• Nenhum resultado encontrado

Gestão da Qualidade Total

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Gestão da Qualidade Total"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Gestão da Qualidade Total

Análise Estatística de Processos - Minitab

Andreia Viana Júlio Oliveira Susana Guedes

(2)

Sumário

Problema e Pressupostos... 3 A análise ... 4 Considerações Finais ... 7

(3)

Problema e Pressupostos

Este exercício centra-se na utilização do software de estatística, Minitab. Para o efeito, foi fornecida uma tabela com diversos dados referentes a uma empresa do sector químico, dos quais figuram:

• Ordem;

• Perda (por hora);

• RPM;

• Temperatura 1;

• Temperatura 2;

• Flow de H2O;

• TiO2 (catalisador);

• Linha;

• Operador;

• Vácuo;

• Fornecedor.

Após análise das diversas variáveis, estas foram divididas em discretas e contínuas. As, obviamente contínuas, com a Temperatura 1, a Temperatura 2 e o TiO2, foram submetidas a uma análise de Fitted Plot Line e de Regressão. As restantes são discretas ou encaradas como discretas (como é o caso do RPM - Set), visto que admitem valores próximos e em números inteiros, sendo submetidas a uma análise através de BoxPlot e ANOVA.

Sendo que não nos foi fornecido um enunciado que relacione as diversas variáveis, a análise irá centrar-se apenas em torno da variável de perda, procurando encontrar a causa que se relaciona com a mesma, de forma mais directa.

Serão apresentados os gráficos e dados, variável a variável, procedendo à respectiva análise. Numa parte de considerações finais, serão, então apresentadas as possíveis relações de variáveis em função da variável de perda.

(4)

A análise

Variáveis Contínuas

Os gráficos seguintes são os gráficos gerados a partir do cruzamento das variáveis TiO2, temperatura 1 e temperatura 2 (abcissa), com as perdas observadas (ordenada)

Ilustração 1 - Gráfico TiO2

Ilustração 2 - Gráfico Temperatura 1

(5)

Na análise das variáveis contínuas pode-se observar dois tipos de comportamento em relação às perdas. No gráfico correspondente ao TiO2, observa-se uma forte tendência linear em que o R2 ajustado é aproximadamente 76,6%. Note-se que quanto mais perto de 100% estiver este valor, maior será a concordância dos valores com a regressão linear. Relativamente aos gráficos da temperatura 1 e da temperatura 2 estes não apresentam qualquer tipo de tendência linear, comprovado pelos respectivos valores do R2 ajustado, 4,4% e 1,2%.

O facto de se conhecer o comportamento de uma variável permite conhecer a influência que essa mesma variável exerce sobre o sistema. Relativamente às temperaturas, como estas como não apresentam qualquer tipo de tendência, não são possíveis de serem controladas. Já o TiO2, em oposição, apresenta tendência, e portanto pode-se antever as alterações das perdas quando este aumenta ou diminui.

Portanto, em conclusão, pode-se assumir o TiO2 um factor crítico no sistema.

Variáveis Discretas

De forma a tentar perceber quais as variáveis críticas no sistema fez-se o cruzamento das perdas com as variáveis a analisar. O objectivo é tentar perceber quais as variáveis que estão a afectar o sistema, isto é, as variáveis que estão correlacionadas com as perdas. O valor prova P é o valor que nos permite identificar essas mesmas variáveis.

Este indica qual a certeza que se tem em afirmar que as variáveis não estão correlacionadas. Na tabela seguinte estão representados os valores P observados:

Tabela 1 - Valor Prova

Variável Valor Prova (P) Linha de Produção 0,195

Fluxo de H2O 0,539 Fornecedor 0,000

Operador 0,984

Vácuo 0,518

RPM 0,000

Através da análise dos valores prova observados pode-se concluir que o Fornecedor e o RPM - Set estão fortemente correlacionados com as perdas. Relativamente à Linha de Produção pode-se afirmar com uma certeza de 80,5% que esta está também correlacionada com as perdas. Estão portanto identificados as variáveis críticas ao sistema.

