• Nenhum resultado encontrado

EVALUATION OF DIETARY CONTROL IN PATIENTS WITH DIABETIC FOOT HOSPITALIZED IN A HOSPITAL PONTA GROSSA-PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVALUATION OF DIETARY CONTROL IN PATIENTS WITH DIABETIC FOOT HOSPITALIZED IN A HOSPITAL PONTA GROSSA-PR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

36

¹Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade dos Campos Gerais. E-mail: Talamita@hotmail.com

²Docente do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. E-mail: ennyantunes@hotmail.com ² Docente do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. E-mail: marianachiossi@hotmail.com

AVALIAÇÃO DO CONTROLE DIETÉTICO EM PACIENTES COM PÉ DIABÉTICO INTERNADOS EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR DE PONTA GROSSA-PR

Talâmita Maria Schmitke¹ Enny Antunes Grein² Mariana Chiossi Tsuneto²

RESUMO: Tendo em vista que a diabetes mellitus é caracterizado por uma

hiperglicemia crônica resultante de defeitos na secreção da insulina, na sua ação, ou em ambas, este fator está relacionado a várias complicações em longo prazo e a mais séria e temível é aquela que afeta especificamente os pés. O presente artigo tem como objetivo avaliar o controle dietético habitual em pacientes com pé diabético e saber se os mesmos receberam orientações nutricionais adequadas. Para a coleta de dados foi necessário o uso do questionário de frequência alimentar que é o método mais utilizado para mensurar a dieta pregressa. Observou-se um consumo elevado de carboidratos refinados, doces, leite integral e leguminosas. Foi constatado um percentual alto do consumo diário de frutas e baixa ingestão diária de carnes, legumes e verduras. Em relação às recomendações nutricionais apenas duas pessoas receberam orientação de um profissional nutricionista, cinco de médicos e três descobriram a patologia no dia da amputação. De um modo geral os dados demonstram que os hábitos alimentares inadequados e também a ausência de orientação nutricional por profissionais da área de nutrição, comprovam que levam a complicações futuras e também para que se tenha uma reeducação alimentar satisfatória nos diabéticos é preciso que o local no qual ele esteja inserido passe também por transformações.

PALAVRAS-CHAVE: DIABETES MELLITUS, PÉ DIABÉTICO, CONTROLE

DIETÉTICO.

EVALUATION OF DIETARY CONTROL IN PATIENTS WITH DIABETIC FOOT HOSPITALIZED IN A HOSPITAL PONTA GROSSA-PR

ABSTRACT: Considering that diabetes mellitus is characterized by chronic hyperglycemia resulting from defects in insulin secretion , in its action, or both , this factor is related to several long-term complications and more serious and fearsome is one that specifically affects feet . This article aims to assess habitual dietary control in patients with diabetic foot and whether they received adequate nutrition guidelines . To collect the data required the use of food frequency questionnaire is the most widely used method for measuring past diet . There was a high intake of refined carbohydrates , sweets , whole milk and legumes . A high percentage of daily fruit and low daily intake of meat and vegetables was found . Regarding nutritional advice only two people received guidance from a professional nutritionist , five and three

(2)

37

doctors discovered the disease on the day of amputation. Overall the data show thatinappropriate eating habits and also the absence of nutritional guidance for professionals in nutrition, proving that lead to future complications and also in order to have a satisfactory nutritional education in diabetics is necessary that the location which it is inserted also pass through transformations.

KEYWORDS: DIABETES MELLITUS, DIABETIC FOOT, DIETARY CONTROL.

1 INTRODUÇÃO

O diabetes mellitus é um crescente problema de saúde pública, acometendo populações de países em todos os estágios de desenvolvimento socioeconômico, sendo considerada uma síndrome de etiologia múltipla que afeta indivíduos de ambos os sexos e de todas as faixas etárias.

É caracterizada por uma hiperglicemia crônica resultante de defeitos na secreção da insulina, na sua ação, ou em ambas. Segundo Geraldo, Alfenas, Alves et al (2008) a hiperglicemia é associada a complicações em longo prazo, entre elas a nefropatia, doenças coronárias, retinopatia, acidente vascular cerebral, ulceras no pé (pé diabético) e amputação.

Entre as complicações mais onerosas aquelas que afetam especificamente os pés estão entre as mais sérias e temíveis (SANTOS, 2008).

O foco desta pesquisa é o Pé diabético, no qual consiste em lesões cutâneas e de planos profundos

relacionados a alterações

neuropáticas, vasculares, ortopédicas, infecciosas e funcionais que podem ocorrer nos pés dos portadores de diabetes (COSSON; NEY – OLIVEIRA; ADAN, 2005).

