• Nenhum resultado encontrado

Rev. esc. enferm. USP vol.23 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. esc. enferm. USP vol.23 número3"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

CRENÇAS E TABUS DO PUERPERIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO BINÔMIO MÃE-FILKO

Sônia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira* Emilia Saito*

OLIVEIRA, S.M.J.V. de & SAITO, E. Crenças e tabus do puerperio e suas im-plicações na assistência de enfermagem ao binômio mãe-filho. Nota pré-via. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 23(3):369-370, dez. 1989.

NOTA PRÉVIA

Nossa experiência como docente e enfermeira assistencial permite-nos afir-mar que, de modo geral, é freqüente as mulheres apresentarem crenças e tabus re-lacionados ao ciclo grávido-puerperal.

Segundo PEDROSO2

, o número de crenças relacionadas com a gestação e o puerperio quanto a alimentos e hábitos de higiene decrescem à medida que au-menta o grau de escolaridade.

McCARY1 comenta que são inúmeras as superstições que envolvem a mens-truação como por exemplo, a crença de que se a mulher lavar a cabeça o fluxo menstrual é interrompido ou de que a ingestão de líquidos gelados é prejudicial à saúde.

Este estudo tem por objetivo conhecer as crenças e tabus relacionados ao bi-nômio mãe-filho com a finalidade de dar subsídios para a assistência de enferma-gem.

OLIVEIRA, S.M.J.V. de & SAITO, E. Believes and taboos of puerperium and their implications of nursing care to the mother-infant dyads. Preliminary note. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 23(3):369-370, dec. 1989.

PRELIMINARY NOTE

Our professional experience as teacher and assistancial nurse allows us to affirm that, as a general rule, often the women present believes and taboos relative to pregnant-puerperal cycle.

(2)

According to PEDROSO2

, the number of believes related to pregnancy and pos-delivery about food and hygiene customs decrease in measure as the woman's instrucional grade increase.

McCARY1 explains that there are several superstitions which envolve the menstruation such as the belief about woman who washes her hair during this period the menstrual flux interrupted or drinking frozen liquid is prejudicial to the health.

The objective of this study is to know the believes and taboos relating to binomial mother-child with the purpose to offer subsidies to the nursing care.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 McCARY, J.L. Função e fisiología sexual. In: . M i t o s e crendices s e x u a i s . São Paulo, Manóle, 1971. cap. 1. p. 18-20.

2 P E D R O S O , M . E . de M. Crenças relacionadas com a gestação e o puerperio. São Paulo, 1982. 115p. (Dissertação de m e s t r a d o - E s c o l a de Enfermagem da USP).

Referências

Documentos relacionados

A con- duta oficial do Ministério da Educação e Cultura (MEC) através do Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental (PLIDEF), parece contribuir para esta situação 1 4.

Foi consta- tado preponderância de interações da área neutra (85,4%) sobre as demais: po- sitiva (8,4%)''e negativa (6,1%), confirmando a existência de um padrão no com- portamento

Área II - prescrições e evoluções de enfermagem: nesta área é proposta uma análise de cada uma das prescrições e evoluções realizadas durante a internação, para

Em relação ao paciente laringectomizado, a sua reação ao impacto da primei- ra visão do estorna se refletirá em suas reações posteriores, facilitando ou dificul- tando a

Antes de responder a estas perguntas norteadoras são necessárias algumas considerações. São três os aspectos experimentados na etapa preliminar do estu-.. do e que gostaria

Por outro lado, este pluralismo da Enfermagem é, também, resultado da cul- tura atual, onde já não existe mais um monolitismo explicador, mas várias possí- veis explicações

Este investigador em um estudo que buscou identificar quais eram as estraté- gias utilizadas nas teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos da Re- vista Brasileira

- pesquisar, entre os pacientes com DCV, a proporção de óbitc> em relação à so- brevida, a média de dias de internação, a proporção de seqüelas por eles apre- sentadas,