• Nenhum resultado encontrado

Experiência: sangue do cordão umbilical em crianças com paralisia cerebralmelhora a coordenação motora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Experiência: sangue do cordão umbilical em crianças com paralisia cerebralmelhora a coordenação motora"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A paralisia cerebral é uma condição que afeta crianças pequenas e podem causar incapacidades para o resto de suas vidas, mas há esperanças. Pesquisa feita recentemente comprova que as células do sangue do cordão umbilical melhoraram a função do motor em sistemas cerebrais experimentais através da comunicação entre as células.

No estudo, controlado pelo placebo, crianças entre 1 e 6 anoscom paralisia cerebral receberam uma única infusão intravenosa o transplante de células tronco. Os resultados foram ob dos nos dois primeiros anos após o tratamento e em 63 crianças iden ficou-se um efeito de dosagem, bem como aumento nas escalas de motor de desenvolvimento e conec vidade cerebral normalizada. Os pesquisados confirmaram que o transplante de células-tronco melhora a conec vidade cerebral e a função motora bruta em crianças pequenas com paralisia cerebral.

Ano V Edição nº 65 Dezembro de 2017 Ano V Edição nº 65 Dezembro de 2017 Ano V Edição nº 65 Dezembro de 2017

Experiência: sangue do cordão umbilical

em crianças com paralisia cerebralmelhora

a coordenação motora

Fonte: StemCells Journals

EXPERIÊNCIA: SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRALMELHORA A COORDENAÇÃO MOTORA PARALISIA CEREBRAL: PODE ESTAR PRESENTE NO NASCIMENTO, MAS PODE NÃO SER DETECTADA POR MESES

(2)

A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento.

Os sinais e sintomas aparecem durante a infância ou pré-escola. Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldade com a deglu ção e geralmente tem um desequilíbrio no músculo do olho. A amplitude de movimento pode ser reduzida em várias ar culações do corpo, devido à rigidez muscular.

O efeito da paralisia cerebral nas habilidades funcionais varia muito. Algumas pessoas são capazes de caminhar, enquanto outras não são. Algumas pessoas mostram função intelectual normal, ao passo que outras podem apresentar deficiência intelectual. Epilepsia, cegueira ou surdez são condições que podem estar presentes.

As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a caracterís ca clínica mais dominante, em espás co, disciné co e atáxico.

Paralisia cerebral espás ca - É caracterizada pela presença de rigidez muscular e dificuldade de movimento. Ocasionada por uma lesão no sistema piramidal, a paralisia cerebral espás ca é consequente do nascimento prematuro.

Paralisia cerebral disciné ca - A paralisia cerebral disciné ca se caracteriza por movimentos a picos e involuntários. É ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal.

Paralisia cerebral: pode estar presente

no nascimento, mas pode não ser

detectada por meses

(3)

Paralisia cerebral atáxica - A paralisia cerebral atáxica se caracteriza por uma sensação de d e s e q u i l í b r i o e f a l t a d e p e r c e p ç ã o d e profundidade. É ocasionada por uma disfunção no cerebelo.

A paralisia cerebral é resultado de uma desordem cerebral que ocorre durante o desenvolvimento fetal ou, raramente por conta de uma lesão cerebral após o parto. Ela está presente no nascimento, embora possa não ser detectada por meses. Na maioria dos casos, a causa da paralisia cerebral desconhecida. Algumas causas possíveis são:

Infecções durante a gravidez que podem danificar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto Icterícia grave na criança

Fator Rh incompa vel entre mãe e bebê Trauma sico e metabólico durante o parto

Privação de oxigênio grave para o cérebro ou trauma craniano significa vo durante o trabalho de parto

Fonte: Associação Brasileira de Paralisia Cerebral (ABPC)

(4)

Uma declaração da Academia Americana de Pediatras sobre o banco de sangue do cordão umbilical pode ajudar pediatras, obstetras e outros profissionais de saúde a orientar os pais para que façam uma escolha mais informada sobre onde armazenar as células do sangue do cordão umbilical ou infan l coletadas.

A informação tem como obje vo educar a sociedade sobre a necessidade de transplante de células-tronco de sangue do cordão umbilical e os métodos de obtenção dessas células.

As células-tronco placentárias (isto é, cordas) tornaram-se terapia defini va para muitos distúrbios, incluindo neoplasias malignas de linfócitos, hemoglobinopa as, deficiências imunológicas e anormalidades metabólicas.Elas são fornecidas em abundância em um recém-nascido e o sangue extra na placenta é uma fonte rica de células estaminais.As células do sangue do cordão são administradas por via intravenosa e as tronco normais do doador subs tuem as células-tronco defeituosas em alguns meses e a criança é resgatada de diversas doenças que ameaçam vidas.

Fonte: Portal Terra

Academia Americana de Pediatras

alerta a diferença entre Banco de

sangue público e privado

(5)

Na nota publicada, a Academia afirma ter descoberto novos usos do sangue do cordão umbilical e novos métodos de tratamento. Além disso, os testes de seleção de recém-nascidos iden ficaram uma maior incidência de certas doenças, como distúrbios imunológicos graves, que anteriormente eram considerados muito mais raros. Ao longo dos anos, foram estabelecidos bancos públicos e privados de armazenamento de sangue de cordão umbilical.As diferenças entre os dois sistemas são importantes, especialmente para futuros pais.

Os bancos públicos são ins tuições sem fins lucra vos que atendem às necessidades do público em geral. O obje vo do banco privado é resgatar a criança ou um membro da família de doenças graves.

Os bancos públicos não cobram aos pais o armazenamento e a manutenção do sangue do cordão umbilical de seu bebê, enquanto em bancos privados são cobradas taxas mensais ou anuais. Os bancos de sangue privados podem fornecer o sangue de cordão umbilical para famílias com distúrbios conhecidos, como hemoglobina e doenças metabólicas, porémas chances de que as células do sangue do cordão um do bebê sejam usadas para o transplante são 30 vezes maiores no sistema público em comparação com o banco privado.

Ao selecionar onde armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê, os pais precisam saber que os valores do bancoprivado ea supervisão e controle de qualidade das unidades.

Fonte: Academia Americana de Pediatras

Referências

Documentos relacionados

Já que a imagem fotográfica na imprensa tem como objetivo convencer o leitor de um fato ocorrido, onde se sugere ainda que o registro daquele fato é feito de forma imparcial e

Os resultados do presente trabalho, como os resultados para os vidros metálicos Metglas 2605S-3A e Metglas 2826MB, são compatíveis com um processo de crescimento controlado

No ensaio 1 foi avaliado a adição de diferentes concentrações de probiótico (0, 200 e 300 mg/kg de ração) em rações de leitões recém desmamados e em diferentes idades, sobre

A Glutationa Oxidada atua como efetor alostérico heterotrópico em hemoglobinas humana, bovina e matrinxã Hb-II, aumentando a afinidade de ligação ao oxigênio pela hemoglobina.. A

Tal materialidade pode simbolizar um tipo de aprisionamento, pelo termo “viveiros” (alusão à grande gaiola de pássaros), não condizente com a caracterização onírica

No entanto, como também já foi estudado (cfr. PIMENTA, Maria Cristina Gomes, «As Ordens de Avis e de Santiago na Baixa Idade Média. Jorge...), muitas vezes a Santa Sé

O Fluxograma de Atendimento à Gestante tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde e pode ser utilizado não só na Unidade Básica de Saúde Dolores

A população foi composta por indivíduos de ambos os sexos, com idade acima de 15 anos, hospitalizados em decorrência de uma ou mais doença respiratória nos últimos