• Nenhum resultado encontrado

PERT Custo Introdução. As razões que demandam esse estudo, comumente, são:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERT Custo Introdução. As razões que demandam esse estudo, comumente, são:"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

PlnjArq~aula9~PRTCost 141

PERT Custo -

9

9.1 – Introdução.

O PERT – Custo é uma extensão do modelo PERT/CPM destinado à análise conjunta dos atributos tempo e custo.

O objetivo do método é permitir uma análise do comportamento dos custos de um projeto em havendo redução do seu tempo de execução. Redução de tempo esta denominada de aceleração ou compressão, o que decorre num processo de otimização discreta de custos.

O termo custo, utilizado neste estudo, tem a conotação de dispêndio, isto é, saída de caixa. Saída de caixa associada a gastos tais como: incremento da quantidade mão de obra direta e indireta, aluguel de equipamentos, materiais e insumos, mudança na tecnologia de construção ou aquisição de patentes, etc.

Geralmente, qualquer projeto não será desenvolvido em tempo inferior ao normal, a menos que existam razões a requerer o re-planejamento e o re-escalonamento das atividades, o que propicia uma redução do tempo total do programa.

Entende-se por tempo normal de execução aquele empregado para a realização de qualquer atividade utilizando tecnologias dominadas ou que fazem parte da cultura da empresa com os recursos usualmente mobilizados pela mesma.

O interesse em haver redução de tempo ocorre, por exemplo, dada a exigibilidade em executar uma proposta em tempo inferior ao inicialmente previsto ou, então, por solicitação do contratante caso disponha de interesse em reduzir o tempo contratual pactuado.

As razões que demandam esse estudo, comumente, são: a) Conhecer o incremento de custo necessário a fazer coincidir

a duração normal de um projeto com o prazo contratual, dado este ser menor do que aquele;

b) Informar ao contratante, ou cliente, sobre o acréscimo de custos extraordinários a serem incorridos havendo interesse em reduzir o tempo de duração do projeto;

c) Definir quais as atividades possíveis de serem aceleradas de modo a propiciar um menor incremento nos custos totais. d) Analisar a viabilidade do recebimento de uma bonificação em

face de uma proposta de antecipar o término do projeto; e) Analisar a economia propiciada pelo pagamento de uma

multa contratual frente ao incremento de custo necessário ao cumprimento do projeto no prazo pactuado;

f) Em paralisação de sistemas fabris para manutenção, analisar se um incremento destes custos devido à adoção de novas

(2)

tecnologias é compatível com a retomada antecipada da produção e, consequentemente, do faturamento.

No caso de haver proposta de bonificação por conclusão antecipada do contrato é recomendável, antes de qualquer manifestação, adotar o método como instrumento de decisão.

Isto porque, a bonificação proposta pode ser insuficiente para cobrir o acréscimo dos custos a serem incorridos, situação que causará prejuízo à empresa.

É possível, também, em havendo atraso no cumprimento de um contrato, ocasionando ultrapassagem de sua data final, ser mais econômico arcar com a multa contratual do que aumentar os recursos ou mudar a tecnologia adotada visando cumprir o prazo originalmente pactuado.

A metodologia proposta permite efetuar o programa previsto de modo a minimizar a soma de seus custos totais, levando em consideração tanto os custos diretos como os indiretos.

Alem disso, contribui para que a duração total do empreendimento seja realizada num tempo tecnicamente viável e economicamente controlada ou pré-determinada.

Concluindo, o método do PERT-Custo é um processo de otimização, através da minimização de custos, quando se analisa a viabilidade de redução do tempo de um projeto.

9.2 - Conceitos.

