• Nenhum resultado encontrado

Plano de Patrocínio 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Patrocínio 2010"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Plano de

Patrocínio

2010

(2)

Apresentação

É com grande entusiasmo que apresentamos este material base para a 16ª Temporada do Baja SAE, que Inclui a etapa nacional no começo do 1° semestre de 2010, a etapa mundial no final do 1° semestre de 2010 e a etapa regional do 2° semestre de 2010. Tais eventos que contam com a moderação da SAE BRASIL e SAE Internacinal, cujo objetivo é a elaboração de veículos monopostos, avaliados em diferentes provas em nacionais e internacionais.

Para participar do certame nacional e mundial da temporada de 2010, estamos empenhados na construção de veiculos com as mais recentes inovações tecnológicas.

Nas próximas páginas, decidimos apresentar dados que o farão entender melhor a estrutura da categoria, além da importância do evento para os estudantes de engenharia do Brasil e principalmente do Centro Universitário da FEI.

São de suma importância os regulamentos, análises de segurança e principalmente o retorno ao patrocinador, pois somente assim construiremos uma parceria duradoura.

Possuímos o Pentacampeonato

Baja SAE Brasil, nos anos de 2001,

2002, 2005, 2007 e 2009 evento

realizado no ECPA em Piracicaba – SP. Além disto possuímos o Tricampeonato

mundial, nos seguintes anos: 2004 os

estudantes da Equipe FEI Mini Baja conquistaram o título SAE Midwest Mini

Baja em Wisconsin/EUA, entre 120

equipes de 10 países, em 2007 a Equipe

FEI Baja SAE conquistou o título geral do

Baja SAE Rochester World Challenge,

disputado em Rochester, New York, EUA com 126 equipes envolvendo 9 países e em 2008, novamente, a Equipe FEI Baja SAE conquistou o título maior Baja SAE

Montreal World Challenge, disputado

em Montreal, Canadá, envolvendo 123 equipes de 6 países.

Competição SAE Baja Series

Fundada em 1905 nos Estados Unidos, a SAE International (Society of Automotive Engineers) é uma entidade que reúne mais de 70.000 associados entre engenheiros, estudantes, técnicos e executivos em mais de noventa países e que tem em comum uma forte ligação com o ramo de mobilidade. A SAE atua nas áreas terrestre, naval, aérea e espacial estabelecendo normas e procedimentos. Buscando uma maior formação para os engenheiros, a entidade criou em 1976 um evento extracurricular voltado exclusivamente para alunos de graduação, como forma de estimular o curso e já introduzir conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. Os alunos têm como objetivo o desenvolvimento do projeto e a busca de recursos para a construção de um protótipo, através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, com todas as atividades que envolvem o mesmo, desde a aplicação da teoria vista na sala de aula até estratégias de marketing. O resultado desse trabalho é um veículo off-road chamado Baja SAE.

(3)

Competição SAE Brasil – Petrobrás de Baja SAE

A competição Baja SAE é uma realização da SAE Brasil em parceria com a Petrobrás é uma nova iniciativa que tem como objetivo o fomento da especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, reunindo todos os anos, diversas equipes de estudantes e professores das principais escolas de engenharia do país.

O evento nacional segue os mesmos padrões e regulamento do Baja SAE Internacional, desde os critérios de segurança, construção, provas estáticas, dinâmicas e pontuação.

A competição tem como objetivo simular uma situação real de desenvolvimento de um projeto de engenharia. Assim, os participantes trabalham em equipe para projetar, construir, testar, levantar recursos financeiro, promover e competir com um veículo que respeite as normas da competição.

Para estimular a criatividade e o desenvolvimento da categoria, todas as equipes utilizam o mesmo motor. Desta forma a performance do veículo fica ligada diretamente aos demais itens de projeto, tais como suspensão, transmissão, freios, direção, entre outros. Além da prova nacional, ocorrem outras provas, organizadas pelas próprias equipes a nível regional. As duas equipes vencedoras na etapa

brasileira são classificadas para o campeonato mundial do Baja SAE, que também acontece anualmente.

Provas:

As provas da competição Baja SAE, são divididas em três etapas, a avaliação estáticas - onde é discutido a idealização e construção do protótipo. avaliação dinâmica – onde o veiculo é testado dinamicamente e um enduro de resistencia – onde o veiculo é submetido a condições severas, e avaliado a durabilidade dos componentes do protótipo. Todas contando pontos para a classificação final:

Avaliação Estática

Relatórios

Relatório de Projeto – consiste em um relatório, em que é discutido as considerações de engenharia e os processos utilizados no desenvolvimento de cada sistema do veiculo.

