• Nenhum resultado encontrado

Guia de Orientação ao Discente do PPGA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Orientação ao Discente do PPGA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Guia de Orientação

ao Discente do PPGA

(2)

O PPGA

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Fede-ral do Pará, nasce dimensionado para formar antropólogos/as em nível de Mes-trado e Doutorado, contribuindo para aumentar a oferta de recursos humanos regionais e nacionais capacitados para a urgente tarefa de trazer subsídios para a solução questões prementes, postas pela sociedade, principalmente a amazô-nica, contribuir, assim, para o planejamento de políticas públicas e programas mais adequados aos grupos, povos e populações que habitam a região. As li-nhas de pesquisa dos docentes-pesquisadores envolvidos no Programa estão voltadas, de modo geral – mas, não exclusivamente -, a temáticas regionais. Os/As docentes-pesquisadores/as, juntamente com os/as discentes que se a-gregam ao PPGA, têm atuado de forma intensa no estudo das diversas dimen-sões e variabilidade da experiência humana na Amazônia e vêm refletindo so-bre as mudanças ali ocorridas ao longo do tempo. A dinâmica estabelecida be-neficia grandemente a maior interação com os/as demais profissionais especial-izados/as em cada campo científico, contribuindo significativamente para o aprimoramento de abordagens teóricas e metodológicas utilizadas, assim como permite melhor compreensão dos processos de mudanças bioculturais em cur-so na região.

O PPGA iniciou suas atividades em agosto de 2010 com atuação em três dos quatro campos tradicionais da Antropologia, quais sejam, Social, Arqueologia e Bioantropologia, e com perspectiva de incentivo às discussões e pesquisas tam-bém no da Linguística Antropológica. Nos três campos básicos, contempla a formação de cientistas antropólogos/as em nível de Mestrado e Doutorado. Analisar os processos de formulação social das diferenças culturais no tempo (histórico e pré-colonial) e no espaço (regional) com a finalidade de promover a formação da cidadania cultural pode ser considerado o objetivo maior dos estu-dos antropológicos em toestu-dos os seus campos de atuação.

(3)

Mestrado

O/A discente em nível de Mestrado deve cursar todas as disciplinas obrigatórias (História do Pensamento Antropológico, Métodos e Técnicas de Investigação em Antropologia e duas disciplinas de Fundamentos – a da área de concentração à qual o discente está vinculado e uma outra a sua escolha), no momento da oferta, e escolher as disciplinas optativas de acor-do com sua relevância para o desenvolvimento acor-do tema de pesquisa, a orientação recebida e as prefe-rências pessoais, desde que ao final sejam integrali-zados 18 (dezoito) créditos em disciplinas, 3 (três) em atividades complementares e 8 (oito) relativos à dis-sertação (Seminário de Disdis-sertação I e II), totalizando 29 (vinte e nove) créditos.

Doutorado

O/A discente em nível de Doutorado deve cursar to-das as disciplinas obrigatórias (Teoria Antropológica Contemporânea, Métodos Quantitativos e duas disci-plinas de Fundamentos – a da área de concentração à qual o discente está vinculado e uma outra a sua escolha), no momento da oferta, e escolher as disci-plinas optativas de acordo com sua relevância para o desenvolvimento do tema de pesquisa, a orientação recebida e as preferências pessoais, desde que ao final sejam integralizados 21 (vinte e um) créditos em disciplinas, 6 (seis) em atividades complementares e 10 (dez) relativos à tese (Seminário de Tese I e II), totalizando 37 créditos. Os/As discentes oriundos/as

de outras áreas, fora do campo da Antropologia, devem cursar as disciplinas obrigatórias do Mestrado (História do Pensamento Antropológico e Métodos e Técnicas de Investiga-ção em Antropologia), além das disciplinas que devem ser cursadas para a integralizaInvestiga-ção dos créditos do Doutorado. Caso o/a discente considere já ter cursado disciplinas simila-res no curso de Mestrado oferecido por outro Programa de Pós-Graduação, deve ser feita a solicitação formal ao Colegiado para que os créditos já obtidos anteriormente sejam validados.

(4)

Or d em d e M atr íc u la M e str ad o Semes tr e 1 Semes tr e 2 Semes tr e 3 Semes tr e 4 1. HP A 2. Fu n d amen to s 3. O p ta tiv a 1. M TI A 2. Fu n d amen to s 3. O p ta tiv a 1. At ivi d ad e s Co mp le men ta re s 2. Ex am e d e Qu ali fi ca çã o 3. Semi n ár io d e Di ss e rta çã o I 1 . e mi n ár io d e Di ss er ta çã o II 2 .Defe sa Or d em d e M atr íc u la Do u to ra d o Sem. 1 Sem. 2 Sem. 3 Sem. 4 1. (HP A) 2. Fu n d amen to s 3. O p ta tiv a 1. (M TI A ) 2. M ét o d o s Qu an t. 3. Fu n d amen to s 4. Te o ria An tr . Co n te mp . 1. O p ta tiv a 2. O p ta tiv a 1 .At ivi d ad e s Co mp . Sem. 5 Sem. 6 Sem. 7 Sem. 8 1. Ex am e d e Qu ali f. 1. Semi n ár io d e te se I 2. Semi n ár io d e T e se II 1. Defe sa

(5)

AO INGRESSAR NO PROGRAMA

*Ler atentamente o Regimento do Programa e o Manual Discente disponíveis no site do PPGA.

*Atentar para os e-mails en-viados pelo Programa e para as informações contidas no site do PPGA.

*Os meios de comunicações oficiais entre o Programa e os/as Discentes, e entre os/ as Discentes e o Programa serão o e-mail, o site e o te-lefone do PPGA.

*De posse do número de ma-trícula, realizar cadastro no SIGAA.

*Matricular-se nas disciplinas

conforme cronograma anterior por meio do SIGAA.

*As matrículas nos componentes curriculares - Atividades Comple-mentares, Exame de Qualificação e Defesa, serão realizadas pela secretaria do Programa em seus respectivos semestres.

*As disciplinas Seminário de Dissertação I e II serão disponibilizadas aos/às discentes Mestrandos/as nos 3º e 4º semestres respectiva-mente.

*As disciplinas Seminário de Tese I e II serão disponibilizadas aos/as discentes Doutorandos/as nos 6º e 7º semestres respectivamente.

(6)

Ritos Acadêmicos

O/A mestrando/a deve submeter-se ao exame de qualificação após a integralização dos créditos em disciplinas, e até 12 (doze) meses após o ingresso, e defender a dissertação em até 24 (vinte e quatro) meses após o ingresso. O/A doutorando/a deve submeter-se ao exame de qualifica-ção após a integralizaqualifica-ção dos créditos em disciplinas e atividades comple-mentares, e até 30 (trinta) meses após o ingresso, e defender a tese em até 48 (quarenta e oito) meses após o ingresso.

Depósitos de documentos para avaliação (bancas de exames de qualifi-cação e de defesas)

Para o pertinente andamento das providências e o hábil cumprimento de prazos (composição de bancas avaliadoras, homologação no colegiado, providências relativas a deslocamentos dos componentes externos das bancas e registros, entre outras ações), os documentos referentes ao exame de qualificação e à defesa de dissertação ou tese devem ser depo-sitados na secretaria do PPGA até 30 dias (caso da qualificação) e 45 dias (caso das defesas) antes da data prevista para o rito com o parecer do/a orientador/a.

Atividades Acadêmicas

Exige-se dos/as discentes de Pós-Graduação a frequência a 75% das aulas ministradas por disciplina. Cada disciplina oferecida tem carga horária de 45 horas, que acontecem em pelo menos 11 encontros de quatro horas/ aula ou 15 encontros de três horas/aula. A frequência obrigatória é, por-tanto, de 34 horas (9 ou 12 encontros, respectivamente).

(7)

Atividades Complementares

No semestre definido pelo cronograma dos Cursos, os/as discentes deve-rão solicitar a aprovação dos créditos em Atividades Complementares, conforme disposto na Resolução nº 02/2015, disponível no site do PPGA. Relatórios Semestrais

Todos/as os/as discentes devem apresentar relatórios semestrais, a serem entregues na Secretaria, conforme modelo disponível no site do PPGA. O relatório deve conter uma apreciação do/a orientador/a e a sua assinatura, assim como a assinatura do/a discente. Os relatórios mestrais devem ser entregues até 30 de julho (referente ao primeiro se-mestre) e até 30 de janeiro (referente ao segundo sese-mestre).

Trabalho Final

Os/As discentes deverão depositar na secretaria do Programa a versão final de seu trabalho em conformidade com os prazos estabelecidos no Regimento do PPGA e com as Normas Técnicas para apresentação de Teses e Dissertações disponíveis no site do PPGA.

Bolsas

O Programa não possui bolsas de estudo, e estas são disponibilizadas de acordo com normas definidas pelas agências de fomento e pela PROPESP. A distribuição é feita pela Comissão de Bolsas, integrada pela Vice-Coordenação do Programa e demais representantes do colegiado, inclusi-ve discentes.

(8)

Programa de Pós-Graduação em Antropologia —

PPGA

Rua Augusto Corrêa, 01

Campus Universitário do Guamá, Belém, Pará, Brasil

Cep: 66075-110

Tel: +55 (91) 3201-8327

Email: ppgacampos@ufpa.br

Coordenador: Prof. Dr. Diogo Menezes Costa

Vice- Coordenador: Prof. Dr. Fabiano de Souza Gontijo Secretário: Antonio Carlos da Cruz Villas

Referências

Documentos relacionados

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se