• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL FLORESTAL ESTADO DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL FLORESTAL ESTADO DE MINAS GERAIS"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2016 PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2016

PROCESSO N°. 007/2016 TIPO: MENOR PREÇO ÍTEM

REF.: “aquisição de baterias 150 amperes para manutenção dos ônibus escolares”

O Sr. Geraldo Marcondes Nogueira, Pregoeiro do Município de Florestal - Minas Gerais, nomeado pela Portaria nº 056/2015, torna público que fará realizar, às 14:00 horas, do dia 02 de maio de 2016 , na sala de Licitações, situada no edifício sede da Prefeitura Municipal, na Rua Benedito Valadares, nº 243, Centro, licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL tipo MENOR PREÇO ÍTEM, regida pela Lei Federal n° 10.520, de 17 de julho de 2002, Decreto Municipal nº 018/2007, e subsidiariamente pela Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, e de acordo com as normas e condições fixadas neste instrumento, destinada à “aquisição de baterias 150 amperes para manutenção

dos ônibus escolares”

Fazem parte integrante deste Edital os seus Anexos.

Os esclarecimentos e as informações necessárias aos licitantes serão prestados na Prefeitura Municipal, no endereço supramencionado, no horário de 12:00 às 16:00 horas e através do telefone (31) 3536-2440.

A apresentação das propostas pressupõe conhecimento de todos os dados e informações necessários ao seu preparo e a aceitação das condições estipuladas nesta Licitação.

O Pregoeiro, deflagrará o ato de recebimento dos envelopes e abertura de propostas de preços às 14:00 horas, do dia 02/05/2016 para classificação e a Sessão de Disputa com as empresas classificadas será no dia 02/05/2016 às 14:30 na Sala de Licitações situada no Edifício Sede da Prefeitura Municipal de Florestal na Rua Benedito Valadares, nº 243, Centro, onde ocorrerá a abertura dos envelopes contendo as propostas de preços e a respectiva sessão de disputa das empresas participantes. Caso não haja expediente no dia supracitado, a abertura ocorrerá no primeiro dia útil subseqüente, no mesmo local e horário.

1. DO OBJETO

1.1. O objeto deste pregão presencial é a “aquisição de baterias 150 amperes para

manutenção dos ônibus escolares”, conforme especificações constantes do Anexo I

deste Edital.

1.2. Os proponentes deverão apresentar cotação por item, elaborando-o conforme modelo em anexo, especificando a marca do produto, a quantidade, o valor unitário e

(2)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

o valor total em Reais. O valor unitário deverá corresponder ao preço unitário por item acrescido da carga tributária incidente, de todas as despesas e custos diretos e indiretos e do frete, que correrão à conta do licitante.

2. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. Será admitida nesta licitação a participação apenas de microempresas, empresas de pequeno porte e micro empreendedores individuais, conforme estabelecido no artigo 48 da Lei Complementar no 123/2006, com suas alterações posteriores e Legislação Municipal vigente.

2.2. Não se admitirá nesta licitação a participação de:

a) empresas que não atenderem às condições deste edital;

b) empresas que estejam sob falência, concurso de credores, dissolução, liquidação ou tenham sido declaradas inidôneas para licitar ou contratar com o poder público no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e nas respectivas entidades da administração indireta;

c) empresas reunidas em consórcio e sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si;

d) pessoas jurídicas das quais participem, como sócio, gerente e diretores os servidores do Município de Florestal.

3. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

3.1. Até 02 (dois) dias úteis, antes da data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório deste pregão, devendo protocolizar o pedido no setor de protocolo, situado no prédio sede da Prefeitura Municipal - cabendo ao pregoeiro decidir sobre a petição no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

3.1.1. Caso seja acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame.

3.2. Decairá do direito de impugnar os termos deste edital, por falhas ou irregularidades, o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder à data de realização da sessão pública do pregão, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso. 3.3. A impugnação feita tempestivamente pelo licitante não o impedirá de participar do processo licitatório.

4. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

4.1. O interessado ou seu procurador deverá apresentar-se, perante o pregoeiro, para proceder ao respectivo credenciamento, munido dos documentos que o credenciem a

(3)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

participar deste procedimento licitatório, INCLUSIVE COM PODERES PARA FORMULAÇÃO DE OFERTAS, LANCES VERBAIS E MANIFESTAR-SE A RESPEITO DO INTERESSE DE RECORRER. 4.2. Cada licitante credenciará apenas um representante que será o único admitido a intervir nas fases do procedimento licitatório e a responder pela empresa representada, por todos os atos e efeitos previstos neste edital.

4.3. A ausência do credenciado, em qualquer momento da sessão, importará na sua imediata exclusão da fase de lances verbais, mantendo-se sua proposta escrita.

4.4. Para o credenciamento deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a) tratando-se de representante legal, o estatuto social, contrato social ou outro instrumento de registro comercial, registrado na Junta Comercial, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura; (copias autenticadas ou apresentar os originais para conferência)

b) tratando-se de procurador, A PROCURAÇÃO por instrumento público ou particular, com reconhecimento de firma do outorgante, NA QUAL CONSTEM PODERES ESPECÍFICOS PARA FORMULAR LANCES, negociar preço, interpor recursos e desistir de sua interposição e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, acompanhado do correspondente documento, dentre os indicados na alínea "a", que comprove os poderes do mandante para a outorga; (copias autenticadas ou apresentar os originais para conferência)

c) o representante legal, credenciado e/ou procurador, deverão identificar-se exibindo o documento oficial de identificação que contenha foto;

4.5. Sendo A PROCURAÇÃO PARTICULAR, deverá ter firma reconhecida e estar acompanhada do documento comprobatório dos poderes do outorgante (ato constitutivo/deliberativo da pessoa jurídica - contrato social onde se possa identificar o ADMINISTRADOR), que deverá ser apresentado no momento do credenciamento.

4.6. Os documentos exigidos para o credenciamento (originais ou cópias) deverão ser apresentados no início da sessão do pregão, em envelope separado dos envelopes de proposta comercial e de documentos para habilitação. No caso de cópias, as mesmas devem estar autenticadas por tabelião ou o serem pelo pregoeiro ou membro da sua equipe de apoio.

4.7. A não apresentação ou a incorreção insanável de quaisquer dos documentos de credenciamento, impedirá a participação do licitante na fase de lances verbais.

4.8. O representante poderá ser substituído, a qualquer momento, por outro devidamente credenciado.

(4)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

4.9. Não será admitida a participação de um mesmo representante para mais de uma empresa licitante.

5. DA APRESENTAÇÃO DE DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DE REQUISITOS E DOS DOCUMENTOS DE PROPOSTA DE PREÇO E HABILITAÇÃO

5.1. No dia, hora e local designados neste edital, na presença dos interessados ou seus representantes, devidamente credenciados, em sessão pública, o pregoeiro, que dirigirá os trabalhos, receberá os documentos abaixo relacionados, sendo registrados em ata os nomes dos licitantes:

5.1.1. Declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação, separada de qualquer dos envelopes exigidos no subitem abaixo, dando ciência de que atende às condições do presente certame, conforme Modelo, constante em Anexo, e;

5.1.2. Envelope contendo a Proposta de Preço (envelope n.º1), devidamente lacrado. 5.1.3. Envelope contendo a documentação exigida para a Habilitação (envelope n.º2), devidamente lacrado.

A declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação, prevista no item 5.1.1 deverá ser entregue no início da seção, logo após o credenciamento, separadamente dos envelopes 1 e 2.

5.2. Aberta a sessão não mais serão admitidos novos licitantes.

Os documentos relativos a proposta de preço e a habilitação deverão ser entregues separadamente, em envelopes fechados, rubricados no fecho e identificados com o nome do licitante, o número e objeto da licitação e, respectivamente, os títulos dos conteúdos ("Proposta de Preço" e "Documentos de Habilitação"), na forma das alíneas “a” e “b” a seguir:

a) envelope contendo os documentos relativos à proposta de preço: MUNICÍPIO DE FLORESTAL - MG

PREGÃO PRESENCIAL 007/2016

LICITANTE: ___________________________________ ENVELOPE 1 (PROPOSTA DE PREÇO)

b) envelope contendo os documentos de habilitação: MUNICÍPIO DE FLORESTAL - MG

PREGÃO PRESENCIAL 007/2016

LICITANTE: ___________________________________ ENVELOPE 2 (DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO)

(5)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

5.3. Não será admitida a remessa dos envelopes 1 e 2 - proposta de preço e habilitação, por via postal.

5.4. Os documentos necessários à participação na presente licitação poderão ser apresentados em original, ou por qualquer processo de cópia, autenticada por cartório competente, ou publicação em órgão da imprensa oficial, no caso de cópias, desde que acompanhadas dos originais para conferência, na sessão, pelo pregoeiro ou sua equipe de apoio.

5.5. Não serão aceitos documentos apresentados por meio de fitas, discos magnéticos, filmes ou cópias em fac-símile, mesmo autenticadas, admitindo-se fotos, gravuras, desenhos, gráficos ou catálogos apenas como forma de ilustração das propostas de preço.

5.6. Os documentos necessários à participação na presente licitação, compreendendo os documentos referentes à proposta de preço e à habilitação e seus anexos, deverão ser apresentados no idioma oficial do Brasil, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente.

5.7. Quaisquer documentos necessários à participação no presente certame, apresentados em língua estrangeira, deverão ser autenticados pelos respectivos consulados e traduzidos para o idioma oficial do Brasil por tradutor juramentado.

5.8. O número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ - indicado nos documentos da proposta de preço e em todos os documentos da habilitação deverá ser o mesmo do estabelecimento que efetivamente vai fornecer o objeto da presente licitação.

5.9. A não-entrega da Declaração exigida no subitem 5.1.1 deste edital implicará no não-recebimento, por parte do pregoeiro, dos envelopes contendo a documentação da proposta de preço e de habilitação e, portanto, a não aceitação do licitante no certame.

5.10. Após a apresentação da proposta, não mais caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo pregoeiro.

6. DA APRESENTAÇÃO E CONTEÚDO DA PROPOSTA COMERCIAL – ENVELOPE “1”

6.1. Os interessados deverão apresentar as suas propostas em envelope lacrado, identificado como Envelope 1.

6.2. A proposta deverá ser apresentada em 01 (uma) via datilografada/digitada, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou ressalvas, com no máximo duas casas decimais, e entregues no local, dia e hora preestabelecidos no Edital, contendo a identificação da empresa, endereço, telefone, número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, rubricadas todas as folhas pelo representante legal e assinada a última, sobre carimbo

(6)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

com nome, identidade, e deverá conter especificação clara e sucinta do objeto a ser oferecido, com indicação de marca, modelo, tipo, fabricante, características exigidas conforme anexo I nome da empresa, razão ou denominação social e endereços completos, além de outras informações de livre disposição, e o seguinte:

a) preço cotado de forma unitária (com duas casas decimais após a vírgula), por item, com indicação das unidades citadas neste edital, incluso no preço oferecido a respectiva carga tributária da sua UF e o valor do frete. Nas condições propostas deverá constar a alíquota correspondente ao ICMS da Unidade Federada da empresa.

b) declaração em papel timbrado com CNPJ da pessoa jurídica, indicando o nome, qualificação, endereço e CPF do seu representante legal que assinará o contrato;

c) prazo de validade da proposta que não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de entrega das propostas e excluídos os prazos recursais previstos na legislação em vigor;

d) designação do número desta licitação;

e) declarar, no corpo da proposta, ou em escrito à parte, de que, nos preços mantidos na proposta escrita e naqueles que porventura vierem a ser ofertados através de lances verbais, estão incluídos todos os encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais, de transporte e entrega da mercadoria e outros de qualquer natureza que se fizerem indispensáveis à perfeita compra do objeto da licitação. O Município não admitirá qualquer alegação posterior que vise ao ressarcimento de custos não considerados na proposta feita pelo licitante sobre os preços cotados;

6.2. Fica vedada qualquer indexação de preços por índices gerais, setoriais ou que reflitam a variação dos custos.

6.3. A participação na licitação importa em total, irrestrita e irretratável submissão dos proponentes às condições deste edital.

6.4. Ficam vedadas:

a) a subcontratação total ou parcial do objeto, pela contratada a outra empresa; b) a cessão ou transferência total ou parcial do objeto do contrato.

