• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE LEI Nº 348/2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE LEI Nº 348/2009"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE LEI Nº 348/2009

Dispõe sobre a instalação individualizada de hidrômetro nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais do Estado do Espírito Santo, e dá outras providências. A Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo decreta:

Art. 1º - É obrigatória a instalação de hidrômetros individualizados para cada unidade habitacional, nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais.

§ 1º - Os novos projetos das edificações e condomínios tratados no art. 1º deverão prever na planta hidráulica, além do hidrômetro para a aferição do consumo de água global, a instalação de sistema que permita aferir o consumo de água individual por unidade autônoma. § 2º - A implantação individual dos hidrômetros não dispensa a medição do consumo global, para a apuração do consumo da área comum da edificação predial.

§ 3º - Considera-se consumo da área comum a diferença entre o consumo de água global aferido pelo hidrômetro instalado no ramal de entrada do condomínio e o somatório do consumo de todas as unidades autônomas, para o mesmo período.

§ 4º - Considera-se consumo individual a medição aferida em cada unidade autônoma, seja residencial, comercial ou de uso misto.

Art. 2º O hidrômetro individual será instalado em área comum e de fácil acesso, tanto para a leitura quanto para a manutenção e conservação.

Art. 3º Os procedimentos de leitura do consumo individual e a cobrança do consumo individual acrescida do consumo da área comum serão feitos pelos síndicos de cada Condomínio, se assim dispuserem as respectivas Convenções, devidamente aprovadas nas Assembléia de Condôminos.

Art. 4º - Cada unidade autônoma pagará o valor referente ao seu consumo individual acrescido do valor correspondente ao rateio do consumo da área comum, nos termos do artigo 3º e do § 2º do art. 1º desta lei.

Art. 5º Não serão aprovados os novos projetos de edificações acima mencionados se não atenderem as disposições dessa lei.

Art. 6º Para efeitos de aplicação do art. 5º consideram-se novos projetos de edificação os projetos de arquitetura de obra inicial protocolados na Unidade Administrativa, a partir de 120 dias da publicação desta Lei.

(2)

Marcelo Coelho Deputado Estadual

JUSTIFICATIVA

Submeto à elevada apreciação dessa Augusta Casa Legislativa Projeto de lei que “dispõe quanto à obrigatoriedade de instalação individualizada de hidrômetro nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais”.

O projeto de Lei em epígrafe tem por escopo o uso racional da água, bem como objetiva corrigir a injustiça verificada em relação ao efetivo uso e ao valor pago pela água, conferindo assim aos usuários maior controle, economia e, sobretudo, a utilização adequada e responsável do recurso esgotável e essencial à vida, que é a água.

No momento em que se regula a hidrometração individual em edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais, em cada uma de suas frações, obviamente está-se considerando racionalidade de uso do bem mais precioso para o ser humano.

A educação do uso racional desse bem tem a função precípua de alcançar a proporcionalidade das reservas hídricas existentes e, de outro lado, o abastecimento em quantidade, continuidade, qualidade e preço compatíveis.

Frente a essa realidade, outra deve ser considerada mais precisamente quanto ao rateio aleatório verificado nas edificações, residenciais coletivas, dos quais certamente a justiça resumida em taxas condominiais se distancia na proporção dos consumos de água que, em última análise, deve representar agregados culturais peculiares de cada um de seus moradores.

É oportuno ressaltar que a obrigação criada para as construtoras situa-se dentro da competência legislativa dos estados-membros por tratar-se de questão ligada a direito urbanístico, disciplina jurídica incidente sobre os fenômenos do Urbanismo, destinada ao estudo das normas que visem a impor valores convivenciais na ocupação e utilização dos espaços habitáveis.

De acordo com a proposta apresentada não é gerado nenhum ônus ou dever para a prestadora de serviços. A alteração sugerida cria obrigação para as construtoras elaborarem projeto hidráulico que permite apurar o consumo individual.

Ressalta-se por oportuno, que tal medida já vem sendo adotada voluntariamente pelas construtoras, que estão inclusive se utilizando desse sistema como “marketing” para atrair a procura pelas unidades disponíveis à venda.

Na proposição que apresentamos, não está em questão nenhum aspecto ligado a alteração nas relações entre a concessionária e o Poder Executivo. Pretende-se que o fornecimento de água aos condomínios em geral continue o mesmo, através do trabalho de empresas concessionárias em atividade nos Municípios deste Estado.

(3)

Fica bem claro na proposição ora apresentada que não se trata de alteração das

condições de concessão de serviços de abastecimento de água aos usuários da

rede pública, e, sim, apenas, das condições de edificação, para que medidores individuais sejam instalados nas unidades autônomas de condomínios, em local de fácil acesso, conjuntamente com o medidor do consumo global das edificações, para a apuração do consumo da área comum.

Podemos destacar como objetivos específicos da medição individual de água nas unidades os efeitos obtidos com esta metodologia, a seguir listados: redução do desperdício de água; redução do consumo de energia elétrica pela redução do volume bombeado para o reservatório superior; contas de água e esgotos dos apartamentos baseadas em consumos reais; identificação de vazamentos de difícil percepção; maior satisfação dos usuários e redução do volume efluente de esgotos, com benefícios ecológicos.

Do ponto de vista do consumidor: pagamento proporcional o consumo, ou seja, um apartamento que só tenha um consumidor não pagará o mesmo que aquele que possua 6, 8 ou 10 pessoas; o usuário não pagará pelo desperdício dos outros; redução do pagamento da conta de água, em alguns casos de até 50%; redução do consumo do edifício em até 30%; possibilidade de localizar vazamentos internos nos apartamentos,os quais, às vezes, levam meses e até anos para serem identificados; maior satisfação do usuário, já que ele passa a controlar diretamente a sua conta de água.

Do ponto de vista da concessionária: redução do índice de inadimplência, pois

somente é cortada a água dos maus pagadores,e, na prática, estes passam a ser bons pagadores; redução do consumo de água, que pode atingir 30%; redução do número de reclamações de consumo.

Do ponto de vista dos construtores e projetistas: em projetos elaborados criteriosamente para a medição individualizada de água, a economia nas instalações hidráulicas situa-se próximo a 22%; maior facilidade de venda dos apartamentos com medição individualizada de água.

Do ponto de vista da comunidade em geral: preservação dos recursos hídricos, com reflexos positivos para o meio ambiente e o ecossistema.

Pode-se compreender que o sistema de medição global de água nas edificações fere consideravelmente o direito do cidadão enquanto consumidor, na medida em que este paga conta independentemente se seu consumo.

Diante dos inúmeros benefícios acima relacionados, esperam os signatários poder contar com o apoio dos pares para a aprovação desta matéria.

Sala das Sessões, 23 de junho de 2009.

MARCELO COELHO Deputado Estadual

(4)

1. Deputado Élcio Alvares

_____________________________________________________________________ 2. Deputado Atayde Armani

_____________________________________________________________________ 3. Deputado Giulianno dos Anjos

_____________________________________________________________________ 4. Deputado Theodorico Ferraço

_____________________________________________________________________ 5. Deputado Robson Vaillant

, _______________________________________________________________ 6. _Deputado Sargento Valter

__________________________________________________________________ 7. Deputado Luciano Pereira

___________________________________________________________________ 8. Deputado Rodrigo Chamon

______________________________________________________________

(5)

___________________________________________________________________ 10. Deputado Dr.Rafael Favatto

_______________________________________________________________ 11. Deputado Freitas

___________________________________________________________________ 12. Deputada Luzia Toledo

________________________________________________________________ 13. Deputada Aparecida Denadai

______________________________________________________________ 14. Deputado Da Vitoria

___________________________________________________________________ 15. Deputado Dr.Wolmar

_______________________________________________________________ 16. Deputado Euclério Sampaio

___________________________________________________________________ 17. Deputada Janete De Sá

___________________________________________________________________ 18. Deputado Paulo Roberto

___________________________________________________________________ 19. Deputado Reginaldo Almeida

___________________________________________________________________ 20. Deputado Claudio Vereza

___________________________________________________________________ 21. Deputado Givaldo Vieira

___________________________________________________________________ 22. Deputado César Colnago

___________________________________________________________________ 23. Deputado Sérgio Borges

(6)

24. Deputado Luis Carlos Moreira

___________________________________________________________________

25. DeputadoDr.Hercules

___________________________________________________________________

26. Deputado Vandinho Leite

___________________________________________________________________ 27. Deputado Cacau Lorenzoni

28. Deputado Dary Pagung

___________________________________________________________________ 29. Deputado Wanildo Sarnaglia

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Por fim, dada as previstas asserções, o presente artigo conclui a nulidade da Língua Esperanto como proposta de embate ao imperialismo americano, conquanto, o

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Cheliped carpus with 12–18 simple dorsal setae; propodus bearing a large, with brown-bordered dorsal crest (V. glandurus), or a distal margin curved and pointed

De sua gênese surgiram duas linguagens, uma conhecida como Luta Regional Baiana (atualmente, apenas Capoeira Regional) e a outra como Capoeira Angola. No nosso entendimento,

Então se esse requisito obrigatório não for legível, abre um leque de probabilidades para uma interpretação errada do profissional, podendo acarretar graves danos à saúde

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

International Union of Applied Chemistry defines prodrug as a “drug containing specialized nontoxic protective groups used in a transient manner to alter or to eliminate undesirable