• Nenhum resultado encontrado

A História do Brasil a grandes traços e largas malhas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A História do Brasil a grandes traços e largas malhas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Daniel Mesquita Pereira

Descobrimentos de Capistrano

A História do Brasil “a grandes traços e largas malhas”

Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura do Departamento de História da PUC-Rio como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em História.

Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos

Rio de Janeiro Dezembro de 2002

(2)

Daniel Mesquita Pereira

Descobrimentos de Capistrano

A História do Brasil “a grandes traços e largas malhas”

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura do Departamento de História da PUC-Rio como Parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em História.

Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo assinada.

Profº Ilmar Rohloff de Mattos

Orientador Departamento de História – PUC-Rio

Profº Francisco José Calazans Falcon

Departamento de História – PUC-Rio

Profª Ângela Maria de Castro Gomes

Departamento de História – UFF Pesquisadora do CPDOC-FGV Profº Ricardo Henrique Salles Departamento de História – UERJ Profº Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães Departamento de História – IFCS/UFRJ

Profª Zélia Milanez de Lossio e Seiblitz Vice-Decana de Ciências Sociais

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2002.

(3)

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem a autorização da universidade, do autor e do orientador.

Daniel Mesquita Pereira Bacharel e licenciado em História na PUC-Rio em 1995. Participou da Primeira Jornada de Iniciação Científica da SBPC, realizada em 1994 na cidade de Vitória–ES, como Bolsista do CNPq. Concluiu em 1998, na mesma universidade, o Mestrado em História com o trabalho “Boletim de História: uma experiência de vanguarda na Faculdade Nacional de Filosofia 1958-1963. É professor de História na rede municipal de ensino.

Ficha Catalográfica

CDD: 900 Pereira, Daniel Mesquita

Descobrimentos de Capistrano : a história do Brasil “a grandes traços e largas malhas” / Daniel Mesquita Pereira ; orientador: Ilmar Rohloff de Mattos. – Rio de Janeiro : PUC, Departamento de História, 2002.

[6], 194 f. ; 30 cm

Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História.

Inclui referências bibliográficas.

1. História – Teses. 2. Capistrano de Abreu. 3. Historiografia brasileira. 4. Povoamento do Brasil. 5. História da historiografia. 6. Documentação. I. Mattos, Ilmar Rohloff de. II. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de História. III. Título.

(4)

Agradecimentos

Este trabalho não teria sido possível sem o estímulo e a orientação do Professor Ilmar Rohloff de Mattos, a quem muito agradeço. Em nossos encontros contei com o privilégio do conselho precioso de um professor sempre solícito, com quem muito aprendi e continuo a aprender sobre o ofício de historiador.

Agradeço aos professores do Departamento de História com quem também muito aprendi em diferentes momentos de minha trajetória na PUC-Rio: Margarida de Souza Neves, Marco Antonio Pamplona, Marcelo Jasmin, Ricardo Benzaquen, Luiz Costa Lima, Flávia Eyler, Francisco Falcon e Selma Rinaldi de Mattos.

Aos amigos da graduação cujos caminhos continuam a se encontrar. Ainda bem, pois diz o provérbio africano que a amizade é um caminho que desaparece na areia se não se pisa constantemente nele: Armando Werneck, Gustavo Mansur, Izabel Stewart, Joana Ferraz, Helena, Lourenço Aldé, Laura Olivieri, Lara Leal, Patrícia Hansen, Roberta Martinelli e Mariana Puga.

Os amigos Felipe Brandi e Kaori Kodama leram versões preliminares do trabalho e fizeram sugestões. A ambos agradeço.

Aos colegas da Pós-Graduação. Christina Bach, Janaína Oliveira, Laura Nery, Moema Resende, Otavio Leonídio, Pedro Caldas e Valdei Araújo.

Aos funcionários do Departamento, que me “aturam” há muito. Edna Timbó, Cleuza Ventura, Anair Oliveira e Cláudio.

Aos de casa, pela torcida e amparo nas horas difíceis: Miguel, Alina, João e Silvia. À CAPES, pela bolsa concedida.

(5)

Resumo:

Pereira, Daniel Mesquita; Mattos, Ilmar Rohloff de. Descobrimentos de Capistrano. A História do Brasil “a grandes traços e largas malhas”. Rio de Janeiro, 2002, 210p. Tese de Doutorado – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

A tese deste trabalho é a de que estão implícitos na obra do historiador brasileiro João Capistrano de Abreu duas formações: a da nacionalidade brasileira e a do próprio autor como historiador moderno. A demonstração do argumento se faz sempre a partir dos próprios textos redigidos por Capistrano, sobretudo aqueles situados entre o início da década de 1880, quando é possível identificar sua decisão pela prática do ofício de historiador, e o ano de 1907, quando foram publicados os Capítulos de História Colonial, sua obra síntese. A leitura destes textos permite a identificação de características básicas do conceito moderno de história, tais como a crítica documental e o estabelecimento de uma narrativa capaz de organizar os documentos selecionados. O enredo da formação da nacionalidade brasileira é o eixo que organiza a reflexão de Capistrano de Abreu e que está por trás de seus textos. O tema é tratado a partir de um triplo diálogo de Capistrano com seus antecessores, com seus contemporâneos e consigo próprio, cada qual abordado, respectivamente, nas partes I, II e III.

Palavras-chave:

Capistrano de Abreu; historiografia brasileira; povoamento do Brasil; história da historiografia; documentação.

(6)

Abstract

Pereira, Daniel Mesquita; Mattos, Ilmar Rohloff de. Discoveries of Capistrano. The History of Brazil “a grandes traços e largas malhas”. Rio de Janeiro, 2002, 206p. Doctorate thesis. Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica.

The thesis of this work is that two formations are implicit in the text written by brazilian historian João Capistrano de Abreu: that of brazilian nationality and that of Capistrano himself as a modern historian. The demonstration is done by reading Capistrano’s texts – especially that written in the beggining of the 1880’s, when it became clear his option for history as a intellectual field, and the year 1907, when Capítulos de História Colonial, considered his main work, were published. The reading of those texts let one identify basic characteristics of modern concept of history, as the critical of documents and the construction of a narrative capable of organizing the selected documents. The plot of brazilian nationality formation is the axis presumed by his writings. The subject is approached by exploring a triple dialog of Capistrano with his predecessors (part I), with his contemporaries (part II) and with himself (part III).

Keywords:

Capistrano de Abreu; brazilian historiography; settling of Brazil; history of hitoriography; documentation.

(7)

Sumário

Introdução 6

1. Quatro séculos depois 21

1.1. O pedestal de Varnhagen 23

1.2. A gestação de um projeto intelectual e a constituição

de um corpo documental para a história Pátria 40 1.3. História Íntima e superação do “transoceanismo intelectual” 51

2. Geografia em movimento 73

2.1. Capistrano, o Barão e a política externa 74

2.2. Território e diversidade 90

2.3. Filologia indígena e História do Brasil 124

3. Diálogos entre Capistranos 145

3.1. “A grandes traços e largas malhas” 147

3.2. Recriação e montagem. A escrita dos Capítulos de História Colonial 152

3.3. Rascunhos de história contemporânea 175

3.4. Manuscritos de Capistrano 180

4. Conclusão 182

5. Bibliografia 185

6. Anexo 197

Referências

Documentos relacionados

O segundo passo, na construção do circuito de comando pelo método O segundo passo, na construção do circuito de comando pelo método de minimização de contatos,

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários