• Nenhum resultado encontrado

Força Tarefe conseguiu controlar o incêndio no municipio de Acionópolis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Força Tarefe conseguiu controlar o incêndio no municipio de Acionópolis"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Redação - Avenida Oito 1467, Centro - Chapadão do Sul - MS - Fone (67) 3562 -4409 - Celular (67) 9.8419-7285 Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

Circulação: Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica, Cassilândia, Figueirão, Alcinópolis, Chapadão do Céu GO

E-mail: jornalocorreio@live.com

A nossa região, uma das mais importantes do agronegócio do estado, se prepara para eleger os seus novos governantes, nas eleições municipais de 15 de novembro.

A edição desta semana, é feita especialmente para apresentar aos eleitores dos municípios, de Chapadão do Sul, Chapadão do Céu-GO, Alcinópolis, Costa Rica, Paraiso das Aguas, Figueirão e Cassilândia, os candidatos aprovados em convenções municipais realizadas, pelos partidos em cada município.

Veja nas paginas os candidatos que irão à busca do voto dos quase 70 mil eleitores que estão aptos a votarem.

Edição especial com os candidatos

à prefeitos e vice em nossa região

Força Tarefe conseguiu

controlar o incêndio no

municipio de Acionópolis

Ao todo foram apro-ximadamente 40 mil hectares queimadas, sendo quase 80% de área queimada do Par-que Estadual das Nas-centes do Rio Taquari e demais propriedades rurais na região.

Ideb aponta Ensino Municipal de

Costa Rica como 2º melhor de MS

Para nossa alegria, Cos-ta Rica mais uma vez, é o segundo lugar no Ideb de Mato Grosso do Sul. Essa conquista ela não é do prefeito, ela é da rede municipal de educação, enfim, de todos

Escolas Municipais de Chapadão

do Céu mantém metas do IDEB

O que destaca a educa-ção de Chapadão do Céu. O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Bra-sil, aplicadas para as tur-mas de 5º ano e 9º ano.

(2)

02

Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

Cassilândia terá 04 candidatos

na disputa da prefeitura

Que o futebol é a paixão numero 1 do

brasi-leiro, não há nenhuma duvida. Mas, pelo visto

no município de Cassilândia, a política também

é uma das grandes paixões dos cassilandenses.

A prova de tudo isso é que o município terá 04

candidatos na disputa pela a prefeitura

muni-cipal.

As convenções já realizadas até agora, já

confirmaram os nomes de: Jair Boni Cogo e

Valdeci, do vereador Rodrigo Barbosa e Rezu

Ribeiro, de Fivela e do ex-presidente do

Sindi-cato Rural Cilas Alberto e de Ivete e Mariza.

Também há um elevado número de pessoas

que estão buscando seu espaço no Legislativo

municipal.

Caso essas candidaturas venham a ser

regis-tradas, os eleitores cassilandenses terão mais

oportunidade de escolha de candidatos.

Fivela e Cilas

Ivete e Mariza

(3)

03

Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

Ildo Furtado e Fernando Barbosa é

confirmado com candidatos em Figueirão

Convenção do PSDB (Partido da Social Demo-cracia Brasileira), junto ao DEM (Democratas), nesta quarta-feira (16), definiu os nomes para disputar as eleições municipais em Figueirão. Ildo Furtado irá disputar pela prefeitura, junto ao Fernando Barbosa, como vice. Também foram definidos os nomes dos candidatos a vereadores.

Foram 11 votos favorá-veis à candidatura de Ildo e 4 nomes não compare-ceram na convenção para votação, que teve início às 9 horas e terminou às 11 horas, na Câmara Munici-pal de Figueirão. Estiveram presentes empresários e pecuaristas do município.

“A minha decisão de ser candidato a prefeito de Figueirão nasceu do anseio popular. Diante disso e do pedido do Governador Reinaldo, de tantas outras lideranças políticas, da ministra Tereza Cristina, da deputada Rose Modesto, deputados Beto Pereira, Rinaldo Modesto, Paulo Correa, foi que eu percebi o apoio popular, o apoio

PSD definiu Naban e Elza

como candidatos em Figueirão

Foi realizado no último dia 15 convenção partidária do PSD no auditório da Câ-mara Municipal do Municí-pio de Figueirão/MS onde foi homologado o nome do candidato a prefeito, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Antô-nio Azevedo Nabhan, 53 anos. No mesmo evento foi homologado o nome da candidata a vice-prefeita, a missionária Elza Geral-dino, ambos filiados ao PSD.

A coligação “FIGUEI-RÃO PARA TODOS”

PTB forma chapa pura e lançou Juvenal

e Jorge para disputa da prefeitura

Figueirão- O Partido do PTB resolveu com concorrer à prefeitura de Figueirão com chapa pura e aprovou na convenção os nomes do Professor Juvenal e Jorge do Posto de Saúde.

Juvenal já concorreu no pleito passado, perdendo para o atual prefeito. Durante a Convenção, segundo os partidários, Juvenal agradeceu a confiança e afirmou que tem confiança nos eleitores que saberão escolher o melhor para o município.

político e a nossa vonta-de. Então pelo amor que nós temos por essa terra, decidi colocar meu nome à disposição”, afirmou Ildo durante a convenção.

O candidato afirmou, que entre outras propostas, está a valorização do ser-vidor público. “Eu espero que nós possamos fazer o que aconteceu no muni-cípio de Alcinópolis, que é pacificar o nosso povo. Aos servidores publicos municipais, que são im-portantíssimos no contexto de uma gestão púlica, terão um tratamento respeitoso, onde nós vamos ouvir sempre, para que estejam motivados a prestar o seu serviço de qualidade a nossa população. Faremos um trabalho para que nós possamos resgatar a con-fiança e motivação dos servidores, será uma tarefa nossa”, destacou.

“Temos muito caminho pela frente, que possamos ter uma gestão responsável para as atuais e futuras gerações do nosso muni-cípio”, concluiu Ildo.

O atual vice-prefeito,

Fernando Barbosa, hoje concorrendo a reeleição, destacou a parceria com o Governo do Estado. “Nos-so partido iniciou uma construção. Eu to pronto e disposto para o grupo. Temos uma grande parceria com o Governo do Estado, temos tudo para somar e construir um grande proje-to. O grupo de vereadores são os melhores candida-tos, então temos tudo agora para construir uma nova história, um novo capítulo no município de Figuei-rão”, disse.

Ele frisou que, com a experiência em gestão de Ildo, está entrando para so-mar. “O Ildo já foi o primei-ro prefeito de Figueirão, já tem uma história prestada e tudo mostrava que estava bem posicionado perante a população. Então o mo-mento agora é de agregar, de reunir os parceiros e en-trar junto nessa construção. O Ildo é um cara honesto, companheiro, que tem um conhecimento de gestão pública, que tem muito mais experiência que eu, e eu estou entrando para somar”. Candidatos a Verea-dores Concorrem ao cargo na Câmara Municipal os seguintes nomes,: Democratas:

Alex Santana Furtado, Luciano Catelan, Thiago Inácio, e Natalia Pereira Mota.

encabeçada por Nabhan conta com 09 candidatos a vereadores que vão dis-putar uma das nove vagas no poder legislativo

Nabhan disse ao Hora da Notícia que está cons-truindo um plano de gover-no: “estamos trabalhando um plano de governo pós pandemia, vamos debater junto com a população, teremos muitos desafios sempre em buscar a re-dução dos desequilíbrios sociais, promovendo a modernização e a com-petitividade da economia

municipal”.

Ele ressaltou que co-nhece às necessidades da população de Figueirão.

O candidato disse estar motivado pela vontade de realizar um grande trabalho em prol do Município: “foi à união de todos e a vontade de fazer um grande traba-lho por Figueirão que nos trouxe até aqui, juntos va-mos enfrentar os desafios e fazer uma Figueirão muito melhor para nossa gente”, finalizou Nabhan.

Nomes homologados para disputar a eleição para vereador:

Abadio Belé, Eder Bru-no, Juliano Nogueira, Mar-celo Martins, MarMar-celo No-gueira, Tiago Pernambuco, Estela Almeida Olegna e Marilene Vasconcellos

No Município de Fi-gueirão estão aptos para votar 2.467 eleitores de acordo com TERE (Tribu-nal Regio(Tribu-nal Eleitoral).

MDB e PL concorrem com

Mariana Barbosa e Felix Brasil

Figueirão: O MDB e o PL definiu o nome de Mariana de Lima Barbosa, filha do

ex-prefeito Getúlio Barbosa e do pecuarista Félix Brasil para disputa da prefeitura. Durante a Convenção a candidata afirmou que: “O nosso compromisso é: trabalho, transparência e participação popular. Conto com o apoio e mentoria do meu pai Getúlio Barbosa, Waldeli dos Santos Rosa, prefeito de Costa Rica que afirmaram o compromisso que estarão ao meu lado me apoiando sem medir esforços. Peço a confiança de vocês e com muita convicção eu digo que sou jovem, sou competente e garanto que farei um excelente trabalho.”

ATENÇÃO FIGUEIRÃO

AGORA VOCE PODE FICAR SABENDO DE TODAS AS

NOTICIAS DE SUA CIDADE E REGIÃO E DO BRASIL

ACESSE O SITE QUE TRÁS A SINFORMAÇÕES EM

TEM-PO REAL PARA VOCÊ:

(4)

04

Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

Alcinópolis terá candidatura única

com a reeleição de Dalmy Crisóstomo

Os partidos do município de Alcinópolis entraram em consenso e decidiram através de um dialogo apoiar a re-eleição do prefeito municipal Dalmy Crisóstomo (DEM), que terá como vice o vereador Walter Ronis do PSDB.

A sugestão de consenso partiu de reuniões dos parti-dos, que analisaram o trabalho do atual prefeito ao longo dos últimos três anos e nitidamente testemunharam uma administração pautada na a honestidade e a transparência de seu trabalho em prol do município.

“Em nome da paz, da harmonia e da continuidade do trabalho que é desenvolvido em prol da comunidade é que sugerimos o acordo. Ninguém perdeu, todos ganharam”. Resumiu o presidente da Câmara Municipal vereador Marcão.

Não foi um acordo fácil e que não agradou a todos. No município já teve muitas disputas acirradas em 26 anos de emancipação. Muitas perdas, desavenças e até impasses entre famílias. Aos poucos as lideranças do município foi amadurecendo e hoje a união política é uma prova que todos estão imbuídos em trabalhar para o progresso cada vez mais da Capital Rupestre do Estado.

O prefeito Dalmy Crisóstomo, agradeceu o apoio e a confiança de cada partido e de seus filiados, afirmou que sempre esteve pautada no compromisso de fazer um Alcinópolis cada vez mais forte, trabalhando unicamente para o desenvolvimento do município, sempre atendendo a todos, sem olhar cores partidárias, porque ele acredita que a união de todos é a única maneira de construir o bem e, hoje Alcinópolis provou que todos querem o melhor para a nossa população.

O incêndio florestal que estava a mais de 15 dias no Muni-cípio de Alcinópolis foi controlado nessa madrugada. Foram dias de muito trabalho e angústia para todos que estavam a campo nessa luta constante e que hoje foi encerrado.

Foram várias pessoas que ajudaram e contribuíram para que apagasse esse fogo entre o apoio do Governo Federal, através da Ministra Tereza Cristina a disponibilização de dois aviões do Ministério do Meio Ambiente e a liberação do Comando 47º BI de Coxim, ao Governo do Estado com todo apoio através da SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil Municipal através do Coordenador Edilson Cotonett, a Prefeitura de Costa Rica, as empresas Iaco Agrícola e Atvos Usina de Costa Rica que disponibilizaram aviões, a equipe do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica (19ºSGBM), o 47º BI aproximadamente 150 soldados sob Comando do Coronel Giron, Brigadistas da região, Briga-distas do ICMBio do PARNA das Emas, voluntários que estava a campo de diversas regiões do município, voluntários que fizeram doações desde água, garrafas, comidas, lanches, ajudantes na cozinha, fazendeiros que disponibilizaram má-quinas, equipamentos e as sedes para apoio e aos funcionários das fazendas que não mediram esforços em auxiliar, a Secre-taria de Obras com maquinários e servidores, a SecreSecre-taria de Meio Ambiente com todo apoio, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social com a feita de lanches e a Secretaria de Finanças com a organização para as compras de material e equipamentos para atender.

O Comando do 47º BI fizeram a retirada com toda a equipe de soldados. Foi de suma importância o trabalho dessa equipe, uma contribuição muito significativa no controle ao fogo.

Demais equipes, como os Bombeiros do Estado do Para-ná, Bombeiros de Costa Rica e Brigadistas seguiram para o Município de Costa Rica onde ainda tem focos de incêndio e irão ajudar no controle.

Ao todo foram aproximadamente 40 mil hectares queima-das, sendo quase 80% de área queimada do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e demais propriedades rurais na região. O trabalho continua de cuidados e proteção para que esse fogo não volte e também o trabalho da equipe do IMA-SUL através do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) que essa semana está na localidade resgatando os animais que sobreviveram a essa queimada, cuidando dos ferimentos e alimentando-os para que se recuperem e voltem ao seu habitat. Está sendo distribuídos também alimentos como frutas e verduras aos arredores das áreas queimadas e pontos de água para que os animais que estão nas áreas possam se alimentar.

Assecom/Prefeitura de Alcinópolis | Fotos: Arquivo SE-MUDES

Força Tarefe conseguiu controlar o

incêndio no municipio de Acionópolis

(5)

05

Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

O partido do PT realizou nessa noite a Convenção do Partido e lançou no nome de Antônio Silva (Titonho), candidato a prefeito, ao lado

Abel Lemes não consegue votos e

não passa na convenção do MDB

PSDB reedita a dupla João e

João para concorrer a reeleição

O Partido do PSDB reali-zou nessa manhã, na Câmara Municipal a Convenção Municipal para a escolha dos candidatos a vereadores e a prefeito do município de Chapadão do Sul e confir-mou e oficializou o nome do atual prefeito João Carlos Krug, foi confirmado para concorrer à reeleição.

A convenção definiu tam-bém a coligação até agora com os partidos do DEM /

Chapadão do Céu: Em Convenção PSB e

PSL confirmaram Cidão e Marcos

Navarini para disputa da prefeitura

Os partidos do PSB e PSL confirmou o lançamento da candidatura de Cidão e Mar-cos Navarini, à prefeitura de Chapadão do Céu.

Durante a convenção foi confirmada a coligação com os PP, PT, PRT, Solidarieda-de. Ainda poderão integrar a essa aliança os partidos do PSDB e PTB.

O deputado Lissauer Viei-ra, participou da convenção reforçando o apoio para Cidão e Marquinhos.

Participaram também da convenção os pré-candidatos a vereadores dos partidos.

Chapadão do Céu: Democratas e MDB

oficializa em convenção a candidatura

Eduardo Peixoto e Vinicius Terin

Na Convenção realizada nesta terça-feira (15), os partidos Democratas e MDB confirmou o nome de Eduardo Peixoto a candidatura para prefeito de Chapadão do Céu e Vinicius Terin como candidato a vice-prefeito.

A convenção aconteceu na Câmara Municipal de Chapadão do Céu que contou com presença além de Eduardo e Vinícius esteve presente o deputado estadual Chico do KGL e do assessor do governador do estado, Wigne Candido. Os pré-candidatos a vereadores dos partidos também participaram da convenção além de membros dos partidos.

PP / PTB / PDT. Também foi feito convite apra ou-tros partidosque defini-ram até o dia 16 ultimo dia para Convenção.

A reunião contou tam-bém com a presença do vice-prefeito João Bu-zzoli (DEM) que deverá ser confirmado o vice na chapa na Convenção na próxima semana.

Caso se confirme será reeditada a dupla que

venceu o ultimo pleito eleitoral, João Carlos Krug e João Buzzoli.

A Convenção aprovou também 12 nomes para concorrer ao cargo de ve-reador:

Candidatos a verea-dores

Alline Krug Tontini Ilario Paulo Lupatini Elton Ferreira da Silva Vanderson Cardoso dos Reis

Alirio José Bacca André Ricardo dos An-jos

Kalenio de França Be-zerra

Marcio Francisco da Silva

Alceu Jaime Borgmann Denize Marchi

Vera Suely Goulart Joelita Rodrigues Mar-tins

PT realizou convenção e lançou Titonho

candidato a prefeito de Chapadão do Sul

de Fátima Munareto. Quem havia se de-clarado pré-candidato a prefeito era o advogado Flávio, mas acabou

de-sistindo de concorrer e para não deixar ser Candidatura única no município, resol-veram apresentar o nome de Titonho, para enfrentar nas urnas o atual prefeito João Carlos Krug do PSDB.

A legenda tem como nomes confirmados para vereadores:

Dione Vidal / Cristina Zimermann / Paulão / Pro-fessor Graciano /Blade / Professora

O P r é - c a n d i d a t o a prefeito Abel Le-mes, não conseguiu apoio do MDB para ser candidato a pre-f e i t o e m C h a p a d ã o do Sul.

A Convenção rea-lizada nesse domin-go, que se encerrou à s 2 0 h s , t e v e o r e -sultado de 26 votos

contra a sua can-didatura e apenas 06 favorável.

Esta decisão en-tra para a história da politica de Cha-padão do Sul, onde pela primeira vez u m p r é - c a n d i d a t o a prefeito é rejei-tado durante uma C o n v e n ç ã o p a r t i

-dária.

O MDB vai par-ticipar das eleições m u n i c i p a i s c o m a p e n a s c a n d i d a t o s a c a r g o d e v e r e a -dores. V e j a a b a i x o o s nomes: Almira Welica Ká Nogueira Prof. Cícero Mika Tenório Léo (amazon) Cido Enfermeiro Prainha

(6)

06

Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

EXPEDIENTE

Adejair Morais da Silva ME DRT/MS 184/MS CNPJ - 17.432.396/0001-49

Insc.Mun.103211

Registrado no Cart. Titulos e Documentos nº 06-fls.02-Livro 01- conforme lei 5.250

Redação e administração: Av. oito 1467 - Chapadão do Sul - MS Fones ( 67) 3562 - 4409 - 9.8419 -7285

Matricula-MS 170

O JORNAL NÃO SE RESPONSABILIZA POR MATERIAS ASSINADAS OU DE OUTRA ORIGEM Filiado a ABJ-Associação Brasileira de Jornalistas

MDB, PSD, PP e PT de Paraíso das

Águas definem pré-candidatos

No dia (15) no Rancho Rezende, foi realizado a convenção partidária dos partidos: MDB, PSD, PT e PP, definiram seus pré-candidatos para as eleições municipais de 2020, de Paraíso das Águas.

Com a presença dos presidentes de partidos, pré-candidatos e do pre-sidente regional do MDB, Waldeli dos Santos Rosa,

Anísio Andrade e Roberto

Carlos confirmados em

Convenção candidatos a

prefeitos e vice

Paraiso das Aguas: Os partidos do DEM, PSDB e Patriota confirmaram neste sábado em convenção mu-nicipal os nomes de Anísio Andrade (DEM) e Roberto Carlos (PSDB), como can-didatos a prefeito e vice, pelo bloco da situação no município.

Os dois candidatos tem o apoio do prefeito municipal Ivan Xixi, vereadores e de-mais lideranças politicas de Paraíso das Aguas.

Anísio afirmou que “Im-possível seguir com um projeto sem apoio forte de lideranças, do povo e da-queles que estarão juntos, participando ativamente do desenvolvimento local. Nossas escolhas e decisões sempre foram tomadas em grupo, ouvindo as pessoas e buscando delas, o apoio necessário para seguirmos

adiante”.

Sobre o apoio dos ve-readores, do vice Roberto Carlos e do prefeito, o candidato afirmou que “Amizade e confiança é fundamental em nossas vidas. Sempre tive um grande carinho e respeito pelo nosso prefeito Ivan Xixi, que, aliás, além de um excelente gestor é um ser humano incrível. Ele disse ainda que Por 4 anos trabalhamos juntos na Câmara de Vereadores de Costa Rica, onde criamos um vínculo de amizade muito forte e iniciamos juntos um sonho da cons-trução de nossa cidade. Fiz parte de muitas ações que levaram ao sucesso no desenvolvimento de Paraíso das Águas. Juntos, lutamos pelas conquistas que hoje vemos.

Com relação ao seu vice Roberto Carlos, Anísio afir-mou que: “Implantamos a Câmara foi um trabalho árduo, muito difícil, mas nunca desistimos e nem deixamos nos abater por nada. Estamos dando conti-nuidade à este tão sonhado projeto, que agora é ad-ministrar com sabedoria e inteligência o nosso querido Paraíso das Águas.

A coligação terá 27 no-mes, postulando uma vaga para o Legislativo Muni-cipal.

O DEM terá Oito can-didatos a vereadores: Neife Vida Edson da Oficina Professor Leonardo Ueder Angola Denivaldo Carrerinha Fran Neuzita do Hotel Helena da Ótica

PSDB- terá nove candi-datos. Veja lista abaixo

Kalunga Marquinhos do Pouso Alto Fiotinho Fio do Povo Tuta Alexia Psicóloga Professora Rozilda Pri Paixao Maria da Sorveteira

O Patriota vai concor-rer ao legislativo com 10 candidatos a vereadores: Adinor Alan Costa Edinei Carvalho Elizandra Gomes Lisa Sara Marinalva do Povo Reinaldo do Pouso Alto Ronaldo Paniago Toninho Crente Zé Leandro

a convenção foi realiza-da, homologando os pré-candidatos.

Foi confirmado o nome do empresário Júnior Cassiano (MDB) pré-candidato a prefeito e do pecuarista, Natal Rezende (PSD) pré-candidato a vice-prefeito. Foi seguida todas as medidas sanitá-rias contra o Covid-19.

São os pré-candidatos à vereadores: MDB Adevaldo Amorim – Dedé Ana Cabral Henrique Fogassa PSD Agnaldo Ferreira Donato Rezende Inês Londero Josy Rezende Ruth Narcisa

Pastor Ronaldo Soares Lúcia Andrade Marcinha Leite Serginho da Mateira Zé Targino PT Adelino Ferreira Creginaldo Leite Cristiane Ozóri

Prefeito Ivan Xixi recebeu visita

da Ministra Tereza Cristina

O prefeito municipal de Paraiso das Águas, Ivan Xixi, foi surpreendido com uma visita inesperada em sua residência da Ministra Tereza Cristina.

A ministra que estava de passagem pelo município, resolveu visita-los. Xixi disse que foi uma grande surpresa para ele.

A passagem rápida, também serviu para acertar alguns detalhes políticos e também foi uma oportuni-dade de agradecer

(7)

07

Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

Costa Rica: Convenção confirma Leandro (MDB)

e Anderson (DEM) candidatos em Costa Rica

Leandro Bortolazzi (MDB) e Anderson Dias (DEM) suas candidaturas referendadas durante as convenções dos partidos aliados que apoiam a alian-ça na chapa majoritária: PL, SOLIDARIEDADE, REPUBLICANOS, PTB, PSB, PSL, PDT e CIDA-DANIA.

Com a coligação “Se-gue o trabalho, se“Se-guem as mudanças. Costa Rica não pode parar”, a con-venção reuniu na sua base de alianças políticas 10 partidos, estabelecendo-se até agora como a maior força política das Eleições de 2020. “É um trabalho de muito tempo. Nos últimos meses, a gente intensificou. Eu só tenho que agradecer pela confiança dos nossos candidatos e dos partidos aliados. Uma eleição não se faz com uma pessoa, se faz com um grupo”, afirmou Leandro em seu pronunciamento pós-con-venção.

Além de Leandro e An-derson foram homologados 46 nomes para disputar as cadeiras de vereadores na Câmara Municipal de Costa Rica. “As conven-ções partidárias foram um

Convenção homologou odelegado

Cleverson e Roni Cota para

disputarem as eleições em Costa Rica

O PP (Partido Progressista) homologou no último na convenção realizada no auditório da Câmara Municipal de Costa Rica/MS o nome do delegado de polícia civil e professor universitário, Cle-verson Alves dos Santos para a disputa do cargo de prefeito do município na eleição municipal que acontece no dia 15 novembro de 2020.

Na convenção foi homologado também o nome do vereador Roni Cota, (PSDB) de 44 anos como candidato a vice-prefeito na

co-ligação com o par-t i d o P P . R o n i e s par-t á exercendo o segundo m a n d a t o d e v e r e a -dor, em seu discur-s o e l e d e discur-s t a c o u a necessidade de uma r e n o v a ç ã o n o c o -mando da prefeitura. O PSDB homologou 1 3 c a n d i d a t o s q u e vão disputar uma das 11 vagas de vereador em Costa Rica. A coligação ganhou o nome de “Costa Rica para todos nós”

O evento foi presencial apesar da pandemia do coronavírus os organizadores orientaram para que os presentes mantivessem dis-tanciamento.

O presidente do (PP), o ex-prefeito Jesus Queiroz Baird, destacou durante o evento a aliança dos partidos: “esse será um governo para todos, com infraestrutura e compromisso com a sociedade”. Baird finalizou sua fala desejando boa sorte aos candidatos.

Ele destacou ainda que o partido não lançará candidatos a verea-dor, “temos como o candidato ao executivo o delegado Cleverson, afirmou”.

Já a presidenta do PSDB, professora Evair Gomes, agradeceu ao candidato Cleverson, por aceitar o desafio, “tínhamos vários pré-candidatos, mas tivemos a humildade de entender que Cleversom e Roni é a melhor chapa para a disputa”.

A convenção definiu ainda que o PSD fechou aliança em torno da candidatura do delegado Cleverson, a decisão foi anunciada pelo Presidente do Diretório Municipal do partido, João Martins Coe-lho, (João Mamão).

Discurso:

Cleverson disse: ”lamento haver em Costa Rica uma rotina diária de perseguições com pessoas que se mostrem simpáticas a minha candidatura”.

Em tom firme ele destacou: “é revoltante o que estamos testemunhando, aqui na nossa cidade, a pressão para que as pessoas não manifestem apoio ao nosso projeto político acontece por toda a cidade”.

O delegado enfatizou: ”isso tem que acabar, e pelo que estamos percebendo, esse tipo de ação está com os dias contados”, finalizou.

Cleverson justificou sua investida na disputa para a prefeitura: “minha candidatura em 2018 ao cargo de deputado estadual me credenciou para essa disputa, estou preparado para esse embate, sou cidadão Costarriquense, esta casa de leis me ou-torgou esse titulo’’”.

O delegado destacou ainda: “tenho serviços prestados a esta comunidade, fui muito bem recebido quando aqui cheguei, e quero continuar prestando um serviço de exce-lência para esta população que tanto necessita, tudo que fiz como policial e a máxima dedicação eu quero continuar fazendo, da forma mais perfeita”, finalizou.

Elaboramos um projeto especifico para os produtores rurais, “vamos criar um cin-turão verde a custo zero”.

O prefeito eleito no dia 15 de novembro vai administrar um orçamento no valor de 150 milhões em 2021.

Cleverson tem prazo até o dia 26 de setembro próximo para registrar a candidatura na justiça eleitoral.

Quem é Cleverson:

Cleverson Alves dos Santos tem 49 anos, é natural do Estado Bahia nasceu no mu-nicípio de Itapetinga, casado com Gilmarcia Silva Pereira, pai duas filhas, formado em direito pela Universidade Euro-Americana em Brasíia/DF.

Delegado de carreia da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul há 10 anos. Foi policial militar por 29 anos, trabalhou durante cinco anos na Polícia Militar do Estado da Bahia e outros 14 anos na Polícia Militar do Distrito Federal.

Professor universitário, especialista em direito penal pelo Instituto Processos de Brasília. Especialista em psicologia positiva. Analista comportamental, Palestrante profissional formado pela Academia do Palestrante em São Paulo.

O delegado elaborou e implantou o projeto “Costa Rica Sem Drogas” no ano de 2011, que levou famílias e usuários de drogas a se conscientizar da necessidade de SE livrarem do vício, assim como colaborarem com a polícia.

Hora da Noticia

Ideb aponta Ensino Municipal

de Costa Rica como 2º melhor

de MS

Os dados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira – foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A média de 6.6 na rede pública municipal de educação nos anos iniciais conferiu a Costa Rica – MS o segundo lugar em Mato Grosso do Sul, se-gundo o Inep.

Conforme o Ideb, a média de Costa Rica na Rede Pública Municipal é de 6.6 nos anos iniciais e, nos anos finais, 5.5, o que confe-riu ao município o segundo lugar em Mato Grosso do Sul. “Mesmo com esse momento tão delicado, de pandemia, de incêndios, de críticas devido ao período eleitoral, em meio a tanto sofrimento e desgaste, vem as bondades divinas, a proteção de Deus para nos blindar. E essa proteção veio em forma de boa notícia com o resultado do Ideb”, declarou o prefeito de Cos-ta Rica Waldeli dos Santos Rosa em entrevisCos-ta ao Jornal do EsCos-tado MS.

“Para nossa alegria, Costa Rica mais uma vez, é o segundo lugar no Ideb de Mato Grosso do Sul. Essa conquista ela não é do prefeito, ela é da rede municipal de educação, dos professores, dos coordenadores, dos diretores, da zeladora, dos motoristas do transporte escolar, enfim, de todos aqueles que ajudaram junto com os pais e os alunos a termos a segunda melhor rede de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou agradecido Waldeli.

Waldeli também comemorou o destaque para a Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa que é a quarta melhor instituição de educação de Mato Grosso do Sul, segundo a classificação do Ideb.

“Para um costarriquense que ama essa cidade, que lutou 20 anos pelas políticas públicas de Costa Rica, eu só tenho palavra para dizer aos pro-fessores, pais e alunos: Gratidão. E a frase que melhor pode expressar meu sentimento hoje é dizer que eu tenho orgulho em ser costarriquense”, fina-lizou Waldeli.

sucesso, mostraram a união do nosso grupo político e nos motivaram ainda mais a participar das eleições da nossa querida Costa Rica. Agradeço a todos os presidentes dos partidos e a todos os candidatos a vereador e a vereadora que estarão ao nosso lado nessa caminhada”, complemen-tou Leandro.

“Cumprimos mais uma etapa nesta jornada de cida-dania, o próximo passo é o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral”, lembrou o candidato a vice-prefeito Anderson Dias que enal-teceu o protagonismo do prefeito Waldeli e do vice-prefeito Roberto. “Se tem duas pessoas que sonharam muito e que fizeram acon-tecer essa união de forças para Costa Rica e seus moradores em primeiro lugar, essas pessoas são o Waldeli e o Roberto”, disse Dias sobre as duas grandes lideranças.

Por sua vez, o prefeito Waldeli agradeceu o apoio de seus correligionários e partidos aliados, falou do grande trabalho que realizou e apontou as qua-lidades de seus possíveis sucessores.

“As convenções foram um sucesso porque além de reunir segmentos popu-lares, políticos e sociais, reforçou a união que põe Costa Rica e seus morado-res em primeiro lugar. O projeto do qual faço parte é plural, e sempre colocou Costa Rica em primeiro lugar. Eu quero projetar Costa Rica novamente para os próximos 20 anos”, afir-mou o líder do MDB ao fazer um alerta: “nós não podemos mais arriscar, ter pessoas que vem para Costa Rica querendo impor suas candidaturas e que não são daqui, não moram aqui, que não trabalham aqui”.

“É um momento de mui-ta responsabilidade polí-tica. Não podemos aceitar retrocesso. Não podemos arriscar o que já foi con-quistado. Não podemos transformar as conquistas do povo costarriquense em ensaios, para ficar tentando isso ou aquilo. As conquis-tas já consolidadas não po-dem e não devem ser perdi-das. Precisamos de pessoas conhecidas, gente capacita-da, profissionais que sabem administrar. Nosso povo é exigente e não quer mais experimentar com pessoas mais ou menos conhecidas, como ocorreu num passado recente e de forma trágica acabou por atrasar o mu-nicípio por pelo menos 10 anos. Todos esses partidos que estão aqui são a prova da representação da von-tade da maioria.”, afirmou o vice-prefeito Roberto Rodrigues.

(8)

08

Edição 679 16 a 23 setembro de 2020

Chapadão do Céu: Saúde

instala painéis de chamadas

Com o objetivo de faci-litar o atendimento, a Se-cretaria Municipal de Saú-de implantou painéis Saú-de chamadas nas recepções do Hospital Municipal e do ESF Centro. O moni-tor está conectado com os sistemas dos pontos de atendimentos e, anuncia os nomes dos pacientes, quando chamados para acolhimento. A tecnologia também será instalada nas unidades do Campo Verde

Escolas Municipais de Chapadão do

Céu mantém metas do IDEB

A s E s c o l a s M u n i c i p a i s d e C h a p a -dão do Céu atingiram a s m e t a s e s t a b e l e -c i d a s p a r a o Í n d i -c e de Desenvolvimento da Educação Básica

Entrada do Hospital Municipal

volta para a Avenida Orion

Ao perceber sintomas da

COVID-19 procure um médico

Para combater a Co-vid-19, a orientação é não esperar. Quan-to mais cedo come-ç a r o t r a t a m e n t o , maiores as chances de recuperação. En-tão, fique atento! Ao apresentar sintomas da Covid-19, #Não-Espere, procure uma Unidade de Saúde.

Polícia argentina não descarta crime em morte de

brasileira em elevador

A polícia da Argentina não descartou a hipótese de um crime na morte da brasileira Ana Karolina Lara Ferreira Fernandez, 22, em Buenos Aires no início do mês. A estudante de medicina foi encontrada sem vida no último dia 4 em um poço de elevador no bairro de Retiro, na capital argentina. “Neste momento não descartamos nenhuma hipótese: desde um acidente em decorrên-cia de uma falha na porta do elevador, até um ato cri-minoso. Estamos em plena etapa de investigação”, declarou à agência de no-tícias argentina Telám uma fonte ligada ao caso….

Segundo informações das amigas, após um en-contro com as elas, Ana se dirigiu para casa do

jogaA r e c e p ç ã o d o H o s p i t a l M u

-n i c i p a l S a -n t a L u z i a v o l t a a

f u n c i o n a r n a e n t r a d a p r i n c i

-p a l , -p e l a A v e n i d a O r i o n . A

(IDEB), referente ao a n o d e 2 0 1 9 . O s 5 º anos apresentaram a nota 6.4, sendo que a meta era de 6.0. Já as turmas de 9º ano, tinha como meta 5.4,

e a média foi de 5.8. A m é d i a 6 é a n o t a d e p a í s e s d e s e n v o l -vidos. O q u e d e s t a c a a e d u c a ç ã o d e C h a p a -d ã o -d o C é u . O I -d e b l e v a e m c o n t a d o i s fatores que interferem na qualidade da edu-cação: rendimento es-colar (taxas de apro-vação, reprovação e a b a n d o n o ) e m é d i a s d e d e s e m p e n h o n a Prova Brasil, aplica-das para as turmas de 5º ano e 9º ano.

m u d a n ç a o c o r

r e a p ó s a f i

-n a l i z a ç ã o d a s

o b r a s d e r e f o r

-m a e a -m p l i a ç ã o

d o H o s p i t a l .

D e a c o r d o c o m

a S e c r e t a r i a

d e S a ú d e , n o s

p r ó x i m o s d i a s ,

a s n o v a s s a l a s ,

c o n s u l t ó r i o s e

a m b u l a t ó r i o s

r e c e b e r ã o n o v o

m o b i l i á r i o .

dor e não deu mais notí-cias. Após insistência das amigas, uma mulher que supostamente era mãe do jogador disse que Ana Karolina Lara Ferreira Fernandez morreu ao cair no poço do elevador.

Sem mais informa-ções e sem respostas do jogador, que cancelou as redes sociais, consegui-ram sozinha encontrar a delegacia lá descobriram que sua morte está sendo investigada como mortes duvidosas.

O jogador não se po-sicionou e a família não tem informações sobre o caso.

É o que conta o relato a seguir:

Ana Karolina Lara Ferreira Fernandez, era brasileira e estudava

me-dicina na UBA, recente-mente estava começando o terceiro ano e saiu na quinta-feira com suas amigas a um bar para celebrar a aprovação de uma prova de patologia. Quando estava no bar entrou em contato com Juan Ignacio Ameal (jo-gador de tênis argentino), pessoa que ela já estava há dois anos e combinaram de se encontrar na casa do amigo de Juan chama-do Lucas Okita (apelichama-do chino).

Ana Karolina saiu do bar e foi até a casa da ami-ga com quem estava no bar, para depois chamar um Uber e ir se encontrar com Juan Ignacio Ameal, em Avenida del Liber-tador 654, perto de four seasons.

A amiga da Karol pe-diu para que ela avisasse quando chegasse na casa para ela estar tranquila e desde que viu ela entrar no Uber não teve mais notícias.

Ela achou estranho porque a amiga tinha in-ternet no celular e bateria e ela tinha o costume de mandar fotos e vídeos no Instagram e WhatsApp.

A amiga, Maria Fer-nanda Alves Bellezzia ao acordar às 9:00 da manhã na sexta-feira enviou uma mensagem a ela pergun-tando porque ela não res-pondia as mensagens e então mandou mensagem a companheira de aparta-mento dela, Laís da Silva Leone. Laís disse que a amiga ainda não tinha chegado e que avisaria quando ela chegasse em casa.

Ambas as amigas cha-maram ao telefone de Karolina até cair na caixa postal. As 15h da tarde, Maria Carolina quando vê que continua sem notícias da amiga começa enviar mensagens ao Instagram de Juan perguntando se a amiga tinha chegado bem, se ele estava com ela e que ela não podia se comunicar com a Karol e ele nunca respondeu.

Perto das 21h depois de ter conseguido o nú-mero de Juan Ignacio Ameal, as amigas de-pois de muitas tentati-vas conseguiram que ele respondesse ao telefone e para a surpresa delas, quem respondeu foi uma mulher se apresentando como mãe dele e disse que Juan estava tomando banho e que ele estava em choque, que tinha passado o dia na delegacia porque Karolina tinha caído no poço do elevador e havia falecido.

As amigas sem mais informações e assustadas começaram a buscar tudo sozinhas porque ninguém mais respondia ao celular. Foram até o prédio em que ela tinha falecido e o porteiro as informou que sim, uma menina havia sido encontrada morta no poço do edifício e que haviam clausurado o elevador e que a polícia esteve aí todo o dia, mas quando elas chegaram as 21:40 já estava liberado o uso do elevador e ele não sabia dar mais in-formações ou até mesmo confirmar a identidade da pessoa uma vez que seu turno terminava as 6h da manhã e que o acidente havia passado ao redor

das 9h da manhã.

As amigas começaram a buscar as delegacias quando tiveram infor-mações que ela possivel-mente estaria na delegacia 1A (mortes duvidosas) e quando chegaram aí pu-deram confirmar a identi-dade de Ana Karolina por uma fotocópia do seu dni (identidade argentina). As garotas tiveram que informar aos familiares e até mesmo ao consulado brasileiro uma vez que ninguém sabia do ocorri-do. O chefe da delegacia não deu mais informações porque a investigação segue em aberto.

Agora familiares espe-ram uma decisão do juiz para a liberação do corpo, que será transladado ao Brasil. O silêncio dos garotos continua sendo o maior mistério para to-dos! Ninguém tem certeza se fizeram uma perícia do elevador, quem são os responsáveis e qual foi o resultado da autópsia de Karolina, porque a famí-lia não pode ter acesso a mais informações.

informações do site – PG mundo BR

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Fonte: elaborado pelo autor, 2018. Cultura de acumulação de recursos “, o especialista E3 enfatizou que “no Brasil, não é cultural guardar dinheiro”. Ainda segundo E3,..

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença