• Nenhum resultado encontrado

NICOLAS ROBILLARD Nicolas Robillard é Osteopata DO, Podoposturoterapeuta e Osteoetiopata DOe.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NICOLAS ROBILLARD Nicolas Robillard é Osteopata DO, Podoposturoterapeuta e Osteoetiopata DOe."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TERAPIA MANUAL SEGUNDO O CONCEITO

OSTEOETIOPáTICO (CERTIFICAÇÃO ATMS) PORTO

-MóDULO 1 (NOVA TURMA)

Terapia Manual segundo o Conceito Osteoetiopático é uma formação única, reconhecida por

alguns dos maiores nomes da fisioterapia em Portugal como o curso referência em Terapia

Manual.

FORMADOR

DOMINIQUE LIPPENS

Dominique Lippens é Fisioterapeuta pela Faculdade Estadual de Tournai (Bélgica), sendo diretor da

formação ATMS. De nacionalidade belga, mas com residência atual no Brasil é um diferenciado Osteopata-Naturopata, sendo o criador do conceito Osteoetiopático.

FORMADOR

HELDER MONTEIRO

Helder Monteiro é fisioterapeuta e a par da sua experiência clínica, tem dedicado parte do seu tempo ao ensino e formação.

FORMADOR

NICOLAS ROBILLARD

Nicolas Robillard é Osteopata DO, Podoposturoterapeuta e Osteoetiopata DOe.

FORMADOR

XAVIER DEBRANDER

(2)

FORMADOR

MíRIAM ANTONUCCI

Miriam Antonucci é uma Fisioterapeuta pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pos-Graduada em Fisioterapia nas Desordens Têmporo-Mandibulares pela Faculdade Integral do Ceará, é também uma diferenciada Osteoetiopata, certificada pela Academie de Therapie Manuelle et Sportive- A.T.M.S – Bélgica.

MODELO FORMATIVO Curso

DATA DE INíCIO / FIM 08-05-2015 / 10-05-2015

HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00

DESTINATARIOS #Fisioterapeuta, #Medico

INVESTIMENTO

LOCALIZAçãO Bwizer

COMO CHEGAR

De autocarro: 205 paragem Monte dos Burgos

Formação Certificada

(3)

Terapia Manual segundo o Conceito Osteoetiopático diferencia-se dos demais por permitir uma intervenção na real causa da lesão.

Baseado na prática clínica e na evidência, este curso singular apenas com edições no Brasil, Bélgica, França, Argentina e Portugal, permite ao fisioterapeuta intervir nas patologias posturais, articulares e vertebrais de maneira eficaz e duradoura. Sendo isto somente possível através da associação num só programa de algumas das melhores técnicas da Terapia Manual: Osteopatia, Quiropraxia, Cadeias Musculares, Cinesiologia Aplicada, Cyriax, Trigger Points, entre outras.

Conceito de destaque, que também integra esta formação é a Posturoterapia, a qual se apresenta como uma metodologia revolucionária, baseada na fisiologia muscular e biomecânica.

Esta permite, não só diagnosticar, como também, através do reequilíbrio da postura intervir em desequilíbrios posturais e alterações musculares que estão frequentemente na base dos sintomas do paciente.

Esta é, portanto, uma filosofia de trabalho que consiste na compreensão da dor do paciente, na análise dos seus diferentes parâmetros e na origem dos sintomas através das diferentes estruturas do corpo humano, a nível: parietal, visceral, crânio-sacral.

Este curso ímpar em terapia manual propõe um programa com técnicas diferentes e complementares que permitem ao fisioterapeuta a adaptação precisa à causa e à necessidade individual do paciente, seguindo o princípio de tratar a causa através de um trabalho global das cadeias ascendentes e descendentes e não de tratar somente os sintomas dolorosos. É a oportunidade de juntar um carimbo claramente diferenciador ao seu currículo, ao mesmo tempo que ganha competências fundamentais para tratar o seu paciente de forma autónoma, global e bem-sucedida, assegurando uma intervenção diferenciada e com resultados imediatos.

O curso terá uma duração de 2 anos e após a conclusão dos 12 módulos e do exame final teórico e prático, que garante o diploma em Osteoetiopatia (DOe) da ATMS.

Este é um investimento que terá seguramente o seu retorno, já que acrescentará um valor significativo à sua prática clínica aumentando a sua diferenciação e notoriedade no mercado de trabalho, e assegurando-lhe melhores resultados.

QUAIS OS DIAS EM QUE SE REALIZA ESTE MóDULO?

(4)

PORQUê ESTE CURSO?

●Diferencie a sua prática clínica, assegurando um elevado grau de autonomia.

●Junta-se ao grupo de alguns dos maiores nomes da fisioterapia que já frequentaram esta formação.

●Conheça Dominique Lippens, o criador deste conceito, assim como uma equipa de formadores de excelência que partilham da sua visão e método de trabalho.

●Beneficie de uma formação testada em vários países que, pela sua evolução ao longo do tempo, é hoje um curso de excelência.

●Mude para sempre a forma como avalia um paciente, elevando o seu raciocínio clínico, para uma abordagem global e centrada na causa do problema.

●Permite ao fisioterapeuta alcançar resultados imediatos e duradouros que o destacarão junto dos seus pacientes e colegas de profissão.

