• Nenhum resultado encontrado

Cálculo dos tributos Incoterms

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Cálculo dos tributos Incoterms"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

IMPORTAÇÃO

Comércio Exterior

Cálculo dos tributos Incoterms

AULA 5

Giseli Cristofolini Schmoekel

(2)

Encontros

Aula 1 – Introdução e concepções da operação 23/05/2022 Aula 2 – Órgãos Intervenientes e Anuentes, Planejamento, Habilitação 01/06/2022

Aula 3 – Despacho Aduaneiro 08/06/2022

Aula 4 – Tratamento administrativo, tributação, simuladores 13/06/2022 Aula 5 – Cálculo dos tributos, INCOTERMS, Importação Simplificada 20/06/2022

Aula 6 – Importação de Serviços e software 27/06/2022

Aula 7 – Regimes Especiais na Importação 04/07/2022

Aula 8 – Seminário e Orientações 11/07/2022

(3)

Aula 5

TAXAS AFRMM é uma contribuição com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras.

O AFRMM - Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante - reduziu de 25% sobre o valor do frete internacional para 8%.

No entanto, ATENÇÃO, a redução é aplicada somente as cargas que adentrarem ao país (primeiro porto) após 25/03/22. Sendo assim, todas as cargas anteriores deverão recolher os 25%, operacionalizando o recolhimento de 8% em sistema e 17% através de Darf.

Informamos que em 26/04/2022 foi excluída a Tarifa Bancária de R$ 1,20 que constava no valor do pagamento do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante- AFRMM em função da mudança no fluxo de arrecadação do AFRMM, que passou a utilizar o DARF como documento de arrecadação em substituição à GRU.

Essa tarifa, que foi instituída por contrato celebrado entre a União e o Ministério dos Transportes, tinha por objeto remunerar o Banco do Brasil pelos serviços de arrecadação e partilha do AFRMM e da TUM (Taxa de Utilização do Mercante).

A troca do documento de arrecadação resultou na mudança da forma de remuneração ao agente arrecadador, que agora será feita nos termos da Portaria MF N° 479, de 29 de dezembro de 2000.

Fonte: Sistema Integrado de Comércio Exterior - Importação - Siscomex

(4)

Aula 5

TAXAS Em complemento à Notícia Siscomex Importação nº 029/2022, publicada em 6 de junho, informamos que, para a operacionalização da não incidência, os intervenientes deverão observar as seguintes orientações:

A não incidência da TUM é automaticamente concedida nos casos previstos em lei (cabotagem ou interior, origem ou destino em portos);

A empresa de navegação, o agente marítimo, o consignatário ou o representante do consignatário deverá acessar PAGAMENTO > NÃO INCIDÊNCIA E PAGAMENTO DE TUM EM LOTE - UPLOAD para registrar a não incidência do AFRMM e liberar o CE (Conhecimento Eletrônico) para entrega;

Após a etapa em (2), deverá consultar o protocolo gerado em PAGAMENTO > NÃO INCIDÊNCIA E PAGAMENTO DE TUM EM LOTE - DOWNLOAD para se certificar da inclusão da não incidência do AFRMM e o não pagamento da TUM;

Alternativamente o consignatário ou o representante do consignatário poderá acessar BENEFÍCIOS > NÃO INCIDÊNCIA > INCLUIR NÃO INCIDÊNCIA EM LOTE POR MANIFESTO para registrar a não incidência de AFRMM nos CE (Conhecimento Eletrônico) em que conste como consignatário e estejam associados ao manifesto informado.

Fonte: Sistema Integrado de Comércio Exterior - Importação - Siscomex

(5)

Aula 5

TRIBUTOS Na operação da importação será necessário efetuar a nacionalização das mercadorias através do despacho aduaneiro junto à Receita Federal do Brasil (RFB). No momento do despacho serão recolhidos os tributos incidentes na operação, sendo aplicadas as alíquotas de acordo com o NCM da mercadoria.

Os tributos incidentes na importação são:

- Imposto de Importação (II), - IPI

- as contribuições PIS/IMPORTAÇÃO e COFINS/IMPORTAÇÃO e o ICMS.

Simulador do tratamento tributário e administrativo das importações. Disponível em: http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/?tab=11621521842290

(6)

Aula 5

TRIBUTOS No Simulador do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações disponibilizado pela RFB é possível obter as alíquotas dos tributos e o tratamento administrativo na operação de importação:

*informar a NCM correta*

- Imposto de Importação - IPI

- Pis-Importação

- COFINS-Importação

A incidência ou não incidência do Antidumping, Cide, Medidas Compensatórias.

Medidas Compensatórias - medida tomada pela Parte importadora, geralmente sob a forma de aumento de taxas, para compensar subsídios concedidos a produtores ou exportadores na Parte exportadora. Taxas adicionais impostas pela Parte importadora para compensar subsídios governamentais na Parte exportadora quando as importações subsidiadas causem prejuízo material à indústria doméstica da Parte importadora.

