RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA EXTENSÃO 2010

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA EXTENSÃO 2010"

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA EXTENSÃO 2010

JANEIRO E FEVEREIRO

Atividade

Resultado

Participação em atividade de treinamento promovida pela PROEX

referente ao SIGProj, sistema de gerenciamento de projetos da

extensão

26/02 - Posse da nova diretora de extensão Profa Dra Maria Carolina

Martinez Andion

MARÇO

Atividade

Resultado

Palestra de Abertura Curso

Avaliação Econômica

Realização de Planejamento da Extensão e definição de suas

diretrizes, em conjunto com outros diretores e chefes de

departamento, além de conversas com líderes de sala.

Planejamento Grupo Conviver 1º semestre de 2010

Criação do Mural da Extensão com informações sobre o que

acontece na ESAG/UDESC e na comunidade

De 01 a 26/03 Divulgação e realização de seleção de gestores de

projetos sociais ligados a organizações da sociedade civil e do

poder público para participar do Curso Avaliação Econômica de

Projetos Sociais realizado em parceria com a Fundação Itaú

Social e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM).

30/03 Palestra de abertura e início do Curso Avaliação

Econômica de Projetos Sociais com Gerente de Projetos

Sociais do Banco Itaú.

Diretrizes, informações relevantes e fluxo da

extensão sistematizados

Planejamento de atividades do 1º semestre

realizado com atividades previstas a partir de

abril. Criação da marca CONVIVER ESAG.

Dos 58 inscritos, 36 foram selecionados.

A palestra contou com a participação de

aproximadamente 150 pessoas.

Dos

selecionados

continuaram

realizando o curso que ocorreu no laboratório

de informática as ESAG todas as terças de

Curso Avaliação Econômica

Encerramento da seleção dos bolsistas de extensão em 2010.

15/03 – Palestra com Prof. Leo Kissler (Universidade de Marburg,

Alemanha) intitulada “Efeitos das Reformas Administrativas sobre

a Democracia Local”.

Edição do LASPEX

– Boletim Informativo do LASP – 3ª Ed.

(fev/mar 2010)

formação.

Foram

selecionados

bolsistas

remunerados e 03 bolsistas voluntários para

atuar em 04 programas e 02 projetos de

extensão em 2010.

A palestra promovida pelo Projeto de

Extensão “Ciclo de Palestras” teve a

participação

de

aproximadamente

pessoas e carga horária de 2h/a.

ABRIL

Fotos Atividade Resultado

CinEsag Fpolis

Formação da Nova Comissão de Extensão

Avaliação (pelo departamento, comissão de extensão) e

homologação (pelo CONCENTRO) dos relatórios das ações de

extensão 2009.

Divulgação e seleção do Projeto Rondon

22, 23, 24 e 29 de abril AÇÃO CONVIVER – Comemoração do Dia

da Terra, dos 10 anos da Carta da Terra e do Dia Global do Voluntariado Jovem nos dias. A comemoração envolveu as

seguintes atividades:

- CINE ESAG: Apresentação do Filme Home: nossa terra, nossa casa para os alunos dos três cursos em Florianópolis e Balneário Camboriú acompanhados

- Mostra das ONGs ambientais de Florianópolis no Hall de entrada da ESAG/UDESC.

- Mobilização Relâmpago em parceria com o Instituto Voluntários em Ação (IVA) e o DAAG pelo Dia Global do Voluntariado Jovem, que incluiu a realização de um grande mural com o tema “Mãos

Professores contatados e nova comissão de extensão nomeada por Portaria nº 023/10 de 28/04/2010 do Diretor Geral da ESAG

02 programas e 05 projetos foram homologados pelo CONCENTRO e um projeto foi diligenciado pelo departamento, de administração pública que aguarda resposta do coordenador (ver resultados em anexo). 02 alunas da ESAG se inscreveram e participaram do projeto em 2010, uma da Administração Pública: Marina Feltrim Dambros e uma da Administração Empresarial Maria Julia Silva Morossini

Participaram do Cine ESAG: 6 turmas de Administração Empresarial, 01 turma de Economia e 02 turmas de Administração Pública Florianópolis e 01 turma de Administração Pública de Balneário Camboriú

Participaram da Mostra do ONGs Ambientais o Instituto Harmonia na Terra, o Instituto Ilhas do Brasil, o Instituto Voluntários em Ação (IVA), O Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueostronomia

O evento envolveu vários alunos durante todo o dia no momento do intervalo das aulas e contou com a cobertura da RBS em reportagem veiculada no jornal da noite. Após a ação houve um aumento significativo de

CinEsag Balneário Camboriú

Mostra ONG’s Ambientais

Dia Global do Voluntariado Jovem (IVA)

MAIO

Data Atividade Resultado

12 e 13/05. V Encontro de Extensão da UDESC no CERES em

Laguna.

18 a 22 de maio. Visita da Diretora de Extensão à Universidade Paris

Dauphine para firmar convênio de cooperação e intercâmbio na

graduação e pós-graduação.

Início do Projeto TIC nas Comunidades, com realização no quadro do Programa Tecnologia de Gestão da Coprodução e Empregabilidade, coordenado pela professora Maria Ester Menegasso.

 23, 24 e 25/05 AÇÃO CONVIVER – Exposição 45 Anos ESAG/UDESC em parceria com as direções de ensino, pesquisa e a área de comunicação durante a realização do ENEO/EMA na ESAG/UDESC, no quadro das comemorações do 45 anos da UDESC.

Estruturação de Biblioteca Dinâmica (operação livros livres) pelos alunos do projeto Entrelinhas, coordenado pelo Professor Leandro Schmitz

 11/05 – Palestra ministrada pelos senhores Velocino Pacheco Filho, Jorge Musse e Leandro Melim Passoni, intitulada “Estado, Tributação e Cidadania”

 13/05 – Palestra ministrada pelo senhor Johni Lucas da Silva, intitulada

Apresentação do programa ESAG Sênior, de forma oral, e do Núcleo de Estudos em Finanças, por meio de banner. Participação de apenas 2 bolsistas e um professor coordenador

A minuta de convênio foi encaminhada à Universidade Paris Dauphine que dará um retorno à ESAG sobre trâmites para formalização.

Realização de curso de 20h para 20 alunos em Balneário Camboriú até junho de 2010

Durante os 03 dias do evento os 300 participantes conheceram um pouco da ESAG/UDESC por meio de banners com informações sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, além da gestão e de banner institucional.

A palestra

“Estado, Tributação e Cidadania”,

promovida pelo Projeto de Extensão “Ciclo

de Palestras”, teve a participação de

aproximadamente 160 pessoas e carga

Edição do LASPEX

– Boletim Informativo do LASP – 4ª Ed.

(bar/mai 2010)

A palestra

“Legislação Eleitoral, Projeto Ficha Limpa, Financiamento de Campanha e Combate à Prática de Caixa Dois”,

promovida pelo Projeto

de Extensão “Ciclo de Palestras”, teve a

participação

de

aproximadamente

pessoas e carga

JUNHO

Data Atividade Resultado

02 a 06/06 Realização do JIUDESC no CEAVI em Ibirama

 Elaboração, junto com o escritório de projetos PMO ESAG, do projeto do livro de 45 anos da ESAG/UDESC.

 Avaliação pelo departamento comissão de extensão e homologação CONCENTRO dos 03 projetos propostos para o edital sem ônus no primeiro semestre: Projeto Entrelinhas, Projeto Missão Possível e Projeto Avaliação Econômica de Projetos Sociais

11/06 Reunião Acompanhamento dos Projetos de Extensão com coordenadores e bolsistas

13/06 Realização do Evento “Cozinha Mané” no quadro do projeto de extensão Missão Possível coordenado pelo professor Leandro Schimidt

 08 e 15/06– AÇÃO CONVIVER - Realização de Oficina de Coaching:

“Construindo meu espaço no mundo do trabalho” com a consultora

Ana Paula Doring para os alunos do 8º termo de administração pública.

 22/06 Encerramento do Projeto Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Participação de alunos, professor e servidores da ESAG/UDESC, além do diretor de ensino e da extensão na abertura

Projeto elaborado e proto para mobilização de recursos

Os 03 projetos foram homologados pelo CONCENTRO

Participaram da reunião de acompanhamento o professor Ênio Spaniol, coordenador do LASP e seus bolsistas, Professor Lisandro, coordenador do Programa Centro de Desenvolvimento em Finanças e a sua bolsista, e a Profa Patricia Bonini coordenadora do Projeto cadernos de Economia Regional e seus dois bolsistas e o professor Leonardo Secchi e seus dois bolsistas. Os dois coordenadores de programa que faltaram foram contactados mais tarde pela diretora de extensão para repasse das informações.

Estavam presentes aproximadamente 500 pessoas e foram arrecadados recursos financeiros que serão investidos na Casa Lar EMAUS

No momento em que a Equipe identificava as pessoas no interior do referido estabelecimento, não foi possível identificar uma delas, haja visto que a mesma não

Entretanto, este aspecto peculiar da religião, este numinoso, seria justamente aquilo que não se pode ensinar por meio de conceitos, aquilo que “*...+ não é ensinável

Na atualidade, torna-se relevante o debate sobre o sistema sócio-educativo, de modo a originar discussões a respeito das implicações das medidas cada vez mais austeras e punitivas na