Pela observação gráfica pode-se sustentar estas conclusões:

(6)

Ilustração 4 - Gráfico Linha de Produção Ilustração 5 – Gráfico Fluxo de H2O

Ilustração 6 - Gráfico Fornecedor Ilustração 7 - Gráfico Operador

Ilustração 8 - Gráfico Vácuo Ilustração 9 - Gráfico RPM - Set

Como se pode observar, a cada elemento de “Fornecedores”, corresponde um diferente tipo de perdas, sendo o fornecedor Boopy o que apresenta melhores

(7)

Considerações Finais

O objectivo de todo este trabalho foi incidiu na avalização de todos os elementos do processo, de forma a perceber quais influenciam as perdas.

Relativamente às variáveis contínuas apontou-se como elemento crítico o TiO2. Sabe-se que com a diminuição deste elemento no sistema, as perdas diminuem consideravelmente. Uma diminuição TiO2 em 50% corresponde, aproximadamente, a uma diminuição em 45% das perdas. Para saber se este catalisador podia ser diminuído no sistema, era necessário conhecer o processo interno de forma detalhada.

A empresa em questão, terá então de analisar que há algum tipo de correlação entre o TiO2 e algumas variáveis presentes ou ausentes no problema fornecido, para saber de que forma deverá actuar de modo a conseguir diminuir a utilização deste elemento crítico.

Na análise das variáveis contínuas, foram identificadas aquelas que eram críticas, sendo o fornecedor, RPM - Set e a linha de produção apontadas como tal.

Relativamente aos fornecedores, é necessário averiguar qual a relação existente entre o seu produto e as perdas. No caso dos fornecedores Grumpy e Sloppy as perdas associadas ao seu produto são elevadas em oposição ao Boopy, que apresenta valores de perdas mais baixas. Portanto, caso os dois primeiros fornecedores referidos anteriormente não consigam obter um compromisso de qualidade, será necessário repensar os seus contratos. Por outro lado, e não conhecendo o universo de fornecedores existentes, é necessário ter em atenção se existem outros fornecedores capazes de satisfazer a empresa, uma vez que é demasiado arriscado e pouco viável que uma empresa dependa exclusivamente de um fornecedor. Em relação ao RPM, medida de velocidade das máquinas, pôr-se-á a hipótese das máquinas trabalharem a uma velocidade de 30rpm, já que as perdas associadas são as mais baixas. Mais uma vez coloca-se a questão se tal sugestão poderá ser implementada, uma vez que os dados que nos foram fornecidos são muito restritos. Por fim, as linhas de produção, que deveriam ter resultados semelhantes, deverão ser melhoradas. Para tal, deve-se tomar como exemplo a que tem melhor funcionamento, isto é, a que tem menor perdas, e aplicar as medidas correctivas nas restantes.

Em suma, as variáveis que afectam o sistema são o TiO2, os fornecedores, o RPM e linha de produção. Todas elas deverão ser analisadas de forma cuidada, tendo em conta o meio envolvente em que estão inseridas, para que se consiga tomar as opções mais correctas. Só desta forma, após uma análise exaustiva, é que é possível minimizar as perdas que se observam no dia-a-dia da empresa.

Referências

Documentos relacionados

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

Entendemos que o equipamento que pretendemos ofertar estaria atendendo aos requisitos do projeto como um todo, já que não está explícito que haverá utilização para as 16 portas

Essas variações encontradas para os fatores de correção de alface e tomate podem ser mais bem visualizadas no Gráfico 1 exposto abaixo, que seguiu os dados de referência de Ornellas

CARTA DA ANFAVEA é uma publicação mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Av. Centro de Documentação da Indústria Automobilística

(2005), o preço estabilizado passou a ser um referencial de comparação entre alternativas e permitiu associar-se o conceito de valor como diferencial entre produtos similares.

Proibida a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet sem autorização do titular

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos