• Nenhum resultado encontrado

-- PROVAS OBJETIVAS CONHECIMENTOS GERAIS --

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "-- PROVAS OBJETIVAS CONHECIMENTOS GERAIS --"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021

• Nas questões a seguir, marque, para cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a Folha de Respostas, único documento válido para a correção das suas respostas.

• Nas questões que avaliarem conhecimentos de informática e(ou) tecnologia da informação, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão e que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

• Eventuais espaços livres — identificados ou não pela expressão “Espaço livre” — que constarem deste caderno de provas poderão ser utilizados para rascunho.

-- PROVAS OBJETIVAS -- -- CONHECIMENTOS GERAIS --

Texto CG1A1-I

O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais e de concepções científicas, religiosas, filosóficas. O mesmo, aliás, pode ser dito das doenças. Aquilo que é considerado doença varia muito.

Real ou imaginária, a doença é um antigo acompanhante da espécie humana, como o revelam pesquisas paleontológicas.

Múmias egípcias apresentam sinais de doença (como, por exemplo, a varíola do faraó Ramsés V). Não admira que, desde muito cedo, a humanidade se tenha empenhado em enfrentar essa ameaça, e de várias formas, baseadas em diferentes conceitos do que vem a ser a doença (e a saúde). Assim, a concepção mágico-religiosa partia, e parte, do princípio de que a doença resulta da ação de forças alheias ao organismo que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição.

A medicina grega representa uma importante inflexão na maneira de encarar a doença. É verdade que, na mitologia grega, várias divindades estavam vinculadas à saúde. Os gregos cultuavam, além da divindade da medicina, Asclepius ou Aesculapius (que é mencionado como figura histórica no poema épico Ilíada), duas outras deusas, Higieia, a Saúde, e Panacea, a Cura. Higieia era uma das manifestações de Athena, a deusa da razão, e o seu culto, como sugere o nome, representa uma valorização das práticas higiênicas. Se Panacea representa a ideia de que tudo pode ser curado — uma crença basicamente mágica ou religiosa —, deve-se notar que a cura, para os gregos, era obtida pelo uso de plantas e de métodos naturais, e não apenas por procedimentos ritualísticos.

Moacyr Scliar. História do conceito de saúde.

In: Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n.º 1, 2007, p. 29-41 (com adaptações).

Questão 1

De acordo com o texto CG1A1-I,

A o que é considerado doença varia muito entre os diferentes povos, como concluem pesquisas paleontológicas.

B para os egípcios, a doença era um sinal de que a pessoa infectada estava em pecado ou era um agente de maldições.

C os gregos avançaram no tratamento de doenças ao abolirem procedimentos ritualísticos e usarem plantas e métodos naturais.

D o combate às doenças, prática antiga na história da humanidade, é norteado por diferentes concepções acerca das doenças.

Questão 2

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, é correto afirmar que,

A no primeiro parágrafo, a expressão “O mesmo” se refere à afirmação presente no trecho “Aquilo que é considerado doença varia muito”.

B no primeiro período do segundo parágrafo, o termo “o”, em

“o revelam”, se refere à afirmação presente no trecho “Real ou imaginária, a doença é um antigo acompanhante da espécie humana”.

C no trecho “forças alheias ao organismo que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição” (último período do segundo parágrafo), o termo “que” se refere a

“organismo”.

D no segundo parágrafo, a expressão “essa ameaça” (terceiro período) se refere à expressão “a varíola” (segundo período).

Questão 3

Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto CG1A1-I, poderia ser suprimida a vírgula empregada imediatamente antes do termo

A “como”, no primeiro período do segundo parágrafo.

B “deve-se”, no último período do terceiro parágrafo.

C “desde”, no terceiro período do segundo parágrafo.

D “duas”, no terceiro período do terceiro parágrafo.

Questão 4

Mantendo-se a coerência do texto CG1A1-I, o termo “deve-se”, no último período do terceiro parágrafo, poderia ser substituído por

A é importante.

B é certo.

C é obrigatório.

D é possível.

(2)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021 Texto CG1A1-II

Na enfermagem, o empreendedorismo ocorre quando o enfermeiro atua como agente de mudanças e transformações positivas para pacientes e famílias. A enfermagem tradicionalmente tem potencial para o desenvolvimento de inovações e transformações no processo de cuidar em saúde. Sua própria história ilustra esse espírito empreendedor a partir da figura de Florence Nightingale, que, no século XIX, pela sua atuação pioneira da Guerra da Crimeia e pela fundação da Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas na Inglaterra, deu início às bases científicas da profissão e tornou-se a precursora da enfermagem moderna. Esses feitos fizeram dela também um grande exemplo de enfermeira empreendedora.

Apesar disso, o empreendedorismo ainda está longe de ser um tema frequente na prática, no ensino e na pesquisa em enfermagem. É necessário divulgar o tema entre os profissionais de enfermagem. O empreendedorismo não é apenas uma competência importante para a busca de uma prática autônoma, mas é também uma característica que potencializa a prática dos profissionais de enfermagem no cuidado às pessoas e às coletividades. Por meio dele, o enfermeiro pode contribuir para inovações no cuidado em saúde e, por conseguinte, ampliar a visibilidade da profissão.

José Luís Guedes dos Santos e Alisson Fernandes Bolina. Empreendedorismo na enfermagem: uma necessidade para inovações no cuidado em saúde e visibilidade profissional.

In: Enfermagem em Foco, v. 11, n.º 2, 2020, p. 4-5 (com adaptações).

Questão 5

De acordo com o texto CG1A1-II,

A a enfermagem nasceu como uma área marcada pelo empreendedorismo social.

B o empreendedorismo é uma competência que pode contribuir para o exercício da prática pessoal dos enfermeiros.

C o contato dos enfermeiros com o empreendedorismo é um imperativo social, apesar de já ser uma realidade.

D a visibilidade da enfermagem é diretamente proporcional ao perfil empreendedor dos enfermeiros.

Questão 6

Quanto à tipologia textual, o texto CG1A1-II é predominantemente

A argumentativo.

B injuntivo.

C narrativo.

D instrucional.

Questão 7

Em “É necessário divulgar o tema entre os profissionais de enfermagem”, no segundo parágrafo do texto CG1A1-II, o trecho

“divulgar o tema entre os profissionais de enfermagem” exerce a função de

A sujeito de “É necessário”.

B complemento nominal de “necessário”.

C objeto direto do predicado “É necessário”.

D predicativo do sujeito, por se referir ao termo “necessário”.

Questão 8

No texto CG1A1-II, o emprego das formas verbais no presente do indicativo é uma estratégia usada predominantemente para A mostrar ações e estados como habituais e corriqueiros.

B apresentar fatos e opiniões como livres de divergência.

C descrever situações que acontecem de modo repetitivo no momento em que se produz o texto.

D fazer o leitor considerar as informações do texto como verdadeiras.

Texto CG1A1-III

PORTARIA Nº 038/2020 DE 17 DE MAIO DE 2020

O Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, em conjunto com a Secretária da Autarquia, no uso de suas atribuições legais e regimentais, conferidas no Regimento Interno;

CONSIDERANDO a ausência, pelos próximos três meses, da secretária Dr.ª Fulana de Tal, Coren-SE n° 02468-ENF, justificada por motivo de saúde;

RESOLVEM:

Art. 1º – Designar o conselheiro Dr. Beltrano de Tal, Coren-SE n° 13579-ENF, para assumir o cargo de Secretário em exercício do COREN-SE;

Art. 2º – Conceder auxílio-representação, de acordo com a Decisão COREN-SE 004/2017;

Art. 3º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura;

Art. 4º – Dê ciência e cumpra-se.

Aracaju, 17 de maio de 2020

Dr. Sicrano de Tal Dr.ª Fulana de Tal Coren-SE n° 36912-ENF Coren-SE n° 02468-ENF Presidente Secretária

Questão 9

Considere que o texto precedente seja uma portaria emitida por uma autoridade do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, é correto afirmar que, nessa portaria,

A é opcional a assinatura dos responsáveis, uma vez que essa informação já aparece no preâmbulo do documento.

B está adequado o fecho apresentado, pois portarias devem conter fecho composto apenas da informação sobre local e data.

C está grafada corretamente a epígrafe, por se apresentar em letras maiúsculas e sem ponto final.

D é dispensável a ementa, por se tratar de ato administrativo de pequena extensão.

Questão 10

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta, a respeito das condições de produção de portaria.

A A portaria é um instrumento de natureza administrativa.

B A portaria é um instrumento adequado para mediar a comunicação entre interlocutores pertencentes a um mesmo nível hierárquico.

C A linguagem empregada em portarias deve ser formal, objetiva e conotativa.

D Portarias são equivalentes a mensagens, na medida em que esses dois documentos possuem o mesmo propósito comunicativo e a mesma forma.

(3)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021

Questão 11

A importância atribuída por Kant à dignidade humana define nossas concepções atuais dos direitos humanos universais.

Ademais, seu conceito de liberdade figura em muitos de nossos debates contemporâneos sobre justiça. (...) “Aja apenas segundo um determinado princípio que, na sua opinião, deveria constituir uma lei universal.” Kant considera uma “máxima” o preceito ou princípio que propicia a razão para a ação de uma pessoa. Na verdade, isso significa que só devemos agir de acordo com os princípios que podemos universalizar, sem entrar em contradição.

SANDEL, M. J. Justiça – O que é fazer a coisa certa. Cap. 5. O que importa é o motivo.

– Immanuel Kant. P. 143-152. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2012 (com adaptações).

O excerto apresentado refere-se A ao igualitarismo.

B à ética discursiva, orientada pelo agir comunicativo.

C ao imperativo categórico.

D ao utilitarismo.

Questão 12

O Ministério Público de Sergipe propôs ação de improbidade administrativa contra a enfermeira Rita, suspeita de ter deixado de aplicar, propositalmente, a vacina contra covid-19 em um idoso em Aracaju. O Ministério Público de Sergipe denunciou a profissional de saúde pela prática do ato de improbidade, visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência, de acordo com a Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa).

Nessa situação hipotética, na denúncia proposta pelo Ministério Público, independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, caso Rita seja condenada pelo ato de improbidade contra os princípios da administração pública, entre outras cominações da referida lei, ela estará sujeita a

A perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por oito a dez anos;

pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial da profissional.

B perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos; multa civil de até três vezes o valor do benefício financeiro ou tributário concedido.

C ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, caso ocorra essa circunstância; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano.

D ressarcimento integral do dano, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos;

pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pela profissional.

Questão 13

Considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre improbidade administrativa, é correto afirmar que

A os atos de improbidade administrativa não podem ser praticados contra os entes da administração pública indireta.

B são imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

C é imprescritível a pretensão de ressarcimento ao erário fundada em decisão de tribunal de contas.

D a legitimidade para a propositura da ação de improbidade administrativa é reconhecida exclusivamente ao Ministério Público.

Questão 14

A Promotoria de Justiça de Sergipe pediu a condenação de enfermeiro suspeito de desviar doses da vacina contra covid-19 para empresários de Aracaju que não faziam parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização.

Com base nessa situação hipotética e considerando o disposto na Lei de Improbidade Administrativa e no entendimento jurisprudencial acerca do tema, assinale a opção correta.

A No âmbito da ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o magistrado deverá rejeitar a petição inicial, caso haja evidência da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita.

B A referida lei veda expressamente a possibilidade de celebração de acordo de não persecução cível nas ações de improbidade administrativa.

C O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou enriquecer-se ilicitamente não estará sujeito às cominações da referida lei.

D Apenas os agentes públicos podem sofrer as sanções de improbidade previstas na referida lei.

Questão 15

No que se refere a organização administrativa, conselho profissional é considerado

A autarquia corporativa que, no exercício do poder de polícia administrativo, fiscaliza o exercício da respectiva categoria profissional.

B órgão público que, no exercício do poder disciplinar, fiscaliza o exercício da respectiva categoria profissional.

C empresa pública federal que, no exercício do poder regulamentar, fiscaliza o exercício da respectiva categoria profissional.

D sociedade de economia mista que, no exercício do poder hierárquico, fiscaliza o exercício da respectiva categoria profissional.

Questão 16

Caso determinada entidade pública pretenda realizar contratação de serviços de informática, a administração deverá adotar licitação do tipo

A menor preço.

B maior lance ou oferta.

C melhor técnica.

D técnica e preço.

Questão 17

Considere que, no exercício da função pública, determinado servidor público tenha praticado ato comissivo que veio a ocasionar prejuízo a terceiro. Nessa hipótese, o Estado

A não deverá ser responsabilizado visto a culpa ser do agente público.

B poderá ser responsabilizado de forma objetiva.

C poderá ser responsabilizado, desde que demonstrado dolo ou culpa.

D e o agente público deverão ser responsabilizado de forma solidária.

(4)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021

Questão 18

José possui emprego público federal cuja função é de nível técnico especializado e pretende prestar concurso para cargo público de professor de universidade estadual.

Nessa situação hipotética, José

A poderá acumular as duas funções, se houver compatibilidade de horário.

B poderá acumular as duas funções, não se sujeitando ao teto constitucional remuneratório.

C não poderá acumular as duas funções, porque o emprego é em âmbito federal e o cargo, em âmbito estadual.

D não poderá acumular as duas funções, por serem um cargo e um emprego público.

Questão 19

Até que se prove o contrário, presume-se que os atos administrativos foram emitidos em observância à lei. Em decorrência desse atributo, consideram-se verdadeiros os fatos alegados pela administração e, por sua vez, o administrado tem o dever de cumprir o ato administrativo enquanto não decretada a invalidade deste pela própria administração ou pelo Poder Judiciário.

O excerto apresentado se refere ao atributo do ato administrativo da

A exigibilidade.

B autoexecutoriedade.

C presunção de legitimidade.

D imperatividade.

Questão 20

No MS Word, é possível inserir sumário em documento existente, por meio da formatação prévia de estilos e sua atribuição a cada item ou título que será usado como indexador.

Assinale a opção correspondente aos comandos necessários para que o usuário execute essas formatações.

A InserirSuplementos. B ReferênciasSumário. C InserirSumário.

D InserirLinksReferênciaCruzada. Questão 21

No explorador de arquivos do Windows, a opção de mapear unidade de rede pode ser utilizada para

A indicar unidade local a que se deseja conectar e assim fazer uso facilitado dos arquivos nela armazenados.

B adicionar local de rede remoto para acesso local.

C oferecer acesso a uma pasta disponível localmente, para usuários externos a ela se conectarem.

D realizar o becape simultâneo de uma pasta em uso em outro local seguro de outro computador.

Questão 22

No MS Excel, utilizando-se a fórmula =4*2+3, o resultado do cálculo será

A 9.

B 20.

C 14.

D 11.

Questão 23

Uma solução de segurança adotada para proteger uma rede de tentativas de acessos externos indevidos, que pode funcionar via hardware ou software específicos para essa finalidade, é chamada de

A anti-spyware.

B criptografia.

C antivírus.

D firewall.

Questão 24

A computação em nuvem é melhor aplicada a situações de comunicação em que

A a conexão com a Internet ou o link de rede esteja instável.

B várias aplicações e recursos sejam remotamente usados como se estivessem armazenados no computador do usuário.

C os recursos de que se necessita estejam todos localizados ou instalados na mesma máquina do usuário.

D o site que se deseja acessar esteja muito longe fisicamente.

Questão 25

O estado de Sergipe é constituído pelas regiões geoeconômicas de Cotinguiba, Litoral, Agreste, Baixo São Francisco e Sertão.

Acerca dessas regiões, assinale a opção correta.

A O Baixo São Francisco tem no complexo sucroalcooleiro a base de sua economia, sendo a região mais desenvolvida de Sergipe.

B A Zona da Mata sergipana tem na agricultura de subsistência e no turismo as principais atividades econômicas.

C A cidade de Aracaju está localizada no Baixo São Francisco, região litorânea onde o mais importante rio nordestino deságua no oceano Atlântico.

D O Agreste sergipano é uma região geoeconômica de policultura, citricultura e pecuária, que abastece Sergipe e outros estados quanto a gêneros alimentícios.

Questão 26

No que concerne a recursos hídricos, o estado de Sergipe é subdividido nas bacias dos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris, Piauí e Real. Em relação a esse conjunto de bacias hidrográficas, é correto afirmar que

A a bacia do rio São Francisco é a mais importante do estado de Sergipe e estabelece limite territorial com o estado de Alagoas.

B a bacia do rio Sergipe banha Aracaju e mais quinze municípios e sofre com impactos provenientes do desvio de suas águas para irrigação.

C a bacia hidrográfica do rio Japaratuba é a maior de Sergipe e possui afluentes em Alagoas.

D o rio Vaza-Barris nasce no estado de Pernambuco e atravessa Alagoas, desaguando no litoral norte de Sergipe.

(5)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021

Questão 27

No que se refere à região metropolitana de Aracaju, criada pela Lei Complementar estadual n.º 25/1995, assinale a opção correta.

A A região metropolitana de Aracaju é formada pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, sendo este último a primeira capital de Sergipe.

B A região metropolitana de Aracaju é a maior concentração populacional de Sergipe, sendo formada por dez municípios ao redor da capital estadual.

C A região metropolitana de Aracaju é integrada pelas microrregiões de Aracaju, Estância e Propriá.

D Ao contrário de outras regiões metropolitanas nordestinas, Aracaju tem diminuído o ritmo de crescimento demográfico, em razão da saída de sua população para outros estados e regiões do Brasil.

Questão 28

Com referência à rede urbana do estado de Sergipe e sua organização espacial, assinale a opção correta.

A O reduzido tamanho do território e a desigual distribuição dos serviços entre os municípios sergipanos geram grandes deslocamentos de seus moradores dentro e fora do estado.

B Os municípios sergipanos apresentam produto interno bruto médio e elevado, o que indica uma rede urbana de padrão de renda média em comparação a outras redes do Nordeste brasileiro.

C Aracaju é o principal centro urbano de Sergipe, exercendo influência nos demais municípios do estado e integrando a região de influência de Recife, metrópole nordestina de nível mais elevado na hierarquia urbana nacional.

D A diversificação da economia sergipana produziu uma rede urbana estadual que conta com serviços de saúde, educação e sistema financeiro equilibrado.

Questão 29

Com respeito a política, sociedade e economia na contemporaneidade em Sergipe, assinale a opção correta.

A O estado de Sergipe apresenta indicadores de acesso a água potável abaixo da média nacional (55% dos domicílios atendidos) em razão da vasta extensão de seu território no sertão semiárido.

B A existência de diversas unidades de conservação indica forte presença de questões ambientais na legislação estadual e dos municípios sergipanos.

C O suco de laranja caracteriza-se como um dos principais produtos da pauta de exportações sergipanas.

D A autonomia política de Sergipe ocorreu no período do Estado Novo (século XX), quando o estado foi desmembrado da Província de Pernambuco, unidade da federação com a qual tem fortes vínculos políticos e econômicos na atualidade.

Questão 30

Infere-se da pirâmide etária da população sergipana (ano-base 2019) apresentada anteriormente que

A há expressivo aumento na taxa de natalidade do estado nas última década.

B a população jovem entre 15 e 19 anos em Sergipe é o grupo etário mais expressivo entre os demais.

C há equilíbrio entre crianças, jovens, adultos e idosos.

D a população adulta entre 20 e 65 anos apresenta proporção maior de homens do que de mulheres.

Espaço livre

(6)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021

-- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS --

Questão 31

O art. 24 da Lei n.º 8.080/1990 estabelece a possibilidade de o Sistema Único de Saúde (SUS) recorrer a serviços da iniciativa privada para garantir cobertura assistencial à população. Porém, entidades privadas não concorrem em igualdade de condições, pois a preferência é concedida a

A autarquias e fundações.

B empresas que tenham convênio com o SUS.

C entidades filantrópicas.

D sociedades de economia mista.

Questão 32

Com base nas leis vigentes que regem o SUS, a política de recursos humanos na área da saúde deve incluir a

A subordinação ao SUS de escolas públicas que formam trabalhadores de saúde.

B instituição de planos de cargos e carreira.

C valorização da dedicação exclusiva a serviços do SUS.

D fixação de pisos salariais nacionais para cada categoria profissional.

Questão 33

Segundo a legislação em vigor, entre os princípios de ações e serviços das entidades que integram o SUS, está a

A adoção da epidemiologia como orientadora do desenvolvimento de programas no âmbito do SUS.

B manutenção de estruturas de serviços públicos em duplicidade, visando garantir a universalidade de acesso.

C ênfase na descentralização dos serviços de saúde da União para estados e Distrito Federal.

D publicidade de informações sobre a utilização do SUS e o estado de saúde das pessoas assistidas.

Questão 34

De acordo com a legislação vigente a respeito do financiamento do SUS, assinale a opção correta.

A Bens apreendidos e leiloados em decorrência do tráfico ilícito de entorpecentes têm seus valores diretamente creditados ao SUS, para ações de recuperação de viciados.

B Ações de promoção nutricional do SUS são financiadas com recursos do orçamento fiscal.

C Bens apreendidos e leiloados pela Receita Federal têm seus valores creditados ao Fundo Nacional de Saúde.

D Ações de saneamento eventualmente executadas pelo SUS são financiadas por recursos tarifários e pelo Sistema Financeiro da Habitação.