A neuropatia periférica afeta os nervos sensoriais periféricos, provocando a redução ou perda da

sensibilidade, permitindo que o indivíduo não perceba a agressão tecidual. De acordo com Cayado (1999) a ausência de uma irrigação eficiente para os membros inferiores e a fragilidade da pele impede que os mecanismos de defesa contra infecções funcionem, retarda a cicatrização das feridas e interfere na atuação dos antimicrobianos. Desta forma, desencadeia a gangrena e a amputação subsequente.

Há vários fatores ligados para o surgimento do pé diabético, entre eles a negligência no controle nos níveis de glicose no sangue, o tipo de

alimentação e os cuidados

inadequados com os pés.

A patologia representa um considerável impacto econômico para o paciente e para a sociedade, tendo em vista que a maior parte dos custos diretos de seu tratamento está relacionada às suas complicações, que comprometem a produtividade, a qualidade de vida e a sobrevida dos indivíduos, e que muitas vezes podem

ser reduzidos ou evitados

(MCLELLAN; BARBALHO; CATTALINI et al. 2007).

A educação nutricional é um dos meios mais eficazes para melhorar a qualidade de vida dos diabéticos, um controle dietético adequado além de normalizar os níveis de glicemia, proporciona um peso ideal, previne hipertensão, dislipidemia, doenças cardiovasculares e a nefropatia.

(3)

38

A adesão do indivíduo ao planejamento dietético é de difícil passagem, pois há necessidade de mudanças nos padrões alimentares e introdução de novos hábitos, uma vez que a nutrição é um dos componentes primordiais para os portadores de Diabetes mellitus (PIENIZ, 2007).

Para conhecer o hábito alimentar do paciente é necessário utilizar guias de alimentação para auxiliar no seguimento da dieta, um deles é a frequência alimentar.

O presente estudo teve como objetivo avaliar o controle dietético em pacientes com pé diabético e saber se os mesmos receberam orientações nutricionais adequadas.

2 MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa realizada foi de base qualiquantitativa, conduzida no mês de agosto de 2012. Foi avaliado 10 pacientes de ambos os gêneros com idade entre 42 a 78 anos, portadores de diabetes mellitus tipo 2 acometidos com o pé diabético, internados em uma Instituição Hospitalar na cidade de Ponta Grossa – Paraná.

Foi utilizado um questionário de frequência alimentar (QFA), o mesmo é composto por 7 Grupos alimentares com possibilidade de resposta em relação ao consumo diário, semanal, mensal e raramente. E perguntas abertas como o consumo de ingestão

hídrica e se receberam

recomendações nutricionais ligadas à doença antes da complicação.

A partir das informações geradas pelo instrumento foi possível identificar o controle dietético dos pacientes com o pé diabético, internados e se foram orientados para

uma dieta correta antes da amputação dos membros inferiores.

As analises estatísticas foram realizadas utilizando o Microsoft Office Excel 2007 e os resultados expostos por meio da construção de gráficos com distribuição de frequências percentuais.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Constatou-se que entre os 10 pacientes avaliados, oito eram do sexo masculino e dois eram do sexo feminino, com uma média de idade de 62 ±10,99 anos (42 a 78 anos). Segundo Santos e Bernardino (2009) estudos epidemiológicos indicam que a maioria dos portadores de diabetes têm problemas com seus pés após os 40 anos de idade e que a incidência desses problemas aumenta com a idade. Também referem que as amputações são mais comuns nos homens do que nas mulheres. Em um estudo realizado por Paiva, Bersusa e Escuder (2006) a incidência e a prevalência do diabetes tipo 2 sem complicações é de 1,4 a 1,8 vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. Estes achados podem estar relacionados ao fato da mulher procurar mais assistência de saúde em relação aos homens (SANTOS; BERNARDINO, 2009).

Em relação ao peso a média foi de 77,5±14,56 Kg com variação de 64 a 113 Kg. Na pesquisa de Brito, Buzo e Salado (2009), 81,92% dos entrevistados apresentaram de 50 a 90 kg, resultado semelhante encontrado no presente estudo. Em relação ao Índice de Massa Corpórea o valor encontrado foi de 27,5±5,10 Kg/m² (22 a 35 kg/m²).

Gomes e colaboradores (2006) investigaram 2.254 pacientes

(4)

39

diabéticos tipo 2, de várias regiões do Brasil e constataram que 948 (42,1%) tinham sobrepeso com uma média de IMC de 28,3±5,2 Kg/m², valor parecido com o do estudo, porém as amostras são diferentes.

Em relação à ingestão hídrica 70% (n=7) da amostra ingerem mais de seis copos de água por dia. Na pesquisa de Brito, Buzo e Salado (2009) a frequência do consumo de água foi de 60,24% ingerem mais de cinco copos de água por dia, considerando um fator essencial para os pacientes com DM, ajudando assim a melhorar a função renal.

A respeito de orientações nutricionais recebidas para o controle da glicemia, apenas 20% (n=2) dos indivíduos receberam recomendações por um profissional nutricionista, porém desistiram do tratamento dietoterápico, podemos observar na fala dos pacientes o por que.

―Eu tentei me controlar, mas não consigo por que gosto de comer bastante, e também cansa de ficar comendo sempre tudo certinho” (P1).

“As coisas para as pessoas que tem diabetes são muito caras, não tem muita variedade, daí a gente não consegue se alimentar corretamente como eles pedem” (P2)

A dificuldade de seguir a dieta prescrita pelo nutricionista acontece porque está ligada a vários processos como: os hábitos adquiridos, ao valor cultural do alimento, ao horário definido, às condições financeiras e à questão psicológica envolvida. A transgressão e o anseio alimentar estão sempre presentes na vida do paciente diabético (SANTANA,1998).

Já os outros 50% (n=5) do pacientes relataram que tiveram recomendação sobre a alimentação com os médicos que diagnosticaram a patologia, e 30% (n=3) descobriram que tem diabetes no dia em que foram amputar os membros inferiores.

A figura 1 demonstra a

frequência alimentar dos

entrevistados. Já que a dieta do diabético é um dos fatores essenciais para manter os níveis glicêmicos dentro dos padrões recomendados.

(5)

40 Figura 01: Frequência alimentar dos portadores de pé diabético.

Fonte: O Autor, 2012.

Quanto à ingestão de Carboidratos e derivados 70% dos entrevistados consomem diariamente, 20% de 1 a 3 vezes por semana e 10% de 4 a 6 vezes por semana, sendo na maioria

carboidratos refinados. O

recomendado para a população brasileira é o consumo do grupo dos carboidratos na forma integral, pois estes contêm maiores teores de fibras, vitaminas, minerais e substâncias bioativas que ajudam a proteger a saúde (BRASIL, 2005). A Wold Hearth Organization (2003) evidencia estudos em que os alimentos de baixo índice glicêmico, como os carboidratos integrais, estão associados a um melhor controle da glicemia em portadores de diabetes e com a proteção contra a obesidade.

Já em relação aos legumes e verduras, 30% ingerem diariamente, 30% de 1 a 3 vezes por semana, 20% de 4 a 6 vezes por semana e 20% raramente. Segundo Benetti e Ceni (2010) estes alimentos possuem fatores muito positivos por serem fontes de fibras, vitaminas e minerais que auxiliam no controle da glicemia.

O percentual de frutas consumidas diariamente foi de 50%, 30% de 1 a 3 vezes por semana, 10% de 4 a 6 vezes por semana e 10% raramente.

Philippi, Jaime e Ferreira (2008), relatam que as frutas, devem estar presentes diariamente na dieta, pois contribuem para proteger a saúde, o consumo inadequado de frutas é um dos cinco principais fatores associados à carga total de doenças.

Com relação aos leites e derivados 60% refere consumir 70% 30% 50% 60% 30% 90% 50% 20% 30% 30% 30% 70% 10% 30% 10% 20% 10% 20% 10% 10% 20% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Raramente consome 4 a 6 vezes por semana 1 a 3 vezes por semana Diariamente

(6)

41

diariamente, 30% de 1 a 3 vezes por semana e 10% raramente consome, apenas dois pacientes relataram

ingerir leite desnatado e

semidesnatado. O colesterol, gordura presente no leite integral e em seus derivados, é altamente indesejável para os diabéticos que têm de duas a três vezes mais propensão às doenças macrovasculares. Sendo assim, os melhores leites para os diabéticos e para as pessoas de uma forma geral, que precisam restringir o consumo de gordura, são os semidesnatado ou

desnatado que mantêm suas

características protéicas, de sódio e de cálcio (FILHO,2009).

O valor encontrado para a ingestão das carnes foi de 30% diariamente e 70% de 1 a 3 vezes por semana. As proteínas possuem funções no organismo e entre elas destacam-se a reparação de novos tecidos e a defesa contra corpos estranhos.

As leguminosas, como os feijões, são ingeridas com um valor de 90% diariamente e 10% 1 a 3 vezes por semana. De acordo com a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (2012), as leguminosas possuem fibras macias que colaboram para controlar os níveis de gordura no sangue e de glicose, evitando glicemias muito altas.

Em relação aos alimentos de baixo valor nutricional 50% relataram consumir diariamente, 30% 1 a 3 vezes por semana e 20% raramente consomem. Este é um fator alarmante para os indivíduos diabéticos, pois o consumo excessivo de doces faz com que prejudique o tratamento dietético e aumente os níveis de açúcar no sangue causando complicações.

Em um estudo feito por Brito, Buzo e Salado (2009), com 83

indivíduos portadores de diabetes tipo 1 e 2, sem as complicações, foi

observado que 95,18% dos

entrevistados consomem carboidratos e derivados todos os dias. Já em relação aos doces 57,83% referem não consumir, sendo este resultado significativo por serem portadores de DM.

Com relação a legumes e verduras 67,47% refere consumir diariamente e as frutas são consumidas diariamente em 36,14%. As carnes são ingeridas diariamente em 59,04% e o leite em 54,22%.

Na figura 2, estão

representados o consumo de alguns alimentos industrializados e lanches rápidos (Fast Foods) com suas respectivas frequências.

(7)

42 Figura 02: Consumo de alimentos industrializados e lanches rápidos.

Fonte: O Autor, 2012.

Analisando o consumo de embutidos cerca de 20% dos entrevistados consomem diariamente, 40% de 1 a 3 vezes por semana, 30% uma vez por mês e 10% raramente consome. Em relação aos enlatados 30% ingerem de 1 a 3 vezes por semana, 40% uma vez por mês e 30% raramente consome. O diabetes aumenta o risco de desenvolver pressão alta (hipertensão arterial). Grandes quantidades de cloreto de sódio (sal de cozinha) na alimentação podem aumentar ainda mais esse risco e sobrecarregar os rins (DIEHL, 2012).

Os lanches rápidos não são predominantes no presente estudo

com um percentual de 40%

consumidos uma vez por mês e 60% raramente. Souza (2012) orienta que estes tipos de alimentos possuem muito sal e gorduras saturadas, que

por não serem naturais não são absorvidas pelo organismo.

4 CONCLUSÃO

O presente estudo permitiu analisar o controle dietético dos pacientes diabéticos que são

acometidos por uma das

complicações, o pé diabético.

Os hábitos alimentares inadequados presentes nesta pesquisa e também a ausência de orientação nutricional por profissionais da área de nutrição, comprovam que levam a complicações futuras. E muitas vezes quando os diabéticos recebem as primeiras orientações nutricionais sobre uma dieta adequada se depararam com sua condição financeira, cabe ao nutricionista propor estratégias e dar opções aos pacientes a alimentos acessíveis de acordo com as condições socioeconômicas do 20% 40% 30% 30% 40% 40% 10% 30% 60% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Embutidos Enlatados Lanches rápidos

Raramente consome Uma vez por mês 1 a 3 vezes por semana Diariamente

(8)

43

paciente e encontrar meios de substituições.

Um controle dietético saudável rico em carboidratos integrais, legumes, verduras, frutas e carnes magras, e pobres em frituras, gorduras saturadas, embutidos e enlatados conduz para um fator positivo na diminuição da glicemia, prevenindo assim as complicações da patologia.

É importante enfatizar que os hábitos alimentares dos indivíduos são aderidos ao longo da vida e são influenciados pelo meio social em que vivem. Por isso para que se tenha uma reeducação alimentar satisfatória nos diabéticos é preciso que o local no qual ele esteja inserido passe também por transformações.

REFERÊNCIAS

Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD). Dieta. 2012.

Disponível em: <

http://www.anad.org.br/institucional/Die ta.asp> Acesso em: 07/09/2012.

BENETTI, F; CENI, G. C. Frequência do consume alimentar de pacientes diabéticos em acompanhamento ambulatorial na região norte do RS, no segundo semestre de 2008. Vivências:

Revista Eletrônica de Extensão da URI, Vol.6, N.9: p.124-135, Maio/2010.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia Alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

BRITO, K. M; BUZO, R. A. C; SALADO, G. A. Estilo de vida e hábitos alimentares de pacientes diabéticos. Revista Saúde e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 357-362,

set./dez. 2009.

CAYADO, M. G. El pie diabético.

Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, Habana, v.18, n.3, p.

231-235, Oct./Dic. 1999.

COSSON, I. C. O; NEY - OLIVEIRA, F;

ADAN, L. F. Avaliação do

Conhecimento de Medidas Preventivas do Pé Diabético em Pacientes de Rio Branco, Acre. Arquivos Brasileiros

de Endocrinologia e Metabologia, São Paulo, v. 49, n. 4, p.548-556, ago.

2005.

DIEHL, L. A. Dieta do diabético.

2012. Disponível em:

<http://www.portalendocrino.com.br/dia betes_dieta.shtml> Acesso em: 07/09/2012.

FILHO, F. F. O diabetes e o leite:

Esta importante fonte nutricional não deve ser suprimida. 2009.

Disponível em: <http://www.anad.org.br/Noticias/Index interna.asp?Textos_ID=2791> Acesso em: 07/09/2012. GERALDO, J.M; ALFENAS, R. C. G; ALVES, R. D. M; SALLES, V. F; QUEIROZ, V. M. V; BITENCOURT, M. C. B. Intervenção nutricional sobre medidas antropométricas e glicemia de jejum de pacientes diabéticos Rev.

Nutr. vol.21 nº3 Campinas MaI/Junho

2008.

GOMES, M. B; NETO D. G;

MENDONÇA E; TAMBASCIA M. A; FONSECA R. M; RÉA R. R; MACEDO

(9)

44

G; FILHO J. M; SCHMID H; BITTENCOURT A. V; CAVALCANTI S; RASSI N; FARIA M; PEDROSA H; DIB S. A; COLABORADORES: GUERRA, K. R; SOUZA, J. J. S; MENICUCCI, W; ATHAYDE, L. M; VARGAS, R. M. A; CALDAS, G; MODESTO, T. C. C; GODINHO, J. M; SILVEIRA, M. A; CARVALHO, C. M; LIMA, A. A; SANTOS, A. B. S; DIAS, M. S. O. Prevalência de sobrepeso e obesidade em pacientes com diabetes melitus do tipo 2 no Brasil: estudo multicêntrico nacional. Arq. Bras. Endocrinol.

Metab., v. 50, n. 1, p. 13-144, 2006.

MCLELLAN, K. C; BARBALHO, S. M; CATTALINI, M; LERARIO, A. C. Diabetes mellitus do tipo 2, síndrome metabólica e modificação no estilo de

vida Rev.

Nutr. vol.20 nº5 Campinas Set/Out. 20

07.

PAIVA; D. C. P.; BERSUSA, A. A. S.; ESCUDER, M. M. L. Avaliação da

assistência ao paciente com diabetes e/ou hipertensão pelo Programa Saúde da Família do Município de Francisco Morato, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública,

Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 377-385, fev. 2006.

PHILIPPI, S.T.; JAIME, P.C.; FERREIRA, C.M.; Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole, 2008. p.

69-98.

PIENIZ, S. Avaliação antropométrica e educação nutricional em mulheres com diabetes tipo 2. Rev. Nutr Brasil, v.6, n. 5, 2007.

Santana M. G. O corpo do ser

diabético, significados e subjetividade. [Tese]. Florianópolis:

Centro de Ciências da Saúde/UFSC; 1998.

SANTOS, I. C. R. V. Atenção à saúde do portador de pé diabético: Prevalência de amputações e assistência preventiva na Rede Básica de Saúde. Tese (Doutorado em Saúde Pública) — Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife 2008.

SANTOS, I. C. R; BERNARDINO, J. M. Caracterização dos portadores de pé diabético atendidos em hospital das forças armadas na cidade do Recife.

Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste – Rev. Rene, Fortaleza, v.

10, n. 1, p. 1-165, jan./mar.2009.

SOUZA, M. C. G. Lanches rápidos:

Os vilões da saúde. 2010. Disponível

em:

<http://www.diabetenet.com.br/conteud ocompleto.asp?idconteudo=5290> Acesso em: 07/09/2012.

WOLD HEARTH ORGANIZATION.

Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report WHO consultation. Geneva: WHO, Technical Report Series, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Sendo assim, o presente estudo pretendeu avaliar as características acústicas das salas de aula e o ruído presente nas mesmas, assim como sua relação com o desempenho dos

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Consulte a Diretriz de Procedimento da SNM para Imagem Geral (SNM Procedure Guideline for General Imaging); Diretriz de Procedimento da SNM para Uso de Radiofármacos (SNM

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

34 ª RESERVA DE RECRUTAMENTO LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO. CANDIDATOS