• Nenhum resultado encontrado

Nome Nº Turma Data Temas Obtenção da matéria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome Nº Turma Data Temas Obtenção da matéria"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE MIRANDELA

BIOLOGIAEGEOLOGIA–10º ANO

1. A figura 1 representa um modelo de ultraestrutura da membrana citoplasmática. 1.1 Identifique o modelo de ultraestrutura da

membrana citoplasmática representado.

Modelo do mosaico fluido.

1.2 Faça a legenda dos números da figura 1.

1 – Glicolípido; 2 - Proteína intrínseca; 3 - Glicoproteína;

4 - Bicamada fosfolípidica; 5 - Proteína periférica.

1.3 Explique, por que razão, os fosfolípidos se dispõem em bicamada.

Os fosfolípidos são moléculas antipáticas, com uma cabeça polar hidrofílica e uma cauda apolar hidrofóbica. Na disposição em bicamada, as cabeças ficam orientadas para os meios intracelular e extracelular, aquosos, e as caudas ficam orientadas umas para as outras, criando uma região apoiar e afastada da água.

1.4 Diga como se designam os movimentos representados pelas letras A e B. A - Difusão lateral ; B - Flip-flop.

1.5 Refira qual dos movimentos, A ou B, é menos frequente. Justifique a sua resposta.

O movimento de flip-flop, uma vez que a cabeça polar dos fosfolípidos tem de cruzar a região apolar das caudas.

1.6 Os oligossacarídeos, que se ligam aos fosfolípidos e às proteínas da membrana citoplasmática, variam entre espécies, indivíduos e mesmo diferentes células do mesmo indivíduo. Explique a importância da variação dessas porções de oligossacarídeos.

Essas porções intervêm no reconhecimento celular permitindo aos organismos identificar células estranhas, o que é importante, por exemplo, ao nível do sistema imunitário.

2. Classifique cada uma das seguintes afirmações como verdadeira (V) ou falsa (F).

a) Os glicolípidos e glicoproteínas apenas existem no folheto da membrana citoplasmática orientado para o meio intracelular. b) A região mais interior da membrana citoplasmática tem características hidrofóbicas.

c) As proteínas periféricas localizam-se apenas em contacto com o meio extracelular. d) Na membrana citoplasmática, os fosfolípidos e as proteínas ocupam posições fixas,

e) Os movimentos de flip-flop dos fosfolípidos são tão frequentes como os movimentos de difusão lateral. f) As moléculas de colesterol da membrana citoplasmática influenciam as suas características de fluidez.

a) F; b) V; c) F; d) F; e) F; f) V.

3. A figura 2 representa esquematicamente três células vegetais colocadas em três meios com características diferentes. 3.1 Faça a legenda da figura 2.

1 - Parede celular; 2 - Vacúolo; 3 - Núcleo.

3.2 Faça corresponder cada uma das células A, B e C, a cada um dos seguintes meios:

Meio 1 - Meio isotónico. Meio 2 - Meio hipertónico. Meio 3 - Meio hipotónico. A - Meio 2; B - Meio 3; C - Meio 1.

Nome ______________________________________________________ Nº _____ Turma ____ Data _____________

Ficha Formativa Nº 7

Temas – Obtenção da matéria Assunto – Transporte transmembranar e sistemas digestivos

(2)

3.3 Na célula C não ocorre movimento das moléculas de água através da membrana citoplasmática". Comente a afirmação mencionando se a considera verdadeira ou falsa.

A afirmação é falsa. Há movimento de moléculas de água através da membrana, mas o número de moléculas que atravessa a membrana num sentido é idêntico ao número de moléculas que atravessa a membrana em sentido contrário, e, assim, o volume da célula mantém-se constante.

3.4. Se pretendesse conservar uma planta cortada, numa jarra durante o maior período de tempo possível, qual dos meios 1, 2 ou 3, escolheria? Justifique a sua resposta.

O meio 3 (hipotónico) uma vez que haveria entrada de água para as células fazendo com que ficassem túrgidas e dando um aspeto mais vivaz à planta na jarra.

4. O gráfico da figura 3 mostra a taxa de entrada de dois solutos nas células, em função da concentração desses solutos no meio extracelular.

4.1 Refira como varia a taxa de entrada na célula com a concentração, para os solutos A e B.

Em A, a taxa de entrada na célula aumenta sempre com o aumento da concentração de soluto. Em B, a taxa de entrada aumenta com o aumento da concentração de soluto até um certo ponto e depois mantém-se estável.

4.2 Sabendo que o transporte, tanto de A como de B, ocorrem sem gasto de energia, identifique os processos envolvidos no movimento de cada um destes solutos.

A - Difusão simples; B - Difusão facilitada.

4.3 Em relação ao soluto B, explique por que razão, a partir de determinado valor de concentração/a taxa de entrada na célula estabiliza.

A difusão facilitada é um transporte mediado por proteínas transportadoras, quando estas estão todas ocupadas a taxa de entrada na célula mantém-se constante, mesmo que a concentração de soluto continue a aumentar.

4.4 Os solutos A e B entram na célula por processos diferentes, possivelmente porque... a) as moléculas do soluto B são maiores do que as do soluto A.

b) as moléculas dos solutos A e B são muito semelhantes.

c) as moléculas do soluto A são solúveis nos lípidos e as do soluto B não são solúveis nos lípidos d) as moléculas do soluto A são polares e as do soluto B são apolares.

e) as moléculas do soluto A são maiores do que as do soluto B.

f) as moléculas do soluto A são apolares e as do soluto B são polares. (Transcreva as opções corretas.)

a); c); f).

5. Faça corresponder uma letra da chave a cada uma das afirmações que se indicam de seguida.

Chave

A - Difusão simples C - Osmose E - Nenhuma das anteriores B - Difusão facilitada D-Transporte ativo F - Duas das anteriores Afirmações

1 - Movimento das substâncias contra o gradiente de concentração. 2 - Transporte feito com a intervenção de proteínas transportadoras. 3 - Transporte mediado, sem gasto de energia.

4 - Movimento de soluto a favor do gradiente de concentração. 5 - Movimento da água do meio hipotónico para o meio hipertónico.

6 - Ocorre gasto de energia pela célula. 1 - D; 2 - F; 3 - B; 4 - F; 5 - C; 6 - D; 7 - E; 8 - E.

7 - Movimento contra o gradiente de concentração, sem gasto de energia. 8 - Movimento da água do meio hipertónico para o meio hipotónico.

6. O quadro 1 representa a concentração de alguns iões, em milimoles (mM), nos vacúolos de células de uma alga de aquacultura e no meio em que ela se encontra.

6.1 Refira qual o ião que entra na célula a favor do gradiente de concentração. Justifique com dados do quadro. Ião Vacúolo (concentração em mM) Água do Meio (concentração em mM)

(3)

6.2 Explique como é possível as células manterem concentrações de iões tão diferentes nos meios intracelular e extracelular.

Através de processos de transporte ativo (bombas), em que um determinado ião se movimenta, num sentido, contra o gradiente de concentração com gasto de energia e, no sentido oposto, a favor do gradiente de concentração.

6.3 Preveja o que acontecerá às concentrações de iões nos dois meios se as células forem privadas de ATP.

Tornam-se iguais. O transporte ativo deixa de poder realizar-se, continuando a verificar-se difusão simples até se igualarem as concentrações nos dois meios.

7. A figura 4 representa o movimento de três solutos através da membrana citoplasmática. 7.1 Identifique os processos envolvidos no movimento dos solutos A, B e

C.

A - Difusão facilitada; B - Difusão simples; C - Transporte ativo.

7.2 Faça corresponder uma letra da chave a cada uma das afirmações. Chave:

A - Afirmação apoiada pelos dados. B - Afirmação contrariada pelos dados. C - Afirmação sem relação com os dados. Afirmações:

1 - O movimento dos solutos A e B ocorre por transporte passivo. 2- O soluto B encontra-se em maior concentração no meio intracelular. 3- O movimento do soluto B implica gasto de energia pela célula. 4 - Os solutos A e C atravessam a membrana por transporte mediado.

5 - Os fosfolípidos da membrana citoplasmática têm movimentos de difusão lateral.

6 - Ao fim de algum tempo o soluto B terá idêntica concentração nos meios intra e extracelular. 7- O soluto B é o único cujo movimento através da membrana não implica gasto de energia pela célula.

8- O soluto A entra na célula a favor do gradiente de concentração e o soluto C sai da célula contra o gradiente de concentração.

1 - A; 2 - A; 3 - B; 4 - A; 5 - C; 6 - A; 7 - B; 8 - A.

8. A figura 5 representa, esquematicamente, dois processos envolvidos no movimento de substâncias entre a célula e o seu meio.

8.1 Identifique os processos A e B. A - Endocitose; B - Exocitose.

8.2 Refira que tipo de substâncias entram e saem da célula através destes processos. Substâncias de grandes dimensões, como macromoléculas ou partículas.

8.3 Dê exemplos de duas situações em que as células recorram ao processo A.

Na alimentação de seres vivos unicelulares. Em organismos pluricelulares, nas células com função de defesa (macrófagos).

9. Classifique cada uma das seguintes afirmações como verdadeira (V) ou falsa (F). a) A fagocitose é utilizada por seres vivos unicelulares para obter alimento, b) A endocitose de substâncias em solução chama-se pinocitose.

c) A entrada na célula de moléculas complexas ou de partículas processa-se por exocitose.

d) A endocitose mediada por receptores possibilita uma maior especificidade em relação às substâncias captadas do meio extracelular.

e) Substâncias segregadas pelas células são libertadas para o meio por exocitose.

f) No processo de endocitose ocorre a fusão de vesículas com a membrana citoplasmática.

a) V; b) V; c) F; d) V; e) V; f) F

B A

(4)

10. A célula é uma estrutura que realiza as suas várias funções de um modo dinâmico. A figura seguinte pretende representar um desses processos.

10.1 Tendo em conta os dados da figura, classifique com um V as afirmações verdadeiras e com um F as falsas.

(A) A figura põe em evidência uma correlação funcional existente entre organelos celulares. (B) 0 número 6 refere-se à entrada de substâncias para a célula por um processo denominado endocitose.

(C) 0 número 4 corresponde a um vacúolo digestivo.

(D) A libertação de substâncias pelo processo D corresponde à exocitose. (E) 0 processo assinalado por 6 dá origem a fagossomas.

(F) A estrutura assinalada com o número 4 contém lípidos que foram produzidos no retículo endoplasmático rugoso.

(G) Na estrutura número 5 atuam enzimas hidrolíticas ocorrendo um processo de heterofagia. (H) A estrutura 1 é responsável pela produção de enzimas digestivas, que apresentam uma natureza lipídica.

a) V; b) V; c) F; d) V; e) V; f) F; g) V; h) F

10.2 Selecione a alternativa da tabela cujos termos preenchem corretamente a afirmação seguinte:

Os lisossomas têm como função a 1 e são produzidos num organelo chamado II.

I II

A Síntese de proteínas Complexo de Golgi

B Síntese de açúcares Mitocôndria

C Digestão intracelular e extracelular Retículo endoplasmático

D Síntese de proteínas Retículo endoplasmático

E Digestão intracelular e extracelular Complexo de Golgi

11. Nas células ocorre continuamente a troca de substâncias com o meio e o processamento interno dessas substâncias. 11.1. Ordene os seguintes acontecimentos na sequência correta.

A - Fusão dos lisossomas com uma vesícula de endocitose. B - Digestão intracelular.

C - Modificação e ativação das enzimas hidrolíticas.

D - Entrada de aminoácidos para a célula. D-E-C-G-A-B-F.

E - Síntese de enzimas hidrolíticas na sua forma inativa.

F - Absorção das substâncias digeridas (monómeros) pela célula. G - Formação de lisossomas.

11.2 Identifique os organelos celulares onde se verificam os acontecimentos referidos pelas letras B, C, D, E e G.

B – Vacúolos digestivos; C - Complexo de Golgi; D - Membrana citoplasmática; E - Retículo endoplasmático rugoso; G - Complexo de Golgi.

12. O processo de digestão dos alimentos...

a) é a síntese de moléculas complexas a partir de moléculas simples presentes nos alimentos.

(5)

13. Células pancreáticas foram incubadas, durante um certo período de tempo, num meio contendo um aminoácido marcado radioactivamente (leucina tritiada). Depois, foram transferidas para um meio de cultura com o aminoácido não radioativo. A intervalos de tempo regulares foram retiradas algumas células, que foram fixadas, e foi feita a localização da radioatividade usando técnicas apropriadas.

Após algum tempo deixou de existir sinais de radioatividade nas células. Os resultados obtidos estão registados no gráfico da figura 7.

13.1 Estabeleça a correspondência entre as curvas A, B e C do gráfico e os seguintes processos:

1 - Secreção das proteínas em vesículas.

2 - Incorporação de leucina tritiada em proteínas sintetizadas pela célula.

3 -Transporte e possível modificação da proteína.

A-2;B-3;C-1.

13.2 Como explica que ao fim de algum tempo tenham deixado de existir sinais de radioatividade nas células? As proteínas deixaram as células, por exocitose.

13.3 Sugira uma experiência que permita comprovar a explicação que forneceu na questão anterior.

Pesquisa de radioatividade no meio de cultura.

14. Classifique cada uma das seguintes afirmações como verdadeira (V) ou falsa (F).

a) Na digestão extracelular, a hidrólise dos alimentos ocorre em compartimentos contínuos com o meio externo do ser vivo. b) Os tubos digestivos completos têm uma única abertura.

c) As cavidades gastrovasculares acumulam as funções de digestão e distribuição dos nutrientes pelo organismo.

d) Nos sistemas digestivos completos de maior complexidade surgem regiões especializadas no processamento de alimentos. e) A digestão extracelular ocorre essencialmente em organismos unicelulares.

f) Nos protozoários ocorre digestão intracelular. a) V; b) F; c) V; d) V; e) F; f) V.

15. A figura 8 representa um protozoário a alimentar-se. 15.1 Distinga ingestão, digestão e absorção.

Ingestão é a introdução de alimento no organismo; digestão é a transformação de moléculas complexas em moléculas simples e a absorção é a passagem das moléculas simples para o meio interno.

15.2 Classifique o tipo de digestão representada, tendo em conta o local onde ocorre. Digestão intracelular.

15.3 Explique como é possível processar-se a digestão dos alimentos sem que ocorra digestão dos constituintes do citoplasma. A digestão ocorre em compartimentos isolados do hialoplasma, os vacúolos digestivos, que resultam da fusão de lisossomas com as vesículas endocíticas. A atuação das enzimas está restrita a estes compartimentos.

16. A figura 9 representa o sistema digestivo da planária.

16.1 Como classifica o tubo digestivo da planária? Justifique a sua resposta.

Tubo digestivo incompleto. Possui apenas uma abertura que funciona como boca e ânus.

16.2 O tubo digestivo da planaria acumula as funções de digestão e de distribuição dos nutrientes. Justifique esta afirmação com base nas características do tubo digestivo.

É muito ramificado, o que aumenta a área de absorção de nutrientes, e faz com que fique próximo de todas as células facilitando a distribuição dos nutrientes.

17. A figura 10 representa três seres vivos e põe em destaque o modo como obtêm e digerem os alimentos. 17.1 Faça a legenda da figura 10.

1 - Pseudópode; 2 – Boca/ânus; 3 - Cavidade gastrovascular; 4 - Boca; 5 - Moela; 6 - Intestino; 7 - Ânus.

17.2 Caracterize o tipo de digestão apresentada pelo ser vivo A. Digestão intracelular. Partículas captadas do meio externo, por fagocitose, são digeridas em vacúolos digestivos, no interior da célula.

A B C

(6)

17.3 Das seguintes afirmações, selecione as que estão corretas. a) No organismo B, a digestão é exclusivamente extracelular. b) No organismo A, a digestão efetua-se sem atividade enzimática.

c) O tubo digestivo do organismo C é completo.

d) O organismo A possui cavidade gastrovascular.

e) No organismo C, o conteúdo do tubo digestivo progride numa única direção. f) O sistema digestivo do organismo B possui uma única abertura.

18. Uma cavidade gastrovascular...

a) está em continuidade com o meio externo.

b) é um vacúolo digestivo.

c) acumula as funções de digestão e distribuição dos nutrientes.

d) faz parte do meio interno.

e) possui uma única abertura.

f) possui regiões especializadas.

g) só existe em organismos unicelulares. (Transcreva as afirmações corretas.)

19. O organelo celular que atua na regressão da cauda dos girinos, durante a sua metamorfose, denomina-se... (A) ... complexo de Golgi. (D) ... lisossoma.

(B) ... mitocôndria. (E) ... centríolo. (C) ... retículo endoplasmático rugoso.

(Selecione a opção correta.)

20. A regressão da cauda dos girinos, durante sua metamorfose, pode ser explicada por processos de...

(A) ... autofagia. (C) ... exocitose. (E) ... fagocitose. (B) ... heterofagia. (D) ... hidrólise.

(Selecione a opção correta.)

21. 0 texto seguinte descreve algumas funções da vida celular: "As enzimas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso são transferidas para o complexo de Golgi, onde são temporariamente acumuladas. Após um certo tempo, essas enzimas desprendem-se do complexo de Golgi e, envolvidas por vesículas, deslocam-se pelo citoplasma até serem libertadas para o meio extracelular".

21.1. Selecione a alternativa cuja função não está relacionada com o texto. (A) Secreção celular (C) Síntese proteica (E) Síntese lipídica

(B) Transporte (D) Armazenamento

21.2. Descreva o processo que permite a libertação do conteúdo das vesículas para o meio externo.

As vesículas fundem-se com a membrana citoplasmática e as substâncias que estão no seu interior são libertadas para o meio extracelular por exocitose.

(7)

22.2. Classifique as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) Os animais que apresentam tubo digestivo completo possuem apenas digestão extracelular.

(B) A digestão intracelular, na planária, ocorre em vacúolos digestivos, formados a partir da fusão de vesículas endocíticas (onde se encontra a partícula alimentar) com os lisossomas das células digestivas.

(C) A absorção dos nutrientes nos animais corresponde ao processo de passagem dos nutrientes do meio externo para o meio interno.

(D) Na hidra, a digestão dos alimentos ocorre inicialmente em vacúolos heterofágicos e posteriormente completa-se na cavidade gastrovascular.

(E) A planária possui um tubo digestivo incompleto e digestão extracelular, seguida de digestão intracelular. (F) Nos mamíferos, a bílis é produzida no fígado e contém enzimas hidrolíticas que fazem a digestão dos lípidos. (G) A minhoca apresenta no seu intestino o tiflosole (prega dorsal) que torna o processo de absorção mais eficiente.

(H) As células secretoras de enzimas, existentes na parede do intestino humano, apresentam o retículo endoplasmático bem desenvolvido.

A- V; B- V; C- V; D- F; E- V; F- F; G- V; H- V

22.3. Justifique a classificação que efetuou para a afirmação assinalada com a letra G.

O tiflosole é uma prega interna no intestino da minhoca que aumenta a área interna do intestino aumentando a área de contacto entre o meio externo e o meio interno e tornando, por isso, a absorção mais eficiente.

22.4. Explique a vantagem evolutiva do aparecimento de animais com tubo digestivo completo, em relação a animais com um tubo digestivo incompleto.

O tubo digestivo completo permite um movimento unidireccional do alimento para que este seja digerido sequencialmente e absorvido ao longo do tubo digestivo, aumentando a eficácia da digestão e absorção dos nutrientes.