Questão 35

Determinada investigação sobre a incidência de câncer de bexiga foi realizada em dois grupos (intervenção e controle). O grupo de intervenção teve, em sua composição, sujeitos fumantes, e o grupo de controle, sujeitos não fumantes. Os dois grupos foram acompanhados no tempo para verificar quais integrantes desenvolveram ou não a referida doença e se essa exposição prévia estaria relacionada à ocorrência da doença.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta o tipo de estudo correspondente ao delineamento experimental da investigação em tela.

A série de casos B estudo seccional C estudo caso-controle D estudo de coorte

Questão 36

Uma criança de cinco anos de idade foi levada pelos pais à unidade de saúde para imunização e acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento. A mãe informou que a criança estava “enjoadinha” e com febre baixa havia dois dias. Ao exame físico, foram constatados crescimento e desenvolvimento normais para a idade da paciente e temperatura corporal de 37,6 °C.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção que indica a contraindicação para a vacinação dessa criança.

A Temperatura corporal aferida e histórico de febre.

B Reação anterior à vacinação, que consistiu em presença de sibilos e hipotensão.

C Amidalite aguda leve em uso de antibiótico.

D Reação prévia à vacinação, que consistiu em febre, eritema no local da aplicação e irritação leve por dois dias.

Questão 37

No que diz respeito aos aspectos de vigilância epidemiológica e à doença causada pelo novo coronavírus (covid-19), assinale a opção correta.

A No início do ano de 2020, após confirmação da transmissão comunitária do novo coronavírus no Brasil, foram criados o Sistema de Vigilância de Síndromes Respiratórias e uma rede de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal (SG), a fim de realizar o controle dessa importante infecção respiratória aguda, causada pelo SARS-CoV-2.

B O teste sorológico ELISA, que indica a presença de IgA, é suficiente para estabelecer infecção por SARS-CoV-2.

C Na cidade de Wuhan, a partir de amostras de lavado broncoalveolar coletadas em um grupo de pacientes com pneumonia de causa desconhecida, identificou-se o SARS-CoV-2, que é um betacoronavírus pertencente ao subgênero Sarbecovírus, da família Coronaviridae, configurando-se como o sétimo coronavírus a infectar seres humanos.

D A transmissibilidade do SARS-CoV-2 ocorre facilmente entre profissionais de saúde expostos a procedimentos médicos que gerem aerossóis, independentemente de eles estarem usando máscaras do tipo N95 ou PFF2.

Questão 38

Em relação às medidas de prevenção de infecção em cateter central de inserção periférica (PICC), assinale a opção correta.

A Após a cicatrização do óstio, que dura em média duas semanas, deve-se manter o sítio de inserção descoberto.

B A degermação e a antissepsia com gluconato de clorexidina devem ser feitas rotineiramente para a manutenção do cateter, o qual deverá ser substituído após cinco dias de uso.

C Devido ao risco elevado de infecção, o PICC não deve ser utilizado em pacientes neonatais e pediátricos.

D Para a inserção, é necessária a adoção de precauções de barreira máxima, que incluem uso de gorro, máscara, luvas estéreis, avental estéril e campo ampliado estéril.

Questão 39

No cuidado com recém-nascidos em fototerapia, deve-se

A utilizar fototerapia reversa com seis a oito tubos paralelos fluorescentes abaixo do recém-nascido, para menores de 1.500 g.

B realizar proteção ocular utilizando gaze e fita adesiva.

C manter equipos e extensores de soluções lipídicas desprotegidos para melhor exposição à luz e diminuição da viscosidade infundida.

D aumentar a oferta hídrica em decorrência da elevação de perdas insensíveis, ao se utilizar lâmpada fluorescente.

(7)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021

Questão 40

Um paciente adulto chegou não responsivo e com respiração anormal para atendimento no setor de emergência de um hospital. Seu pulso não foi detectado e as manobras de ressuscitação cardiorrespiratórias foram iniciadas, instalando-se rapidamente o monitor com desfibrilador.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

A No caso de fibrilação ventricular, aplica-se o choque mantendo manobras de ressuscitação por mais dois minutos.

Se esse mesmo ritmo permanecer, novo choque deverá ser aplicado.

B Se for constada assistolia, deve-se aplicar o choque mantendo manobras por mais de cinco minutos, revertendo para fibrilação atrial, utilizando-se atropina venosa.

