• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: AUP Projeto Visual 6 Interfaces Digitais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: AUP Projeto Visual 6 Interfaces Digitais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: AUP2312 - Projeto Visual 6 – Interfaces Digitais Créditos Aula: 2

Créditos Trabalho: 1 Carga Horária Total:60 h

Tipo: Semestral

Ativação: 01/01/2008 Docente(s) Responsável(eis)

Profa. Dra. Daniela Kutschat Hanns

Objetivos

Desenvolver projetos de design de interfaces interativas para múltiplas plataformas e ambientes. Desenvolver estratégias projetuais para mídias digitais. Estudar as especificidades do design de interfaces no desenvolvimento de comunicação de rede. Apresentar um panorama do design das mídias digitais voltadas à interatividade e à comunicação em rede na cultura contemporânea.

Programa Resumido

Introdução às noções das mídias digitais e o design de interfaces na cultura contemporânea. Projetos de design de produtos e ou serviços (sites, jogos eletrônicos, aplicativos, interfaces de interação, outros).

Programa

A interatividade e o design de informação como campo de conhecimento do design na cultura contemporânea. Conceitos de interface, interatividade, hipertexto e sua aplicação no design de mídias digitais. Os principais processos para construção do hipertexto e suas relações com o projeto. Análise de sites e mídias contemporâneas que envolvam interatividade e comunicação de rede.Desenvolvimento de projetos de design para dispositivos e mídias interativas.

TRABALHOS PROGRAMADOS

Projeto a ser desenvolvido ao longo do semestre conforme PIT.

As entregas devem ser realizadas na sala de aula pontualmente às 18.50h nas datas previstas e nos formatos constantes no programa. (Pen Drive, CD ou DVD). Indicação de Conteúdo, Nome da Disciplina, Semestre e Ano, Nomes de Professores e dos Integrantes do Grupo.

Aula a Aula

Data Conteúdo Dinâmica, Exercícios e Trabalhos

Recomendado para a Aula:

Aula 1: 18/09 Introdução à Disciplina. Apresentação do Plano de Aula e de atividades previstas. Distribuição de grupos . Exposição.

Aula 02: 25/09 Introdução ao Projeto.

(2)

Giselle; LA FERLA, Jorge. Nomadismos Tecnológicos. São Paulo: SENAC, 2011, p.15-34. RAINIE, Lee; WELLMAN, Barry. The Internet Revolution. In: ______. Networked: the new social operating system. Cambridge: The MIT Press, 2012. p.59-80.

RAINIE, Lee; WELLMAN, Barry. The Mobile Revolution. In: ______. Networked: the new social operating system. Cambridge: The MIT Press, 2012. p.81-108.

Aula 03: 27/09 Atividade Externa: Visita ao MAC nova sede para Levantamento. Visa o reconhecimento de contexto e de alternativas projetuais, considerando a comunicação e a inserção do MAC no contexto da cidade. http://www.mac.usp.br /mac/conteudo/instituc ional/institucional_nov asede.asp

Ponto de encontro: entrada, 09:30h.

Exercícios propostos:

1 A partir de várias perspectivas, distâncias, escalas e experiências, desenho de observação (caderno A4 ou A5).

2. A partir da experiência de acesso ao MAC [a pé, carro, ônibus, bicicleta), dos fluxos (horário, dia de semana, fim de semana, horas do dia, períodos (manhã, tarde, noite)], registrar fotograficamente.

3. . Fazer um vídeo-conceito a partir de levantamentos realizados. Vale considerar, por exemplo: percepção do espaço, vivência no espaço e contexto urbano; elementos de leitura do espaço e de significação do mesmo para seus usuários.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

(cap. 3 A imagem da cidade e seus elementos e cap. 4. A forma da cidade, Apêndice A.) Leituras sobre processo criativo: ALENCAR, Eunice. Treinamento e estimulação da criatividade. IN

Criatividade, múltiplas abordagens. Brasília, Editora

UNB, 1995.

LUBART, Todd. Inteligência e Conhecimento. IN Psicologia da

criatividade. Porto Alegre:

Artmed, 2008.

SAWYER, Robert. The Creative Process, Parts 1,2,3. The

Science of Human Innovation: explaining creativity. New York:

Oxford University Press, 2012. Aula 04: 02/10 Laboratório de

Interação I Prototipação

Exposição e exercícios práticos.

Atendimento. GARRETT, Jesse. The Elements ou User Experience. Berkeley,

New Riders, 2011. Capítulos 1,2 e 3.

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design

de Interação: Além da Interação

Homem-Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005. DUBBERLY, H.; HAQUE, U.; PANGARO, P. What is Interaction? Are There Different Types? Interactions, 2009. HAQUE, U. Architecture, interaction, systems. AU:

Arquitetura & Urbanismo, 2006.

Aula 05: 09/10 Apresentação de resultados de levantamentos e de análise de resultados. (10 minutos de apresentação por

(3)

grupo).

Aula 05: 16/10 Ecologia de Serviço.

User Experience Dinâmica de problematização e de geração de alternativas (trazer cartolinas, post-its de vários tipos,, canetas coloridas de ponta grossa, papel A3 para desenhos e rascunhos, fita crepe).

POLAINE & LOVLIE. Describing

the Service Ecology IN Service

Design.

MOGGRIDGE, Bill. Services. In: ______. Designing Interactions. Cambridge: The MIT Press, 2006. p.383-448.

KUNIAVSKY, M.; MOED, A.; GOODMAN, E. The Research

Plan. IN Observing the User

Experience: A Practioner's Guide to User Research. Wathan: Morgan Kaufmann, Elsevier, 2012.

Aula 06: 23/10 Elaboração de

pré-projeto: Elaboração de Pré-projeto. Deve incluir o que, para quem, porque, como, estado da arte, tecnologias e cronograma (trazer cartolinas, post-its de vários tipos,, canetas coloridas de ponta grossa, papel A3 para desenhos e rascunhos, fita crepe).

MARTIN, B; HANINGTON, B.

Universal Methods of design.

Beverly: Rockport Publishers, 2012.

KUMAR, Vijay. 101 Design

Methods. New Jersey, Wiley and

Sons, 2013. Aula 07: 30/10 Entrega e apresentação de Pré-projeto (5 slides, 10 minutos). nomedoprojeto_pre231214.pdf

nomedoprojeto_crono2314.xls KUMAR, Vijay. 101 Design Methods. New Jersey, Wiley and

Sons, 2013. Aula 08: 06/11 Laboratório de

Interação II HTML5/CSS.

Exposição e exercícios práticos.

Atendimento. Curso HTML5 _ Intoridução ao Front End, do Professor Fabio Flaschart. Aulas 2,7,11 e 12. http://timtec.com.br/course/html5/ Demos do JQuery Móbile http://demos.jquerymobile.com/1. 4.3/ Aula 09: 13/11 Laboratório de Interação III Bancos de Dados/SQL/XML.

Exposição e exercícios práticos.

Atendimento. Tutorial de XML da w3schools. http://www.w3schools.com/xml/de fault.asp Tutorial de SQL da w3schools. http://www.w3schools.com/sql/def ault.asp Aula 10: 20/11 Laboratório de Interação IV

Exposição e exercícios práticos.

Atendimento. Seção “Design Principles” da área sobre Design do site de desenvolvedores para Android. http://developer.android.com/desi gn/get-started/principles.html Seção “iOS Human Interface Guidelines” do site de desenvolvedores da Apple. https://developer.apple.com/librar y/ios/documentation/UserExperie nce/Conceptual/MobileHIG/index. html

Seção “Getting Started” da área sobre desenvolvimento do site de desenvolvedores para Android. http://developer.android.com/train ing/index.html

Aula 11: 27/11 Atendimento. Etapa de Produção. Aula 12: 04/12 Apresentação da 1ª

(4)

minutos). Aula 13: 11/12 Apresentação da 2ª versão interativa (10 minutos). Aula 14: 18/12 Apresentação da versão final.

Teste de entrega de arquivos.* Aula 15: 15/01 Entrega Final * (até

18:50)

Avaliação.

* Entrega Final:

1. Documento em formato nomedoprojeto_final_231214.pdf com projeto e documentação de levantamentos feitos, análises e todas as etapas do processo de desenvolvimento de projeto.

2. Documento em formato nomedoprojeto_res_231214.doc. com resumo em português e inglês de até 300 palavras e uma imagem 300dpi. Colocar Título de Projeto, Nomes e Contatos dos Alunos, Ano de Realização, Nome da Disciplina e dos Professores. 3. DVD com vídeo de demonstração nomedoprojeto_final_231212.mov ou avi com

explicação do projeto, forma de interação, tecnologias envolvidas e making of, com créditos:Título de Projeto, Nomes e Contatos dos Alunos, Ano de Realização, Nome da Disciplina e dos Professores.

4. Se aplicável, DVD com programa nomedoprojeto_final_231212.exe + leia-me.txt. Obs: O programa está sujeito a alterações.

Avaliação e Método

Atividades em salas de aula e no Laboratório de Computação Gráfica. Trabalhos analíticos e projetos realizados pelos alunos.

Atendimento aos alunos durante o desenvolvimento dos projetos.

Critério

Avaliação continuada de processo e resultados de projeto.

Norma de Recuperação

Haverá a possibilidade de recuperação através de novo trabalho a ser desenvolvido logo após o término do curso.

Bibliografia

BOLTER, J.D.; GRUSIN, R. Remediation. Understanding New Media, Cambridge, MIT Press, 1999.

COTTON, Bob; OLIVER, Richard. Understanding Hypermedia. London: Phaidon, 1993. DIZARD JR., Wilson. A Nova Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

HEATH, Steve. Multimedia and communications technology. London: Focal Press, 1998. LAUREL, Brenda (org.). The Art of Human Computer Interface Design. Addison Wesley, 1990. LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

_____ Cibercultura, São Paulo, Editora 34, 1999.

NARDI, B. A (1995). Small Matter of Programming: Perspectives on end user computing. Cambridge: MIT Press, Massachussetts.

PÓVOA, Marcelo. Anatomia da Internet. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.

RASKIN, Jef. The Humane Interface: New Directions for Designing Interactive Systems. Addison-Wesley Professional, 2000.

(5)

RÜDIGER, Francisco. Introdução às teorias da cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. PA: Sulina, 2003.

WURMAN, Richard Saul. Information Architects. Watson-Guptill, 1997. TUFTE, Edward R. Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative. Graphics Press, 1997.

TUFTE, Edward R. Envisioning Information. Graphics Press, 1990.

Complementar

ALENCAR, Eunice. Treinamento e estimulação da criatividade. IN Criatividade, múltiplas

abordagens. Brasília, Editora UNB, 1995.

Beverly: Rockport Publishers, 2012.

CARAMELLA, Elaine. Understanding Media: ou uma poética dos meios. IN Mídias, Multiplicação e Convergências. São Paulo, SENAC, 2009.

DRATE, S Robbins. Motion By Design. London, Lawrence King Publishing, 2006.

DUBBERLY, H.; HAQUE, U.; PANGARO, P. What is Interaction? Are There Different Types?

Interactions, 2009. HAQUE, U. Architecture, interaction, systems. AU: Arquitetura & Urbanismo, 2006.

GARRETT, Jesse. The Elements ou User Experience. Berkeley, New Riders, 2011. Capítulos 1,2 e 3.

KUMAR, Vijay. 101 Design Methods. New Jersey, Wiley and Sons, 2013.

KUNIAVSKY, M.; MOED, A.; GOODMAN, E. The Research Plan. IN Observing the User Experience: A Practioner's Guide to User Research. Wathan: Morgan Kaufmann, Elsevier, 2012. LEMOS, André. Cultura da Mobilidade. In: BEIGUELMAN, Giselle; LA FERLA, Jorge.

Nomadismos Tecnológicos. São Paulo: SENAC, 2011, p.15-34.

LUBART, Todd. Inteligência e Conhecimento. IN Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARTIN, B; HANINGTON, B. Universal Methods of design.

MOGGRIDGE, Bill. Services. In: ______. Designing Interactions. Cambridge: The MIT Press, 2006. p.383-448.

oncotype.dk

ONEDOTZERO Motionblur: multidimensional moving imagemakers. London, Laurence King Publishing, vários.

POLAINE & LOVLIE. Describing the Service Ecology IN Service Design.

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

RAINIE, Lee; WELLMAN, Barry. The Internet Revolution. In: ______. Networked: the new social operating system. Cambridge: The MIT Press, 2012. p.59-80.

RAINIE, Lee; WELLMAN, Barry. The Mobile Revolution. In: ______. Networked: the new social operating system. Cambridge: The MIT Press, 2012. p.81-108.

RANDAL & PACKER: Multimedia: From Wagner to Virtual Reality. N Castle, 2000, (conf) SAWYER, Robert. The Creative Process, Parts 1,2,3. The Science of Human Innovation:

explaining creativity. New York: Oxford University Press, 2012. http://www.w3schools.com/

http://www.lynda.com/

Referências

Documentos relacionados

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Determine analiticamente as zonas de funcionamento do transístor ao longo de um período da tensão de entrada e esboce a forma de onda da tensão tirada do

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de

O Brasil, maior produtor mundial, possui um número considerável de patentes nessa área, entretanto, novos investimentos devem ser feitos na cadeia produtiva do sisal para