A nomenclatura adotada no método do PERT-CUSTO é

definida pela ABNT, sendo os conceitos abaixo relatados retirados da respectiva norma.

a) Duração Normal da Atividade - é aquela correspondente às condições normais de seu desenvolvimento, frente à tecnologia e recursos habitualmente utilizados;

b) Duração acelerada da atividade - é o tempo mínimo possível de efetuar uma atividade de forma tecnicamente viável; c) Programa normal - é aquele em que todas as atividades são

consideradas com suas durações normais;

d) Duração acelerada ótima de um empreendimento – corresponde ao tempo mínimo em que um projeto pode ser executado quando todas as suas atividades críticas foram aceleradas até ao máximo compatível com os caminhos críticos existentes;

e) Programa acelerado ótimo - é aquele em que as atividades foram aceleradas até o ponto em que uma redução de tempo, de qualquer delas, não mais propicie uma redução no custo total do empreendimento;

f) Programa acelerado – corresponde àquele em que todas as atividades foram tomadas com suas durações aceleradas; g) Custo da Atividade - importância global despendida na

realização de qualquer atividade;

h) Custo normal da atividade - custo conexo à atividade quando realizada em seu tempo normal;

(3)

PlnjArq~aula9~PRTCost 143

i) Custo acelerado da atividade - custo correspondente à duração mínima viável;

j) Custo do programa normal - custo do projeto quando os tempos de todas as atividades foram utilizados com suas durações normais;

k) Acréscimo de custo do empreendimento - incremento de custo decorrente da aceleração de uma ou mais de suas atividades;

l) Custo do programa acelerado – custo total do projeto quando as atividades são consideradas com suas durações aceleradas;

m) Custo total - é a soma dos diversos custos inerentes à consecução do projeto;

n) Custo interno de atividade - valor do atributo custo de uma atividade considerando a expressão financeira dos atributos físicos desde que passíveis de mensuração direta pôr atividade;

o) Custos externos de um projeto - valor do atributo custo de um projeto e correspondendo aos custos cuja mensuração direta, em nível de cada atividade, não permita sua mensuração, seja pôr impraticabilidade, isto é, pôr não existência efetiva.

p) Tempo Mínimo ou Tempo Tecnológico entende-se como o menor tempo viavelmente possível para realizar uma atividade.

9.3 - Aceleração ou Compressão 9.3 1 – Estratégia.

A estratégia utilizada no processo de compressão de projetos é a de “comprar tempo” através do caminho crítico, de modo que tal minimização ou otimização de tempo possa ser obtido ao menor custo possível.

9.3.2 – Os Custos.

Antes de iniciar o estudo de compressão, será efetuado um breve comentário sobre custos.

A priori, o custo total de um projeto é o resultado da soma dos custos diretos e dos custos indiretos. Ver Fig.9.1.

CT = CD + CI tempo CT CI CD Custo Ótimo $ Tempo Ótimo

(4)

Nos processos de otimização efetuados em rede PERT, os custos diretos são denominados de CUSTO INTERNO, pois

dizem respeito aos dispêndios efetuados diretamente no processo de execução ou construção.

Por sua vez, os custos indiretos são denominados de CUSTOS EXTERNOS, sendo compostos pelos dispêndios efetuados com

administração, tanto do produto como da empresa, como de quaisquer outros custos incidentes ou a serem suportados pelo empreendimento, porém não diretamente incidentes sobre o processo de construção.

Por definição, o custo total é função do somatório do custo interno e do custo externo. Porém, na realização de contratos, podem ser pactuadas cláusulas de multa e de bonificações, pela qual a expressão do custo total passa a ser:

CT = CI + CE + MT - BN

Havendo redução no tempo de execução de qualquer atividade, o custo inerente a essa aceleração deve ser acrescido ao seu custo interno, pois incorrido dado à mudança de metodologia ou aumento nos recursos.

O custo de aceleração de uma atividade é denominado de custo marginal, pois expressa o incremento de custo a ser incorrido por unidade de tempo até a atividade atingir o seu tempo tecnológico.

O custo interno de cada atividade, para cada período que houver aceleração é função do custo interno no período imediatamente anterior, acrescido custo marginal do período.

CIn-1 = CI n + CMg n-1

Do ponto de vista da economia, o custo marginal é definido como o custo a ser incorrido para a produção de mais uma unidade de produto. No caso, como se deseja ganhar tempo, o custo marginal corresponde ao custo a ser incorrido devido a redução de uma unidade de tempo.

Matematicamente, o custo marginal é função do incremento de custo dado o tempo de aceleração estabelecido, isto é, a redução de tempo possível para executar qualquer atividade, considerando o tempo tecnológico.

n n

T

C

CMg

=

TA

TN

CN

CA

CMg

=

Em que:

CA = custo do projeto acelerado;

CN = custo do projeto considerando sua duração normal; TN = duração do projeto em sua duração normal;

TA = duração do projeto considerando a aceleração desejada.

9.4 - Compressão de Projetos. 9.4.1 – Base Conceitual.

(5)

PlnjArq~aula9~PRTCost 145

O objetivo da metodologia em questão visa encontrar o tempo de execução de projeto em que ocorra o menor custo total.

A redução da duração de um projeto causa dois impactos no custo total do mesmo:

 O aumento dos Custos Diretos;  A redução dos Custos Indiretos.

Ao ser efetuada qualquer atividade ocorre consumo de tempo e de recursos, fato que acarreta dispêndios à organização.

O tempo associado à duração de qualquer atividade esta correlacionado à quantidade de recursos nelas despendidos, podendo ser recursos humanos ou tecnológicos.

Deste modo, quanto menor for o tempo a ser despendido na execução de uma atividade, maior será a exigibilidade dos recursos necessários ao seu cumprimento, especialmente quanto aos custos diretos.

Para tanto, é realizado um processo de otimização discreta.

Este processo de otimização visa estabelecer um programa que propicie o menor custo possível, dentro de um tempo tecnologicamente viável.

O programa a ser executado, então, deve ser composto pelas atividades ou conjunto de atividades que propiciem a execução do programa dentro do menor custo possível.

Matematicamente:

Minimizar: ƒ (ΣCusto DIRETO + ΣCUSTO INDIRETO)

Recomenda-se efetuar o processo de otimização período a período, sem pular qualquer deles, até ser atingido o tempo procurado.

Lembrando ser este um processo de otimização efetuado de forma discreta, tal procedimento evita a ultrapassagem do ponto de tempo ótimo e, por conseqüência, seja definido como ótimo um tempo correlacionado a um custo que, efetivamente, lhe seja superior.

9.4.2 - Metodologia

TREDUZIDO TNORMAL tempo Custos Diretos

Reduzido Normal

(6)

A metodologia proposta para a aplicação do método do PERT – CUSTO segue os seguintes passos:

a) Definir a rede considerando a duração normal do projeto e orçar os custos de cada atividade inerentes à sua execução neste prazo;

b) Verificar qual o tempo mínimo de compressão de cada atividade, isto é, o tempo tecnológico, e o custo de realizá-la neste tempo mínimo;

c) Determinar o caminho crítico considerando a execução do programa em tempo normal;

d) Calcular o Custo Marginal;

TA TN CN CA k CMg − − = ) (

Em que: CMg(k) = custo marginal associado à uma atividade qualquer k; CA = custo do projeto acelerado; CN = custo do projeto considerando sua duração normal; TN = duração do projeto em sua duração normal; TA = duração do projeto considerando a aceleração desejada.

e) Acelerar, prioritariamente, a atividade integrante do caminho crítico que apresentar o menor custo marginal.

Qualquer atividade do caminho crítico que for acelerada proporcionará idêntica aceleração na duração total do empreendimento.

f) Efetuar o processo de redução de tempo das atividades, um período de tempo de cada vez;

g) Calcular o custo total do projeto após cada aceleração.

h) Antes de calcular o custo total associado ao projeto após realizada qualquer aceleração, há que se calcular o custo direto do projeto levando em consideração os custos associados à aceleração, ou seja, os custos marginais atribuídos à s atividades que foram aceleradas. Assim, o custo direto do projeto após cada aceleração é dado pela soma do custo direto associado ao tempo anterior acrescido do custo marginal associado à atividade comprimida.

CD ( t-1) = CD ( t ) + Custo Marginal(k)

i) Ter o cuidado de comprimir cada atividade até o limite de tempo mínimo viável para a sua execução, também chamado de Tempo Mínimo Tecnológico.

i) Após cada aceleração verificar quais outras atividades passaram a integrar o caminho crítico. A seguir, mantém-se o procedimento inicial de acelerar a atividades que apresentar o menor custo marginal e, assim, sucessivamente.

(7)

PlnjArq~aula9~PRTCost 147

9.5 – Exemplo de Aplicação.

Otimizar a execução do projeto definido no quadro anexo, sabendo que:

a) Os tempos são dados em meses;

b) O custo externo do projeto é de R$ 60 mil por mês.

Duração Custo Interno Ativid. Depen.

Normal Acelerado Normal Acelerado

Custo Marginal A --- 4 3 160 220 60 B --- 8 5 300 510 70 C A 5 3 70 170 50 D A 9 7 120 200 40 E B,C 5 3 100 260 80

Somatório dos custos internos normais 750

Valores em $ 10³

a) Programação Normal.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Custos Diretos (Normal)... 750,00 Custos Indiretos ... 14 × 60 = 840,00 Custos Totais = CD + CI 1.590,00

O custo total, normal, associado a 14 meses de construção é de R$ 1.590,00. b) 1ª Reprogramação: de 14 →13 meses. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (0,0) A C D (14;14)/ 1 2 3 4 (4;4)/(3;3) (9;9) / (8;8)

Fig.: 8.2 - Rede sob Duração Normal

(8)

Atenção! Não esquecer que:

1º. Qualquer atividade integrante do caminho crítico que for acelerada produzirá idêntica redução na data final do projeto;

2º. A atividade do caminho crítico a ser acelerada deverá ser a que apresentar o menor custo marginal;

3º. Ao ser reduzida a duração da atividade “C” em uma unidade de tempo, o total do projeto passará a ser de 13 meses.

CMg (A) = ( 220 - 160 ) ÷ (4 – 3 ) = 60,00 Custo Marginal A = 60,00 C = 50,00* E = 80,00 Custos Diretos... 750 + 50 = 800,00 Custos Indiretos... 13 × 60 = 780,00 Custos Totais... 1.580,00 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 c) 2ª Reprogramação: de 13 →12 meses

Após cada reprogramação em que haja ocorrido redução tempo, há que se observar se outras atividades que não foram comprimidas passaram a integrar o caminho critico.

É possível também que, ao ser efetuado o processo de compressão de tempo, varias das atividades devam ser comprimidas simultaneamente, situação que exige ser analisado um conjunto ou grupo de atividades eleitas a participar do citado processo.

Portanto, o custo marginal deve ser calculado não apenas para uma das atividades, isoladamente, mas para o conjunto das atividades eleitas.

Após cada reprogramação há que se recalcular o montante do custo direto, dado o aumento de custo promovido pelo processo de compressão. A do custo direto reprogramado corresponde, então, ao custo direto adotado na programação anterior, acrescido do custo marginal do conjunto de atividades a serem comprimidas. Assim,

CD REPROGRAMADO = CD ANTERIOR + Custo Marginal No caso em pauta: CD( p/ 12 meses) = 800 + 120 = 920,00. Nesta reprogramação, o conjunto (D;E) é o recomendado para sofrer compressão, por apresentar o menor custo marginal, ou seja $ 120,00. Custos Marginais A, B = 60 + 70 = 130,00 D,E = 40 + 80 = 120,00* B,C, D = 70+50+40 = 160,00 A,E =60 + 80 = 140,00 Custos Diretos... 800 + 120 = 920,00 Custos Indiretos... 12 × 60 = 720,00

(9)

PlnjArq~aula9~PRTCost 149 Custos Totais... 1.640,00

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

d) 3ª Reprogramação: de 12 →11 meses

Efetuando, novamente, a compressão do conjunto das atividades (D;E), visando analisar o tempo de execução do projeto em 11 meses, já que o custo marginal deste conjunto permanece, nesta etapa, sendo o que apresenta o menor valor.

Outrossim, como os Custos Diretos são cumulativos, devem ser somados à etapa em análise, aqueles já incorridos em etapas anteriores. Nesta etapa, R$ 920,00.

Custos Marginais A, B = 60 + 70 = 130,00 D,E = 40 + 80 = 120,00* B,C, D = 70+50+40 = 160,00 A,E = 60 + 80 = 140,00 Custos Diretos... 920 + 120 = 1.040,00 Custos Indiretos... 11 × 60 = 660,00 Custos Totais... 1.700,00

Nesta etapa verifica-se que, para uma duração total do projeto em 11 meses, os custos totais montam em R$ 1.700,00. e) 4ª Reprogramação: de 11 →10 meses.

Efetuando, agora, a compressão do tempo de 11 para →10 meses, repete-se o mesmo procedimento efetuado anteriormente.

Ao definir a atividade ou o conjunto de atividades a serem comprimidas, há que se verificar quais delas já atingiram o tempo tecnológico, fato que inibe sua participação em outro processo de compressão. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Custos Marginais A, B = 60 + 70 = 130,00 D,B * B,C, E A,E Custos Diretos... 1.040 + 130 = 1.170,00 Custos Indiretos... 10 × 60 = 600,00 Custos Totais... 1.770,00

(10)

Ao ser acelerado o conjunto de atividades (A, B), já que os demais conjuntos atingiram os respectivos tempos tecnológicos, o menor tempo tecnológico e possível de ser adotado para o cumprimento do projeto é de 10 meses, com um custo total montando a R$ 1.770,00.

Comparando o montante do custo final do processo de aceleração de 11 para 10 meses, verifica-se que este custo é superior ao da compressão anterior, isto é, de 12 para 11 meses. Assim, considerando que os custos passam a ser crescentes, é dado por concluído o processo de aceleração, pois já definido o tempo que apresenta o menor custo.

f) Comentários Finais.

O exercício em pauta demonstra a aplicação da metodologia proposta para o PERT - Custo.

Programa Duração - meses Custo R$ Observação Normal 14 1.590,00 - 1ª 13 1580,00 Menor Custo 2ª 12 1640,00 - 3ª 11 1700,00 - 4ª 10 1770,00 T. Tecnológico

Efetuadas as quatro reprogramações, ou compressões, o menor custo calculado montou a R$ 1.580,00, correspondente à 1ª Reprogramação, isto é, o projeto deve ser executado em 13 meses para que seus custos sejam mínimos.

Além disto o tempo mínimo viável, ou tecnológico, para a sua execução é de 10 meses, com um custo total de R$ 1.770,00, situação obtida após a 4ª Reprogramação.

9.6 – Análise para Decisão.

O método do PERT – Custo permite ao profissional determinar suas ações gerenciais apoiadas no estudo de custos. Ações gerenciais estas referentes à decisão quanto: a) A definição de quais atividades devam ser aceleradas e que

propiciem o menor acréscimo de custo a um empreendimento;

b) Ocorrendo aceleração de determinadas atividades, quais das demais delas passam a integrar o caminho crítico;

c) A oportunidade em receber, ou não, bonificação visando acelerar o término de qualquer projeto;

d) Ao interesse em pagar multa contratual já que, realizando o projeto dentro da tecnologia habitualmente adotada, o custo será inferior àquele necessário para cumprir o projeto dentro dos prazos contratuais ao ser adotada nova tecnologia ou procedimentos que superem a multa estabelecida;

e) Qual o preço a ser cobrado ao cliente por solicitação de redução do tempo de construção.

Ao ser analisado o exercício anterior, fica claramente demonstrado que, havendo um dispêndio maior em atividades de construção, há uma redução nos custos globais do projeto.

No caso, com o acréscimo de custo devido pela aceleração da Atividade “C”, em R$ 50,00, ocorre uma redução ou economia de custo no valor de R$ 10,00 no montante do programa.

(11)

PlnjArq~aula9~PRTCost 151

Outro fato interessante é quanto a decisão de executar um projeto em tempo reduzido ou, então, pagar possível multa contratual.

Para essa análise, considera-se o quadro abaixo que apresenta duas possíveis opções para o cumprimento de um contrato.

A primeira, em Programação Normal, cujo prazo de 18 meses é o normalmente alcançado pela empresa para empreendimentos do gênero, porém superior àquele contratualmente estabelecido.

A segunda opção visa cumprir o mesmo programa no prazo contratual de 16 meses, porém ao custo global de $ 23.950,00.

Opção Programação Tempo - Meses Custo Total - $

1ª Normal 18 22.780,00

2ª Contratual 16 23.950,00

Se desejar cumprir o prazo contratual, a empresa incorrerá em custos adicionais de R$ 1.170,00.

Considerando a hipótese de haver uma multa contratual no valor de R$ 300,00 por mês de atraso, é mais interessante, economicamente, pagar uma multa equivalente a esses dois meses de atraso do que acelerar o programa normal da empresa.

9.7 - Exemplo de PERT – Custo.

Dado o projeto abaixo, representado por suas atividades e sabendo-se que:

a) Os custos externos montam a R$ 1.000,00 por mês; b) O contrato prevê a conclusão dos serviços em 15 meses; c) Havendo atraso na conclusão do projeto corre multa de $

200,00 por dia. Pergunta-se:

I - Qual a programação a custo mínimo;

II – Qual a programação máxima acelerada do projeto.

Atividade Dependên- cia Duração normal acelerada Duração

A - 8 6 B - 10 5 C - 11 5 D A,B 6 4 E A,C 6 3 F D,E 7 3

atividade normal Custo acelerado Custo marginal Custo

A 5.000 6.000 500,00 B 10.000 15.000 1.000,00 C 6.000 10.200 700,00 D 3.000 3.800 400,00 E 7.000 8.800 600,00 F 9.100 15.100 1.500,00 ∑ 40.100

(12)

- Calculo do Custo Marginal: DA DN CN CA CMg − − = $ R 00 , 500 6 8 000 . 5 000 . 6 ) A ( CMg = − − = /período - Rede PERT

1ª Programação - Projeto Normal:

CT = Custo Direto + Custo Indireto + Multa

CT = 40.100 + 24 × 1.000,00 + (9 × 200) ⇒ Projeto Normal CT = 65.900,00 R$ ( = C. Direto + C. Indireto + Multa) b) 2ª Programação: Atividades do Caminho Crítico.

Custos Marginais: C= 700,00 R$ E= 600,00 R$ F=1.500,00 R$ Acelerando a atividade “E” ⇒ 23 meses.

Cálculo dos Custos:

CD = 40.100 + 600,00 = 40.700,00 CI = 23 × 1.000 = 23.000,00

CT = 40.700 + 23.000 + ( 8×200,00) = 65.300,00 R$ c) 3ª Programação: acelerando para 22 meses.

Custos Marginais: F = 1.500,00

D e E = 400,00 + 600,00 = 1.000,00* B e C = 1.000,00 + 700,00 = 1.700,00

Comprimir as atividades D & E, por menor CMg.

Cálculo dos Custos:

CD = 40.700,00 + 1.000,00 = 41.700,00 CI = 22 × 1.000 = 22.000,00 CT = 41.700 + 22.000 + ( 7 × 200 ) = 65.100,00 R$ A B C D F ( 24 ;24 ) (0 ; 0) E

(13)

PlnjArq~aula9~PRTCost 153

d) 4ª Programação: acelerando para 21 meses. Custos Marginais: D , E = 1.000,00 ∗

B , C = 1.700,00 F = 1.500,00 * Atividades a serem comprimidas por terem o menor CMg.

Cálculo dos Custos:

CD = 41.700 + 1.000 = 44.200,00 CI = 21 × 1.000 = 21.000,00 CT = 63.700 + (6 × 200) = 64.900,00 R$

e) 5ª Programação: acelerando para 20 meses.

Custos Marginais: D, E ⇒ não mais podem ser acelerados* B, C = 1.700,00

F = 1.500,00** * Alcançaram o tempo tecnológico.

** atividade a ser comprimida por apresentar o menor CMg.

Cálculo dos Custos:

CD = 42.700 + 1.500 = 44.200,00 CI = 20 × 1.000 = 20.000,00 CT = 44.200 + 20.000 + (5 × 200) = 65.200,00 R$

(14)

Programação Atividade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Normal A B C D E F 1ª Reprogramação A B C D E F 2ª Reprogramação A B C D E F 3ª Reprogramação A B C D E F

(15)

PlnjArq~aula9~PRTCost 155 Atividade 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 4ª Reprogramação A B C D E F 5ª Reprogramação A B C D E F

(16)
(17)

PlnjArq~aula9~PRTCost 157

(18)

f) 6ª Programação: comprimir para 19 meses. Custos

Marginais: B, C = 1.700,00

F = 1.500,00 *

* tarefa a ser comprimida por apresentar o menor CMg.

Cálculo dos Custos:

CD = 44.200 + 1500 = 45.700,00 CI = 19 × 1.000 = 19.000,00

CT = 45.700 + 19.000 + ( 4 × 200 ) = 65.500,00 R$ g) 7ª Programação: comprimir para 18 meses.

Custos

Marginais: B, C = 1.700,00

F = 1.500,00 *

* tarefa a ser comprimida por apresentar o menor CMg.

Cálculo dos Custos:

CD = 45.700 + 1.500 = 47.200,00 CI = 18 × 1.000 = 18.000,00

CT = 47.200 + 18.000 + ( 3 × 200 ) = 65.800,00 R$ h) 8ª Programação: comprimir para 17 meses.

Custos

Marginais: B, C = 1.700,00

F = 1.500,00 *

* tarefa a ser comprimida por apresentar o menor CMg.

Cálculo dos Custos:

CD = 47.200 + 1.500,00 = 48.700,00 CI = 17 × 1.000 = 17.000,00

CT = 48.700 + 17.000 + ( 2 × 200 ) = 66.100,00 R$ i) 9ª Programação: comprimir para 16 meses.

Custos

Marginais: B, C = 1.700,00*

F = 1.500,00 ** * tarefas a serem comprimidas.

** não pode ser mais comprimida pois atingiu o tempo tecnológico.

Cálculo dos Custos:

CD = 48.700 + 1.700 = 50.400,00 CI = 16 × 1.000 = 16.000,00

CT = 50.400 + 16.000 + ( 1 × 200 ) = 66.600,00 R$ j) 10ª Programação: aceleração para 15 meses ⇒ data contratual de término do projeto.

Custos

Marginais: B, C = 1.700,00*

* única a ser comprimida.

Cálculo dos Custos:

CD = 50.400 + 1.700 = 52.100,00 CI = 15 × 1.000 = 15.000,00

CT = 52.100 + 15.000 = 67.100,00 R$

k) 11ª Programação: comprimir para 14 meses, prazo abaixo do contratual.

(19)

PlnjArq~aula9~PRTCost 159

Custos

Marginais: A,B,C = 2.200,00

* podem ser comprimidas por abaixo do limite tecnológico.

Cálculo dos Custos:

CD = 52.100 + 2.200 = 54.300,00 CI = 14.000,00

CT = 54.300 + 14.000 = 68.300,00 R$

l) 12ª Programação: comprimir para 13 meses o projeto. Custos

Marginais: A,B,C = 2.200,00

* podem ser comprimidas pois abaixo do limite tecnológico.

Cálculo dos Custos :

CD = 54.300 + 2.200 = 56.500,00 R$ CI = 13.000,00

T = 56.500 + 13.000 = 69.500,00R$ Avaliação das Acelerações:

Analisando o quadro a seguir, onde estão relacionados os custos associados a cada prazo de execução do projeto, pode-se concluir:

 O menor custo, R$ 64.900, esta associado ao tempo de execução de 21 meses;

 O menor prazo de execução possível é de 13 meses, associado a um custo de R$ 69.500,00.

Programação meses Prazo Custo R$ Observação 1ª 24 65.900,00 prazo normal 2ª 23 65.300,00 3ª 22 65.100,00 4ª 21 64.900,00 menor custo 5ª 20 65.200,00 6ª 19 65.500,00 7ª 18 65.800,00 8ª 17 66.100,00 9ª 16 66.600,00 10ª 15 67.100,00 contratual prazo 11ª 14 68.300,00 12ª 13 69.500,00 menor tempo Análise de Custos 62.000,00 63.000,00 64.000,00 65.000,00 66.000,00 67.000,00 68.000,00 69.000,00 70.000,00 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 t $ Custo - R$ 9.8 – Problema.

(20)

Após adjudicar um contrato segundo as condições abaixo, seu cliente lhe solicitou a seguinte informação e realizou uma proposta como descrito no item b:

a) Qual o incremento de custo visando a realização do projeto em 15 meses;

b) Seu cliente lhe propôs uma bonificação de $ 25 mil por mês caso a obra seja conclusa num prazo inferior a 15 meses.

Pergunta-se: Qual a sua contra-proposta?

Para tanto comente quais possíveis procedimentos e/ou estratégias gerenciais que você elaboraria visando consubstanciar sua proposta?

Duração - mês Custo – R$ 10³ Atividade

Normal Acelerado Normal Acelerado

A 2 2 58 - B 4 3 45 37 C 3 3 66 - D 5 5 36 - E 4 2 16 24 F 10 8 94 110 G 4 4 33 - H 4 3 35 10 I 7 5 48 46 J 3 3 32 - K 7 6 44 56 L 7 5 50 62 Custos Externos $ 33.000,00/mês

(21)

PlnjArq~aula9~PRTCost 161 A B C D E F G H I J K L

Referências

Documentos relacionados

Levando em consideração os pressupostos acima, foi realizado um estudo de como a integração entre as atividades experimentais e as simulações computacionais pode contribuir

Capitalização S/A. 7.3 O recebimento do valor do prêmio, dar-se-á por meio de depósito em conta corrente ou conta poupança de titularidade do contemplado e o respectivo

Para fazer o cálculo, é necessário permitir ao operador o uso de um método manual, onde uma quantidade predeterminada de água pode ser adicionada, com base na conceção da fórmula

ƒ Aproximação/Encaminhamento para os Serviços de Saúde, Apoio Social e outros; ƒ Encaminhamento dos consumidores de drogas para programas de substituição e para..

O direito à saúde deve ser assegurado pelo Estado, conforme estabelecido pela Constituição Federal, mas, como argumento pelo não cumprimento desse dever, o Estado se

Vários resultados atestam que, de fato, esta modalidade dietética diminui os marcadores de estresse oxidativo.O segundo artigo, intitulado Efeitos da dieta cetogênica

EXPLIQUE SOBRE A UTILIZADA DAS VÁLVULAS REMOTAS (AJUSTE DE FLUXO, DETENTES E MOTOR KIT) OK EXPLIQUE SOBRE COMO ARRANCAR COM CARGA (SOMENTE ATRAVÉS DA ALAVANCA INVERSORA, BAIXAR

5.4 Os documentos acima deverão ser entregues em original, cópia autenticada por cartório competente, sob a forma de publicação em órgão da imprensa oficial, emitidos via