• Nenhum resultado encontrado

Dispositivos móveis na educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dispositivos móveis na educação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Dispositivos móveis na educação

Uma abordagem de gerenciamento abrangente

Sobre este artigo:

Instituições escolares do jardim de infância até o último ano

do ensino médio (conhecidas nos EUA como K-12) e

instituições de ensino superior começam a aceitar a

realidade do aumento no uso de dispositivos móveis e

iniciativas de “traga seu próprio dispositivo” (BYOD – bring

your own device) nos seus campi e o impacto que isso terá

na TI. Esta por sua vez pressionada para dar apoio a esta

mudança luta com a forma de gerenciar uma ampla

variedade de dispositivos de usuário final que, agora, se

conectam aos seus ambientes de TI. Esses dispositivos

incluem smartphones, tablets e notebooks voltados ao

consumidor, bem como produtos projetados para uso

dentro de um ambiente gerenciado.

Esse artigo descreve uma abordagem que a Dell desenvolveu e

testou para atender às necessidades específicas da educação.

Concebido como uma solução para instituições educacionais,

é projetado para ser simples de implementar e gerenciar e para

abranger uma variedade de dispositivos móveis.

O uso de dispositivos móveis nas redes de campi está crescendo. De acordo com uma pesquisa recente do Centro para Educação Digital, 76% dos entrevistados disseram que os alunos de escolas K-12 e de ensino superior trazem seus próprios telefones celulares ou tablets para a escola para usar na rede do campus, enquanto que 84% dos entrevistados disseram que professores e funcionários fazem o mesmo. A adoção acelerada de dispositivos móveis na educação, tanto de propriedade da instituição como pessoal, está forçando os departamentos de TI a repensar a forma como gerenciam os dispositivos dos usuários finais.

Pelos tablets serem poderosos, versáteis e terem um preço razoável, muitos educadores – especialmente em escolas e distritos K-12 – estão ansiosos para comprar esses produtos móveis para uso em sala de aula. Ao mesmo tempo, mais e mais alunos e funcionários – especialmente em faculdades e universidades – estão pedindo pela chance de executar aplicativos acadêmicos e corporativos nos seus tablets, notebooks e smartphones pessoais. No momento em que as instituições adicionam esses dispositivos voltados para o consumidor aos desktops e notebooks já presentes no campus, os profissionais de TI encaram um desafio totalmente novo.

(2)

Eles precisam tomar algumas decisões fundamentais; decidir quais dispositivos móveis comprar ou suportar é apenas um deles. Muito antes de uma instituição realizar o seu primeiro pedido de tablets para os laboratórios, ou permitir que os professores incorporem aplicativos de smartphones ao seu currículo de química, o departamento de TI precisa projetar uma estratégia sólida para o

provisionamento, proteção e suporte dos dispositivos que estarão acessando a rede e os recursos da instituição. Quando escolas ou campi compram dispositivos móveis, ou quando elas abrem o seu ambiente de TI e convidam alunos, professores e funcionários a trazerem seus próprios dispositivos (também conhecido como BYOD), o trabalho de gerenciar e proteger a organização cresce muito em complexidade. Várias perguntas precisam ser feitas e respondidas para que a estratégia de TI adequada possa ser desenvolvida e colocada em prática, começando com:

• Como a TI conviverá com o grande número de produtos de usuários finais executando iOS, Android e Windows 8, junto com os computadores Windows e Mac OS que eles já suportam?

• Como a TI pode proteger a rede quando está aberta a dispositivos que não são de propriedade da instituição? • Como a TI pode manter a conformidade com leis e

regulamentos federais, estaduais e municipais, como a Lei de Proteção às Crianças na Internet (CIPA – Children's Internet Protection Act) e a Conformidade com a seção 508, quando os alunos estão acessando conteúdo web através da rede da instituição?

• Como a TI pode gerenciar o tráfego de rede dos

dispositivos móveis e controlar/manter a estabilidade com a proliferação de dispositivos móveis e o aumento no uso de conteúdo digital na experiência de aprendizagem? • Como a TI gerenciará todos esses elementos sem

colocar um novo fardo sobre o seu orçamento e recursos, especialmente em uma era em que as instituições em todos os lugares enfrentam uma enorme pressão para fazer mais com menos? A segurança e aplicação de políticas são tão importantes para tablets e smartphones quanto são para desktops e notebooks. Apesar disso, o gerenciamento de dispositivos móveis exige uma abordagem diferente. Um conjunto forte de políticas para dispositivos móveis de propriedade das instituições e BYOD deve cobrir a seleção e segurança de dispositivos, bem como oferecer controles dos aplicativos.

A equipe de soluções educacionais da Dell está trabalhando com profissionais de TI em muitas instituições K-12 e instituições de ensino superior para ajudar a enfrentar os desafios de incorporar a nova geração de dispositivos móveis em uma infraestrutura de TI existente. Para oferecer suporte a este modelo de instrução, a Dell desenvolveu uma abordagem abrangente para o gerenciamento de dispositivos móveis com base na sua solução de gerenciamento Dell KACE, como uma melhor prática de gerenciamento de sistemas para enfrentar os desafios complexos que as organizações de TI encaram. Este artigo oferece uma abordagem, um conjunto de ferramentas e uma arquitetura de referência (RA – reference architecture) comprovadas, que as instituições podem implementar para gerenciar vários tipos de dispositivos e sistemas

operacionais. Esse modelo de melhor prática se aplica, independentemente do tipo de acesso, esteja você implementando uma iniciativa BYOD, comprando dispositivos móveis para a instituição ou ambos.

Esse artigo também oferece uma abordagem detalhada de gerenciamento de dispositivos para instituições que estão buscando adotar o Windows 8 no seu ambiente e, ao mesmo tempo, preservar os investimentos que foram feitos em dispositivos móveis legados de usuários finais. A solução de mobilidade da Dell possibilita que os profissionais de TI gerenciem, protejam e suportem os dispositivos conectados à rede do seu distrito ou campus – tanto fixos como móveis, seja executando Windows (incluindo Windows 8), Mac OS, Linux, iOS ou Android – todos a partir de um console integrado de gerenciamento.

Gerenciamento, Suporte, Segurança

A solução de mobilidade da Dell para educação aborda três áreas de interesse vital:

Gerenciamento de Dispositivos: Isso inclui funções como geração de imagens e seu gerencia-mento, implantação, compatibilidade de aplicativos, migração do perfil do usuário, gerenciamento de inventário e patrimônio, gerenciamento de senhas, gerenciamento de patches, geração de relatórios, virtualização de desktop e gerenciamento de políticas e configuração. Na realização destas funções, a estratégia aborda tanto dispositivos de propriedade das instituições como de propriedade privada, de forma a proteger a privacidade dos usuários que também mantêm conteúdo nos seus dispositivos pessoais.

Com pouquíssimas exceções, a solução da mobilidade da Dell realiza todas essas funções de gerenciamento dos dispositivos para cada dispositivo de usuário final que possa estar presente em um ambiente educacional. A Dell testou exaustivamente a solução em um amplo conjunto de dispositivos de usuário final e em situações comuns em educação e documentou os resultados dos testes na página 9.

Simplificação do Suporte: Com os dispositivos no campus se proliferando em número e variedade, o mesmo pode ocorrer com a pressão sobre o atendimento ao público no campus, já que os usuários finais podem ligar para obterem ajuda com tudo, desde obter ou redefinir as credenciais e senhas à aquisição de software e mudanças nas configurações. A solução Dell KACE inclui um portal pelo qual os usuários podem facilmente realizar muitas funções por conta própria. Isso reduz significativamente o volume de chamadas que o atendimento ao público deve atender, ao mesmo tempo em que possibilita que os usuários entrem em operação rapidamente.

Segurança: Pelos dispositivos móveis estarem expostos a um risco maior de serem perdidos ou de caírem nas mãos erradas do que sistemas desktop, a equipe de TI deve aplicar medidas rígidas para proteger dados confidenciais e a privacidade do usuário. Se um aluno, professor ou membro da equipe perde um telefone celular ou tablet, o departamento de TI deve ser capaz de apagar o conteúdo de propriedade da instituição da sua memória e bloquear o acesso ao conteúdo corporativo para aquele dispositivo. Quando os alunos se formam ou os funcionários deixam a instituição, a TI deve ser capaz de remover todo o conteúdo corporativo dos seus dispositivos móveis, ou remover todo o conteúdo dos dispositivos de propriedade da instituição antes que possam ser fornecidos novamente.

A solução recomendada da Dell incorpora o firewall SonicWALL, um firewall avançadíssimo e fácil de instalar que é amplamente adotado no mercado educacional. Uma solução única que integra todos os aplicativos de segurança necessários, o firewall SonicWALL é

implantado na borda da rede para evitar malwares, vírus e outros ataques. Ele protege os dados pessoais na rede de uma instituição e bloqueia o acesso a conteúdo não autorizado. Nenhuma escola deseja aparecer em destaque na mídia porque uma criança com um tablet perambulou por um site inadequado, ou porque um

hacker roubou informações pessoais dos alunos. As soluções Dell KACE e SonicWALL ajudam a reduzir muito esses riscos, do dispositivo final ao tráfego de rede.

Ativos diferentes, um único

processo de gerenciamento

A estratégia de gerenciamento de mobilidade recomendada da Dell para educação é entregue pela família de produtos Dell KACE de gerenciamento de sistemas. Esta solução trata o gerenciamento de

dispositivos móveis como uma extensão do processo de gerenciamento para máquinas desktop, notebooks e servidores. Com uma solução única para todos os seus ativos, um departamento de TI pode lidar com todos os chamados de problemas através da mesma forma de atendimento ao público, consolidar seus relatórios sobre gerenciamento de patrimônio e inventário e aplicar as políticas de TI de forma consistente em todos

os dispositivos.

Se você já possui uma estratégia de gerenciamento de sistemas em vigor, as suas soluções podem ter se tornado pesadas e difíceis de gerenciar ao longo dos anos – talvez porque você as tenha personalizado para atender a requisitos específicos, ou por você ter implementado produtos diferentes para gerenciar tipos diferentes de dispositivos. As suas soluções atuais podem não se adaptar a novos dispositivos e sistemas operacionais. A solução Dell KACE pode simplificar ou complementar a sua abordagem de gerenciamento, permitindo que a equipe de TI lide com todas as funções de gerenciamento através de uma console única de gerenciamento integrado. Esteja você se baseando em um sistema legado ou começando do zero, as soluções Dell KACE são fáceis de implementar, oferecendo ganhos rápidos de produtividade e o controle exigido.

As soluções Dell KACE se compõem de:

Solução de Gerenciamento K1000 – uma solução de gerenciamento de sistemas totalmente integrada para os sistemas operacionais Microsoft Windows, Mac OS X e Linux. Para permitir uma visibilidade ampla de todos os sistemas e um detalhamento dos níveis de

gerenciamento, a arquitetura K1000 suporta tanto gerenciamento com e sem a necessidade de agente. Os recursos do gerenciamento sem agente permitem que o K1000 descubra e contabilize de maneira

(3)

Tablets e smartphones iOS e Android

Re

de

Administração

Windows, Mac e Linux

LAN, Internet ou nuvem Rede BOMGAR (acesso remoto) Aventail SSL Dispositivo K1000 Dispositivo K2000 Dispositivo K3000 Suporte remoto Suporte remoto Autosserviço Autosserviço Quest (Redefinição da Senha do AD) Servidor de arquivos Servidor de e-mails Servidor AD (autenticação) Redefinição da senha

Servidor web (Intranet)`

WiFi, Internet ou nuvem

FIGURA B:

A ARQUITETURA DE REFERÊNCIA DA SOLUÇÃO DE MOBILIDADE DA DELL

confiável todos os sistemas na rede em tempo real,

enquanto que o Agente de Gerenciamento oferece a real profundidade de gerenciamento exigida para sistemas gerenciados.

Solução de Implantação K2000 – uma solução que automatiza o provisionamento de sistemas baseados em Microsoft Windows e Mac OS X. As maiores

funcionalidades do K2000 incluem instalação de sistemas operacionais pela rede, imagens, migração, inventário, recuperação de sistemas, tarefas pré e pós-implantação e uma biblioteca de implantação integrada. Com esta solução no formato plug-and-play, basta uma instituição conectar o K2000 à sua rede e começar imediatamente o provisionamento de sistemas. O K2000 também inclui seu próprio servidor DHCP integrado, que agiliza a implementação para aquelas instituições que não desejam utilizar seus servidores DHCP existentes para as tarefas de provisionamento. Por fim, o K2000 gerencia diretamente todos as solicitações PXE, eliminando o custo e complexidade de servidores PXE individuais. A futura versão K2000 v3.5 incluirá suporte para o ambiente de inicialização UEFI para geração de imagens.

Solução de Gerenciamento Móvel K3000 – uma solução que se integra as outras soluções da serie KACE para detectar, acompanhar e controlar dispositivos móveis pessoais e de propriedade da instituição, que

executam tanto o Apple iOS como o Google Android em um ambiente corporativo. O K3000 ajuda a TI a gerenciar os dispositivos pessoais e corporativos e protege o conteúdo confidencial nesses dispositivos. A solução Dell KACE K3000, junto com a solução gerenciamento Dell KACE K1000, oferecem uma solução abrangente, integrada e fácil de usar para gerenciar todos os desktops, notebooks, servidores e dispositivos móveis suportados.

O K1000 e o K2000 estão disponíveis como soluções virtuais ou físicas. Como um dispositivo virtual, cada um deles pode suportar até 10 mil nós. Como dispositivos físicos, eles estão disponíveis com três opções de licenciamento: pequeno (0 a 1.000 nós), médio (até 3.500 nós) ou grande (até 20.000 nós).

O K3000 também está disponível nas plataformas físicas ou virtuais suportando até 10 mil nós.

Se o usuário desejar habilitar funções que a solução KACE não oferece, como redes privadas ou logons únicos, componentes adicionais estão disponíveis para gerenciar essas atividades. A Dell já projetou os links necessários, tornando-se uma simples questão de conectar esses componentes na solução principal.

Uma solução proposta para o

gerenciamento da mobilidade

Para oferecer informações claras e práticas a respeito de como uma instituição educacional possa implementar uma solução abrangente de gerenciamento de sistemas, a Dell desenvolveu uma arquitetura de referência (RA – reference architecture) e testou seu desempenho em uma série de situações fornecidas pelos clientes educacionais da Dell. Estas situações representam uma série de ações/atividades que geralmente ocorrem em departamentos de TI do setor educacional, onde há uma mistura de dispositivos e sistemas operacionais.

A Figura A (nas páginas 6 e 7) ilustra estas atividades em uma instituição que adotou o princípio do BYOD. Resumo dos casos de uso testados utilizando a RA da Dell:

1. Inscreva dispositivos móveis no ambiente de gerenciamento.

2. Solicite aos usuários que registrem uma senha, ou 3. Defina um código de acesso do dispositivo móvel do

usuário ao tentar acessar recursos a partir destes dispositivos.

4. Instale ou desinstale aplicativos corporativos. 5. Remova aplicativos de propriedade da instituição de

um dispositivo, mas não aplicativos pessoais. 6. Remova remotamente todos os aplicativos e dados

de um dispositivo, se for perdido, e retorne-o às configurações de fábrica.

7. Transfira aplicativos localmente (sideload).

O sideloading, nesse contexto, se refere à capacidade de automatizar a distribuição em massa de aplicativos para muitos dispositivos em um processo, ao invés de baixar para uma máquina através de uma loja de aplicativos, como a Windows Store da Microsoft, a Google Play, do Google, ou a App Store, da Apple. 8. Envie automaticamente configurações corporativas

de Wi-Fi para os dispositivos dos usuários finais. 9. Envie automaticamente patches dos sistemas operacionais

e aplicativos para dispositivos Windows e Mac.

10. Utilize o Quest Password Manager (Gerenciador de Senhas) para permitir que os usuários finais redefinam suas senhas de Active Directory (AD) através do portal de auto atendimento.

11. Implante um cliente de VPN Dell SonicWALL pré-configurado, possibilitando que usuários finais acessem a rede remotamente sem qualquer configuração adicional.

O diagrama de RA das soluções de mobilidade na Figura B (abaixo) retrata uma configuração possível (e sugerida) de implantação. Nesta configuração, o acesso do administrador às soluções Dell KACE é direcionado através da LAN, Internet ou nuvem; o Servidor AD oferece os serviços de autenticação à toda a

infraestrutura de TI; o Quest Password Manager oferece serviços de gerenciamento de senhas ligados ao AD; os dispositivos gerenciados são conectados através da LAN, Internet ou nuvem; uma solução Bomgar opcional fornece acesso e suporte remoto aos usuários finais; e a solução Dell SonicWALL Aventail SSL oferece acesso

LAN, Internet ou nuvem

(4)

A DELL IDENTIFICOU VÁRIAS SITUAÇÕES QUE OCORREM AO IMPLEMENTAR UMA SOLUÇÃO DE GERENCIAMENTO MÓVEL NA EDUCAÇÃO. ESTE INFOGRÁFICO REPRESENTA OS DESAFIOS QUE AS INSTITUIÇÕES ENFRENTAM AO CONFRONTAR ESSAS SITUAÇÕES E O QUE A DELL TESTOU PARA GARANTIR QUE A SUA SOLUÇÃO DE MOBILIDADE ATENDESSE A ESSAS NECESSIDADES.

FONTES:

1. HTTP://DL.ACM.ORG/CITATION.CFM?ID=2382486&DL=ACM &COLL=DL&CFID=273595738&CFTO KEN=95084552 2. 2011-2012 CDE DIGITAL SCHOOL DISTRICTS SURVEY 3. WWW.LIBRARYSTUDENTJOURNAL.ORG/INDEX.PHP/LSJ/ARTICLE/VIEW/289/321 4. HTTP://MASHABLE.COM/2012/04/15/LOST-PHONE-INFOGRAPHIC/

5. HTTP://SLOANCONSORTIUM.ORG/PUBLICATIONS/SURVEY/GOING_DISTANCE_2011 6. WWW.EDUCAUSE.EDU/LIBRARY/RESOURCES/ECAR-STUDY-UNDERGRADUATE-STUDENTS-AND-INFORMATION-TECHNOLOGY-2012 7. CENTER FOR DIGITAL EDUCATION RESEARCH SURVEY, 2013 8. FTP://FTP.HP.COM/PUB/C-PRODUCTS/SERVERS/VDI/ BIZ_CLIENTVIRTUALIZATION_WHITE_PAPER.PDF

FIGURA A: AS NECESSIDADES DO CICLO DE VIDA NO GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

TESTE 1:

•Utilizar o Quest Password Manager para permitir que os usuários finais redefinissem suas senhas do AD através do portal de auto atendimento.

•Exigir que usuários do domínio registrem uma senha, ou colocar em vigor um código de acesso do dispositivo móvel do usuário ao tentar acessar recursos a partir dos seus dispositivos.

TESTE 5:

Implantar um cliente de VPN Dell SonicWALL pré-configurado, possibilitando que usuários finais acessem a rede remotamente sem qualquer configuração adicional.

TESTE 3:

A transferência local (sideloading) de aplicativos para muitos dispositivos em um processo, ao invés de baixar para uma máquina por vez de uma loja de aplicativos.

DESAFIO 3:

15

milhões³

DESAFIO 1: UNIVERSIDADE DO COLORADO, EM COLORADO SPRINGS, AS SOLICITAÇÕES DE REDEFINIÇÃO DE SENHAS ESTAVAM CHEGANDO A

2

POR MÊS¹

mil

WWW

TESTE 6:

Enviar automaticamente

configurações corporativas de Wi-Fi para os dispositivos dos usuários finais

TESTE 2:

Registrar dispositivos móveis no ambiente de gerenciamento

56

%

DOS DISTRITOS ESCOLARES K-12 PERMITEM QUE OS

ALUNOS UTILIZEM DISPOSITIVOS PESSOAIS².

DESAFIO 2:

TESTE 4:

Deletar remotamente todos os aplicativos e dados de um dispositivo, se for perdido, e retorná-lo às configurações de fábrica.

EM MÉDIA, US$ 60 MIL EM TELEFONES CELULARES SÃO PERDIDOS POR ESTADO

$

1M

DESAFIO 4:

THERE ARE

US$

30

milhões

EM TELEFONES CELULARES SÃO PERDIDOS

NOS EUA A CADA ANO4

62

DESAFIO 6:

%

DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POSSUEM UM SMARTPHONE6 TESTE 7:

Deletar aplicativos de propriedade da instituição de um dispositivo, mas não aplicativos pessoais.

DESAFIO 5:

40

ESTADOS POSSUEM ESCOLAS VIRTUAIS OU INICIATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE5 TESTE 8:

Enviar automaticamente patches dos sistemas operacionais e aplicativos para dispositivos Windows e Mac

$

DESAFIO 7:

85

%

DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE UNIVERSIDADES TRAZEM UM DISPOSITIVO PESSOAL COM ELES

PARA O TRABALHO (NOTEBOOK,

TABLET OU SMARTPHONE) QUE ELES

USAM PARA ACESSAR A REDE DA SUA ESCOLA OU FACULDADE7

DESAFIO 8:

A MÃO DE OBRA ASSOCIADA À INSTALAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO

E SUPORTE DE DISPOSITIVOS REPRESENTA

80

%

DO CUSTO ANUAL DOS DISPOSITIVOS POR USUÁRIO8

NO COMEÇO DE 2009, HAVIA MAIS DE 3,5 MILHÕES DE ALUNOS DE

NÍVEL SUPERIOR LIVE@EDU SOMENTE DOIS ANOS MAIS TARDE,

ESSE NÚMERO MAIS DO QUE QUADRUPLICOU PARA MAIS DE

(5)

Windows 7 MAC OSX

O

O

O

O

O

I

O

*

O

O

O

O

Não é um recurso do sistema operacional do dispositivo

Não disponível no momento

TABELA 1:

RESULTADOS DOS TESTES DE CASO DE USO DA SOLUÇÃO

DE MOBILIDADE

Observações:

• O gerenciamento de aplicativos em dispositivos Windows 8 está atualmente projetado para funcionar apenas para o modo desktop O K3000 não é projetado para iniciar um reset completo em dispositivos de BYOD

A implantação do Dell SonicWALL ocorre sem configuração prévia no iOS e Android Foram testados dispositivos Windows 7 e Windows 8 baseados na arquitetura x86 •

• •

* Você pode instalar aplicativos LOB da Windows Store que não foram assinados pela Windows Store. Os aplicativos devem estar assinados através de criptografia e seguir a documentação de implantação da Microsoft. Veja a nota técnica da Microsoft: http://technet.microsoft.com/en-usAibrary/hh852635.aspx

X86

seguro aos recursos corporativos, como e-mail, arquivos, aplicativos web ou recursos da Intranet. Além disso, o dispositivo K1000 oferece um portal web de auto atendimento para as atividades do usuário (p.ex.: solicitações de serviço ou downloads de software) e o dispositivo K3000 oferece um portal web para a inscrição e informações do dispositivo do usuário. As versões específicas utilizadas na RA são:

• Solução de Gerenciamento K1000 - versão 5.1 SP1 • Solução de Implantação K2000 - versão 3.4

• Solução de Gerenciamento Móvel K3000 - versão 1.0 • Dell Quest One Password Manager - versão 5.0.1 • Solução Dell SonicWALL Aventail SSL - versão 10.6.2 • Opcional: Solução Bomgar – o parceiro de

tecnologia da Dell, que oferece uma solução de suporte de usuário final remota baseada em dispositivos.

A Dell realizou testes utilizando a RA para determinar como a solução desempenharia em cada um dos casos de uso para os seguintes dispositivos:

• Dell Latitude 2120 com Windows 7 Pro • Dell Latitude 3300 com Windows 8 Pro • Tablet Dell Latitude 10 com Windows 8 Pro • Apple MacBook com Mac OS 10.7.5

• Tablet Samsung Galaxy Tab 2 com Android 4.04 (Ice Cream Sandwich)

• Tablet Apple iPad 2 com iOS 6.0 • Apple iPhone com iOS 6.0

• Telefone Motorola Droid com Android 2.3.4 (Gingerbread)

A abordagem de testes pressupôs que todos os usuários possuem uma conta AD gerenciada pela instituição. Também pressupôs que, para dispositivos de

propriedade do usuário (BYOD), o gerenciamento desses dispositivos está limitado ao gerenciamento dos perfis de configuração e aplicativos da instituição (empresa). O resultado dos testes está capturado na Tabela 1 (página 9). Todos as situações foram testadas em todos os sistemas operacionais identificados e ou:

• passaram, conforme indicado pela marca ””; • não era um recurso aplicável do sistema operacional

identificado, identificado por um símbolo de "O"; ou

• a funcionalidade não está disponível atualmente utilizando a solução Dell KACE, conforme observado pelo símbolo “”. Obs.: Esses recursos podem ser

entregues utilizando outras soluções da Dell.

Os testes funcionais foram realizados utilizando duas categorias de dispositivos:

• Dispositivo tipo notebook, incluindo laptops, notebooks ou tablets executando sistema operacional suportado Windows ou Mac

• Dispositivo móvel de usuário final, incluindo tablets, iPads ou smartphones executando sistema

operacional suportado iOS ou Android Detalhes dos testes e da execução dos testes: 1. Registro do dispositivo

a. Dispositivo tipo notebook – registro em lote ou individual através da solução Dell KACE K1000 b. Dispositivos iOS e Android – registro individual

através da solução Dell KACE K3000 2. Force a mudança da senha do AD no login

a. Dispositivo tipo notebook – Definido pelo administrador de TI através da política do AD b. Dispositivos iOS e Android – Não é um recurso

desses sistemas operacionais unir dispositivos a domínios AD; a autenticação do domínio do usuário pode ser obtida com esses dispositivos através da interface web (veja nº 10 Redefinição da senha AD pelo auto atedimento Quest) 3. Defina o código de acesso do dispositivo do usuário

a. Dispositivo tipo notebook – o código de acesso não é um recurso dos sistemas operacionais Windows ou Mac b. Dispositivos iOS e Android – perfil de

configuração através da solução K3000 4. Instale ou desinstale aplicativos corporativos

a. Dispositivo tipo notebook – instalação ou desinstalação em lote ou individual através da solução K1000

b. Dispositivos iOS e Android – instalação ou desinstalação em lote ou individual através da solução K3000

