• Nenhum resultado encontrado

O Sistema Operacional. Função

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Sistema Operacional. Função"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Sistema Operacional

Na primeira aula, vimos o conceito inicial de Sistema Operacional: “Responsável pelo

geranciamento das informações e

componentes”. Nesta aula vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre esse assunto. Conceito:

Um sistema operativo ou sistema operacional (em inglês: Operating System - OS) ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (do português, Sistema Operacional ou Operativo) ou OS (do inglês Operating System).

Função

Um S.O. possui as seguintes funções:

1. gerenciamento de processos; 2. gerenciamento de memória; 3. sistema de arquivos;

4. entrada e saída de dados.

Gerenciamento de Processos: O conceito mais importante em sistemas operacionais é o de processos, e entendê-los é fundamental para todo estudante interessado em conhecer como os sistemas operacionais funcionam realmente.

Todas as ações que ocorrem no seu computador giram em torno de processos, pois: processos são programas em execução e, sendo assim, todos os aplicativos que usamos são na verdade processos.

Gerenciamento de Memória: O Sistema Operacional precisa lidar com as limitações da capacidade da memória para organizar os processos que estão em execução.

Identificar quais partes da memória estão em uso e quais não estão, reservar espaço para os processos e deixar disponível as áreas que forem liberadas por um processo ativo ou quando um processo é encerrado, são essas as atividades executadas pelo Sistema Operacional, assim, os programas não precisam se preocupar em como obter a memória necessária para ser executado. Sistemas de Arquivo: A parte do Sistema Operacional responsável pelo gerenciamento (criação, remoção, alteração) dos arquivos é conhecida como Sistema de Arquivos. É ele o responsável por identificar cada arquivo com um nome único.

Por exemplo, todos os seus livros possuem o título na lateral do livro para facilitar sua identificação e, assim, caso você precise retirar um livro de uma estante ou gaveta, basta procurar pelo nome do livro sem ter que abri-lo.

Para os programas encontrarem os arquivos, eles precisam saber o nome de caminho, que é a sequência de diretórios a partir do diretório raiz para chegar ao arquivo. Um exemplo simples seria o nome de caminho do arquivo listMat.txt, que seria:

(2)

Entrada e Saída: Uma das principais funções dos sistemas operacionais é controlar todos os dispositivos de entrada e saída de dados, como, por exemplo: teclado, mouse, monitores, discos e impressoras. As partes do Sistema Operacional responsáveis pelos dispositivos de E/S (Entrada/Saída) devem permitir uma forma simples de comunicação entre os dispositivos e o restante do sistema (por exemplo: o gerenciador de memória, o sistema de arquivos, e o gerenciador de processos) e que seja o mais independente possível do tipo de dispositivo, assim, diversos hardwares podem ser acessados com os mesmos meios de comunicação (interface).

Objetivos

1. Tornar mais conveniente a utilização de um computador

“Esconder” detalhes internos de funcionamento

O objetivo principal de um sistema operacional é proporcionar a conveniência para o usuário. Sistemas operacionais existem porque se espera que eles tornem mais fácil o uso do sistema computacional. 2. Tornar mais eficiente a utilização de um computador

“Gerenciamento “justo” dos recursos do sistema”

Interface Gráfica

GUI (Graphical User Interface)

Em informática, interface gráfica (abreviadamente, o acrônimo GUI, do inglês

Graphical User Interface) é um tipo de

interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando. Foi criada pela Xerox mas somente se tornou um produto com a Apple.

CUI (Character User Interface)

Quando a informática ainda engatinhava, os computadores funcionavam em uma interface de linha de comando, onde o usuário digitava uma série de instruções, o computador processava e retornava com as informações processadas para o usuário.

CUI GUI

Windows x Linux

#

Windows

O Windows é um sistema operacional da Microsoft, que como sabemos cobra para fornecer os seus serviços. Quase todos os softwares que rodam no Windows são pagos. É disparado o sistema operacional mais usado do planeta. Para se ter uma ideia 95% de todos os computadores do Brasil rodam o Windows, sendo ele em varias versões, (XP, Vista, Seven, e mais recente o Windows 8). Devido a sua grande utilização do Windows, existe muitos mais softwares disponíveis, além de jogos, Drives e outras ferramentas. Citada como a maior diferença entre as duas plataformas, é o fato do Windows ser um software proprietário ou seja, poucos desenvolvedores tem acesso ao código fonte

(3)

do sistema e só eles podem modificar, implementar e fazer melhorias no software. Tem maior compatibilidade com de software. Considerado mais vulnerável à vírus e outras pragas virtuais.

#Linux

O Linux foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, em 1991, na época ele era um jovem universitário que cursava Ciências da Computação.

O que mais diferencia o Linux dos outros sistemas é que ele tem o código fonte aberto, pode até não parecer grande coisa, mais isso faz uma grande diferença ou seja, qualquer um com conhecimento mais avançado em programação de computadores podem altera-lo deixando ao seu gosto.

A maioria das aplicações do Linux são disponibilizadas gratuitamente aos usuários. É considerado difícil de ser usado e a sua instalação requer conhecimento técnico. A maioria dos usuários o consideram um sistema seguro, mas isso não quer dizer que ele não possa ser atacado, mas nesse atributo se destaca em relação ao rival.

Em termo de disponibilidade de softwares, o Linux deixa a desejar, apesar de ter vários programas disponíveis o Windows é muito superior nesse quesito.

Sistemas Operacionais Móveis

Existem atualmente vários sistemas operacionais para celulares e dispositivos móveis.

Vejamos quais são e o que cada um deles oferece de melhor.

Tela inicial

Android: altamente customizável como em todas as versões do Android, a versão 4.1 do sistema trouxe um visual bastante futurista à plataforma mesmo se compararmos com a versão anterior. Nela é possível combinar ícones, adicionar widgets personalizados, instalar temas, wallpapers animados e praticamente qualquer tipo de alteração que o usuário desejar.

iOS: segue o padrão adotado desde o primeiro modelo do iPhone, com mudanças na qualidade da tela e só. Basicamente, é possível adicionar e deletar ícones e alterar o papel de parede.

Windows Phone: a versão 8 possui suporte a telas de alta resolução, que é uma boa notícia para os Live Tiles da plataforma seguindo a linha da interface Metro (ou qualquer outro nome que a Microsoft irá utilizar). A grande vantagem do Live Tiles é a possibilidade de ver notificações e outras informações sem ser necessário interagir com a tela, além da possibilidade de modificar o tamanho e cor delas sem grandes problemas, embora a interface geral em si permaneça a mesma.

Velocidade

Android: com uma significativa melhora de perfomance em relação à anterior, a versão 4.1 é bastante fluida, ao contrário das primeiras versões do Google. As mudanças, conhecidas como projeto Butter, permitem que o sistema rode a 60 frames por segundo sem engasgos, ainda mais nos novos aparelhos quad-core como Nexus 7, Galaxy S3 e HTC One X rodando essa versão do SO.

(4)

iOS: os aparelhos fabricados pela maçã possuem uma relativa sobrevida, o que é uma boa notícia para os proprietários dos modelos iPhone 3GS da empresa, que também receberão a atualização do iOS 6. Eles serão capazes de rodar aplicativos com uma boa velocidade mesmo em processadores de baixa potência, embora a capacidade multitarefa deles não seja das melhores.

Windows Phone: rodando em configurações projetadas para a nova versão, o Windows Phone 8 possui quase todos os seus recursos acelerados por hardware - o que resulta em poucos travamentos e excelente velocidade de execução de aplicativos.

Aplicativos

Android: usuários do Android conseguiam baixar um aplicativo pago pela internet e instalá-lo em seu aparelho sem grandes problemas, fato que parece ter mudado com a versão 4.1 do sistema. Com mais de 600 mil aplicativos disponíveis no Google Play, eles não sofrem muita rejeição pelo Google, o que dá margem a eventuais vírus e aplicativos sem muita qualidade.

iOS: há um repertório maior do que o do Android e um nível relativamente mais alto devido à maior qualidade exigida pela Apple. Mesmo que tenha um grande número de apps pagos, é possível encontrá-los para virtualmente qualquer utilidade e raros são os malwares que aparecem para a plataforma, sendo também rapidamente eliminados.

Windows Phone: com poucos aplicativos disponíveis pelo seu pouco tempo no mercado de smartphones, possui compatibilidade (com algumas adaptações) com a maioria das aplicações que temos no Windows para desktop, o que dará um repertório maior à plataforma.

Mapas

Android: equipado com o Google Maps em aparelhos de todas as marcas, possui todos os recursos disponíveis na versão desktop da aplicação, como localização de trajetos, Street View, modo 3D, Turn-by-Turn (para utilização com o GPS), visão panorâmica e disponibilização de mapas offline.

iOS: a Apple deixou de utilizar o Google Maps para substituí-lo por sua própria aplicação, possuindo integração com o assistente pessoal Siri e visualização "helicóptero 3D" de algumas cidades pelo mundo.

Windows Phone: traz o Nokia Maps, disponível por enquanto somente nos Estados Unidos, de forma que usuários brasileiros tirarão pouco proveito deste recurso.

Compatibilidade do celular

Neste ponto, o sistema operacional da Google fica bem à frente. A exclusividade do iOS diante da variedade do Android é um dos principais pontos de decisão. Na prática, você tem diversas opções de celulares diferentes com Android, ao passo que a Apple só tem um. Isso oferece uma grande variação de preço e de marcas, favorecendo o consumidor na escolha. Já o Windows Phone deve ampliar seu leque de opções, que ainda é menor, tendo como maior destaque a linha Nokia Lumia, de celulares Nokia.

(5)

Exercício Teórico – 02

1)

São funções primárias não relacionadas realizadas por um Sistema Operacional:

a) Editar textos e planilhas.

b) Gerenciar recursos do sistema.

c) Imprimir documentos e scanear imagens. d) Enviar e receber e-mail.

2) O sistema operacional do computador estará em funcionamento mesmo quando se estiver editando uma planilha eletrônica. ( ) Certo ( ) Errado

3)

São exemplos de softwares classificados como Sistema Operacional:

a) Windows e Internet Explorer. b) Windows e Word.

c) Linix e Windows. d) Linux e Broffice. e) Linux e Gimp

4). O que é um sistema operacional?

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 5) Quais são as principais funções de um sistema operacional? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 6) Qual a diferença entre interface GUI e a Interface CUI? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

7) A gerência de atividades permite compartilhar o processador, executando mais de uma aplicação ao mesmo tempo. Identifique as principais vantagens trazidas por essa funcionalidade

______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ 8) O sistema operacional é o programa responsável por “dar vida” ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usuário. No Microsoft Windows, a interface gráfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, pode-se escolher a interface gráfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface gráfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuições do sistema operacional Linux? a) Firefox

b) Java c) KDE d) PCI e) USB

9) O sistema operacional Linux não é a) um sistema multitarefa.

b) capaz de ser compilado de acordo com a necessidade do usuário.

c) capaz de suportar diversos módulos de dispositivos externos.

d) capaz de dar suporte a diversos tipos de sistema de arquivos.

Referências

Documentos relacionados

 Procure uma concessionária Honda se tiver dúvida sobre como calcular o peso da carga que pode ser transportada sem causar sobrecarga e danos estruturais. 

A DOUTORA ELIANI ALVES NOBRE, PROCURADORA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ EM EXERCÍCIO, no uso de suas atribuições administrativas, conferidas nos artigos 20, 26, I e V, da

Para tal regularização a empresa Brilho Produções manterá equipe de cobrança no local para que os formandos que queiram, possam regularizar e retirar os convites de baile. Caso

Esse texto faz parte de um conjunto maior, entre os anos de 1950 e 1960, em que Montale se questiona sobre a deriva da literatura, da pintura, da música, questões que também não

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

No caso em estudo, observa-se que 65% das famílias são compostas por quatro ou mais moradores, ou seja, são entregues moradias consideradas inadequadas, ou ainda

Microsoft foi lançado no ano de 1995 e trouxe, pela primeira vez, o Menu Iniciar e a Barra de ferramentas.. O Windows 95 também inaugurou o conceito de “plug

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas