• Nenhum resultado encontrado

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Medicina Veterinária INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA - CUML

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Medicina Veterinária INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA - CUML"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E NÍVEIS SÉRICOS DE CÁLCIO IÔNICO E PROTEÍNA TOTAL ENTRE FILHOTES ALIMENTADOS COM DIETAS COM OU SEM INCLUSÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Medicina Veterinária

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA - CUML AUTOR(ES): NATÁLIA APARECIDA LIMA DE OLIVEIRA

ORIENTADOR(ES): ROBERTA VANESSA PINHO CASALE

(2)

1. RESUMO

Está em andamento um estudo experimental do desenvolvimento físico e níveis séricos de cálcio iônico e proteína total de 2 cães da raça Husky Siberiano, que foram divididos em dois tratamentos. Um animal está sendo alimentado com dieta a base de proteínas animal e vegetal (alimento industrializado convencional), enquanto o segundo animal está sendo alimentado com dieta livre de proteína de origem animal (alimento industrializado vegetariano). Os alimentos são produtos comerciais industrializados secos super premium de adulto. Para avaliar possíveis divergências no desenvolvimento decorrentes do excesso, diminuição ou falta de nutrientes. Sendo feitas avaliações físicas periódicas juntamente com a coleta de sangue venoso, sem anticoagulante, para análise de alterações de níveis séricos de cálcio iônico (Cai) e proteína total (PT).

2. INTRODUÇÃO

De acordo com Pansieri (2018), é cada vez maior a demanda por cuidados especializados com os animais, além de produtos que atendem às características específicas de cada tutor. Os tutores de cães e gatos vem buscando cada vez mais fornecer alimentos alternativos, como: alimentação vegetariana/vegana, caseira e crus para seus pets, pois esses buscam estender a forma de alimentação adotada por eles aos seus animais (DIAS, 2018) ou ainda por terem dúvidas ou desconhecimento da interpretação dos rótulos dos alimentos e da origem das matérias-primas contidas nos rótulos (MACEDO et al., 2018).

Fontes de proteína vegetal são muitas vezes pobres em certos nutrientes (KANAKUBO, 2015), tornando difícil a formulação de um alimento vegano/vegetariano completo e balanceado (MICHEL, 2006). É ressaltado também a importância da verificação da veracidade dos produtos que estão sendo oferecidos aos pets, além do incentivo a novas pesquisas para avaliar a influência dessa nova dieta na saúde dos animais, afim de garantir a segurança alimentar, saúde, qualidade de vida e a longevidade (DIAS, 2018). É completamente possível para animais de companhia sobreviverem e se desenvolverem alimentando-se com alimentos

veganos/vegetarianos, desde que sejam completos e balanceados (KNIGHT, 2016).

(3)

A avaliação do desenvolvimento físico do animal entra como importante fator de verificação de crescimento do mesmo, levando em conta os padrões da raça (nas raças puras). Tendo como parâmetros: Pesagem – medida estimativa do estado nutricional; Escore de Condição Corporal (ECC) – método subjetivo e semi quantitativo de avaliar gordura corporal e músculo; Índice de Massa Corporal Canina (IMCC) – padrão para avaliar o grau de obesidade; Morfometria – avaliação das medidas corporais (RODRIGUES, 2011); assim como também serão avaliados a qualidade do pelo, pele e aspecto das unhas e dentes.

Os níveis séricos de proteína total (PT) no sangue do animal podem ser indicativos de desidratação – quando elevada no sangue – assim como pode ser indicativo de falhas hepáticas, transtornos intestinais e renais, hemorragia ou deficiência na alimentação – quando reduzidas no sangue (THRALL et al., 2015).

O cálcio iônico (Cai) sérico por sua vez é de extrema importância para o funcionamento correto do organismo, exercendo efeitos sobre o coração, sistema nervoso e formação óssea do animal. Por conta disso, sua avaliação sérica durante o crescimento do animal é de extrema importância pois influencia em seu desenvolvimento físico, metabólico e nutricional, onde seu nível sérico pode ser alterado perante uma nutrição inadequada e desbalanceada, causando assim,

problemas no crescimento e formação fisiológica do animal (LUSTOZA et al., 2005).

3. OBJETIVOS

Este estudo tem como objetivo acompanhar e analisar o desenvolvimento de cães arraçoados com alimentos industrializados com ou sem a inclusão de produtos de origem animal, a partir da avaliação física e exames de sangue para avaliar possíveis alterações dos níveis séricos de proteína total e cálcio iônico, assim como a visualização e anotações no decorrer da pesquisa sobre o desenvolvimento físico de ambos os cães.

4. METODOLOGIA

Para a desenvolvimento do protocolo experimental são utilizados 2 animais machos de uma mesma ninhada, sendo eles da raça Husky Siberiano, atualmente com 6 meses de idade, que são identificados de acordo com o tratamento. Sendo que a quantidade de alimento adequada a cada animal é calculada mensalmente de

(4)

acordo com a densidade calórica de cada um preconizada pela NRC. Estão sendo realizadas avaliações semanais de pesagem, escore de condição corporal (ECC), índice de massa corporal canina (IMCC) e morfometria, visando acompanhar o desenvolvimento físico de cada animal juntamente com a avaliação sérica mensal do cálcio iônico (Cai) e proteína total (PT) através da coleta de sangue venoso por venopulção jugular, sem anticoagulante. Além da realização mensal de exames para o acompanhamento da saúde geral dos animais envolvidos. Sendo assim realizados exames como hemograma, bioquímicos séricos (função renal e hepática), urinálise, UPC e coprológico.

5. DESENVOLVIMENTO

Inicialmente os filhotes foram submetidos a um protocolo de check-up, onde foi realizado um exame de sangue completo, ultrassonografia abdominal, urinálise, UPC e coprológico para garantir que ambos estavam saudáveis e aptos para a iniciação da pesquisa. Além disso, mensalmente são realizados exames de urinálise, UPC, exame de sangue completo, níveis séricos de cálcio iônico e proteína total e coprológico apenas para verificação do estado geral dos animais. Os filhotes são criados no mesmo local e com o mesmo manejo para que a única diferença entre os dois seja as dietas experimentais.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

As coletas iniciaram-se no dia 26 de abril de 2021, quando os filhotes possuíam 45 dias de vida, totalizando atualmente 6 exames completos de sangue contendo juntamente os resultados de proteína total (PT) e Cálcio Iônico (Cai), além dos exames de urinálise, UPC e coprológico como controle. E para acompanhar o desenvolvimento físico são realizadas medições semanalmente, totalizando até o momento 23 mensurações de Índice de Massa Corporal Canina (IMCC) – calculada através da fórmula: IMC= peso (Kg)/altura² (m) – onde a altura se refere a medição da coluna vertebral adicionada ao comprimento do membro pélvico, Escore de Condição Corporal (ECC), Morfometria - onde são avaliadas as seguintes proporções: altura de cernelha (AC), comprimento corporal (CC), membro pélvico direito (MP), perímetro abdominal (PA), perímetro torácico (PT) e perímetro da coxa (PC) – e pesagem (Kg).

Observações e alterações físicas como mudança e qualidade de pelo e pele, crescimento e aspecto de unhas e dentes e outras alterações morfológicas estão

(5)

sendo anotadas e computadas para que ao final da pesquisa sejam avaliadas com os demais dados obtidos.

7. FONTES CONSULTADAS

DIAS, Daniel de Souza. Digestibilidade e pH urinário de uma ração vegana seca extrusada comparada a rações convencionais secas extrusadas (econômica e super premium) para gatos adultos. Orientador: Profa. Dra. Flávia Maria de Oliveira Borges Saad. 2018. 34 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Zootecnia) - Universidade federal de lavras, Lavras - MG, 2018.

MICHEL, K. E. Unconventional diets for dogs and cats. Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice, v. 36, p. 1269-1281, 2006.

BEARDSWORTH, A. & KEIL, T. “The vegetarian option: varieties, conversion, motives and careers”. The Sociological Review, 40 (2): 253-293, 1992.

FOX, N. & WARD, K. “Healt: etics and environment: a qualitative study of vegetarian motivations”. Appetite, 50: 422-429, 2008.

MEDLEAU; HNILICA, A.K. Dermatologia de Pequenos Animais Atlas Colorido e Terapêutico. 3 ed. Elsiever, 2012. p.183-184.

SALZO, P.S.; LARSSON, C. E. Hipersensibilidade Alimentar em Cães. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 61, p. 598-605, 2009.

MACEDO, Henrique Tobaro et al. Alimentos não convencionais para cães e gatos. In: BALIEIRO, Júlio Cesar de Carvalho et al. Novos desafios da pesquisa em nutrição e produção animal. 2018. ed. Pirassununga: 5D, 2018. cap. 5, p. 90-108.

NRC. NACIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrient Requirements of Dogs and Cats. Wahsington: Nacional academies press, 397p., 2006.

THRALL, Mary Anna; ALLISON, Robin W.; WEISER, Glade; CAMPBELL, Terry W.

Hematologia e Bioquímica: Clínica Veterinária. 2. ed. São Paulo - SP:

Editorarocaltda, 2015. 1590 p.

(6)

RODRIGUES, Letícia Furtado. Métodos de avaliação da condição corporal em cães. 2011. Seminários Aplicados (Mestrado em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia) - Universidade Federal de Goiás, [S. l.], 2011.

NELSON, Richard W.; COUTO, C. Guilhermo. Medicina interna de pequenos animais. 5º. ed. [S. l.]: Elsevier. 4442 p.

LUSTOZA, M.D.; KOGIKA, M.M.; LAZARETTI, P.; MIRANDOLA, R.M.S. Avaliação dos valores séricos de cálcio ionizado pelo método eletrodo íon seletivo em cães hígidos. Arq. Bras. Med. Vet Zootec, São Paulo - SP, v. 57, p. 177-180, 2005.

Referências

Documentos relacionados

TÍTULO: DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE SOBRE A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA ETNIA KADIWÉU EM MATO GROSSO DO

Ocorre que esta pode ser uma faca de dois gumes: um conceito estrito de direito subjetivo teria dificuldades em reconhecer valores referentes a bens jurídicos

Impositivamente a Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/90) fixa o cumprimento integral dessas reprimendas sempre no regime fechado. Contudo, embora tratando-se de cumprimento de

Luego de celebrarse la semana mundial de la lactancia materna del 1 al 7 de agosto, y destacando la importancia de este alimento de forma exclusiva durante los primeros seis meses

Figura 3: Variação diária da abundância no número de indivíduos, espécies de dípteros e vegetais em um fragmento de Mata Atlântica, Parque em Rede Pedra de

Você está participando do Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca - SAEMI. Sua participação é muito importante para sabermos como está a educação em nosso

Descrever os perfis longitudinais de anticorpos IgM e IgG em pacientes infectados com SARS-CoV-2 atendidos pelo ambulatório de nefrologia do Hospital da Baleia e referência

O presente estudo irá analisar 20 amostras otológicas provenientes de cães com histórico de otite externa, previamente avaliados, atendidos no Hospital Veterinário Vet