• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte CAMPUS NATAL - CIDADE ALTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte CAMPUS NATAL - CIDADE ALTA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte CAMPUS NATAL - CIDADE ALTA

Avenida Rio Branco, 743, Cidade Alta, 240810205, NATAL / RN, CEP 59025-002 Fone: (84) 4005-0951

EDITAL Nº 46/2019 - DG/CAL/RE/IFRN 22 de outubro de 2019

SELEÇÃO PARA OFICINAS DE ARTE E CULTURA NO IFRN CAMPUS NATAL – CIDADE-ALTA 2020

O Diretor Geral do Campus Natal – Cidade Alta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, delegadas através Portaria nº 1.314/2019-RE/IFRN, de 29 de agosto de 2019, publicada no Diário Oficial da União de 30 de agosto de 2019, torna público o Edital de seleção para oficinas de arte e cultura no IFRN Campus Natal – Cidade Alta.

1. OBJETIVO

1.1. Esta chamada pública tem como objetivos:

a) Fomentar a produção cultural local por meio do incentivo à criação de novas propostas culturais pelos artistas da cidade;

b) Repensar a ocupação do espaço público por meio da arte, estimulando uma nova compreensão da população acerca da apropriação dos espaços urbanos;

c) Contribuir para o fortalecimento do cenário artístico-cultural do Rio Grande do Norte;

d) Possibilitar a criação de produtos e reflexões sobre arte e cultura, bem como a fruição; experimentação; pesquisa artístico-cultural e a execução de apresentações/espetáculos em ações culturais do IFRN;

e) Promover, quando oportuno, a participação de artistas ou grupos nos eventos culturais do Campus Natal – Cidade Alta.

2. OBJETO

2.1. Constitui-se objeto deste edital a seleção de 5 (cinco) propostas de oficinas de arte e cultura a serem desenvolvidas no IFRN Campus Natal – Cidade Alta. As atividades devem contemplar o fomento à dinâmica de criação, produção, circulação, formação e fruição cultural, envolvendo prioritariamente artistas, grupos, companhias e coletivos do Rio Grande do Norte. Os proponentes atuarão de forma voluntária (sem remuneração), conforme Portaria n°

189/2018 que regulamenta a atuação do colaborador voluntário no IFRN.

2.1.1. Se enquadram na categoria oficinas de arte e cultura: propostas de transmissão de conhecimento, capacitação e formação com ênfase em qualquer linguagem artística ou manifestação cultural, com até 4 (quatro) horas semanais de duração, sendo que as propostas devem somar no mínimo 16 (dezesseis) horas e no máximo 48 (quarenta e oito) horas totais por módulo. Cada proposta de oficina pode conter até 3 (três) módulos.

2.2. Estarão disponíveis as seguintes salas de artes dentro do Campus:

a) Sala de dança: sala com capacidade para 25 (vinte e cinco) pessoas, piso de cimento, com parte coberto por linóleo, espelho, barra, aparelho de som e ar condicionado.

b) Sala de teatro: sala com capacidade para 20 (vinte) pessoas, piso de madeira e espelho.

c) Sala de música: sala com capacidade para 15 (quinze) pessoas, piso de madeira, quadro branco e ar condicionado.

d) Ateliê de artes visuais: sala com capacidade para 20 (vinte) pessoas, piso de madeira, bancadas amplas para trabalhos manuais e pia.

2.3. O conjunto das atividades propostas no programa de ocupação deve atender aos objetivos deste edital e poderá contemplar múltiplas linguagens artísticas e distintas manifestações culturais.

3. INSCRIÇÃO DAS PROPOSTAS

3.1. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 22 de outubro a 22 de novembro de 2019.

(2)

3.2. As propostas de que tratam o presente Edital deverão ser inscritas exclusivamente on-line por meio do e-mail:

inscricoesnuartecal@gmail.com.

3.3. Todos os proponentes deverão enviar por e-mail os seguintes documentos:

a) Plano de trabalho, totalmente preenchido com as informações solicitadas (Anexo 1 deste Edital);

b) Formulário de desenvolvimento de serviço voluntário (Anexo 2 deste Edital);

c) Cópia legível de documento oficial com foto (RG, CNH ou Passaporte);

d) Cópia do CPF;

e) Cópia de comprovante de residência;

f) Currículo do proponente e dos principais envolvidos no projeto;

g) Portfólio digital (em formato pdf), contendo informações sobre a atuação artística (links de vídeos, recortes de reportagens, shows, participação em eventos culturais e demais registros artísticos que julgar importante).

3.4. Os proponentes são responsáveis pela veracidade das informações e documentos encaminhados, isentando o Campus Natal – Cidade Alta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte de qualquer responsabilidade civil ou penal.

3.5. Eventuais irregularidades na documentação e informações enviadas no ato da inscrição, constatadas a qualquer tempo, implicarão a inabilitação ou desclassificação do proponente.

3.6. O proponente deverá preencher todas as informações contidas nos formulários, estando sujeito à desclassificação caso estejam incompletas ou não sejam verídicas.

3.8. O ato de inscrição implica a plena aceitação, por parte do proponente, dos termos contidos neste Edital.

4. CRONOGRAMA

Quadro 1 – Cronograma de eventos do Edital

Evento Data/período

Lançamento do Edital. 22/10/2019

Período de inscrições das propostas por e-mail. 22/10/2019 a 22/11/2019

Divulgação das propostas habilitadas pelo site do IFRN Campus Natal – Cidade Alta.

26/11/2019

Seleção das propostas pela Comissão avaliadora. 27/11/2019 a 09/12/2019

Entrevistas (fase de escuta) pela Comissão avaliadora. Até 13/12/2019 Divulgação do resultado parcial da seleção pelo site do IFRN

Campus Natal – Cidade Alta.

Até 17/12/2019 Interposição de recurso referente à fase de seleção via e-mail. Até dia 19/12/2019 Análise do recurso pela Comissão Avaliadora. Até dia 23/12/2019 Divulgação do resultado final da seleção pelo site do IFRN

Campus Natal – Cidade Alta.

Até dia 27/12/2019

Início das atividades. Dia 10/02/2020

5. PERÍODO DE VIGÊNCIA DO EDITAL

5.1. O período de vigência deste edital para as propostas de ocupação artístico-cultural vai de fevereiro de 2020 a dezembro de 2020, respeitando o calendário acadêmico do Campus Natal – Cidade Alta, bem como eventuais suspensões de funcionamento por qualquer motivo julgado pertinente pela Direção Geral do Campus.

6. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

6.1. Poderão participar desta chamada pública propostas apresentadas por pessoa física.

6.2. Os proponentes poderão inscrever mais de uma proposta. No entanto, será contemplada apenas uma proposta de cada proponente para este edital.

6.3. A proposta inscrita no início do ano será válida até o encerramento desta chamada pública, não havendo necessidade de reenviá-la caso haja desistência do proponente em colocação anterior.

7. RESPONSABILIDADES E CONTRAPARTIDAS DO IFRN E DOS SELECIONADOS

(3)

7.1. O Campus Natal – Cidade Alta disponibilizará as suas salas de artes para a realização das atividades previstas no projeto e arcará com as despesas de manutenção de custeio básico do equipamento, como serviços de limpeza, segurança armada durante o período da noite, guarda patrimonial durante o dia, fornecimento de água, energia e Internet.

7.2. As propostas inscritas neste edital estarão sob a coordenação do Núcleo de Arte e serão acompanhadas em conjunto com a Coordenação de Extensão, ambos pertencentes ao Campus Natal – Cidade Alta.

7.3. A coordenação do Núcleo de Arte poderá realizar atividades extras ao programa de ocupação selecionado neste edital e, quando necessário, realizará ajustes em comum com o proponente da proposta, sem prejuízo da programação prevista no edital.

7.4. Caberá aos selecionados o cumprimento dos horários propostos e acordados no início das atividades sob pena de suspensão temporária da oficina em um primeiro momento e, caso o problema persista, a suspensão do Termo de Compromisso (documento assinado no início das atividades, após a finalização da seleção). Para qualquer eventual mudança ou impossibilidade de comparecimento, o proponente e/ou responsável deverá entrar em contato com a equipe do Núcleo de Arte.

7.5. O mau uso ou uso indevido dos espaços e estruturas oferecidas pelo IFRN acarretará na suspensão temporária das oficinas em um primeiro momento e, caso o problema persista, a suspensão do Termo de Compromisso (documento assinado no início das atividades, após a finalização da seleção).

8. AVALIAÇÃO

8.1. A avaliação das propostas inscritas será feita em quatro fases: habilitação, classificação, escuta e seleção.

8.2. A habilitação será realizada pela Comissão de Trabalho do Edital.

8.3. As fases de classificação, escuta e seleção serão realizadas pela Comissão de Avaliação composta por 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) servidores do IFRN das áreas de Arte, Cultura e/ou afins e 2 (dois) profissionais externos com experiência na área de Arte, Cultura e/ou de Projetos Culturais. A depender do volume de inscrições, a Comissão de Trabalho do Edital poderá indicar um coordenador para a Comissão de Avaliação.

8.4. Nenhum membro da Comissão de Avaliação será remunerado para este fim

9. FASE DE HABILITAÇÃO

9.1. Na fase de habilitação, a Comissão de Trabalho do Edital verificará se os formulários e documentos apresentados no ato da inscrição estão de acordo com todas as normas e exigências estabelecidas neste edital.

9.2. Os proponentes terão suas inscrições inabilitadas quando:

a) entregarem ou postarem a proposta fora do período de inscrições;

b) não apresentarem os documentos, formulários e demais materiais exigidos no item 3.3.;

c) apresentarem os formulários com preenchimento incompleto, rasurado ou ilegível; e/ou d) não se enquadrarem nas condições descritas no item 6.1.

9.3. O resultado da fase de habilitação será publicado no site do IFRN, no endereço eletrônico http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcidadealta e nas redes sociais do Núcleo de Arte (https://www.facebook.com/nuarte.cal/ e https://www.instagram.com/nuarte.cal/) do Campus Natal - Cidade Alta.

9.4. Caberá pedido de recurso contra a fase de habilitação, por meio do preenchimento do Formulário de Apresentação de Recurso (Anexo 3), enviado no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da publicação do resultado da referida fase para o e-mail inscricoesnuartecal@gmail.com.

9.4.1. O recurso que tenha por finalidade encaminhar documentos, formulários e materiais que não foram entregues no prazo de inscrição será automaticamente indeferido.

9.5. A habilitação caracteriza-se como fase eliminatória.

10. FASE DE CLASSIFICAÇÃO

10.1. Na fase de classificação, as propostas aprovadas na fase de habilitação serão distribuídas entre os pareceristas para avaliação individual. Cada proposta será avaliada por, no mínimo, 3 (três) pareceristas.

10.2. Cada parecerista atribuirá às propostas notas que variam entre 0 e 100 pontos, de acordo com os seguintes critérios:

Quadro 2 – Critérios de avaliação das propostas na fase de Classificação

CRÍTÉRIOS PONTUAÇAO

1. Apresenta clareza e coerência na proposta enviada, com

seus objetivos e resultados de fácil entendimento. 00 a 15 2. Apresenta coerência com os objetivos deste edital. 00 a 10 3. Apresenta originalidade e singularidade no

desenvolvimento de linguagens e processos relativos à 00 a 15

(4)

cultura, à arte, à comunicação e ao conhecimento.

4. Apresenta capacidade de promover transformações locais e gerar impactos socioculturais positivos no âmbito local.

00 a 15 5. O proponente apresenta histórico na realização de ações

de natureza similar e/ou demonstra capacidade técnica para execução da proposta (comprovada por meio de portfólio digital).

00 a 15

6. Promove a democratização do acesso a bens e serviços nos campos da cultura, da arte, da comunicação e/ou do conhecimento.

00 a 15

7. Promove a diversidade cultural do Rio Grande do Norte. 00 a 15

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 100

10.3. A nota da fase de classificação será definida pela média aritmética das notas atribuídas pelos pareceristas.

10.4. Serão consideradas classificadas as propostas que apresentarem nota média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. As demais serão desclassificadas.

10.5. A relação das propostas classificadas será publicada no site do IFRN, no endereço eletrônico http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcidadealta e nas redes sociais do Núcleo de Arte (https://www.facebook.com/nuarte.cal/ e https://www.instagram.com/nuarte.cal/) do Campus Natal - Cidade Alta.

11. FASE DE ESCUTA

11.1. A fase de escuta consiste em encontro presencial entre, pelo menos, 2 (dois) membros da Comissão de Avaliação e os proponentes. Na ocasião, os proponentes poderão relatar oralmente suas ideias para a ocupação e responder aos questionamentos da Comissão.

11.2. Participarão da fase de escuta no máximo 15 (quinze) propostas classificadas.

11.2.1. No caso de empate da nota de classificação, serão chamadas para a fase de escuta as propostas que tenham maior pontuação sucessivamente nos critérios 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 constantes no item 10.2

11.2.2. Mesmo que o número de propostas classificadas não alcance os quantitativos máximos referidos no item 10.4.

em nenhuma hipótese serão chamadas para a fase de escuta propostas desclassificadas.

11.3. A relação das propostas chamadas para fase de escuta será publicada, no site do IFRN, no endereço eletrônico http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcidadealta e nas redes sociais do Núcleo de Arte (https://www.facebook.com/nuarte.cal/ e https://www.instagram.com/nuarte.cal/) do Campus Natal - Cidade Alta, juntamente com a indicação de data, horário e local em que serão realizados os encontros presenciais.

11.4. Nos encontros presenciais, cada proposta poderá ser representada por até 2 (duas) pessoas, sendo necessariamente 1 (uma) delas o proponente.

11.4.1. Caso o proponente encontre-se impossibilitado de comparecer na data e local agendados, poderá ser substituído, desde que o substituto porte, no encontro com a Comissão de Avaliação, a Declaração de Substituição (Anexo 4) assinada pelo proponente impossibilitado de comparecer.

11.4.2. As propostas chamadas para a fase de escuta cujos proponentes não comparecerem ao encontro presencial e não enviarem substitutos serão desconsideradas na fase de seleção.

11.5. Os encontros da fase de escuta estão abertos à presença, como ouvinte, de qualquer interessado.

11.6. Os membros da Comissão de Avaliação presentes no encontro conferirão, coletivamente, pontuação às propostas, de acordo com os seguintes critérios:

Quadro 3 – Critérios de avaliação das propostas na fase de Escuta

CRÍTÉRIOS PONTUAÇAO

1. Apresenta viabilidade técnica de execução da proposta em relação aos espaços e equipamentos disponibilizados pelo IFRN, Campus Natal - Cidade Alta.

00 a 15 2. Articula redes locais, incentiva relações de troca,

cooperação entre grupos e/ou geração de renda. 00 a 15 3. O proponente demonstra vínculo com a cultura do Rio

Grande do Norte. 00 a 10

4. Os espaços e serviços disponibilizados pelos Campus Natal Cidade Alta são importantes para o desenvolvimento e/ou aprimoramento da ação.

00 a 10

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 50

11.7. A fase de escuta caracteriza-se como fase classificatória.

12. SELEÇÃO

12.1. A consolidação da lista dos selecionados será definida pela soma das notas das fases de classificação e de escuta, de acordo com ordem decrescente de pontuação.

12.2. No caso de empate das notas, serão selecionadas as propostas que obtiverem maior pontuação sucessivamente nos critérios 1, 2, 3, 4 constantes no item 11.6.

12.3. Será definida uma lista de propostas suplentes, de acordo com ordem decrescente de pontuação. Para a

(5)

composição desta lista, só serão consideradas as propostas chamadas para a fase de escuta.

12.4. As listas das propostas selecionadas e suplentes serão publicadas no site do IFRN, no endereço eletrônico http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcidadealta e nas redes sociais do Núcleo de Arte (https://www.facebook.com/nuarte.cal/ e https://www.instagram.com/nuarte.cal/) do Campus Natal - Cidade Alta.

12.5. Caberá pedido de recurso do resultado da seleção, por meio do preenchimento do Formulário de Apresentação de Recurso (Anexo 3), enviado para o e-mail inscricoesnuartecal@gmail.com no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da publicação do resultado desta fase.

12.6. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Avaliação.

12.7. Após a análise dos recursos, o resultado da seleção será homologado por meio de criação de portaria e publicação no site do IFRN, no endereço eletrônico http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcidadealta e nas redes sociais do Núcleo de Arte (https://www.facebook.com/nuarte.cal/ e https://www.instagram.com/nuarte.cal/) do Campus Natal - Cidade Alta.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A definição dos dias, horários e salas destinados a cada proposta selecionada será realizada após a divulgação do resultado final, em reunião específica para esse fim, levando em consideração a solicitação dos horários, carga horária e natureza da proposta, preenchidos no formulário de inscrição.

13.2. Caso não seja possível adequar a utilização do espaço de acordo com o que foi solicitado, serão apresentados outros dias e horários. Se não for possível a adequação da proposta selecionada aos novos dias e horários apresentados, a disponibilidade será oferecida à proposta inscrita que estiver em classificação seguinte.

13.3. Os direitos autorais e de imagem dos resultados produzidos no âmbito das propostas selecionadas serão de propriedade dos autores envolvidos. O Núcleo de Arte e a Coordenação de Extensão do Campus Natal – Cidade Alta ficam isentas de responsabilidades sobre fatos decorrentes do uso indevido ou sem autorização de imagens e/ou obras de terceiros, respondendo por isso, exclusivamente, o proponente da proposta, nos termos da legislação específica.

13.4. O IFRN Campus Natal – Cidade Alta terá direito à utilização de imagens, de créditos e das contrapartidas referidas neste Edital em apresentação de trabalhos, publicidade institucional, palestras, entrevistas e outros eventos de interesse do IFRN, desde que sem finalidade lucrativa e fazendo referência aos créditos das obras.

13.5. Esclarecimentos acerca do conteúdo desta Chamada Pública poderão ser obtidos por meio do e-mail:

inscricoesnuartecal@gmail.com.

13.6. Será de responsabilidade da Comissão de Trabalho do Edital decidir sobre matérias, casos fortuitos ou itens, não constantes neste edital, que porventura venham ocorrer na seleção de trabalhos ou no decorrer do processo.

_(assinado eletronicamente por)_

Carlos Eduardo Campos Freire

Matrícula 1721493 Diretor Geral IFRN/Campus Natal - Cidade

Alta

_(assinado eletronicamente por)_

Jayr Alencar Lima Matrícula 1825640 Coordenador de Extensão IFRN/Campus Natal - Cidade

Alta

_(assinado eletronicamente por)_

Nara da Cunha Pessoa Matrícula 1814577 Coordenadora do Núcleo de

Arte

IFRN/Campus Natal – Cidade Alta

(6)

ANEXOS

ANEXO 1 – PLANO DE TRABALHO PARA OFICINAS DE ARTE

ANEXO 2 – FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO ANEXO 3 – FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE RECURSO

ANEXO 4 – DECLARAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO

Código Verificador:

Código de Autenticação:

Documento assinado eletronicamente por:

Carlos Eduardo Campos Freire, DIRETOR GERAL - CD2 - DG/CAL, em 22/10/2019 13:22:51.

Nara da Cunha Pessoa, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em 22/10/2019 14:04:24.

Jayr Alencar Lima, COORDENADOR - FG1 - COEX/CAL, em 22/10/2019 14:20:18.

Este documento foi emitido pelo SUAP em 21/10/2019. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suap.ifrn.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:

154433 dbf5b64af2

Referências

Documentos relacionados

Assim, o pronome “os” (3ª pessoa do plural) fica com a forma idêntica ao pronome “nos” (1ª pessoa do plural). Já O Popular, ao citar secamente o nome “Diana”,

Introdução Objetivo Metodologia Resultados Discussão Conclusões Trabalhos futuros.

Os artigos científicos são um meio de divulgação de conhecimento científico (MUELLER; PERUCCHI, 2014) e, mesmo com um número considerável de artigos encontrados nessas bases

O Diretor-Geral Pro Tempore em Exercício do Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando de

Constatamos que a gestão tributária deve ser adotada como meio de fomentar arrecadação de impostos, e que no caso do município de Buritis – MG, até não ser realizado

A Diretora-Geral do ​ Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando de suas atribuições legais

A Diretora-Geral do Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando de suas atribuições

O Diretor-Geral do Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando das atribuições que lhe confere a