• Nenhum resultado encontrado

Manual básico de utilização do RIOComposer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual básico de utilização do RIOComposer"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Instalação do RIOComposer

Acesse o site http://videoaula.rnp.bronde encontrará o link para instalar o RIOComposer.

Pré-requisitos

 Máquina virtual Java (JVM) na versão 1.7 ou superior.  Sistemas Operacionais Windows ou Ubuntu Linux.

 Para o Ubuntu Linux 64 Bits é obrigatório ter o programa Mplayer instalado no sistema; para os demais isso não é necessário.

Habilitando a visualização local de videoaulas

Esta atividade depende do navegador padrão utilizado no sistema. Seguem os passos para os navegadores suportados:

Google Chrome:

Nenhuma configuração adicional é necessária. Porém é obrigatório que o Google Chrome seja aberto pelo RIOComposer e neste momento não pode haver nenhuma janela aberta deste navegador.

Mozilla Firefox:

Deve-se abrir o navegador Mozilla Firefox e digitar no campo de endereço a URL “about:config”. Será exibida uma mensagem e deve-se clicar no único botão apresentado. Logo após, no campo “Localizar”, deve-se digitar o termo “security.fileuri.strict_origin_policy”. Neste momento aparecerá apenas um item na lista onde deve-se dar um duplo clique trocando o seu valor para “false”.

Microsoft Internet Explorer 10 ou mais recente:

Nenhuma configuração adicional é necessária. Porém ao abrir a videoaula deve-se clicar no botão “Permitir conteúdo bloqueado” que aparecerá na parte inferior do navegador.

Abrindo o RIOComposer

Após ser feita a instalação, basta dar duplo clique sobre o ícone do RIOComposer na sua área de trabalho ou duplo clique no arquivo “RIOComposer.jar” na pasta de instalação.

(3)

Criando uma videoaula

Pré-requisitos

 O vídeo já deve estar convertido para o formato requerido pelo RIOComposer, preferencialmente utilizando a ferramenta de conversão descrita no anexo I.

 Transparências:

 Devem ficar na mesma pasta dos arquivos do vídeo.

 As transparências estáticas devem estar no formato de imagens PNG, JPG, SVG ou GIF.

(4)

 As transparências com animações e/ou interações devem estar em formato HTML5. Neste caso é importante verificar a compatibilidade dos navegadores com o conteúdo produzido. É fundamental que o HTML contenha a altura e largura do “html” e do “body” dentro da tag <head>, como no exemplo: <style> html, body{ height: 500px; width:500px; } </style>  Para desenvolver transparências interativas/animadas pode-se utilizar a ferramenta Adobe

Edge Animate. Esta ferramenta, em sua primeira versão, é gratuita.

 O Microsoft Power Point, LibreOffice/OpenOffice e o Google Docs exportam apresentações para o formato PNG. Neste caso todas as animações e interações serão perdidas.

 O nome dos arquivos não pode conter caracteres especiais ($, !, \, etc) e nem espaços em branco.

Passo a passo para a criação de uma videoaula

Passo 1: Abrir arquivo de vídeo

Para selecionar o vídeo, clique no menu “Arquivo” e em seguida em “Abrir Vídeo” ou utilize a tecla de atalho “Ctrl+i”.

Escolha o vídeo (apenas arquivos .mp4 ou .webm) para criação da aula. Logo após, a reprodução começará automaticamente.

Passo 2: Selecionar as transparências

Após a reprodução do vídeo, podemos escolher as transparências que deverão ser apresentadas de forma sincronizada. Para isto, basta clicar sobre o botão “Nova transparência” no instante desejado. O vídeo será pausado e uma caixa de diálogo será aberta para que seja escolhida a transparência. Desta forma, o tempo capturado será associado à transparência selecionada. Veja a figura abaixo:

(5)

Caso deseje remover uma transparência criada, basta selecioná-la e apertar o botão “Remover”. Para continuar com o vídeo, clique no botão “Play” situado abaixo do vídeo.

É possível gerar um roteiro para a videoaula com os mesmos tempos das transparências. Para isso deve-se selecionar o botão “Copiar Tempos”, e automaticamente aparecerão na área do roteiro os mesmos tempos definidos nas transparências, conforme a Figura 2.1. Caso algum tópico do roteiro não seja necessário, remova-o clicando sobre ele e, em seguida, no botão “Remover”.

Passo 3: Acrescentar tópico ao roteiro

Para acrescentar um tópico, o processo é similar ao das transparências, bastando clicar sobre o botão “Novo tópico”. Assim, o vídeo será pausado e o tempo capturado para criação do novo tópico do roteiro. Veja a figura 3:

É importante ressaltar que os tópicos possuem uma hierarquia. Para criar essa hierarquia é preciso selecionar aquele que receberá o sub-tópico no momento da criação. Por exemplo, ao criar o tópico 1.1 foi selecionado o tópico 1. O tópico também pode ser removido, selecionando-o e clicando no botão “Remover”. Outra possibilidade é a alteração de sua posição, bastando para isso clicar no tópico desejado e arrastá-lo até a sua nova posição.

Passo 4: Informações gerais da videoaula

Na parte superior da tela, em “Informações gerais”, devem ser cadastrados os dados da videoaula.

Figura 2 – Associação tempo/arquivo para transparência.

Figura 2.1 – Copiar tempos de sincronização das transparências para o roteiro.

(6)

Para preencher as informações clique no botão “Editar” e o formulário da figura abaixo será exibido.

Seguem as descrições dos campos do formulário: Informações da videoaula

Instituição: Instituição produtora da videoaula. Utilize preferencialmente a sigla da instituição. Tipo do recurso: Tipo específico da videoaula, conforme opções apresentadas.

Estado: Indicação do estado do desenvolvimento da videoaula, conforme opções apresentadas.

Figura 4 – Área de exibição das informações gerais da videoaula.

(7)

Código da disciplina: Código da disciplina associada à videoaula. Uma dica é utilizar o mesmo código que a instituição utiliza para identificar as disciplinas. Exemplo: ead05007.

Thumbnail: Arquivo (PNG ou PNG) que represente a videoaula, tipicamente uma captura de tela. Idioma: Idioma da videoaula, conforme opções apresentadas.

Título: Título da videoaula

Idioma: Idioma que será usado para o preenchimento dos demais campos desta seção, conforme opções apresentadas.

Descrição: Descrição sucinta do uso previsto para essa videoaula.

Palavras-chave: Palavras-chave associadas à videoaula separadas por vírgula Disciplina: Disciplina associada à videoaula. Coloque o nome por extenso.. Curso: Curso associado à videoaula.

Informações sobre a área do conhecimento

Área: Área do conhecimento, conforme opções apresentadas.

Informações sobre os autores Nome: Nome do autor

Função: Função exercida na produção da videoaula, conforme opções apresentadas.

Direitos autorais

Descrição: Descrição dos direitos autorais da videoaula. Uma forma simples de preencher é colocar o tipo de licença (GNU, Creative Commons, GPL, etc.) ou, caso não seja um tipo de licença amplamente divulgado, descrever quem é detentor dos direitos autorais e quais ações podem ser feitas com a videoaula (copiar, distribuir, exibir, traduzir e executar as obras e ainda criar obras derivadas, etc.). Exemplo: “MEC. Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial.”

Idioma: Idioma da descrição dos direitos autorais da videoaula, conforme opções apresentadas.

Dados Educacionais

Contexto: Contexto em que a videoaula está inserida, conforme opções apresentadas.

Regra do usuário: Usuário principal para o qual a videoaula foi produzida, conforme opções apresentadas.

(8)

Idioma: Idioma da descrição, conforme opções apresentadas.

Descrição: Descrição de como a videoaula deve ser usada. Exemplo: em sala de aula, apoio extra-classe, etc.

Videoaulas Relacionadas

Tipo da relação: Tipo da relação entra a videoaula produzida e a relacionada, conforme opções apresentadas.

Link: Link de acesso à videoaula relacionada.

Idioma: Idioma da descrição da videoaula relacionada, conforme opções apresentadas. Descrição: Descrição sucinta da videoaula relacionada.

Passo 5: Salvar

Para salvar basta clicar no menu “Arquivo” e logo após em “Salvar aula”. Serão gerados 3 arquivos com extensões “.xml”, “.sync” e “.index”, que serão gravados na mesma pasta do vídeo (“.mp4” ou “.webm”).

Passo 6: Testar videoaula localmente

Clique no menu Ferramentas e selecione a opção “Visualizar Videoaula. Lembre-se antes de fazer a visualização local seguir o passo a passo, disponível neste manual, para habilitar esta funcionalidade.

Abrindo uma videoaula

Para abrir uma videoaula para edição clique no menu “Arquivo” e em seguida em “Abrir videoaula” ou utilize a tecla de atalho “Ctrl+i”. Aparecerá a opção de abrir o arquivo “.xml”. Selecione o arquivo da aula desejada. É importante que todos os arquivos da videoaula estejam na mesma pasta do arquivo “.xml”.

Ferramenta de publicação de videoaulas

Pré-requisitos

Para publicar uma videoaula, o firewall de sua instituição deve estar liberado para a utilização de HTTP e HTTPS (portas 80 e 443 TCP, respectivamente).

