• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Espanha, 9 Dias Ao seu gosto com o seu carro Percurso Jacobeo, de Bilbau a Santiago

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Itinerário da viagem. Espanha, 9 Dias Ao seu gosto com o seu carro Percurso Jacobeo, de Bilbau a Santiago"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Espanha: Percurso Jacobeo, de Bilbau a Santiago

Espanha, 9 Dias · Ao seu gosto com o seu carro

Percurso Jacobeo, de Bilbau a Santiago

Seja por razões religiosas, pelo impressionante património histórico e cultural em torno da percurso, ou pelo desafio pessoal associado... O Caminho de Santiago ou Percurso Jacobino deve ser percorrido pelo menos uma vez na vida. Declarado como o Primeira Itinerário Europeu de Interesse Cultural pelo Conselho Europeu e Património da Humanidade, pela UNESCO, o norte de Espanha tem acolhido por cerca de um milénio o eterno fluir de peregrinos oriundos de todos os recantos do mundo.

Salpicado com milagres, eventos históricos e lendas forjadas em torno do Caminho, a antiquíssimo percurso começa no século IX, com a descoberta do túmulo de São Tiago, o maior evangelizador da Espanha e um dos 12 apóstolos de Jesus. Desde então, o Caminho Francês tem atraídos milhões de viajantes. Não importa a época do ano em que decida percorrê-la, de carro será sempre surpreendido pelas belas paisagens pontilhadas de contrastes que parecem saídos de um postal; cidades formosas como Pamplona, Burgos, Leon e Santiago de Compostela; aldeias encantadoras e de profunda tradição; tesouros religiosos, catedrais magníficas, mosteiros e igrejas românicas construídas ao abrigo do Caminho; monumentos do Património da Humanidade, como a Catedral de Burgos ou a Cidade Velha de Santiago... E ao longo de todo o percurso, descubra uma gastronomia deliciosa, cada região com as suas delícias culinárias, e um espírito único para partilhar com novos amigos. Porque o Caminho de Santiago é muito mais do que um percurso emocionante através do norte da Espanha. É uma viagem emocional, uma experiência transformadora, uma experiência para muitos inexplicável, e que todos querem repetir. Descubra o Caminho.

Datas de Partida_ Partidas de dezembro 2021 Até novembro 2022

CULTURAIS FAMÍLIAS

Itinerário da viagem

DIA 1 · BILBAU

Com um traçado atrativo e rico em culturas, tradições e belas paisagens, o Caminho do Norte oferece, aos peregrinos

que procuram chegar a Santiago, uma Rota interessante que atravessa grandes cidades como Bilbao. Industrial,

artística, vanguardista, gastronómica, urbana, renovada... Bilbau recebe-nos de braços abertos. A sua alegria de viver,

o seu fabuloso universo gastronómico, os seus excelentes museus e a sua incrível naturalidade ao combinar o seu

passado de altos-fornos com joias de art nouveau, monumentos barrocos e contemporâneos, bem como edifícios

com a assinatura dos mais famosos arquitetos do mundo, fazem desta cidade um lugar único. Nesta primeira etapa

do Caminho, vamos descobrir uma Bilbao acolhedora que o convida a navegar pela sua Ria, a caminhar pela sua

animada Cidade Velha e a explorar as suas "Sete Ruas" movimentadas... Saboreie a sua gastronomia deliciosa e

famosa! Alojamento em Bilbau.

(2)

DIA 2 · BILBAU - PAMPLONA

De Bilbau (Bilbo) para Pamplona (Iruña), percorra um caminho retilíneo e atraente, pontilhado de belas paisagens. Já em Pamplona encontramos uma cidade tranquila, famosa pelo seu festival de San Fermín (São Firmíno), pelo seu legado histórico e pela sua boa comida. De passado romano, a cidade atrai o viajante com um centro antigo inegualável, repleto de belas igrejas medievais e com uma magnífica catedral gótica, com centros culturais como o Museu de Navarra e deliciosas propostas gastronómicas como a truta à moda de Navarra ou pimentos recheados, que poderá saborear em seus excelentes restaurantes e bares de tapas. Passeando ao longo da rua Mercaderes ou da Praça da Câmara Municipal, poderá identificar os peregrinos que se encontram a realizar o Caminho.

Recomendamos-lhe que faça uma pausa nos belos jardins que cercam a Cidadela do século XVI e conheça locais históricos como o bar Txoco, o La Perla Hotel e o Café Iruña que o universal Ernest Hemingway costumava frequentar. Alojamento em Pamplona.

DIA 3 · PAMPLONA - RONCESVALLES - PAMPLONA

Hoje vamos conhecer o histórico povoado navarro de Roncesvalles (Orreaga), uma paragem emocional no Caminho de Santiago, onde, por quase um milénio, os peregrinos vêm agradecendo a Deus por ter atravessado com sucesso os Pirinéus. Perto da fronteira com a França, alcançamos esta localidade conduzindo através de um belo trecho de estrada de cerca de 47 quilómetros (cerca de 1 hora) que percorre montanhas, campos verdes, florestas verdejantes, aldeias e cidades medievais construídas em torno de igrejas antigas de pedra... Aqui é frequente ouvir a história de antigas lendas forjadas em torno do Caminho e contemplar o lento gotejar de peregrinos provenientes de todos os cantos do mundo. Admire a paisagem sublime ao seu redor, passeie sem pressa pelos seus trilhos e sinta a marca da história no magnífico mosteiro de Roncesvalles. De visita obrigatória são a capela do Espírito Santo (século XII) e a Igreja Colegiada de Santa Maria, onde está enterrado o Rei Sancho VII iluminado pela luz ténue de um vitral que recorda, ao viajante, a sua vitória na batalha de Las Navas de Tolosa (1212). Se tiver tempo, recomendamos-lhe que se aproxime da bela floresta de Irati, a segunda maior na Europa. De regresso a Pamplona, desfrutaremos do acolhedor ambiente noturno da cidade. Alojamento em Pamplona.

DIA 4 · PAMPLONA / SANTA MARÍA DE EUNATE / PUENTE LA REINA - ESTELLA - VIANA - LOGROÑO

De caminho para Logroño, capital de La Rioja, a etapa de hoje nos permitirá continuar a conhecer o belo território de Navarra. Saímos de Pamplona para visitar a enigmática capela românica de Santa Maria de Eunate (século XII), um pequeno templo que se ergue solitário no meio de uma planície cercada por flores silvestres. Cercada por lendas, a capela surpreende pela sua geometria enigmática e pelo seu impressionante interior. A cerca de 5 km de distância é enconttra-se a encantadora vila de Puente de la Reina, donde contemplamos a sua magnífica ponte medieval construída no século XI para os peregrinos e a histórica igreja do Crucifixo. A nossa paragem seguinte será Estella (Lizarra). Conhecida desde os tempos remotos como "la Bella" (a Bela), podemos vislumbrar a sua silhueta embutida entre o rio e as montanhas. Convertida numa histórica paragem de peregrinos, o seu encanto medieval permeia as suas ruas de pedra pontilhadas com igrejas, mansões e palácios antigos. Recomendamos-lhe uma visita à igreja de San Pedro de Rúa e ao Palácio dos Reis de Navarra (Monumento Nacional, atual sede do Museu de Gustavo de Maeztu) e aos mosteiros situados nas proximidades de Irache e Izanzu. E chegamos a Viana, a nossa última paragem em Navarra, onde visitaremos o seu belo centro histórico entre muralhas e as igrejas de Santa Maria e San Pedro.

Depois de percorrer 20 km, com alguns trechos de lindas paisagens campestres, chegaremos a Logroño. Ali,

contemplaremos joias como a Co-Catedral de Santa Maria de la Redonda, visitaremos as suas adegas centenárias e

saborearemos os deliciosos pintxos (petiscos) na sua movimentada rua Laurel. Alojamento em Logroño.

(3)

DIA 5 · LOGROÑO - NAVARRETE - NÁJERA - SANTO DOMINGO DE LA CALZADA - BURGOS

Pela manhã, prosseguimos a Rota do Caminho de Santiago que entra em Logroño pela ponte de pedra e o levará a passear pelas suas ruas mais antigas. Durante a sua viagem, você irá deparar-se com as jóias arquitectónicas que falam de história como as igrejas de San Bartolomé e Santa María de Palacio, a Praça do Parlamento, a porta do Revellín, um grande "Jogo da Glória" que marca as etapas principais do Caminho... Ao final da manhã, rumaremos para Navarrete, uma encantadora vila declarada, como um todo, um Bem de Interesse Cultural e rodeada por uma bela paisagem de cultivo de vinhas e cereais. Abandonaremos o seu antigo centro acolhedor, ladeado por casas e palácios, para chegarmos a Nájera, corte e berço dos reis. A antiga capital do Reino de Navarra traz à memória dos viajantes o seu passado glorioso, com edifícios emblemáticos como o Mosteiro de Santa María la Real (Monumento Nacional) e o Museu Histórico e Arqueológico. Prosseguimos a etapa visitando uma das jóias da Rota: Santo

Domingo de la Calzada. Aqui você vai sentir o espírito jacobino ao vislumbrar dezenas de peregrinos com suas botas e mochilas nas costas. Imprescindível é a visita à sua bela Catedral, com o seu Museu, a sua Torre Exenta e a cripta de Santo Domingo com o seu insólito galinheiro gótico. Setenta e cinco quilómetros nos separam de Santo Domingo a Burgos. Alojamento em Burgos.