Relatório de Custos – avaliará a capacidade da equipe em ponderar o impacto do custo no projeto. A meta não é trabalhar com o menor custo possível, mas chegar ao melhor custo-benefício.

Projeto Mecânico

Esta prova consiste no cuidado e medidas que a equipe teve na construção, montagem e acabamento de veículo e envolve os seguintes tópicos:

(4)

 Qualidade de Execução  Conformidade de projeto  Produção em Massa  Conforto do operador  Integridade Estrutural  Originalidade  Manutenção Provas de Desempenho

Basicamente são as provas em que o projeto é posto em prática, sendo uma prova completa, dividida nos seguintes itens:  Aceleração (30 m)  Velocidade Máxima (100 m)  Tração (400 kg)  Subida de Rampa (30º a 45º)  Manobrabilidade Prova de Resistência

Esta última etapa, consiste em um Enduro de Resistência, em que os veículos deverão cumprir quatro horas de percurso em uma pista do tipo moto-cross, com trechos variando entre terra batida, pedra, areia, lama, troncos, ondulações e rampas. A ordem de chegada e conseqüente pontuação se baseiam no número de voltas completadas durante as quatro horas.

A Equipe FEI Baja SAE

A equipe possui os seguintes conjuntos: Direção, Estrutura, Freios, Suspensão, Power Train, Produção e Manufatura, além de Marketing, Integração dos Conjuntos, Controle de Qualidade, etc.

Todo o projeto é feito em computadores, em diversos softwares. Todas as peças são desenhadas, parafuso a parafuso. Então é começada a manufatura das peças e montagem do carro. Após a montagem, o carro passa

por uma bateria de testes, e após isto, é realizado o acabamento.

Para todos os cálculos teóricos, como dimensionar as peças, e realização de projeto e plano de fabricação, são baseados em fundamentos bibliográficos, sendo possível a elaboração de um relatório teórico, que deve ser enviado a SAE preliminarmente.

A composição de uma equipe a partir de alunos de engenharia, em etapas diversas de formação, encerra a filosofia da Equipe FEI Baja SAE: promover aprendizado prático através do trabalho em equipe e da integração de áreas diversas do conhecimento. A diversidade de áreas é fundamental para a competição que nos propomos, pois se trata de um trabalho de desenvolvimento e manufatura de produtos em sua concepção global, incluindo aspectos técnicos, de produção, mercadológicos e administrativos.

A equipe conta ainda com a importante orientação de professores do Centro Universitário da FEI e com o auxílio de seus funcionários e técnico. Cabendo a coordenação dos projetos ao departamento de Engenharia Mecânica, contamos hoje com instalações próprias e acesso a diversos recursos físicos dos departamentos.

Este projeto já começa a dar resultados: é crescente o número de empresários que procuram engenheiros que tenham no currículo participações no projeto, pois sabem que estes engenheiros já estiveram envolvidos em situações reais de engenharia.

Tendo em vista todos os benefícios que este tipo de atividade proporciona, a Equipe FEI Baja SAE dedica seus esforços nesse sentido e vem conquistando o seu espaço.

(5)

Ficha Técnica Nome: Zaya Performance: - Velocidade máxima: 58 km/h - Aceleração ( 30 m): 4,10 s - Frenagem (58 a 0 km/h): 5 s (10 m) * valores obtidos a partir de simulações

Motor: Briggs & Stratton (definido pela competição) - Mocilindro - Volume deslocado: 305cc - Taxa de compressão: 8:1 - Potência máxima: 7,1 kW @ 3800 rpm - Torque máximo: 18.5 N.m @ 2700 rpm Transmissão:

- CVT ( Continously Variable Transmission) - Caixa de transmissão ECDR

Freios:

- A disco nas 4(quatro) rodas, com circuitos hidráulicos

independentes para dianteira e traseira. Direção:

- Tipo: Mecânica

- Sistema pinhão/cremalheira Suspensão:

- Duplo braço triangular (dianteira) - McPherson

Sistema elétrico:

- Sistema de monitoramento por telemetria - Sistema de luz de freio independente - Chave de emergência

Carroceria: - Policarbonato Chassi:

(6)

Nome: Dipton Performance:

- Velocidade máxima: 58 km/h - Aceleração ( 30 m): 4,17 s

- Frenagem (58 a 0 km/h): 5,5 s (11,5 m) * valores obtidos a partir de simulações

Motor: Briggs & Stratton (definido pela competição) - Mocilindro - Volume deslocado: 305cc - Taxa de compressão: 8:1 - Potência máxima: 7,1 kW @ 3800 rpm - Torque máximo: 18.5 N.m @ 2700 rpm Transmissão:

- CVT ( Continously Variable Transmission) - Caixa de transmissão ECDR

Freios:

- A disco nas 4(quatro) rodas, com circuitos hidráulicos

independentes para dianteira e traseira. Direção:

- Tipo: Mecânica

- Sistema pinhão/cremalheira Suspensão:

- Duplo braço triangular (dianteira)

- Braço Arrastado – Semi Trailing Arm (traseira) Sistema elétrico:

- Sistema de monitoramento por telemetria - Sistema de luz de freio independente - Chave de emergência

Carroceria: - Policarbonato Chassi:

(7)

Patrocínio

Ao apoiar o Projeto Baja SAE, sua empresa, irá contribuir para o sucesso de uma iniciativa de grande valor para a formação de futuros líderes de nossas indústrias.

Este evento tem atraído de forma crescente as atenções da mídia, alcançando a cobertura das TV's Globo, SBT, ESPN Brasil e Bandeirantes e outros de canais fechado. A competição Baja SAE foi ainda, alvo de reportagens em revistas e jornais. Além é claro da divulgação promovida pela SAE BRASIL em revista própria, entre todos os membros Engenheiros.

Uma outra forma de promover a imagem do patrocinador, é a possível exposição do protótipo em tempo integral na instituição, congressos e em testes feitos na região. São reservados espaços para os logotipos dos patrocinadores no carro, no local de construção do veículo (prédio do departamento de Mecânica), no uniforme da equipe, camisas, bem como em qualquer material publicitário que envolva o projeto.

Plano de Cotas de Patrocínio

A identificação do patrocinador da equipe poderá ser feita nos seguintes pontos:

 Carenagem do veiculo;  Uniforme da Equipe;

 Materiais de apoio (barracas, banners, bandeiras, etc);

 Outros materiais fornecidos pelo patrocinador:

 Associação da marca à equipe do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI – público local (disponibilização de espaços na área interna do Centro universitário da FEI para divulgação do patrocínio);  Divulgação pela imprensa local (nacional) sobre o evento e o patrocínio;

 Grande exposição internacional da marca patrocinadora – são quatro dias de evento, sendo que a equipe permanece nos EUA

aproximadamente 20 dias;

Contrato de 1(um) ano podendo ser renovado ao fim do mesmo, ou uma revisão da proposta.

Doações

Para os casos de doações a seguinte lei deve ser seguida (9.249/95):

A lei reserva ao doador pessoa jurídica a possibilidade de doar para entidades que prestem serviços gratuitos em beneficio de seus empregados ou da comunidade onde atue. Tal doação deve ser feita a entidade a pagar. A lei que estipula tal doação é a de número 9.249/95 (artigo 13, §2º).Brasileira, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública e que aplique seus recursos integralmente na realização de seus objetivos sociais. Neste caso, para que seja considerada sem fins lucrativos, não se admite a remuneração dos dirigentes da entidade. O doador pode deduzir o valor da doação de seu lucro operacional, até o limite correspondente a 2% deste, para efeito de cálculo do IR.

(8)
(9)

Contatos:

Equipe FEI Baja SAE - Centro Universitário da FEI Av. Humberto de Alencar Castelo Branco nº 3972 São Bernardo do Campo - SP

Bairro Assunção CEP: 09850-901 Telefone: (11)4353-2900 Ramal 2059 ou 2198 Website: www.fei.edu.br/baja E-mail: bajafei@gmail.com Twitter: bajafei Orkut: bajafei

Referências

Documentos relacionados

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Com o objetivo de assegurar a credibilidade da Competição SAE BRASIL Formula Drone e preservar os propósitos educacionais desta competição, o professor

Para iniciar uma avaliação técnica e econômica de um sistema de aproveitamento de água de chuva é necessário pesquisar e aprofundar-se sobre o tema, expandir a percepção,

Assim, tem-se como objetivo desse estudo analisar os fatores socioedemográficos e nutricionais associados à insegurança alimentar e nutricional em comunidades

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

JACOVINE Turma 1: 10 vagas Segunda 12/07: 18h30 Turma 2: 10 vagas Terça 13/07: 18h30 Turma 3: 10 vagas Quarta 14/07: 18h30 Turma 4: 10 vagas Quinta 15/07: 18h30 Turma 5: 10 vagas

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do