• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BETIM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BETIM"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Betim

EDITAL Nº 002/ 2007.

CONVOCA A ELEIÇÃO E ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS

CANDIDATOS QUE CONCORRERÃO ÀS

ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES GESTÃO 2007/2010.

.

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG, no uso de suas atribuições legais,

torna público que, com fundamento na Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, na Lei Municipal n° 3.041, de 13 de novembro de 1997, estão abertas as inscrições para seleção dos candidatos que concorrerão às eleições para Conselheiros Tutelares.

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O CONSELHO TUTELAR é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em lei.

1.2 - O exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante, remunerado pelo Poder Executivo, exigindo-se para isso dedicação exclusiva. 1.3 - No Município de Betim funcionam 02 (dois) Conselhos Tutelares, com área de competência correspondente a regiões determinadas do Município, conforme anexo I, cada qual com 05 (cinco) membros titulares, com mandato de 03 (três) anos, permitida uma recondução.

1.4 - Os membros dos Conselhos Tutelares serão escolhidos por voto direto, secreto e facultativo.

C

ONSELHO

M

UNICIPAL DOS

D

IREITOS DA

C

RIANÇA E DO

A

DOLESCENTE DE BETIM

LEI FEDERAL N.º 8.069/90 – LEIS MUNICIPAIS N.º 2.371/93 E 3.041/97

Av: Solimões, 388 -Bairro: Brasiléia Betim / MG – Telefax: 3532-4125 Fone: 3594-1222.

(2)

Tutelares, incluindo seleção prévia e eleição, a Comissão Eleitoral composta por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente constituída pela Resolução n° 035/2007/CMDCA, e por Empresa Contratada para este fim.

1.6 - A participação no processo de seleção prévia está condicionada à comprovação, pelo candidato, dos requisitos constantes deste edital.

II – DAS INSCRIÇÕES:

2.1 – As inscrições serão efetuadas na sede do Conselho Municipal de Betim – CMDCA, na Av. Solimões, nº 388, Bairro Brasiléa, entre os dias 24 de setembro de 2007 a 10 de

outubro de 2007, no horário de 8:00 às 17:00 horas (exceto sábados e domingos). III – DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO:

3.1 – As pessoas que desejarem se candidatar deverão proceder ao registro provisório de suas candidaturas mediante as seguintes condições:

a) preencher formulário próprio, fornecido no local da inscrição;

b) possuir reconhecida idoneidade moral, comprovada por atestado de bons antecedentes expedido pela Polícia Civil, e certidão dos Fóruns Cível, Criminal e Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca;

c) idade superior a 21(vinte e um) anos, comprovada através de cópia do documento de identidade com fotografia;

d) residir, no Município há mais de 02 (dois) anos, na data da inscrição, comprovada através de cópia de comprovante de endereço;

e) ter aptidão para o trabalho social, sendo que esta aptidão será avaliada através de prova escrita eliminatória, capacitação para o exercício da função, e entrevista psicológica;

f) ser indicado por entidades assistenciais, associações de fins humanitários, instituições de beneficência, obras sociais e igrejas, que tenham trabalho voltado à criança e Adolescente no Município de Betim através de declaração de experiência expedida pelo Presidente da Instituição com firma reconhecida em Cartório, contendo a função que desempenhou no trabalho social, a data de início e data de saída, se for o caso, acompanhada de relatório das atividades desenvolvidas na área da criança e do adolescente no período.

g) estar em gozo dos direitos políticos comprovada através de certidão do Cartório Eleitoral;

h) apresentar cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, e i) 02 (dois) retratos 3X4 recentes.

3.1.2 - A entidade referida na letra “f” acima, poderá indicar até 02 (dois) candidatos. 3.1.3 – O candidato deverá entregar a fotocópia dos documentos e apresentar o original dos mesmos no ato da inscrição.

(3)

3.2 – O protocolo do pedido de inscrição implica por parte do candidato no conhecimento prévio e aceitação de todos os termos fixados no presente edital e em prévia aceitação do cumprimento do que estabelece a Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e Lei Municipal nº 3.041, de 13 de novembro de 1997.

3.3 – O pedido de inscrição que não atender às exigências deste edital será cancelado, bem como anulados todos os atos dele decorrentes.

3.4 – Não será aceito pedido de inscrição encaminhado em desacordo com os prazos e condições previstos neste edital, não sendo permitido pedido de inscrição que não estiver devidamente preenchido ou que apresente rasura ou emenda.

3.5 – Não será permitida inscrição condicional ou por correspondência, inclusive eletrônica, sendo permitida a inscrição por procuração desde que apresentado o respectivo mandato, acompanhado de documento de identidade do procurador.

3.6 – A comprovação da reconhecida idoneidade moral do interessado, prevista no item 3.1, letra “b”, dar-se-á através da avaliação da Comissão Eleitoral do inteiro teor das certidões previstas na letra “g”, sendo vedada a habilitação como candidato de interessado que possua certidão positiva, cível e/ou criminal, que contenha medida judicial incompatível com o exercício da função de conselheiro tutelar.

3.7 – O Conselheiro Tutelar está sujeito a regime de dedicação integral, sendo vedada a acumulação da função de Conselheiro Tutelar com qualquer atividade remunerada, pública ou privada, inclusive, cargo, emprego ou função.

3.8 – A homologação das inscrições será no dia 15 de outubro de 2007, a partir das 8:00 horas, através de edital que será afixado no quadro próprio de editais da Prefeitura e na sede do CMDCA.

IV – DA APTIDÃO PARA O TRABALHO SOCIAL:

De acordo com o item 3.1, alínea “e”, a aptidão para o trabalho social será avaliada através de seleção prévia realizada em três etapas:

a) 1ª etapa: prova escrita, de caráter eliminatório;

b) 2ª etapa: capacitação para o exercício da função de caráter eliminatório; c) 3ª etapa: entrevista psicológica.

4.1 – DA PROVA ESCRITA:

Participarão das provas os candidatos cujas inscrições forem homologadas.

(4)

antecedência mínima de 03 (três) dias úteis anteriores a prova escrita, a ser retirado na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

C) O candidato deverá comparecer ao local determinado para a prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o início, munido de caneta esferográfica

tinta preta, cédula de identidade (RG), comprovante de inscrição e Cartão de Identificação.

D) Caso o candidato não possua, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial ou o protocolo de solicitação da segunda via, juntamente com outro documento oficial, com foto, que o identifique.

E) A juízo da Comissão Eleitoral, o candidato que não portar o comprovante de inscrição poderá prestar a prova, desde que seu nome conste na lista de candidatos inscritos, e que apresente o documento de identidade.

F) Na prova escrita avaliar-se-ão conhecimentos da língua portuguesa, conhecimentos gerais sobre atualidades, conhecimentos específicos relacionados à área da criança, do adolescente, da família, tais como legislação afeta à área, atribuições do Conselho Tutelar, políticas públicas, rede de atendimento afeta a proteção e defesa da criança e do adolescente, conhecimentos básicos de informática e redação.

F) O conteúdo programático estará disponível a partir do 1° dia de inscrição na sede do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Betim.

G) Para a realização da prova escrita será fornecido um caderno de prova contendo as questões e uma folha de respostas.

H) A prova escrita será composta de 50 (cinqüenta) questões objetivas, de múltipla escolha e, em qualquer questão da prova, haverá somente uma alternativa correta, sendo que o candidato deverá selecionar apenas uma resposta dentre as 05 (cinco) alternativas apresentadas e uma redação.

I) O candidato deverá assinalar as respostas às respectivas questões propostas na folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova.

J) Atribuir-se-á nota zero à questão: a) com mais de uma opção assinalada; b) sem opção assinalada;

c) com rasura ou ressalva; d) assinalada a lápis;

e) quando a alternativa assinalada for incorreta.

(5)

M) A nota máxima atribuída a esta prova é de 100 (cem) pontos e a nota mínima para aprovação é de 60 (sessenta) pontos.

N) Será considera nula a prova do candidato que se retirar do recinto, durante a sua realização da prova, sem acompanhamento do Fiscal.

O) Não haverá segunda chamada para as provas, nem a realização das mesmas fora da data, do horário e do espaço físico predeterminados.

P) Não será permitida a utilização de aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador, calculadoras ou similares), livros, códigos, ou qualquer outro material de consulta, bem como a utilização de boné, chapéu ou similar.

Q) Será excluído do recinto de realização da prova e eliminado do processo de seleção, por ato da Comissão Eleitoral, o candidato que:

1) tiver atitude de desacato e desrespeito com qualquer dos integrantes da Comissão Eleitoral, do CMDCA, fiscais ou autoridades presentes, e

2) for surpreendido em flagrante comunicação com outro candidato ou pessoa estranha, por gestos, verbalmente ou por escrito, bem como utilizando-se de qualquer material proibido por este edital.

R) A publicação do resultado da prova escrita e a convocação para a 2ª Etapa de

capacitação, dar-se-á no dia 25 de outubro, a partir das 17:00 horas, através de Edital a

ser afixado no Quadro Próprio de Editais da Prefeitura e na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Betim.

S) Poderão ser protocolizados recursos ao resultado da prova escrita no mesmo local de inscrição (sede do CMDCA/Betim), no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a publicação do resultado da prova, no horário das 8:00h às 17:00h.

T) Os recursos deverão ser devidamente fundamentados quanto à questão recorrida e serão analisados pela Banca Examinadora que emitirá seu parecer sendo que a decisão final caberá à presidência do CMDCA que poderá, inclusive, antes da decisão, fazer novas diligências.

U) Serão indeferidos liminarmente os recursos que não se apresentarem devidamente fundamentados quanto ao recorrido, bem como os interpostos fora do prazo.

V) Não será permitida vista das provas após exaurido o prazo previsto para recurso.

4.2- DA CAPACITAÇÃO

(6)

C) Os candidatos participarão do Curso de Capacitação com carga horária de 16:00 horas, divididas em 08 horas diárias durante 02 (dois) dias, nos dias 03 e 04 de novembro de

2007 em horário e local a ser divulgado aos candidatos classificados na prova escrita

eliminatória de 1ª Etapa.

B) Os candidatos devem ter freqüência mínima de 100% (cem por cento) no curso de capacitação.

4.3 – DA ENTREVISTA PSICOLÓGICA

A) A entrevista psicológica será realizada no período compreendido entre os dias 5 e 6 de

novembro de 2007, em horário e local a ser oportunamente divulgado no Quadro Próprio

de Editais da Prefeitura e na Sede do CMDCA, por profissionais indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

B) Serão classificados para a entrevista psicológica os aprovados na prova escrita eliminatória de 1ª Etapa, ou seja, aqueles cujas notas sejam iguais ou superiores a 60% (sessenta por cento).

C) A entrevista consistirá na avaliação do perfil profissional e psicológico do entrevistado com vistas à avaliação do seu desempenho frente às questões que envolvem o trabalho dos Conselheiros Tutelares (situações de risco de morte, agressões, tensão emocional, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe), avaliando-se o conhecimento sobre a atuação junto à criança e ao adolescente, à aptidão para o trabalho, a ética profissional, a disposição profissional para o exercício da função de Conselheiro Tutelar.

V - DO RESULTADO E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

5.1 - A pontuação para classificação final será estabelecida através da média aritmética das notas obtidas nas três etapas.

5.2 - Ocorrendo igualdade de pontuação terá preferência para efeito de classificação, o candidato que obtiver maior nota na prova eliminatória, e se persistir o empate, o candidato que tiver a maior idade.

5.3 - Serão considerados aptos para concorrer no processo eleitoral os 40 (quarenta) primeiros colocados na seleção prévia.

5.4 - O resultado e classificação final com o nome dos candidatos aprovados serão divulgados no dia 09 de novembro de 2007 a partir das 17:00 h (dezessete horas) através de publicação no Quadro Próprio de Editais da Prefeitura Municipal de Betim e na Sede do CMDCA.

5.5 - É facultado ao candidato interpor recurso devidamente fundamentado quanto ao

(7)

divulgação dos resultados no horário das 13h às 17h, a serem protocolizados no mesmo local de inscrição (Sede do CMDCA).

5.6 - Serão indeferidos liminarmente os recursos que não se apresentarem devidamente fundamentados quanto ao recorrido, bem como os interpostos fora do prazo.

5.7 - Não será permitida vista de provas após exaurido o prazo previsto para recurso.

5.8 - A Banca Examinadora, depois de conhecer as razões apresentadas pelo recorrente, fará revisão, objeto do recurso e emitirá parecer fundamentado, só podendo propor alteração da nota atribuída anteriormente se ficar evidenciado que houve erro de fato na correção ou na aplicação do critério de julgamento da prova.

5.9 -A decisão final relativa aos recursos caberá à presidente do CMDCA, que poderá, inclusive, antes da decisão, fazer novas diligências, sendo referendado pelo Ministério Público.

5.10 - Os interessados terão conhecimento do provimento ou não dos recursos, mediante divulgação no Quadro Próprio de Editais da Prefeitura.

VI - DA PUBLICAÇÃO DAS CANDIDATURAS

6.1 - Transcorrido o prazo de recursos de provas, o edital de resultado e classificação final será publicado no Quadro Próprio de Editais da Prefeitura Municipal de Betim e na sede do CMDCA, no dia 19 de novembro de 2007, estando habilitados a concorrer no processo eleitoral apenas os 40 (quarenta) primeiros candidatos aprovados.

VII - DOS VOTANTES

7.1 - Poderão votar todos os cidadãos eleitores de Betim, maiores de 16 (dezesseis) anos, que se cadastrarem previamente, em um dos postos de cadastramento de sua regional. 7.2 - O cadastramento do votante se fará mediante apresentação de comprovante de residência na regional e carteira de identidade ou profissional.

7.3 - Feito o cadastramento, o votante receberá um recibo comprobatório do cadastro na regional em que votará.

7.4 - O cidadão poderá exercer o direito de voto exclusivamente no local em que fez o seu cadastro, mediante a apresentação do recibo de que trata a alínea “c” e documento de

identidade. .

(8)

VIII - DA VOTAÇÃO

8.1- A votação será no dia 25 de novembro de 2007, das 09:00 às 17:00. Aos votantes que estiverem presentes no local de votação às 17:00 serão distribuídas senhas e concluído o processo de votação.

8.2- O voto será em cédula própria, que terá impresso em ordem alfabética o nome ou apelido dos candidatos, com seu respectivo número de registro, e para ser válida deverá estar rubricada pelos integrantes da mesa, ou através de urna eletrônica.

8.3 - É vedada a formação de chapas de candidatos, concorrendo cada um individualmente. 8.4 - Os candidatos poderão fiscalizar ou indicar um fiscal para o acompanhamento do processo de votação e apuração. O nome do fiscal deverá ser indicado à mesa de votação, pelo candidato, antes do horário determinado para o início das eleições.

8.5 - É vedada a propaganda eleitoral nos veículos de comunicação ou quaisquer tipos de anúncios em benefício de um ou mais candidatos, admitindo-se somente a realização de debates, entrevistas e distribuição de panfletos, conforme resolução específica.

8.6 - A propaganda irreal incidiosa ou que promova ataque pessoal contra os concorrentes deverá ser analisada pela Comissão Organizadora que, se a entender incluída nessas características, determinará sua suspensão.

8.7 - Não será permitido, no local onde se der a votação, qualquer tipo de propaganda de candidato, aliciamento ou convencimento dos votantes durante o horário de votação.

IX - DA APURAÇÃO

9.1 - Encerrada a votação, proceder-se-á imediatamente à contagem dos votos, sob a supervisão do CMDCA e do Ministério Público, em local indicado pelo CMDCA.

9.2 - Concluída a apuração dos votos, o CMDCA proclamará o resultado do pleito, mandado publicar os nomes dos eleitos e o número dos votos recebidos, por regional. 9.3 - Serão considerados membros titulares os 05 (cinco) candidatos que obtiverem o maior número de votos, e suplentes àqueles que se seguirem aos titulares na ordem de classificação, de acordo com a região.

9.4 - Havendo empate, será aclamado como vencedor o candidato que tiver obtido o maior número de pontos no teste escrito ou, persistindo o empate, o candidato mais idoso.

X – DA POSSE

(9)

solenidade com a presença do Representante do Ministério Público e do Juiz da Infância e Juventude, no dia 30 de novembro de 2007.

10.2 - No ato da posse o escolhido assinará um termo declarando não exercer qualquer atividade que seja incompatível com o exercício da função de Conselheiro e o horário de trabalho, constando ainda suas responsabilidades, direitos e deveres, observada a vedação contida nos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal.

10.3 - O exercício da função de Conselheiro Tutelar não implica vínculo funcional ou trabalhista para com o Município.

10.4 - Os Conselheiros Tutelares fazem jus ao vencimento mensal de R$1.100,00 (hum mil e cem reais) por uma jornada de trabalho de 8:00 (oito horas) diárias e 40:00 (quarenta horas ) semanais. Dentro da carga horária de 40:00 (quarenta horas ) semanais, conforme escala previamente aprovada pelo CMDCA serão realizados plantões noturnos e em feriados e finais de semana.

10.5 - Os suplentes só terão direito a esse vencimento quando no exercício da função.

XI - DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1- O CMDCA indicará por meio de resolução específica, as instâncias eleitorais que serão responsáveis pela organização do pleito, bem como por toda a condução do processo de escolha, especificando as respectivas competências.

11.2- Na implantação de novos Conselhos Tutelares, serão considerados membros titulares os 05 (cinco) candidatos que obtiverem o maior número de votos, e suplentes àqueles que se seguirem aos titulares na ordem de classificação, de acordo de acordo com critério de proporcionalidade referente a densidade populacional de cada região.

I – No caso dos novos conselhos contemplarem mais de uma região serão considerados membros titulares os 03 (três) primeiros candidatos da região mais populosa e os 02 (dois) primeiros candidatos da região menos populosa.

II – No caso do Conselho contemplar apenas uma região serão considerados membros titulares os 05 (cinco) candidatos que obtiverem o maior número de votos, e suplentes àqueles que se seguirem aos titulares na ordem de classificação.

11.3 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do pleito.

Betim, 17 de agosto de 2007. Maria de Fátima Rolim de Olivera

Referências

Documentos relacionados

5º - Trimestralmente e ao final do Projeto deverá ser enviado ao CMDCA, em 02 (duas) vias impressas e mídia digital (CD), o relatório das atividades

Em razão do presente TERMO DE COLABORAÇÃO a Organização da Sociedade Civil executará, durante a vigência da parceria, as ações previstas no Projeto, aprovado e classificado

conforme modelo Anexo I, fornecido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, à Rua Florisbela Rosa da Penha, nº. 2º, para a formação do

V – efetivo trabalho com crianças e adolescentes ou em defesa de crianças e adolescentes pelo prazo não inferior a 02 (dois) anos, atestado por entidades

sindicatos das Empresas de Segurança Privada da região Sul.. Contamos também com a presença dos seguintes palestrantes: Ten. Coronel Jorge Costa Filho, falando sobre Segurança Pública

Art. 4º O requerimento de inscrição, dirigido à Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, disponível na sede do CMDCA e no site www.urandi.ba.gov.br

O teste de Kruskal-Wallis parece ser congruente com esta dissonância, uma vez que se verificou que, no índice total da EAPH, nos factores F1, F3, F4 e F5, são

Após o estágio de 3-4 folhas trifolioladas, as amostragens devem ser realizadas com o pano de batida branco, com 1 m de comprimento por 0,5 m de largura, com um suporte de cada lado.