• Nenhum resultado encontrado

Itinerário da viagem. Islândia, 8 Dias Ao seu gosto de carro Percurso pela Ilha de Gelo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Itinerário da viagem. Islândia, 8 Dias Ao seu gosto de carro Percurso pela Ilha de Gelo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Islândia: Percurso pela Ilha de Gelo

Islândia, 8 Dias · Ao seu gosto de carro

Percurso pela Ilha de Gelo

No Atlântico mais a norte, a noroeste da Europa, entre a gélida Gronelândia e os admirados países nórdicos, encontra-se uma terra surpreendente. Ao mesmo tempo uma ilha e um país, a Islândia reúne em apenas 100.000 metros quadrados uma das geografias mais completas do planeta. De origem vulcânica, o seu território combina glaciares, icebergues, geiseres, crateras, lagos, cascatas, bosques, campos de lava, grutas de gelo, fiordes... Mas a sua magia não se fica pelo terreno. O céu, com as suas auroras boreais de várias cores, é um dos mais belos do mundo. E, se viajar no verão, a noite terá tanta luz como o dia. Descendente dos vikings, a sua cultura evoluiu a partir daí. Os seus habitantes, a maioria

concentrados na capital, mas também entre aldeias piscatórias e numa economia que vive do mar, falam uma das línguas vivas mais antigas do planeta. A Islândia é um território fascinante, onde a realidade e os cenários literários se encontram. Onde vai acreditar estar no cenário de aventuras extraordinárias, tendo Júlio Verne como referência. A verdadeira liberdade é descobrir e experimentar sensações sem horários marcados.

Por isso, criámos este Roteiro que poderá alterar conforme desejar ou apreciar ao seu ritmo de carro, dedicando o tempo que quiser aos locais que propomos. Com o qual poderá sentir o melhor da Islândia mágica, incluindo a sua gastronomia, muito centrada na carne e nos produtos do oceano.

Datas de Partida_ Partidas de abril 2022 Até março 2023 desde_ Lisboa

NATUREZA FAMÍLIAS

Itinerário da viagem

(2)

DIA 1 · CIDADE DE ORIGEM - REIQUIAVIQUE

Saída do voo da cidade de origem até Reiquiavique. Chegada e recolha do carro alugado. Dependendo da hora de chegada do voo, pode dirigir-se diretamente ao hotel ou, se dispuser de tempo, pode experimentar no seu corpo o poder geotérmico único da Islândia com um banho na Lagoa Azul (a 23 quilómetros do aeroporto) antes de se dirigir ao estabelecimento onde vai pernoitar. Na Lagoa Azul, poderá banhar-se nas águas termais com propriedades terapêuticas. A água da lagoa tem uma temperatura constante de pouco mais de 36ºC e um banho nas suas águas fará as delicias tanto dos adultos como das crianças. E finalmente chegada a Reiquejavique! Muito perto do Círculo Polar Ártico, a capital mais setentrional do mundo, pode orgulhar-se de ser uma das mais originais de toda a Europa.

Durante o dia, surpreende com a sua atmosfera descontraída e amigável que convida a passear pelas fáceis e seguras ruas, saborear a gastronomia local, frequentar os seus cafés encantadores, descobrir as suas propostas culturais diferentes nos seus museus e galerias, visitar as suas lojas, algumas tradicionais, outras de tendência onde poderá encontrar roupas de design nórdico vanguardista... À noite, a cidade seduz o viajante com um animado ambiente noturno que se concentra na rua Laugavegur, nas imediações do porto e na praça central do Parlamento.

Na cidade, a oferta gastronómica é infinita e deliciosa. Poderá provar inclusivamente carne de baleia. Alojamento em Reiquiavique.

DIA 2 · REIQUIAVIQUE - BORGARFJORDUR

Comece o dia nesta capital especial e dirija-se para norte, até à região de Borgarfjördur, uma hora de distância.

Descubra esta zona interessante: os campos de lava localizados ao redor da cascata de Glanni, o impressionante vulcão Grabrok e o lago Hredavatn. Visita á cidade de Borgarnes. A sua localização é incrível,sobre uma península, no interior do fiorde de Borgarfjördur, atravessado por uma impressionante ponte de um quilómetro de comprimento, a segunda maior do país. Aqui, pode visitar o museu da localidade, dedicado à vida infantil, e o Settlement Centre, que se divide entre o histórico e o etnográfico. A igreja também vale a pena pela sua arquitetura típica e o jardim botânico de Skallagrímsgardur. Nos arredores, há glaciares e grutas de origem vulcânica. Não perca os seus vales interiores e a meia hora de distância, tem a lagoa de água quente de Deildartunguhver e, muito perto, ficam as cascatas de Hraunfossar. Alojamento em Borgarnes e arredores.

DIA 3 · BORGARFJORDUR - AKUREYRI (EXCURSÃO OPCIONAL À ILHA DE HRÍSEY)

Hoje vai começar a percorrer a zona noroeste do país. Aprecie este trajeto e as suas paisagens até chegar a Akureyri, a quase 4 horas de distância. Encontra-se na segunda maior cidade da Islândia que, apesar disso, tem apenas 20.000 habitantes. Aqui, poderá participar numa excursão opcional muito interessante, dependendo da hora a que chegar:

poderá reservar o seu lugar numa excursão ou apanhar um ferry até à ilha de Hrísey, a segunda maior da Islândia e onde vivem 180 pessoas. A sua paisagem é lindíssima e é um paraíso para a observação de aves, incluindo o símbolo da fauna islandesa: o papagaio-do-mar e o lagópode-branco. A ilha Hrísey fica perto da costa, no meio de um fiorde, em frente a Dalvik, a cerca de 40 minutos de Akureyri. A viagem para chegar a Hrísey dura apenas cerca de 15 minutos deferry, e é possível partir inclusivamente de Árskógssandur. O preço é de cerca de 20 euros para adultos e 10 para crianças, ida e volta, e há bastantes partidas por dia. Esta ilha é um local priviligiado para observar aves e os seus habitantes dedicam-se à pesca. Tem de provar os mexilhões azuis! Alojamento em Akureyri.

DIA 4 · AKUREYRI - HÚSAVÍK - LAGO MÝVATN - ZONA DE EGILSSTADIR

Hoje o roteiro é longo, por isso comece o caminho o mais cedo possível. Dirija-se a Húsavík, que fica a uma hora de distância.Faça uma paragem imperdível a 40 minutos de distância, em Godafoss, onde poderá ver a conhecida

"cascata dos deuses". Continue o caminho até à animada aldeia piscatória de Húsavík, situada na costa norte, a sul do circulo polar Ártico. Este é, sem dúvida, o local ideal para marcar uma excursão para ver baleias. (Nota. Não incluído). Também é interessante visitar a sua igreja. Branca e verde, construída em inícios do século XIX, está aberta todos os dias e a entrada é gratuita. Esta aldeia também é ideal para observar auroras boreais. Daqui até Mývatn são 50 minutos de distância. Situada em plena "Rota do Diamante", e considerada a joia do norte, permite-lhe apreciar as suas maravilhas geotérmicas e volcânicas. Mývatn é um lago vulcânico e, nesta aldeia, pode tomar banhos termais numa lagoa artificial que é aquecida de forma natural e possui águas ricas em minerais. A poucos quilómetros, cerca de 15 minutos de distância, poderá visitar a zona de Hverir, com poços de barro a ferver e fumarolas. É um verdadeiro espetáculo! Siga para a zona de Egilsstadir, a duas horas de distância de carro, onde irá passar a noite. Alojamento na zona de Egilsstadir.

(3)

DIA 5 · ZONA DE EGILSSTADIR - HÖFN

Hoje tem outro trajeto mais longo até chegar ao seu destino, Höfn, que se encontra a mais de três horas de distância.

No entanto, desta vez, a distância vai ser um prazer, porque o trajeto é fascinante. Esta estrada costeira é conhecida como o "roteiro dos fiordes", e tem vistas espetaculares. Nesta estrada de curvas, vão sucedendo as cascatas e os desfiladeiros, que dão origem a uma paisagem de água azul e terra verde. Os fiordes proporcionam-lhe um aspeto muito especial. Estas entradas apertadas perto do mar, que escondem vales talhados pela ação dos glaciares, proporcionam imagens inesquecíveis que evidenciam o poder na Natureza. Depois deste roteiro mágico, descanse um pouco no destino de hoje. Esta cidade, cujo nome significa porto, encontra-se na ponta de uma península e é conhecida pela pasca de lagosta. É uma boa opção para jantar. Alojamento na zona de Höfn.

DIA 6 · HÖFN - JÖKULSÁRLÓN - SKAFTAFELL - SELFOSS / ZONA DE SUÐURLAND

Tome o pequeno-almoço cedo e ponha-se a caminho, porque hoje é o dia mais longo do roteiro. Mas vale a pena.

Depois de sair de Höfn, a uma hora de carro, vai chegar ao mítico glaciar de Jökulsárlón, onde os icebergues flutuam nas profundas águas azuis. No inverno, as focas caminham livremente por esta lagoa que flui até ao oceano Atlântico e cujos pedaços de gelo descansam em cima da areia negra de uma praia, com o seu contraste chamativo. Filmaram- se aqui filmes como 'Batman - O Início' e cenas dos filmes de James Bond. Continue a seguir o roteiro durante 45 minutos, até chegar a Skaftafell, um parque nacional que, em 2008, foi incorporado no Parque Nacional de

Vatnajökull, o maior parque nacional da Europa, que ocupa 14% da área do país, numa zona de beleza incrível. Aqui, encontra-se a maior extensão de gelo que existe fora dos polos e pode ver raposas-do-ártico e muitas espécies de aves. É neste local que se encontra Skaftafellsjökull. As erupções vulcânicas por baixo do manto de gelo podem dar origem a um fenómeno conhecido como "jöjulhlaups", que se tratam de inundações glaciares. Pode visitar a cascata de Svartifoss, que cai junto a um par de colunas de basalto peculiares. Se quiser alargar a sua estadia neste ambiente maravilhoso, pode continuar até ao vale de Morsárdalur e aos picos das montanhas Kristínartindar, ou então marcar uma viagem de avioneta para sobrevoar o glaciar Vatnajökull. (Nota. As atividades sugeridas não estão incluídas).

Depois deste festim de natureza, continue a viagem para Selfoss, a 3 horas e um quarto de distância. Alojamento na zona de Suðurland.

(4)

DIA 7 · ZONA DE SUÐURLAND - “CÍRCULO DORADO” - REYKJAVICK

Hoje, propomos que visite algumas das atrações mais interessantes e conhecidas da Islândia no seu caminho de regresso à capital. Nenhuma visita pela Islândia fica completa se não fizer o roteiro do conhecido "Circulo Dourado", que inclui paragens no Parque Nacional de Thingvellir, em Geysir e em Gullfoss. A primeira paragem, a uma hora de distância, serão as cascatas Gullfoss, com seu famoso salto duplo de 32 metros. É uma queda de água em vários níveis, de beleza sublime, ainda mais quando o sol nasce e no céu infinito surge o arco-íris. A cerca de 10 minutos de distância de carro, encontra-se outra das maravilhas do país: a conhecida zona geotérmica de Geysir, que se

encontra no vale de Haukadalur. Ali será surpreendido por dois grandes géiseres (Strokkur e Geysir), com as suas gigantescas colunas de água quente que podem atingir várias dezenas de metros de altura. Geysir atingiu os 122 metros durante um terramoto em 2000, o mais alto do mundo, mas, atualmente encontra-se inativo. Strokkur lança água a cada cinco minutos, pelo que o espétaculo é garantido. Continue a seguir o Roteiro e, a cerca de 50 minutos de distância, irá encontrar o impactante Parque Nacional de Thingvellir, declarado Património da Humanidade pela UNESCO e um dos lugares históricos mais famosos. O primeiro parlamento democrático do mundo foi fundado aqui (930). Pela sua localização num vale de fendas, a separação das placas tectónicas norte-americana e europeia é visível. Falhas tão impressionantes como a de "Almannagjá" fá-lo-ão sentir-se entre dois mundos. Algumas das fraturas estão cheias de água, como Nikulásargjá, onde as pessoas lançam moedas para pedir desejos que esperam ver realizados. Continue para Reiquiavique, a uma hora de distância, para, se tiver tempo, poder aproveitar o resto do dia nesta cidade especial. Já sabe que lembrança vai levar? Já imaginou conhecer o vulcão Thrinuhkugigur por dentro? Aproveite para viver esta aventura única no mundo! Não encontrará uma descida guiada ao interior de um vulcão noutro lugar na Terra. Experimente, certamente obterá uma fantástica memória para levar para casa. Aproveite o resto do dia nesta cidade especial. Há um museu etnográfico muito interessante, onde até ensinam a fazer lã. E, se preferir algo mais curioso, vá ao museu do pénis, onde estão expostos estes membros de diferentes animais. Aqui, as influências internacionais misturam-se com tradições nacionais e as marcas do passado convivem em harmonia com as propostas mais vanguardistas. O resultado: uma atmosfera surpreendente, onde é possível observar edifícios tradicionais ao lado de edifícios de vidro futuristas. Uma boa maneira de experimentar a vida social de Reiquiavique é frequentar uma das muitas termas ou piscinas da cidade, pescar salmão com os habitantes locais, jogar uma partida de golfe à meia-noite, visitar os seus museus, galerias e teatros... Opcionalmente, também pode fazer uma excursão, com saída do porto de Reiquiavique, para ver baleias, golfinhos e toninhas (atividades sugeridas não incluídas). A sua oferta cultural e gastronómica vai, sem dúvida, deixá-lo rendido. Pode provar o cabrito fumado ou assado, e atrever- se a experimentar a bebida alcoólica nacional (a brennivin, ou morte negra), uma aguardente fabricada a partir de polpa de batata destilada, aromatizada com sementes de cominhos. Para petisco, pode provar um cachorro-quente à islandesa, conhecido como "pylsa", acompanhado por um "skyr" (um iogurte baixo em gordura e muito nutritivo).

Alojamento em Reiquiavique.

DIA 8 · REIQUIAVIQUE - CIDADE DE ORIGEM

Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado e voo de regresso à cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

A sua viagem inclui

Voo de ida e volta.

Estadia no hotel seleccionado em Reiquiavique.

Regime seleccionado em Reiquiavique.

Estadia no hotel seleccionado em Borgarnes.

Regime seleccionado em Borgarnes.

Estadia no hotel seleccionado em Akureyri.

Regime seleccionado em Akureyri.

Estadia no hotel seleccionado em Egilsstaðir.

Regime seleccionado em Egilsstaðir.

Estadia no hotel seleccionado em Höfn.

Regime seleccionado em Höfn.

Estadia no hotel seleccionado em Suðurland.

Regime seleccionado em Suðurland.

Aluguer de carro.

(5)

Reiquiavique Borgarnes Akureyri

Húsavík Egilsstaðir Höfn

Skaftafell Selfoss

Seguro de viagem.

Destinos Visitados

- Devido à dispersão geográfica dos hotéis na Islândia, recomendamos ajustar o itinerário desta rota de carro, tendo em conta o hotel escolhido para pernoitar.

- A condução na Islândia não apresenta problemas ou condições especiais, mas deve saber que uma grande parte das estradas são de cascalho, especialmente as estradas secundárias e interiores. A neve pode dificultar a condução em alguns meses do ano. Por todos estes motivos, recomendamos o aluguer de um veículo todo-o-terreno. Muitas estradas são encerradas no inverno por causa da neve, mas é nesta altura do ano que se pode visitar as grutas de gelo. Durante toda a viagem, recomendamos que preste atenção aos sinais de limite de velocidade, pois a superação destes limites implicará fortes sanções. Lembre-se de que precisa de manter as luzes acesas sempre que estiver a conduzir. Recomendamos a utilização de GPS e/ou uma boa ligação à Internet devido à falta e/ou fraca nitidez dos sinais.

- Os quartos triplos em Europa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão,

desaconselhamos o seu uso na medida do possível.

Notas importantes

A sua viagem não inclui

Possibilidade de pagamento de portagens.

(6)

- As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário um cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

Referências

Documentos relacionados

(Nota: A ilha Hrísey fica muito mais perto da costa, no meio de um fiorde, na frente de Dalvik, a cerca de 40 minutos de Akureyri. A ilha Grímsey fica mais afastada e não tem

Siga para norte e depois de viajar cerca de 32 quilómetros, chegará à pequena cidade de Omodos, famosa por abrigar o Mosteiro Timios Stavros (Mosteiro da Santa Cruz), um dos

Outra opção para uma excursão a partir de Cosença é a visita a Scalea, uma pequena localidade com um centro histórico repleto de personalidade, onde se destaca a muralha que protegia

Saída do voo da cidade de origem até São Miguel e recolha do carro alugado.. Começamos por explorar Ponta Delgada, a cidade mais importante

As suas paisagens selvagens, as enseadas inóspitas de areia branca, a sucessão contínua de torres genovesas (um total de 67 ao longo da costa), os portos de pesca pitorescos, as

Consulte os preços e horários na página web. Não incluído). Junto ao museu Astrup Fearnley fica a ilha de Tjuvholmen, no passado uma zona industrial e pouco atraente para o

o Túmulo de Humayun, o Complexo de Qutb e o Forte Vermelho (não confundir com o de Agra) em Deli; e a "Cidade Rosa" (o centro antigo) e o Forte de Amber em Jaipur; todos

experiências culturais. Experimente um banquete hangi, cozinhado no solo fumegante; participe numa excursão a uma autêntica aldeia maori pré-europeia; ou trate-se com uma