DIA 6 · BURGOS - CASTROJERIZ - FRÓMISTA - CARRIÓN DE LOS CONDES - SAHAGÚN - LEÓN

Percorreremos sem pressas a bela cidade de Burgos e visitaremos tesouros únicos como o mosteiro da Cartuja de Miraflores, o de Santa Maria la Real de las Huelgas, as Fontes Brancas, a Quinta, o Espolón (Esporão), o Callejon de las Brujas e da magnífica Catedral, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO... No final da manhã, percorremos os 58 quilómetros que nos separam de Castrojeriz, uma importante vila jacobina que surge espalhada em redor de uma colina e é cumeada por um castelo histórico. Diz a lenda que o cavalo de Santiago deixou as suas ferraduras cravadas numa das portas da igreja de Nossa Senhora del Manzano para marcar o local exato onde a Virgem apareceu. Seguimos o Caminho Francês até às cidades de Frómista e Carrión de los Condes, em Palencia.

Para trás ficam, nesse momento, as mudanças bruscas de terreno. Durante a curta distância percorrida de automóvel avistamos vastas planícies, tanto quanto a vista alcança, suaves e arredondadas colinas e cidades pitorescas de passado interessante. A última etapa da viagem levar-nos-á através das terras de Leon, desde Sahagún, onde visitaremos as suas igrejas românicas, até à capital vital e cultural de Leon. Desfrutaremos da animada atmosfera social em torno da sua magnífica catedral e seu centro antigo pedonal. Os bairros populares Húmedo e Romántico são ideais para saborear tapas e snacks ao fim da tarde. Alojamento em León.

DIA 7 · LEÓN - ASTORGA - CASTRILLO DE LOS POLVAZARES - PONFERRADA

Continuaremos a explorar o centro desta cidade fundada pela sétima legião romana. Depois de visitar a Catedral, uma

obra-prima do gótico espanhol, e nos maravilharmos ante os seus esplêndidos vitrais, visitaremos edifícios históricos

como a Real Basílica de San Isidoro, o Panteão Real, Casa Botines, o palácio dos Guzmanes, a Pousada de San

Marcos... Continuaremos nesta Rota Jacobina por terras de Leon e, a cerca de 50 quilómetros, chegaremos à antiga

cidade romana de Astorga, o enclave importante do Caminho desde a Idade Média. Ali iremos surpreender-nos por

edifícios tão carismáticos como a sua catedral gótica e o belo Palácio Episcopal desenhado por Gaudí, em cujo

interior se encontra o "Museu dos Caminhos", dedicado à peregrinação a Santiago. Após descobrirmos a atmosfera

da cidade na sua animada praça principal, rumaremos ao Castelo de los Polvazares, a cerca de 7 km, uma das

cidades mais encantadoras deste trecho. Lembre-se de estacionar o carro fora da aldeia, uma vez que os não

residentes não estão autorizados a conduzir no seu interior. A etapa de hoje terminará em Ponferrada, a última

grande cidade do Caminho Francês antes de chegar a Santiago. Percorra o seu antigo centro e descubra o incrível

Castelo dos Templários. Alojamento em Ponferrada.

(4)

DIA 8 · PONFERRADA - VILLAFRANCA DEL BIERZO - O CEBREIRO - SAMOS - SARRIA

Deixaremos Ponferrada para trás, para percorrer um troço marcado por belas paisagens montanhosas, aldeias de pedra pitorescas e igrejas de peregrinação típicas. A cerca de 23 km encontraremos a cidade de Villafranca del Bierzo. Ali, visitaremos o seu centro antigo e igrejas tão vinculadas ao Camino, como igreja românica de Santiago com a sua tradicional "Porta do Perdão". Abandonaremos a província de Leon para explorar terras galegas. E fazemo- lo em grande, subindo o Monte Cebreiro, de 1 293 metros de altura. Dali, as vistas são espetaculares. No cume, espera-nos a aldeia de O Cebreiro, que parece talhada na rocha e que ainda preserva algumas das antigas "palhozas", cabanas de pedra pré-romanas utilizadas durante muito tempo como abrigo pelos peregrinos. Na igreja de Santa María la Real (século IX), uma das mais antigas da Rota, é guardado um cálice conhecido como o Santo Graal da Galiza, onde, segundo relatam os moradores, se produziu a milagrosa transubstanciação, sensível à vista, do vinho e do pão, na carne e no sangue de Cristo. Seguimos o Caminho até outro ponto obrigatório, a localidade de Samos, cuja história está intimamente ligada ao seu mosteiro beneditino e ao padre Feijoo. Terminaremos a etapa na atraente vila de Sarria, um dos pontos de partida mais populares para realizar o Caminho a pé. Alojamento em Sarria.

