• Nenhum resultado encontrado

_TOTVS_10_06_19.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "_TOTVS_10_06_19.pdf"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO EDITAL DA CONCORRÊNCIA Nº 003/2019

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO, PARAMETRIZAÇÃO, TREINAMENTOS, ATUALIZAÇÃO, MIGRAÇÃO, CONSULTORIA, IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO MODELO DE PROCESSO DE NEGÓCIOS E SUPORTE A SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS – ERP TOTVS PROTHEUS E ANÁLISE, MIGRAÇÃO, CODIFICAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO FLUIG TOTVS, RM E REVITALIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES SISTEMA ECM 3.0 PARA O FLUIG TOTVS, PARA EXECUÇÃO POR HORA TÉCNICA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS CONTIDOS NO TERMO DE REFERÊNCIA, E EM CONFORMIDADE COM O REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SESI/SENAI.

A Comissão de Licitações do Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – DR/RO, no uso de suas atribuições, torna público aos interessados a resposta ao pedido de impugnação ao edital de Concorrência nº 003/2019, apresentada pela empresa TOTVS S/A, inscrita sob o C.N.P.J. sob o nº 53.113.791/0001-22, com sede na Avenida Braz Leme, 1000, Casa Verde, São Paulo/SP, CEP 02.511-000, conforme segue abaixo:

DA IMPUGNAÇÃO As razões da impugnação podem ser obtidas pelo seguinte link:

http://licitacao.fiero.org.br/media/documentos/IMPUGNA%C3%87%C3%83O_CC_003_2019_- _TOTVS_10_06_19.pdf

DA RESPOSTA DA SUPERVISÃO DE TI

Em resposta ao pedido de modificação do procedimento licitatório na modalidade CONCORRÊNCIA Nº 003/2019, apresentado pela TOTVS S.A a Supervisão de Tecnologia da Informação vem esclarecer o que segue.

DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E DE CONTRATOS DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL E O SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

Inicialmente há de se esclarecer que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Serviço Social da Indústria, pessoa jurídica de direito privado, criado sob a forma de serviço social autônomo não se submete ao comando da Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, e alterações, além da Lei 10.520/2002, posto que possui diploma licitatório próprio, , sob o título de Regulamento de Licitações e Contratos do Serviço Social da Indústria — SESI.

Importa ainda esclarecer que o Egrégio Tribunal de Contas da União, via da Decisão

(2)

serviços sociais autônomos não estão sujeitos aos estritos procedimentos da Lei nº 8.666/93 e sim aos seus regulamentos próprios devidamente publicados.

Corroborando com este entendimento, o Ministro do Tribunal de Contas da União, BENJAMIN ZYMLER, em Acórdão n.º 2017/2005 – Segunda Câmara, Processo n.º 011.312/2005-7, asseverou:

32. Importa recordar, ainda, que os serviços sociais autônomos são pessoas jurídicas de direito privado criadas para atuar em colaboração com o Poder Público, a que são vinculadas por meio da execução de alguma atividade caracterizada como serviço de utilidade pública. Apesar de serem entidades de cooperação governamental, não integram o elenco das pessoas da Administração Indireta, razão pela qual seria impróprio considerá-las pessoas administrativas.

É, portanto, pacífica e remansosa a inaplicabilidade da Lei n. º 8.666/93 ao Sebrae, bem como as Instruções

I. DA TEMPESTIVIDADE

O Preâmbulo do Edital Concorrência nº 003/2019 assim dispõe:

A solicitação de esclarecimento de dúvidas e Impugnação a respeito de Condições do Ato Convocatório e de outros assuntos relacionados a presente licitação deverá ser encaminhada à Comissão de Licitação através do e-mail cpl@fiero.org.br, até o 5º (quinto) dia útil que anteceder a data estabelecida no preâmbulo deste Edital para a reunião de recebimento e abertura dos envelopes de Documentação e Proposta.

A resposta da Comissão de Licitação ao pedido de esclarecimento e impugnações formuladas será comunicada no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a todos os licitantes que retiraram o edital e que venham a retirá-lo.

(3)

Utilizando-se o critério estabelecido no Regulamento de Licitações e Contratos do Serviço Social da Indústria — SESI, na contagem dos prazos excluir-se-á o do vencimento, e considerar-se-ão os dias consecutivos. O dia de início da contagem de prazo é o dia da abertura da Sessão Pública de acolhimento das propostas, qual seja, dia 17/06/2019, que não deve ser computado, como a data limite é de cinco dias úteis antes. Por essa razão, até o último minuto do dia 10/06/2019, que conforme previsto no Preâmbulo do Edital Concorrência nº 003/2019, poderia a licitante impugnar os termos do edital.

Portanto, a presente Impugnação ao edital apresentado no dia 10 de junho de 2019, é tempestiva, posto que apresentada no prazo de que trata o item 11.1 do edital, razão pela qual será conhecida.

II. ALEGAÇÕES

A impugnante em apertada síntese alega que:

“Diante do comando constitucional é imperioso apresentar duas premissas:

o objeto da licitação está diretamente relacionado a produtos TOTVS, especificamente, PROTHEUS E FLUIG, no entanto, tais produtos exclusivos da ora impugnante, NÃO SÃO FORNECIDOS, até o presente momento à contratante. Assim, os serviços do objeto da licitação são acessórios aos produtos principais, no entanto o contratante NÃO POSSUI, até o presente momento os produtos principais;

os serviços de desenvolvimento, parametrização, treinamentos, atualização, migração, consultoria, implantação e manutenção, objeto da licitação, em produtos TOTVS, são exclusivos da TOTVS, não podendo ser prestados por terceiros.

(...)

Nos termos da certidão ABES no 180202/32.274 emitida pela Associação Brasileira de Empresas de Software — ABES é a TOTVS a única empresa apta a ofertar serviços de manutenção e suporte técnico para os programas de

(4)

(..)

Em outras palavras, a TOTVS não se responsabilizará por mudanças realizadas por terceiros em seus sistemas e não executará qualquer suporte ou evolução legislativa nos mesmos, ainda que venha o SESI/SENAI RO a contratar com a TOTVS, contrato inexistente até o presente momento.

Sendo ainda mais claro, a falta de habilitação técnica da eventual vencedora, aqui entendido como falta de homologação pela TOTVS para a operação de seus softwares, impossibilitará o SESI/SENAI RO de abrir chamados técnicos relativos aos produtos TOTVS por ventura a serem contratados, ainda mais quando consideramos que o Edital prevê serviços de desenvolvimento, parametrização, treinamentos, atualização, migração, consultoria, implantação e manutenção no PROTHEUS e no FLUIG.

(...)

Do Pedido

Pelos fatos, fundamentos e, argumentos e motivos expostos, requer a decretação da nulidade do instrumento convocatório, uma vez que os serviços, objeto do edital são exclusivos da TOTVS SA conforme atesta certidão da ABES em anexo.

III- DA APRECIAÇÃO

Depreende-se, do mérito das alegações contidas na Peça sob exame, que a Impugnante questiona que: os serviços de desenvolvimento, parametrização, treinamentos, atualização, migração, consultoria, implantação e manutenção, objeto da licitação, em produtos TOTVS, são exclusivos da TOTVS, não podendo ser prestados por terceiros.

Preliminarmente, cumpre registrar que quando na elaboração do Edital, a unidade demandante dos serviços e a Comissão Especial de Procedimento Seletivo observaram estritamente os preceitos legais vigentes, em conjunto com os interesses do Serviço Nacional de Aprendizagem

(5)

Industrial e o Serviço Social da Indústria — DRIRO, fixando exigências mínimas necessárias e indispensáveis para contratação dos serviços, objeto do referido Edital.

Feitas as considerações iniciais passamos a apreciar o mérito respondendo item a item aos questionamentos formulados.

IV - DA EXCLUSIVIDADE DO FORNECEDOR

No entanto, conforme claramente descrito no objeto do Edital Concorrência nº 003/2019, dispõe de um registro de preços para contratação de EMPRESA ESPECIALIZADA EM DESENVOLVIMENTO, PARAMETRIZAÇÃO, TREINAMENTOS, ATUALIZAÇÃO, MIGRAÇÃO, CONSULTORIA, IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO MODELO DE PROCESSO DE NEGÓCIOS E SUPORTE A SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS – ERP TOTVS PROTHEUS.

Nota-se que em momento algum o Edital Concorrência nº 003/2019 descreve em seu objeto, tampouco em seus anexos, a aquisição de licenças TOTVS SA.

É notório que a aquisição de licença é exclusiva da TOTVS SA, fato este que se enquadra perfeitamente no inciso l, do artigo I0 do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI, vejamos:

Art. 10. A licitação será inexigível quando houver inviabilidade de competição, em especial:

l) na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros diretamente de produtor ou fornecedor exclusivo.

Desse modo, o referido fundamento de que o objeto da Concorrência nº 003/2019 deveria ser adquirido por inexigibilidade de licitação não merece prosperar, já que existem outras empresas no mercado aptas para realização dos serviços a serem contratados, inclusive sendo adquirido pela Administração Pública por meio procedimento licitatório.

(6)

melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, dispôs em seu objeto apenas os serviços referente a licença TOTVS SA, estando dessa forma em conformidade com a jurisprudência e as súmulas do Tribunal de Contas da União são unânimes quanto à obrigatoriedade da Administração em promover o parcelamento do objeto.

Nesse sentindo, em recentíssimo acórdão, o Tribunal de Contas da União- TCU ratificou os inúmeros entendimentos quanto à obrigatoriedade do parcelamento do objeto, vejamos:

SUMÁRIO: CONSULTA ACERCA DA POSSIBILIDADE DE AQUISIÇÃO ISOLADA DE ITENS EM LICITAÇÕES PARA REGISTRO DE PREÇOS CUJO CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO TENHA SIDO O MENOR PREÇO GLOBAL POR GRUPO/LOTE.

REAFIRMAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA PACÍFICA DO TCU NO SENTIDO DE QUE A ADJUDICAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL POR GRUPO/LOTE É, EM REGRA, INCOMPATÍVEL COM A AQUISIÇÃO FUTURA POR ITENS NAS LICITAÇÕES PARA REGISTRO DE PREÇOS. CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS. RESPOSTA AO CONSULENTE.

1. Os arts. 15, inciso IV, e 23, § 1º, da Lei 8.666/1993, estabelecem o princípio do parcelamento do objeto, fortalecido pelo Enunciado 247 da Súmula de Jurisprudência do TCU, cuja aplicação conduz ao fato de que, em licitações nas quais o objeto seja divisível, a adjudicação deve, em regra, ser modelada por item e não por preço global.

2. A jurisprudência pacífica do TCU é no sentido de que, no âmbito do sistema de registro de preços, a modelagem de aquisição por preço global de grupo de itens é medida excepcional que precisa ser devidamente justificada, além de ser, em regra, incompatível com a aquisição futura de itens isoladamente.

3. A modelagem de aquisição por preço global de grupo de itens deve ser empregada apenas nos casos em que a Administração almeje contratar a totalidade dos itens ou, ao menos, a proporcionalidade entre os quantitativos dos itens pertencentes ao grupo, a fim de assegurar a manutenção da economicidade do certame.

4. No âmbito do sistema de registro de preços, não é admissível a aquisição/contratação avulsa de item não registrado, uma vez que, nos termos dos arts. 13 e 15 do Decreto 7.892/2013, a licitação para registro de preços objetiva a convocação dos fornecedores mais bem classificados para assinar as atas de registro de preços, sendo possível, única e exclusivamente, a contratação com as empresas

(7)

vencedoras para fornecimento dos itens nelas registrados.(Acórdão 1347/2018 Plenário)

A respeito da obrigatoriedade de parcelamento quando comprovada sua viabilidade técnica e econômica, o Tribunal já tem entendimento firmado por meio da Decisão Plenária nº 393/1994 (DOU 29/06/1994), nos seguintes termos:

“firmar o entendimento, de que, em decorrência do disposto no art. 3º, § 1º, inciso I; art. 8º, § 1º e artigo 15, inciso IV, todos da Lei nº 8.666/1993, é obrigatória a admissão, nas licitações para a contratação de obras, serviços e compras, e para alienações, onde o objeto for de natureza divisível, sem prejuízo do conjunto ou complexo, da adjudicação por itens e não pelo preço global, com vistas a propiciar a ampla participação dos licitantes que, embora não dispondo de capacidade para a execução, fornecimento ou aquisição da totalidade do objeto, possam, contudo, fazê-lo com referência a itens ou unidades autônomas, devendo as exigências de habilitação adequarem-se a essa divisibilidade”

Nesse diapasão a aquisição de licenças e os serviços de implantação, suporte e serviços devem ser contratados separadamente, já que o parcelamento do objeto é obrigatório, conforme legislação vigente. Motivo quem que o Sesi e SENAI estão adquirindo apenas serviços.

É forçoso destacar que a Administração Pública direta e indireta, Sistema S entre outras entidades públicas realizam licitação de objeto semelhante por meio de procedimento licitatório, qual seja: serviços/manutenção/suporte no sistema TOTVS/PROTHEUS. Assim, a contratação de serviços de manutenção, implantação, suporte não são contratados por fornecedores exclusivos, já que outras empresas fornecem o mesmo serviço.

VI- DO SISTEMA CONTRATADO

É sabido que alguns sistemas oferecidos no sistema TOTVS/PROTHEUS possuem

(8)

qualquer usuário ou empresa conheça o sistema possa incluir funcionalidades adicionais a este.

Neste caso, não existe exclusividade da TOTVS S.A tampouco empresas credenciadas, em parametrizar algumas rotinas dentro do produto. Mesmo porque, se houvesse, conforme dito alhures, não haveria competidores aptos a fornecerem o serviço, fato que resta comprovado por inúmeras contratações realizadas por meio de procedimento licitatório.

Cabe destacar que é insofismável que os serviços ora descritos devem ser contratados por meio processo licitatório, já que os pontos de entradas são disponibilizados pela própria TOTVS, ou seja, qualquer empresa capacitada e até mesmo, empregados do SESI ou SENAI com capacidade técnica do órgão pode atuar no sistema.

VII- DO REGISTRO DE PREÇOS

Esclarece ainda a Comissão Especial que o objeto do edital Concorrência nº 003/2019 trata-se de registro de preços, que é procedimento, precedido de concorrência ou de pregão, que tem por objetivo cadastrar o menor preço de bens ou serviços viabilizando a possibilidade de sua aquisição na medida das necessidades.

O art. 4º da RESOLUÇÃO Nº 21/2011 do Regulamento de Licitações e Contatos dispõe que:

Alterar o inciso VII, do artigo 4º, que passa a ter a seguinte redação: Art. 4º [...] VII ) REGISTRO DE PREÇO – procedimento, precedido de concorrência ou de pregão, que tem por objetivo cadastrar o menor preço de bens ou serviços definidos no inciso II deste artigo, para os quantitativos, prazos e condições previstos no instrumento convocatório, viabilizando a possibilidade de sua aquisição na medida das necessidades.

É imperioso destacar que o registro visa contratações futuras onde os preços são lançados em uma “ata de registro de preços”, obedecendo-se as condições estipuladas no ato convocatório da licitação.

(9)

Sendo assim, esta Supervisão de Tecnologia e Informação, pautada de analistas de sistemas, conhecedores de plataformas não vislumbra irregularidade no objeto da contratação do Edital da Concorrência nº 003/2019, já que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Serviço Social da Indústria poderá adquirir os serviços em necessidade futuras.

Dessa forma, resta evidenciado que não haver nenhum quesito que seja merecedor de reforma ou de complementação de informação, em razão de omissão do Edital.

I. CONCLUSÃO

Diante do exposto, considerando a tempestividade da impugnação apresentada pela empresa TOTVS SA e considerando ainda os argumentos expendidos, entendemos que a Comissão não deva acatar anulação do Edital de Concorrência nº 003/2019, já que NÃO se trata de uma contratação eivada de vícios.

Sendo o que se apresenta, ficamos à disposição.

Porto Velho/RO, 11 de junho de 2019.

Maria Lúcia da S. Oliveira Pregoeira da CPL

Referências

Documentos relacionados

tanques evaporímetros promoveu uma diminuição da CE, pH e OD das águas oriundas da lavanderia, portanto o tanque de evapotranspiração é uma alternativa viável e importante tanto

f) obter da(s) firma(s) subcontratada(s) os comprovantes de recolhimentos de ART relativos ao registro do contrato entre CONTRATADA e SUBCONTRATADA e execução dos serviços

Parágrafo Terceiro - À FISCALIZAÇÃO é assegurado o direito de ordenar a suspensão das obras e serviços, sem prejuízo das penalidades a que ficar sujeita a CONTRATADA e

f) obter da(s) firma(s) subcontratada(s) os comprovantes de recolhimentos de ART relativos ao registro do contrato entre CONTRATADA e SUBCONTRATADA e execução dos serviços

f) obter da(s) firma(s) subcontratada(s) os comprovantes de recolhimentos de ART relativos ao registro do contrato entre CONTRATADA e SUBCONTRATADA e execução dos

Constatado o atendimento às exigências fixadas no Edital, os licitantes que aceitarem cotar o preço em valor igual ao do licitante mais bem classificado serão

Quando algo desse tipo ocorre, todo mundo fica ansioso e pensa, “Por que isso aconteceu e gerou uma imagem ruim dos discípulos do DaFa, e por que há pessoas assim ao

Recebia tempestivamente as razões de impugnação ao Edital da Concorrência nº 02/2012, que tem por objeto o REGISTRO DE PREÇOS COM VISTAS A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA