• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA 3. ACEITAÇÃO E CONTINUAÇÃO DE CLIENTES E TRABALHOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA 3. ACEITAÇÃO E CONTINUAÇÃO DE CLIENTES E TRABALHOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA

3.

ACEITAÇÃO E

CONTINUAÇÃO

DE CLIENTES E

TRABALHOS

(2)

GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA

3. ACEITAÇÃO E CONTINUAÇÃO DE CLIENTES E TRABALHOS

3.1

Enquadramento

O processo para aceitar ou continuar um trabalho ou o relacionamento com um cliente está descrito a seguir:

Imagem 3-1

Uma das mais importantes decisões que uma firma pode tomar é determinar que trabalhos deve aceitar ou que clientes deve manter. Uma má decisão pode levar a tempo não faturado, honorários não recebidos, ansiedade nos sócios e restante pessoal, perda de reputação e, pior que tudo, eventuais processos judiciais.

A ISQC 1 e a ISA 220 exigem que os auditores desenvolvam, implementem e documentem os seus procedimentos de controlo de qualidade relativamente às suas políticas de aceitação e retenção de clientes. Idealmente, estas políticas e procedimentos devem abordar o nível de risco (risco tolerável) e as características do cliente (por exemplo, duvidosa integridade do órgão de gestão, indústria de alto risco ou o facto de ser uma entidade cotada) que poderiam não ser aceites pela firma.

Conteúdo ISA

relevante

Orientação sobre procedimentos exigidos para:

• Identificar e avaliar fatores de risco relevantes para decidir se se deve aceitar ou recusar um trabalho de auditoria; e

• Acordar e documentar os termos do trabalho.

ISQC 1 210 220 300

Processo para aceitar ou continuar um trabalho de auditoria

Determinar a natureza do trabalho e se pode ser aceite face às políticas da firma. Depois tratar as questões seguintes e documentar as conclusões

Os riscos do trabalho são aceitáveis para a

firma? A firma tem os recursos, o tempo e a competência? A firma e o pessoal são independentes e não existem conflitos? As pré-condições do trabalho estão presentes?

Foi feito contrato ou carta de compromisso? Se é uma auditoria inicial os saldos de abertura contêm distorções? Aceitar ou continuar? Não Parar Sim As pré-condições da auditoria estão presentes? Alguma limitação de âmbito? Acordar os termos do trabalho Preparar/Assinar contrato ISA relevante Parágrafos ISQC 1 26-28 ISA relevante Parágrafos 210 3-4 220 12-13 300 13

(3)

GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA

3. ACEITAÇÃO E CONTINUAÇÃO DE CLIENTES E TRABALHOS

Antes de a firma decidir aceitar ou manter um trabalho ou cliente, é exigido que: • Aceite o referencial de relato financeiro proposto, se aplicável; • Avalie se pode cumprir os requisitos éticos relevantes;

• Obtenha o acordo do órgão de gestão de que reconhece e compreende a sua responsabilidade:

Pela preparação de demonstrações financeiras de acordo com o referencial de relato financeiro aplicável,

Pelo controlo interno que o órgão de gestão determine ser necessário para permitir a preparação de demonstrações financeiras isentas de distorção material devido a fraude ou erro, e

Proporcionar à firma acesso a toda a informação relevante que lhe solicite, e acesso sem restrições a todo o pessoal da entidade que ele determine ser necessário para obter prova de auditoria; e

• Efetue procedimentos de aceitação e continuação de trabalhos e clientes. Os resultados destes procedimentos (assumindo que o trabalho ou cliente é aceite) podem mais tarde servir como parte da avaliação do risco. As avaliações do risco inicial e anos subsequentes ajudam a garantir que a firma:

• É independente e não existe conflito de interesses;

• É competente para a execução do trabalho tendo os recursos e tempo exigidos disponíveis;

• Está disposta a aceitar os riscos envolvidos na execução da auditoria. Isso inclui, por exemplo, uma avaliação da integridade e atitude do órgão de gestão quanto ao controlo interno, tendências de mercado, disponibilidade de prova de auditoria apropriada e outros fatores como a capacidade do cliente pagar os honorários; e • Não tem conhecimento de qualquer nova informação sobre um cliente existente que tivesse levado a firma a

não aceitar o trabalho caso conhecesse tal informação mais cedo.

A avaliação do risco do trabalho incluirá uma avaliação da integridade e atitudes quanto ao controlo interno, tendências do setor, disponibilidade de prova de auditoria apropriada e outros fatores como, por exemplo, a capacidade da entidade para pagar os honorários contratados.

3.2

Aceitação de trabalhos

O primeiro passo no processo de aceitação e continuação é avaliar a capacidade da firma para efetuar o trabalho e os riscos envolvidos. O Quadro seguinte mostra exemplos de questões que se podem colocar.

Existem pequenas entidades onde o sócio-gerente conduz a atividade, têm poucos (se alguns) documentos formais de controlo podendo, por isso, ocorrer derrogação de controlos em quase tudo. Nestas situações, o auditor deve determinar se a ausência de atividades de controlo torna impossível obter prova de auditoria suficiente e apropriada. Se for esse o caso, o auditor fará o seu julgamento profissional para determinar se aceita ou recusa o trabalho e, aceitando-o, os eventuais efeitos na opinião.

Os fatores a considerar incluem:

• O ambiente de controlo da entidade. Por exemplo: o sócio-gerente é de confiança, competente e tem uma atitude positiva quanto ao controlo interno?

• É possível desenvolver uma resposta global e procedimentos adicionais de auditoria que respondam apropriadamente aos fatores de risco avaliados? Por exemplo, podem ser usados procedimentos substantivos para determinar que todos os rendimentos e passivos estão adequadamente registados na contabilidade?

(4)

GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA

3. ACEITAÇÃO E CONTINUAÇÃO DE CLIENTES E TRABALHOS

Quadro 3-1

Considerar Questões possíveis

Requisitos de controlo de qualidade da firma

Que políticas e procedimentos existem para proporcionar segurança razoável de que a firma apenas começa ou mantem relacionamentos quando:

A firma cumpre os requisitos das ISA; e

Os riscos envolvidos estão dentro do risco tolerável da firma?

Que trabalho está a

ser pedido?

Qual a natureza e âmbito do trabalho?

Que referencial contabilístico será usado?

Para que servem as demonstrações financeiras e o relatório dos auditores?

Quais os prazos para completar a auditoria?

A firma tem a competência, recursos e tempo exigidos?

A firma tem pessoal suficiente e com as necessárias competências?

O pessoal da firma tem:

Conhecimento do setor relevante ou da matéria em apreciação?

Experiência quanto aos requisitos regulamentares e de relato?

Capacidade de obter a experiência e conhecimento necessários?

Estão disponíveis especialistas, se necessário?

Quando aplicável, existem pessoas qualificadas para efetuar a revisão do controlo de qualidade do trabalho?

A firma e o pessoal disponível (tendo em conta os prazos acertados com outros clientes) pode finalizar o trabalho dentro do prazo de relato?

A firma é

independente?

A firma e a equipa de trabalho podem cumprir os requisitos éticos, incluindo o da independência?

Quando tiverem sido identificados conflito de interesses, falta de independência ou outras ameaças:

Foram tomadas ações apropriadas para eliminar essas ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável através da aplicação de salvaguardas?

Foram tomadas ações para sair do trabalho?

Se a entidade a auditar é parte de um grupo, a equipa de auditoria do grupo pode solicitar que a firma execute algum trabalho sobre a informação financeira do componente.

(5)

GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA

3. ACEITAÇÃO E CONTINUAÇÃO DE CLIENTES E TRABALHOS

Considerar Questões possíveis

Os riscos envolvidos

são aceitáveis?

Para os novos trabalhos, a firma comunicou com o auditor anterior (conforme exigido pelo parágrafo 13 da ISA 300) para verificar se existem quaisquer razões para não aceitar o trabalho?

A firma fez uma pesquisa através da Internet e falou com outras pessoas dentro e fora da firma para identificar razões com base nas quais não deve aceitar o trabalho?

Quais são os valores e os objetivos futuros da entidade?

Os membros do órgão de gestão e o pessoal da entidade são competentes?

Existem matérias que sejam complexas ou demorem muito tempo a abordar (políticas contabilísticas, estimativas, cumprimento de legislação, etc.)?

Que alterações ocorreram neste período que tenham impacto no trabalho

(tendências do setor e iniciativas de negócio, alterações no pessoal, relato financeiro, sistemas de TI, compra e venda de ativos, regulamentos, etc.)?

Existe um elevado nível de escrutínio público e de interesse dos media?

A entidade está em boa situação financeira e tem condições de pagar os honorários?

A entidade ajudará a firma na recolha da informação e na preparação de mapas,

análises de saldos e ficheiros de dados, etc.)?

Podemos confiar no

cliente?

Existem limitações no âmbito, tais como, prazos irrealistas ou incapacidade de obter a prova de auditoria exigida?

Existe alguma razão (ou acontecimento recente) que coloque reservas quanto à integridade dos principais sócios, órgão de gestão e outros órgãos da entidade? Considerar as operações da entidade, incluindo as práticas do negócio, a reputação e a história de quaisquer violações legais, regulamentares ou éticas).

Existem quaisquer indícios de que a entidade possa estar envolvida em branqueamento de capitais ou outras atividades criminosas?

Qual é a identidade das partes relacionadas e a sua reputação no mercado?

O órgão de gestão tem uma atitude fraca perante o controlo interno e uma atitude

agressiva perante a interpretação de políticas contabilísticas? Considerar a cultura empresarial, a estrutura organizacional, a tolerância ao risco, a complexidade das transações, etc.

Verificações de terceiros

Para assegurar que a informação obtida da entidade é verdadeira, considerar que informações podem ser obtidas de terceiros para validar os aspetos principais da avaliação do risco. Este passo simples pode evitar problemas mais tarde. São exemplos, a consulta de demonstrações financeiras e declarações fiscais anteriores, as notações de risco e, se for possível e permitido, a consulta a advogados ou instituições financeiras.

Quando for tomada uma decisão para aceitar ou manter um trabalho ou cliente, o passo seguinte é: • Verificar se estão preenchidas as pré-condições para uma auditoria; e

• Confirmar que existe um entendimento comum entre o auditor e o órgão de gestão (e outros órgãos quando apropriado) sobre os termos do trabalho de auditoria.

(6)

GUIA DE APLICAÇÃO DAS ISA – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA

3. ACEITAÇÃO E CONTINUAÇÃO DE CLIENTES E TRABALHOS

3.3

Pré-condições para uma auditoria

Quadro 3-2

Considerar Questões possíveis

Estão preenchidas as pré-condições da auditoria?

O referencial de relato financeiro a usar na preparação das demonstrações financeiras é aceitável? Os fatores a considerar incluem:

A natureza da entidade (setor privado, setor público, setor não lucrativo);

A finalidade das demonstrações financeiras (finalidade geral ou específica);

A natureza das demonstrações financeiras (conjunto completo de demonstrações

financeiras ou demonstração financeira isolada); e

Se a lei prescreve qual o referencial de relato financeiro aplicável.

O órgão de gestão concorda e reconhece e compreende a sua responsabilidade:

Pela preparação de demonstrações financeiras de acordo com o referencial de relato financeiro aplicável, incluindo (quando relevante) a sua apresentação apropriada;

Pelo controlo interno que o órgão de gestão determine ser necessário para permitir a

preparação de demonstrações financeiras isentas de distorção material, seja devido a fraude ou erro, e

Por proporcionar à firma:

Acesso a toda a informação relevante tal como, registos, documentos, etc.

Acesso sem restrições a todo o pessoal da entidade para obter a prova de auditoria necessária; e

Informação adicional do órgão de gestão para efeitos da auditoria?

Existe uma limitação no âmbito?

O órgão de gestão ou outros órgãos da entidade impuseram algum tipo de limitação no âmbito da auditoria? Isto pode incluir prazos irrealistas, não aceitação de alguma pessoa da firma para efetuar o trabalho, e recusa de acesso a instalações, pessoal chave ou

documentação relevante. Se tal limitação resultasse numa escusa de opinião, a firma deve recusar o trabalho, a menos que seja obrigada a aceitá-lo pela aplicação de qualquer lei. Sempre que o órgão de gestão não concorde nem reconheça e compreenda as suas responsabilidades tal como previsto no parágrafo 6 (b) da ISA 210, ou o referencial de relato financeiro é inaceitável, a firma deve recusar o trabalho nos termos do parágrafo 8 da ISA 201 (a menos que seja obrigada a aceitá-lo pela aplicação de qualquer lei).

3.4

Acordar os termos do trabalho

O apêndice 1 da ISA 210 inclui um exemplo de uma carta de compromisso de auditoria o qual deve ser ajustado em função das circunstâncias e requisitos específicos.1

3.5

Exemplo

Um exemplo de questionário relativo a matérias a considerar durante o processo de avaliação para aceitar pela primeira vez um trabalho pode ser encontrado no Apêndice C do Guia de Controlo de Qualidade para Firmas de Auditoria de Pequena e Média Dimensão emitido pela IFAC e traduzido pela OROC.

ISA relevante Parágrafos 210 6 ISA relevante Parágrafos 210 7,9-17

Referências

Documentos relacionados

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

emitida pela senhora vereadora, Dr.ª Maria José Coelho, a câmara municipal deliberou, por unanimidade, revogar a deliberação tomada na reunião de 27 de novembro de

O presente estudo objetivou demarcar a idade de segregação, por meio da variação radial da massa espe- cífica básica, caracterizar o comportamento de propriedades físicas no

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Este escrito assume o raciocínio de que o encontro entre a Universidade Federal do Pará, os currículos das licenciaturas e os docentes em exercício na educação básica do Estado do

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii