• Nenhum resultado encontrado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tribunal de Justiça de Minas Gerais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

1.0439.12.000015-3/002

Número do Númeração 0615893-

Des.(a) Fortuna Grion Relator:

Des.(a) Fortuna Grion Relator do Acordão:

02/12/2014 Data do Julgamento:

10/12/2014 Data da Publicação:

EMENTA: AGRAVO EM EXECUÇÃO - FALTA DISCIPLINAR DE NATUREZA GRAVE CONFIGURADA - PERDA DE PARTE DOS DIAS REMIDOS - CONSEQUÊNCIA LEGAL. Configurada a falta grave, a perda de parte dos dias remidos é consequência legal, não podendo o juízo deixar de declará-la, sendo que sua discricionariedade, nos termos do art. 127 da LEP, limita-se ao quantum de dias a ser revogado.

AGRAVO EM EXECUÇÃO PENAL Nº 1.0439.12.000015-3/002 - COMARCA DE MURIAÉ - AGRAVANTE(S): MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - AGRAVADO(A)(S): ANTÔNIO EVARISTO MEDEIROS A C Ó R D Ã O

Vistos etc., acorda, em Turma, a 3ª CÂMARA CRIMINAL do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos, à unanimidade, em DAR PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO.

DES. FORTUNA GRION RELATOR.

DES. FORTUNA GRION (RELATOR)

V O T O

(2)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Trata-se de Agravo interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS contra a decisão prolatada pelo MM Juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais da comarca de Muriaé, que reconheceu em desfavor do reeducando Antônio Evaristo Medeiros a prática de falta grave mas deixou de determinar a perda de parte dos dias remidos.

Para tanto, sustenta o recorrente que "o reconhecimento de falta grave implica, necessariamente, a perda dos dias remidos, cabendo ao magistrado somento manifestar acerca do quantum da perda será determinada, sob pena de negar vigência ao artigo 127 da LEP".

Assim, busca o Parquet seja determinada a perda de um terço dos dias remidos em virtude da prática de falta grave.

Em contrarrazões de f. 23-26, a defesa opinou pelo desprovimento do recurso.

A magistrada a quo, em juízo de reexame, manteve a decisão combatida por seus próprios fundamentos (f. 27).

Nesta instância, o douto Procurador de Justiça, no parecer de f. 37-

39, manifestou-se pelo provimento do agravo.

(3)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

É, no essencial, o relatório.

Presentes os pressupostos extrínsecos e intrínsecos de admissibilidade, conheço do recurso.

Ante a ausência de preliminares, passo à análise do mérito.

Busca o Ministério Público seja declarado a perda de parte dos dias remidos, haja vista ter sido reconhecida, em desfavor do reeducando Antônio Evaristo Medeiros, a prática de falta grave.

Após detida análise dos autos, verifico que razão assiste ao agravante.

Como se vê da decisão de fls. 16-18, após a realização de audiência de justificação, foi reconhecida a prática de falta grave em desfavor do reeducando Antônio, eis que o mesmo possuía em sua cela uma agulha de crochê, demonstrando, assim, insubordinação às normas, nos termos do disposto no art. 50, I, da Lei de Execuções Penais.

Reconhecida a falta grave, o magistrado a quo determinou a

interrupção do prazo para a progressão, tendo em vista que o reeducando já

cumpria pena em regime fechado.

(4)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Lado outro, o juízo de primeiro grau deixou de declarar a perda de parte dos dias remidos, ao fundamento de que o recorrido havia confessado a prática do fato definido como falta grave.

Todavia, equivocou-se o magistrado.

Vejamos o porquê:

O art. 127 da Lei 7.210/84 dispõe que:

Art. 127. Em caso de falta grave, o juiz poderá revogar até 1/3 (um terço) do tempo remido, observado o disposto no art. 57, recomeçando a contagem a partir da data da infração disciplinar.

Nos termos do que dispõe o aludido artigo, a prática de falta grave impõe a revogação de até um terço dos dias remidos. A propósito, vale ressaltar que, segundo entendimento dos Tribunais Superiores, a expressão

"poderá", contida naquele dispositivo legal, não deve ser interpretada como uma faculdade, mas sim como poder-dever do magistrado, sendo que sua discricionariedade restringe-se ao montante de tempo remido a ser revogado, que não pode ultrapassar um terço.

Destarte, configurada a falta grave, a perda de parte dos dias

remidos é consequência legal, não podendo o juízo deixar de

(5)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

declará-la.

Sobre o tema, a uníssona jurisprudência do colendo Superior Tribunal de Justiça:

AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. LEI DE EXECUÇÃO PENAL. PRÁTICA DE FALTA DISCIPLINAR DE NATUREZA GRAVE.

PERDA DOS DIAS REMIDOS. OBRIGATORIEDADE. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. A prática de falta grave pelo reeducando impõe a decretação da perda de até 1/3 (um terço) dos dias remidos, devendo a expressão "poderá" contida no art. 127 da Lei n.º 7.210/84, com a redação que lhe foi conferida pela Lei n.º 12.433/11, ser interpretada como verdadeiro poder-dever do Magistrado, ficando no juízo de discricionariedade do Julgador apenas a fração da perda, que terá como limite máximo 1/3 (um terço) dos dias remidos. 2. Agravo regimental a que se nega provimento.

(STJ - AgRg no Resp 1424583/PR - Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura - julgado em 03/06/2014)

RECURSO ESPECIAL. EXECUÇÃO PENAL. FALTA GRAVE. PERDA DOS DIAS REMIDOS. OBRIGATORIEDADE. LEI N.º 12.433/2011. NOVA REDAÇÃO AO ART. 127 DA LEI N.º 7.210/1984. LEGISLAÇÃO NOVEL QUE ESTABELECE LIMITE DE ATÉ 1/3. RECURSO ESPECIAL PROVIDO PARA RESTABELECER A DECISÃO DO JUÍZO DAS EXECUÇÕES CRIMINAIS. 1. Este Superior Tribunal de Justiça entende que, comprovada a falta grave, cabe ao Juízo da Execução, verificados os requisitos legais, determinar a perda dos dias remidos, ex vi do art. 127 da Lei n. 7.210/1984.

2. Tal medida não ofende o direito adquirido, a coisa julgada ou a

Constituição Federal, pois o instituto da remição, sendo prêmio concedido ao

apenado em razão do tempo trabalhado, gera, apenas, expectativa de direito,

mesmo porque seu reconhecimento não produz coisa julgada material. (HC

n. 178.149/SP, 5.º Turma, Rel. Min. Laurita Vaz, DJe de 19/10/2011; grifou-

se.) 3. A alteração legislativa

(6)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

perpetrada pela Lei n.º 12.433/2011 não torna discricionária a perda dos dias remidos decorrente de falta grave, mas tão só modificou-se o quantum da perda, que antes era total e agora é de no máximo 1/3. 4. Recurso Especial provido para restabelecer a decisão do Juízo das Execuções Criminais da Comarca de Vacaria/RS. (STJ - Resp 1.417.326/RS - Rel. Min. Marilza Maynardi - julgado em 25/02/2014) (GRIFEI)

PENAL E PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ESPECIAL. NÃO CONHECIMENTO DO WRIT. EXECUÇÃO PENAL. APURAÇÃO DE FALTA GRAVE. ALTERAÇÃO DA DATA-BASE PARA OBTENÇÃO DE BENEFÍCIOS. LEGALIDADE FLAGRANTE.

LIVRAMENTO CONDICIONAL, INDULTO E COMUTAÇÃO DE PENA.

E X C E Ç Ã O . P E R D A D O S D I A S R E M I D O S . A U S Ê N C I A D E FUNDAMENTAÇÃO PARA A IMPOSIÇÃO DA PERDA MÁXIMA. 1. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, acompanhando a orientação da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, firmou-se no sentido de que o habeas corpus não pode ser utilizado como substituto de recurso próprio, sob pena de se desvirtuar a finalidade dessa garantia constitucional, insculpida no art. art. 5º, LXVIII, exceto quando a ilegalidade apontada for flagrante e estiver influenciando na liberdade de locomoção do indivíduo. 2. A Terceira Seção desta Corte, em sede de recurso especial representativo da controvérsia, firmou entendimento no sentido de que a prática de falta grave interrompe o prazo para a progressão de regime - acarretando a modificação da data-base e o início de nova contagem do lapso necessário para o preenchimento do requisito objetivo -, não havendo a interrupção para fins de obtenção de livramento condicional, o indulto e a comutação de pena, salvo disposição expressa em contrário no decreto presidencial. 3. Com o advento da Lei 12.433, de 29 de junho de 2011, que alterou a redação do art. 127 da Lei nº 7.210/84, a prática de falta grave no curso da execução implica em perda de até 1/3 (um terço) dos dias remidos, devendo o Juízo das Execuções aplicar a fração cabível à espécie, levando em conta a natureza, os motivos, as circunstâncias e as conseqüências do fato, bem como a pessoa do faltoso e seu tempo de prisão. 4. Habeas corpus não conhecido.

Ordem concedida de ofício. (STJ - HC 296972/SP - Min. Gurgel de Faria -

julgado em 23/10/2014)

(7)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Ante todo o exposto, sendo a perda dos dias remidos decorrente da falta grave uma imposição legal, hei por bem declará-la, tal como pleiteado pelo Ministério Público.

Todavia, deixo de definir o quantum de tempo remido a ser revogado, posto que tal pedido não foi objeto de análise pelo juízo das execuções penais, razão pela qual não pode essa matéria ser analisada no julgamento deste recurso, sob pena de supressão de instância.

Assim, deverá o juízo das execuções, analisando a natureza, os motivos, as circunstâncias e as conseqüências do fato, bem como a pessoa do faltoso e seu tempo de prisão, determinar o montante de tempo remido a ser revogado, limitado, nos termos do art. 127 da LEP, à fração de um terço.

Mercê de tais considerações, DOU PARCIAL PROVIMENTO ao recurso ministerial para determinar a perda de parte dos dias remidos, em virtude da prática de falta grave, devendo o juízo de primeiro grau definir o quantum a ser revogado.

DESA. MARIA LUÍZA DE MARILAC - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. ANTÔNIO CARLOS CRUVINEL - De acordo com o(a) Relator(a).

SÚMULA: "DERAM PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO."

(8)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Referências

Documentos relacionados

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

O correu associação do estresse com os problemas de saúde, sendo que aqueles que apresentaram maior nível de estresse, se comparados aos que não apresentaram,

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

No tocante à psicodinâmica, a abordagem permite a compreensão da relação entre a organização, a subjetividade e as relações de prazer e sofrimento, ao tratar dos

Em seguida aborda-se estresse e seu contexto geral: tipologias de estresse, estresse ocupacional, fontes de tensão no trabalho, sintomas de estresse, estratégias de

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...