• Nenhum resultado encontrado

DO INCONSCIENTE VITAL À CONSCIÊNCIA CÓSMICA. Maria Carmen Souza Dallalana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DO INCONSCIENTE VITAL À CONSCIÊNCIA CÓSMICA. Maria Carmen Souza Dallalana"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)

1

International Biocentric Foundation

Escola de Biodanza Sistema Rolando

Toro Rio-Barra

DO INCONSCIENTE VITAL À CONSCIÊNCIA CÓSMICA

UM CAMINHO DE CONEXÃO COM A VIDA

Maria Carmen Souza Dallalana

26 de Outubro de 2013

Monografia apresentada à Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro Rio-Barra, como requisito parcial para obtenção do título de Facilitador de Biodanza.

Orientadora:

Hedilane Alves Coelho

Facilitadora Didata de Biodanza pela International Biocentric Foundation Reg. RJ nº 9513

(2)

2 Monografia apresentada à Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro Rio-Barra e aprovada pela comissão julgadora formada pelos didatas:

_______________________________________ Eliana de Almeida

Diretora Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro Rio-Barra International Biocentric Foundation

Reg. RJ nº 9717

________________________________________ Cezar Wagner L. Góis

Facilitador Didata

International Biocentric Foundation

Visto e Permitido a impressão.

Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2013

_______________________________________ Eliana de Almeida

Diretora Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro Rio-Barra International Biocentric Foundation

(3)

3 DEDICATÓRIA

À minha mãe, Vilmária Therezinha Dallalana, pela coragem e lucidez com que sempre enfrentou os desafios da vida.

“Obrigada, mãe, seu exemplo me impulsiona a cada passo da minha existência.”

Ao meu pai, José Dallalana, por ter me despertado para o caminho de facilitadora de cura ao exercer o ofício da medicina com grande competência e paixão.

(4)

4 AGRADECIMENTOS

Agradeço a toda minha família de amigos/irmãos, que sempre me apoiaram e me fizeram acreditar no meu potencial, “dançando comigo”.

Agradeço a minha facilitadora, diretora, supervisora e amiga que me fez enfrentar meus maiores desafios com muita sensibilidade, amor e intuição. Intuiu o conteúdo desta monografia. “Eliana, você foi o meu fio de “Ariadne” e por isto me libertei de tantos labirintos existenciais. A confiança nesta força invisível, que sempre senti vinda de você, foi fundamental para a minha formação. Muito obrigada!”

Agradeço a Hedilane Coelho, minha orientadora e mestra, que com tanta competência, sabedoria e generosidade me conduziu neste trabalho. Vibramos juntas! “Hedi querida, obrigada, sem a sua ajuda eu não conseguiria chegar aqui. Amor e admiração profunda por você!”

Agradeço ao meu grupo regular, que confiou em mim, se entregando ao processo da Biodanza, permitindo-se serem transformados. “Vocês me comovem, me motivam e me nutrem. Obrigada.”

Agradeço aos meus filhos, Bernardo Dallalana Passos e Larissa Dallalana Passos e meu neto, João Junqueira Dallalana Passos, pela oportunidade de experimentar o amor incondicional. “E filha, obrigada pelos socorros com o power point e a internet e por todo seu cuidado e carinho. Amo vocês!”

Agradeço a este sistema criado por Rolando Toro, que é de uma magnitude e abrangência ainda de difícil compreensão para a nossa cultura e a uma frase que me acompanhou desde o primeiro dia da escola de formação para facilitadores de Biodanza:

(5)

5 E assim se fez.

(6)

6 RESUMO

O objetivo é demonstrar que através do processo do sistema Biodanza, o indivíduo torna-se cada vez mais integrado e vinculado a VIDA, pois este sistema promove, a partir da consciência expandida de si, a abertura para o canal de comunicação com a Consciência Cósmica que permite qualificar os pensamentos, mostrando que há escolha para sair do círculo vicioso dos hábitos e condicionamentos e criar novos circuitos cerebrais que representem estados mais felizes da consciência.

Palavras-Chave: Inconsciente Vital, Inconsciente Numinoso, Reconexão, Iluminação, Consciência, Amor.

RESUMEN

El objetivo es demostrar que a través del proceso del sistema de Biodanza, el individuo se vuelve cada vez más integrado y vinculado a la VIDA, porque este sistema promueve, a partir de la expansión de la conciencia de sí mismo, abriendo el canal de comunicación con la Conciencia Cósmica que permite calificar los pensamientos, demostrando que hay opción de salir del círculo vicioso de los hábitos y condicionamientos y crear nuevos circuitos cerebrales que representan estados de conciencia más felices.

Palabras clave: Inconsciente Vital, Inconsciente Numinoso, Reconexión, Iluminación, Conciencia, Amor.

(7)

7 SUMÁRIO

Página

Introdução... 09

CAPÍTULO 1: O QUE É A BIODANZA? 1.1 Conceitos Fundamentais ... 11

1.1.1. Conceito de Biodanza ... 11

1.1.2. Princípio Biocêntrico ... 16

CAPÍTULO 2: INCONSCIENTE VITAL 2.1 O que é Inconsciente Vital? ... 20

2.2 Expressão e Manifestação do Inconsciente Vital ... 23

2.3 Acesso ao Inconsciente Vital ... 28

2.4 O Inconsciente Vital fundamentado no Modelo Teórico de Biodanza... 30

CAPÍTULO 3: OS INCONSCIENTES E SUAS INTERCOMUNICAÇÕES 3.1 Os Estratos dos Inconscientes ... 36

3.1.1.Inconsciente Pessoal ... 36

3.1.2.Inconsciente Coletivo ... 37

3.2 Os Umbrais de Transição: Como os Inconscientes se comunicam ... 39

CAPÍTULO 4: INCONSCIENTE NUMINOSO 4.1 O que é Inconsciente Numinoso? ... 40

4.1.1.O Numinoso para Rudolf Otto:Numinoso=Sagrado... 40

4.1.2.O Numinoso para Jung: Numinoso=Arquétipo... 42

(8)

8 CAPÍTULO 5: O QUE É CONSCIÊNCIA?

5.1 Sentido Amplo de Consciência ... 49

5.1.1.No Sentido Psicológico... 49

5.1.2.No Sentido Filosófico... 50

5.2. Diferenciação entre Consciência Humana e Consciência Cósmica... 51

5.2.1.Consciência Humana... 51

5.2.2.Consciência Cósmica... 53

CAPÍTULO 6: DO INCONSCIENTE VITAL À CONSCIÊNCIA CÓSMICA 6.1 A Biodanza como meio de acesso ao Inconsciente Vital fazendo conexão com a Consciência Cósmica. ... 56

6.2 Depoimentos de participantes do Grupo Regular ... 60

CONCLUSÃO DO TRABALHO ... 65

(9)

9 INTRODUÇÃO

O objetivo desta monografia é desenvolver parte do caminho que leva à conexão do Inconsciente Vital com a Consciência Cósmica. Este caminho de conexão vai se configurar como uma pulsação de vida, pois toda a vida se dá em movimento.

―No início era o Verbo!‖ Verbo é ação e ação é movimento.

Todo este trabalho está delineado e será exemplificado com base no Modelo Teórico, tanto no eixo horizontal como no eixo vertical.

No eixo horizontal, o caminho vai da consciência de si mesmo à regressão, voltando com uma consciência mais expandida de si mesmo, gerando maior fortalecimento da Identidade.

No eixo vertical, o caminho é a expressão do potencial genético do ser humano, através das cinco linhas de vivência rumo à Integração da Identidade, que é o objetivo principal do sistema Biodanza, até acessar estados de Iluminação, desfrutando, assim, de um vínculo profundo com a totalidade.

Do Inconsciente Vital à Consciência Cósmica há uma unidade de movimento pulsante para recuperar a sintonia vital com o Universo, pois quando a conexão com esta sintonia é perturbada e/ou bloqueada, começam as dissociações e consequentemente as enfermidades, comprometendo, assim, nossa saúde integral. A memória de vida, a biologia celular, que está no Inconsciente Vital, é nutrida pela memória cósmica onde se encontra o Inconsciente Numinoso e é assim que se estabelece a plenitude de vida em nós. O Inconsciente Vital, em conexão com a Consciência Cósmica, com esta energia cósmica que gera a vida, nutre-se e se auto-organiza constantemente, atualizando nossas crenças através das qualificações de nossos pensamentos.

(10)

10 Meu objetivo é explorar como o ato de cura, de harmonização e de integração de indivíduos que se submetem ao processo de desenvolvimento através das vivências em Biodanza pode ser alcançado por uma ampla abordagem de reconexão do ser humano com a totalidade.

Através do resgate do vínculo consigo, do vínculo com seus semelhantes e do vínculo com a vida em toda a sua dimensão e sacralidade, o indivíduo se desenvolve rumo a estados de consciência cada vez mais expandidos, integrados e iluminados. E, assim, traz à consciência toda a integração necessária para uma vida completamente estabelecida dentro do Princípio Biocêntrico.

(11)

11 CAPÍTULO 1: O QUE É A BIODANZA?

MANIFESTO

Somos a memória do mundo. Somente devemos recordar o que

está em nossas células. Os frutos do verão, o amor voluptuoso.

A capacidade de colocar-se no lugar do outro. O contato.

A coragem de inovar. O abraço, o adeus e o encontro.

O mar na nossa pele. A música da vida.

A dança da vida. Biodanza nos devolve

A memória ancestral, A possibilidade absoluta do amor.

ROLANDO TORO

1.1 Conceitos Fundamentais

1.1.1. Conceito de Biodanza

Consideramos como uma definição acadêmica o texto abaixo, segundo seu criador Rolando Toro (1924-2010):

―Biodanza é um sistema de integração e desenvolvimento humano, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo‖

(12)

12 Para exemplificar e esclarecer melhor esta definição e, consequentemente, a proposta deste trabalho, darei significado explícito aos termos usados acima, para melhor compreensão deste sistema:

Integração e Desenvolvimento Humano: significa restabelecer a unidade perdida entre o homem e a natureza a partir do núcleo integrador em Biodanza que é a afetividade. Isto é feito através dos três vínculos básicos usados que são: o vínculo consigo, o vínculo com os semelhantes e o vínculo com a totalidade, unindo o homem à natureza e ao cosmo.

Renovação Orgânica: é a ação sobre a autorregulação orgânica. Significa estabelecer a homeostase, o equilíbrio interno e a redução dos fatores de estresse. A renovação orgânica é induzida principalmente por situações especiais de transe biológico que ativam processos de reparação celular e regulação global das funções do organismo, diminuindo os fatores de desorganização.

―Os genes não ligam-desligam sozinhos. Em termos mais técnicos, não são aquilo que chamamos de ―autoemergentes‖. É preciso que fatores externos do ambiente os influenciem para que entrem em atividade.‖

(Bruce Lipton)

―E novas pesquisas confirmam a todo instante meu ceticismo em relação ao dogma central e ao princípio de que o DNA é que controla a vida. Na verdade, a epigenética, que é o estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente controla a atividade genética, é hoje uma das áreas mais atuantes da pesquisa científica em geral. O papel do meio ambiente no controle das atividades genéticas dos genes já era o foco de minhas pesquisas 20 anos atrás, antes mesmo de a ciência se interessar pelo assunto.‖

(Bruce Lipton)

Reeducação Afetiva: é a estimulação da capacidade de estabelecer e preservar vínculos nutritivos, afetivos, saudáveis e empáticos em todos os aspectos da vida.

Reaprendizagem das Funções Originárias da Vida: consiste na reconexão com os instintos primordiais da vida. Instinto neste contexto é uma rede orgânica de impulsos hereditários destinados à auto-conservação. Nossa cultura tem castrado progressivamente esta base instintiva de proteção de vida. E um dos trabalhos

(13)

13 básicos em Biodanza é resgatar esta base instintual, através da conexão com estes impulsos primordiais.

― Reparentalizar, voltar à origem, recuperar a criança livre, conectar-se com a energia cósmica, restaurar o orgasmo são algumas das propostas da moderna intuição em psicoterapia. Toda essa semântica se refere, no fundo, ao reconhecimento do significado do primordial. É um girar em torno da ideia de que a saúde há de vincular-se à fonte originária da vida.‖

(Rolando Toro) Vivências Integradoras: é uma experiência vivida no aqui-e-agora, com grande intensidade, por um indivíduo com qualidade ontológica (que se projeta sobre a sua existência), que abarca as funções emocionais, cenestésicas e orgânicas.

Uma outra definição, mais recente, trazida por Rolando Toro, tem um conteúdo mais científico calcado, principalmente, na Biologia e Fisiologia do sistema humano.

―Biodanza é um sistema de aceleração de processos integrativos no nível celular, metabólico, neuroendócrino, imunológico e existencial, mediante ambiente enriquecido com músicas específicas, movimentos integradores e carícias que deflagram vivências.‖

(Rolando Toro)

E, por se tratar aqui do sistema Biodanza, criado por Rolando Toro, que além de um estudioso de várias ciências tinha como característica básica o dom de ser um poeta, vou citar também a definição dada por ele dentro da semântica filosófica e poética:

― A base conceitual da Biodanza provém de uma meditação sobre a vida, ou talvez do desespero, do desejo de renascer de nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão. Poderíamos dizer com certeza: da nostalgia do amor. Mais que uma ciência, é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência.‖

(Rolando Toro).

E para dançarmos nossa dança e, assim, alcançarmos, cada vez mais, a autêntica expressão do nosso potencial genético, proporcionamos um ambiente enriquecido, acolhedor e estimulador de emoções positivas que vão

(14)

14 progressivamente ativando nosso organismo em sua totalidade, por meio das vivências.

VIVÊNCIA - A vivência em Biodanza se dá no aqui agora, que é deflagrada por estimulações externas, como música, movimento, consigna, encontros e história pessoal (pois o individuo só ouve o que pode) e estimulações internas, provenientes da dinâmica fisiológica, dada por reações elétricas e bioquímicas.

Portanto, falar de vivência em Biodanza é falar daquilo que acontece no organismo humano, do Sistema Nervoso Central às células de todo o corpo. A partir das estimulações recebidas via Sistema Nervoso Central e deste para o Sistema Nervoso Periférico Simpático e Parassimpático, acontece toda a dinâmica fisiológica do corpo, pois o SNP Simpático e Parassimpático rege todos os órgãos e células do organismo humano, envolvendo, inclusive, os Sistemas Imunológico e Endócrino.

Globalmente, vivência é o resultado da estimulação da música e do movimento que atinge diretamente o sistema límbico-hipotalâmico, centro regulador das emoções, ultrapassando o sistema analítico, ou seja, o processo intelectual não entra nessas experiências, elas se dão no metabolismo do indivíduo. Isto quer dizer que falar de emoção é falar de descargas bioquímicas e elétricas que ativam todas as estruturas envolvidas para a produção de neurotransmissores e neuro-hormônios. Com isso o Sistema Imunológico e o Sistema Endócrino também são ativados.

O resultado é a harmonização no nível celular dessas emoções, através das vivências integradoras, de onde partem as iniciativas das transformações existenciais para, então, serem informadas à consciência do indivíduo.

Com a metodologia música-movimento-vivência, mais os exercícios propostos e o comprometimento do indivíduo com seu processo de desenvolvimento, ocorrem transformações que vão da vivência direto para a existência como um processo de desenvolvimento e fortalecimento da Identidade, que é o objetivo principal do sistema Biodanza.

(15)

15 Posteriormente, com a conscientização deste processo, o indivíduo é tomado por sensações de agradecimento e por um prazer de viver, que é quando se percebe que o humor endógeno, que também são as emoções de fundo, foi atingido despertando para outro nível de consciência, resultado da consciência expandida de si mesmo num caminho para a experiência de transcendência onde acontece a conexão com a consciência cósmica.

―A dança ativa o núcleo central da Identidade: a comovedora sensação de estar vivo. A partir desta percepção visceral, se atualizam as primeiras noções do corpo e sua percepção como fonte de prazer. E ao mesmo tempo, se acentuam a noção de ser diferente e único ao entrar em contato com as outras pessoas.‖

(Rolando Toro).

CORPOREIDADE – ―Estar vivo dos pés à cabeça!‖

A corporeidade é uma experiência vivida no corpo como unidade. É sentir-se vivo através das sensações corporais.

―Tal conceito é inspirado na fenomenologia de Merleau-Ponty, que reconheceu que ―a cultura ocidental requer que tomemos os nossos corpos simultaneamente como estruturas físicas e como estruturas de experiências vividas- em suma, tanto como externos e como internos, biológicos e fenomenológicos‖.

(José Hamilton Ferreira)

Vemos então a importância de se falar de corpo na dimensão do significado de corporeidade que engloba a totalidade do ser.

―Para o individuo, a vivência quotidiana que lhe dá notícias da sua identidade é a sensação de estar vivo. Quando eu me sinto vivo estou em contato com a minha identidade, sei que existo, que sou uma individualidade. A base desta sensação de estar vivo repousa na corporeidade. Deste modo, a origem da identidade é biológica. Sem o corpo ou sem a vida corporal não existe identidade.‖

(José Hamilton Ferreira)

―O conhecimento de si passa pelo alargamento, pelo refinamento da consciência do corpo, a fim de que a consciência do corpo se torne o corpo da consciência‖.

(Gerda Boyessen)

O desenvolvimento da corporeidade é estimulado e acessado através das sensações vitais, que é um caráter próprio da cenestesia, em que cada uma das

(16)

16 sensações corporais não é localizada com precisão. Elas se apresentam como elementos de um sentimento geral de estar vivo. E por isto chamamos de sentimentos vitais.

Sensações de leveza/peso, comodidade/incômodo, sentidas em todo o corpo, demonstram a corporeidade dos sentimentos vitais.

―Gradativamente o indivíduo torna-se consciente de seus movimentos internos, do ritmo do seu ―oceano interno‖ e finalmente do ritmo do oceano cósmico do qual é parte. No início, dificilmente é uma percepção consciente, mas neurovegetativa; uma percepção da pulsação celular visceral: literalmente intestinal. Com isso vem a percepção do prazer de estar vivo e um sentimento de força e celebração.‖

(Clover Southwell).

Concluímos, assim, que a corporeidade dos sentimentos vitais, expressos pelo humor endógeno, nos informa do nosso estado geral de bem-estar ou mal-estar, que denominamos estados cenestésicos ou sensações endógenas de vida.

1.1.2.Princípio Biocêntrico

―Meditando sobre a vida, sinto a obrigação de respeitar qualquer vontade de vida ao meu redor, por ser igual à minha. A idéia fundamental do bem é, pois, que este consiste em preservar a vida, em favorecê-la, em conduzi-la a seu valor mais alto; e que o mal consiste em aniquilar a vida, em lastimá-la, em colocar travas a seu florescer.‖

(Albert Schweitzer).

O Princípio Biocêntrico é a base filosófica que fundamenta o sistema Biodanza.

Este é um paradigma proposto por Rolando Toro onde estão vinculadas todas as estruturas teóricas do sistema Biodanza.

O núcleo fundamental deste princípio está no seu próprio nome: “a vida como centro”; a vida como princípio e com direito a ser defendido como prioridade dentre todos os outros princípios; a vida como celebração do sagrado em toda a sua plenitude.

(17)

17 No sentido biocêntrico, vida é todo o cosmo, é toda manifestação da energia primordial.

Quando vivemos a partir deste fundamento, experimentamos o sentimento de vinculação com a totalidade. Percebemos que fazemos parte integrante deste sistema vivente e nos conectamos, amorosamente, com todas as formas de vida, sentimos a ressonância que existe em todo o Universo e que nada existe separado da totalidade. Tudo está interligado! E a evolução do Universo é toda baseada em favor da Vida.

O Princípio Biocêntrico é uma referência essencial da origem cósmica da vida, uma síntese conceitual do ser humano no seu processo de integração com o Universo, com o seu semelhante e com uma condição natural de amor e consciência.

Esta compreensão, que surge a partir do nosso centro afetivo, nos leva naturalmente a uma ecologia profunda, a uma ética abrangente.

―Tudo que move é sagrado.‖

(Beto Guedes).

―A principal tarefa da nossa existência é devolver ao mundo a sacralidade da vida.‖

(Rolando Toro).

―O Principio Biocêntrico propõe a potencialização da vida e da expressão de seus poderes evolutivos. Biodanza é, deste ponto de vista, uma poética do vivente, fundada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida. Todas as ações de Biodanza se orientam em ressonância com o fenômeno profundo e comovedor da vida.‖ (Rolando Toro). ―Penso que a vida não surgiu da matéria, mas que a matéria se ordena em relação às possíveis estruturas da vida. A causa do universo é a vida.‖

(Rolando Toro) Primeiro a vida e depois o universo. Um grande paradigma! “A vida é quem gerou o universo”. Esta energia cósmica, a energia de vida é que dá origem a tudo.

(18)

18 “O universo existe porque existe vida.” E não ao contrário. Tudo aquilo que existe, elementos, estrelas, plantas, animais, incluindo o ser humano, são os elementos de um Sistema Vivo maior.

As relações de transformação matéria-energia são estados diversos de integração da vida. Ou seja: não podemos mais considerar que energia e matéria sejam coisas distintas. Só existe energia! Tudo é energia em suas várias manifestações.

―Os dados reais da ciência só parecem ter sentido sobre algum tipo de fundamento implicado ou unificador, ou transcendental, subjacente aos dados explícitos.‖

(David Bohm).

A partir do Princípio Biocêntrico podemos conceber o universo como um gigantesco holograma vivo.

―O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.‖

(O Caibalion – Filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia) Sendo assim, os princípios de nosso modo de vida deveriam ser os princípios da vida cósmica. Em outros termos, nosso movimento, nossa dança, deveriam organizar-se como expressões de vida e não como meios de alcançar fins externos.

―Todas as ações de Biodanza orientam-se em ressonância com o fenômeno profundo e comovedor da vida.‖

(Rolando Toro). Onde: “vida gera mais vida”, toda expressão, todo movimento, toda dança, é uma linguagem viva.

Não é a consistência ideológica de uma pessoa o que interessa, mas sua consistência afetiva, sua prática do movimento-amor. O sentimento de amor poderia ser definido como a expressão suprema de contato com a vida. Através da Biodanza chegamos à fonte originária dos impulsos de vida. Dança, Amor e Vida são termos

(19)

19 que tocam o fenômeno da unicidade cósmica. O núcleo criador da cultura do terceiro milênio está por nascer com a restituição da sacralidade da vida.

Precisamos “sentir‖ e vivenciar, a cada momento, esta sacralidade de vida, onde todo tempo é litúrgico e todo lugar é sagrado. E isto só pode ser verdadeiro se formos positivamente afetados pelo amor e vivermos orientados pela Inteligência Afetiva.

O Princípio Biocêntrico proposto por Rolando Toro só poderá ser vivenciado a partir do desenvolvimento de nossa Inteligência Afetiva. Ter Inteligência Afetiva é colocar seus potenciais a serviço do Amor, da felicidade num sentido maior, onde todos são beneficiados, atendidos em suas necessidades básicas, nutridos de estímulos amorosos, de sentimentos de pertencimento, agregando potenciais. Então podemos nos conectar e nos beneficiar desta energia cósmica de vida, onde vida gera mais vida, pondo nossa Inteligência a serviço da abundância, do Amor e da Alegria de Viver.

“E qual o caminho? Como chegar aí? E como partir daí?”

Para isto precisamos compreender outro princípio básico e que fundamenta toda a estrutura metodológica com a qual Rolando nos presenteou, onde realmente este sistema gerador de vida atua. Precisamos conhecer o conceito de “Inconsciente Vital”.

(20)

20 CAPÍTULO 2: INCONSCIENTE VITAL

2.1 O que é Inconsciente Vital?

―O Inconsciente Vital, inventei-o a partir dos novos estudos da biologia, onde se descobriu um objetivo nas células. As células se comportam com um objetivo especial ... um psiquismo biológico que é muito profundo.‖

(Rolando Toro – 1996) No ano de 1996, Rolando Toro criou o conceito de Inconsciente Vital, que é um conceito extremamente abrangente, pois aprofunda-se, verticalmente, para a memória biológica do ser humano.

Cada ser vivo constitui um holograma do cosmo e cada célula humana constitue um holograma do ser e é a partir do Inconsciente Vital que nos mantemos conectados à força cósmica que gera, nutre e mantém a vida.

Holograma é uma unidade de registro integral, que possui a informação do todo, ou seja, cada um de nós possui toda a informação do universo e cada célula nossa possui toda a informação de todo o nosso organismo. Podemos dizer assim que cada célula do corpo contém uma cópia do nosso DNA e cada um de nós é uma cópia do universo.

Damos nome a esta memória biológica, que é memória de vida, de Inconsciente Vital e a esta memória cósmica, de Inconsciente Numinoso.

Ambos são autônomos e possuem uma inteligência própria, independente de qualquer vontade consciente. Só que o Inconsciente Vital, nosso psiquismo celular, memória de vida, nutre-se a partir da conexão com a memória cósmica, e este é o princípio que motivou o desenvolvimento deste trabalho.

Neste momento vou me ater ao Inconsciente Vital, memória de vida.

A primeira palavra que Rolando usou para designar Inconsciente Vital foi cognição.

(21)

21 As células têm cognição, ou seja, um saber, um conhecimento prévio de como se organizar para manter a vida pulsante, para estabelecer a ordem orgânica e uma saúde integral e harmoniosa para que desenvolvamos todo nosso potencial genético.

Depois pensou em psiquismo celular, uma inteligência criativa capaz de lidar com toda sorte de intempéries para que a vida prevaleça saudável para todo o organismo. Por fim, Inconsciente Vital, que quer nos dizer de todo esta atividade biológica de inteligência própria e autônoma, que se estiver ativada e desbloqueada estará sempre em sintonia vital com a consciência cósmica, estabelecendo a vida, plena de sentido, de alegria e de abundância universal.

Inconsciente Vital é, pois, o psiquismo das células e órgãos. Enquanto psiquismo, tem memória, sistema de defesa, afinidade e rechaço, solidariedade entre elas e uma rica e ampla forma de comunicação. Como diz o famoso biólogo celular, Bruce Lipton:

―Cada célula é um ser inteligente e que sobrevive por conta própria, algo que os cientistas já demonstraram retirando células individuais do corpo para mantê-las em cultura separada. Assim como eu havia descoberto intuitivamente durante minha infância, essas células inteligentes têm vontade própria e um propósito de vida. Procuram ambientes que sejam adequados à sua sobrevivência e evitam todos os que possam ser tóxicos e/ou hostis. Da mesma maneira que nós, humanos, fazemos, analisam as centenas de estímulos que recebem do microambiente que habitam para selecionar as respostas comportamentais mais adequadas e garantir sua sobrevivência. E também são capazes de aprender com as experiências que vivenciam em seu ambiente e de criar uma espécie de memória que é passada aos seus descendentes. Como por exemplo: quando o vírus do sarampo infecta uma criança, suas células ainda não amadurecidas são colocadas em ação para criar um anticorpo de proteína protetor e combatê-lo. Nesse processo, as células criam um novo gene que servirá de padrão para a fabricação de anticorpos contra o sarampo. Assim elas não apenas aprendem sobre o vírus do sarampo como criam um arquivo a ser herdado e propagado entre a sua prole. Este magnífico processo de engenharia genética é de extrema importância, pois representa um mecanismo de inteligência inata que permite às células se desenvolver.‖

(Bruce Lipton- A Biologia da Crença)

―A Inteligência cósmica organiza os seres, e o Inconsciente Vital é a porta de entrada para esta informação.‖

(Rolando Toro). ―Os sistemas vivos pertencem à ordem implicada do Universo, de modo que toda manifestação de vida se dá em consonância com a organização inteligente do Cosmos‖. (Hedilane Coelho – Didata de Biodanza).

(22)

22 Classicamente, em Biodanza, dizemos sobre Inconsciente Vital que, “existe uma forma de psiquismo dos órgãos, tecidos e células que obedece a um “sentido” global de auto-conservação. O Inconsciente Vital dá origem a fenômenos de solidariedade celular, criação de tecidos, defesa imunológica e, em suma, ao acontecer exitoso do sistema vivo”.

(Apostila de Inconsciente Vital).

Este “psiquismo” coordena as funções de regulação orgânica e homeostase; possui uma grande autonomia em relação à consciência e ao comportamento humano.

―As células possuem uma forma de memória, manifestam afinidade e repúdio, solidariedade entre si e se valem de múltiplas formas de comunicação. Existe portanto, uma forma de comportamento das células, tecidos e órgãos que obedece a uma tendência global à conservação presente nos seres vivos. Tal comportamento coordena as funções de regulação orgânica e homeostase.‖

(Rolando Toro). Se as vivências em Biodanza são harmonizadoras das emoções, elas vão gerar harmonia para todo o organismo. Assim, o circuito vital que começa com vivências que deflagram emoções gera a ativação do Inconsciente Vital que organiza todo o organismo.

Vamos visualizar isto num gráfico, que denominamos: “CIRCUITO VIVÊNCIAL UNIDADE MENTECORPO”, para melhor exemplificação do que a vivência gera a partir dos exercícios propostos em Biodanza.

(23)

23 Precisamos compreender agora a partir do quê o Inconsciente Vital se manifesta e se expressa.

2.2 Expressão e Manifestação do Inconsciente Vital:

―O Inconsciente Vital é um psiquismo que cria regularidades e tende a manter as funções estáveis. As manifestações do Inconsciente Vital no cenário da consciência cotidiana são: o humor endógeno e o estado cenestésico de bem-estar e mal-estar.‖

(Rolando Toro)

É muito importante termos em mente que toda a atividade celular e biológica do nosso organismo se dá de forma completamente autônoma e independente do nosso “querer” ou de nossa vontade consciente ou voluntária.

Adoecer ou curar-se independem do nosso querer, é algo que se passa na atividade celular, a partir da harmonização do Ser em conexão com a totalidade, pois é este psiquismo celular que coordena as funções de regulação orgânica e homeostase, faz o equilíbrio interno e fisiológico do organismo, mantendo as funções vitais para que haja uma interação dinâmica e constante do organismo-ambiente perfeitamente sustentável.

Harmonização ooã

(24)

24 Mas, não ser da nossa vontade consciente ou voluntária o adoecer ou curar-se, não quer dizer que este organismo não pode ser ajudado a se reconectar através de uma mudança de paradigma na qualidade do pensamento do indivíduo, pois cada pensamento é uma forma de energia. O indivíduo precisa permitir o acesso da energia cósmica à sua atividade celular e para isto precisa libertar-se das defesas egóicas.

A qualidade do que o individuo pensa envia estímulos para todo o seu organismo influenciando o Inconsciente Vital e, assim, permitindo ou não um acesso a esta energia cósmica de onde ele se nutre e se auto-organiza constantemente.

A mente não é soberana, mas a qualidade mental é, porque gera emoções que influenciam nosso sistema orgânico.

Aqui devemos reconhecer a importância das escolhas do nosso estilo de vida para a saúde integral do nosso corpo. Tudo o que permitimos deixar entrar através das nossas emoções e percepções, incluindo os alimentos, e a identificação com os pensamentos, influenciam, diretamente, nosso Inconsciente Vital.

Não adoecemos pelo nosso querer voluntário e nem curamo-nos por esse querer enquanto expressão e desejo do ego, pois não é através do ego que nos alimentamos da energia cósmica. Precisamos nos reconectar a esta energia maior de vida através do nosso sistema de crenças, precisamos saber que não podemos controlar a energia cósmica e nem direcioná-la, mas podemos nos reconectar a ela, a partir do momento que o indivíduo compreende que não é ele enquanto ego que irá curar-se e sim é ele enquanto ser reconectado com a totalidade. E isto se dá quando ele abdica do ego e tem a crença absoluta que é uma ordem implicada que tem o poder de recuperar seu organismo, portanto, entrega-se ... e então tem como resultado uma paz; essa ausência de conflitos permitirá sua reconexão com a consciência cósmica e consequentemente a possível recuperação do seu organismo.

(25)

25

―Não sou eu que vou dar conta da doença do meu corpo, assim como também como não sou eu que vou dar conta da minha cura. Isto não me pertence!‖ (Percebe o indivíduo)

Sabendo e crendo que isto faz parte de uma ordem implicada maior, libera-se o ego da compulsão de querer ficar bom, deixando-o mais plástico e tendo assim a chance de se reintegrar à totalidade e receber os recursos necessários.

Começa, assim, o processo de cura, que não dependerá do seu querer voluntário, mas dependerá “também” da qualidade de seus pensamentos, da sua nutrição afetiva e de seu novo estilo de vida que irá influenciar diretamente o humor endógeno. O ambiente interno e suas emoções de fundo são o que determina, constantemente, nosso estado de humor, determinando nossas escolhas e nossa motivação diante da vida.

Dizemos, então, que o Inconsciente Vital expressa-se através do “humor endógeno, do bem-estar cenestésico e do estado global de saúde”.

O bem-estar cenestésico significa nossas sensações internas: relaxamento ou tensão, abertura ou fechamento, disposição para o outro ou defesa, etc. Podemos observar isto até pela tonicidade muscular, postura geral do corpo do indivíduo, expressão facial, cor da cútis e brilho dos olhos.

E o Inconsciente Vital se expressa facilmente pelo estado geral de saúde ou doenças do individuo. Expressa-se, principalmente, pela vontade de viver, pela alegria descomprometida de resultados, pela disponibilidade de compartilhar seu dia-a-dia, pelo riso solto, pelo ímpeto para o novo, pela expressão e comunicação de suas ideias, pelo prazer e erotismo de vida, pelo cuidado com o outro, pelo amor pela natureza, dentre tantas outras formas de se gratificar pelo maravilhoso da vida. Expressa-se, também, por sua patologia: pela depressão de seu sistema vivente causado por uma dissociação e desintegração desta força geradora de vida, resultando em apatia e/ou temor diante da vida, causando vários tipos de doenças e enfermidades por distúrbios psicossomáticos.

(26)

26 Qualidade dos pensamentos e estilo de vida são fundamentais para um Inconsciente Vital conectado com a energia cósmica e saudável. Para isto precisamos acessar níveis de consciência humana cada vez mais desenvolvidos e basear nosso estilo de vida num princípio de vida universal, princípio de vida cósmica e/ou Princípio Biocêntrico.

Quando estamos na sintonia vital com a totalidade, abrimos espaço interno e nos conectamos com o Universo, através da PRESENÇA e então, criamos VIDA!

― O Inconsciente Vital é, assim, um comportamento que gera regularidades e mantém estáveis as funções orgânicas; ele possui uma grande autonomia em relação à consciência e ao comportamento humano.Suas manifestações durante a vida cotidiana são: o humor endógeno (sensações endógenas de vida), o bem-estar cenestésico e o estado de saúde.A importância do conceito de Inconsciente Vital está em sua possibilidade de influir em nossos estados de humor. O Inconsciente Vital está em sintonia com a essência viva do Universo; quando esta sintonia é perturbada, se inicia a enfermidade.O ato de cura será compreendido, assim como um movimento a recuperar essa sintonia vital com o Universo.‖

(Rolando Toro)

Esta reconexão se dá pela crença de que somos indivíduos integrados ao Universo. Ao estarmos cada vez mais integrados, conscientemente, colaboramos com uma vida saudável e permitimos que o fluxo do ciclo biológico se cumpra naturalmente como os animais e povos primitivos.

Os povos primitivos, como os animais, não precisam de um sistema de crença, eles estão automaticamente ligados, então eles cumprem naturalmente o ciclo biológico: nascimento, crescimento, reprodução e morte. Eles não interferem neste ciclo pelo sistema de crença, eles vivem de acordo com as funções originárias da vida. Eles interagem com a natureza dos Instintos, que é uma das funções da Biodanza: reaprendizagem das funções originárias da vida.

INSTINTOS – nesta reaprendizagem, nesta reconexão não atrapalhamos o ciclo biológico. O instinto é uma conduta inata hereditária que não requer aprendizagem e que se desencadeia frente a estímulos específicos.

Dentro da concepção teórica da Biodanza, o instinto é, na realidade, uma rede orgânica de impulsos hereditários destinados à autoconservação.

(27)

27 Em ordem de complexidade, o desenvolvimento instintivo tem evolução até a consciência:

INSTINTOS = PROTOVIVÊNCIAS = EMOÇÕES = SENTIMENTOS

1) Instintos – são impulsos inatos que, ao pôr-se em contato com os estímulos exteriores, geram as protovivências do recém-nascido.

2) Protovivências - evoluem e dão origem às vivências altamente diferenciadas. As vivências são estados cenestésicos intensos que têm a característica do aqui-agora, mas que influem nos processos de autorregulação.

3) Emoções – são impulsos de origem instintiva que promovem ações de aproximação frente às circunstâncias agradáveis e de rechaço e fuga frente a situações desagradáveis. As emoções possuem expressão e padrões motores diferenciados em dimensões neurovegetativas, endócrinas e imunológicas.

4) Sentimentos – são constituídos por conjuntos complexos de emoções que tem duração no tempo, possuem componentes simbólicos e elementos de consciência.

( Apostila de Aspectos Psicológicos)

Os instintos por si só são autorreguladores, pois sua força diminui na medida em que se satisfaz. A autorregulação dos instintos tem base orgânica. Por esta razão, não existe perigo na sua liberação.

Os centros reguladores das emoções estão no cérebro e abarca principalmente, a região límbico-hipotalâmica e a amígdala. O córtex cerebral tem uma ação inibidora destes centros dos instintos e das emoções. Existe uma perfeita articulação entre a região límbico-hipotalâmica e o córtex cerebral através de circuitos neurológicos. O pensamento conceitual e a aprendizagem modulam as expressões emocionais, que podem muitas vezes transformar-se em uma força repressora das emoções.

(28)

28 Biodanza estimula, através da música, da dança e de situações de encontro em grupo, as funções límbico-hipotalâmicas (as emoções) e evita ativar o córtex cerebral (verbalização e análise) durante as vivências.

Nossa tarefa mais urgente é restaurar a base instintiva da vida e buscar orientação desses impulsos primordiais.

(Apostila de Aspectos Psicológicos).

―Existe um medo generalizado a respeito dos instintos e, ainda mais, uma atitude de violência frente a qualquer manifestação do primitivo. Minha abordagem é a de salvar esta selva interior e realizar não uma ecologia da mente, no estilo de Bateson, mas sim uma ecologia dos instintos. É necessário olhar as manifestações instintivas sob uma perspectiva poética de exaltação da vida e da graça natural.‖

(Rolando Toro)

A força dos instintos se vincula ao desenvolvimento da identidade individual. Quando os instintos são obstruídos ou desviados de seu sentido primordial, através dos valores culturais, o indivíduo tende a desorganizar-se. A singularidade, a diferenciação individual é nutrida pelos instintos.

A aprendizagem orientada sobre base instintiva aumenta a autorregulação, a vitalidade geral, a criatividade, a capacidade de vínculo e integração.

Agora precisamos saber como este sistema de aceleração de processos de integração acessa este Inconsciente Vital para desbloqueá-lo, ativá-lo e conectá-lo à energia cósmica, pois sabemos que o Inconsciente Vital, para estar saudável, precisa estar conectado com a energia cósmica da onde se nutre e se organiza constantemente.

2.3 Acesso ao Inconsciente Vital:

O meio de acesso ao Inconsciente Vital pelo sistema Biodanza é através de vivências integradoras geradas pela unidade metodológica música-movimento-vivência, através de encontros em grupo. A principal fonte de vivência que acessa o

(29)

29 Inconsciente Vital são as carícias, pois o maior órgão do sistema nervoso é a pele, sendo assim, as carícias atuam diretamente no Inconsciente Vital e geram estados cenestésicos profundos.

―Eu sei que tocar ainda é e sempre será a verdadeira revolução.‖ (Nikki Giovanni).

O contato deve alcançar a carícia. Carícia é o contato com intenção de afeto. Assim, as defesas se tornam desnecessárias à medida que a essência, através da Identidade, se fortalece e nos permitimos receber e dar carícias.

―As vivências ativam e harmonizam as funções límbico-hipotalâmicas. ―O sistema límbico é o centro regulador da conduta flexível dos instintos e emoções. O sistema límbico abarca as funções do hipocampo, amígdala cerebral e hipotálamo. O hipotálamo regula a hipófise, a qual, por sua vez, influi sobre o sistema endócrino. Estas funções cerebrais são, por sua vez, retroalimentadas por circuitos de retorno que conduzem os estímulos nervosos provenientes da atividade vivencial.‖

(Rolando Toro)

E para entrarmos em vivências, que vão acessar também outros Inconscientes, que mencionarei mais à frente, precisamos diminuir as defesas egóicas e ir além das nossas histórias pessoais, além do ego, para que se possa abrir a comunicação, através do transe biológico, com a energia cósmica e nos conectarmos com a fonte organizadora de vida: a Consciência Cósmica.

Por isto, no sistema Biodanza, priorizamos a vivência, pois são elas que induzem o indivíduo a fazer as transformações que geram mudanças na existência, para só, mais tarde tomar consciência destas mudanças e ao observá-las, espera-se que isto o levará a alcançar um novo nível de consciência e, a partir desta nova consciência sobre si mesmo que surgiu da vivência com modificações significativas em sua existência, encontra um novo significado e muda conscientemente seu estilo de vida, a partir de uma consciência expandida de si mesmo e de todas as informações advindas do Princípio Biocêntrico.

(30)

30 Concluímos, assim, que para acessarmos o Inconsciente Vital necessitamos diminuir nossa força egoíca, nossas defesas psíquicas para acessarmos outra dimensão, que é a dimensão biológica onde encontramos o Inconsciente Vital.

Para isto transitamos de um polo, que é da consciência de si mesmo, para outro polo que é a regressão, para então retornarmos com uma consciência mais expandida de nós mesmos e, a partir daí, em conexão com a Consciência Cósmica.

E é neste eixo horizontal que acontece o transe biológico, aonde vamos diretamente para dentro das nossas células, para o Inconsciente Vital.

―A via de acesso ao Inconsciente Vital não é aquela das imagens mentais, pensamentos associados, lembranças ou indução de processos transferenciais. A única via de acesso ao Inconsciente Vital é a vivência. E a via régia para induzir vivências capazes de mudar o humor endógeno é a Biodanza.‖

(Rolando Toro).

Agora vamos exemplificar este transe biológico, que é o caminho que fazemos para acessar o Inconsciente Vital e também defini-lo dentro de um Modelo Teórico.

2.4 O Inconsciente Vital Fundamentado no Modelo Teórico:

Um modelo nos orienta para uma organização dinâmica com todos os conteúdos que compõem um determinado sistema científico.

―O Modelo Teórico de Biodanza é descrito dentro de um contexto cósmico. Não se pode conceber um modelo da vida humana isolado do processo de gênese da vida e de sua evolução filogenética e ontogenética. Este é um modelo do Homem Cósmico‖.

(Rolando Toro).

O Inconsciente Vital se origina no Potencial Genético, do indivíduo a partir do início da sua gestação e acompanha-o por toda sua vida biológica. Seu caminho vai deste Potencial Genético passando pelo desenvolvimento das linhas de vivências: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, até atingir níveis cada vez mais integrados rumo à iluminação no eixo vertical. No eixo horizontal o caminho é da consciência de si mesmo até a regressão voltando com uma

(31)

31 consciência mais expandida de si mesmo e com maior reforço de Identidade para então acessar a Consciência Cósmica.

“A vivência de constituir-se uma criatura única, em ressonância e intimidade com todo o vivente, é a

característica anímica da Identidade sã. A identidade saudável segue sempre unida a uma percepção corporal unitária, de limites claros, com tendência à ação assertiva.‖

(Rolando Toro)

Se pudéssemos visualizar estes polos em movimento, de uma forma animada e em terceira dimensão, veríamos que estes movimentos são na realidade, movimentos espiralados em ascensão evolutiva.

―O Potencial Genético se expressa através de cinco linhas de potencial por meio das vivências. Por meio da música, da dança e de situações de encontro, estimula-se o sistema

integrador-adaptativo-límbico-hipotalâmico (SIALH), sede anatomofisiológica das vivências. Estímulos específicos de caráter vivencial sobre os centros límbicos-hipotalâmicos ativam funções vitais, sexuais, de renovação biológica, afetiva e de expansão de consciência. Todas estas funções têm origem genética.‖

(Rolando Toro)

― O Modelo Teórico de Biodanza é pulsante. Em torno das linhas de vivência que se entrelaçam em forma de espiral ascendente, encontra-se um eixo horizontal virtual que oscila entre dois polos em forma pulsante. Os potenciais genéticos se expressam dentro deste campo pulsante,

centrípeto-centrífugo.‖

(32)

32 MODELO TEÓRICO DE BIODANZA (1998)

(33)

33

Identidade Regressão Transe

Categorias do polo Identidade Categorias do polo Regressão

Tensão centrípeta Ampliação de consciência Percepção de si como centro do

mundo

Incorporação aferente de estímulos Percepção realista

Expansão Centrífuga Dissolução na totalidade Regressão aos estados primordiais

Entrega e fusão com o todo

As vivências integradoras em Biodanza, dentro de uma sessão, caracterizam-se por um conjunto concentrado de ecofatores positivos (estímulos do meio ambiente) que estimulam o desenvolvimento integrado dos potenciais genéticos do indivíduo.

Este transe que pulsa da Identidade à Regressão, voltando com uma consciência mais expandida de si mesmo, como diz Rolando Toro, é biológico. O que possibilita esta pulsação é a qualidade da Identidade de ser permeável à música e à presença do outro. A música e os encontros são vias de acesso à Identidade.

Quando o indivíduo tem uma vivência que o leva a um lugar regressivo, ele precisou diminuir suas defesas egóicas, e quando isto acontece, ele vai “para dentro das células”, acessando assim o psiquismo celular e ativando o Inconsciente Vital; então temos o seguinte caminho:

(34)

34 O TRANSE BIOLÓGICO, levando à REGRESSÃO, através de vivências de estimulação do Sistema Nervoso Periférico Parassimpático, diminuindo as defesas, ativa o INCONSCIENTE VITAL e esta ativação leva o indivíduo a uma harmonização celular e uma harmonização das emoções; isto faz com que o indivíduo volte das vivências com uma CONSCIÊNCIA AMPLIADA DE SI MESMO.

Esta CONSCIÊNCIA AMPLIADA DE SI MESMO, que já não é mais uma consciência ligada ao senso comum, irá promover a conexão com a CONSCIÊNCIA CÓSMICA.

Quando voltamos de uma vivência de regressão, voltamos em um estado de iluminação, de transcendência, de amor indiferenciado, de conforto, de bem estar cenestésico, de bem aventurança, enfim; acessamos estados de ser que normalmente não conseguimos acessar no cotidiano: estados de êxtase, de íntasis, de amor pleno, de felicidade, de alegria genuína, de gratidão profunda; estados de ser com os estratos do Inconsciente Numinoso, ao qual me deterei mais detalhadamente à frente.

Este estado de consciência ampliada já é o estrato da Consciência Cósmica, daí faz-se a conexão com a Consciência Cósmica. Este é o caminho!

―O estado de regressão integrativa é um dos objetivos de uma sessão de Biodanza. É justamente neste estado que o Indivíduo abdica do controle cortical e passa a funcionar regido predominantemente pelo centro límbico-hipotalâmico. É neste estado que consegue efetuar mudanças em estruturas comportamentais, valores e crenças, porque estimulado pela força instintiva ativa energias para realizar o que normalmente são evitados pelo controle cortical‖. (José Hamilton Ferreira)

E então: “Voltamos para casa!”

Assim, vamos do microcosmos ao macrocosmos.

O acesso à Consciência Cósmica se dá através do desenvolvimento do ser, é um movimento pulsante, espiralado e infinito provocado pelo fenômeno da

(35)

35 Podemos assim sondar, vislumbrar e/ou acessar um estado de Êxtase Cósmico e Iluminação.

Vamos agora exemplificar como passamos por este psiquismo pessoal, para irmos além do ego e acessarmos e ativarmos o Inconsciente Vital.

Vamos falar dos outros Inconscientes que também participam de todo este envolvimento para desenvolvermos nosso potencial genético.

(36)

36 CAPÍTULO 3: OS INCONSCIENTES E SUAS INTERCOMUNICAÇÕES

3.1. Os Estratos dos Inconscientes

Em Biodanza, trabalhamos com três níveis de Inconscientes que se comunicam entre si através de “umbrais de transição”. São eles: Inconsciente Pessoal, Inconsciente Coletivo e Inconsciente Vital. Posteriormente Rolando introduziu o Inconsciente Numinoso que discorrerei mais à frente.

3.1.1. Inconsciente Pessoal

Denominado por Freud, começa a se desenvolver na concepção do indivíduo e acompanha-o por toda a vida. Tem principal relevância a partir do seu nascimento e durante todo o período da infância quando está sendo formado o aparelho psíquico; gera-se no encontro de tendências genéticas com os ecofatores que estimulam ou inibem seus potenciais.

Este inconsciente possui uma dimensão biográfica, ou seja, contém toda sua história de vida e nutre-se da memória pessoal do indivíduo.

Segundo este princípio Freudiano, para todo evento há uma causa e isto se deve aos elos com os pensamentos anteriores que se encontram ocultos no inconsciente.

Freud cita os sonhos, os sintomas, a hipnose, as parapraxias, entre outros, como indicadores da existência e atuação do inconsciente. Diz-nos deste princípio de forma bastante didática e elucidativa:

“Denominamos inconsciente um processo psíquico cuja existência somos obrigados a supor —

devido a algum motivo tal que o inferimos a partir de seus efeitos —, mas do qual nada sabemos. Nesse caso, temos para tal processo a mesma relação que temos com um processo psíquico de uma outra pessoa, exceto que, de fato, se trata de um processo nosso, mesmo. Se quisermos ser ainda mais corretos, modificaremos nossa assertiva dizendo que denominamos inconsciente um processo se somos obrigados a supor que ele está sendo ativado no momento, embora no momento não saibamos nada a seu respeito. Essa restrição faz-nos raciocinar que a maioria dos processos conscientes são conscientes apenas num curto espaço de tempo; muito em breve se tornam latentes, podendo, contudo, facilmente tornar-se de novo conscientes. Também poderíamos dizer que

(37)

37

se tornaram inconscientes, se fosse absolutamente certo que, na condição de latência, ainda constituem algo de psíquico.‖

(Sigmund Freud)

Os conteúdos do Inconsciente Pessoal têm de algum modo relação com o ego, dizem respeito a vida individual e estão em concordância com a história pessoal do indivíduo.

Todos os eventos e passagens da vida de um indivíduo, quer se recorde ou não, assim como tudo que aconteceu, acontece e irá acontecer e que habita a consciência do aqui-e-agora são conteúdos do Inconsciente Pessoal.

Os meios de acesso ao inconsciente pessoal são: - a interpretação dos sonhos;

- a técnica de associação livre;

- a análise dos mecanismos de defesa do eu; - a anamnese.

(Fonte de Pesquisa Wikipédia).

3.1.2. Inconsciente Coletivo

Descrito por Jung, nutre-se da memória da espécie e dos arquétipos que são comuns a toda a humanidade; seu objetivo é a revelação do “self”(o si mesmo), o processo de individuação.

―O Inconsciente Coletivo compreende toda a vida psíquica dos antepassados desde os seus primórdios‖.

(JUNG, 1986).

Os instintos e os arquétipos juntos compõe o Inconsciente Coletivo.

O Inconsciente Coletivo traz o arquétipo como filogenia (evolução da espécie ao longo do tempo) para a nossa evolução, pois temos arquivado nos estratos da nossa consciência a história psicológica e arquetípica da humanidade.

(38)

38 Há uma estrutura básica na nossa mente=consciência que é o resultado das experiências imemoriais dos seres vivos e seus antecessores na longa cadeia da evolução da vida.

Jung afirma que a criança ao nascer já traz, em potencial, a capacidade de atualizar esses arquétipos de acordo com suas vivências em relação com o meio ambiente. Ocorre uma interação entre a energia arquetípica e o meio. A partir dessa interação, vão se compondo os complexos, que, por sua vez, integram aquilo que se chama inconsciente pessoal.

A divisão entre um inconsciente pessoal e outro coletivo é principalmente didático. Grosso modo, o inconsciente pessoal está relacionado com as questões específicas da vida do indivíduo. Forma-se no embate entre as necessidades coletivas do ser humano, representadas pelos arquétipos, e as necessidades do mundo externo, representadas pelas relações da criança. Os símbolos dos sonhos referentes a essa camada do inconsciente, geralmente, têm um caráter próximo aos acontecimentos do dia-a-dia. Já os símbolos que se referem ao inconsciente coletivo, que emergem na medida em que as situações vividas por um indivíduo nunca são completamente únicas, têm um caráter estranho: monstros mitológicos, naves espaciais, etc.

(Fonte Original da Internet).

―Do mesmo modo que o corpo humano apresenta uma anatomia comum, sempre a mesma, apesar de todas as diferenças raciais; assim também a psique possui um substrato comum. Chamei a este substrato inconsciente coletivo. Na qualidade de herança comum transcende todas as diferenças de cultura e de atitudes conscientes, e não consiste meramente de conteúdos capazes de tornarem-se conscientes, mas de simplesmente a expressão psíquica da identidade da estrutura cerebral independente de todas as diferenças raciais. Deste modo pode ser explicada a analogia, que vai mesmo até a identidade, entre vários temas míticos e símbolos, e a possibilidade de compreensão entre os homens em geral. As múltiplas linhas de desenvolvimento psíquico partem de um tronco comum cujas raízes se perdem muito longe num passado remoto.

(Nise da Silveira citando Jung, em “Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo).

(39)

39 - o estudo dos símbolos de transformação;

- os arquétipos que conduzem ao processo de individuação (self); - a expressão do inconsciente através da pintura, poesia ou relatórios; - os sonhos dirigidos (sem interpretação);

- cerimônias e trabalhos com os mitos.

3.2 Os Umbrais de Transição: Como os Inconscientes se comunicam

Os três níveis do Inconsciente comunicam-se entre si através de “umbrais de transição”.

Entre o Inconsciente Pessoal e o Inconsciente Coletivo se estabelecem os processos que vão da história pessoal até o arquétipo e vice-versa. Os arquétipos também influenciam o Inconsciente Pessoal, porque nos já viemos com o arquétipo da nossa história filogenética.

Entre o Inconsciente Coletivo e o Inconsciente Vital se estabelecem os processos que vão do arquétipo aos sistemas de integração biológica mediante danças de integração e principalmente as posições geratrizes, pois a memória celular retém informações arquetípicas. Se a Biodanza atua nas células, ativa tais arquétipos e o corpo faz um reconhecimento dessa energia. Assim, o conteúdo simbólico deles passa a fazer parte do psiquismo, transformando a emoção e consequentemente o comportamento.

O Inconsciente Vital também comunica-se com o Inconsciente Pessoal através das vivências, deflagrando as emoções e reorganizando os sentimentos. Assim se dá a Consciência de Si, a inversão epistemológica proposta pela Biodanza, reorganizando desta forma as emoções e resignificando sentimentos.

Assim, estabelece-se uma rede de intercomunicação dos três estratos do Inconsciente.

(40)

40 CAPÍTULO 4: INCONSCIENTE NUMINOSO

4.1 O que é Inconsciente Numinoso?

NUMEN (do latim numen, majestade divina). Poder celeste, divindade mitológica, inspiração, gênio. Sagrado, divino. Divindade, espírito santo que habita determinado local ou determinada coisa, segundo a fé. É a força divina que vive nas coisas. “Presença”.

NUMINOSO, diz respeito ao sentimento de “maravilhamento” frente ao Universo Infinito, mas desvendável até certo ponto. É um termo latino que se refere a uma divindade, no sentido de força, poder e vontade. A palavra numen também é usada para se referir ao gênio poético, como uma divindade que inspira o poeta suas composições (da mesma forma que a musa). Mas genericamente, o termo pode referir-se a cada um dos deuses da mitologia clássica. Abrange o sentido sagrado da imanência que estava em todos os lugares e objetos para a religião romana. É usada por sociólogos para designar a ideia de poder mágico que está em um objeto.

(Fonte Wikipédia).

4.1.1. O Numinoso para Rudolf Otto: Numinoso=Sagrado

O termo foi criado por Rudolf Otto (1869-1937), alemão, teólogo protestante, filósofo e historiador das religiões; usou a palavra para descrever uma experiência religiosa que independe de divindades. O supremo sagrado ser a quem todas as religiões tentam aprender que gerou o primeiro sentimento religioso através de experiências religiosas, as hierofanias (derivado do grego, que si ato de manifestação do sagrado).

O termo foi usado por Mircea Eliade em seu trabalho de História das Religiões para se referir a uma potência de consciência da existência do sagrado, quando se manifesta através dos objetos usuais de nosso cosmos como algo completamente oposto ao mundo profano.

(41)

41 Numinoso, segundo a filosofia da religião de Rudolf Otto, aplica-se ao estado religioso da alma inspirado pelas qualidades transcendentais da divindade.

Quando nos deparamos com o fato religioso, uma tendência natural ao espírito humano consiste em torná-lo compreensível. “Para toda ideia teísta de Deus, mas muito especialmente para a cristã, diz Rudolf Otto, é essencial que a divindade seja concebida e designada com rigorosa precisão por predicados tais como espírito, razão, vontade, vontade inteligente, boa vontade, onipotência, unidade de substância, sabedoria e outros semelhantes; quer dizer, por qualidades que correspondam aos elementos pessoais e racionais que o homem possui em si mesmo, ainda que em forma mais limitada e restrita. Ao mesmo tempo, todos esses predicados são, na ideia do divino, pensados como absolutos; ou seja, como perfeitos e supremos(...)”.

Na tentativa para se chegar em essência à categoria do sagrado, é necessário que o separemos do seu componente moral, bem como de qualquer outro componente racional. A essência da categoria do sagrado seria para Rudolf Otto, o numinoso.

Uma categoria peculiar não passível de definição, mas apenas de descrição, compreensível indiretamente, por sugestões aproximadas que se apresentam ao ser, de forma a permitir que emerja nele a vivência característica do sagrado, num misto de terror-admiração.

Tais noções, contudo, não se esgotam no plano psicológico, remetendo a seu ver, a uma experiência metafísica que o sentimento como tal é impotente para expressar.

Otto propõe que a única forma de se compreender o irracional no sagrado é ter tido uma experiência pessoal com o sagrado.

(42)

42 O que ele diz a respeito do numinoso só faz sentido por encontrar eco na experiência vivida. Desse modo, para se aproximar do aspecto irracional do Sagrado, Otto tomou como referência as reações afetivas dos indivíduos frente ao numinoso, ou seja, as sensações provocadas pelo sagrado nos indivíduos.

Concluímos, que para Otto, o Numinoso não é uma noção teológica ou metafísica, mas uma noção pautada na descrição da experiência do sagrado; a compreensão do numinoso como o aspecto irracional do sagrado que invade e toma o indivíduo.

Isto permitiu que Jung pudesse aproximar a noção de numinoso, da noção de arquétipo e de inconsciente.

(Fonte de Pesquisa da Internet).

4.1.2. O Numinoso para Jung: Numinoso=Arquétipo

Em 1937, Jung escreveu sobre o numinoso como uma instância ou efeito dinâmicos não causados por um ato arbitrário da vontade, ao contrário, ele arrebata e controla o indivíduo, que é sempre antes sua vítima que seu criador. O numinoso, indiferente a que causa pode ter, é uma experiência do indivíduo independente de sua vontade.

O numinoso é tanto uma qualidade pertinente a um objeto visível como a influência de uma presença invisível que causa uma peculiar alteração da consciência.

Jung percebia que a crença, consciente ou inconsciente, isto é, uma disponibilidade prévia para confiar em um poder transcendente, era uma condição prévia para a experiência do numinoso.

(43)

43 O numinoso não pode ser conquistado; o indivíduo pode somente abrir-se para ele. Porém uma experiência do numinoso é mais que uma experiência de uma força tremenda e compulsiva; é um confronto com uma força que encerra um significado, ainda não revelado, atrativo e profético ou fatídico. Para Jung esta é a experiência arquetípica.

Tanto o sagrado, quanto o arquétipo são ideias ou conceitos, que não se apreende racionalmente; é necessário viver a experiência do sagrado e/ou do arquétipo para percebê-las e compreendê-las.

Para Jung, quando tocamos em conteúdos numinosos em nosso inconsciente, nos deparamos com algo de sublime e misterioso que nos possui. Não é algo de ordinário e, sim, de extraordinário; é uma descoberta vinda do Self, que nos empurra para mais um passo no processo de individuação e/ou integração da identidade por termos tocado a totalidade.

Esta definição é compatível com a dada por Otto e Jung que via o encontro com o numinoso como uma característica de toda experiência religiosa.

Quando os arquétipos se manifestam os indivíduos contam a história psicológica da humanidade com seus valores e crenças.

―O Inconsciente Vital extrapola, transcende a esfera pessoal do indivíduo e do atual para relacionar-se com o universal e o arcaico. O relacionar-seu conteúdo remete-nos aos primórdios da civilização e fala-nos

da história da humanidade.‖

(Nise da Silveira).

Mas, quando o arquétipo se manifesta, traz uma energia característica à consciência, fazendo com que o ego seja atraído e se submeta (mesmo que temporariamente) à dinâmica arquetípica. Ou melhor, ele passa a ser orientado pelo arquétipo.

(44)

44 Em Biodanza acessamos estes arquétipos através das Posições Geratrizes, que foram criadas por Rolando Toro, ao qual ele denominou de “Gestos Eternos da Humanidade”.

4.1.3. O Numinoso para Rolando Toro: Numinoso=Iluminação.

Segundo Rolando Toro, o Inconsciente Numinoso é o estrato mais profundo e sublime do Inconsciente Humano. Rolando Toro nos diz:

―Em um mundo carente de amor e enfermo de civilização, onde somos criados com medo de viver, o mais reprimido é a grandeza humana.‖

(Rolando Toro).

Para a Biodanza, o Inconsciente Numinoso é uma proposta ontocosmológica que gera o desenvolvimento de quatro grandes potenciais humanos: amor, em todas as dimensões; coragem; iluminação e íntasis; consciência ontocosmológica. Este conjunto de potenciais de extraordinária diferenciação e refinamento constitue o poder de excelência do humano.

Segundo Rolando Toro, estes potenciais são os mais reprimidos na nossa cultura e sociedade.

―O que é ser humano?‖ pergunta Toro. E nos diz que esta pergunta deve ser respondida com urgência como a única profilaxia social.

A energia numinosa não se cultiva atualmente na educação formal e acadêmica. O cultivo das qualidades humanas estão ausentes da nossa cultura e educação. A energia numinosa está muito presente nas artes: poemas, músicas, quadros, etc., pois o numinoso se relaciona com a graça, com o criativo, com o eterno.

O “Homem Eterno‖, como diz Rolando Toro, habita o mais profundo de nossa identidade e é nossa condição humana primordial.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Os resultados da aplicação do TAT demonstraram um impacto emocional diante dos estímulos, desorganização emocional e dificuldade para expressar afetos e de

A par desta teoria curricular aparece o modelo de escola sócio-crítico onde a educação é um acto social, uma formação global, onde a escola é um espaço aberto onde há um

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

O levantamento das transformações ocorridas mediante a implantação da metodologia lipminiana propõe um debate acerca da importância de garantir uma educação holística

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Tabela 1 – Média de crescimento observado em cada tratamento para as variáveis dendrométricas diâmetro a altura do solo e altura total...11 Tabela 2– Significância dos valores