6.5. O prazo de entrega do(s) produto(s): se efetuará em até 05 (cinco) dias a partir da entrega ao licitante da ordem de fornecimento;

(7)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

6.6. A empresa deverá entregar os materiais no endereço a ser determinado pelo Departamento de Compras, previamente informado à empresa.

7. APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO - ENVELOPE “2”

7.1. Os licitantes deverão apresentar no envelope 2 – “Documentos de Habilitação”, que demonstrem atendimento às exigências indicadas neste item.

7.2. Serão aceitas as certidões, em original, obtidas pela Internet, dentro do prazo de validade, sujeitando-as as verificações, caso necessário.

7.1.1. DA HABILITAÇÃO JURÍDICA

a) registro comercial, no caso de empresa individual;

b) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, onde se possa identificar o administrador, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhados de documentos que comprovem a eleição de seus administradores;

c) comprovante de inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhado de prova da composição da diretoria em exercício;

d) decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

7.1.2 DA REGULARIDADE FISCAL

a) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

b) prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou a sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

c) prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da Lei;

d) prova de regularidade relativa à Seguridade Social (CND-INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF-FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por Lei.

e) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante apresentação de certidão Negativa.

(8)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

7.1.3. DA QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO – FINANCEIRA

a) certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede do licitante;

7.1.4. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal, conforme modelo em Anexo.

7.2 Os documentos poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por tabelião de notas ou publicação em órgão de imprensa oficial. No caso de apresentação de cópias, deverão ser autenticadas por tabelião ou apresentados os respectivos originais para conferência pelo pregoeiro ou por membro da equipe de apoio, na sessão.

7.3. Os documentos que não tiverem data de validade serão considerados válidos se emitidos nos 60 (sessenta) dias anteriores à data da entrega dos envelopes.

7.4. As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

7.4.1. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

7.4.2. A não-regularização da documentação, no prazo previsto no § 1o deste

artigo, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

8. DA SESSÃO - DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO E ADJUDICAÇÃO

8.1. No dia, hora e local designados no edital, será realizada sessão pública para recebimento das propostas e da documentação de habilitação, devendo o representante legal ou seu procurador proceder ao respectivo credenciamento, COMPROVANDO, possuir os necessários poderes para formulação de propostas verbais (lance) e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

8.2. Aberta a sessão, o representante legal ou seu procurador entregará ao pregoeiro, declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação,

(9)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

conforme estabelece o inciso VII do art. 4° da Lei 10.520 de 17 de julho de 2002 (Anexo III) e, em envelopes separados, a proposta e a documentação de habilitação.

8.3. O pregoeiro procederá à abertura dos envelopes “1”, contendo as propostas, que deverão ser rubricadas por ele e pelos representantes das licitantes presentes, conferindo-as quanto à validade e cumprimento das exigências contidas no edital, sendo classificadas as propostas dos licitantes de menor preço e aquelas que tenham apresentado propostas em valores sucessivos e superiores em até dez por cento, relativamente à de menor preço, para o item licitado.

8.4. Quando não forem verificadas, no mínimo, três propostas escritas de preços nas condições definidas no subitem acima, serão classificadas as melhores propostas subseqüentes, até o máximo de três, para que os licitantes participem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas suas propostas escritas. No caso de empate nos preços, serão admitidas todas as propostas empatadas, independentemente do número de licitantes.

8.5. O julgamento da presente licitação será processado, segundo o critério de menor preço ítem e observado o disposto no item anterior, de acordo com o qual será classificada em primeiro lugar, a proposta que atenda integralmente de acordo com as especificações e exigência deste Edital, ofertar o preço global de menor valor.

8.6. Em seguida, será dado início à etapa de apresentação de lances verbais pelos proponentes, que deverão ser formulados de forma sucessiva, em valores distintos e decrescentes. Os lances verbais serão feitos para o total do item até o encerramento do julgamento deste.

8.7. O pregoeiro convidará individualmente os licitantes classificados, de forma seqüencial, a apresentar lances verbais, a partir do autor da proposta classificada de maior preço e os demais, em ordem decrescente de valor.

8.8. A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo pregoeiro, implicará a exclusão do licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pelo licitante, para efeito de ordenação das propostas.

8.9. Os lances deverão ser formulados em valores distintos e decrescentes, do valor total do item, inferiores à proposta de menor preço.

8.10. Caso não se realizem lances verbais, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço e o valor estimado para a contratação.

8.11. Declarada encerrada a etapa competitiva, ordenadas as propostas o pregoeiro examinará a aceitabilidade da primeira classificada, quanto ao objeto e valor, decidindo motivadamente a respeito.

(10)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

8.12. Sendo aceitável a proposta de menor preço, será aberto o envelope contendo a documentação de habilitação - “2”- do licitante que a tiver formulado para confirmação das suas condições habilitatórias.

8.12.1. Na apreciação e no julgamento das propostas não serão consideradas quaisquer ofertas ou vantagens não previstas neste instrumento, nem serão permitidas ofertas baseadas nas propostas das demais licitantes, obrigando-se o licitante, a executar as condições da proposta apresentada.

8.13. Constatado o atendimento das exigências fixadas no edital, o licitante será declarado vencedor, sendo-lhe adjudicado o(s) item(s)/objeto do certame.

8.14. Se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará a oferta subseqüente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à habilitação do proponente, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital.

8.14.1. Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atendam às exigências e requisitos estabelecidos neste edital ou imponham condições;

b) apresentem valores manifestamente excessivos ou manifestamente inexeqüíveis;

c) sejam omissas, vagas ou apresentem irregularidades ou defeitos capazes de impedir o julgamento.

8.15. Nas situações previstas nos incisos 8.10., 8.11., e 8.14, o pregoeiro poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor.

8.16. O licitante declarado vencedor deverá apresentar ao pregoeiro, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da sessão pública do pregão, nova proposta escrita acompanhada de nova planilha de preços, observando o disposto no inciso 6.2, em conformidade com o anexo deste edital e de acordo com o correspondente item adjudicado.

8.17. Da reunião lavrar-se-á ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências relevantes e que, ao final, deverá ser assinada pelo Pregoeiro e licitantes presentes.

8.18. As omissões irrelevantes não ensejarão a desclassificação do licitante vencedor, salvo se causarem prejuízo à Administração ou lesem direitos dos demais proponentes. 8.19. Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte.

(11)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

8.19.1. Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada.

8.20. Ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

8.20.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

8.20.2. Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do item 8.20.1, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese dos §§ 1o e 2o do art. 44 da Lei Complementar 123/2005, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

8.20.3. No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem nos intervalos estabelecidos nos §§ 1o e 2o do art. 44 da Lei Complementar 123/2005, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

8.20.4. Na hipótese da não-contratação nos termos previstos no caput deste artigo, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

8.20.5 O disposto neste item somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

8.20.6. No caso de pregão, a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

9. DA HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO

9.1. O resultado do julgamento será submetido à autoridade competente, para homologação, conforme previsto no Decreto Municipal nº 017/2015;

9.2. Após a adjudicação do objeto e a homologação do resultado do certame licitatório, o licitante vencedor será notificado, para entregar a mercadoria no prazo máximo de 05 (cinco) dias;

9.3. É facultado ao Município, quando o vencedor não entregar o produto no prazo estipulado no item 14.1 deste Edital não comparecer no prazo estipulado no subitem anterior, não apresentar situação regular para cumprimento da ordem de fornecimento no ato da assinatura do contrato ou, ainda, recusar-se, injustificadamente, a cumprir sua

(12)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

proposta, convocar os LICITANTES remanescentes, na ordem de classificação, sem prejuízo da aplicação das sanções previstas na legislação pertinente;

9.4. A proposta da vencedora deverá ser executada em estrita conformidade com as prescrições deste edital e seus anexos, que são dele partes integrantes e inseparáveis. 10. DAS SANÇÕES

10.1. O licitante convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, que se recusar injustificadamente a entrega do bem ofertado, apresentar pendências junto aos cadastros da Administração Pública, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar a entrega, deixar de substituir o produto recusado no prazo previsto, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, garantido o direito prévio da citação e da ampla defesa, ficará impedida de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, ficando ainda sujeita à multa de até 5% (cinco por cento) do valor global da proposta, devidamente atualizado, sem prejuízo da aplicação das sanções previstas na minuta de contrato, em anexo, e das demais cominações legais.

10.2. Fica facultada ao Município, na hipótese de descumprimento por parte da adjudicatária das obrigações assumidas, tal como, o não cumprimento do prazo de entrega ou do prazo para substituição, aplicar à multa de até 5% (cinco por cento) sobre o valor global da proposta do licitante. A multa poderá ser aplicada a cada novo período (03) três dias de atraso.

11. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

A despesa decorrente da contratação do objeto desta licitação correrá à conta da seguinte Dotação Orçamentária:

Ficha: 112 – Fonte de Recurso:1.22.00

12. DO PREÇO

O preço do item licitado será o mesmo apresentado na proposta vencedora, não se admitindo qualquer reajuste ou acréscimo.

13. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

13.1 O pagamento será efetuado em parcela única, até 15o (décimo quinto) dia após a

entrega da Nota Fiscal, desde que o veículo tenha sido inspecionado e aceito pela Comissão a que se refere o item 14.2.

13.2 - A Nota Fiscal apresentada deverá estar acompanhada da CND do INSS e CRF do FGTS atualizados, caso contrário ocorrerá a paralisação do pagamento, sobre o qual não incidirão juros de mora ou correção monetária.

(13)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

14.1. A aceitação do objeto desta licitação, somente será efetivada após ter sido o mesmo examinado e considerado em condições de uso, ficando a empresa fornecedora obrigada a substituí-lo ou consertá-lo no caso de serviços, sempre que ocorrer qualquer defeito.

14.2. O recebimento dos implementos será confiado ao setor responsável, que deverá exigir o fiel cumprimento do que estipula a ordem de compra, em confronto com a fatura e nota fiscal, juntas em 3 (três) vias, para fins de pagamento.

14.3 - Forma de entrega: em entrega única, conforme especificações do ANEXO I deste Edital;

14.4 - Prazo de entrega: em até 05 (cinco) dias, a contar do recebimento por parte da Contratada da Ordem de Fornecimento.

14.5 - Pagamento: será efetuado em parcela única, até 15o (décimo quinto) dia após a

entrega da Nota Fiscal, desde que o veículo tenha sido inspecionado e aceito pela Comissão a que se refere o item 14.2.

14.6 - A proposta deve conter o valor unitário, bem como o valor global dos implementos.

15. DA REVOGAÇÃO E OU ANULAÇÃO DO CERTAME

15.1. A Administração, observadas razões de conveniência e oportunidade, devidamente justificadas, poderá revogar a qualquer momento o presente procedimento, ou declarar a sua nulidade por motivo de ilegalidade, mediante despacho fundamentado.

15.2. Os licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação ou revogação deste procedimento licitatório.

16. DOS RECURSOS

16.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

16.2. O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

(14)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

16.4. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará em decadência do direito de recurso e adjudicação do objeto da licitação pelo pregoeiro ao vencedor.

16.5. Decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor.

16.6. Homologada a licitação pela autoridade competente, o adjudicatário será convocado para entregar o objeto adquirido.

17. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão solucionados diretamente pelo pregoeiro ou autoridade competente, observados os preceitos de direito público e as disposições das Leis n° 10.520/2002 e 8.666/93.

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1. O licitante é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

18.2. Reserva-se ao pregoeiro o direito de solicitar, em qualquer época ou oportunidade, informações complementares.

18.3. No interesse da Administração, sem que caiba aos participantes qualquer reclamação ou indenização, poderá ser:

a) adiada a data da abertura desta licitação;

b) alterada as condições do presente edital, com fixação de novo prazo para a sua realização.

18.4. Não serão permitidos a retirada dos envelopes apresentados e/ou o cancelamento de propostas, pelos licitantes, após a sua entrega.

18.5. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que sejam possíveis a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública de Pregão.

18.6. As normas que disciplinam este pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

18.7. Na contagem dos prazos recursais deste edital será excluído o dia de início e incluído o dia de vencimento, considerando-se o expediente normal.

(15)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

18.8. Maiores esclarecimentos ou quaisquer outras informações suplementares com relação a eventuais dúvidas de interpretação do presente edital, poderão ser obtidos junto à Comissão de Apoio, no horário de 12:00 às 16:00 horas.

18.9. Para efeito da presente licitação será considerado o horário oficial de Brasília. 18.10. Constituem anexos deste Edital, dele fazendo parte integrante:

a) Anexo I - Termo de Referência;

b) Anexo II - Modelo de Declaração de cumprimento do disposto no art. 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal;

c) Anexo III - Modelo de Declaração de cumprimento do disposto no art. 4º, VII, da Lei 10.520/2002;

d) Anexo IV - Modelo de Declaração de Inexistência de Fato Superveniente e Impeditivo da Habilitação

e) Anexo V - Modelo de Proposta de Preços;

Florestal, 11 de abril de 2016.

_____________________________________________ Geraldo Marcondes Nogueira

(16)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO N° 007/2016

1 – DO OBJETO:

O presente procedimento tem por finalidade a “aquisição de baterias 150 amperes para

manutenção dos ônibus escolares”, de acordo com as seguintes especificações

mínimas:

DESCRIÇÃO DO OBJETO

ITEM ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS (estimado) VAL UNIT (estimado) VAL TOTAL UNID. QTD 01 Bateria 150 amperes R$ 556,00 R$ 5.560,00 Unid 10 2 - DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS:

A marca e modelo do material deverão ser especificados na proposta.

Serão desclassificadas as propostas que apresentarem valores manifestamente excessivos ou inexeqüíveis.

3 - DOS DOCUMENTOS:

3.1.1. DA HABILITAÇÃO JURÍDICA

a) registro comercial, no caso de empresa individual;

b) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, onde se possa identificar o administrador, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhados de documentos que comprovem a eleição de seus administradores;

e) comprovante de inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhado de prova da composição da diretoria em exercício;

f) decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

3.1.2 DA REGULARIDADE FISCAL

(17)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

b) prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou a sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

c) prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da Lei;

d) prova de regularidade relativa à Seguridade Social (CND-INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF-FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por Lei.

e) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante apresentação de certidão Negativa.

3.1.3. DA QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO – FINANCEIRA

a) certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede do licitante;

3.1.4. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal, conforme modelo em Anexo.

4 – DAS OBRIGAÇÕES:

Constituirão obrigações da adjudicatária, além das especificadas na legislação:

a) Emitir Nota Fiscal correspondente à sede ou filial da empresa que apresentou a documentação na fase de habilitação;

b) Atender as solicitações da contratante na forma estipulada no contrato; c) Não transferir a outrem, no todo ou em parte, suas obrigações.

d) Apresentar Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS e Certificado de Regularidade Fiscal junto ao FGTS juntamente com a Nota Fiscal/Fatura.

5 - DO PREÇO:

O valor dos equipamentos deverá ser o mesmo apresentado na proposta vencedora, durante o prazo de validade, que não será inferior a 60 (sessenta) dias, contados a partir da apresentação da proposta.

Florestal, 11 de abril de 2016

___________________________________________________________ Geraldo Marcondes Nogueira

(18)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

ANEXO II PREGÃO N° 007/2016 D E C L A R AÇ Ã O

(Razão Social do LICITANTE) , inscrita no CNPJ sob o nº ___________________, sediada na (endereço completo)___ , declara, sob as penas da Lei, para os fins requeridos no inciso XXXIII, do artigo 7° da Constituição Federal, consoante o que se estabeleceu no artigo 1°, da Lei n° 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não tem em seu quadro de empregados, menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, bem como em qualquer trabalho, menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Local, ____ de ____________ de 2016 . _______________________________________ (Nome e assinatura do Declarante)

(19)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

ANEXO III PREGÃO N° 007/2016 D E C L A R AÇ Ã O

(Razão Social do LICITANTE), inscrita no CNPJ sob o n° ________________________, sediada na (endereço completo), declara, sob as penas da Lei, para os fins requeridos no inciso VII, do artigo 4° da Lei n° 10.520 de 17 de julho de 2002, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação constante do subitem 7.0 do presente edital.

Florestal, ____ de ____________ de 2016 . _______________________________________ (Nome e assinatura do Declarante)

Carimbo de CNPJ do licitante

(20)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

ANEXO IV PREGÃO N° 007/2016

MODELO DE DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO SUPERVENIENTE E IMPEDITIVO DA HABILITAÇÃO

A empresa (nome da licitante), inscrita no CNPJ sob o n.º ..., declara, sob as penas da lei, que, até a presente data, inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente processo licitatório, estando ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

Por ser verdade, firma a presente.

(Local), (data)

... Assinatura do responsável legal Carimbo da empresa

(21)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

ANEXO V PREGÃO N° 007/2016 MODELO DE PROPOSTA DE PREÇOS

A empresa (Razão Social do LICITANTE), inscrita no CNPJ sob o n° _____________________, sediada na (endereço completo), telefone (__) ____-____, vem, apresentar proposta de preços no processo de licitação epigrafado, conforme a planilha seguinte.

Nos preços apresentados, ou naqueles que vierem a ser ofertados por lances verbais, já estão incluídos todos os encargos tributários, previdenciários, trabalhistas, frete e todos os demais custos para a venda e entrega dos produtos na sede do Município de Florestal. Indica, na oportunidade, como representante para assinatura e acompanhamento da execução do contrato que possa vir a ser firmado com o Município, o Sr..., portador da Carteira de Identidade nº..., CPF nº ..., endereço ... Declara que os quantitativos apresentados correspondem aos quantitativos previstos no Termo de Referência.

A presente proposta tem prazo de validade de 60 dias a contar da data da entrega das propostas, excluídos os prazos recursais previstos na legislação em vigor.

ITEM ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS MARCA MODELO QTDADE UNITÁRIO VALOR GLOBAL VALOR

01 Bateria 150 amperes 10

Atenciosamente,

Empresa proponente Carimbo

(22)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

AVISO DE LICITAÇÃO

O Município de Florestal/MG torna público que fará realizar Pregão Nº.

007/2016 para:

Aquisição de baterias 150 amperes para manutenção

dos ônibus escolares

. T

ipo de Licitação: Menor preço item. Entrega das

documentações e propostas: 02/05/2016 até às 14:00 horas, abertura:

02/05/2016 às 14:30 horas. Informações sobre o Edital, Prefeitura Municipal

de Florestal, na Rua Benedito Valadares nº 243. - Centro, Florestal/MG, no

e-mail licitacaopmf@ge-mail.com e pelo Telefax: (0XX31) 3536-2440. Geraldo

Marcondes Nogueira – Pregoeiro.

(23)

Departamento de Administração – Setor de Licitações

Rua Benedito Valadares, 243 centro Florestal/MG 35.690-000

Tel: (31) 3536-2440 e-mail: licitacaopmf@gmail.com

AVISO DE REPETIÇÃO DE LICITAÇÃO

O Município de Florestal/MG torna público que fará realizar Pregão Nº.

007/2016 para:

Aquisição de baterias 150 amperes para manutenção

dos ônibus escolares

. T

ipo de Licitação: Menor preço item. Entrega das

documentações e propostas: 03/06/2016 até às 12:30 horas, abertura:

03/06/2016 às 13:00 horas. Informações sobre o Edital, Prefeitura Municipal

de Florestal, na Rua Benedito Valadares nº 243. - Centro, Florestal/MG, no

e-mail licitacaopmf@ge-mail.com e pelo Telefax: (0XX31) 3536-2440. Geraldo

Marcondes Nogueira – Pregoeiro.

Referências

Documentos relacionados

(…) “Existem também alguns setores da saúde coleti- va que consideram que a determinação social do processo de saúde e doença daria conta, sozinha, de uma visão ampliada

O trabalho dá continuidade a pesquisa anterior sobre este mesmo tema (FARAH, 1998a), considerando um novo conjunto de programas e políticas. Utilizou-se como base empírica banco

Contudo, a obrigação do cadastramento de cópia do Edital em formato digital somente será exigível 30 dias após a publicação da deliberação, conforme previsto em seu art... 6º

Neste artigo, proponho-me a analisar a identidade teuto- brasileira, mais propriamente as interpretações sobre a identidade dos imigrantes alemães e seus descendentes,

Mais da metade (51%) dos serviços oferecidos pelo empreendimento coletivo aos seus associados são de Capacitação, de Consultoria e Acesso a Mercados, bem como de Compras

Os resultados para impurezas minerais presentes na matéria-prima colhida não apresentaram grande variabilidade entre os tratamentos, excetuando-se os tratamentos com

O objeto da presente licitação é o registro de preços para eventual contratação de serviço de seguro de vida contra acidentes pessoais, morte acidental,