• Nenhum resultado encontrado

sobre Envelhecimento Entidades_sites nacionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "sobre Envelhecimento Entidades_sites nacionais"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

sobre Envelhecimento

Entidades_sites nacionais

• Segurança social

http://www.seg-social.pt

O site da Segurança Social inclui os programas/medidas sociais existentes em Portugal, direcionadas a pessoas idosas.

• APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vitima

http://www.apav.pt/portal/

Organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

• Programa Apoio 65 -Idosos em Segurança

http://www.psp.pt/Pages/programasespeciais/apoio65.aspx?menu=6

É uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas; promover o conhecimento do trabalho da GNR e da PSP junto da população; ajudar a prevenir e a evitar situações de risco.

• Associação Portuguesa Dos Enfermeiros de Reabilitação

http://aper.com.pt/

A APEEER é uma associação sem fins lucrativos que pretende apoiar, incentivar e desenvolver os cuidados diferenciados prestados pelos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação.

• Plataforma saúde em Diálogo

http://www.plataforma.org.pt/

É uma associação sem fins lucrativos, constituída por associações de doentes, de promotores e profissionais de saúde e de consumidores. A Plataforma tem por objetivo afirmar-se como parceiro participante na definição das políticas de saúde através da intervenção junto dos órgãos de decisão. A Plataforma exprime os interesses e a defesa das causas de largos milhares de doentes e utentes de Saúde portugueses, representados nas diferentes organizações que a constituem.

• Direção-geral da Saúde www.dgs.pt/

Disponibiliza uma área temática sobre Envelhecimento Ativo, que visa constituir um contributo da Direção – Geral da Saúde para a promoção do Envelhecimento Ativo e para uma imagem positiva das Pessoas Idosas, como agentes indispensáveis de uma sociedade inclusiva, participativa, ativa e saudável, e encarando o aumento da esperança média de vida, com saúde e independência, o mais tempo possível, como uma oportunidade e um objetivo a prosseguir.

(2)

• Alto Comissariado da Saúde www.acs.min-saude.pt/

Organismo Estatal, que tem como missão garantir o apoio técnico à formulação de políticas e ao planeamento estratégico da área da saúde, em articulação com a programação financeira; assegurar o desenvolvimento de programas verticais de saúde; coordenar as relações internacionais; acompanhar e avaliar a execução de políticas, dos instrumentos de planeamento e dos resultados obtidos, em articulação com os demais serviços do Ministério da Saúde; assegurar a elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Saúde.

• IDEG – Investigação e Desenvolvimento em Equipamentos Gerontológicos (I&D)

http://www.ideg.com.pt/

O Projecto IDEG (Investigação & Desenvolvimento em Equipamentos Gerontológicos) é o nome genérico de todos os trabalhos de investigação científica acerca dos paradigmas, metodologias, e instrumentos de avaliação e de melhoria contínua em Serviços Gerontológicos, desenvolvidos no âmbito da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai / ICBAS-UP).

• Familiares e cuidadores de doentes de Alzheimer

http://cuidadores-alzheimer.web.ua.pt/

Plataforma informativa online sobre a patologia e sobre o quotidiano de um doente de Alzheimer

• UNIFAI – Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos

http://www.unifai.eu/

Dedica-se ao estudo do processo de envelhecimento humano. • Rede de Universidades da Terceira Idade

www.rutis.pt/

A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição de Utilidade Publica e a entidade representativa das Universidades Seniores (UTIs) Portuguesas.

• European Association for the Education of Adults

http://www.eaea.org/

EAEA (Associação Europeia para a Educação de Adultos) é uma ONG europeia com 127 organizações membro de 43 países, que trabalham no campo da educação de adultos e representa mais de 60 milhões de alunos em toda a Europa. A EAEA tem como principais objetivos: a defesa de políticas para a aprendizagem ao longo da vida a nível europeu, prestação de informações e serviços para o desenvolvimento de práticas dos associados da EAEA através de projetos, publicações, formação e cooperação transnacional com outros stakeholders nesta área.

• Associação o Direito a Aprender

http://www.direitodeaprender.com.pt/index.php

A Associação “O Direito de Aprender” foi criada para promover e debater a educação/formação como um direito inalienável das pessoas adultas. Uma das suas primeiras ações for a criação da revista “Aprender ao Longo da Vida” para divulgar e promover projetos relacionados com a educação/ formação de adultos e para implementar uma rede nacional dos que trabalham e se interessam por estes

(3)

• A Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida (AN PROALV)

http://www.proalv.pt/

A Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida é uma estrutura de missão criada para assegurar a gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da União Europeia enquanto sociedade avançada baseada no conhecimento. Uma sociedade que se pretende mais qualificada, justa e competitiva, mais tolerante e com maior consciência intercultural.

• Comissão Europeia. Aprendizagem ao Longo da Vida. Educação de Adultos Programa Grundtvig

http://ec.europa.eu/education/lifelong-learning-programme/grundtvig_en.htm Página da Comissão Europeia dedicada ao Programa sobre Aprendizagem ao Longo da Vida. Este Programa permite às pessoas, em todas as fases das suas vidas, participar em experiências de aprendizagem estimulantes, bem como ajudar a desenvolver a Educação e a Formação na Europa.

• Universidade Sénior Virtual http://www.seniorvirtual.net/

Projeto de ensino e cultura para os seniores de língua portuguesa. • Socialgest

http://www.socialgest.pt/

Site de gerontologia e economia social. • Learning in a Later Life

http://www.lill-online.net/online/?startseite.en

Rede Europeia que engloba universidades de 18 países cuja sede é na Universidade de Ulm (Alemanha).

• Associação Amigos da Grande Idade Inovação e Desenvolvimento (Portugal)

http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/

A Associação pretende apresentar ideias que possam ser discutidas, desenvolver projetos de qualidade e colaborar com os operadores para que estes melhorem e enquadrem a sua oferta em função de necessidades corretamente avaliadas para a Grande Idade.

• Portal do avô

http://www.portaldoavo.com.pt

Projeto que pretende contribuir para que o dia-a-dia de toda a família seja facilitado e enriquecido ao nível da informação para a população sénior e para todos que com ela lidam, quer em contexto familiar, quer em contexto profissional.

• Instituto do Envelhecimento http://www.ienvelhecimento.ul.pt/

O Instituto do Envelhecimento é uma unidade autónoma de investigação científica, com carácter interdisciplinar, criada pela Universidade de Lisboa que tem como objetivo primordial a investigação científica no quadro interdisciplinar dos estudos sobre o envelhecimento, abrangendo designadamente as áreas da Demografia, das Ciências Sociais e das Ciências da Saúde.

(4)

• A Associação "Vencer o Tempo"

http://www.7cidades.org/

A Associação tem como fim informar, formar e sensibilizar a população portuguesa para a prevenção e educação para a saúde, através de programas, projetos e ações bem como de campanhas mediáticas, workshops, seminários ou palestras e outras. • Projecto Terceira Idade on-line

http://projectotio.net/

Plataforma de comunicação para idosos e profissionais que trabalham na área do envelhecimento: estudos, manuais, soluções, inspiração e motivação; partilha de interesses e experiências.

• Fundação Calouste Gulbenkian

http://www.gulbenkian.pt/

A Fundação Calouste Gulbenkian promove, diretamente ou em parceria com outras entidades, um conjunto de programas e projetos nas suas quatro áreas estatutárias - Arte, Saúde e Desenvolvimento Humano (Beneficência), Educação e Ciência. Entre os projetos na área do Desenvolvimento Humano, contam-se vários dedicados aos idosos.

• Fundação Francisco Manuel dos Santos

http://www.ffms.pt/

A Fundação tem como principal objetivo estimular o estudo da realidade portuguesa, com o propósito de assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.

• PORDATA – Base de Dados Portugal Contemporâneo http://www.pordata.pt

Base de Dados com informação quantitativa que ajuda a melhorar o conhecimento sobre Portugal e a Europa.

• Linha do Cidadão Idoso - Provedor de Justiça

http://www.provedor-jus.pt/idoso.htm

A Linha do Cidadão Idoso pretende divulgar junto das pessoas idosas informação sobre os seus direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, ação social, equipamentos e serviços, lazer, entre outras, de forma a contribuir para uma participação mais ativa dos idosos na vida da sociedade, habilitando-os para um melhor exercício dos seus direitos. Propõe-se igualmente garantir um atendimento personalizado e contribuir para a acessibilidade da informação.

• Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV)

www.voluntariado.pt

O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) tem como competências desenvolver as ações indispensáveis à promoção, coordenação e qualificação do voluntariado e, nomeadamente, promover e divulgar o voluntariado como forma de participação social e de solidariedade entre os cidadãos e sensibilizar a sociedade em geral para a importância do voluntariado.

(5)

Entidades_sites Internacionais

• Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações http://europa.eu/ey2012/ey2012main.jsp?langId=pt&catId=970

Site dedicado ao Ano Europeu 2012. • Age Platform

http://www.age-platform.eu/en

Plataforma AGE Europa é uma rede europeia de cerca de 165 organizações de e para pessoas com idade 50 + representa diretamente mais de 30 milhões de pessoas idosas na Europa. O objetivo de seu trabalho é dar voz e promover os interesses dos 150 milhões de habitantes com idade 50 + na União Europeia e de sensibilização para as questões que lhes dizem respeito.

• EUROFOUND: European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions

http://www.eurofound.europa.eu/index.htm

Organismo europeu criado com o objetivo de contribuir para o planeamento e definição de melhores condições de vida e melhores condições de trabalho na Europa. Entre os vários temas trabalhados está o do envelhecimento e o ageing workforce.

• EuroHealthNet – Site do Envelhecimento Saudável

http://www.healthyageing.eu/

Esta é uma rede de organizações sem fins lucrativos, agências e entidades que trabalham para a promoção da saúde e a equidade, abordando os fatores que determinam direta ou indiretamente a saúde. Apoiam o trabalho dos seus membros na UE e países associados através do desenvolvimento de projetos, trabalho em rede e informação. O Healthyageing constitui um dos projetos da EuroHealthNet dedicados ao envelhecimento saudável.

• INPEA: International Network for the Prevention of Elder Abuse

http://www.inpea.net/home.html

Organização Não Governamental de carácter informativo e interventivo na temática dos maus-tratos a idosos. Detém um estatuto especial de consultoria junto da United Nations Economic and Social Council e da UN Department of Economic and Social Affairs (DESA). • OIT: Organização Internacional do Trabalho

http://www.ilo.org

Organização internacional responsável pela elaboração e supervisão das normas internacionais do trabalho.

• EUROBAROMETER

http://ec.europa.eu/public_opinion/index_en.htm

Disponibiliza dados estatísticos sobre a União Europeia em varias áreas.

• The Oxford Institute of Population Ageing

http://www.ageing.ox.ac.uk/

(6)

• OMS: Organização Mundial da Saúde

http://www.who.int/topics/ageing/en/

Secção dedicada ao Envelhecimento e Saúde.

• EPC's Working Group on Ageing Populations and Sustainability (AWG):

http://europa.eu/epc/working_groups/ageing_en.htm

Este Grupo foi constituído para contribuir para melhorar a avaliação quantitativa da sustentabilidade a longo prazo das finanças públicas e as consequências económicas do envelhecimento das populações dos Estados-Membros da UE, a fim de auxiliar a formulação de políticas.

• DESA – Social Policy and Development Division - Ageing:

http://social.un.org/index/Ageing.aspx

Este departamento faz parte da DESA – Department of Economic and Social Affairs. Uma das áreas focais é o Envelhecimento.

• Peer Review in Social Protection and Social Inclusion and Assessment in Social Inclusion:

http://www.peer-review-social-inclusion.eu/

A estrutura da Revisão de Pares foi criada para impulsionar a cooperação ao nível da modernização da proteção social e na luta contra a pobreza e a exclusão social na União Europeia. Combinando avaliações regulares de politicas nacionais de inclusão social através de uma Rede Independente de Peritos; o objetivo é desenvolver a aprendizagem mútua entre os vários países. Um dos temas chave é o Envelhecimento e a garantia de pensões adequadas e sustentáveis.

• European Alliance for Families

http://ec.europa.eu/employment_social/emplweb/families/index.cfm?langId=en&id=1

A Alliance pretende partilhar as melhores políticas para as famílias e fomentar a cooperação e aprendizagem mútua neste domínio. Entre as várias áreas de trabalho e informação estão o envelhecimento ativo, a prestação de cuidados às pessoas idosas e solidariedade entre gerações.

• EPHA: European Public Health Alliance

http://www.epha.org/

A EPHA pretende ser um agente de mudança ao nível da defesa (advocacia) de uma saúde melhor. O envelhecimento ativo é uma das áreas de trabalho.

• The Global Alliance for the Rights of Older People

http://www.rightsalliance.org/index.php

Criada em 2011, a Global Alliance for the Rights of Older People nasceu da necessidade de fortalecer os direitos e a voz das pessoas idosas a nível mundial.

• SEVEN: Senior European Volunteers Exchange Network

http://www.seven-network.eu/site/

SEVEN é uma rede internacional de 29 organizações que promovem o intercâmbio de voluntariado sénior.

(7)

• European Map of Intergenerational learning

http://www.emil-network.eu/

É uma rede de aprendizagem colaborativa que visa fornecer uma visão geral do papel e do estatuto da aprendizagem inter-geracional.

• WEDO: for the wellbeing and dignity of older people

http://www.wedo-partnership.eu/

É um projeto europeu (2010-2012) que envolve 18 parceiros de 12 países. É coordenado pela AGE Platform Europe e co-financiado pela Comissão Europeia. Tem como principal objetivo desenvolver uma parceria crescente e duradoura de organizações a todos os níveis para promover o bem-estar e a dignidade de pessoas idosas vulneráveis e com deficiência, e prevenir os maus tratos a todos os níveis e de todas as formas, através da promoção de cuidados de longo prazo de qualidade. O projeto busca principalmente desenvolver um Guia de Parceria Europeia com um conjunto de princípios fundamentais (quadro de Qualidade).

• European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing

http://ec.europa.eu/research/innovation-union/index_en.cfm?section=active-healthy-ageing

A parceria piloto European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing pretende conseguir uma vitória tripla para a Europa: permitir aos cidadãos europeus levar uma vida saudável, ativa e independente; melhorar a sustentabilidade e eficácia dos sistemas de cuidados de saúde e sociais; impulsionar e melhorar a competitividade dos mercados para produtos e serviços inovadores, respondendo ao desafio do envelhecimento a nível europeu e mundial, criando assim novas oportunidades para as empresas.

• British Society of Gerontology http://www.britishgerontology.org/

Constitui um fórum multidisciplinar para investigadores e outros interessados nas questões ligadas às pessoas idosas, e em como o conhecimento sobre o fenómeno do envelhecimento pode ser reforçado e melhorado. Até 1979, a Sociedade foi conhecida como a Sociedade Britânica de Gerontologia Social e Comportamental. BSG está registada como uma entidade de caridade e é a organização profissional que representa os/as gerontologistas na Grã-Bretanha.

• European Association of Homes and Services for the Ageing (EAHSA) http://www.eahsa.eu/

EASHA tem como objetivo ligar e apoiar os prestadores de cuidados e serviços direcionados a idosos para melhorar a sua qualidade de vida. EAHSA pretende também contribuir para a sustentabilidade, acessibilidade, qualidade de sistemas de cuidados e serviços para idosos na UE e países associados. É também reconhecida pela Comissão Europeia como a plataforma de fornecedores no domínio de envelhecimento.

• Centre for Policie on Ageing

http://www.cpa.org.uk/index.html

O Centro tem como objetivo sensibilizar para as questões em torno de todos os aspetos do envelhecimento e apoio às boas práticas. O seu principal enfoque é descobrir e defender o que os próprios idosos querem e necessitam.

(8)

• Research Committee 11 Sociology of Aging of the International Sociological Association

http://www.rc11-sociology-of-aging.org/

O Comité de Investigação do Envelhecimento é um dos 55 Comités de Investigação da Associação Internacional de Sociologia. O objetivo desta Unidade é incentivar a investigação de qualidade sobre o envelhecimento nos vários países.

• The ESA Research Network on Ageing in Europe

http://www.ageing-in-europe.org/

Esta rede pretende facilitar os contactos e a colaboração entre todos aqueles com interesses na investigação na área do envelhecimento

• Eurocarers – European Association Working for Carers

http://www.eurocarers.org/

Visa promover a questão do cuidado informal (cuidadores informais), tanto a nível nacional como da União Europeia através de apoio ao desenvolvimento de organizações de cuidadores, influenciar as políticas nacionais e europeias, promover a consciencialização sobre a questão dos cuidadores, etc.

• EURODIACONIA

http://www.eurodiaconia.org/

É uma rede que liga vários atores e organizações de forma a avaliar as necessidades sociais, a desenvolver ideias e a influenciar políticas que têm um impacto na Pobreza e Exclusão Social, nos Serviços de Saúde e no Futuro Social da Europa. A Eurodiaconia fornece também uma plataforma de trabalho em rede e de partilha de boas práticas.

• European Federation of Retired and Older People (FERPA)

http://ferpa.etuc.org/?lang=en

A Federação Europeia de Reformados e Pessoas Idosas é membro da Confederação Europeia de Sindicatos. A FERPA trabalha ativamente para “moldar” a legislação e as políticas da UE através do lobby junto das instituições europeias. Pretende que seja estabelecido um processo de forma a que a Comissão Europeia consulte as organizações mais representativas dos reformados e idosos a fim de que a sua voz seja ouvida quando são tomadas decisões que afetam as suas condições de vida, cuidados continuados, dependência e aprendizagem ao longo da vida, entre outras questões.

• HelpAge International

http://www.helpage.org/

A HelpAge International ajuda as pessoas mais velhas a reivindicar os seus direitos, a superar a discriminação e a pobreza, para que possam levar uma vida digna, segura, saudável e ativa. O seu trabalho é reforçado através da rede global de organizações similares (a única deste género no mundo).

Violência contra pessoas Idosas

• ALMA France - Aliô Maltraitance des Personnes Agées et/ou des Personnes Handicapées (França)

http://www.alma-france.org/

(9)

• Respect Seniors - l'Agence wallonne de lutte contre la maltraitance des personnes âgées (Bélgica)

http://www.respectseniors.be/

Tem como objetivo travar o problema do abuso de crianças cometidos contra os idosos, quer vivam em casa ou em instituições.

• Elder Abuse (AEA) (Reino Unido) http://www.elderabuse.org.uk/

Organização especializada que intervém no Reino Unido e Irlanda. Ao contrário de outras organizações de idosos concentra-se exclusivamente na questão do abuso de idosos.

R

R

e

e

v

v

i

i

s

s

t

t

a

a

s

s

Aprender ao longo da Vida (último número editado em 2010)

http://www.direitodeaprender.com.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategor y&id=9&Itemid=4&phpMyAdmin=235a81f3915361ef48c71e68d4a10df2

Activities, Adaptation & Aging (Routledge)

http://www.tandf.co.uk/journals/titles/01924788.asp Age & Ageing Journal (British Geriatric Society)

http://ageing.oxfordjournals.org/

The Journal on Active Aging (International Council on Active Aging) http://www.icaa.cc/preview_membersection/journal.htm

AGE (The Official Journal of the American Aging Association) http://www.americanaging.org/journal.html

Ageing & Society (The Journal of The Centre for Policy on Ageing and The British Society of Gerontology)

http://www.britishgerontology.org/publications/ageing-and-society.html

Ageing Horizons (The Oxford Institute of Population Ageing)

http://www.ageing.ox.ac.uk/publications/ageing-horizons

Aging - AGING - High-Impact Journal on Aging Research http://www.impactaging.com/index.html

Nota: Nota: Nota:

Referências

Documentos relacionados

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

O prolapso da válvula mitral também assume uma componente familiar, associado a outras doenças do tecido conjuntivo (ex: síndrome de Marfan) ou isolado (transmissão

As proteínas derivadas da matriz do esmalte (PDME) é uma mistura de proteínas que tem como componente principal amelogenina e apresenta poder regenerador,

Como o espectro da luz solar possui a faixa de comprimento de onda para isomerização da bilirrubina, a radiação solar é apropriada para o tratamento de crianças

Retiramos as peças ósseas identificáveis do material e realizamos a contagem do número de peças ósseas iguais e da mesma lateralidade (quando se aplica), no intuito de

EM DESTAQUE (CÍRCULO) AS ÁREAS QUE SERÃO DIRETAMENTE IMPACTADAS PARA RETIRADA DE ARGILA, AREIA E ROCHAS NECESSÁRIAS PARA AS INSTALAÇÕES DA UHE SANTO ANTÔNIO DO JARI (MODIFICADO

0 resultado do exercfcio de 1995, reforgadas que foram as dotagoes para Provisoes, conheceu acentuada quebra relativamente a 1994, atingindo um montante ligeiramente inferior a

A Amazônia sustenta bilhões de árvores em suas florestas e, com elas, mais de 20 bilhões de toneladas de água por dia são transpiradas ao longo da Bacia Amazônica, contribuindo para