• Nenhum resultado encontrado

NORMAS GERAIS PROJETO DE FIM DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS GERAIS PROJETO DE FIM DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NORMAS GERAIS

PROJETO DE FIM DE CURSO

DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM

(2)

NORMAS GERAIS - PROJETO DE FIM DE CURSO

A5.1 - Introdução

O Projeto de Fim de Curso, também conhecido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é desenvolvido em dois períodos, sendo subdivididos em Projeto de Fim de Curso 1 e Projeto de Fim de Curso 2. Em Projeto de Fim de Curso 1 deverá ser definido o tema do projeto a ser desenvolvido e escolha da metodologia a ser utilizada; o cronograma de atividades e revisão de conceitos específicos para a elaboração do projeto de graduação. Esta disciplina será desenvolvida sob orientação de um professor do curso (ou algum profissional ligado a órgão interessado) com apresentação de resultados parciais a uma banca examinadora constituída por professores / profissionais da área.

Em Projeto de Fim de Curso 2 o aluno desenvolverá o seu trabalho com a apresentação final da monografia conforme descrito nestas Normas Gerais.

O Projeto de Final de Curso constituirá de uma monografia, apresentada na conclusão do curso e será usada como um eficiente instrumento de aprendizagem. As monografias terão por objetivo principal, capacitar o aluno a utilizar métodos de pesquisa e melhor compreender e expor determinados aspectos do aprendizado como um todo.

As monografias, defendidas ao final do Curso de Engenharia Mecatrônica, em combinação com disciplinas bem seqüenciadas e com uma bibliografia dirigida e atualizada, tornarão:

a) consolidados o processo de aprendizagem e os conhecimentos até então ministrados;

b) possível a comparação das diversas e diferentes linhas do pensamento, permitindo ao aluno estabelecer elos entre as diversas correntes que analisam determinado temas ou assunto;

c) possível aprimorar o método de pesquisa bibliográfica, tornando o aluno, ágil no manejo das ferramentas que, dia a dia, se disponibilizam e se aprimoram;

d) possível trabalhar dados e informações, e filtrando aqueles pontos que, realmente, são interessantes para o tema em pauta.

(3)

alicerçada em seus conhecimentos, um assunto a ser pesquisado, ou contactar um docente que poderá, após avaliação de várias linhas de pesquisa, orientar um projeto ou assunto a ser pesquisado.

A monografia deverá obedecer aos princípios e formatos de apresentação de um trabalho científico, com finalidade precípua de habituar o aluno às regras da pesquisa, de apresentação e às normas gramaticais.

A5.2 - Objetivos e Finalidades

O Projeto de Fim de Curso consiste em uma monografia, que deverá ser aprovado por um Docente Orientador, e ser defendida em sessão pública, perante uma Banca Examinadora e receberá uma avaliação final que definirá a aprovação ou reprovação.

A monografia tem por Objetivos principais:

a) consolidar o processo de formação acadêmica e os ensinos ministrados no Curso de Engenharia Mecatrônica;

b) propiciar ao aluno estabelecer comparação entre as diversas linhas de pensamento e estabelecer elos entre as mais variadas correntes de pensamento; c) aprimorar o processo de pesquisa bibliográfica, tomando os interessados mais

ágeis na síntese de um assunto, tratado de forma díspar por diversos autores, d) trabalhar dados colhidos pelos mais diversos meios de informação, dando aos

mesmos consistência e racionalidade.

O aluno, utilizando a infra-estrutura existente no curso de graduação em Engenharia Mecatrônica, deverá efetuar sua pesquisa, a procura de informações e o gerenciamento do material colhido, de forma a dar ao seu trabalho o sentido amplo da pesquisa, fazendo uso de todos os ensinamentos ministrados, de forma que a monografia desenvolvida possa espelhar os conhecimentos auferidos pelo autor.

A5.3 - Monografia e sua Realização

O aluno do Curso de Engenharia Mecatrônica desenvolverá sua monografia individualmente, acompanhado por um Docente Orientador, que dará ao interessado as

(4)

linhas gerais do trabalho a ser desenvolvido, prestigiando a pesquisa bibliográfica, coleta de informações e dados pelos meios disponibilizados ou de acesso particular do aluno.

Os temas a serem tratados nas monografias serão de escolha do aluno e versarão sobre assuntos tratados durante o curso, temas de importância e relevância para a carreira do Engenheiro Mecatrônico. O Docente Orientador e o(s) interessado(s) analisarão a forma de desenvolver o tema em pauta.

A pesquisa bibliográfica será realizada pelo interessado que apresentará ao docente orientador, relatório circunstanciado do material pesquisado. Será de inteira responsabilidade do interessado a manutenção das fontes do material e de sua criteriosa análise.

A monografia desenvolvida pelo interessado deverá seguir padrão único, segundo normas existentes na FEMEC para monografias, dissertações e teses.

Em concordância com o Calendário Escolar, o Docente Orientador marcará o dia e hora da defesa pública da monografia. Com quinze dias de antecedência à data da defesa pública da monografia, o aluno deverá entregar três exemplares encadernados da monografia na Secretaria do Curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica.

A5.4 - Docente Orientador

Esta disciplina será desenvolvida sob orientação de um professor do curso (FEMEC ou de algum profissional ligado a órgão interessado) com apresentação de resultados a uma banca examinadora constituída por professores / profissionais da área.

O Colegiado de graduação do Curso de Engenharia Mecatrônica, aprovará os Docentes Orientadores e temas propostos para desenvolvimento do trabalho de graduação, cabendo ao Docente Orientador e orientado a discussão e análise da linha de pesquisa a ser seguida.

Um dos Docentes da banca recomenda-se que seja o orientador, atuará como Presidente da Banca Examinadora de Defesa da monografia e a ele cabe dirigir os trabalhos da Banca.

(5)

A Banca de Defesa da monografia será constituída de três membros, recomenda-se que um deles seja o Docente Orientador e os demais definidos pela Coordenação do Curso.

Cada membro da Banca Examinadora atribuirá ao(s) interessado(s), a qualificação de aprovado ou reprovado.

Os membros da Banca receberão os “Exemplares de Defesa”, farão as anotações e proposições individuais, após a defesa, entregando ao interessado para as devidas correções, caso elas sejam necessárias.

Da defesa, o Presidente da Banca, fará a competente Ata, em Livro apropriado, e nessa deverão constar os Membros da Banca, data da realização da defesa, a avaliação final com suas respectivas assinaturas. Para atribuição da avaliação e redação da competente Ata, os membros da Banca se reunirão em sala separada, resguardados, para que possam, de forma imparcial, efetuarem suas análises.

Terminada a Ata que será definitiva, o Presidente anunciará ao(s) interessado(s) e ao público, a decisão final da Defesa.

A5.6 - Defesa da Monografia - duração e procedimentos

A Banca Examinadora reunir-se-á na data e hora aprovada pelo Coordenador de Curso, em local previamente definido. O aluno deverá anteceder-se à Banca e estar na Sala de Defesa, quinze minutos antes da hora e data aprazadas.

A Secretaria do Curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica fará ampla divulgação da hora e data de defesa de cada monografia. O aluno, por sua vez, deverá tomar ciência dessas informações não podendo, em hipótese alguma, alegar desconhecimento de data e local da Defesa de sua respectiva monografia.

O aluno apresentará a competente defesa de sua monografia, de forma oral, utilizando recursos audiovisuais disponibilizados pela Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica, atendendo as seguintes normas:

a) apresentação inicial num tempo de até trinta minutos.

b) Terminada a apresentação, cada membro da Banca arguirá o interessado, sendo fixado em dez minutos, o tempo máximo para cada examinador e para as respostas do aluno.

(6)

Nos casos de segredo industrial, respeitando-se os direitos de propriedade industrial devidamente registrados no INPI e contratos firmados entre a FEMEC e os interessados, a defesa da monografia poderá ser vedada ao público.

A5.7 – Da Matrícula em Projeto de Fim de Curso 2

O aluno deverá fazer a matrícula na disciplina de Projeto de Fim de Curso 2, e se o aluno não defender a monografia até o final do semestre letivo matriculado, a matrícula na disciplina ficará em aberto até o término do trabalho, sem constar reprovado no histórico do aluno. O aluno terá até o final do semestre consecutivo para defender a monografia. Após esse período o aluno será reprovado na disciplina.

Referências

Documentos relacionados

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos

Para a avaliação do algoritmo de contorno ativo foram utilizadas três abordagens, na primeira não é aplicado nenhum tipo de pré-processamento nas imagens, na

O bloco de exploração, responsável pela criação do mapa a partir de uma região desconhecida; o de detecção, responsável pela identificação do objeto através da análise de

Nos capítulos seguintes serão revisados os conceitos das áreas de conhecimento relacionados com o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, estão os conceitos

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu