• Nenhum resultado encontrado

GABARITO DA APOSTILA 3 Aulas 17 a 25 Gramática Extensivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO DA APOSTILA 3 Aulas 17 a 25 Gramática Extensivo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GABARITO DA APOSTILA 3 – Aulas 17 a 25 – Gramática – Extensivo

Aula 17 – Funções do pronome “SE”

1. E 2. C 3. I. A II. B III. D IV. C ou D V. C ou D

4. a) A exclusão do “se” faz com que uma ação que antes se referia a um sujeito qualquer, genérico, passe a se referir apenas a um indivíduo, o causador do acidente. b) Índice de indeterminação do sujeito.

Aula 18 – Termos associados ao nome I: Adjunto adnominal X predicativo

1.

I. A II. B III. C IV. C V. A VI. B

2. D

3.

a) Objeto direto ou predicativo do sujeito.

b) A interpretação em que o médico estaria bêbado.

c) A necessidade de concordância não permitiria a ambiguidade. Caso se referisse à médica, “bêbada”, na forma feminina, não se referiria ao paciente. Na forma masculina, “bêbado” não se associaria à médica.

(2)

Aula 19 – Termos associados ao nome II: adjunto adnominal X Complemento nominal/ Aposto

1.

I. C II. B III. A IV. D

2.

I. A II. B III. A IV. B

3. D

4.

I. C II. A III. B IV. C V. B VI.A

Aula 20 – Tipos de predicado e vocativo.

1.

a) Não. Nas duas primeiras ocorrências, “andar” significa “caminhar, movimentar-se”; na terceira, “estar em determinada situação, apresentar-se de certa maneira”.

b) Classifica-se como predicativo do sujeito. c) Classifica-se como predicado nominal.

2.

I.b II.a III.c IV.b V.a VI.c

3. b

(3)

Aulas 21 e 22 – Sintaxe dos pronomes

1.

a) Ainda hoje o deixei na quitanda... b) ... não se pode contrariá-la...

2. a. eu b. mim c. eu d. mim e. mim / ti 3.

a) Mandei-o refazer o texto. b) Deixa-me ler.

4.

a) Forneceu-os. b) Cabe-lhe decidir. c) Obrigou-o a parar.

d) Bastava-lhe uma só emenda.

5) c

6) d

7)

a) A palavra “nos”.

b) Sentido 1: Nós seríamos despejados nas águas da Baía da Guanabara.

Sentido 2: Os tonéis cheios de bactérias seriam despejados nas águas da Baía da Guanabara.

c) Quando o verbo termina em “-m” ou ditongo nasal, deve aparecer um “n-” antes dos pronomes “o, a, os, as”. Ou seja, ao associar o pronome “os” a “despejam” temos

(4)

“despejam-nos”. Assim, o pronome “os” (3ª pessoa do plural) fica com a forma idêntica ao pronome “nos” (1ª pessoa do plural).

Aula 23 – Semântica I

1)

a) A intenção de cada jornal é distinta. O Correio Braziliense, jornal voltado a um público de classe mais alta, usa o tratamento “lady” (título reservado à nobreza) como demonstração de reverência à princesa e de obediência à etiqueta social. Já O Popular, ao citar secamente o nome “Diana”, demonstra preocupação contrária, de descaso pela etiqueta. Além disso, o uso do apelido “Di”, em vez de “Diana”, sugere certo grau de proximidade, que o jornal mais popular despreza.

b) Sob o ponto de vista denotativo, “bêbado” e “embriagado” têm o mesmo sentido. Mas a conotação de cada termo é francamente diferente: “bêbado” é uma palavra associada a um sentido mais depreciativo e menos polido do que “embriagado”.

2) Ele ficaria com defeitos cada vez mais graves, cada vez maiores.

Possibilidades de reescrita: “costumava ficar horas aprimorando sua técnica” ou “costumava ficar horas corrigindo seus defeitos”.

3) D

Aula 24 – Semântica II

1.

a) Não. Apenas em II “literalmente” é empregado de modo adequado. Em I, refere-se a “dança”, que, no contexto, só pode ser interpretado no sentido não literal de “ser mal sucedido”.

b) A expressão “às vezes literalmente” refere-se a “apagadas”, palavra que, no contexto, admite triplo sentido:

1) que as mulheres assassinadas; 2) que elas são inexpressivas;

3) que as mulheres chegam a ser literalmente apagadas, isto é, excluídas dos registros oficiais, suprimindo-se deles todas as referências a elas.

(5)

2) d

3) A polissemia da palavra “veículo” desencadeia no contexto uma ambiguidade, responsável pelo efeito de humor da tirinha. Na fala do garoto, tem o sentido de “meio” utilizado para a transmissão da cultura. Na fala de Mafalda, é interpretada com o sentido de “meio de locomoção” usado para o transporte da cultura.

Aula 25 – Semântica III

1) O termo “pra burro” pode ser lido como uma expressão que vale como adjunto adverbial de intensidade e que visa assim a enfatizar as qualidades do dicionário. O que produz humor é a possibilidade de outra leitura da expressão, como indicadora do leitor adequado a esse dicionário. Quebrando-se, portanto, a expectativa e gerando comicidade, chama-se a esse leitor de burro.

2. C

3.

a. Você quer café? b. Isso é café?

c) Para um falante comum, seria altamente improvável interpretar que Helga estivesse perguntando se aquilo era café. Ele, por conhecimento prático, diria apenas “sim” ou “não”. A resposta de Hagar quebra a lógica do cotidiano e, com isso, cria o efeito de humor.

Referências

Documentos relacionados

VIGILÂNCIA OSTENSIVA - 77 EMPENHO PARA COBRIR DESPESAS COM CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM FORNECIMENTO DE MÃO DE OBRA DE PROFISSIONAIS DE TERCEIRIZADOS DE VIGILÂNCIA

A) 3ª pessoa do plural, pretérito perfeito, modo indicativo. B) 3ª pessoa do singular, pretérito perfeito, modo subjuntivo. C) 3ª pessoa do plural, presente, modo indicativo. D)

( meus - pronome possessivo masculino plural / brinquedos - substantivo masculino plural).

Como o pronome you serve tanto para o singular, quanto para o plural, falantes da língua inglesa comumente utilizam you guys para se referir a mais de uma pessoa. Dessa forma, há

Receber Cristo implica num desejo de mudança de vida, uma nova atitude para com De Receber Cristo implica num desejo de mudança de vida, uma nova atitude para com De us, é deixar

Contudo, ainda são necessários cada vez mais estudos com relação às medidas de PEEP, que permanece controversa 10 , para se recrutar alvéolos já colapsados, e não apenas

Além dos casos em que ocorre com o verbo na 3ª pessoa do plural (sem que haja um referente anterior) e na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome SE (índice de indeterminação

O relógio da unidade será automatica- mente sincronizado com o dispositivo ao ativar a conexão Bluetooth via aplicativo “Music Flow Bluetooth”. Usando a unidade como um