• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PROCESSO SELETIVO APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2015

O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial torna público que estarão abertas inscrições para candidatos encaminhados formalmente pelas empresas e candidatos da comunidade, no período de 24/11 a 28/11/2014 para o processo seletivo dos cursos de Aprendizagem Industrial, conforme Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº.

5.598/2005, que estabelece a obrigatoriedade para estabelecimentos de médio e grande porte, de contratarem jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes, observando os critérios estabelecidos nas Portarias MTe Nº 723/2012 e Nº 1005/2013.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. As vagas e requisitos para acesso estão descritas no Anexo I deste Edital

1.2. As vagas serão preenchidas prioritariamente pelos candidatos encaminhados pelas empresas cotistas e/ou contribuintes do SENAI-AC;

1.3. As vagas remanescentes serão preenchidas por candidatos da comunidade que tenham obrigatoriamente participado de processo seletivo.

1.4. A seleção será regida por este Edital, seus anexos e eventuais retificações, caso existam e caberá sua execução ao SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial;

1.5. Um candidato não poderá, sob qualquer condição, fazer, dois cursos subsequentes, mesmo que sejam em escolas diferentes e em ocupações diferentes.

2. SELEÇÃO

2.1. A seleção será composta de:

2.1.1. Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório.

2.2. A prova escrita será realizada somente para aqueles candidatos que efetivamente comprovem a sua inscrição neste processo seletivo, com apresentação do Comprovante de Inscrição e Documentos de Identificação com Foto.

3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente nas formas descritas neste edital.

3.2. As inscrições para o processo seletivo para o ingresso nos cursos de aprendizagem estarão abertas no período de 24/11 a 28/11/2014, preenchendo, eletronicamente, no endereço www.senaiac.org.br, o requerimento de inscrição, ler e concordar com as disposições do Edital do processo seletivo.

3.3. O candidato deverá inscrever-se em três opções de curso.

3.4. O candidato que informar, no ato da inscrição, qualquer tipo de deficiência ou esteja acometido de doença grave, deverá comparecer na secretaria da escola na qual se inscreveu, até o último dia de inscrição, fazer uma autodeclaração que confirme sua condição especial e, caso necessite de atendimento especial, deverá

(2)

saúde que comprove sua condição. Nessa ocasião, deverá solicitar, por escrito, o atendimento especial, informando as ajudas técnicas necessárias, tais como prova ampliada, prova em braile, intérprete de libras, ledor, professor mediador, tempo expandido ou outros recursos.

3.5. O candidato ou seu responsável legal será informado sobre o deferimento, ou não, da solicitação para o provimento de adaptações razoáveis, conforme o Decreto nº 6.949/09, até 5 (cinco) dias úteis antes da realização da prova, não cabendo interposição de recurso.

3.6. Os candidatos com deficiência participarão do processo seletivo com recursos de acessibilidade e ajuda técnica, sendo que essa condição não garante reserva de vagas nem critério diferenciado na apuração dos resultados.

3.7. A autodeclaração e as solicitações de atendimento especial que não forem protocoladas até o último dia de inscrição, bem como aquelas que não estiverem acompanhadas de laudo médico ou relatório, exceções feitas às solicitações de prova em braile e intérprete de libras, inviabilizam o atendimento especial. Nestes casos, o candidato será submetido às mesmas condições dos demais candidatos para a realização da prova, inclusive no que diz respeito à faixa etária aplicada, não cabendo interposição de recurso.

3.8. Impreterivelmente no ato da matrícula, todos os pré-requisitos, de acordo com o disposto no Anexo I do presente edital e associado à vaga, deverão ser comprovados mediante a apresentação de seu original juntamente com cópia, sendo eliminado nesta seleção aquele que não apresentar a devida comprovação.

3.9. As condições especiais solicitadas pelo candidato para o dia da prova serão analisadas e atendidas, segundo critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicados do atendimento ou não da sua solicitação, pela comissão organizadora do Processo Seletivo.

3.10. A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas previstas neste Edital. O não cumprimento dos procedimentos de inscrição estabelecidos implicará o seu cancelamento com consequente impedimento de participação do candidato no processo seletivo.

3.11. O candidato somente será considerado inscrito nesta seleção após ter cumprido todas as instruções descritas neste edital.

4. CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

4.1. O candidato inscrito nesta seleção terá acesso, no site www.senaiac.org.br ou nas unidades de ensino do SENAI (Escola SENAI Cel. Auton Furtado Av. Epaminondas Jacome nº 1.260 – Cadeia Velha. . Telefone: (68) 3901-4520/3901-4532 e CETEMM – Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário. BR 364 KM 5 Lote 6 Zona B Setor 7 – Distrito Industrial. Telefone: (68) 3901- 4504/3901-4512. E-mail: cetemm@senaiac.org.br) as informações referentes às datas, horários e local de realização da prova escrita (nome do estabelecimento, endereço e sala).

(3)

4.2. É de responsabilidade do candidato a obtenção de informações referentes à realização das provas.

5. PROVA DE SELEÇÃO

5.1. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, distribuídas em dois blocos: 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, de acordo com o Programa da Prova.

5.2. Cada questão corresponderá a apenas uma única resposta correta.

5.3. Os conteúdos da prova estão disponíveis no Anexo II deste Edital.

6. REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

6.1. A prova escrita será realizada em Rio Branco-Acre, podendo ocorrer em qualquer dia da semana, data, local e hora, considerando-se o horário de Rio Branco-Acre.

6.2. A prova terá a duração de 3 horas.

6.3. A data definitiva de realização das provas será informada por meio de jornal escrito de grande circulação, no site www.senaiac.org.br ou nas unidades de ensino do SENAI

(Escola SENAI Cel. Auton Furtado Av. Epaminondas Jacome nº 1.260 – Cadeia Velha. . Telefone: (68) 3901-4520/3901-4532 e CETEMM – Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário. BR 364 KM 5 Lote 6 Zona B Setor 7 – Distrito Industrial. Telefone: (68) 3901-4504/3901-4512. E-mail:

cetemm@senaiac.org.br) bem como as informações referentes às datas, horários e local de realização da prova escrita (nome do estabelecimento, endereço e sala), cabendo ao candidato acompanhar a sua divulgação.

6.4. O candidato deverá comparecer ao local designado para prestar as provas com antecedência de 60 (sessenta) minutos do horário previsto para o fechamento dos portões de acesso ao local de prova, munido de caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azul e de documento oficial e original de identidade, ou outro documento, contendo fotografia e assinatura, caso contrário não realizará as provas. Será exigida a apresentação do documento original, não sendo aceitas fotocópias, ainda que autenticadas.

6.5. O candidato que não apresentar documento oficial de identidade ou outro documento, contendo fotografia e assinatura não realizará as provas.

6.6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar o documento oficial de identidade, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que comprove o registro do fato em órgão policial, expedido no máximo em 30 dias sendo o candidato submetido à identificação especial.

6.7. Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada para a prova escrita. O não comparecimento, qualquer que seja a alegação, acarretará a eliminação automática do candidato.

(4)

6.8. Não será permitido ao candidato entrar no local de realização das provas após o horário previsto para o fechamento dos portões.

7. PROVA ESCRITA

7.1. Após assinar a lista de presença na sala de prova, o candidato receberá do fiscal uma única via da prova e depositará, sob a guarda do fiscal, seu documento de identificação.

7.2. O candidato deverá conferir as informações contidas no material recebido e, caso identifique algum erro, este deverá ser informado ao fiscal na sala.

7.3. O candidato deverá responder de forma objetiva as questões da prova, no espaço apropriado, utilizando caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azul.

