• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNED PARANAGUÁ Ensino Médio integrado PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNED PARANAGUÁ Ensino Médio integrado PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNED PARANAGUÁ

Ensino Médio integrado

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO

(2)

SUMÁRIO 1. JUSTIFICATICA ... 3 2. OBJETIVO ... 3 3. REQUISITOS DE ACESSO ... 4 4. PERFIL PROFISSIONAL ... 4 5. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ... 6 5.1 Metodologia ... 6 5.2 Áreas de Conhecimento ... 7

5.2.1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ... 7

5.2.2 Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias ... 9

5.2.3 Ciências Humanas suas Tecnologias ... 10

5.2.4 Logística e suas Tecnologias ... 11

5.2.5 Atividades de Formação Integrada ... 14

5.2.6 Estágio Supervisionado ... 14

6. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES ... 15

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ... 15

8. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ... 16

8.1 Instalações: ... 16

8.2 Equipamentos ... 16

9. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ENVOLVIDO NO CURSO ... 16

10. DIPLOMAS... 17

(3)

1. JUSTIFICATICA

Atualmente as empresas buscam a excelência nos serviços de entrega e distribuição. Como existem no mercado poucos profissionais capacitados a exercer essas atividades, o curso proposto procura preencher essa lacuna, formando pessoal que tenha habilidades que permitam a minimização dos custos operacionais, desenvolvendo maior eficiência nos processos de transporte, armazenagem e movimentação de cargas, tornando as empresas mais produtivas e lucrativas num mercado globalizado.

A redução dos custos é, sem dúvida, uma das maiores preocupações de todos os administradores e proprietários de empresas. Para atingir esse objetivo, a análise aprofundada dos componentes de custo é fundamental. O custo de distribuição em um país de dimensões continentais como o Brasil é sempre alto, e por isso, a distribuição física tem merecido atenção especial na estratégia das empresas.

Grandes centros de distribuição são construídos, serviços de transportes são terceirizados e pessoal qualificado é procurado pelas empresas. Essa é a atual realidade da Logística no país, especialmente nas regiões mais industrializadas.

Em Paranaguá, devido ao Porto e ao grande volume de carga que por ele passa todos os dias, através de operações de exportação e importação, profissionais com conhecimentos de Logística são necessários para trabalhar diretamente nas empresas exportadoras, nos armazéns, nas transportadoras, nos terminais, etc. Com esse cenário, o IFPR criou o curso Técnico em Logística, cuja estrutura curricular permite realizar todo o planejamento estratégico das operações de logística necessárias para um processo eficaz de distribuição dos produtos.

2. OBJETIVO

Formar profissionais para atuar em operações logísticas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, mantendo o compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania.

(4)

3. REQUISITOS DE ACESSO

O ingresso no Curso Técnico em Logística dar-se-á mediante o atendimento dos seguintes requisitos:

 Conclusão do Ensino Fundamental;

 Aprovação em Processo seletivo conforme calendário estabelecido pelo Instituto Federal do Paraná.

4. PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em Operações Logísticas é um profissional que executa procedimentos de planejamento, operação e controle relativos à programação da produção de bens e serviços, à programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, à gestão de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e de distribuição de materiais e produtos, utilizando a tecnologia da informação. Este profissional atua em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio.

No decorrer do curso, deve mobilizar e articular conhecimentos necessários à ação eficiente e eficaz, integrando aportes científicos, tecnológicos e valorativos que permitam:

• A busca da atualização e autodesenvolvimento por meio de estudos e pesquisas, para propor inovações, identificar e incorporar, com crítica novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações, respondendo às situações cotidianas e inusitadas com criatividade.

• O acompanhamento de assuntos econômicos, políticos e sociais, para tornar-se participante ativo da gerencia empresarial.

• A aquisição de postura profissional condizente com os princípios que regem o trabalho na área, relacionando-se com outros profissionais, clientes e fornecedores, por meio da comunicação, liderança e habilidade de negociação.