(7)

Aula 5

CÁLCULO DOS TRIBUTOS

De acordo Decreto nr. 6.759/2009, art. 77, compõem o Valor Aduaneiro:

a) Valor da mercadoria no local de embarque;

b) Custo de transporte da mercadoria importada até o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro;

c) Gastos relativos à carga, à descarga e ao manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada (THC ou Capatazia) - mudou com a publicação do Decreto nº 11.090/2022 alterou o art. 77 do Decreto nº 6.759/2009;

d) Custo do seguro da mercadoria durante o transporte internacional;

O cálculo do valor aduaneiro é feito automaticamente no SISCOMEX

Esta Fotode Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-ND

(8)

Aula 5

CÁLCULO DOS TRIBUTOS

II = TEC (%) x Valor Aduaneiro

A base de cálculo do imposto de importação é o valor aduaneiro da mercadoria. O Imposto de Importação é calculado pela aplicação das alíquotas fixadas na TEC sobre essa base de cálculo.

IPI = TIPI (%) x (Valor Aduaneiro + II)

A base de cálculo do IPI é o valor aduaneiro da mercadoria acrescido do valor do imposto de importação.

PIS = Alíquota PIS x Valor Aduaneiro

A base de cálculo para a contribuição é o valor aduaneiro das mercadorias importadas.

Cofins = Alíquota Cofins x Valor Aduaneiro

A base de cálculo para a contribuição é o valor aduaneiro das mercadorias importadas.

As contribuições foram instituídas pela Lei nº 10.865/04.

(9)

Aula 5

CÁLCULO DOS TRIBUTOS

O ICMS é calculado pela aplicação das alíquotas fixadas no Regulamento do ICMS do Estado onde é efetuado o despacho aduaneiro da mercadoria, na base de cálculo além do Valor Aduaneiro inclui todos os tributos e custos devidos na importação.

COMPLEMENTAR

Imposto sobre Operações de Câmbio

O IOF é um imposto cobrado em operações de crédito, câmbio e seguros. No caso dos negócios de importação, o imposto é devido sobre a compra de moeda estrangeira, na liquidação da operação de câmbio para pagamento da importação de serviços.

(10)

Aula 5

CÁLCULO DOS

TRIBUTOS

Dica

Para ajudar aqueles que desejam entender os custos da importação, está disponível através de alguns sites, de forma gratuita, a planilha de cálculo de custo de importação.

Deve-se atentar as novas regras, mas há opções de acesso gratuito.

(11)

Aula 5

Barreiras na Importação

Alguns tipos de barreiras nas operações de importação são:

- barreiras quantitativas;

- barreiras impositivas; e - barreiras administrativas.

(12)

Aula 5

Regime Tributário do Comércio

Exterior

Os tributos alfandegários de importação constituem fatores estratégicos da política de comércio exterior de um país e, para Witker (1999), incidem em duas grandes vertentes:

- Regulamentam os intercâmbios de mercadorias e produtos de origem estrangeira, protegendo ou não a produção interna de artigos idênticos ou similares;

- Formam ganhos orçamentários na coluna da receita pública captada anualmente pelos países.

(13)

Aula 5

Regime Tributário do Comércio

Exterior

Conceito e definição de imposto de alfândega segundo os seguintes autores internacionais:

V.F.SAINZ DE BUJANDA. (1990). Lecciones de Derecho Tributario. Facultad de Derecho, Madri, Espanha.

CORTES, MATÍAS. (1995). Ordenamiento tributário Español. Ed Civitas, Madri, Espanha.

FERREIRO LAPATZA J.J (2003). Curso de Derecho Financiero Español. Espanha.

ARCHILIE CUTRERA. Principi de Diritto e Politica Doganale. Seconda Edizione, Cedan.

FERNÁNDEZ LALANNE, PEDRO. (1996). Derecho Aduanero. Ediciones Depalma. Buenos Aires POLO BERNAL, EFRAIN. Tratado Sobre Derecho Aduanero, Codigo Aduanero. Citado por Carvajal Contreras.

(14)

Aula 5

Regime Tributário do Comércio

Exterior

Tipos de imposto alfandegário - Ad valorem

- Específico - Misto

(15)

Aula 5

ICC

International Chamber of Commerce

Câmara Internacional do Comércio

Introducing the International Chamber of Commerce - The world business organization https://www.youtube.com/watch?v=X2L8WSeSE-E

(16)

Aula 5

Fonte: https://icc.academy/free-incoterms-2020-chart/

(17)

Aula 5

TIPOS DE

Incoterms® 2020

EXW –Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)

FCA Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado)

FAS –Free Alongside Ship Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado) FOB –Free On Board –Livre A Bordo (porto de embarque nomeado)

CPT –Carriage Paid To Transporte Pago Até (local de destino nomeado)

CIP – Carriage And Insurance Paid To Transporte E Seguro Pagos Até (local de destino nomeado) CFR –Cost And Freight Custo E Frete (porto de destino nomeado)

CIF –Cost Insurance And Freight Custo, Seguro E Frete (porto de destino nomeado) DAP –Delivered At Place Entregue No Local (local de destino nomeado)

DPU –Delivered At Place UnloadedEntregue No Local Desembarcado (Local de destino nomeado) DDP –Delivered Duty Paid Entregue Com Direitos Pagos (local de destino nomeado).

(18)

Aula 5

Importação

Incoterms® 2020

Nas operações de importação os Incoterms mais utilizados são: CIF, CFR, CPT, CIP, FOB, FCA e EXW.

Na importação quando o transporte internacional é de responsabilidade do exportador, significa que no custo da mercadoria estão embutidos os custos de transporte internacional que o exportador assumirá.

Esta Fotode Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-ND

(19)

Aula 5

Importação

Incoterms® 2020

Qual a finalidade?

Incoterms x contratos internacionais

O que regulamentam os Incoterms?

(20)

Obrigada!

(21)

Avaliação Dissertativa

Primeira opção Análise / Paper os alunos devem escolher um tema para realizar uma breve análise de uma questão que envolva a operação de importação e que tenha sido trabalhada como temática de uma das aulas e/ou em suas experiências profissionais e acadêmicas.

Segunda opção Resenha crítica os alunos devem escolher uma das bibliografias/legislação do curso para realizar uma resenha crítica. Consultas quanto a outras bibliografias podem ser feitas.

Entrega: até a data da última aula.

Especificações: 2 a 3 páginas, Fonte: Arial, 12.

Formato de envio: PDF.

Questionário e Seminário

Questionárioos alunos deverão responder de acordo com o entendimento e aprendizado em aula.

Apresentação do trabalho (oral) os alunos apresentarão brevemente suas análises para debatermos as diferentes perspectivas no último encontro (Seminário de Apresentações).

(22)

Atividades no Fórum

Participação em aula

Avaliação

Dissertativa Seminário

Método de Avaliação

50%

Vale nota

50%

Vale nota

(23)

Sugestões de leitura

Receita atualiza regras para interpretação legal e classificação de mercadorias. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt- br/assuntos/noticias/2022/junho/receita-atualiza-regras-para-interpretacao-legal-e-classificacao-de-mercadorias

A Receita Federal do Brasil publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.087, esclarecendo pontos específicos relativos à formalização de processos de consulta sobre a interpretação da legislação e classificação de mercadorias. A normativa esclarece, ainda, que para empresas optantes pelo Simples Nacional a adesão automática ao DTE-SN, prevista no art. 122 da Resolução CGSN nº 140, de 2018, já atende às exigências para formulação da consulta. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2022/junho/receita-atualiza-regras-para- interpretacao-legal-e-classificacao-de-mercadorias

Dicionário de Ternos de Comércio.Disponível em: http://www.sice.oas.org/dictionary/sacd_p.asp

(24)

Aula 6

IMPORTAÇÃO SIMPLIFICADA IMPORTAÇÃO DE SERVIÇOS Vejo vocês na:

GISELI CRISTOFOLINI SCHMOEKEL

Professora de Relações Internacionais

/giseli-cristofolini-schmoekel-429277b2/

relacoesinternacionais.com.br

giseli.schmoekel@esri.net.br

•Você

Ter, 31/05/2022 23:23

giseli.schmoekel@esri.net.br

•Você

Ter, 31/05/2022 23:23

giseli.schmoekel@esri.net.br

•Você

Ter, 31/05/2022 23:23

Referências

Documentos relacionados

a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano. b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha. d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.

O discurso científico acaba por ter uma inadequação ao sofrimento psíquico, pois sua forma redutiva de lidar com o homem em suas mais diversas expressões, não leva em

Até onde cheguei? Creio que até onde outro viúvo chega­ ria se parasse de cavar, apoiando-se em sua pá, e respondesse à nossa indagação: “Obrigado. Não tenho de ficar

Por essa razão é importante que o fornecedor dessas matérias o habilite com toda a informação sobre os produtos com vista a fazer face a uma ocorrência de

Um ator deve propor-se exclusivamente objetivos que estejam ao alcance de sua capacidade para criar recursos e para avaliar situações futuras – EVITAR AVENTURAS.. MANTER

O profissional eficaz é aquele que consegue alcançar os resultados que foram estabelecidos para o seu trabalho, ou seja, consegue que a organização e o cliente concretizem os

Para Mariano (2007, n.p.), “[...] o enquadramento no referido crime depende da interpretação dos agentes da lei”, que acabam repetindo preconceitos históricos. As garantias

A Unidade Administrativa deverá encaminhar a cópia da NF-e de retorno de remessa para conserto para a Divisão de Contabilidade para comprovação de retorno junto à