7.4. O preenchimento da prova será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções contidas em cada questão.

7.5. Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova ou do local de espera, sem acompanhamento da fiscalização;

7.6. Ao terminar a prova, o candidato só poderá sair da sala após 1 hora do início da realização da prova, que a entregará obrigatoriamente ao fiscal de sala, solicitando a devolução de seu documento de identidade, que se encontra sob a guarda do fiscal de sala, desde o momento do seu ingresso na sala;

7.7. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala da prova e somente poderão sair juntos do recinto, após a aposição em lista de presença de suas respectivas assinaturas.

7.8. Será eliminado desta seleção o candidato que:

7.8.1. Chegar ao local de prova após o fechamento dos portões ou realizar a prova em local diferente do designado;

7.8.2. Durante a realização da prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato ou pessoa não autorizada.

7.8.3. Utilizar-se de livros, código impresso, máquina calculadoras e similares, pagers, telefones celulares ou qualquer tipo de consulta durante o período de realização de sua prova, quer seja na sala ou nas dependências do local de prova;

7.8.4. Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

7.8.5. Desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assim como o que proceder de forma a desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assim como perturbar a ordem e a tranquilidade necessária á realização da prova;

7.8.6. Descumprir qualquer das instruções contidas na capa da prova;

7.8.7. Não realizar a prova, ausentar-se da sala de prova ou do local de espera sem justificativa ou sem autorização, após ter assinado a lista de presença;

7.8.8. Deixar de devolver a prova e/ou assinar a lista de presença;

7.8.9. Não atender ás determinações do presente Edital e de seu anexo.

(5)

8. CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 8.1. Não haverá em hipótese alguma, vista de prova;

8.2. Recursos referentes às questões da prova, bem como relativos ao gabarito oficial divulgado, deverão ser protocolados na secretaria da escola onde o candidato se inscreveu no prazo de 48 horas após a divulgação do gabarito oficial, observando- se as seguintes especificações:

Nome do candidato;

Número de inscrição;

Processo seletivo;

Questionamento;

Embasamento;

Data e assinatura.

8.3. A pontuação total da prova será de 30 (trinta) pontos, subdivididos igualmente por cada disciplina:

Português - 15 (quinze), pontos;

Matemática - 15 (quinze), pontos;

8.4. Estará automaticamente eliminado desta seleção aquele candidato que obtiver nota inferir a 50% (cinquenta por cento) dos acertos em cada disciplina.

8.5. Em caso de igualdade na nota final, para fins de classificação, será obedecido o seguinte critério para desempate:

1º) Maior nota na prova de português.

2º) Maior nota na prova de matemática.

3º) Ter a maior idade entre 14 e 24 anos.

4º) Sorteio.

8.6. A publicação da lista de classificados será informada por meio de jornal escrito de grande circulação, no site www.senaiac.org.br ou nas unidades de ensino do SENAI

(Escola SENAI Cel. Auton Furtado Av. Epaminondas Jacome nº 1.260 – Cadeia Velha. . Telefone: (68) 3901-4520/3901-4532 e CETEMM – Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário. BR 364 KM 5 Lote 6 Zona B Setor 7 – Distrito Industrial. Telefone: (68) 3901-4504/3901-4512. E-mail:

cetemm@senaiac.org.br).

8.7. O resultado da seleção será divulgado às empresas de forma a lhes permitir a confirmação dos candidatos que serão contratados como Aprendizes. As empresas não poderão contratar candidatos que não tenham participado do processo seletivo.

8.8. Serão chamados à matrícula os candidatos que serão contratados pelas empresas como Aprendizes, prioritariamente, sendo as matrículas dos classificados da comunidade, após as matrículas das empresas.

(6)

9. MATRÍCULAS

9.1. O candidato aprovado no processo seletivo deverá efetuar sua matrícula de acordo com os critérios abaixo:

Ter sido classificado na primeira opção de curso, obedecendo ordem de classificação;

Caso a primeira opção de curso esteja com as vagas preenchidas o aluno será matriculado na segunda opção de curso, obedecendo ordem de classificação;

Caso a segunda opção de curso esteja com as vagas preenchidas o aluno será matriculado na terceira opção de curso, obedecendo ordem de classificação;

Caso as três opções de curso estejam preenchidas o aluno será matriculado em vagas disponíveis nas unidades de ensino do SENAI-AC, obedecendo ordem de classificação.

9.2. O candidato aprovado no processo seletivo deverá efetuar sua matrícula na unidade de ensino que ofertará o curso, nos períodos abaixo, considerando o tipo de inscrição:

Matrículas para Candidatos Classificados – Empresas: 06 a 20/01/2015 Matrículas para Candidatos Classificados Comunidade: 21 a 30/01/2015

9.3. São condições obrigatórias para a matrícula:

Ser classificado no processo seletivo, considerando os critérios estabelecidos no item 9.1 deste Edital;

Apresentar RG;

Apresentar CPF;

Comprovante de Endereço;

Comprovante de escolaridade (diploma ou declaração de matrícula);

Para menores de 18 anos RG e CPF do responsável legal;

Compromisso formal da empresa de contratação como Aprendiz (Contrato de Aprendizagem assinado pela Empresa) para alunos encaminhados por empresa cotista.

9.4. A contratação é de responsabilidade da empresa cotista, quando o aluno for indicado pela mesma.

9.5. A matrícula será cancelada e em seu lugar será chamado outro candidato, caso não apresente:

Todos os documentos exigidos no Edital;

Não compareça a unidade de ensino onde se inscreveu, no período de matrículas.

9.6. A aprovação e classificação desta seleção não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático na vaga de aprendiz, mas a expectativa de ser nele admitido segundo a rigorosa ordem classificatória e disponibilidade de vaga.

(7)

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E INSTRUÇÕES FINAIS

10.1. O SENAI-AC poderá cancelar o curso ou adiar seu início, caso a quantidade de alunos a serem matriculados não atinja o número mínimo previsto para instalação e funcionamento de uma turma.

10.2. É de exclusiva responsabilidade do candidato obter as informações necessárias para a participação em todas as etapas do processo seletivo, atentando para o local, a data e o horário da prova e da divulgação de resultados e de todos os eventos relativos à matrícula. O não comparecimento para confirmação de matrícula, nos locais, nas datas e nos horários divulgados pela unidade de ensino acarretará a perda da vaga obtida.

10.3. O SENAI-AC fornecerá, ao término do contrato de aprendizagem, certificado de conclusão, discriminando o curso oferecido, com a respectiva carga horária e desempenho obtido pelo aprendiz.

10.4. O processo seletivo, anunciado neste edital terá validade para os cursos ofertados em 2015.

10.5. As aulas ocorrerão nos seguintes horários:

Manhã Tarde

Entrada: 7:30 h Saída: 11:30 h

Entrada: 13:30h Saída: 17:30h

10.6. A data de início das aulas será informado, oportunamente, através do site www.senaiac.org.br ou nas unidades de ensino do SENAI (Escola SENAI Cel. Auton Furtado Av. Epaminondas Jacome nº 1.260 – Cadeia Velha. . Telefone: (68) 3901-4520/3901-4532 e CETEMM – Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário. BR 364 KM 5 Lote 6 Zona B Setor 7 – Distrito Industrial. Telefone: (68) 3901-4504/3901-4512. E-mail: cetemm@senaiac.org.br)

10.7. Casos omissos e situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo do SENAI-AC.

Rio Branco-AC 18 de Novembro de 2014.

(8)

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS E REQUISITOS DE ACESSO

* Requisitos de Aceso de acordo com CONAP – Catálogo Nacional da Aprendizagem – Portaria MTe nº 723/2012 e 1005/2013

Endereço das Unidades de Ensino Ofertantes dos Cursos

Escola SENAI Cel. Auton Furtado. Av. Epaminondas Jacome nº 1.260 – Cadeia Velha. . Telefone: (68) 3901- 4520/3901-4532. E-mail: escolasenai@senaiac.org.br.

CETEMM – Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário. BR 364 KM 5 Lote 6 Zona B Setor 7 – Distrito Industrial. Telefone: (68) 3901-4504/3901-4512. E-mail: cetemm@senaiac.org.br.

Unidade de

Ensino Curso Quantidade

Vagas

Turno Requisito de Acesso *

Escola SENAI Cel Auton Furtado

Mecânico de Manutenção de Automóveis

60 40 vagas – Manhã 20 vagas - Tarde

Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

Escola SENAI Cel Auton Furtado

Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica

31 15 vagas – Manhã 16 vagas - Tarde

Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

Escola SENAI Cel Auton Furtado

Administrador de Redes 40 20 vagas – Manhã 20 vagas - Tarde

Idade: a partir de 14 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino fundamental II.

Escola SENAI Cel Auton Furtado

Assistente de Produção 50 25 vagas – Manhã

25 vagas - Tarde

Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

Escola SENAI Cel Auton Furtado

Padeiro 20 Manhã Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

Escola SENAI Cel Auton Furtado

Confeiteiro 20 Manhã Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

Escola SENAI Cel Auton Furtado

Costureiro Industrial do Vestuário

20 Manhã Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

CETEMM Eletricista Instalador Predial 60 30 vagas – Manhã 30 vagas - Tarde

Idade: a partir de 16 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino fundamental II

CETEMM Assistente Administrativo 80 40 vagas – Manhã

40 vagas - Tarde

Idade: a partir de 14 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando ensino fundamental II

CETEMM Assistente de Produção 80 40 vagas – Manhã

40 vagas - Tarde

Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

CETEMM Técnico em Móveis 30 Manhã Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

CETEMM Técnico em Logística 80 40 vagas – Manhã

40 vagas - Tarde

Idade: a partir de 17 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino médio ou superior.

CETEMM Programa de Aprendizagem em Edificações - três ocupações:

(Instalador Hidráulico, Construtor de Edificações e Almoxarife de Obras)

60 30 vagas – Manhã 30 vagas - Tarde

Idade: a partir de 16 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando o ensino fundamental II

CETEMM Auxiliar Administrativo 15 15 - Tarde Idade: a partir de 14 anos no início do curso.

Escolaridade: cursando ensino fundamental II

(9)

ANEXO II – CONTEÚDO DE PROVA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto

Período e oração

Infinitivo do verbo

Vozes do verbo

Pontuação

Ortografia: emprego da letra s ou z

Aposto e Vocativo

Predicado Verbal e Nominal

Palavra Parônima

Classes de Palavras

MATEMÁTICA

Números Reais

Potenciação e Radiciação

Cálculo Algébrico

Equações do 1º Grau

Inequações do 1º Grau

Sistemas de Equações

Geometria

Referências

Documentos relacionados

Uma análise importante refere­se aos índices a serem criados nas tabelas fatos e

Sob a Sharia: Não existe liberdade de religião; Não existe liberdade de expressão; Não existe liberdade de pensamento; Não existe liberdade de

Este artigo concentra-se em uma análise exploratória dos efeitos da pandemia no total de anúncios e preços médios de seis categorias de eletroeletrônicos nas redes

O Diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-SP, Departamento Regional de São Paulo, torna público o presente Edital, que regulamenta o processo seletivo

Na Figura 29 visualiza-se a fornalha (F1) desenvolvida e testada na Universidade Federal de Viçosa, com sistema de alimentação pneumático e trocador de calor em

Os detentores dos empregos de Professor e Analista integrantes do Quadro de Empregos Permanentes da UERGS poderão afastar-se de suas funções para participar de cursos de

• biopirataria: desestimular a captura e a caça de animais silvestres e exóticos e à venda desses.. animais, quer seja pela satisfação de mantê-los em cativeiro, quer seja

Nesta perspectiva, o SENAI Sumaré firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Sumaré para o desenvolvimento dos Cursos de Aprendizagem Industrial do Programa SENAI Escola de