C Se for constado ritmo sinusal, deve-se aplicar lidocaína na dose de 1 mg/kg e manter manobra na taxa de 30:2 (compressão/ventilação).

D No caso de ausência de atividade elétrica, deve-se aplicar o choque com carga inicial de 100 J. Se o ritmo permanecer, é recomendado administrar amiodarona.

Questão 41

Com relação à assistência à gestante e à puérpera com covid-19, assinale a opção correta.

A Gestantes com quadro moderado de covid-19, que não apresentem sangramentos ou diminuição na contagem de plaquetas, podem receber anticoagulação profilática, com heparina não fracionada ou heparina de baixo peso molecular.

B É contraindicada a posição prona em gestantes com covid-19, pois há comprovação de dificuldade ventilatória materna e de riscos ao feto.

C A amamentação deve ser suspensa quando a mulher for diagnosticada com covid-19.

D Em caso de diagnóstico confirmado de covid-19, deve-se realizar cesariana, sendo contraindicado o parto normal.

Caso clínico 1A2

Um homem de 62 anos de idade está sendo acompanhado no ambulatório de estomaterapia para tratamento de lesão em membro inferior esquerdo (MIE). O paciente é fumante de longa data, hipertenso e tem dislipidemia. Ele informou ter hábito de sono regular, sem queixas, possuir doença arterial obstrutiva periférica diagnosticada há um ano e lesão no MIE há um ano e dois meses. O paciente apresenta quadro de dor na lesão, classificada como 7 pontos na escala até 10. Ele informou que a dor está presente desde o início da doença, mas que se agravou na última semana. O paciente possui, ainda, lesão arterial em MIE, que se localiza na região pré-tibial, circular, com área atual de 2,0 cm2, profunda parcial (até subcutâneo), hipocorada, não infectada, com tecido necrótico seco estável aderido em toda extensão, ausência de pelos na região perilesional, sem exudato, sem odor desagradável, pododáctilo esquerdo cianótico, e pulsos femoral, poplíteo e tibial ausentes (apenas em MIE). Apresenta marcha claudicante, índice de pressão tornozelo-braço (ITB) de 0,45 à esquerda e de 1,0 à direita. Seu número de hemácias está diminuído. O paciente exibe expressão facial de dor no momento do curativo.

Questão 42

Considerando o caso clínico 1A2, o planejamento da assistência no caso apresentado e os sistemas de classificação — classificação de diagnósticos (NANDA-I), de intervenções (NIC) e de resultados (NOC) —, assinale a opção correta.

A O diagnóstico de dor aguda está presente, sendo evidenciada pelo agente lesivo, relacionada ao autorrelato da intensidade usando escala padronizada de dor e expressão facial de dor.

B Deve-se formular o diagnóstico de integridade tissular prejudicada, devido à circulação prejudicada, caracterizada pelo dano tecidual.

C Deve-se intervir com ações na assistência para o ganho de peso, conforme a NIC, pois o diagnóstico de nutrição desequilibrada menor do que as necessidades corporais deve ser elaborado.

D Considerando a NOC, são resultados a serem traçados:

controle dos aspectos ambientais, auxílio na locomoção (uso de dispositivos auxiliares) e controle da dor com administração de analgésicos.

Questão 43

Ainda com relação ao caso clínico 1A2, para o cuidado da lesão arterial, recomenda-se

A uso da Bota de Unna.

B limpeza com solução fisiológica 0,9%, mantendo a ferida protegida, o membro aquecido e, até a determinação completa do estado de perfusão, não fazer desbridamento cirúrgico.

C uso de cobertura primária à base de alginato de cálcio, cobertura secundária com gazes e compressão com meia elástica.

D limpeza com líquido de Dakin, seguida de cobertura com sulfadiazina de prata e carvão ativado.

Espaço livre

(8)

CEBRASPE – COREN/SE – Edital: 2021

Questão 44

No período pós-operatório, o paciente está suscetível a complicações de várias ordens e, em especial, à trombose venosa profunda (TVP). Assinale a opção que apresenta o tratamento profilático instituído para paciente pós-operatório de cirurgia abdominal com múltiplos fatores de risco.

A Compressão pneumática externa intermitente e meias elásticas em combinação com heparina de baixo peso molecular, como a enoxaparina.

B Elevação dos membros inferiores e agentes fibrinolíticos, a exemplo da varfarina injetável.

C Uso de coxim na região poplítea, mantendo as pernas fletidas, e uso de bolsas de calor alternadas com frio na panturrilha.

D Estímulo à permanência do paciente no leito e incentivo a deixar suas pernas pendentes na cama, para melhorar a circulação.

Questão 45

A respeito dos referenciais teóricos de enfermagem, assinale a opção correta.

A Os metaparadigmas, ou teorias do conhecimento da enfermagem, representam o empírico, o intuitivo, o estético e o moral ou ético.

B A teoria do portão de controle da dor foi desenvolvida por Martha Rogers.

C As teorias de médio alcance representam teorias específicas a uma situação e limitam a abordagem a determinadas populações ou pacientes.

D O modelo de Betty Neuman é conhecido como de autocuidado.

Questão 46

O sistema formado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pelos conselhos regionais de enfermagem (COREN) é

A uma organização da sociedade civil de interesse público.

B uma fundação.

C uma autarquia.

D um conjunto de associações sem fins econômicos.

Questão 47

De acordo com a legislação vigente, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe

A deve manter o número de conselheiros que o Conselho Federal de Enfermagem fixar.

B precisa repassar um quinto do valor arrecadado com anuidades ao Conselho Federal de Enfermagem.

C pode transferir sua sede para o município de São Cristóvão, limítrofe a Aracaju.

D pode ter um membro de nacionalidade estrangeira, desde que haja alteração em seu regimento interno.

Questão 48

Com base na legislação nacional que regulamenta o exercício da enfermagem, é correto afirmar que

A entidades de direito privado que mantenham atividades de formação de recursos humanos em enfermagem devem se registrar no Conselho Regional de Enfermagem local.

B enfermeiros podem participar de projetos de construção de unidades de internação.

C apenas enfermeiros podem coordenar cursos para formação de recursos humanos em enfermagem.

D titulares de diplomas estrangeiros em enfermagem, ainda que revalidados no Brasil, não podem ser considerados enfermeiros.

Questão 49

De acordo com os dispositivos que regulam direitos e obrigações de profissionais de enfermagem, é correto afirmar que é

A dever profissional participar em movimentos reivindicatórios da categoria.

B permitido delegar a acompanhantes dos pacientes atribuições de profissionais de enfermagem em alguns casos de atenção domiciliar.

C facultado ao profissional comunicar externamente caso de violência contra idoso.

D obrigatório ao profissional identificar as instituições envolvidas quando publicar resultados de suas pesquisas.

Questão 50

Considere que uma enfermeira fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe tenha observado cada uma das quatro situações mencionadas nas opções a seguir. Assinale a opção que corresponde à situação que representa infração aos parâmetros mínimos de quantitativo de profissionais das diferentes categorias de enfermagem para serviços de enfermagem, o que requer a ação da enfermeira fiscal.

A Unidade de cuidados intermediários com um terço dos profissionais de enfermagem sendo enfermeiros.

B Unidade de hemodiálise convencional com um profissional de enfermagem para cada três pacientes.

C UTI psiquiátrica com o mesmo cálculo e quantitativo de profissionais de enfermagem exigido em uma UTI convencional.

D Centro de diagnóstico por imagem, com setor de mamografias e raios X convencionais sem enfermeiros dedicados, havendo apenas convocação do enfermeiro do centro em momentos de urgência, de emergência e de supervisão dos técnicos de enfermagem.

Espaço livre

Referências

Documentos relacionados

B os problemas atraídos pelo melhor olho, mesmo não sendo imaginários, provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco.. C os problemas atraídos pelo melhor

Não se trata de usar a tecnologia para automatizar e otimizar processos em uma estrutura “robotizada”, mas de ampliar o uso de ferramentas que humanizem as relações a

6 A correção gramatical do texto seria prejudicada caso, no trecho “se vive” (segundo período do primeiro parágrafo), a forma pronominal “se” fosse deslocada para

Tendo como referência inicial o texto precedente e considerando as competências e as habilidades propostas pelo Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) com relação ao

( ) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua

6 A correção gramatical do texto seria prejudicada caso, no trecho “se vive” (segundo período do primeiro parágrafo), a forma pronominal “se” fosse deslocada para

No que se refere às ideias, aos sentidos e às construções linguísticas do texto precedente, assim como a sua tipologia, julgue os itens a seguir.. 10 No texto,

Considerando essa situação hipotética e os termos previstos pelo Código de Processo Civil, assinale a opção correta. A Alexandre e Felipe serão atingidos pelos efeitos da