DIA 9 · SARRIA - PORTOMARÍN - SANTIAGO DE COMPOSTELA

Situado a 111 km de Santiago de Compostela, Sarria é um dos locais mais populares para realizar o Caminho a pé (para receber a "Compostela", é necessário ter percorrido pelo menos os últimos 100 quilómetros a pé ou 200 de bicicleta ou a cavalo). Fundada por Alfonso IX, este atraente enclave envolve o viajante por pontes medievais, igrejas românicas e históricos albergues de peregrinos. A rota de Sarria a Portomarín é emocionante. Durante o trajeto atravessam-se campos de trigo, vislumbram-se florestas, respira-se o espírito do Caminho observando os peregrinos que andam, muitas vezes, em fila única... Quando se chega a Santiago, há que estacionar o carro e ir a pé para a Catedral, localizada na Plaza del Obradoiro, o fim da viagem. Ali, você poderá abraçar o Apóstolo e compartilhar a boa atmosfera que se cria entre os peregrinos, o companheirismo, a generosidade... Autêntica essência do Caminho.

Disporá do resto do dia para conhecer uma das cidades mais atraentes de Espanha e saborear a deliciosa

gastronomia galega: empanadas (tortas), pimentos de Padrón, polvo, vieiras, navalhas, mexilhões, bolo de Santiago...

Muitos peregrinos prolongam a viagem até ao Cabo Finisterra, considerado o fim do mundo para os romanos.

Desfrutar das magníficas vistas sobre o oceano a partir da Praia do Mar de Fora convidam à reflexão para além do horizonte terrestre. Fim da rota.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Estadia no hotel seleccionado em Bilbau.

Regime seleccionado em Bilbau.

Estadia no hotel seleccionado em Pamplona.

Regime seleccionado em Pamplona.

Estadia no hotel seleccionado em Logroño.

Regime seleccionado em Logroño.

Estadia no hotel seleccionado em Burgos.

Regime seleccionado em Burgos.

Estadia no hotel seleccionado em Leon.

Regime seleccionado em Leon.

Estadia no hotel seleccionado em Ponferrada.

Regime seleccionado em Ponferrada.

Estadia no hotel seleccionado em Sarria.

Regime seleccionado em Sarria.

Seguro de viagem.

A sua viagem não inclui

Possibilidade de pagamento de portagens.

Aluguer de

carro.

(5)

- Os quartos triplos em Europa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão,

desaconselhamos o seu uso na medida do possível.

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

Notas importantes

Referências

Documentos relacionados

experiências no final da viagem, durante a sua estadia na Riviera Maya, ou então poderá aumentar as noites que vai passar em Cancun quando reservar a viagem). No final da

(Nota: A ilha Hrísey fica muito mais perto da costa, no meio de um fiorde, na frente de Dalvik, a cerca de 40 minutos de Akureyri. A ilha Grímsey fica mais afastada e não tem

Ontario. Quer viaje no inverno ou em qualquer outra estação do ano, o PATH é uma visita obrigatória. Obviamente, que nas estações mais frias gastará mais tempo a circular pela

Saída do voo da cidade de origem até São Miguel e recolha do carro alugado.. Começamos por explorar Ponta Delgada, a cidade mais importante

internacionalmente por ser sede do Governo, da Família Real holandesa e do Tribunal Internacional de Justiça, aos seus bairros históricos, carregados de história, unem-se

Chattanooga provém de uma palavra dos índios nativos, que significa rocha, em referência à Lookout Mouintain, de onde se podem visitar pontos significativos do confronto, incluindo

Continue na Rota ao longo da costa em direção ao sul, até Estellencs, a 15 minutos de distância, a cidade menos povoada da ilha, com apenas 300 habitantes.. Aqui, pode visitar a

As suas paisagens selvagens, as enseadas inóspitas de areia branca, a sucessão contínua de torres genovesas (um total de 67 ao longo da costa), os portos de pesca pitorescos, as