de romaria, além do crescimento da produção artesanal, ao setor hoteleiro e gastronômico. Os turistas nestas cidades têm contribuído para a preservação da identidade cultural e religiosa, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico.

Referências

ABMANSSUR, E. S. (org.) Turismo Religioso: ensaios antropológicos sobre religião e turismo. Campinas: Papirus, 2003.

DIAS, R.; SILVEIRA, E. J. S. da (orgs.) Turismo religioso: ensaios e reflexões. Campinas: Alínea, 2003.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MAIO, C. A. TURISMO RELIGIOSO E DESENVOLVIMENTO LOCAL Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguis., Lett. Arts, Ponta Grossa, 12(1) 53-58, jun. 2004.

MTUR - As viagens motivadas pela fé mobilizaram cerca de 17,7 milhões de peregrinos em 2014, segundo estimativas do Ministério do Turismo 2015. Disponível em <http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/712-turismo-religioso-continua-em-alta-no-brasil.html> Acesso em 20 de janeiro 2017.

OLIVEIRA, C. D. M. Viagens a santuários: uma modalidade de turismo religioso ou de religiosidade turística? Boletim Turístico de Administração Hoteleira, Out, 2000. OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de Pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 320 p.

(12)

STEIL, C. A. Peregrinações, romarias e turismo religioso: raízes etimológicas e interpretações antropológicas. In: ABMANSSUR, E. S. (org.) Turismo Religioso: ensaios antropológicos sobre religião e turismo. Campinas: Papirus, 2003.

SILVA; M. B.; GRICOLO, T. M. Metodologia para a iniciação cientifica à pratica da pesquisa e da extensão II. Caderno pedagógico. Florianópolis UDESC 2002.

MARION, J. C.; DIAS, R.; TRALDI, M. C. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed, São Paulo Ed. Altas, 2002. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009.

ENCICLOPEDIA BRASILEIRA MÉRITO. São Paulo: Ed. Mérito, 1962. v.18.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO. Paudalho. Recife: Condepe, 1987. (Monografias municipais, 26).

UM MILAGRE em Paudalho. Disponível em: <http:// museudeartepopular@hotmail.com >. Acesso em: 14 fev.2017.

SÃO Severino. Portal Católico. Disponível em:

<http://www.tudook.com/portalcatolico/sao_severino.html>. Acesso em: 14 fev. 2017. ANDRADE, M. C. São Severino do Ramos. Pesquisa Escolar Online, Fundação

Joaquim Nabuco, Recife 2009. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

I - promover o desenvolvimento do Movimento Escoteiro em nível local, zelando pelo cumprimento deste Estatuto, do Regulamento do Grupo e outros regulamentos e normas da União

As políticas públicas e os projetos sociais existentes no município, de Novo Hamburgo são atividades financiadas de forma ativa pelo Ministério do Esporte, como o PELC

Serão abordados, aqui, os aspectos relativos ao comportamento da superfície livre d’água e dos turbilhões nos degraus, à posição de início de aeração e

Nosso estudo busca analisar: a) a presença de outros tipos de texto como narrativos, descritivos e injuntivos na estrutura de textos dominantemente dissertativos argumentativos,

A maior parte das vendas realizadas via Internet acontece entre empresas, o chamado B2B, e entre empresas e consumidores pessoas físicas, o chamado B2C, representando 47% e 46%

Nas ligações covalentes, usamos uma fórmula mais simples para representar as moléculas: cada par de elétrons compartilhados entre dois átomos são substituídos por barras e

•  o grau de possível abertura de um precedente para futuros projectos com impactes significativos ou que represente uma decisão de princípio sobre futuros projectos.!.

A propriedade integra dois roteiros turísticos que têm se ampliado na cidade: o de turismo rural e o de cicloturismo, que tem sido potencia- lizado com novos atrativos para