22.5. A existência no intestino delgado dos mamíferos de vilosidades intestinais revestidas por um epitélio simples com células que apresentam microvilosidades representa uma enorme vantagem. Justifique a afirmação.

Nos mamíferos é no intestino delgado que ocorre principalmente o processo de absorção, isto é, a passagem dos nutrientes do meio externo para o meio interno. A existência de vilosidades intestinais e de microvilosidades no epitélio que reveste essas vilosidades faz aumentar consideravelmente a área de absorção. Assim, uma maior área de contacto entre o meio externo e o meio interno possibilita uma rápida/eficiente absorção e uma maior quantidade de nutrientes a circular na corrente sanguínea para serem levados até às células.

23. Selecione a alternativa da chave que classifica corretamente as seguintes afirmações relativas ao sistema digestivo humano. I. A amilase salivar é uma enzima, produzida pelas glândulas salivares e tem como função hidrolisar o amido (que é um polissacarídeo) para maltose, que é um monossacarídeo.

II. Do suco gástrico faz parte a enzima pepsina que atua nas proteínas originando ácidos gordos e glicerol. III. A água, vitaminas e sais minerais não sofrem digestão ao longo do tubo digestivo.

Chave: (A) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa. (B) I e III são afirmações verdadeiras e II é falsa. (C) I é uma afirmação e II e III são afirmações falsas.

(D) III é uma afirmação verdadeira e I e II são afirmações falsas.

24. A enterogastrona é uma hormona produzida no intestino delgado (duodeno) e atua no estômago, inibindo os movimentos peristálticos estomacais.

24.1. Selecione a alternativa que permite preencher corretamente os espaços da seguinte afirmação.

Um indivíduo que apresente uma disfunção e produza ________________ quantidade da hormona enterogastrona terá _____________ dificuldade na digestão _________________ das proteínas, uma vez que estes movimentos facilitam a mistura do suco gástrico com o bolo alimentar que chega ao estômago. Num indivíduo normal esta hormona deve ser produzida _________________ de(o) quimo estar no intestino delgado.

(A) maior (...) maior (…) química (…) após

(B) maior (...) menor (…) química (…) após (C) maior (...) maior (…) mecânica (...) após (D) menor (...) maior (…) mecânica (…) antes (E) maior (...) maior (…) química (…) antes 24.2. As enzimas digestivas que hidrolisam os hidratos de carbono atuam...

(A) ... somente na boca. (B) ... somente no intestino. (C) ... somente no estômago.

(D) ... na boca e no intestino.

(8)

25. O sistema digestivo humano apresenta regiões especializadas em determinadas funções. Estabeleça a correspondência entre as regiões da coluna l e as principais funções que desempenham, na coluna II.

Coluna I Coluna II A - Boca B - Intestino delgado C - Intestino grosso D - Glândulas anexas E - Estômago

1 - Armazenamento de alimento em quantidade, processos digestivos mecânicos e químicos. 2 - Fim das transformações digestivas e absorção dos nutrientes simples.

3 - Início dos processos mecânicos e químicos da digestão. 4 - Produção de sucos digestivos.

5 - Absorção de água, atividade bacteriana.

Referências

Documentos relacionados

When physically active subjects perform MICE, they may run for approximately 5 km (mean of 70% of maximal aerobic speed), while the HIIE volume is significantly lower than

Plantas daninhas: a incidência no momento se encontra entre ausente e baixa para as espécies milho tiguera (Zea mays L.), picão preto (Bidens pisola), caruru (Amaranthus spp.),

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Faça corresponder V (afirmação verdadeira) ou F (afirmação falsa) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, relativas à interpretação da figura 3... A –

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações.. A água é um poderoso solvente, em parte, por ser uma

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas às interacções entre a planta do milho, a Mythimna convecta e a Apanteles ruficrus,

No modelo real, a escolha do caminhão é aleatória, ou seja, quando é solicitado o transporte de 80 sacas de café, cada um dos quatro caminhões tem 25% de

É necessário prever e identificar os mínimos de vorticidade para observar as áreas de advecção de vorticidade negativa e identificar também eixos de ventos máximos,