• Nenhum resultado encontrado

Geografia. Exercícios sobre Israel e Palestina. Exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Geografia. Exercícios sobre Israel e Palestina. Exercícios"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exercícios sobre Israel e Palestina

Exercícios

1.

Observe o mapa a seguir, que representa uma área do Oriente Médio, onde ocorrem grandes tensões geopolíticas.

MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Projeto de Ensino de Geografia: natureza, tecnologias e sociedade. S P: Moderna, 2000.

p. 277. [Adaptado]

As áreas destacadas no mapa correspondem à:

a) Cisjordânia e à Península do Sinai, territórios devolvidos aos palestinos após a Guerra do Canal de Suez, em 1956.

b) Faixa de Gaza e às Colinas de Golã, territórios anexados ao Estado de Israel após a Guerra da Partilha, em 1948.

c) Cisjordânia e à Faixa de Gaza, territórios anexados ao Estado de Israel após a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

d) Península do Sinai e às Colinas de Golã, territórios devolvidos aos palestinos após a Guerra do Yom Kippur, em 1973.

(2)

2.

Ao analisarmos os conflitos ocorridos na Palestina observamos que os dois lados do conflito possuem razões que aparentemente justificam os ataques e conflitos que já duram décadas e não possui uma solução imediata esperada.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.

b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu mais uma guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.

d) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao conflito árabe-israelense ocorrido nos anos 90.

e) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de meados da década de 40 e aprovada pela ONU.

3.

Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967.

Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:

a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.

b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.

c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.

d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

e) O contexto remete a defesa do Estado Palestino que foi criado desde a saída do povo judeu, conhecida como diáspora, e agora tem sua autonomia contestada por países europeus e o Egito.

(3)

4.

TEXTO I

Se a história moderna do Oriente Médio ensina alguma coisa, é que uma paz mal concebida pode originar problemas fatais...

("JORNAL DO BRASIL”)

TEXTO II

Apinhado de gente ansiosa em busca de parentes desaparecidos e jovens enfurecidos, que recebiam as ambulâncias aos gritos de "Deus é grande", o hospital de Ramalah, cidade vizinha de Jerusalém, revivia o clima dos dias mais violentos da intifada. A realidade, contudo era bem diferente. A entrada da polícia de Arafat em confronto aberto com o Exército de Israel estabeleceu uma nova realidade na difícil convivência entre palestinos e israelenses...

(Revista "VEJA”)

A leitura dos textos I e II nos leva à conclusão de que Israel e a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) vivem o paradoxo de terem celebrado um acordo de paz, sem, no entanto, chegarem a uma efetiva e pacífica convivência.

Essa situação contraditória por que passa o processo de paz entre israelenses e palestinos está diretamente relacionada ao equacionamento da seguinte questão fundamental:

a) oposição norte-americana à pacificação do Oriente Médio b) manutenção da OLP sob o comando de grupos fundamentalistas c) implantação de novas colônias judaicas na Cisjordânia Ocupada

d) concessão de autonomia administrativa aos palestinos de Jerusalém e Golan.

e) a paz finalmente alcançada na região.

(4)

5.

Sobre o assunto abordado na notícia a seguir, analise as seguintes afirmativas:

Centenas de palestinos tentam atravessar a fronteira entre Israel e Síria

(Fonte: Exame.com)

I. O confronto entre israelitas e palestinos envolve questões geopolíticas complexas, relacionadas à posse de territórios. Os palestinos reivindicam um Estado próprio e soberano.

II. Os Estados Unidos se posicionam como mediadores de uma possível solução em que Israel possa existir pacificamente com um novo Estado palestino, criado nos territórios da Síria e do Iraque.

III. O plano de Partilha da Palestina foi aprovado em 1945, tendo o território judeu sido reconhecido em 1946, quando a criação do Estado da Palestina e do Estado de Israel foi oficialmente instituída.

IV. Com a derrota da guerra de 1945, cerca de meio milhão de judeus e palestinos foram obrigados a deixar a terra onde viviam para se refugiarem na Arábia Saudita e na Síria.

Está CORRETO o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) III e IV.

e) I, II, III e IV.

6.

O aumento do número de mortes de soldados das forças de ocupação do Iraque, mesmo após o anúncio do final da guerra pelo governo dos Estados Unidos, deve-se à:

a) Participação tardia da Rússia, que procurou salvaguardar seus interesses geopolíticos na região.

b) Reação da população iraquiana, que não aceita a presença de estrangeiros no país.

c) Redução do efetivo militar norte-americano para cortar as despesas com a ocupação.

(5)

Gabarito

1. C

As áreas destacadas no mapa correspondem à Cisjordânia e à Faixa de Gaza, ambos territórios anexados por Israel durante a Guerra dos Seis Dias (1967). Tais territórios eram controlados por Jordânia e Egito, respectivamente. Hoje, tais territórios foram devolvidos aos palestinos, pois ainda são monitorados ou policiados por Israel.

2. B

Em 1967, contrários à criação do Estado de Israel, Egito, Síria, Jordânia e Iraque preparavam um ataque contra Israel. Porém, antecipando o conflito, a força aérea israelense lançou um ataque preventivo ao Egito, iniciando, assim, a Guerra dos Seis Dias. Em apenas seis dias, os israelenses conquistaram uma grande vitória, com o domínio da Faixa de Gaza, da Península do Sinai (Egito), das Colinas de Golã (Síria), de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia (Jordânia). Mesmo com a resolução posterior da ONU, em que Israel deveria devolver tais territórios, esses continuaram sob domínio israelense por um bom tempo e foram utilizados para barganhar o reconhecimento de seu Estado na região.

3. C

A Guerra dos Seis Dias foi um dos mais importantes conflitos para os israelenses, pois significou a anexação de diversos territórios. Sobre a alternativa A, é importante pontuar que o Estado da Palestina não estava formado, mas buscando se consolidar nos períodos pós-imperialistas. A Palestina não conseguiu se formar enquanto um Estado livre. Já a alternativa B, coloca como centro do conflito a questão do petróleo, o que não é verídico. Sobre a alternativa D, o Estado Israelense é sim reconhecido pela União Europeia. O Estado Palestino, até hoje, não conseguiu ter sua autonomia, o que torna a alternativa E incorreta.

4. C

A contínua ocupação de colonos judeus na Cisjordânia determina uma das grandes dificuldades de reafirmação do acordo entre judeus e palestinos. Não existe oposição norte-americana à pacificação no Oriente Médio. Atualmente, a OLP é comandada por grupos moderados que reconhecem a existência do Estado de Israel. E Jerusalém continua sob domínio total dos israelenses.

5. A

O item I é o único correto. O histórico conflito entre israelitas e palestinos, se deve, entre outras razões (religiosas, culturais...), à disputa territorial, em que ambos os grupos disputam uma mesma área, a Palestina, para torná-la seu território, o que se desdobra em inúmeros conflitos.

(6)

6. B

O conflito no Iraque se estende até a atualidade, originando, inclusive, o grupo Estado Islâmico. A resistência da população iraquiana desde a derrota para os Estados Unidos na Segunda Guerra do Golfo se deve ao caráter de domínio estrangeiro, acentuado após a invasão norte-americana no país decorrente do dos atentados de 11 de setembro. Assim, observa-se a ação de grupos muçulmanos que não aceitam a presença de estrangeiros no país.

Referências

Documentos relacionados

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

PARÁGRAFO QUARTO - Quando da efetivação do pagamento, será consultado os documentos comprobatórios de situação regular em relação à Seguridade Social, Fundo de

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)