• Nenhum resultado encontrado

Mediador - Extrato Acordo Coletivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mediador - Extrato Acordo Coletivo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/. NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG001451/2016

DATA DE REGISTRO NO MTE: 13/04/2016

NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR017210/2016

NÚMERO DO PROCESSO: 46249.000718/2016-60

DATA DO PROTOCOLO: 04/04/2016

TERMOS ADITIVO(S) VINCULADO(S)

Processo n°: 46249001190201646e Registro n°: MG002737/2016

SINDICATO T I S M M M ELET INF IPA BELO ORIENTE IPABA E SANTANA DO PARAISO, CNPJ n. 19.869.650/0001-04, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). HELIO MADALENA PINTO;

E

UNIGAL LTDA, CNPJ n. 02.830.943/0002-58, neste ato representado(a) por seu Vice - Presidente, Sr(a). CLAUDIO LUNA SCALISE ;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 01º de abril de 2016 a 31 de março de 2018 e a data-base da categoria em 01º de novembro.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) Dos trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico, do plano da CNTI, com abrangência territorial em Ipatinga/MG.

JORNADA DE TRABALHO – DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS

TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO

CLÁUSULA TERCEIRA - ACORDO COLETIVO SOBRE JORNADA DE TRABALHO

As PARTES reconhecem que o instrumento coletivo:

Vem sustentado na exceção prevista no inciso XIV do art. 7º da Constituição da República de 1988, estabelecendo regime de até 8 (oito) horas diárias, sem que a 7ª e 8ª horas sejam consideradas como extras, tal como previsto na Súmula 423 do C. TST.

Decorre do interesse e da vontade manifestada pelas partes (EMPREGADOS e EMPRESA), resultado das negociações havidas no sentido de manter um regime de turnos ininterruptos de revezamento com jornada não superior a 8 (oito) horas. A escolha pela manutenção da jornada pactuada no Acordo 2014/2016 se deu através de assembléia dos EMPREGADOS que trabalham em regime de turnos, tendo sido aprovada.

É pactuado sem prejuízo dos demais horários atualmente adotados pela UNIGAL e do exercício do poder diretivo patronal.

(2)

A UNIGAL manterá, para os seus EMPREGADOS, a jornada de trabalho de até 8 (oito) horas diárias, excluído o intervalo para refeição e descanso, as seguintes Tabelas com os respectivos detalhamentos:

Para Turno Ininterrupto de Revezamento em três Turnos com quatro Turmas:

a) Quatro Turmas de EMPREGADOS revezando-se em três Turnos de Trabalho.

b) Três Turnos de Trabalho nos horários de 06h40min às 14h50min, de 14h40min às 22h50min e de 22h40min às 06h50min.

c) Ciclo total de trabalho compreendendo vinte e quatro dias, conforme quadro demonstrativo abaixo:

ANEXO I

Para Turno Ininterrupto de Revezamento em dois Turnos com três Turmas

a) Três Turmas de EMPREGADOS revezando-se em dois Turnos de Trabalho, folgando conforme tabela.

b) Dois Turnos de Trabalho nos horários de 06h40min às 14h50min, de 14h40min às 22h50min.

c) Ciclo de trabalho compreendendo vinte e quatro dias, conforme quadro demonstrativo abaixo:

ANEXO II

Para Turno Ininterrupto de Revezamento em dois Turnos com duas Turmas

a) Duas Turmas de EMPREGADOS revezando-se em dois Turnos de Trabalho, folgando conforme tabela.

b) Dois Turnos de Trabalho nos horários de 06h40min às 14h50min de 14h40min às 22h50min.

c) Ciclo total de trabalho compreendendo vinte e quatro dias, conforme quadro demonstrativo abaixo:

(3)

Para Turno de Revezamento Semanal em dois Turnos com duas Turmas

a) Duas Turmas de EMPREGADOS revezando-se em dois Turnos de Trabalho, folgando aos sábados e domingos.

b) Dois Turnos de Trabalho nos horários de 06h40min às 15h12min de 14h40min às 23h12min.

c) Ciclo total de trabalho compreendendo quatorze dias, conforme quadro demonstrativo abaixo:

ANEXO IV

Para Turno Ininterrupto em um Turno com uma Turma

a) Uma Turma de EMPREGADOS em um Turno de Trabalho, folgando conforme tabela.

b) Um Turno de Trabalho no horário de 06h40min às 14h50min.

c) Ciclo total de trabalho compreendendo dezesseis dias, conforme quadro demonstrativo abaixo:

ANEXO V

Fica estipulada a prestação de trabalho em turno ininterrupto de revezamento, turno ininterrupto e turno de

revezamento semanal em regime de compensação de jornada, autorizando-se que o excesso das horas trabalhadas em um dia seja compensado com o aumento do número de folgas, dentro do mesmo ciclo de revezamento, não sendo devido o pagamento de qualquer hora extra ou adicional de horas extras nesses períodos.

Parágrafo §1º - O limite semanal para fins do presente Acordo Coletivo é o previsto no inciso XIII do art. 7º da Constituição Federal. Quando não compensadas nos termos do Acordo Coletivo de Trabalho, as horas extras realizadas nos descansos semanais remunerados, nas folgas e nos feriados, serão pagas com acréscimo de 100% (cem por cento), e as demais com o acréscimo de 50% (cinqüenta por cento).

A UNIGAL poderá, a seu critério, remanejar qualquer Empregado alcançado por este instrumento coletivo, para qualquer outro horário existente.

(4)

disponibilidade de vaga e demais requisitos definidos pela UNIGAL.