(5)

PROGRAMA

1° Módulo: História e princípios gerais da Osteopatia. Estudo do tornozelo e íliaco 2° Módulo: Estudo do pé (subtalar e medio-tarsica), joelho e quadril

3° Módulo: Estudo da lombar e sacroilíaca 4° Módulo: Estudo da coluna dorsal e cervical 5° Módulo: Estudo do membro superior

6° Módulo: Estudo da occipto-atlas-axis. Estudo visceral I 7° Módulo: Estudo visceral II

8° Módulo: Estudo visceral e técnicas cranianas 9° Módulo: Estudo da ATM

10° Módulo: DeJarnette 11º Módulo: Posturoterapia I 12º Módulo: Posturoterapia II Anatomia Palpatória Osteopatia Clínica • Princípios gerais • Terminologia lesional • Lesão primária e secundária • Biomecânica articular e visceral • Mecanismos lesionais

• Cadeias lesionais

• Testes diagnósticos e palpatórios • Técnicas de normalização articular: - Método directo: Thrust

- Método indirecto por alavancas - Método miotensivo de Mitchell - Método funcional de Sutherland - Método de translacção de Sohier • Técnicas de inibição muscular • Técnicas viscerais

• Técnicas cranianas

• Clinica de lesões discais e vertebrais ortopédicas • Técnicas sacro-occipital de DeJarnette

Cyriax

• Exame funcional articular e dos tecidos moles • Técnicas de massagem transversal profunda Posturoterapia

• Linha de gravidade

• Avaliação das cadeias ascendentes-descendentes • Neurofisiologia da contratura muscular

• O reflexo nociceptivo

• Técnicas de inibição miotática • Cinesiologia aplicada

• As cadeias musculares

• Fisiologia muscular em cadeia fechada • Trigger Points

(6)

OBJETIVOS

Objetivos Gerais:

●Define-se como objetivo geral deste curso a aprendizagem e integração de um modelo de avaliação e raciocínio clínico global, através da identificação da real causa da disfunção/patologia. Assim como da capacidade de seleção do tratamento mais eficiente para cada condição.

Objetivos específicos:

●Avaliar os diferentes tipos de dor e disfunção, identificando a real causa (etiologia) do problema.

●Definir uma metodologia de avaliação e raciocínio clínico, baseada numa visão global, a nível articular, muscular, neural, fascial e visceral.

●Saber selecionar as técnicas/estratégias que melhor se adequam a cada disfunção/patologia.

●Executar técnicas de palpação, aplicação dos testes manuais e da intervenção.

●Executar corretamente as diferentes técnicas osteopática e outras técnicas de terapia manual, respeitando as indicações e contraindicações de cada.

VEJA AQUI TODAS AS DATAS:

●Módulo 1: 8, 9 e 10 de Maio de 2015

●Módulo 2: 28, 29 e 30 de Agosto de 2015

●Módulo 3: 23, 24 e 25 de Outubro de 2015

INVESTIMENTO

●O valor apresentado corresponde ao valor de um dos módulos, sendo que, o investimento total corresponderá a este valor multiplicado pelos 12 módulos do curso).

(7)

NOTAS IMPORTANTES

●Os participantes deverão trazer roupa confortável (t-shirt/polo ou top e calções) que lhes permita treinar adequadamente todas as técnicas.

O programa detalhado do curso será fornecido aos alunos após a inscrição.

●O curso será ministrado em português, à exceção de um ou dois módulos que serão lecionados em francês com tradução simultânea para português.

O curso terá uma duração de 2 anos e compreende 12 módulos. Após a conclusão dos 12 módulos terá de realizar um

exame final teórico e prático, garantindo desta forma o seu diploma em Osteoetiopatia (DOe) da ATMS.A realização dos 12 módulos é essencial! No entanto, no caso de não poder estar presente num dos módulos, deve comunicar-nos com a maior antecedência possível. Em seguida deverá fazer o pagamento do módulo seguindo o procedimento habitual (até cerca de uma semana antes do início) e, numa edição posterior do curso poderá assistir ao referido módulo em falta. Alertamos para que a frequência do módulo em falta está sempre dependente das datas em vigor na edição em curso.

Referências

Documentos relacionados

A Instrução Norma va da Biblioteca Central nº 0001/2015 regulamenta o pagamento de multas por atraso na devolução de material bibliográfico e a Instrução

Dieta Filete de pescada no forno com arroz colorido (cenoura, ervilha milho) e salada* Sobremesa Fruta da época **/Sobremesa doce***. 5ª

* Todos os dias são servidos: Água como bebida, pão de mistura e salada com mais de 2 variedades.. **A refeição contém ou pode conter as seguintes substâncias ou produtos e

Saladas (2 variedades): Tomate, alface, pepino, cenoura ralada, milho, couve roxa, beterraba, feijão frade com broa e couve- galega, couve lombarda com passas e maionese..

- A fruta poderá ser substituida ou trocada nos dias da semana conforme disponibilidade do mercado e estado de maturação da mesma - Diariamente no acompanhamento do prato/dieta

De acordo com os critérios de avaliação citados, tem-se (i) atitude metodológica prescritiva, (ii) estrutura linear dividida em 8 etapas, (iii) flexibilidade das etapas descontínua

Para definir se um solo é contaminado ou não por metais pesados, Costa (2013) aponta a necessidade de utilizar valores de concentração natural, uma vez que estes valores podem ser

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)