• Nenhum resultado encontrado

FICHA INFORMATIVA RELATIVA À SEGURANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA INFORMATIVA RELATIVA À SEGURANÇA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

HG Limpador para aço inoxidável

IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÃNCIA/PREPARAÇÃO E DA

SOCIEDADE/EMPRESA

Centro de Informação Anti-Venenos: 808 250143

FICHA INFORMATIVA RELATIVA À

SEGURANÇA

Nome do produto

HG Limpador para aço inoxidável

1.

Telefone para emergências :

Não disponível.

Sinónimos

HG International b.v. Tel. : +31 (0)36 5494700 Damsluisweg 70 Fax : +31 (0)36 5494744 1332 EJ Almere Internet : www.hg.eu

Nederland E-mail : info@hg.eu

Fabricante

:

: :

Identificação da substância ou preparação

HG Spain S.L. T: +34 935 571 044 Av. Corts Catalanes 5-7 F: +34 935 571 098 08173 Sant Cugat del Vallès E: infospain@hg.eu (Barcelona) – España

Importador :

Líquido.

Tipo do produto :

Endereço eletrônico da pessoa responsável por este SDS

: safety@hg.eu

Descrição do produto : Limpador.

IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

2.

Classificação : Não classificado.

O produto não é classificado como perigoso de acordo com a Diretiva 1999/45/EC e suas emendas.

Consulte a Seção 11 para obter mais informações detalhadas sobre os sintomas e efeitos para a saúde.

COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

3.

Substância/preparado Mistura

Limites de exposição ocupacional, caso disponíveis, encontram-se indicados na secção 8.

:

Número CAS

% Número Classificação Nome do ingrediente

Consulte a Seção 16 para obter o texto completo das Frases-R declaradas acima.

óxido de alumínio 1344-28-1 30 - 100 215-691-6 Não

classificado. [2]

ethanol 64-17-5 2 - 5 200-578-6 F; R11 [2]

Citric acid, monohydrate 5949-29-1 2 - 5 201--069-1 Xi; R36 [1]

[1] Substância classificada como perigosa para a saúde ou para o meio ambiente [2] Substância com limite de exposição em local de trabalho

Não há nenhum ingrediente adicional presente que, dentro do conhecimento atual do fornecedor e nas concentrações aplicáveis, seja classificado como perigoso para saúde ou para o ambiente e que, consequentemente, requeira detalhes nesta seção.

[3] Substância PTB [4] Substância vPvB

(2)

Lave a boca com água. Remova a vítima para local ventilado e mantenha-a em repouso numa posição que favoreça a respiração. Caso o material tenha sido ingerido e a pessoa exposta estiver consciente, dê pequenas quantidades de água para beber. Não induzir vômitos a não ser sob recomendação de um médico. Se ocorrem sintomas procure tratamento médico.

Contato com a pele

Lavar imediatamente os olhos com água em abundância, levantando para cima e para baixo as pálpebras ocasionalmente. Verificar se estão sendo usadas lentes de contato e removê-las. Consulte um médico se ocorrer irritação.

Lavar a pele contaminada com muita água. Remova roupas e calçados contaminados. Se ocorrem sintomas procure tratamento médico.

4.

Medidas de primeiros-socorros

Remova a vítima para local ventilado e mantenha-a em repouso numa posição que favoreça a respiração. Se ocorrem sintomas procure tratamento médico.

Notas para o médico Tratar sintomaticamente. Contate um especialista em tratamento de veneno se grandes quantidades foram ingeridas ou inaladas.

Ingestão Inalação

Contato com os olhos

: : : : :

MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Consulte a Seção 11 para obter mais informações detalhadas sobre os sintomas e efeitos para a saúde.

Protecção das pessoas que prestam primeiros socorros

: Nenhuma ação deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem treinamento apropriado.

MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

5.

Isolar prontamente o local removendo todas as pessoas da vizinhança do acidente, se houver fogo. Nenhuma ação deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem treinamento apropriado. Remover os recipientes da área do incêndio se isso puder ser feito sem risco. Use borrifamento d´água para manter frio os recipientes expostos ao fogo.

Perigosos produtos de decomposição térmica Riscos de exposição especiais

Os produtos de decomposição podem incluir os seguintes materiais: dióxido de carbono

monóxido de carbono óxidos/óxidos metálicos

Líquido combustível. Em situação de incêndio ou caso seja aquecido, um aumento de pressão ocorrerá e o recipiente poderá estourar, com o risco de uma subseqüente explosão.

Os bombeiros devem usar equipamentos de proteção adequados e usar um aparelho respiratório autônomo (SCBA) com uma máscara completa operado em modo de pressão positiva. Roupas de bombeiros (incluindo capacetes, botas

protetoras e luvas), conforme os padrões europeus EM 469, proporcionarão um nível básico de proteção em caso de incidentes químicos.

Equipamento de proteção especial para bombeiros

Utilizar pó químico seco, CO2, água pulverizada (névoa) ou espuma.

Meios de extinção

:

:

:

NÃO utilizar jato de água.

Adequado :

Inadequado :

Precauções ao meio ambiente Precauções pessoais

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

:

: Nenhuma ação deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem treinamento apropriado. Evacuar áreas vizinhas. Não deixar entrar pessoas desnecessárias ou desprotegidas. NÃO tocar ou caminhar sobre material derramado. Deslique todas as fontes de ignição. Nenhuma chama, fumaça ou chamas na área de perigo. Utilizar equipamento de proteção pessoal adequado (consulte a Seção 8).

Evite a dispersão do produto derramado e do escoamento em contato com o solo, cursos de água, fossas e esgoto. Informe as autoridades pertinentes caso o produto tenha causado poluição ambiental (esgotos, vias fluviais, terra ou ar).

Interromper o vazamento se não houver riscos. Mover recipientes da área de derramamento. Diluir com água e limpar se solúvel em água. Alternativamente, ou se solúvel em água, absorver com um material inerte seco e colocar em um

recipiente adequado de eliminação dos resíduos. Use ferramentas à prova de faísca e equipamento à prova de explosão. Descarte através de uma firma autorizada no controle do lixo.

Derramamento : Métodos pora a limpeza

(3)

Manuseamento

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Armazenamento

7.

Utilizar equipamento de proteção pessoal adequado (consulte a Seção 8). Comer, beber e fumar deve ser proibido na área onde o material é manuseado, armazenado e processado. Os funcionários devem lavar as mãos e o rosto antes de comer, beber ou fumar. Remova a roupas contaminada e o equipamento de proteção antes de entrar em áreas de alimetação. Manusear apenas com ventilação adequada. Utilizar máscara adequada quando a ventilação for inadequada. Não entre em áreas de armazenamento e locais fechados a menos que sejam adequadamente ventilado. Armazenar e usar longe de calor, faíscas, labaredas ou qualquer outra fonte de ignição. Usar equipamento elétrico (ventilação, iluminação e manuseio de material) à prova de explosão. Use ferramentas que não gerem faíscas. Tomar medidas preventivas contra descargas eletrostáticas. Para evitar fogo ou explosão, dissipar a eletricidade estática durante a transferência colocando os recipientes e

equipamentos no chão e unindo-os antes de transferir o material.

Materiais de embalagem

Armazenar de acordo com a legislação local. Armazenar em uma área aprovada e isolada. Armazene no recipiente original protegido da luz do sol, em área seca, fria e bem ventilada, distante de materiais incompatíveis (veja seção 10) e alimentos e bebidas. Eliminar todas as fontes de ignição. Separar dos metais oxidantes. Manter o recipiente bem fechado e vedado até que esteja pronto para uso. Os recipientes que forem abertos devem ser selados cuidadosamente e mantidos em posição vertical para evitar vazamentos. Não armazene em recipientes sem rótulos. Utilizar um recipiente adequado para evitar a contaminação do ambiente.

:

:

Recomendado : Use o recipiente original.

Nome do ingrediente Limites de exposição ocupacional

Procedimentos de vigilância recomendados

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar a efetividade da ventilação ou outras medidas de controle e/ou a necessidade de usar equipamento de proteção respiratória. O padrão europeu EN 689 de métodos de avaliação da exposição por inalação de agentes químicos e documentos de guia nacionais para métodos de determinação de substâncias perigosas devem ser utilizados como referência.

8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Proteção para as mãos

Use uma proteção respiratória devidamente ajustada com o fornecimento de ar , ou um purificador de ar que obedeça um padrão de aprovação quando a taxa de risco indicar que isto é necessário. Seleção do respirador deve ter como base os níveis de exposição conhecidos ou antecipados, os perigos do produto e os limites de trabalho seguro do respirador selecionado.

Luvas resistentes à produtos químicos, impermeáveis que obedecem um padrão aprovado, devem ser usadas todo tempo enquanto produtos químicos estiverem sendo manuseados se a determinação da taxa de risco indicar que isto é necessário. >8 horas (tempo de intervalo): borracha natural (látex)

Proteção respiratória :

: :

Controles de exposição ocupacional

: Manusear apenas com ventilação adequada. Utilize processos fechados, ventilação local ou outro controle de engenharia para manter os níveis de exposição dos trabalhadores abaixo dos limites de exposição recomendados. Os controles de engenharia também precisam manter gases, vapores ou concentrações de pó abaixo de qualquer limite de explosão. Utilizar equipamento à prova de explosões.

Lave muito bem as mãos, antebraços e rosto após manusear os produtos químicos, antes de usar o lavatório, comer, fumar e ao término do período de trabalho. Técnicas apropriadas podem ser usada para remover roupas contaminadas. Lavar as vestimentas contaminadas antes de reutilizá-las. Assegurar que os locais de lavagem de olhos e os chuveiros de segurança estão próximos dos locais de trabalho.

Controles de exposição

óxido de alumínio Instituto Português da Qualidade (Portugal, 3/2007).

TWA: 10 mg/m³ 8 hora(s).

ethanol Instituto Português da Qualidade (Portugal, 3/2007).

TWA: 1000 ppm 8 hora(s).

(4)

8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Óculos de segurança que obedecem um padrão de aprovação deveriam ser usados quando o risco da determinação de taxa indicar que isto é necessário para evitar a exposição de líquidos salpicados, pulverizados ou poeiras. Recomendado: óculos de segurança com proteções laterais

Proteção para os olhos :

Proteção da pele O equipamento de proteção pessoal para o corpo deveria ser selecionado de acordo com a tarefa executada e os riscos envolvidos e antes da manipulação do produto um especialista deveria aprovar.

:

Controle de exposição ambiental

: As emissões dos equipamentos de ventilação ou de processo de trabalho devem ser verificadas para garantir que atendem aos requisitos da legislação sobre a proteção do meio ambiente. Em alguns casos, purificadores de gases, filtros ou modificações de engenharia nos equipamentos do processo podem necessários para reduzir as emissões à níveis aceitáveis.

PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS

Estado físico

Densidade relativa Solubilidade

Líquido.

1,3 a 1,35

Facilmente solúvel nos seguintes materiais: água quente. Solúvel nos seguintes materiais: água fria.

Caracterísitco.

Odor

Branco.

Cor

Ponto de fulgor Taça fechada: 61 a 93,3°C (141,8 a 199,9°F)

9.

Viscosidade Dinâmica: 873 mPa·s (873 cP)

: : : : : : : Informações gerais Aspecto

Informações importantes sobre a saúde, a segurança e o ambiente

Produtos perigosos da decomposição

Condições a serem evitadas Evite todas as fontes possíveis de ignição (faísca ou chama). Não deixar sob pressão, cortar, soldar, furar, triturar ou expor estes recipientes ao calor ou fontes de ignição.

ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Sob condições normais de armazenamento e uso não devem se formar produtos de decomposição perigosa.

O produto é estável.

Estabilidade química

10.

Reativo ou incompatível com os seguintes materiais: materiais oxidantes : : : Materiais a evitar : Possibilidade de reações perigosas

: Não ocorrerão reações perigosas em condições normais de armazenagem e uso.

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

11.

Efeitos Agudos em Potencial na Saúde

Inalação : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

: Ingestão

Contato com a pele : Pode provocar irritação da pele. Pode causar irritação nos olhos.

: Contato com os olhos

Toxicidade aguda ethanol LD50 Intra-arterial Rato 11 mg/kg -LD50 Intraperitoneal Rato 3600 ug/kg -LD50 Intravenoso Rato 1440 mg/kg -LD50 Oral Rato 7 g/kg -LD50 Oral Rato 15010 mg/kg -LD50 Oral Rato 7060 mg/kg

-LDLo Dérmico Coelho 20000 mg/kg

(5)

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

11.

LDLo Oral Rato 7000 mg/kg

-TDLo Intracerebral

Rato 363,6 ug/kg

-TDLo

Intracerebral Rato 106 ug/kg

-TDLo Intraperitoneal Rato 2,45 g/kg -TDLo Intraperitoneal Rato - Sexo masculino 2 g/kg -TDLo Intraperitoneal Rato - Sexo masculino 1,5 g/kg -TDLo Intraperitoneal Rato - Sexo masculino 1 g/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 0,5 g/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 0,25 g/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 3500 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato - Sexo masculino 3000 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 2800 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 2700 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 2500 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 2000 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 1500 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato - Sexo feminino 1000 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato 500 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato - Sexo masculino 2,4 mg/kg -TDLo Intraperitoneal Rato - Sexo masculino 1,25 mg/kg -TDLo Intravenoso Rato - Sexo masculino 0,5 g/kg

-TDLo Oral Rato 6,4 g/kg

-TDLo Oral Rato 6 g/kg

-TDLo Oral Rato - Sexo masculino

5,25 g/kg

-TDLo Oral Rato 5 g/kg

-TDLo Oral Rato 3,9 g/kg

-TDLo Oral Rato 3 g/kg

-TDLo Oral Rato 2,5 g/kg

-TDLo Oral Rato 2 g/kg

-TDLo Oral Rato 1 g/kg

-TDLo Oral Rato 0,72 g/kg

-TDLo Oral Rato - Sexo masculino

0,5 g/kg

-TDLo Oral Rato 0,4 g/kg

-TDLo Oral Rato - Sexo feminino

10 mL/kg

-TDLo Oral Rato - Sexo masculino

5 mL/kg

-TDLo Oral Rato 4,8 mL/kg

-TDLo Oral Rato 4,57 mL/kg

-TDLo Oral Rato 4,44 mL/kg

-TDLo Oral Rato 4 mL/kg

(6)

-INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

11.

Efeitos Crônicos em Potencial na Saúde

TDLo Oral Rato 8000 mg/kg

-TDLo Oral Rato - Sexo feminino

6000 mg/kg -TDLo Oral Rato - Sexo

masculino

5250 mg/kg

-TDLo Oral Rato 5000 mg/kg

-TDLo Oral Rato - Sexo feminino

4800 mg/kg

-TDLo Oral Rato 4300 mg/kg

-TDLo Oral Rato - Sexo masculino

1600 mg/kg

-TDLo Oral Rato 1500 mg/kg

-TDLo Oral Rato 1000 mg/kg

-TDLo Subcutâneo Rato 7900 mg/kg -TDLo Não reportado Rato 3 g/kg -LC50 Inalação Vapor Rato 124700 mg/m3 4 horas LC50 Inalação Vapor Rato 5900 mg/m3 6 horas LC50 Inalação Gás. Rato 20000 ppm 10 horas

Citric acid, monohydrate LD50

Intraperitoneal

Rato 375 mg/kg

-LD50 Subcutâneo

Rato 5500 mg/kg

-Conclusão/Resumo : Não disponível.

Toxicidade crónica

Conclusão/Resumo : Não disponível.

Carcinogenicidade

Conclusão/Resumo : Não disponível.

Mutagenecidade

Conclusão/Resumo : Não disponível.

Teratogenicidade

Conclusão/Resumo : Não disponível.

Toxicidade reprodutiva Irritação/corrosão ethanol Olhos -Levemente irritante Coelho - 24 horas 500 milligrams -Olhos - Irritação moderada Coelho - 0,066666667 minutos 100 milligrams -Olhos - Irritação moderada Coelho - 100 microliters -Olhos - Forte irritação Coelho - 500 milligrams -Pele - Levemente irritante Coelho - 400 milligrams -Pele - Irritação moderada Coelho - 24 horas 20 milligrams -Citric acid, monohydrate Olhos

-Levemente irritante

Coelho - 0,5 minutos 5

milligrams

-Nome do Produto/Ingrediente Resultado PontuaçãoEsposição Observação

Conclusão/Resumo : Não é aplicável.

Sensibilizante

Conclusão/Resumo : Não é aplicável.

(7)

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

11.

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Efeitos crônicos :

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Carcinogenicidade :

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Mutagenecidade :

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Teratogenicidade :

Conclusão/Resumo : Não disponível.

Efeitos congênitos : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Efeitos na fertilidade : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Sinais/sintomas de exposição excessiva

Pele Ingestão

Inalação Não há dados específicos. Não há dados específicos. Não há dados específicos.

: : :

Olhos : Não há dados específicos.

INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

12.

Ecotoxicidade aquática

ethanol - Agudo. EC50 9,3

g/L Água fresca Daphnia - Waterflea - Daphnia magna 48 horas - Agudo. EC50 10600 mg/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia obtusa - Neonato - <24 horas 48 horas - Agudo. EC50 17,921 mg/L Água marinha Algas - Green algae - Ulva pertusa 96 horas - Agudo. EC50 10000 a 20000 ppm Água fresca Algas - Green algae - Dunaliella tertiolecta 96 horas - Agudo. EC50 <10000 ppm Água fresca Algas ek0:83n0:7pt -Chaetoceros calcitrans 96 horas - Agudo. EC50 >100 ppm Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna - <24 horas 48 horas - Agudo. EC50 >10000000 ug/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna - 6 a 24 horas 48 horas - Agudo. EC50 2000 ug/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna 48 horas - Agudo. LC50 5680 a 7392 mg/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna - Neonato - <24 horas 48 horas - Agudo. LC50 13 a 16 ml/L Água fresca Peixe - Rainbow trout,donaldson trout -Oncorhynchus mykiss - 0,8 g 96 horas - Agudo. LC50 12720 ppm Água fresca Peixe - Fathead minnow -Pimephales promelas - 40 mm 96 horas

- Agudo. LC50 Peixe - Fathead 96 horas

Nome do Produto/Ingrediente Exame Resultado Espécie Esposição Efeitos no Meio Ambiente : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

(8)

INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

12.

14200000 a 15100000 ug/L Água fresca minnow -Pimephales promelas - 30 dias 19,4 mm -0,099 g - Agudo. LC50 13480000 ug/L Água fresca Peixe - Fathead minnow -Pimephales promelas -Juvenil (Incipiente, Filhote, Broto) - 4 a 8 semanas -1,1 a 3,1 cm 96 horas - Agudo. LC50 11000000 ug/L Água marinha Peixe Bleak -Alburnus alburnus - 8 a 10 cm 96 horas - Agudo. LC50 10860000 ug/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna - Neonato 48 horas - Agudo. LC50 10000000 a 11500000 ug/L Água marinha Peixe Bleak -Alburnus alburnus - 8 cm 96 horas - Agudo. LC50 9300000 ug/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna - <24 horas 48 horas - Agudo. LC50 9268000 ug/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna - Neonato 48 horas - Agudo. LC50 9248000 ug/L Água fresca Daphnia - Water flea - Daphnia magna - Neonato - <12 horas 48 horas - Agudo. LC50 8808000 ug/L Água fresca Crustáceos Water flea -Ceriodaphnia dubia Neonato -<12 horas 48 horas - Agudo. LC50 6772000 a 7710000 ug/L Água fresca Crustáceos Water flea -Ceriodaphnia dubia - Neonato 48 horas - Agudo. LC50 6386000 a 7461000 ug/L Água fresca Crustáceos Water flea -Ceriodaphnia dubia - Neonato 48 horas - Agudo. LC50 6325000 a 7413000 ug/L Água fresca Crustáceos Water flea -Ceriodaphnia dubia - Neonato 48 horas - Agudo. LC50 6076000 a 7115000 ug/L Água fresca Crustáceos Water flea -Ceriodaphnia dubia - Neonato 48 horas - Agudo. LC50 5577000 a 6557000 ug/L Água fresca Crustáceos Water flea -Ceriodaphnia dubia - Neonato 48 horas - Agudo. LC50 3715000 a 4432000 ug/L Crustáceos Water flea -Ceriodaphnia 48 horas

(9)

INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

12.

LogPow BCF Potencial

Potencial bioacumulativo Outras Informações Ecológicas

Outros efeitos adversos : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Nome do Produto/Ingrediente

ethanol -0,32 - baixa

Citric acid, monohydrate -1,72 - baixa

Água fresca dubia - Neonato

- Agudo. LC50 >100000 ug/L Água fresca Peixe - Fathead minnow -Pimephales promelas -Juvenil (Incipiente, Filhote, Broto) -0,2 a 0,5 g 96 horas - Agudo. LC50 42000 ug/L Água fresca Peixe - Rainbow trout,donaldson trout -Oncorhynchus mykiss 4 dias - Agudo. LC50 25500 ug/L Água marinha Crustáceos Brine shrimp -Artemia franchiscana -Larvas 48 horas - Crônico NOEC 0,375 ul/L Água fresca Peixe - Eastern mosquitofish -Gambusia holbrooki -Larvas - 3 dias 12 semanas

Conclusão/Resumo : Não disponível.

Biodegradabilidade

Conclusão/Resumo : Não disponível.

PBT : Não é aplicável.

P: Não disponível. B: Não disponível. T: Não disponível.

vPvB : Não é aplicável.

CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

13.

Considerando a informação de presente conhecimento do fornecedor, este produto não é considerado resíduo perigoso de acordo com a Diretriz da União Européia 91/689/EC.

Lixo Perigoso :

A geração de lixo deveria ser evitada ou minimizada onde quer que seja.

Quantidades significativas de resíduos do produto não devem ser descartadas no esgoto bruto, devem ser processadas em uma estação adequada de tratamento de efluentes . Descarte o excesso de produtos não recicláveis através de uma firma autorizada no controle do lixo. A eliminação deste produto, soluções e qualquer subproduto deveriam obedecer as exigências de proteção ambiental bem como uma legislação para a eliminação de resíduos segundo as exigências das autoridades regionais do local. O pacote de resíduos deve ser reciclado. A incineração ou o aterro somente deverão ser considerados quando a reciclagem não for viável. Não se desfazer deste produto e do seu recipiente sem tomar as precauções de

segurança devidas. Recipientes vazios ou revestimentos podem reter alguns resíduos do produto. Evite a dispersão do produto derramado e do escoamento em contato com o solo, cursos de água, fossas e esgoto.

: Métodos de eliminação

(10)

Classe ADR/RID

14.

Regulamentos internacionais para o transporte

- - -Classe IMDG - - -Not regulated. Classe IATA

-INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

-- -Não regulado. Regulamentações Número ONU Nome de expedição adequado Classes PG* Etiqueta -Não regulado. Not regulated. Categoria ADN/ADNR PG* : Grupo de embalagem Informações adicionais

-REGULAMENTAÇÕES

15.

Frases relativas à segurança

S2- Manter fora do alcance das crianças.

S46- Em caso de ingestão, consultar imediatamente o médico e mostrar-lhe a embalagem ou o rótulo.

Esse produto não está classificado de acordo com a legislação da UE.

Frases relativas ao risco Regulamentos da UE Outras regulamentações da UE : : Frases adicionais de advertência

: Ficha de segurança disponível para utilização profissional, dependendo de solicitação.

A classificação e a rotulagem foram determindas de acordo com as leis da EU (União Européia) 67/548/EEC e 1999/45/EC (incluindo adendos) e levam em consideração o uso pretendido do produto.

Produtos Químicos da Lista I da Convenção de Armas Químicas

: Não relacionado

Produtos Químicos da Lista II da Convenção de Armas Químicas

: Não relacionado

Produtos Químicos da Lista III da Convenção de Armas Químicas

: Não relacionado

Regulamentos Internacionais

Contém (Regulamento (CE) n.° 648/2004)

:

Surfactantes não-iônicos

conservantes: methylchloroisothiazolinone, methylisothiazolinone, dimethylol glycol 5 - 15% Hidrocarbonetos alifáticos <5%

OUTRAS INFORMAÇÕES

10-2-2012. Passado histórico

16.

Data de impressão Data de lançamento/ Data da revisão

: : O texto completo das

expressões R é referido nas Seções 2 e 3 - Portugal

:

Texto completo referente às classificações nas Seções 2 e 3 - Portugal

:

R11- Facilmente inflamável. R36- Irritante para os olhos. F - Facilmente inflamável Xi - Irritante

10-2-2012.

Usos

(11)

OUTRAS INFORMAÇÕES

16.

Versão

Podemos afirmar que as informações contidas aqui são precisas. Porém, tanto o fornecedor acima citado como qualquer um de subsidiários não assume qualquer responsabilidade quanto à precisão e a totalidade das informações contidas aqui. A determinação final da adequabilidade de qualquer um dos materiais é única e exclusiva do usuário. Todos os materiais podem apresentar riscos desconhecidos e devem ser utilizados com cuidado. Embora alguns perigos estejam descritos aqui, não podemos garantir que esses sejam os únicos riscos existentes.

Observação ao Leitor Data da edição anterior

: :

Indica as informações que foram alteradas em relação à versão anterior.

Nenhuma validação anterior. 1

Referências

Documentos relacionados

Percebeu-se que as wetlands, naturais ou construídas, possuem ação depuradora sobre agentes poluidores e podem ser de grande utilidade na recuperação de corpos hídricos, melhoria

Por parte dos telejornais, pode - se dizer que o processo eleitoral foi marcado pela falta de visibilidade, omissão e exposição dos candidatos durante o 3º turno. Enquanto os

circulante/realizável a longo prazo - tributos diferidos, no balanço patrimonial 8.2.1 - A consolidação é o processo de agregar saldos de contas e/ou de grupos

No entanto, fatores como baixa escolaridade, idade, menor nível socioeconômico, número de consultas no pré-natal inferior a sete, tipo de serviço de saúde, despreparo dos

Dessa maneira, sugerem-se estudos com maior número de participantes, maior tempo de intervenção, bem como estudos de seguimento (follow up) para melhor avaliação

8.009/90 como hipótese de exceção à impenhorabilidade do bem de família, com apoio da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que preconiza a irrelevância

i) Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) – exposição repetida: Teste: map1 - Via: Oral - Espécies: Ratazana = 50 mg/kg. Teste: map1 - Via: Pele - Espécies: Ratazana =

COADJUVANTES SINERGISTA CORANTES ENZIMA BRANQUEADOR ÓPTICO FRAGRÂNCIA ÁGUA E CARGA CONTÉM ALQUIL BENZENO SULFONATO DE SÓDIO E TENSOATIVO BIODEGRADÁVEL RÓTULO COM NÚMERO