As PARTES expressamente reconhecem que a manutenção do sistema de turnos ininterruptos de revezamento ora pactuada não implica, para os EMPREGADOS, em prejuízo direto ou indireto, sendo certo que não caberá aos mesmosqualquer indenização que possa decorrer da adoção da jornada de trabalho ora acordada.

As PARTES acordam que durante a vigência do presente Acordo, o SINDIPA poderá consultar os EMPREGADOS acerca da adoção de outras tabelas, desde que atendam aos requisitos definidos nos itens subsequentes, incluam na consulta a tabela atual e haja aprovação em assembléia que vier a ser convocada para este fim específico.

Para que seja levada para deliberação em assembléia, a(s) tabela(s) deve(m) ser previamente validada(s) pelas

PARTES, através dos Representantes da Comissão de Negociação, principalmente quanto a atender aos requisitos

e condições legais, além de: 4 (quatro) turmas de trabalho em 3 (três) turnos de revezamento; jornada de trabalho média semanal de 37 (trinta e sete) horas e 38 (trinta e oito) minutos; jornada de trabalho semanal máxima de 44 (quarenta e quatro) horas; intervalo intrajornada mínimo de 1 (uma) hora para refeição e descanso; intervalo de 11 (onze) horas entre jornadas; descanso semanal (folga) de no mínimo 35 (trinta e cinco) horas e no máximo até o 7º (sétimo) dia; sobreposições de horário de 10 (dez) minutos entre os turnos; horários de troca de turnos condizentes com horários de transportes coletivos; folga que coincida com pelo menos um domingo a cada 7 (sete) semanas.

As PARTES acordam que as tabelas abaixo atendem aos requisitos do item 6.1, podendo ser levadas para consulta aos trabalhadores, juntamente com a tabela atual:

TABELA 1 ANEXO VI TABELA 2 ANEXO VII

Tendo em vista que a alteração de turnos de trabalho em curtos intervalos de tempo interfere na adaptação do relógio biológico não sendo favorável à saúde dos trabalhadores, as PARTES acordam que deverá haver uma permanência mínima de 6 (seis) meses contados a partir da data de implantação da última tabela, antes de se iniciar discussões sobre outras tabelas.

Uma vez aprovada pela Assembléia a alteração de tabela, a UNIGAL se compromete em apresentar, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o prazo de implementação da referida tabela. Caso não seja possível a implantação no prazo máximo ora estabelecido, as PARTES deverão, de comum acordo, estabelecer novo prazo, inclusive de forma fracionada.

Caberá à Gerencia Regional do Trabalho/MG, a conciliação das divergências acaso surgidas entre as PARTES acordantes, por motivo de aplicação dos dispositivos deste instrumento coletivo.

(5)

O presente instrumento coletivo terá vigência de 01/04/2016 até 31/03/2018, independentemente de registro e depósito na GRT.

Cumpridas as formalidades de estilo e por estarem assim justas e contratadas, as PARTES firmam o presente em 3 (três) vias de igual teor, e que será levado a registro perante a Gerencia Regional do Trabalho/MTE, para que produza seus jurídicos e legais efeitos.

ANEXOS

ANEXO I - ANEXO I - 2.1 TABELA 3 TURNOS 4 LETRAS

ANEXO II - ANEXO II - 2.2 TABELA 2 TURNOS COM 3 LETRAS

ANEXO III - ANEXO III - 2.3 TABELA 2 TURNOS COM 2 LETRAS

ANEXO IV - ANEXO IV - 2.4 TABELA 2 TURNOS SEMANAL

HELIO MADALENA PINTO

PRESIDENTE

SINDICATO T I S M M M ELET INF IPA BELO ORIENTE IPABA E SANTANA DO PARAISO

CLAUDIO LUNA SCALISE VICE - PRESIDENTE

(6)

ANEXO V - ANEXO V - 2.5 TABELA 1 TURNO CONFORME TABELA

ANEXO VI - ANEXO VI - 6.2.1 TABELA 1

ANEXO VII - ANEXO VII - 6.2.2 TABELA 2

ANEXO VIII - ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA 11 E 12.03.2016

Anexo (PDF)

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br.

Referências

Documentos relacionados

O kit de antena remota inclui fita seladora para conexão remota da antena, bem como braçadeiras de montagem para a antena, para-raios e o gateway Smart Wireless. A proteção

 Avaliação pelo departamento comissão de extensão e homologação CONCENTRO dos 03 projetos propostos para o edital sem ônus no primeiro semestre: Projeto Entrelinhas,

Foi elaborado um protocolo constituído por um questionário semi-estruturado, que incluía aspectos sócio-demográficos, pela Escala de Hamilton para a Avaliação da Depressão –

Algumas afirmações encontradas nessa obra (Piaget, 1932/1994) merecem destaque para a compreensão da cooperação: “[...] a cooperação só pode nascer entre iguais” (p. 58) e

46 Os casos omissos deverão ser encaminhados para discussão pelo Coepe, em reunião convocada para apreciação do assunto, devendo ser submetido à aprovação do Conselho

Os exemplos a seguir foram elaborados por nosso Editorial, utilizando-se a tabela de acréscimos legais e o texto explicativo sobre os percentuais de multa, divulgados

informação da Unidade de Obras Municipais, datada de vinte e cinco de setembro de dois mil e treze, registada com a referência 2013,OMADM,I,GE,1370 e depois de

O objetivo geral foi compreender em que medida o tempo, decorren- te do magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribui para a aquisição de saberes e aprendizagem