5. Apague ítens corporativos

a. Dispositivo tipo notebook – Disponível no momento como um conjunto de recursos padrão da solução K1000 (pode ser obtido através de módulos de distribuição, script e geração de relatórios)

b. Dispositivos iOS e Android - através da solução K3000 6. Reset remoto (dispositivo perdido ou roubado)

Provisionamento/registro do dispositivo Forçar a mudança da senha do AD no login do domínio que conecta os dispositivos Definir o código de acesso do dispositivo do usuário Instalar ou desinstalar aplicativos corporativos Apagar itens corporativos Reset remoto Transferência local de aplicativos (side-load) Configurar as definições de Wi-Fi Aplicar patches em aplicativos e sistema operacional através de ação remota Redefinição de senha do AD pelo auto atendimento Quest Implantar cliente de VPN SonicWALL

a. Dispositivo tipo notebook - Não disponível no momento (pode ser obtido através de soluções de terceiros)

b. Dispositivos iOS e Android – Reset completo (redefinição para as configurações de fábrica) através da solução K3000

7. Transferir aplicativos localmente (side-load) a. Dispositivo tipo notebook – Não é um recurso

dos sistemas operacionais Windows x86 ou Mac b. Dispositivos iOS e Android - através da

solução K3000

8. Configurar as definições de Wi-Fi

a. Dispositivo tipo notebook – através de Políticas de Grupo ou Script através da solução K1000 b. Dispositivos iOS e Android - através da

solução K3000

9. Aplicar patches em aplicativos e sistema operacional a. Dispositivo tipo notebook – implantação em lote ou individual de patches através da solução K1000

b. Dispositivos iOS e Android – Não é um recurso desses sistemas operacionais para implantação em lote (os usuários podem habilitar atualizações automáticas em dispositivos individuais)

10. Redefinição de senha do AD pelo auto atendimento Quest

a. Dispositivos tipo notebook – através do portal de auto atendimento Quest Password Manager b. Dispositivos iOS e Android – através do portal de

auto atendimento Quest Password Manager 11. Implantar VPN SonicWALL

a. Dispositivo tipo notebook – implantação de um cliente pré-configurado para eliminar a

necessidade de uma configuração manual do usuário final através da solução K1000

b. Dispositivos iOS e Android – implantação de um cliente VPN através da solução K3000 (cliente pré-configurado SonicWALL não está disponível neste momento)

(6)

A Dell desenvolveu a RA e conduziu os testes para oferecer um caminho claro para que clientes implementem uma solução de gerenciamento de endpoint que oferecerá suporte às iniciativas de mobilidade de uma instituição. Tal como acontece com todas as evoluções tecnológicas, o desenvolvimento contínuo da tecnologia de mobilidade apresenta alguns desafios notáveis. Ao projetar um sistema operacional para produtos móveis, os fabricantes se concentraram primeiramente nas necessidades do usuário final e não consideraram totalmente o gerenciamento centralizado desses dispositivos. Nem todos os fornecedores adotaram certos recursos, como a capacidade de implantar

aplicativos em lote (side-loading). Nem as APIs existentes possibilitam as atualizações automatizadas de aplicativos e do sistema operacional em dispositivos móveis. A distribuição direta de aplicativos aos clientes de aplicativos não nativos para Windows 8 também apresenta alguns desafios específicos que precisam ser considerados. Atualmente, não há nenhuma maneira de comprar efetivamente um aplicativo Windows moderno diretamente de um terceiro e carregá-lo para um dispositivo Windows 8 fora da Windows Store. Hoje, a única forma de comprar aplicativos é através da Microsoft Windows Store, que limita a distribuição a cinco dispositivos de propriedade da mesma Conta da Microsoft. Os modos suportados de distribuição de aplicativos estão evoluindo para essa plataforma Windows 8 e espera-se que suportem uma abordagem de transferência local efetiva no futuro próximo.

Além disso, para clientes que estão buscando aproveitar o padrão UEFI para dispositivos de imagens sobre a rede, a especificação UEFI referente à inicialização da rede não foi finalizada, então, como tal, não há um padrão para a inicialização nativa de UEFI da rede. Se a inicialização da rede é necessária, a Dell recomenda configurar as máquinas baseadas em UEFI para emular um BIOS antigo e utilizar PXE para inicializá-las para funções de gerenciamento de imagem.

Qual solução atende às suas

necessidades?

As escolas primárias e instituições de ensino superior têm abordagens diferentes quanto ao suporte a dispositivos móveis. Enquanto algumas ainda não oferecem suporte nenhum a eles, muitas compraram dispositivos ou estão permitindo que os usuários tragam

os seus próprios. A rota ideal para a integração dos dispositivos móveis depende muito da situação atual de uma instituição, bem como suas metas de tecnologia. Quaisquer que sejam as necessidades específicas de uma instituição, há uma solução disponível para o gerenciamento e a proteção de todos os dispositivos dos usuários finais de uma forma simples e eficiente. Aqui estão cinco cenários típicos, com soluções recomendadas.

1. As instalações novas

A situação: A faculdade, a universidade ou o instituição escolar implantou máquinas desktop em seus

laboratórios de informática, mas ainda não criou um ambiente de aprendizagem móvel. Pode ser um nova escola, ou pode estar simplesmente esperando para que as tecnologias amadureçam o suficiente antes de adotar uma estratégia de tecnologia móvel.

O desafio: A administração quer dar aos alunos disposi-tivos móveis que as seus professores recomendaram e que o departamento de TI possa gerenciar com facilidade.

Solução proposta: A escola adquire tablets Dell Latitude 10 com Windows 8 ou Windows 8 Pro para uso dos alunos, oferecendo suporte a eles com soluções de gerenciamento K1000 e K2000.

2. Adicionar computadores com Windows 8 aos dispositivos móveis existentes

A situação: A escola ou instituição adquiriu iPads ou tablets Android para o uso dos alunos, ou está

permitindo que os indivíduos utilizem seus dispositivos pessoais. Os administradores/professores desejam adicionar dispositivos com Windows 8 ao mix, mas precisam de uma solução que possibilitará à TI gerenciar todos os dispositivos a partir de um único console de gerenciamento integrado.

O desafio: A quantidade existente de dispositivos voltados ao consumidor é difícil de gerenciar. Por exemplo, cada vez que o departamento de TI precisa distribuir um novo aplicativo para vários dispositivos, ele precisa comprar o software através da loja de aplicativos adequada. Já que essas lojas não fazem provisões para compras em volume, a TI deve dar a cada aluno um voucher para baixar o aplicativo individualmente.

Ela não possui o controle desses downloads e nenhuma forma de confirmar se os alunos os concluíram com sucesso – ou utilizaram os vouchers para comprar outra coisa diferente. Por não haver um recurso de gerencia-mento de nível corporativo, a proteção dos dispositivos móveis é um desafio. Além disso, por um dispositivo poder suportar apenas um perfil e login de usuário, compartilhar dispositivos entre alunos é difícil.

Solução proposta: Para complementar os dispositivos Apple e/ou Android já em uso, a escola compra tablets Dell Latitude 10 com Windows 8 ou Windows 8 Pro. Ela utiliza as soluções de gerenciamento K1000, K2000 e K3000 para gerenciar todos esses dispositivos (Windows, iOS, Mac OS X e Android) a partir de uma console de gerenciamento integrado.

3. Um dispositivo por aluno

A situação: A instituição forneceu a cada aluno o seu próprio dispositivo para suportar uma iniciativa mista ou personalizada de aprendizagem.

O desafio: As instituições nesse cenário enfrentam a mesma gama de desafios que as escolas no cenário 2. Os dispositivos são difíceis de gerenciar, os usuários devem baixar os aplicativos individualmente de uma loja de aplicativos, a instituição não consegue controlar ou confirmar esses downloads, a instituição não tem a capacidade de gerenciamento corporativo para proteger adequadamente os dispositivos móveis e os dispositivos não são facilmente compartilhados entre os alunos. Solução proposta: A instituição implementa uma solução de gerenciamento como o KACE K1000, K2000 e K3000 para gerenciar os dispositivos Windows, Mac, iOS e Android presentes no campus, tudo a partir de uma única console de gerenciamento integrado. 4. Um dispositivo entre muitos alunos

A situação: A escola adquiriu um número limitado de dispositivos móveis a serem compartilhados por todos os seus alunos. A escola utiliza um modelo proprietário para a implantação do dispositivo durante o dia escolar. O desafio: As escolas nesse cenário enfrentam muitos dos mesmos desafios que nos cenários 2 e 3. Os dispositivos são difíceis de gerenciar, os usuários devem baixar os aplicativos para dispositivos não Windows individualmente de uma loja de aplicativos, a escola não

consegue controlar ou confirmar esses downloads, a escola não tem a capacidade de gerenciamento corporativo para proteger adequadamente os disposi-tivos móveis e os disposidisposi-tivos não são facilmente compartilhados entre os alunos.

As escolas nessa situação também enfrentam outros desafios. Quando os alunos compartilham os dispositivos, é extremamente difícil gerenciar o seu progresso. Por exemplo, se o Aluno A está trabalhando no Capítulo 3 de um programa e o Aluno B está trabalhando no Capítulo 6, na próxima vez que o Aluno A receber um tablet e começar a trabalhar no programa, o software pode pular automaticamente para o capítulo 6, causando confusão. Além disso, quando um aluno insere informações pessoais em um dispositivo, não há uma forma de apagar aquelas informações antes do dispositivo passar para as mãos de outro aluno. Solução proposta: A escola implementa uma solução de gerenciamento como o KACE K1000, K2000 e K3000 para gerenciar todos os dispositivos a partir de uma única console de gerenciamento integrado. A Dell recomenda dispositivos com Windows 8 ou Windows 8 Pro para esse tipo de ambiente, já que esse sistema operacional permite que a escola mantenha um perfil de aprendizagem individual para cada aluno, ao invés de um perfil de aprendizagem por dispositivo.

5. Traga seu próprio dispositivo (BYOD – Bring Your Own Device)

A situação: A instituição permite que alunos, professores e funcionários tragam dispositivos pessoais para o campus. Os usuários conectam esses dispositivos à rede do campus para acessar recursos, aplicativos e sistemas que são de propriedade da instituição.

O desafio: A grande variedade de dispositivos e sistemas operacionais presentes no campus cria um desafio para um departamento de TI que precisa dar aos usuários um acesso seguro à rede e aos recursos corporativos. O departamento de TI deve implementar uma proteção de senha básica em cada dispositivo pessoal do usuário final. A TI precisa de um método simples e consolidado para a distribuição de aplicativos internos, bem como para aplicativos comprados, para dispositivos Windows e não Windows.

(7)

© 2013 e.Republic. Todos os direitos reservados.

Ela deve fazer isso sem depender das lojas de aplicativos, que não possibilitam compras e downloads em volume. O departamento de TI deve ser capaz de distribuir licenças de software para os usuários finais e coletar licenças não utilizadas para serem reutilizadas. Se o dispositivo de um usuário é perdido ou roubado, a TI deve ser capaz de apagar remotamente todos os softwares e dados de propriedade da empresa daquele ativo. Além disso, a TI deve garantir que o dispositivo pessoal do aluno – que se torna um recurso da instituição em um contexto de BYOD – não esteja sendo utilizado para acessar conteúdo inadequado. Solução proposta: A instituição implementa uma solução de gerenciamento como o KACE K1000, K2000 e K3000 para gerenciar os dispositivos Windows, Mac, iOS e Android a partir de uma única console de gerenciamento integrado. Essa abordagem garante que todos os dados que passarem por todos os dispositivos passarão pelos firewalls e pelas medidas de segurança adequadas, mantendo os dados e os ativos da empresa protegidos e possibilitando à TI manter os controles de conteúdo.

Conclusão

Como iniciativas de BYOD e mobilidade se tornaram ponto de convergência comum na educação, as instituições se encontram numa situação de precisar gerenciar um mix de dispositivos de usuários finais no ambiente de TI. Para fazer isso efetivamente,

os dispositivos exigem uma solução abrangente de gerenciamento de mobilidade. Fornecer acesso às redes e aos recursos da instituição e, ao mesmo tempo, garantir que os recursos corretos de segurança, serviços e gerenciamento estejam em vigor – tudo isso ao mesmo tempo em que minimiza o risco – é uma tarefa complicada. Obter os recursos, os processos e as ferramentas certas para promover um programa de sucesso exige um planejamento cuidadoso.

Se você está recém começando uma iniciativa de mobilidade ou BYOD na sua instituição, ou já fez algum progresso nessa direção, várias perguntas importantes podem ajudar você a determinar as informações de que você necessita para implementar com sucesso a solução certa:

1. Qual é o perfil do dispositivo atual e desejado que você suportará no seu ambiente?

2. As ferramentas e processos atualmente em vigor serão flexíveis o suficiente para suportar o crescimento esperado da sua iniciativa? 3. Quais situações você precisará suportar?

4. Como a tecnologia pode ajudar você a escalar seus recursos de TI e, ao mesmo tempo, minimizar recursos e a sobrecarga adicional do gerenciamento de TI? Os especialistas em gerenciamento de mobilidade da Dell podem ajudar você a explorar essas questões e a adaptar uma estratégia para a sua instituição. Para mais informações, contate o seu gerente de contas ou representante de vendas Dell.

A Dell é um dos mais importantes fornecedores de produtos e serviços de informática, sobre os quais instituições educacionais de K-20 desenvolvem as suas infraestruturas de Internet e tecnologia da informação. A Dell ouve os seus clientes e oferece o que eles valorizam: soluções abrangentes para atingir metas educacionais e de pesquisa. A Dell projeta, fabrica e adapta produtos e serviços para os requisitos dos clientes e oferece uma seleção ampla de software e periféricos. Para mais informações, visite www.dell.com/education,

Referências

Documentos relacionados

A abundância e a riqueza taxonômica do ictioplâncton foram menores na bacia oceânica em comparação com o talude continental e, a distribuição entre as feições

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Centro Sul do Mato Grosso do Sul - Sicredi Centro-Sul MS, é uma cooperativa de crédito singular, filiada à

The hotel is one of the most recognized icons in Lisboa with a privileged location in the city center, just minutes away from Lisbon International airport.. SHeratoN LISBoa

Comunista ligado a Luís Carlos Prestes, João Falcão serviu até mesmo como seu motorista, como o próprio conta em livro.. O primeiro, para celebrar, a 13

Não corte ou danifique os conectores de alimentação e vídeo da câmera, isto pode gerar ruídos e mau contato prejudicando o desempenho do produto, além de causar a perda

É nesse universo teórico que se moverá nossas análises, que buscarão nas experiências da comunidade do Grilo respostas para nossos questionamentos frente às experiências

Com tais variações no comportamento da demanda, para realizar projeções futuras foi necessário compreender de forma qualitativa os motivos de tal movimentação, bem como

Com base da distribuição teórica adoptada foram definidas diferentes funções de densidade de probabilidade parametrizadas considerando diferentes tipos de bases de dados