• Nenhum resultado encontrado

Prova: Base prova Administração Disciplina: Recurso Prova de Noções de Direito Previdenciário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova: Base prova Administração Disciplina: Recurso Prova de Noções de Direito Previdenciário"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prova: Base prova Administração

Disciplina: Recurso Prova de Noções de Direito Previdenciário

Professor (a): Miriam

ATENÇÃO: RECURSOS IGUAIS SÃO INADMITIDOS, PORTANTO,

FAVOR FAZER ALTERAÇÕES DE ESCRITA.

QUESTÕES: 40, 41 e 43

Questão 40

Analise as seguintes informações sobre o tema da reabilitação profissional, considerando os termos da Lei no 8213/91:

I. Haverá fornecimento de aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção quando a perda ou redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessários à habilitação e reabilitação social e profissional;

II. Haverá reparação ou substituição dos aparelhos mencionados na Lei, desgastados pelo uso normal ou por ocorrência estranha à vontade do beneficiário;

III. Será efetuado o transporte do acidentado do trabalho, quando necessário;

IV. Não será concedido, no caso de habilitação e reabilitação profissional, auxílio para tratamento ou exame fora do domicílio do beneficiário, conforme dispuser o Regulamento; V. Concluído o processo de habilitação ou reabilitação social e profissional, a Previdência Social emitirá certificado individual, indicando as atividades que poderão ser exercidas pelo beneficiário, impedindo-se que este exerça outra atividade para a qual se capacitar.

Quantas dessas informações são procedentes nesse quesito? A) Apenas a segunda e a quarta.

(2)

C) Apenas a terceira e a quinta. D) Apenas a primeira e a terceira. E) Apenas a primeira e a quarta.

Gabarito preliminar: letra D

A Lei 8.213/91 dispõe que:

Art. 89. A habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

Parágrafo único. A reabilitação profissional compreende:

a) o fornecimento de aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção quando a perda ou redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessários à habilitação e reabilitação social e profissional;

b) a reparação ou a substituição dos aparelhos mencionados no inciso anterior, desgastados pelo uso normal ou por ocorrência estranha à vontade do beneficiário;

c) o transporte do acidentado do trabalho, quando necessário.

Art. 91. Será concedido, no caso de habilitação e reabilitação profissional, auxílio para tratamento ou exame fora do domicílio do beneficiário, conforme dispuser o Regulamento.

Art. 92. Concluído o processo de habilitação ou reabilitação social e profissional, a Previdência Social emitirá certificado individual, indicando as atividades que poderão ser exercidas pelo beneficiário, nada impedindo que este exerça outra atividade para a qual se capacitar.

Assim, as afirmativas I, II e III estão corretas. As afirmativas IV e V estão erradas. Logo, não haveria gabarito e a questão deve ser anulada.

(3)

Questão 41

A quem compete, nos termos da Lei n. 8213/91, gerar estatísticas sobre o total de empregados e sobre as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados?

A) Ministério da Saúde;

B) Ministério da Previdência Social; C) Serviço Nacional da Indústria;

D) Confederação Nacional da Indústria; E) Ministério do Trabalho e Emprego. Gabarito preliminar: letra E

Tal conteúdo consta na Lei 8.212/91:

Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

I - até 200 empregados...2%;

II - de 201 a 500...3%;

III - de 501 a 1.000...4%;

IV - de 1.001 em diante. ...5%. § 1º A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante.

§ 2º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social deverá gerar estatísticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados.

(4)

Nos termos da Lei 8.213/91, conforme enunciado da questão, o § 2o se refere ao Ministério do Trabalho e da Previdência Social, que não existe mais. Portanto, considerando apenas a Lei 8.213/91 não haveria resposta e a questão deveria ser anulada.

Contudo, tem-se que:

O Decreto 3.298/99 que regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe

sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências, determina que:

Art. 36. A empresa com cem ou mais empregados está obrigada a preencher de dois a cinco por cento de seus cargos com beneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoa portadora de deficiência habilitada, na seguinte proporção:

I - até duzentos empregados, dois por cento;

II - de duzentos e um a quinhentos empregados, três por cento; III - de quinhentos e um a mil empregados, quatro por cento; ou IV - mais de mil empregados, cinco por cento.

§ 1o A dispensa de empregado na condição estabelecida neste artigo, quando se tratar

de contrato por prazo determinado, superior a noventa dias, e a dispensa imotivada, no

contrato por prazo indeterminado, somente poderá ocorrer após a contratação de substituto em condições semelhantes.

§ 2o Considera-se pessoa portadora de deficiência habilitada aquela que concluiu curso

de educação profissional de nível básico, técnico ou tecnológico, ou curso superior, com certificação ou diplomação expedida por instituição pública ou privada, legalmente credenciada pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, ou aquela com certificado de conclusão de processo de habilitação ou reabilitação profissional fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

§ 3o Considera-se, também, pessoa portadora de deficiência habilitada aquela que, não

tendo se submetido a processo de habilitação ou reabilitação, esteja capacitada para o exercício da função.

§ 4o A pessoa portadora de deficiência habilitada nos termos dos §§ 2o e 3o deste

artigo poderá recorrer à intermediação de órgão integrante do sistema público de emprego, para fins de inclusão laboral na forma deste artigo.

§ 5o Compete ao Ministério do Trabalho e Emprego estabelecer sistemática de

fiscalização, avaliação e controle das empresas, bem como instituir procedimentos e formulários que propiciem estatísticas sobre o número de empregados portadores de

(5)

deficiência e de vagas preenchidas, para fins de acompanhamento do disposto no caput deste artigo. (grifo nosso)

Assim, a resposta correta é a do gabarito preliminar, letra E. Mas ainda cabe o argumento de que nos termos da Lei 8.213/91 não haveria resposta certa.

Questão 43

O Regime Geral de Previdência Social, nos termos da Lei n. 8212/91, reconhece como segurado facultativo

A) o maior de 16 (dezesseis) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

B) o maior de 18 (dezoito) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

C) o maior de 14 (quatorze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

D) aquele que, independentemente da idade, se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

E) o maior de 12 (doze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

Gabarito preliminar: letra C

Pela literalidade da Lei 8.212/91, o gabarito preliminar (letra C) estaria correto.

Art. 14. É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 21, desde que não incluído nas disposições do art. 12.

Contudo, a EC 20/98, alterou o texto constitucional e instituiu a idade mínima para ingresso no mercado de trabalho aos 16 anos (salvo na condição de aprendiz, mas esse é segurado empregado).

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(6)

[...]

XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

A idade mínima para uma pessoa natural se filiar à Previdência Social é a mesma idade mínima estabelecida para o trabalho do menor.

O Decreto 3.048/99 que aprovou o Regulamento da Previdência Social, ao regulamentar a matéria, em consonância com o comando constitucional, dispõe que:

Art. 11. É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

Sendo assim, entendo que no tocante à idade as Leis 8.212/91 e 8.213/91 devem recepcionar a alteração constitucional. Logo, a interpretação literal não poderia ser aceita, devendo prevalecer a interpretação sistemática (segundo a qual uma lei deve ser interpretada em conjunto com as outras pertencentes ao ordenamento jurídico) e o gabarito correto deveria ser letra A.

Contudo, por não haver resposta completamente certa, considerando a interpretação literal e a sistemática, entendo que a questão deve ser anulada.

Referências

Documentos relacionados

O coeficiente de resistência ao rolamento (Cr) é a relação entre a força de tracção necessária para o tractor se deslocar num plano horizontal e a sua massa ; esta

(1996) compararam o perí- odo de gestação de fêmeas da raça Nelore e cruzadas Tabapuã x Gir, no Estado de São Pau- lo-SP, estudando as relações do peso do bezerro ao nascer com

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até

Ao mesmo tempo, porém, Dworkin reconhece, como       afirma Lucy (2004) que “accounts of law offered in the course of both adjudication and       theorizing depend upon the values

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Este é um método prudente e rápido para se obter o resultado aplicável a uma montagem específica de um CONJUNTO. Ele demonstra as características nominais dos circuitos de saída e

Os resultados se mostraram positivos, pois o burnout, a área superficial BET e a reatividade ao CO 2 dos oxi-chars foram semelhantes ou mais altos do que tais