Passo a passo para a publicação de uma videoaula

Passo 1: Abrir a ferramenta

Para abrir ferramenta, basta clicar no menu “Ferramentas” e depois em “Publicar Videoaulas”. Logo após, a tela da figura abaixo:

(9)

Passo 2: Conectar ao servidor

Para conectar ao servidor, os campos “Servidor”, “Usuário” e ”Senha” devem ser preenchidos e logo após deve-se clicar no botão “Conectar”.

O painel direito da ferramenta será preenchido com a lista de arquivos e pastas do seu usuário no servidor, conforme a figura abaixo.

Figura 6 – Tela principal da ferramenta de publicação.

(10)

Passo 3: Criação de uma pasta no servidor

Para criar uma pasta, clique no botão “Nova Pasta” identificado pelo ícone do lado direito da tela. Será exibida uma tela para digitar o nome da nova pasta, conforme a figura 11.

Clique no botão “OK” e a nova pasta será criada na pasta atual.

Passo 4: Transferência de arquivos

Para transferir arquivo(s) e/ou pasta(s) entre o seu computador e o servidor execute os seguintes passos:

1. Selecione o(s) arquivo(s) e/ou pasta(s). Caso queria selecionar mais de um objeto utilize as teclas Ctrl ou Shift do teclado.

Figura 8– Lista de arquivos e pastas no servidor.

(11)

2. Clique com o botão esquerdo do mouse em um dos arquivos selecionados e arraste até a tela ao lado e solte o botão.

Uma videoaula é composta de diversos arquivos e todos devem ser copiados para a mesma pasta no servidor, quais sejam:

• Vídeos: arquivos “.mp4” e “.webm” • Roteiro: arquivo “.index”

• Sincronização: arquivo “.sync”

• Informações da videoaula: arquivo “.xml”

• Transparências: todos os arquivos relativos às transparências

• Midias relacionadas: todos os arquivos que foram apontados nas transparências e que ficarão no sistema (pdf, texto, etc).

Passo 5: Renomear uma pasta ou um arquivo

Para renomear uma pasta ou um arquivo, selecione a pasta ou arquivo desejado e logo após clique no botão “renomear” e aparecerá uma tela para digitar o novo nome, conforme a figura abaixo.

Passo 6: Apagar pasta ou arquivo

Para apagar uma pasta ou arquivo, selecione a pasta ou arquivo desejado e logo após clique no botão “apagar” .



ATENCÃO: Ao apagar uma pasta todos os arquivos e subpastas serão apagados também.

Acesso à videoaula e seus componentes

Após construir a sua videoaula utilizando o RIOComposer e fazer a publicação, basta acessar o endereço que será descrito abaixo. É importante destacar que os arquivos só ficam totalmente disponíveis no dia seguinte à publicação, pois a sincronização de todos os servidores do serviço é feita uma vez por dia.

A URL de acesso à videoaula pode ser obtida selecionando o arquivo “.xml” da aula no servidor e clicando no botão . Ela segue o seguinte padrão:

http://SERVIDOR/v.php?f=<CAMINHO_ARQUIVO_XML_NO_SERVIDOR>

(12)

Onde:

<SERVIDOR> é o nome do servidor onde as videoaulas foram armazenadas

<CAMINHO_ARQUIVO_XML_NO_SERVIDOR> é o caminho completo do arquivo “.xml” com que foi feito o upload.

Segue um exemplo onde o servidor de videoaulas é “videoaula.rnp.br” e o caminho completo para o arquivo “.xml” é “/rnp/treinamentos/videoaulas/modulo_3/modulo_3.xml”. Este endereço deverá ser divulgado para os usuários terem acesso à videoaula.

http://videoaula.rnp.br/v.php?f=/rnp/treinamentos/videoaulas/modulo_3/modulo_3.xml

Testando o funcionamento da videoaula

Após ser feita a publicação, basta seguir o padrão de URL descrito acima e acrescentar ao final “&verify=true”, sem as aspas. Com esta URL, conseguirá acessar a videoaula que acabou de fazer o upload sem a necessidade de aguardar a sincronização dos servidores, que acontece apenas uma vez ao dia. Segue um exemplo:



Esta URL com “&verify=true” no final NÃO pode ser divulgada para os usuários finais (alunos etc), pois é usada apenas para testar a videoaula que acabou de ser publicada.

Acesso aos arquivos relacionados

O sistema permite o download de qualquer formato de arquivo. Eles podem ser acessados facilmente através de uma URL, que pode ser usada na transparência como link para o arquivo. A URL de acesso pode ser obtida selecionando o arquivo no servidor e clicando no botão . Ela segue o seguinte padrão:

http://<SERVIDOR>/rio/<CAMINHO_DO_ARQUIVO_NO_SERVIDOR>

<SERVIDOR> é o nome do servidor onde as videoaulas foram armazenadas

<CAMINHO_DO_ARQUIVO_NO_SERVIDOR> é o caminho completo do arquivo com que foi feito o upload e que se deseja acessar.

Exemplo:

(13)

Anexo 1: Manual para a Conversão de Vídeo

Conversão de vídeo no sistema operacional Ubuntu Linux 12.04

Baixe o arquivo compactado em:

http://videoaula.rnp.br/ferramentas/conversao_video_html5_ubuntu_12.04.zip

Em seguida faça a descompactação do arquivo na pasta que desejar.

Para fazer a conversão, deve-se colocar o arquivo “conversao.sh” e a pasta ffmpeg na mesma pasta onde estão os vídeos a serem convertidos. Antes de executar estes arquivos pela primeira vez, abra um terminal e execute os seguintes comandos:

cd <caminho_para_pasta_onde_descompactou_zip> chmod u+x ffmpeg/ffmpeg conversao.sh

Agora, basta executar o script de conversão através do comando “./conversao.sh”.

Com este comando, todos os vídeos com extensão “.mpg” da pasta serão convertidos e serão gerados dois arquivos com o mesmo nome do vídeo original, porém com as extensões “mp4” e “webm”.

Caso queira converter um vídeo de outra extensão (formato), é necessário abrir o arquivo “conversao.sh” com um editor de texto e modificar o valor onde está escrito EXTENSION para a extensão adequada. Por exemplo, trocar EXTENSION=”mpg” por EXTENSION=”avi”. Após a modificação, salve o arquivo e execute novamente o script de conversão.

O processo de conversão do vídeo poderá levar várias horas dependendo da duração do vídeo e da capacidade de processamento do computador.

Conversão de vídeo no sistema operacional Windows

Baixe o arquivo compactado em:

http://videoaula.rnp.br/ferramentas/conversao_video_html5_windows.zip Em seguida faça a descompactação do arquivo na pasta que desejar. Abra o prompt de comando do Windows.

Vá até a pasta onde foi descompactado o arquivo através do comando:

cd <caminho_completo_do_diretório_onde_foi_descompactado_o_pacote>

Para executar a conversão devemos executar o arquivo “conversao.bat”, passando como parâmetros (entre aspas) primeiro o vídeo a ser convertido incluindo sua extensão (.mpg por exemplo) e depois o nome do novo vídeo sem sua extensão. Exemplo:

conversao.bat “c:\videos\video1.mpg” “c:\videos\videos1_novo”

Com este comando, o vídeo será convertido e serão gerados dois arquivos com o mesmo nome do vídeo original, porém com as extensões “mp4” e “webm”. Se o vídeo original estiver no formato “mp4” ou “webm” é importante que o nome do vídeo de saída (neste exemplo “c:\videos\videos1_novo”) seja diferente do nome original, se não este será sobrescrito.

(14)

O processo de conversão do vídeo poderá levar várias horas dependendo da duração do vídeo e da capacidade de processamento do computador.

Conversão de vídeo usando outra ferramenta

O escopo deste material não inclui suporte à outra ferramenta de conversão de vídeo, mas caso você queira tentar, siga as especificações abaixo:

Especificações:

 Container MP4 com codec de vídeo H.264 e codec de áudio AAC;  Container WEBM com codec de vídeo VP8 e codec de áudio Vorbis;  Resolução de 320x240 pixels.

 É obrigatório ter o vídeo nos dois formatos, MP4 e WEBM.

Não recomendamos taxas altas para o vídeo, pois o arquivo pode ficar muito grande, causando uma demora maior para os usuários que forem assisti-lo.

Referências

Documentos relacionados

Segundo Medina, essa não seria uma condição para a liberação do convênio, porém, há uma resistência da Prefeitura e até da Câmara Municipal em ter atletas que não são de

Na Barra de Menu, clique em Arquivo – Salvar como Nesta tela aparecerá os seguintes campos:.. Nome de arquivo: nome que será dado

Lista de Verificação – Norma de Qualidade Recomendável e Boas Práticas de Fabricação de Cafés Torrados em Grão e Cafés Torrados e Moídos - Uso Exclusivo do Auditor1. Revisão

Pressione o botão DISPLAY repetidamente para mudar o modo de exibição do tempo entre: O tempo decorrido da faixa em reprodução. O tempo restante da faixa O tempo

Gileno Dé Carli, chefe da seção de Estudos econômicos do Instituto do Açúcar e do Álcool, relata no artigo a síntese da função civilizadora da cana-de- açúcar no Brasil. Com

Para salvar sua apresentação, clique na guia Arquivo, opção Salvar como..., clique duas vezes em Computador, procure a pasta na qual deseja salvar seu arquivo, digite um nome para

Como a função motora do músculo estapédio, inervado pelo nervo facial, pode estar comprometida nos casos de Seqüência de Moebiüs, espera-se uma alteração no padrão

29 A qualidade do serviço de mensagem de texto pelo celular oferecido pela minha operadora é alta. Discordo