• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 202. De 16/11/2017 à 23/11/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 202. De 16/11/2017 à 23/11/2017"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 202 De 16/11/2017 à 23/11/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

COLÔMBIA ALERTA PARA INCURSÃO VENEZUELA EM SEU TERRITÓRIO

A chancelaria colombiana notificou que no município de Tibú al Norte, em Santander, houve uma incursão das forças armadas venezuelanas. A chancelaria ainda afirmou que as incursões foram registradas pelo Ministério da Defesa colombiano, que continua averiguando a existência de mais helicópteros no território do país, uma vez que foi registrado o pouso de um helicóptero na zona rural do município, com militares venezuelanos. A região já possui um histórico de conflitos, mas tem recebido maior atenção devido ao contexto no qual o Estado venezuelano se encontra.

Fontes: http://www.eluniversal.com/noticias/internacional/denuncian-incursion-militar-venezolana-suelo- colombiano_678557 e https://elpais.com/internacional/2017/11/21/colombia/1511286746_934623.html

ENVIADO CURDO PEDE INTERVENÇÃO CANADENSE NO IRAQUE EM APOIO À MINORIA

O enviado dos curdos do norte do Iraque que passou anos aperfeiçoando suas habilidades militares sob a tutela das forças especiais canadenses está convidando o governo de Justin Trudeau a intervir em um conflito crescente entre aquela minoria e

(2)

Bagdá. Falah Mustafa Bakir visitou o Canadá, pedindo ajuda na mediação das tensões no norte do Iraque, ocorridas devido a um referendo em que os curdos votaram para se separar. O pedido de ajuda também foi feito a outros governos ocidentais, sob a alegação de que os curdos se sentem esquecidos pelos aliados internacionais agora que Bagdá está tomando medidas para controlar a região norte do Iraque.

Fonte: HALIFAX, Steven Chase. Ottawa urged to intervene in Iraqi Kurds’ dispute with Baghdad. The Globe and Mail (BC Edition), Toronto, p. A1. 17 nov. 2017.

ESTADOS UNIDOS ENVIAM MAIS RECURSOS MILITARES PARA A SÍRIA

Um representante das Forças Democráticas Sírias (FDS), grupo que faz oposição ao governo de Assad, informou à imprensa turca que os seus destacamentos receberam 120 veículos blindados e armas, entre elas fuzis, metralhadoras e morteiros, no âmbito da operação para libertação de Deir Ezzor. As armas foram entregues por via terrestre a partir do norte do Iraque para cidade de Al-Hasakah e depois chegaram ao território a leste de Deir Ezzor, já libertado pelos destacamentos das FDS. Desde o momento em que foi deliberado prestar apoio às formações curdas, os Estados Unidos entregaram às FDS um total de 1.900 caminhões com armas pesadas e blindados.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201711229905036-fds-siria-armas-eua/

ÁSIA/LESTE EUROPEU

PENÍNSULA COREANA: SUL PEDE CALMA A ALIADOS ENQUANTO NORTE EVOLUI PROGRAMA NUCLEAR

A Coreia do Sul alertou seus aliados – em especial aos Estados Unidos – que nenhuma ação contra a Coreia do Norte deverá ser tomada sem uma consulta prévia ao governo sul-coreano, como resposta aos discursos do presidente Donald Trump em relação ao assunto. Nesse sentido, as mídias internacionais estimam que as tensões na região tendem a aumentar pois, de acordo com imagens de satélite feitas sobre o território da Coreia do Norte, o país está produzindo um novo submarino com míssil balístico. A fabricação desta embarcação, capaz de comportar e disparar mísseis nucleares, pode ser

(3)

somada com o discurso norte-coreano perante a Organização das Nações Unidas (ONU), onde asseguraram que seu país não interromperá seu programa nuclear em hipótese alguma, descartando qualquer negociação.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DG145-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DH10V-OBRWD e

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DH1WO-OBRWD

RELATOS DENUNCIAM ABUSOS AOS ROHINGYA

De acordo com relatórios de organizações internacionais distintas, as forças de segurança de Mianmar teriam cortaram gargantas de muçulmanos da etnia minoritária Rohingya, além de terem queimado outras vítimas enquanto ainda estavam vivas e estuprarem um grupo de mulheres e meninas. A Human Rights Watch centrou-se no uso da violência sexual em seu relatório sobre a campanha militar contra os Rohingya e concluiu tratar-se de crimes contra a humanidade. Um relatório separado do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos e do Fortify Rights, com sede no sudeste asiático, apresentou “ataques amplos e sistemáticos” contra civis Rohingya entre outubro e dezembro de 2016, e a partir do final do mês de agosto de 2017. O relatório é baseado em mais de 200 entrevistas com sobreviventes e testemunhas oculares, bem como com trabalhadores internacionais de ajuda humanitária.

Fonte: REPORTS detail Rohingya abuse. The Phnom Penh Post, Phnom Penh, p. 14, 17nov. 2017.

BOMBARDEIO DEIXA MORTOS EM CABUL

Pelo menos 18 afegãos, incluindo policiais e civis, perderam a vida em um bombardeio perto de um hotel na capital do Afeganistão, Cabul. Fontes da polícia local disseram que o ataque teve início quando um homem com bombas tentou entrar no prédio do hotel, mas foi parado pelos seguranças. Um porta-voz do Ministério do Interior disse que o local do ataque sediava uma reunião política promovida pelos apoiadores de Atta Mohammad Noor, um influente governador da província afegã de Balkh, no momento da explosão.

Fonte: 18 killed in Afghan bomb attack near political gathering. Daily Messenger, Cabul, p. 5, 17 nov.

2017.

(4)

NOVOS ATAQUES DEIXAM MORTOS NA CAXEMIRA

Um policial e um militante foram mortos em dois ataques distintos, um um tiroteio ocorrido em Zakura, nos arredores de Srinagar, e o outro envolvendo forças policiais, de acordo com a polícia de Jammu e Caxemira. No primeiro ataque, três militantes que viajavam em um carro abriram fogo contra uma equipe da polícia deixando duas vítimas fatais. Um comandante militante, identificado apenas como Mugais da Parimpora, foi morto no tiroteio que se seguiu. Mugais fazia parte do grupo extremista Ansar Ghazwatul Hind. A polícia teria interceptado o carro e apreendido um dos militantes, mas os outros dois fugiram. Paralelamente, pelo menos cinco militantes suspeitos e um comandante indiano da força aérea foram mortos em uma disputa armada na Caxemira, segundo fontes policiais. As tropas indianas isolaram a parte norte da aldeia de Hajin ao saberem que militantes se esconderam em casas civis e os militantes tentaram escapar do cordão de segurança disparando contra os militares, provocando uma forte troca de tiros. Nenhum grupo rebelde comentou sobre o ocorrido.

Fontes: POLICEMAN killed in Srinagar militant attack. The Northlines, Jammu, p. 2, 18 nov. 2017 e FIVE militants, Indian soldier killed in Kashmir fighting. The Myanmar Times, Naypyidaw, p. 14, 20 nov. 2017.

TERRORISTAS SÃO PRESOS NO PAQUISTÃO

Quatro terroristas do Tehrik-i-Taleban Pakistan, filial do grupo rebelde Talibã que atua no território paquistanês, foram presos durante uma operação dos Punjab Rangers na cidade de Dera Ghazi Khan, no Paquistão. Os terroristas estavam envolvidos em ataques mortais contra policiais na província de Khyber Pakhtunkhwa. Armas automáticas e granadas também foram recuperadas dos terroristas, acrescentou o comunicado.

Fonte: FOUR terrorists arrested in raid. Khaleej Times, Dubai, p. 15, 19 nov. 2017.

RÚSSIA SEGUE CAMPANHA NA SÍRIA

No dia 22 de novembro, a Rússia sediou uma reunião com autoridades do Irã e da Turquia para discutir a questão na Síria e tentativas para a paz. Anteriormente, ainda no mês de novembro, a Rússia vetou uma resolução dos Estados Unidos no Conselho de Segurança, que buscava a renovação de um inquérito internacional sobre os ataques químicos na Síria. O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu o presidente sírio,

(5)

Bashar al-Assad, para debater o conflito e a necessidade da busca por uma solução política e não militar. Putin também conversou com o presidente estadunidense, Donald Trump, acerca dos mesmos assuntos, além dos problemas na Ucrânia, Irã, Afeganistão e Coreia do Norte. Putin ainda disse que as tratativas devem respeitar a soberania síria e que sua principal preocupação é o Congresso de Povos Sírios, que deve incluir todos as partes em conflito.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DL2OV-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DL1D3-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DG38R-OBRWD e

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DG242-OBRWD

AFEGANISTÃO E ESTADOS UNIDOS BOMBARDEIAM LABORATÓRIOS DE NARCÓTICOS DO TALIBÃ

Recentemente, as forças armadas afegãs e estadunidenses promoveram um novo bombardeiro contra locais de fabricação e manipulação de narcóticos pertencentes ao grupo rebelde Talibã, na província de Helmand, no sul do Afeganistão. A ação se deu pouco tempo depois de ser anunciado um recorde na produção de ópio no Afeganistão, bem como relatórios das Nações Unidas e do governo afegão indicarem um crescimento de 87% na produção de ópio no país, com aumento de 63% da superfície reservada ao cultivo de papoula. Além disso, uma base militar dos insurgentes foi bombardeada no distrito de Dishu, deixando 15 talibãs mortos, cinco feridos e vários veículos e armas destruídos.

Fontes: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/11/22/eua-e-afeganistao-bombardeiam- laboratorios-de-drogas-dos-talibas.htm e https://exame.abril.com.br/mundo/eua-e-afeganistao-atacam- fabricas-de-narcoticos-de-talibas/

TURQUIA ACREDITA QUE 300 COMBATENTES DO EI ENTRARAM NA SÍRIA

Após um longo período de domínio do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) sobre o Oriente Médio nos tempos de seu califado, o reinado do terror parece ter finalmente chegado ao fim. Entretanto, isso não quer dizer que o grupo jihadista não é mais uma ameaça. De acordo com fontes oficiais do governo da Turquia, mais de 900 militantes suspeitos do grupo foram detidos entre os meses de setembro e outubro de 2017.

(6)

Contudo, muitos combatentes extremistas conseguiram fugir e se dissipar, tanto no Oriente Médio quanto em outras partes do mundo. Uma das rotas dos jihadistas foi a Síria, e acredita-se que 300 militantes conseguiram entrar naquele país. Esses fatores deixam o Oriente Médio e mundo em estado de alerta, pois atentados podem ser organizados a qualquer momento.

Fonte: https://elpais.com/internacional/2017/11/20/actualidad/1511185058_700159.html

ORIENTE MÉDIO

IRAQUE RETOMA CONTROLE DA ÚLTIMA CIDADE OCUPADA PELO EI

As forças iraquianas capturaram a cidade de Rawa, que faz fronteira com a Síria, última cidade sob controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). O Exército da Síria também havia declarado vitória contra o Estado Islâmico em Abu Kamal, próxima à fronteira com o Iraque, porém os militantes voltaram a se infiltrar no local. O combate prossegue na cidade, assim como em algumas aldeias e áreas desérticas nas proximidades. Por conta destas ações, o presidente iraniano, Hassan Rohani, proclamou o fim do Estado Islâmico em um discurso transmitido ao vivo na televisão pública, uma vez que o Irã auxiliou na luta contra o EI. A derrota da organização fundamentalista sunita também foi proclamada pelo general Qassem Soleimani, um alto líder do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.

Fontes: https://g1.globo.com/mundo/noticia/coalizao-anuncia-recaptura-da-ultima-cidade-mantida-por- estado-islamico-no-iraque.ghtml e https://g1.globo.com/mundo/noticia/presidente-iraniano-declara-fim- do-grupo-estado-islamico.ghtml

EGITO ABRE FRONTEIRA COM GAZA PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 2007

O Egito abriu sua fronteira com Gaza depois de um acordo de reconciliação com o Hamas e deu à Autoridade Palestina o controle da passagem pela primeira vez desde 2007. De acordo com um funcionário palestino, o Egito abriu o cruzamento para casos humanitários registrados no Ministério do Interior, acrescentando que a passagem de

(7)

Rafah ficará disponível por três dias. Até vinte mil pessoas de Gaza solicitaram entrada no Egito, de modo que, nas primeiras quatro horas após o anúncio, dez ônibus cruzaram a fronteira. Conforme afirmou Mufeed al-Husayneh, Ministro de Obras Públicas e Habitação de Gaza, a abertura fora "o primeiro trabalho do governo de reconciliação nacional assumindo suas funções no cruzamento de Rafah", acrescentando que o governo de unidade está pronto para assumir suas responsabilidades.

Fonte: EGYPT opens Gaza border for first time since unity deal. The Borneo Post (Sabah), Kota Kinabalu, p. 02, 20 nov. 2017.

SÍRIA: MILITANTES DO EI SÃO DERROTADOS EM SUA ÚLTIMA FORTALEZA

De acordo com meios de comunicação sírios e um grupo de monitoramento, as forças pró-governo da Síria derrotaram o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em sua última grande fortaleza no país, deixando o grupo com o controle de pequenas porções de território. Todavia, apesar das baixas, o aparelho de mídia do grupo permanece ativo e seus combatentes tendem a continuar insurgentes mesmo restritos a áreas desérticas.

Nesse sentido, um novo ataque movido pelo EI deixou 20 civis deslocados mortos e outros 30 feridos na região entre al-Jafra e al-Koniko, zona rural no Norte de Deir Ezzor. O ataque ocorreu quando um carro bomba foi detonado por terroristas do grupo.

Fontes: SYRIA: Islamic State militants defeated in last key stronghold. Sun Sentinel Palm Beach Edition, Palm Beach, p. 03, 20 nov. 2017 e ISIS car bomb kills 20 in Syria, 30 others injured. The Free Press Journal, Mogadíscio, p. 7, 19 nov. 2017.

PALESTINO FICA EM ESTADO GRAVE APÓS ATAQUE EM ISRAEL

Um palestino atingiu dois civis israelenses com seu carro, deixando ambos feridos, no sul da Cisjordânia. Em seguida, saiu do carro e tentou esfaquear soldados israelenses que responderam a tiros. Segundo agências internacionais de notícias, desde que uma onda de violência se iniciou em outubro de 2015, pelo menos 308 palestinos ou israelenses árabes, bem como 51 israelenses e sete estrangeiros, morreram.

Fonte: PALESTINIAN, 17, in critical condition after attack. Arab News, Jidá, p. 01, 18 nov. 2017.

(8)

CONFLITO ENTRE REGIME SÍRIO E OPOSIÇÃO DEIXA MORTOS EM BOMBARDEIO

Um bombardeio do regime sírio na área de oposição do Leste de Ghouta, perto da capital do país, Damasco, matou pelo menos 10 civis, entre eles seis crianças, segundo um grupo de monitoramento local. Essas mortes foram o resultado da última luta de um ciclo crescente de ataques entre as forças do regime e os combatentes da oposição que mantinham o enclave nos subúrbios orientais no Leste da capital da Síria.

Fonte: SIX children among 10 killed in shelling near Damascus. Arab News, Jidá, p.3, 18 nov. 2017.

ÁFRICA

RDC: POLÍCIA FERE MANIFESTANTES EM PROTESTOS E GOVERNO SE RECUSA A INVESTIGAR ASSASSINATO DE MONITOR DA ONU

A polícia da República Democrática do Congo (RDC) atirou e feriu manifestantes que protestavam contra a extensão do mandato do atual presidente do país, Joseph Kabila, em Kenge. Segundo informações de um membro da coalizão da oposição, eles tinham autorização para realizar tais reuniões e, ainda assim, a polícia feriu seis de seus apoiadores. No entanto, de acordo com um relatório da polícia nacional, apenas uma pessoa sofreu ferimentos na cabeça, que teriam sido causados por pedras jogadas pelos próprios manifestantes. Paralelamente, promotores suecos afirmaram que o governo da RDC não estaria colaborando com a investigação sobre os dois monitores pertencentes à Organização das Nações Unidas (ONU) que foram mortos em março deste ano. A acusação se deve à não resposta do governo do Congo a uma solicitação de informações feita em abril. Um relatório ao Conselho de Segurança da ONU sugere que as forças de segurança congolesas estariam envolvidas nos assassinatos.

Fontes: DRC police “injure six protesters”. Daily Nation (Kenya), Kikwit, p. 22, 20 nov. 2017 e https://www.reuters.com/article/us-congo-violence-sweden/sweden-says-congo-not-helping-

investigation-into-murder-of-u-n-monitor-idUSKBN1DF2DC

(9)

BOMBAS SUICIDAS DEIXAM MORTOS NA NIGÉRIA

Ao menos 14 pessoas foram mortas e 29 ficaram feridas após de dois homens e duas mulheres terem explodido bombas em seus corpos, na capital regional de Maiduguri, na Nigéria. O primeiro homem-bomba se explodiu entre pessoas que realizavam uma oração noturna e a segunda pessoa entrou em uma casa antes de armar os explosivos, matando uma mulher grávida e seu filho. Os outros dois se explodiram antes de atingir seus alvos. Nenhum grupo assumiu responsabilidade pelo ocorrido, mas o método é semelhante aos ataques realizados pelo grupo rebelde Boko Haram. Em outro ocorrido, uma sequência de dois ataques com bombas suicidas foram mal sucedidos, deixando as quatro mulheres-bomba entre as cinco vítimas do ato terrorista, além de pessoas feridas no local. Duas mulheres realizaram o primeiro ataque, detonando seus explosivos nos arredores da vila de Alakaramtii, em que somente elas morreram. As outras duas mulheres eram adolescentes e conseguiram se infiltrar na vila. Uma delas apressadamente detonou a bomba, matando ela, sua parceira e um garoto inocente, e deixando outras quatro pessoas feridas. Também acredita-se que o Boko Haram tenha orquestrado tais ataques.

Fontes: FOUR suicide bombers kill 14, wound 29 in Nigeria: Boko Haram militants have carried out a eight-year campaign of violence in northeast. Gulf News, Dubai, p. A1, 17 nov. 2017 e FOUR female suicide bombers die in failed Maiduguri attacks. The Punch, Maiduguri, p. 02, 19 nov. 2017.

ONG SE RETIRA DE CIDADE NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA

A organização não-governamental Médicos sem Fronteiras informou que precisou evacuar seus funcionários e suspender seus programas depois que sua base em Bangassou, na República Centro Africana, foi violentamente roubada. Com a saída da organização, quatro pacientes morreram e milhares estão sem cuidados de saúde.

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-centralafrica-security-health/civilians-die-after-last-aid- agency-evacuates-central-african-republic-town-idUSKBN1DM2FQ

(10)

ONU

RUSSIA VETA INVESTIGAÇÕES SOBRE ATAQUES QUÍMICOS NA SÍRIA Um projeto de resolução apresentado pelo Japão ampliaria o mecanismo de investigação conjunta liderado pela ONU por 30 dias, para dar tempo às negociações sobre um compromisso mais amplo. Mas a Rússia usou seu poder de veto para evitar a adoção depois que 12 membros do conselho votaram a favor, terminando a missão. Após o veto, o Conselho da Organização se reuniu a portas fechadas com a Suécia para ouvir outro recurso para uma extensão temporária, mas a Rússia se recusou.

Fonte: https://www.theguardian.com/world/2017/nov/18/syria-chemical-attacks-haley-russia- shameful-veto-un-inquiry

COMPROMISSO DO CANADÁ COM A ONU PODE NÃO SER SUFICIENTE PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DO PAÍS

O novo compromisso do Canadá com a manutenção de paz através das missões da ONU deixou os observadores internacionais questionando se isso seria suficiente para alcançar outro grande objetivo de política externa: um lugar no Conselho de Segurança da Organização. Depois de prometer, há um ano, que iria fornecer 600 militares e 150 policiais para as operações de paz da ONU, o governo canadense anunciou planos para uma força de reação rápida de apenas 200 soldados, bem como os serviços de seis helicópteros e duas aeronaves de transporte, incluindo pessoal necessário. O governo planeja concorrer a um assento temporário no Conselho de Segurança para 2021.

Fonte: UN might want more from Canada. Kingston Whig-Standard, Kingston, p. B1, 18 nov. 2017.

MISSÃO DE PAZ NA FRONTEIRA DA ETIÓPIA É PROLONGADA

A Etiópia, como único país que cedeu tropas para a Missão de Paz das Nações Unidas para Abyei (UNISFA), aclamou a decisão tomada pela ONU de prorrogar o mandato na região de Abyei, que faz fronteira com Etiópia, Sudão e Sudão do Sul. Na penúltima semana do mês de novembro, a decisão de extensão da missão fora tomada por consenso pelo Conselho de Segurança.

Fonte: PEACEKEEPERS to stay on border. Cape Argus, Cape Town, p. 12, 17 nov. 2017.

Referências

Documentos relacionados

27.2 Em caso de sinistro, a reintegração do Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG) e do Limite Máximo de Indenização por Garantia (LMI) não é automática, e

IV - saneamento do processo administrativo; V - decisão da autoridade competente, me- diante ato formal, ao qual se dará publicidade; VI - expedição da CRF pelo Município; e VII

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Nos Estados Unidos os dados da produção industrial começam a mostrar o impacto do vírus, o Índice Empire State de atividade industrial mede a situação econômica do setor industrial

Contudo, entre o pré-teste e o pós-teste deslocado, houve uma diferença significativa somente para a condição “Texto+Gráfico” indicando que os componentes desse grupo retiveram

Os objetivos deste trabalho são, estudar a formação de nanogéis e microgéis de polipropileno modificado por radiação gama e, pela incorporação de nanopartículas de

Para atingir o objectivo pretendido, que é saber quais as diferenças entre os resultados dos esforços e das armaduras numa laje vigada de betão armado obtidos a partir

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de