• A atuação em equipes multiprofissionais, realizando atividades compartilhadas, cujo exercício é prerrogativa também de outras profissões, de modo a contribuir efetivamente para atingir os objetivos da organização empresarial.

• O gerenciamento do seu percurso profissional, adotando atitude empreendedora e atuando como profissional inovador que mobiliza recursos para a realização de seus projetos.

(5)

• A proposição e análise de soluções empresariais, identificando oportunidades de criação de novas estruturas de trabalho ou empreendimentos que gerem valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio ou sociedade.

• A operacionalização de processo de processos de aquisição e administração de materiais dando suporte às decisões quanto à seleção de fornecedores, compra de materiais locais ou internacionais, tendo em vista a qualidade, a redução de custos e a disponibilidade de insumos.

• A gerência e operacionalização de processos de armazenagem, movimentação e separação de materiais, insumos ou produtos, considerando os conhecimentos pertinentes e habilidades no uso de sistemas de informação, para reduzir custos operacionais, aumentar a velocidade dos processos e a confiabilidade dos estoques.

• O planejamento, o acompanhamento e o controle da produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, buscando o atendimento das necessidades da demanda e aos padrões de qualidade em observância aos aspectos de eficiência.

• A operacionalização de processos de distribuição de produtos, com base na administração dos estoques.

• A localização e o planejamento de transporte visando o atendimento das necessidades dos clientes.

• A operacionalização de transportes, com base em conhecimentos e habilidade sobre modais, roteirização, gestão de riscos, composição de custos de frete e de negociação, para a otimização dos custos de transporte e nível de serviço ao cliente.

• O planejamento e a execução de ações integradas de logísticas, marketing e vendas, mobilizando e articulando conceitos, habilidades e atitudes próprias da logística, buscando alternativas que permitam conciliar a demanda, nível de serviço e os recursos da empresa ou suas eventuais restrições.

• O gerenciamento da logística reversa da pós-venda ou pós-consumo, considerando aspectos de operações logísticas, de modo a agregar valor ao produto e ao serviço, com redução de custos e impactos ambientais.

• Identificação e interpretação das diretrizes do planejamento estratégico e tático aplicáveis à gestão organizacional.

(6)

5. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso possui uma carga horária total de 3328,3 horas, distribuídas em 03 (três) anos letivos abordando conhecimentos próprios do Ensino Médio e do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, mais Atividades de Formação Integrada (AFIN) e Estágio Supervisionado.

Os componentes curriculares de cada ano letivo estão distribuídos em quatro áreas de conhecimento:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

• Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias; • Ciências Humanas e suas Tecnologias;

• Logística e suas Tecnologias.

As cargas horárias de cada uma dessas quatro áreas, mais o Estágio Supervisionado são mostradas na tabela abaixo.

ÁREA DE ENSINO

CARGA HORÁRIA

ANUAL

Total de horas LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS

TECNOLOGIAS 285 221,7 221,7 728,3

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E

SUAS TECNOLOGIAS 380 380 158,3 918,3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 221,7 253,3 63,3 538,3 LOGÍSTICA E SUAS TECNOLOGIAS 221,7 253,3 348,3 823,3

SUBTOTAL 1108,4 1108,3 791,6 3008,3

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO INTEGRADA 120,0

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 200,0

TOTAL 3328,3

5.1 Metodologia

No desenvolvimento do curso será utilizada a metodologia de projetos integrando ensino, pesquisa e extensão. A construção do conhecimento e a incorporação de tecnologias e adoção de práticas pedagógicas contextualizadas, como o trabalho pedagógico por projeto, atendem as demandas dos processos de

(7)

produção da área, às constantes transformações e as mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho. A metodologia possibilita aos alunos a vivência de situações desafiadoras que levem maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia seu desenvolvimento profissional. A aprendizagem por projeto oportuniza ainda a vivência do trabalho em equipe, o exercício da ética e a responsabilidade social,

As situações de aprendizagem previstas em cada ano, no decorrer do curso, têm como eixo integrador um projeto que considera o atendimento das demandas do arranjo produtivo local, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios encontrados. Estudo de casos, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, trabalho de campo constituem o rol de atividades do trabalho por projeto.

O plano de trabalho especificando as atividades anuais será elaborado coletivamente com a participação de todos os docentes envolvidos no curso. No final de cada ano os alunos apresentarão seus projetos construídos no decorrer do processo.

5.2 Áreas de Conhecimento

5.2.1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Objetivos

 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização da realidade pela constituição de significados, expressão e comunicação e informação.

 Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

 Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

 Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos de interlocutores.  Saber colocar-se como protagonista no processo de produção/recepção.  Compreender a e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora

(8)

identidade.

 Conhecer e usar a Língua Espanhola e Inglesa como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos culturais.

 Utilizar a Língua Espanhola como instrumento de integração com os povos da América Latina.

 Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associando-as aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.

 Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

 Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão oral, corporal e escrita;

 Promover atividades físicas que contribuam para o desenvolvimento humano.

Bases Tecnológicas e Científicas

 Leitura, compreensão e produção de textos  Intertextualidade

 Valores sociais e simbólicos da linguagem  Estudo da Literatura Brasileira

 Expressão e comunicação  Meios de comunicação

 Apropriação da linguagem computacional  Leitura e interpretação de textos

 Teoria e prática de esportes.

 Educação Física nas sociedades através do tempo  Educação Física e saúde

 Dinâmicas de grupo  Técnicas de animação  Atividades artístico-culturais  Atividades recreativas  Atividades físicas.  História da arte  Musicalidade  Corporeidade  Estética

(9)

 Desenho artístico e técnico  Pintura

 Escultura  Artes plásticas  Música

5.2.2 Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Objetivos

 Desenvolver os saberes matemático, científico e tecnológico como condição de cidadania.

 Desenvolver a capacidade de raciocínio, compreendendo e utilizando a ciências como elemento de interpretação e intervenção na realidade social.  Analisar as intervenções do ser humano no meio ambiente e suas formas de

utilização dos recursos naturais.

 Utilizar os conhecimentos de Biologia para a compreensão do mundo e nele agir com autonomia.

 Utilizar os conhecimentos de Física para analisar a realidade social e seu cotidiano.

 Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.

 Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Química, da Biologia, da Física e da Tecnologia.

 Compreender as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico da Química, da Física, da Biologia e da Matemática nos aspectos sociopolítico e cultural.

Bases Tecnológicas e Científicas  Mecânica  Termodinâmica  Eletricidade  Ótica  Eletromagnetismo  Hidráulica  Aritmética  Álgebra  Geometria

(10)

 Trigonometria

 Matemática Financeira

 O mundo vivo, organização e equilíbrio biológico  Bioquímica celular e a origem da vida

 Citologia  Histologia

 Reinos do mundo vivo  Fisiologia animal e vegetal  Reprodução e desenvolvimento  Genética e evolução

 Ecologia

 Química inorgânica e orgânica

5.2.3 Ciências Humanas suas Tecnologias Objetivos

 Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade do indivíduo e da sociedade.

 Compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm.

 Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e seus desdobramentos políticos, sociais, culturais, econômicos e humanos.

 Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres de cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.

Bases Tecnológicas e Científicas  Introdução à Filosofia

a) Campos de investigação da Filosofia b) O conhecimento

c) Filosofia Política  Introdução à Sociologia

a) Sociedade Humana

(11)

c) Organização da sociedade

d) Comunidade, cidadania e minorias e) Agrupamentos sociais

f) Fundamentos econômicos da sociedade g) Modos de produção

h) Estratificação e mobilidade social i) Cultura

j) Instituições sociais k) Sociologia Rural  Psicologia Social

a) Subjetividade, afetividade, sexualidade b) Psicologia do Desenvolvimento

 Economia Política  Direito e legislação

 Historia Geral, Brasil e da Agricultura

 Geografia Física, Humana, Econômica e Política

5.2.4 Logística e suas Tecnologias

Objetivos

 Identificar oportunidades e planejar negócios, mobilizando atitudes e técnicas empreendedoras e conceitos de inovação e criação de valor para analisar a viabilidade mercadológica, econômico-financeira e social de novos empreendimentos ou projetos corporativos que atendam as demandas de mercado.

 Viabilizar o ciclo de vida da organização, entendendo as alterações ocorridas ao longo do tempo em sua estratégia de negócio, modelo de gestão e estrutura organizacional, desde seu nascimento até sua consolidação, de modo a formular uma vida sistêmica do empreendimento.

 Propor ações e metas alinhadas às prioridades corporativas, compreendendo as diretrizes estratégicas da empresa e percebendo como o processo de planejamento é realizado em organizações.

 Prospectar o ambiente interno e externo da empresa por meio do entendimento da estrutura organizacional e da utilização de ferramentas de análise mercadológica para o mapeamento dos principais stakeholders e mercados da organização.

(12)

 Propor novos produtos e serviços, entendendo como a inovação acontece nas organizações, para garantir a criação ou manutenção de diferenciais competitivos.

 Desenvolver um plano de marketing para novos produtos ou serviços, entendendo como as atividades de marketing e vendas são realizadas nas organizações, para atingir metas de vendas.

 Planejar a arquitetura organizacional de novas iniciativas, entendendo as principais funções e atividades desenvolvidas para o planejamento e a gestão dos recursos humanos da empresa, visando o desempenho eficiente das pessoas e do empreendimento.

 Propor estrutura de produção, operação ou prestação de serviço, conhecendo as atividades deste processo nas empresas, bem como suas principais funções, técnicas e tendências, a fim de aprimorar o desempenho e a competitividade da organização.

 Criar modelos financeiros que simulem uma nova iniciativa de negócios, reconhecendo a atividade de finanças, contabilidade e controladoria, suas principais funções e atividades em empresas, e visando o planejamento financeiro, o controle e a tomada de decisão.

 Operacionalizar a aquisição e a administração de materiais, conhecendo e aplicando as rotinas envolvidas, tais como cotação, codificação, levantamento de informações, elaboração de cadastro de produtos e fornecedores, dentre outras, garantindo assim a organização dos processos e mantendo relacionamento e comunicação adequados com os fornecedores.  Operacionalizar armazenagem, movimentação e separação de

materiais/insumos ou produtos, conhecendo e aplicando as rotinas envolvidas, tais como identificação, paletização, sistemas de controle de localização e condições das mercadorias no estoque, equipamentos de movimentação e armazenagem, dentre outros, de modo a garantir a integridade e a segurança dos materiais, do ambiente de trabalho e das pessoas envolvidas.

 Operacionalizar a distribuição de produtos com base na administração de estoques e no planejamento de transporte, garantindo a organização dos processos e mantendo relacionamento e comunicação adequados com os clientes.

 Operacionalizar transportes, com base em conhecimentos e habilidades sobre modais, tipos de equipamento, roteirização, programação de frotas, controle de riscos e cálculo de custos do frete, para otimizar custos e nível de serviço oferecido ao cliente.

(13)

 Operacionalizar processos de aquisição e administração de materiais e dar suporte às decisões quanto a seleção de fornecedores, compras de materiais locais ou internacionais, tendo em vista a qualidade, a redução de custos e a disponibilidade desses insumos.

 Gerir processos de armazenagem, movimentação e separação de materiais/insumos ou produtos, considerando conhecimentos e habilidades no uso de sistemas de informação, a fim de reduzir custos operacionais, aumentar a velocidade e a confiabilidade dos estoques.

 Planejar, acompanhar e controlar a produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, de modo a atender às necessidades da demanda e aos padrões de qualidade, observando aspectos de eficiência. Gerir processos de distribuição de produtos, com base na administração dos estoques, sua localização e planejamento de transporte, de modo a atender aos pedidos dos clientes dentro da melhor relação de serviço e custos. Gerir transportes com base em conhecimentos e habilidades sobre modais, roteirização, gestão de riscos, composição de custos de frete, negociação para otimizar custos de transporte e nível de serviço ao cliente, tendo em vista a competitividade do negócio.

 Planejar e executar ações integradas de logística, marketing e vendas, mobilizando e articulando conceitos, habilidades e atitudes próprias desses segmentos, buscando alternativas que permitam conciliar a demanda, o nível de serviço e os recursos da empresa ou suas eventuais restrições.  Gerir a logística reversa da pós-venda e/ou pós-consumo, considerando

aspectos de gestão logística, de modo a agregar valor ao produto e ao serviço, com redução de custos e impactos ambientais.

 Realizar diagnóstico da cadeia de suprimentos e das redes na qual a empresa está inserida, reconhecendo o processo logístico, suas etapas, interações dentro e fora da empresa e aplicando técnicas que permitam identificar e priorizar ações para um plano de melhorias.

 Propor soluções para reduzir custos e melhorar o nível de serviço na cadeia logística, mediante a sinergia entre as áreas envolvidas, considerando as alternativas tecnológicas, de parcerias, de canais de distribuição, de processos produtivos, mantendo alinhamento entre a política estratégica e a política de operações.

 Implementar e controlar ações de melhorias, considerando indicadores de performance e impactos dos processos de mudança, de modo a contribuir para a eficiência e eficácia da gestão da cadeia logística.

(14)

 Conhecer a microinformática, histórico da informática e dos computadores, internet, sistemas operacionais, editor de textos, formatação de textos segundo a norma da ABNT, produção de relatórios, planilhas eletrônicas, apresentação de slides.

 Utilizar softwares de desenho auxiliado por computador para a realização de plantas e esquemas elétricos de máquinas e equipamentos.

 Conhecer os fundamentos dos sistemas de gestão da qualidade; ferramentas e métodos; a qualidade como estratégia; normas; gestão da qualidade focada em pessoas; Deming e Juran; Sistemas ISO 9000 e 18000; outras normas internacionais; qualidade em serviços. Segurança e medicina do trabalho: regras gerais; órgãos de segurança e medicina do trabalho nas empresas; SESMT (serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho); CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes); equipamento de proteção individual (EPI); medidas preventivas de medicina do trabalho; iluminação, conforto térmico e instalações elétricas; trabalho com máquinas, equipamentos, ergonomia; proteção e sinalização contra incêndio e materiais perigosos, condições sanitárias e resíduos industriais; insalubridade; periculosidade. Higiene ocupacional; riscos físicos; riscos químicos; riscos biológicos.

 Conhecer e dimensionar elementos de elevação de cargas (cabos de aço; correntes; polias; matrizes); dispositivos para apanhar cargas (ganchos; talhas; eletroímãs; tenazes; e caçambas); freios e dispositivos de segurança; rodas e trilhos; considerações sobre dimensionamento de estruturas das maquinas de levantamento; pontes rolantes; guindastes de parede; de coluna e auto-propelidos.

5.2.5 Atividades de Formação Integrada

As atividades de Formação Integrada serão regulamentadas através de resolução própria.

5.2.6 Estágio Supervisionado

Para a conclusão do curso, o aluno deverá ter realizado o estágio supervisionado obrigatório, cuja carga horária mínima é de 200 horas. Além desse estágio, o aluno poderá realizar estágio supervisionado não obrigatório. Tanto o estágio obrigatório, quanto o obrigatório serão regulamentados através de resolução própria.

(15)

6. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

Os alunos provenientes de outras instituições terão seus créditos aproveitados após serem avaliadas as competências e habilidades exigidas para as respectivas bases tecnológicas mediante:

a) Entrevista,

b) Análise do histórico escolar,

c) Avaliação teórico-prática sob a supervisão de docentes do curso de acordo com a Resolução Nº 04/99 do Conselho Nacional de Educação, artigo 11, inciso IV, que dispõem sobre o aproveitamento e certificação de conhecimentos e experiências anteriores.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação do aproveitamento dos alunos faz parte do processo educativo da escola, portanto: integral (humanística), processual (o processo desenvolvido), contínua (dia a dia), diagnóstica (recuperação durante o processo), individual (auto-avaliação no final da atividade avaliativa), realizada pelas equipes de educadores ao longo do período letivo de acordo com os objetivos previstos, relacionados aos diversos conteúdos e por meio de diferentes instrumentos

A atividade de avaliação, realizada pelo professor, permitirá a identificação daqueles alunos que não atingiram com proficiência os objetivos do curso e que deverão ser submetidos a um processo de reorientação da aprendizagem, onde serão oferecidos estudos de: recuperação paralela ao período letivo e recuperação final ao término dos períodos avaliatórios.

As avaliações e estudos de recuperação serão planejados e efetuados pelos professores de acordo com os princípios da avaliação formativa previstos na proposta pedagógica da instituição, incluindo liberdade e autonomia relacionados a aspectos didático-metodológicos para definir junto a sua área qual a metodologia e instrumentos avaliativos é mais adequado à realidade.

(16)

8. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

8.1 Instalações:

- Sala de aula convencional, adequadamente mobiliada, com cadeiras móveis para a composição de diferentes arranjos que privilegiem a diversidade de atividades;

- Laboratório de informática com simuladores da área logística;

- Laboratório com simulador logístico de carga, movimentação e descarga de containeres. 8.2 Equipamentos A Unidade disponibilizará: - Televisão; - Vídeo/DVD; - Retroprojetor/Datashow.

9. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ENVOLVIDO NO CURSO

A equipe pedagógica do Ensino Médio Integrado, das disciplinas de núcleo básico comum e formação específica do curso serão compostas por docentes e técnicos, efetivos do Instituto Federal.

Responsáveis pela formação específica:

Prof. Siedro Augusto Haus

Especialista em Engenharia Mecânica

siedro@ifpr.edu.br

Prof. Marluz Fernandes Jonsson

Mestre em Engenharia Mecânica

marluzjonsson@bol.com.br

Prof. Hélcio Yosaburo Hattori

Engenheiro Mecânico helcioyh@hotmail.com Tecnólogo em Logística

(01)

Técnico formado em Logística

(17)

10. DIPLOMAS

Os alunos que concluírem os (03) três anos, as atividades de formação integrada e o estágio supervisionado receberão o diploma de Técnico em Logística.

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  Ministério da Educação - www.mec.gov.br

Referências

Documentos relacionados

igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que o aluno permanece na escola ou em atividades escolares em outros

Esta iniciativa vem da sua história basilar de crescimento de forma exponencial, baseando-se sempre nas demandas da comunidade, por meio da Pesquisa de Atividade

DISCIPLINA : HIGIENE E CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO: PROFISSIONALIZANTE ANO: 1º CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 Carga Horária Teórica: 70

É constituído pelas disciplinas que a equipe pedagógica do Campus entende como estratégicas para a complementaridade da formação cidadã e da formação

Todo currículo deve ser constantemente avaliado e, na medida das necessidades, reformulado. A nova reorganização deste projeto pedagógico de curso é proposta por

a) Tomar o trabalho como princípio educativo, articulando ciência, cultura, tecnologia e sociedade requer, uma sólida formação geral fundamentada nos conhecimentos acumulados pela

Ao aluno que concluir, com êxito, todos os componentes curriculares exigidos no curso, obtendo aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) de todas disciplinas e frequência

Realização de aulas práticas e desenvolvimento de Pesquisas relacionadas a Projetos de pesquisa ou TCC’s; Realização de cursos de extensão e capacitação de alunos