• Nenhum resultado encontrado

= Processo de Insolvência com Plano de Recuperação = BARSELSEC LAVANDARIA, LDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "= Processo de Insolvência com Plano de Recuperação = BARSELSEC LAVANDARIA, LDA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

= Processo de Insolvência com

Plano de Recuperação =

de

BARSELSEC – LAVANDARIA, LDA

= Processo nº 956/16.1T8VNF =

(2)

2

PLANO DE RECUPERAÇÃO

INDICE

1. APRESENTAÇÃO SUMÁRIA DA DEVEDORA 2. ESTUDO DE VIABILIDADE

3. ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL, ECONÓMICA E FINANCEIRA ATUAL

4. OBJETIVOS DO PLANO

5. ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA PREVISIONAL

6. REESTRUTURAÇÃO DO PASSIVO E PLANOS DE PAGAMENTOS

7. REGULARIZAÇÃO DE CRÉDITOS CONTRAÍDOS APÓS A DATA DE ENTRADA DA PETIÇÃO INICIAL DOS PRESENTES PROCESSOS EM TRIBUNAL

8. IMPACTO EXPECTÁVEL DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS

9. PRECEITOS LEGAIS DERROGADOS

(3)

3

1. APRESENTAÇÃO SUMÁRIA DA DEVEDORA

1.1. ELEMENTOS IDENTIFICADORES

A devedora, BARCELSEC, LDA, é uma sociedade comercial por quotas, titular do número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva 503 460 834, cujo objeto social é a lavagem e limpeza a seco de têxteis e peles fazendo de tais serviços a sua atividade habitual e lucrativa.

São sócias da devedora; Glória Maria Correia da Silva Pinto e Maria Arminda Lopes Fernandes, cada uma com uma quota nominal no valor de 10.000.00€ (dez mil euros), sendo a gerência exercida por ambas.

(4)

4

1.2. CARATERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Ao longo dos anos a sociedade ganhou a confiança de inúmeros clientes em todo o território Nacional.

Contudo e pela conjuntura controversa que a economia no geral atravessa, a sociedade supra referida não foi exceção à crise, estando atualmente num momento menos próspero.

A devedora na ótica das suas sócias não se encontram, numa situação de insolvência.

Contudo, a sua real situação económica afigura-se difícil, estando, assim, em situação de insolvência iminente.

(5)

5

2. ESTUDO DE VIABILIDADE

Pelas razões acima expostas, a viabilidade da devedora encontra-se assegurada nos pressupostos do plano de insolvência aprovado no âmbito do respectivo processo de insolvência, o qual constitui um referencial importante para o presente plano de recuperação, constituindo-se como um anexo ao presente plano de recuperação.

(6)

6

2. ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL, ECONÓMICA E FINANCEIRA ATUAL DA REQUERENTE

Conforme consta da petição inicial, a devedora chegou à situação atual em resultado da atividade empresarial, contraindo empréstimos e acumulando dívidas, na sequência da crise económica em que a referida empresa se viu mergulhada.

4. OBJETIVOS DO PLANO DE RECUPERAÇÃO

A proposta de plano de recuperação aqui apresentada tem por finalidade expor um conjunto de medidas necessárias à revitalização do devedor.

A ideia base consiste na elaboração de um plano que preveja uma forma de liquidar os créditos aos credores, através de uma reestruturação de dívidas.

O que se perspetiva é que os credores dêem o seu acordo a que sejam consolidados os créditos, permitindo ao devedor fazer face aos compromissos assumidos.

Com o presente plano, pretende-se estabelecer uma forma de liquidar os créditos aos credores, através de uma reestruturação das suas dívidas.

(7)

7

Assim, propõe-se aos credores o pagamento do capital em divida, com prazos e que se reflitam em prestações mensais compatíveis com os rendimentos auferidos e as despesas essenciais à sobrevivência dos devedores, sendo a melhor forma de conciliar todos os interesses presentes.

4.2. MEDIDAS NECESSÁRIAS À EXECUÇÃO

A execução do presente plano tem subjacente a necessidade de cumprimento dos planos de pagamento a ele subjacentes, dando cumprimento ao princípio da igualdade material entre os credores.

Adicionalmente, é indispensável que as instituições financeiras mantenham a sua confiança na atividade económica do devedor.

(8)

8

5. ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA PREVISIONAL

Pressupostos:

Neste contexto, o pagamento da dívida será ajustado em função da taxa de esforço da devedora face ao rendimento e despesas, de que resultará a proposta apresentada no capítulo seguinte.

(9)

9

6. REESTRUTURAÇÃO DO PASSIVO E PLANOS DE PAGAMENTOS

6.1. CREDITOS COMUNS

6.1.1. ESTADO (AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E SEGURANÇA SOCIAL)

a) AUTORIDADE TRIBUTÁRIA

- Pagamento da totalidade do capital e dos juros, vencidos e vincendos, em 150 prestações mensais constantes e sucessivas, sendo a primeira prestação devida no primeiro mês imediatamente seguinte à data do trânsito em julgado da homologação do presente Plano de Recuperação.

- Manutenção de garantia já prestada em sede de planos de pagamento.

b) SEGURANÇA SOCIAL

- Pagamento da totalidade do capital e dos juros, vencidos e vincendos, em 150 prestações mensais constantes e sucessivas, sendo a primeira prestação devida no primeiro mês imediatamente seguinte à data do trânsito em julgado da homologação do presente Plano de Recuperação.

- Isenção de prestação de garantia atento os planos de pagamentos existentes em sede de reversão sobre as sócias.

(10)

10

6.1.2. INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

a) Pagamento de 100% do crédito reconhecido (capital e juros vencidos) em 60 prestações mensais, após o período de carência de 2 anos, após o trânsito em julgado da sentença homologatória do plano de insolvência;

b) Durante o período de carência de capital serão pagos juros às instituições financeiras de acordo com as diferentes obrigações contratuais já existentes;

c) O pagamento dos juros vincendos será efetuado de acordo com a taxa indexada à Euribor a 3 meses com um spread de 4%, os quais serão amortizados durante o período de pagamento de capital.

6.1.3. OUTROS CREDORES COMUNS

a) Pagamento de 100% do capital reconhecido, em 120 prestações mensais, após o período de carência de 2 anos, após o trânsito em julgado da sentença homologatória do plano de insolvência;

b) Não haverá lugar a pagamento de juros, quer vencidos, quer vincendos.

c) Relativamente ao credor “5 A Seco Portugal – Indústria de Lavandaria, S.A”, na qualidade de franchisador, mantêm-se as mesmas condições do negócio franchisadas e as modalidades de pagamento posteriormente acordadas, mantendo-se assim os planos de pagamento em vigor.

(11)

11

7. REGULARIZAÇÃO DE CRÉDITOS CONTRAÍDOS APÓS A DATA DE ENTRADA DA PETIÇÃO INICIAL DOS PRESENTES PROCESSOS EM TRIBUNAL

Nos créditos a contrair, serão observados os vencimentos e condições de pagamento contratados e assim liquidados, sem prejuízo da pontual negociação, renegociação ou constituição de regime prestacional especifico.

8. O IMPACTO EXPECTÁVEL DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS, POR

COMPARAÇÃO COM A SITUAÇÃO QUE SE VERIFICARIA NA AUSÊNCIA DE QUALQUER PLANO DE INSOLVÊNCIA

No quadro do presente plano de recuperação, os credores obterão garantidamente maior satisfação dos respetivos créditos, em comparação com um cenário de liquidação, porquanto os devedores não são titulares de bens suscpetíveis de liquidação.

Em alternativa, com a aprovação do plano, teremos a garantia de pagamento das obrigações assumidas perante os credores.

(12)

12

9. PRECEITOS LEGAIS DERROGADOS E ÂMBITO DESSA DERROGAÇÃO (al. e), do nº2, do art. 195.º do CIRE)

A aprovação do presente plano implica a derrogação dos seguintes preceitos do CIRE:

 Princípio da igualdade (art.º 194.º do CIRE) relativamente:

- Aos créditos do Estado, na medida em que está previsto o pagamento da totalidade do crédito, por força do enquadramento legal que rege os pagamentos à Fazenda e Segurança Social (princípio da indisponibilidade dos créditos tributários – art.º 30.º da Lei Geral Tributária).

Referências

Documentos relacionados

Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios concedidos) - Repartição" não

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

CONHECIMENTO PATOLOGIAS ESTUDANTE DE ENFERMAGEM CUIDADOS PROTOCOLADOS EXEMPLO DOS ENFERMEIROS ROTINAS DO SERVIÇO TERAPÊUTICA PROCEDIMENTOS TÉCNICOS OBJECTIVOS PRÁTICOS

A metodologia e os mecanismos de acompanhamento, controle, fiscalização e avaliação dos resultados obtidos com a execução dos serviços de ATER contratados devem

A dose recomendada de Zitromax® IV, pó para solução para infusão, para o tratamento de pacientes adultos com doença inflamatória pélvica (infecção dos órgãos genitais

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente