• Nenhum resultado encontrado

Conference Call 26 de outubro de 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conference Call 26 de outubro de 2007"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Conference Call 26 de outubro de 2007

Operadora: Boa tarde e bem-vindos à audioconferência da Perdigão S.A. Neste

momento todos os participantes estão conectados apenas como ouvintes e mais tarde, iniciaremos a sessão de perguntas e respostas, quando as instruções para os senhores participarem serão fornecidas. A apresentação está disponível no site

www.perdigao.com.br/ri. Caso necessitem de alguma assistência durante a audioconferência, queiram, por favor, solicitar a ajuda de um operador digitando asterisco zero (*0). As declarações contidas nesta audioconferência relativas à perspectiva dos negócios da Empresa, às projeções e resultado e ao potencial de crescimento da Empresa constituem-se em meras previsões e foram baseadas nas expectativas da administração em relação ao futuro da Empresa. Estas expectativas são altamente dependentes de mudanças no mercado, desempenho econômico geral do país e do setor e dos mercados internacionais, estando sujeitas a mudanças. Cabe lembrar que esta audioconferência está sendo gravada.

Gostaria agora de passar a palavra ao Sr. Wang Wei Chang, Diretor Vice-Presidente de Finanças, Controle e Relações com Investidores. Por favor, Sr. Wang, pode prosseguir.

Sr. Wang Wei Chang: Muito obrigado, boa tarde a todos, bem-vindos a nossa conferência. Nós anunciamos os resultados trimestrais nesta manhã e estamos muito contentes, porque foram resultados muito bons.

Neste trimestre a operação Perdigão performou bastante bem, tanto no mercado interno, como no mercado externo, para nós conseguirmos um crescimento de receita operacional bruta em 22,7%; receita operacional líquida de 23,7%. E alguns pontos que vale a pena mencionar são: primeiro, o nosso Ebit – o lucro operacional antes das financeiras – que nós atingimos uma margem operacional muito boa de 9,7%.

Quando a gente comprara com o terceiro trimestre do ano passado, a gente tem que levar em consideração que o terceiro trimestre do ano passado foi um trimestre de recuperação, depois de um primeiro semestre muito ruim, o pior

(2)

semestre da nossa história, e o quarto trimestre do ano passado foi quando, realmente, as atividades voltaram para uma normalidade maior. Portanto, quando a gente compara com o terceiro trimestre, logicamente que tudo cresceu, tudo melhorou, mas os pontos que eu quero frisar: lucro operacional antes da financeiras 9,7%, e o nosso Ebitda quase 228 milhões, ou 13,7%. E nós tínhamos mencionado já, várias vezes nas nossas conversas, que nós iríamos conseguir performar, melhorar as nossas margens, porque estamos agora conseguindo realmente algumas sinergias com todos esses novos negócios que nós entramos, e isso o que nós estamos entregando - margens melhores, tanto margem operacional, como margem Ebitda, ok?

Vou falar um pouco da performance no mercado interno, do mercado externo, e depois falar um pouco das perspectivas tanto para o quarto trimestre, como para o próximo ano, e depois teremos a sessão de perguntas e respostas.

Bom, no mercado interno – em carnes – nós crescemos 4,4%, mas isso porque nos produtos in natura nós caímos neste trimestre 28%, e isso porque nós, logicamente, estrategicamente falando, preferimos vender tudo isso no mercado externo e o mercado externo estava, está e continuará a performar muito bem. Mas para os produtos elaborados e processados de carne nós crescemos perto de 10%, 9,8%, e para outros processados, que agora, também, começamos a incluir margarina, nós temos praticamente dois meses, mas eu diria um mês e meio de margarina, porque o mês de agosto foi quando nós começamos, e quando você começa logicamente a atividade é bem menor, mais ou menos um mês e meio de margarina no resultado, e com isso nós tivemos para outros processados um aumento de quase 88%, certo?

Para os lácteos, nós tivemos uma pequena redução de 4,8%, principalmente em redução, diria também no leite U.H.T., por que principalmente no último mês do trimestre, nós tivemos uma queda muito grande nos preços do U.H.T. Mas, em geral, esta é a performance que nós tivemos no mercado interno, em carnes nossos preços, o preço ROL subiu 7,5% contra um custo de 2,1%; em outros processados nós tivemos uma queda nos preços, mas isso por causa da entrada de margarina com o preço unitário menor, queda de 10,4% contra uma queda de custo de 5,8%. Em lácteos nós conseguimos neste trimestre repassar os preços dos processados, que durante o trimestre nós tivemos preços bons para processados, e para o leite nós conseguimos começar o mês com um preço bom, o mês de agosto já começou até com uma reação de preços, e no último mês, o mês de setembro, realmente tivemos uma queda muito grande nos preços, mas mesmo assim, os lácteos esse trimestre, tivemos uma performance muito boa, com preços médios aumentando 25,1, mas com custos médios aumentando 28,3, porque todos sabem o custo de matéria-prima, leite, hoje está atingindo preços recordes, quer dizer, nós atingimos o pico no mês de agosto, mês de setembro tivemos uma queda, uma queda boa no nosso consumo de 8%, mas o preço caiu mais, mas no geral nós tivemos uma performance muito boa no mercado interno, com margem operacionais boas.

(3)

Mercado externo, eu dividiria o mercado externo em aves e em suínos, e nós estamos ainda reportando os bovinos junto com os suínos. Em aves performance excelente das exportações, os preços das exportações estão aumentando em todas as regiões do mundo, existe uma demanda boa sobre o frango brasileiro, e isto porque a produção doméstica nesses vários países está cada vez mais cara, pelo aumento do preço das commodities. Com isso, vários países estão ou reduzindo produção, ou não recomeçando, ou não crescendo produção por que a atividade não é tão lucrativa, em algumas regiões é uma atividade que hoje causa bons prejuízos. Com isso, o Brasil e nós na Perdigão conseguimos crescer em volumes e com preços médios bons em todas as regiões em que nós exportamos produtos de aves.

Diferente dos produtos de aves, para os suínos, esse trimestre ainda foi um trimestre relativamente fraco, porque a Rússia continua importando somente do estado do Rio Grande do Sul, e com isso existe uma oferta grande para os outros poucos países que compram o suíno brasileiro com preços não tão bons, então com isso nós diríamos que: tudo o que aconteceu em aves, não aconteceu ainda em suínos, mas na média a performance das exportações foram muito boas, preço médio nós conseguimos crescer 13%, o nosso preço do trimestre, o nosso preço em dólar FOB subiu 29,4%, o nosso preço médio CIF subiu 27,7%, então mesmo com a valorização do real perante ao dólar de 15%, nós conseguimos ainda ter um aumento de preço médio das nossas exportações de 13%. O custo médio subiu, subiu 5,3%, é uma porcentagem bastante grande, isso exatamente devido ao alto custo dos grãos que começou a crescer forte no último mês do trimestre, em setembro, e esse crescimento do custo do grão deve continuar forte durante todo o último trimestre do ano. Mas, mesmo assim, nós tivemos o aumento de preço que foi muito maior e mais do que cobriu esse aumento do custo médio.

Com esse tipo de performance conseguimos o resultado operacional de 9,7%, e as financeiras, durante este trimestre, nós conseguimos alguns ganhos, nós adotamos uma política de ficar algo em torno de 240 /US$ 250 milhões em aberto, então conseguimos alguns ganhos financeiros com a queda constante do dólar, mas esse ganho financeiro causou um imposto maior nos nossos resultados, porque esse ganho financeiro é feito no Brasil e não no exterior, nós tivemos com isso um aumento do imposto. O resultado disso é um lucro líquido de 90 milhões, 90,2, 5,4%, e o Ebitda de 228 milhões, 13,7%.

Um pouco sobre as perspectivas para o último trimestre e também para o começo do próximo ano, em exportações de aves o mercado continua quente, nas regiões em que nós temos preços prêmios como o Japão, os preços para o primeiro trimestre sendo negociados agora já estão mais altos do que o último trimestre desse ano. Os preços para o oriente médio também estão estáveis, um pouco para cima, e na Europa os preços também estão subindo um pouco para cima, eu diria que uma das boas coisas que estão acontecendo é que o peito de peru que nós exportamos para a Europa está atingindo preços acima de US$ 5 mil a tonelada. Então, em geral, esse preço para o último trimestre e para o primeiro trimestre do ano que vem deve continuar a acontecer. Para o restante do ano, a gente acha que como existe uma demanda grande para proteínas produzidas no

(4)

Brasil, os pequenos devem pressionar preço e podem, e eu acho que seria até saudável ter algum ajuste do preço, que está um nível muito bom para um patamar um pouquinho mais abaixo e não continuar sempre num fator, em um limite de alta de preços, seria até saudável que houvesse um pequeno ajuste de preços e que nada afetaria nos nossos resultados.

Em suínos a estimativa para o último trimestre é que a Rússia está aumentando mais a compra de suínos, porque os importadores querem atingir as cotas, e também porque é um período em que os russos compram mais porque consomem mais durante todo o período de inverno, e também mais para o fim de novembro, em torno do mês de dezembro existem maiores dificuldades logísticas para os navios chegarem aos portos russos, com tudo isso então nós estamos vendo um aumento de volume e também o aumento de preço para carcaças e outros produtos que exportamos para a Rússia.

No nosso caso também recomeçamos a nossa exportação para a Ucrânia no fim de setembro, então em outubro começando com preços bons, mas agora como tem mais exportadores indo para lá os preços caíram um pouco, mas os volumes devem começar a crescer.

De qualquer forma nós vamos ter neste último trimestre performance melhor em suínos do que aconteceu no restante do ano. Para o ano que vem a grande boa novidade que nós temos é que a Rússia aprovou agora também a planta do Rio Verde para exportação de carne suína para a Rússia. Até então você só podia exportar a partir de Rio Grande do Sul e hoje, além da planta que nós temos no Rio Grande do Sul, nós fomos a única planta aprovada, a Rio Verde foi a única planta aprovada fora do Rio Grande do Sul para exportar para a Rússia. Então, nós vamos ter essa vantagem durante o ano de 2008. Eles praticamente corrigiram talvez um erro que tivessem feito, porque eles tinham liberado Goiás para bovinos, mas o seu problema é febre aftosa, então se você inclui bovinos, teria que abrir também o Goiás para suínos. Então, essas são as boas novidades que nós temos para contar em relação a suínos.

A China ainda não temos nenhuma indicativa de quando eles vão começar a comprar ou importar a carne suína do Brasil. A reunião que os chineses tiveram aqui em setembro, se eu não me engano, não foi uma reunião boa, eu acho que o Brasil não estava preparado adequadamente para receber eles, a visita do pessoal da ABIPECS para a China também não resultou em nada, mas hoje nós sabemos que existe uma falta de carne suína, os chineses estão controlando, o governo chinês está controlando com pulsos firmes os preços internos que subiram muito, o aumento da inflação na China foi de 5, 5 e pouco por cento, acumulando naquele período, até aquele mês de 6, 6 e pouco, então, realmente, o impacto foi muito grande e agora o governo chinês está tentando controlar, mas todos sabem que existe uma falta de carne suína ali. Então essas são as perspectivas para o ano que vem e para nós, para a Perdigão, muito positivas, porque nós temos a planta de Rio Verde para exportar, ok?

No mercado interno o último trimestre é sempre o melhor trimestre para carnes, porque nós temos todos os produtos natalinos, há um mês que nós estamos calculando as nossas estimativas para os volumes, nós sabemos que esse ano o

(5)

Natal deve ser muito bom, mas nas nossas vendas vão se concentrar muito perto do Natal e a gente tem que ter uma alteração de logística muito boa para atender, nós não temos ainda alguma estimativa dos volumes de crescimento para os produtos de Natal, mas nós estamos esperando um bom Natal.

Em geral, o mercado interno, com o aumento da renda real e com o aumento de número de pessoas empregadas, a massa salarial ou o disclosure income, ou a renda disponível tem crescido e vai continuar a crescer e, com isso, nós estamos aí esperando um bom ano, e também no próximo ano um bom crescimento dos volumes de produtos processados de carne e de outros processados.

Em lácteos, apesar da queda da matéria-prima leite, nos meses do último trimestre porque é o período de safra, é quando chove mais - quando chove mais as vacas leiteiras produzem mais - os preços médios do leite U.H.T. que estão muito baixos devem causar alguma pequena redução, ou alguma redução nas nossas margens nos lácteos durante o último trimestre, ou seja, nesse trimestre nós tivemos para a Batávia, só a Batávia, o Ebitda acima de 9%, com esses preços do leite U.H.T. tão baixos, e com a nossa operação, que não é tão grande, o U.H.T., talvez nós tenhamos algumas margens, com certeza nós vamos ter algumas margens menores do que nós conseguimos durante o ano, durante o terceiro trimestre.

E outros processados nós vamos ter então um crescimento ainda maior com margarinas atingindo os volumes bons. Então, nós estamos esperando um ano bom no mercado interno. Em geral, as premissas de crescimento que nós estamos anunciando são para o mercado interno um crescimento de 8%, ou aproximadamente 8, quando a gente diz aproximadamente 8 , nós estamos normalmente conservadores, mas este é o número que nós estamos dando, sendo conservador, para o mercado interno, então, 8%, isso influi carnes e outros produtos processados.

Para o mercado externo nós estamos agora estimando, também conservadoramente, em 17%, o potencial é para o crescimento maior, mas vai depender muito da logística das exportações, e se tivermos daqui até o fim do ano alguma greve, alguma coisa, nós teríamos que reduzir. Mas se a gente conseguir fazer tudo que nós estamos planejando, com certeza, o número é acima de 17% - nós colocamos 17% sendo conservador. Então, no geral, o crescimento vai estar em torno de 12% para carnes, outros produtos processados.

Em lácteos, como esse ano nós temos lácteos durante doze meses, e no ano passado nós começamos só a partir de junho, então são doze meses comparados com sete meses, nós vamos ter um crescimento em torno de 70%. Em geral, considerando a empresa como um todo, o crescimento de volumes é um excelente número de 19%, sendo conservador, podendo chegar perto de 20, se nós não tivermos nenhuma restrição quanto às exportações que nós estamos planejando, ok?

Então essas são as perspectivas que nós estamos anunciando, e agora nós estamos abertos para perguntas. Por favor, perguntas a partir de agora.

(6)

Operadora: Senhoras e senhores, iniciaremos agora a sessão de perguntas e

respostas. Para fazer uma pergunta, por favor, digitem asterisco (*) um (1). Para retirar a pergunta da lista, digitem asterisco (*) dois (2).

Nossa primeira pergunta vem do Sr. Tufic Salem do Credit Suisse.

Sr. Tufic Salem: Boa tarde a todos, parabéns pelos resultados. Sr. Wang Wei Chang: Obrigado.

Sr. Tufic: Eu tenho duas perguntas: a primeira, você falou de algumas sinergias

que já estão recebendo na parte de Batávia, de margarinas, mas eu queria entender, se você pudesse detalhar um pouquinho mais como que está esse processo da integração, especificando se margarina se foi o mais recente? E o quê que a gente precisa mais ver nos próximos meses em relação a essa integração? E a segunda pergunta, se vocês poderiam falar um pouquinho do sistema de bovinos, e como que estão os planos de expansão, um update dos planos de expansão para a planta que vocês compraram, como é que está indo isso e nos próximos anos?

Sr. Wang: Ok, para a parte de lácteos, nós implementamos SAP na Batávia em

abril, começo de abril desse ano, nós gastamos uns dois meses e uma parte do terceiro mês, quer dizer, durante este período para adaptação, porque foi uma mudança muito grande para o pessoal da Batávia porque as empresas operam em processos diferentes, então sempre tem um período de adaptação, certo? Durante este período, só para você ter uma idéia, se você for examinar somente lácteos, a empresa Batávia no segundo trimestre, nós tivermos resultados ruins, exatamente por causa, quer dizer, um dos grandes motivos foi por causa da implementação do SAP, e que atrapalhou os volumes, algumas coisas eles reconheciam em regime de caixa, nós passamos a reconhecer em regime de competência, aí teve alguns ajustes, mas tudo isso já aconteceu durante o segundo trimestre de 2007, o terceiro trimestre de 2007 começamos a operação usando a mesma distribuição, então está, quer dizer, isso já está aí, é uma coisa que pode ter uma melhora? Sim, pode ter uma eficiência maior, mas já está aí.

Na Unilever ainda passamos esses meses comprando produtos e vendendo, por que a licença para nós, quer dizer, mudar aquela planta para o nosso nome ainda não saiu, isso demora por causa da burocracia brasileira, que é uma coisa horrível, então nós estamos ainda comprando, quer dizer, nós temos o nosso pessoal lá olhando a produção, tal. Mas isso, quer dizer, quando nós estivermos Unilever dentro do nosso sistema, com certeza podemos ganhar alguma coisa de sinergia, certo?

Quanto em relação a bovinos, quando nós começamos a entrar em bovinos, nós fizemos o leasing de 85% de uma planta, esse é um modelo que não deu certo, sendo uma planta no nosso, para fazer qualquer tipo de manutenção, qualquer tipo de investimento era sempre um problema e, normalmente, em alguns desses

(7)

frigoríficos, a cadeia de frios tem uma capacidade sempre menor do que a capacidade de abate, então, na verdade, a capacidade de abate não era o que nós arrendamos, mas menor. Aí tivemos todos os problemas e com a planta de Mirassol, essa planta é pequena, abate somente 500 cabeças por dia e está em um processo de ampliação, na verdade, investimos em construção, está em processo de ampliação, e deve fechar este ano, no máximo em janeiro do ano que vem, com uma capacidade de abate para 2 mil cabeças. Para você ir de 500 cabeças até 2 mil cabeças, isso vai ocorrer durante o ano de 2008, logicamente que você quer acelerar isso, porque tem capacidade, mas também depende de fornecedores, também depende de como você está comprando bovinos naquela região, tá certo? E aí uma vez operando com capacidade de 2 mil cabeças, nós iremos solicitar aprovação da planta para a Europa, que é onde a gente pretende exportar, em vista geral, você consegue logo, quer dizer, de 500 para 2 mil cabeças, você consegue logo, mas aonde você tem margens melhores é exportar para a Europa, e isso deve demorar alguns meses depois que você começa a abater com uma capacidade maior. Continuamos trabalhando, 2011 - que nós comentamos várias vezes - que a capacidade que nós queremos ter para bovinos até 2011 é de 6 mil cabeças, e então isso implicaria em investimentos, construção ou compra de mais duas plantas, tá certo? O cenário mais provável, se a gente conseguir, seria uma compra adicional e uma construção green field de uma outra planta. Então esse é o cenário mais provável para os nossos suínos.

E em bovinos o que nós desejamos é ter, se possível, mais do que 70% das vendas desta atividade para exportação. Temos demanda dos nossos clientes lá fora, por causa da qualidade da nossa logística, sempre entregamos produtos na temperatura correta e produtos de boa qualidade, então é isto o que eles querem da gente. Tá ok Tufic?

Sr. Tufic: Ok, obrigado.

Operadora: Nossa próxima pergunta vem do Sr. Carlos Albano do Citibank. Sr. Carlos Albano: Oi, boa tarde a todos, boa tarde Wang.

Sr. Wang: Boa tarde.

Sr. Carlos Albano: Queria saber se vocês poderiam dar um pouquinho mais de

informação para a gente a respeito dos grãos. Você comentou aí que no penúltimo mês do trimestre o preço já está subindo e a gente vê que ele continua subindo bem forte, qual que é a expectativa de vocês para o quarto trimestre desse ano e o quê que o pessoal de grão de vocês está olhando para 2008?

Sr. Wang: Ok, bom, o que está acontecendo com os grãos? Descolou um

pouquinho os custos do milho, o preço do milho brasileiro com relação à CBOT, porque o Brasil começou a exportar mais pesadamente para a Europa, a Europa começou a comprar do Brasil milho de GO3, é um dos poucos lugares no mundo em que você consegue boa qualidade de GO3, então nós estamos aí com uma pressão de preço no mercado interno. Até os 9 meses deste ano, nós tivemos um

(8)

aumento para o milho, um pouco de mais de 23%, muito menor do que outros países que tiveram um aumento de 30 ou de 40, até mais do que isso, 40/45%, tá? E também tem um outro fator importante é que como nós estamos produzindo em grande volume já animais no centro-oeste do Brasil, no centro-oeste do Brasil nós temos culturas, commodities alternativos que são o sorgo e o mileto, e que têm preços menores, então quando você tem um mix de todos esses produtos junto, o aumento que nós tivermos nesse terceiro trimestre foi um pouco abaixo, foi de 21,8%. Nós estamos estimando para o último trimestre, o custo da saca do milho algo em torno de 18 e qualquer coisa, chegando perto de 19 o custo da saca para o trimestre, logicamente que vai depender também do preço do dólar que está alto, esse é o nosso consumo, o consumo é do milho que foi adquirido algum tempo atrás, mas que não aparece ainda, aparece no custo mais tarde, então no nosso consumo nós temos isso, ok? Mais ou menos algo em torno de 19, isso logicamente puxaria o preço médio para todo o ano, mas se você for comparar com o ano passado, que no fim do ano também começou a subir, estamos estimando que o crescimento do milho vai ser um pouco acima de 20%, mas se você considerar todos os grãos alternativos juntos, milho e outros grãos substitutos, nós vamos ter um crescimento abaixo de 20%, então está alto, mais esse crescimento é muito melhor que outros países, e o peso maior do milho e soja, logicamente, é no animal vivo ou produto in natura, então esse aumento está nos produtos de exportação, mas nos produtos de exportação, a gente mais do que falou aqui, o preço médio do frango tem crescido de uma maneira tal que cobre mais do que essa diferença, esse crescimento, tá certo? Agora, nós tivermos um...

Sr. Carlos: oi, desculpa...

Sr. Wang: Desculpa, eu estava tomando um pouquinho de água, mas nós tivemos

a safra para 06/07, agora está sendo estimado finalmente em 51 milhões de toneladas, com a safrinha em 14,7, e com exportações sendo estimadas em 9,5 milhões, mas tem muitas destas corretoras, ou muito destas consultorias de commodities que dizem que o Brasil pode chegar acima de 10 milhões, mas mesmo assim com o estoque de passagem bem parecido com o do ano anterior, entre 5 e 6, tá certo? O ano que vem, a safra 07/08, a estimativa é de 52,3, esta é a primeira estimativa da Conab, e está se estimando um consumo, um aumento de consumo de 9%. Mas é uma primeira estimativa, tá ok?

O quê que está acontecendo é que nos Estados Unidos a safra 07/08, a estimativa é de 338 milhões de toneladas, este é um número que nunca se viu, mesmo usando, sei lá, 30% que é mais ou menos a estimativa para a produção de metanol, a expectativa é que o estoque final, o estoque de passagem continue em um nível bom, inclusive talvez, ou no nível de 05/06, mas muito melhor do que no nível da safra de 06/07. Com esse estoque realmente acontecendo o preço deve ficar mais estável, um pouco mais para baixo.

A realidade é o seguinte: o preço do milho, de todos os grãos em geral, atingiu um outro patamar, com a intenção de se produzir combustível, álcool usando milho, nós estamos vendo inflação de alimentos em todos os países em geral, e o preço da ração subiu em todos os países, é conseqüência, tudo é conseqüência deste

(9)

aumento, e aí então melhora as nossas oportunidades. Em soja nós estamos comprando farelo de soja, estamos estimando que soja para o ano de 2007 deve ter um crescimento, algo em torno de 5% e, para o ano que vem, nós estamos considerando que esse aumento de soja deve continuar a ter um crescimento de 5, está comparando com uma base mais pesada, porém, a área plantada nos Estados Unidos caiu muito, caiu quase 20%, essa estimativa de 19% todos preferindo plantar milho, e aí vamos ter uma pressão de preço. Então, o quê que nós estamos estimando? Um aumento de 5/8% para farelo de soja e para o milho um aumento entre 7 e 10%, algo em torno disso.

Sr. Carlos: Wang se continuar neste patamar, nessa sua previsão para o quarto

trimestre 19 por saca que você falou, o aumento do custo do grão no quarto tri em relação ao terceiro, vai ser mais ou menos do quê? De uns 25/30% do quarto em relação ao terceiro?

Sr. Wang: Não. Sr. Carlos: Menos?

Sr. Wang: Menos do que isso. Sr. Carlos: 15% mais ou menos...

Sr. Wang: Menos do que isso, podemos fazer até um cálculo aqui, eu não tenho

todos os dados aqui, mas é menos do que isso.

Sr. Carlos: Você acha que esse aumento, vamos dizer... Sr. Wang: É uns 10%.

Sr. Carlos: 10%? Você acha que ele é suficiente porque, vamos dizer, se o preço

continuasse igual no terceiro e no quarto, pela melhor sazonalidade que você tem no quarto aí, a sua margem deveria aumentar de 13,7, vamos dizer, para alguma coisa de 14,5, só um chute, você acha que o preço do grão aumentando aí 10% ele pode...

Sr. Wang: É a margem Ebitda que você está perguntando? Sr. Carlos: Isso.

Sr. Wang: A margem Ebitda depende muito do dólar, está certo? Sr. Carlos: Certo.

Sr. Wang: Depende muito do dólar, o dólar que está mais imprevisível do que os

(10)

que o terceiro trimestre e mais alto que 14, podendo chegar perto de 15, dependendo do dólar.

Sr. Carlos: Mesmo com esse cenário de câmbio e de grão, você acha que dá

para chegar acima de 14, acima de 15?

Sr. Wang: Acima de 14 com certeza, tá ok? Agora se o dólar subir a gente chega

perto de 15, mas o dólar não está subindo, então uma boa estimativa aí: acima de 14, sei lá, algo em torno de 14 e 15.

Sr. Carlos: E agora...

Sr. Wang: Mais perto de 14 por causa do dólar agora, né?

Sr. Carlos: Tá certo, agora com este novo patamar que vocês alcançaram,

sinergias é tudo o mais, e este cenário que você traçou para 2008, obviamente que você tem toda esta incerteza em relação a câmbio e grãos e tudo, mas, sei lá, manter mais ou menos o patamar atual, você acha que a Perdigão é uma empresa que hoje já roda com uma margem acima de 14?

Sr. Wang: Não, a margem do último trimestre e sempre melhor, ok? Sr. Carlos: Sim.

Sr. Wang: A margem do último trimestre é sempre melhor do que o ano, por

causa dos produtos natalinos, então nós vamos ter uma média perto de 12, se você for calcular, uma média de 12/12,5 por aí, porque nos dois trimestres nós tivemos margens menores, cerca de 11, quer dizer, na verdade a média foi 11. O acumulado está perto de 12, se a gente for calcular o último trimestre, dá 12 e qualquer coisa, eu acho que a média para os outros anos daqui para frente, com os negócios existentes hoje. Como todos sabem nós estamos no processo de diversificação e internacionalização, mas com o que está aqui hoje no balanço, a gente conseguiria algo em torno de 12,5 ou desse nível para cima, é esse nível para cima. Certo?

Sr. Carlos: Na média do ano 12,5, é isso, para cima? Sr. Wang: Eu acho que sim, com os negócios existentes. Sr. Carlos: Ok, obrigado.

Operadora: Nossa próxima pergunta vem do Sr.Alex Roberts do Santander. Sr. Alex Roberts: Oi, boa tarde, a primeira pergunta é sobre o Plusfood, eu sei

que vocês estão terminando o due diligence e tal, mas será que você pode confirmar quando vocês acham que vai entrar o negócio do Plusfood, se é

(11)

dezembro ou janeiro? E se vocês ainda acham que o guidance da receita de R$ 200 milhões, mais ou menos, fica o mesmo neste patamar?

Sr. Wang: Para Plusfood? Para Plusfood que você está perguntando? Quer dizer,

esse guidance é para Plusfood, tá certo?

Sr. Alex: Exato, em 2008.

Sr. Wang: Como eles vendem em euros, a relação euro/real não caiu tanto assim,

então, pode se manter isso, tá? E nós fizemos a due diligence, está tudo em ordem, a única dúvida que nós temos é sobre o Fundo de Pensão, como vai funcionar daqui para frente e quais são as diferenças, estamos correndo para tentar terminar até o fim do ano, mas a gente está muito ocupado com as várias coisas que a gente está fazendo, e aí também entra a operação de venda de fim do ano, então se não é até o fim do ano é em janeiro.

Sr. Alex: Ok.

Sr. Wang: Ok? Mas a gente está tentando fechar até o fim do ano, se não é até o

fim do ano, é em janeiro.

Sr. Alex: Ok, e a segunda coisa é mais sobre aquela novidade da Rússia e a

planta no Rio Grande do Sul, será que em 2008, então você pode dar um pouco de guidance, se isso vai mudar realmente, a magnitude das exportações dos suínos, algum comentário...

Sr. Wang: Olha, é difícil de a gente dizer, vamos dizer, nós temos lá em Marau o

abate de 2,5 mil cabeças, mais ou menos, 2,3 mil, 2,5 mil cabeças por dia, em Rio Verde nós estamos já abatendo 4,5 mil, mais ou menos, e a gente vai crescer durante o ano que vem, e eu acho que o nosso projeto de ampliação nós vamos até 7 mil, mais para frente, 2009, então nós vamos ter muito mais suínos para exportar e vai depender também do nosso pessoal lá, da nossa diretora regional, que é uma vendedora excelente, a nossa diretora regional para a Rússia e Eurásia, então vai depender muito da performance dela, mas nós vamos ter essa capacidade para exportar mais para a Rússia, que é muito boa, tá certo?

Sr. Alex: E a gente pode ter então uma premissa que para a Rússia, então, desse

lugar, você está falando de 10 mil toneladas ao ano, 15 mil ou mais do que isso?

Sr. Wang: É difícil dizer quanto que a gente vai crescer para a Rússia, mas a boa

notícia que eu estou te dando é que: a única planta aprovada de suínos para a Rússia, fora do Rio Grande do Sul, é a nossa, então isso é uma boa notícia. Agora se você quer dados quando a gente está exportando para a Rússia e quando a gente vai exportar, recebemos esta notícia esta semana, se não me engano no fim da semana passada ou essa semana, já veio uma carta do Ministério aprovando, então agora depende da gente, a performance deve melhorar nas nossas exportações para a Rússia com certeza, existe demanda lá, quer dizer, se você for

(12)

perguntar para os nossos clientes, eles logicamente que não querem o alimento do Brasil, os nossos clientes querem importar mais do Brasil, então nós vamos ter mais demanda, agora se é 20%, 50% do que nós estamos exportando... eu estou dando uma boa notícia.

Sr. Alex: Ok... parabéns.

Sr. Wang: E com certeza nós vamos aumentar bem as nossas exportações para a

Rússia. Tá ok?

Sr. Alex: Obrigado.

Operadora: Nossa próxima pergunta vem da Sra. Juliana Rosembaum do

Unibanco.

Sr. Wang: Alô?

Sra. Juliana Rosembaum: Olá, boa tarde. Sr. Wang: Oi, Juliana, boa tarde.

Sra. Juliana: Wang, você falou no seu comentário inicial de que a margem na

Batávia está perto dos 9%...

Sr. Wang: Ebitda.

Sra. Juliana: Ebitda, você pode dar o breakdown para a gente de como evoluiu a

margem bruta e as despesas de vendas e gerais e administrativas, quer dizer, o quê que foi a maior diferença que você conseguiu fazer com que esta margem da Batávia, quer era mais ou menos em 6,5/7%, tenha chegado nesse nível?

Sr. Wang: Senhora, eu vou te dar o lucro operacional, a margem operacional e a

margem Ebitda, pode ser?

Sra. Juliana: Pode.

Sr. Wang: Ok. No primeiro trimestre foi quando nós começamos a administrar a

empresa, mais também foi quando a matéria-prima leite começou a crescer, se você for comparar com o ano passado, a matéria-prima leite atingiu um dos custos mais baixos, no fim do ano começou a subir, efeito da ração mais cara, mas no primeiro trimestre nós tivermos uma margem operacional de 4,1, no segundo trimestre por causa dos problemas que eu já falei, nós tivemos que reduzir volumes, etc., nós ficamos praticamente em break-even, em lucro antes das financeiras, zero, e no terceiro trimestre 7,6. Eu diria que 7,6 foi, porque conseguimos repassar preços dos processados já no fim do segundo trimestre, e também o leite U.H.T. que começou a cair no segundo trimestre, quer dizer, tivemos um mês bom de U.H.T., um mês começou a cair, no último mês começou

(13)

realmente a cair muito pesado o leite, o U.H.T. tá? Então nós tivermos 7,6. Em termos de margem Ebitdano primeiro trimestre 6,2, no segundo trimestre 2,2, um trimestre ruim, e no último trimestre 9,4. Essas margens não devem manter no último trimestre por causa da nossa operação leite, nós temos pouco leite U.H.T. (X52:07 inaudível) pesado nisso, e nós compramos leite de boa qualidade das cooperativas, a matéria-prima que compramos é de boa qualidade para processamento, nós pagamos, eu acho que o nosso preço para a matéria-prima deve ser um pouco mais alto do que outras empresas que operam pesadamente o U.H.T. Ok?

Sra. Juliana: Ok. Obrigada. Já que a gente está falando de margem de outros

negócios, você consegue falar um pouco para a gente como é que você espera ver a margem de margarina?

Sr. Wang: Margarina, deixa eu pegar os dados aqui, espera um pouquinho, tá?

Margarina nós estamos com uma margem operacional entre 9 e 10%.

Sra. Juliana: Isso, quer dizer, isso já contempla algum tipo de sinergia, ou não?

Quer dizer, qual é o potencial dessa margem na sua opinião?

Sr. Wang: A operação ainda não está completamente ajeitada, as margens, e isso

já está inclusive desde a nossa divisão da margarina Becel, nome que nós estamos dando, agora eu acho que a operação começa a ficar realmente 100% ajeitada no ano que vem, quando nós tivermos a planta em nosso nome, ganhar mais em sinergia do que agora. Ok?

Sra. Juliana: Perfeito, e como a última pergunta, eu sei que você não deve poder

falar muito do potencial acordo com a Unilever, mas se você pode, pelo menos, dar para a gente alguma noção de timing, existe um processo de due diligence que demore até uma data determinada, o quê que a gente pode esperar?

Sr. Wang: O que eu posso falar é o seguinte: o mais breve possível. Sra. Juliana: Não tem nenhuma data até a qual...

Sr. Wang: O mais breve possível.

Sra. Juliana: Tá bom, tá ótimo. Obrigada Wang. Sr. Wang: A gente está trabalhando nisso. Sra. Juliana: Perfeito, obrigada.

Sr. Wang: Ok? Obrigado.

Operadora: Senhoras e senhores, lembramos que para fazer perguntas, basta

(14)

Sr. Carlos Albano: Wang, só mais uma pergunta aqui, vocês falaram aqui no

release de Capex para 2007, você pode dar uma idéia de quê que vocês estão vendo de Capex para 2008?

Sr. Wang: Nós ainda estamos no processo orçamentário, então o que eu posso

falar é o seguinte: nós estamos agora trabalhando o nosso business plan para 2008, eu não tenho o número final, mas o número que nós falamos quando conversamos com analistas, com investidores em geral é que, daqui para frente, vamos dizer, o Capex, consolidado para o que nós temos hoje, não para as atividades que nós estamos possivelmente consolidando, mas para as atividades hoje, nós estamos prevendo algo em torno de 550 milhões daqui para frente, vários anos, isso pode mudar de um ano para o outro, mas sem considerar novas aquisições, novas possíveis aquisições, tá?

Sr. Carlos: Isso tem matrizes também aqui dentro ou não?

Sr. Wang: Não, sem matriz, matriz estamos falando em algo em torno de 100

milhões, cento e poucos milhões, adicional, acima disso, esse número só em investimentos, não tem novas aquisições.

Sr. Carlos: Ok, obrigado. Sr. Wang: Ok?

Operadora: Encerramos neste momento a sessão de perguntas e respostas.

Gostaria de passar a palavra ao Sr. Wang para as considerações finais.

Sr. Wang: Ok, muito obrigado a todos, realmente nós estamos muito satisfeitos

com os nossos resultados, principalmente por causa do crescimento das receitas - e também por causa das margens operacional e Ebitda muito boas. Então eu queria agradecer a presença de todos, na vez passada, há três meses, eu não pude falar com vocês, então eu fiquei com saudades, quem fez esse conference call foi o Nildemar Secches, CEO, meu chefe, isso porque naquele dia nasceu minha filha, e minha filha faz hoje três meses. Obrigado a todos.

Operadora: A audioconferência da Perdigão S.A. está encerrada. Agradecemos a

participação de todos, tenham uma boa tarde, e obrigada por usarem Chorus Call Brasil.

Referências

Documentos relacionados

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas

a) Danos decorrentes da circulação de veículos terrestres fora dos locais segurados;.. b) Danos causados ao Segurado, seus ascendentes, descendentes e cônjuge, bem

Por esta concepção, vivenciamos uma obsessão desmedida pela segurança, em que as câmeras de vigilância, os mecanismos de rastreamento da internet (como os

Nossa visão: A BRF poderá alcançar 25% de margem bruta no Brasil no 1T21 (por meio de aumentos de preços de alimentos processados), o trimestre com o maior aumento esperado

Para o prolongamento do cabo, poderão ser utilizados vários nós, no entanto os mais frequentes são o nó de oito podendo também ser utilizado o de pescador duplo.... Nó

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

Há pouco mais de 50 anos, em 1956, João Guimarães Rosa lançava um de seus principais livros, Grande Sertão: Veredas, romance que, de lá para cá, provoca fascínio em

http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/regioes.shtml 2. Escolha uma região do Brasil para conhecer as brincadeiras dela. Selecione a brincadeira de que você mais gostou.