• Nenhum resultado encontrado

Cad. Saúde Pública vol.32 número8

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Cad. Saúde Pública vol.32 número8"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

1 RESENHAS BOOK REVIEWS

Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(8):e00095616, ago, 2016 TRABALHO EM EQUIPE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

À SAÚDE: FUNDAMENTOS HISTÓRICO-POLÍTI-COS. Vecchia MD. São Paulo: Cultura Acadêmi-ca; 2012. 135 p. ISBN: 978-85-7983-357-1.

http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00095616

A atenção primária se caracteriza por um conjunto de ações – promoção e proteção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manu-tenção – a serem desenvolvidas por meio de práticas realizadas por equipes que assumem a responsabili-dade sanitária, tendo em conta a dinâmica territorial onde é implantada.

O livro Trabalho em Equipe na Atenção Primária à Saúde: Fundamentos Histórico-políticos, de autoria de Marcelo Dalla Vecchia, parte da ideia central de que a integralidade das ações coletivas em saúde no Brasil é fragilizada especialmente pela forma mercantilista e privatista do serviço médico, em detrimento dos prin-cípios e diretrizes gerais do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa premissa é uma chave importante que é bem manejada pelo autor, e que vem auxiliar na com-preensão do desempenho global do SUS no Brasil.

O autor aponta, nesse cenário, para a alocação inadequada de recursos humanos e financeiros e para o protagonismo desproporcional da atenção médi-co-hospitalar em detrimento do trabalho coletivo na Atenção Primária em Saúde, como entraves importan-tes para a consolidação, ampliação e melhoria no siste-ma público de saúde brasileiro.

A obra está dividida em duas partes. A primeira, discute a relevância estratégica da divisão social e téc-nica do trabalho em saúde coletiva, o papel da clítéc-nica anatomopatológica nos estudos sobre saúde e doença, bem como seus aspectos conceituais. Posteriormente analisa os aspectos históricos, institucional, político e econômico do SUS.

O autor parte de premissas marxianas para discutir o trabalho em saúde e seus desdobramentos, especial-mente a questão da reprodução ideológica inscrita no âmbito dos profissionais da medicina, por um lado, e por outro a natureza transformadora da atividade hu-mana no contexto produtivo, inclusive em relação aos serviços de saúde. Ao enfatizar a influência hospitalar na política do trabalho em saúde, Dalla Vecchia analisa a participação do médico na construção de hierarquias e estruturas de poder que impingem no sistema como um todo.

A segunda parte do trabalho enfoca o desenvolvi-mento das políticas públicas no Brasil no tempo, cor-relacionando aspectos histórico-políticos no contexto nacional com as condições de reprodução social da força de trabalho em saúde. O autor reitera, ainda, a contribuição dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada na construção do SUS e a consolidação da saúde como um direito social, indicando os movi-mentos pendulares que ora fragilizam ora reforçam a integralidade das ações em saúde, com referência a reformas políticas e aos modelos de atenção no âmbito do SUS.

Nesse sentido, o livro contextualiza a discussão da universalidade da atenção à saúde, procurando apre-sentar a dicotomia entre assistência médica individual e as ações coletivas, assinalando que a atenção primá-ria e o reconhecimento da saúde como direito do cida-dão e dever do Estado foram também produtos de uma crítica à inadequação da educação médica, levada a ca-bo no âmbito da reforma sanitária brasileira.

Dalla Vecchia propõe integrar a análise socioeco-nômica sobre as relações de classes e conflitos sociais às reiteradas discussões relativas à promoção da saúde, associando o processo de trabalho em atenção básica com qualidade de vida, saúde, equidade e democracia.

Ao optar por analisar o trabalho do profissional de saúde com base em uma abordagem marxiana, Dalla Vecchia inova, arejando a literatura especializada que em geral segue uma perspectiva funcionalista ou até mesmo meramente formalista, enumerando aspectos derivados de áreas contíguas, como gestão pública ou administração de negócios, subdimensionando o im-portante aspecto das relações de poder.

É uma obra recomendada para estudantes de gra-duação e pós-gragra-duação e profissionais de saúde que tenham interesse na temática, ainda mais consideran-do a proposta consideran-do autor de focar a dimensão consideran-do trabalho em saúde baseando-se em um contraponto teórico-metodológico às perspectivas tradicionais.

O uso da categoria espaço na análise de situações de saúde não se limita à mera localização de eventos de saúde, isto porque o lugar confere a cada elemento constituinte do espaço um valor particular. As poten-cialidades e limites do uso do espaço nessas análises decorrem da diversidade de seus próprios conceitos e conteúdos, pois o espaço é, ao mesmo tempo, produto e produtor de diferenciações sociais e ambientais, pro-cesso que tem importantes reflexos sobre a saúde dos grupos sociais envolvidos.

Alciene Pereira da Silva

Referências

Documentos relacionados

Na parcela biológica do paciente, devemos realizar a identificação dos sintomas, definir e compartilhar o tratamento farmacológico e não farmacológico, fornecer

A seleção de titulares e suplentes será feita pela ENM, cabendo à Universidade Clássica de Lisboa deferir a inscrição dos magistrados brasileiros indicados. Total

FRANCISCA AIRLENE DANTAS E SILVA LUIZA RUBSTHEYNIA FERREIRA DINIZ BETH SORAIAH RAULINO GIRÃO MARIA LUCIANA DE ALMEIDA LIMA ANA PAULA RAULINO GIRÃO KARLA LARISSA MATOSO CHAGAS

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações

Os programas de computador inicialmente desenvolvidos para análise de conteúdo utilizaram um algoritmo desenvolvido por Max Reinert (1998), a partir de uma análise

Quadro 1- Categorização dos artigos selecionados, com autor, ano de publicação, título, objetivos do estudo, tipo de estudo e resultados, que contemplam o tema

No presente artigo, foi apresentado o modelo de atenção primária em saúde pública no Brasil, assim como as principais características e o envolvimento do

As áreas de intersecção assinaladas acima, entre clima do trabalho em equipe e colaboração, evidenciam conceitualmente a relação entre as temáticas e sugerem que a compreensão