• Nenhum resultado encontrado

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UMA VISÃO PSICOSSOCIAL DO SUICÍDIO

ANA CLARA CAVALCANTE ABREU1 LEVI CHAVES OLIVEIRA2 FÁTIMA BERTINI 3 FAMETRO – Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Título da Sessão Temática:

Processo de cuidar

RESUMO

Este estudo tem como objetivo principal realizar uma análise psicossocial acerca do suicídio. Durante o presente trabalho acadêmico foi apresentada as principais relação do suicídio na vida dos indivíduos. A perspectiva teórica é a da Psicologia Social na abordagem da Psicologia Sócio-Histórica, na qual o fenômeno psíquico é construído sócio-historicamente. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico. O principal objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão sobre a temática do suicídio através da análise de uma música de uma jovem cantora na mídia contemporânea.

Palavras-chave: Suicídio. Valorização da vida. Comportamento Suicida,

Psicologia Social. Psicologia Sócio-Histórica. INTRODUÇÃO

O suicídio já ganhou vários sentidos com o passar do tempo e ele não termina no ato, pois se carrega de varias questões como: o que levou uma pessoa a cometer tal ato? Seriam problemas familiares? Pessoais?

Nesse trabalho serão abordadas três causas que podem levar a esse ato. A primeira é a vida amorosa, a segunda a identidade sexual e por último a decisão profissional. Cabe aqui dizer que quem comete suicídio não vem de

1 Graduando em Psicologia Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza FAMETRO. Email: anaclaracavalcante71@gmail.com

2 Graduando em Psicologia Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza FAMETRO. Email: leviichaves@gmail.com

3 Doutora em Psicologia e professora do curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. Email: bertinifma@gmail.com

CONEXÃO FAMETRO:

ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

XII SEMANA ACADÊMICA

(2)

algo hereditário, mas sim do indivíduo, e isso pode ser qualquer pessoa que se encontra em sofrimento, e se sente impotente diante dele, tão impotente a ponto de se suicidar.

O suicídio é considerado um ato de autodestruição. Iniciaremos a exposição sobre o tema através de uma música chamada Amianto da banda Supercombo. A partir da música iremos desenvolver seu conteúdo aliciando a temática abordada.

A música aborda uma moça que deseja acabar com sua frustração e se livrar da vida, mas não quer morrer. Essa moça passa por problemas familiares. A música é escrita como um amigo, ou um parente próximo tentando evitar sua ação, porem a compositora está falando do seu próprio comportamento suicida.

Por meio da análise da música, este trabalho tem como objetivo analisar na perspectiva psicossocial práticas ligadas ao suicídio e suas vertentes mais comuns. Suicídio é uma consequência de diversos fatores que levam o ser humano desde um pensamento autodestrutivo a própria prática suicida.

DESENVOLVIMENTO / PERCURSO METODOLÓGICO

Vivemos em sociedade que gera conflitos que podem levar as pessoas ao suicídio. Muitos jovens são pressionados a ter uma vida “regrada” socialmente. Há a exigência dos estudos e trabalho ou ous dois conjuntamente. Estar fora desses padrões sociais tem consequências que vão ao encontro da frustração e da angústia.

Oliveira (2013) diz que

O desejo de se matar está relacionado à frustração, à vontade de exterminar o inimigo que está dentro de si, intimamente ligado a componente agressivo. Ao desejo de morte, o sujeito quer, na verdade, deixar de viver, pois a vida é um inferno e provoca dor imensurável, ou não merece estar neste mundo, é um ser desprezível pelo qual não se deve ter consideração.

Werlang, Borges e Frensterseifer (2005,p259) expõe que o suicídio pode se classificar em três categorias diferentes: a ideação suicida, tentativa de suicidio e suicídio consumado.

(3)

A ideação suicida como o nome diz são pensamentos, ideias, desejos para por fim na própria vida. Existe um plano suicida onde o individuo decide como será sua morte. Na tentativa de suicídio o indivíduo tenta uma autoagressão que não termina em morte, com casos que precisam ir ao hospital e por fim o suicídio, o individuo acabar com a própria vida.

Ao falar de orientação sexual a taxa é muito alta de suicídio entre adolescentes LGBT e principalmente mulheres.

Autores como Verdier & Firdion (2003), Warren J. Blumenfeld8 e Castañeda (2007, p.91) apontam que a opressão homofóbica impede que os jovens LGBT (e as pessoas ao seu redor) realizem o “luto da heterossexualidade” não alcançada. Nesse caso, portanto, a pouca presença de jovens que se afirmaram LGBT na coleta de dados, talvez se explique também porque alguns deles ainda estejam a fazer o luto da heterossexualidade, pois sabemos que nem a orientação homossexual e nem a identidade de gênero LGBT são aceitas socialmente e, nesse caso, os(as) adolescentes homossexuais são forçados a serem invisíveis nos espaços que circulam (COSTA, 1992, 1998; CLAUZARD, 2002): a escola, a família, os clubes recreativos etc. e, portanto, o(a) adolescente LGBT, em muitos casos, fingem ser o que não são para serem aceitos 3 (CASTAÑEDA, 2007, pp.91-92)

Sendo assim, observa-se a vinculação entre os aspectos sociais e culturais que se somam ao comportamento suicida. Aqui, a perspectiva da Psicologia Social é fundamental, uma vez que processos sociais são inerentes aos fatores do fenômeno psíquico. A perspectiva que adotamos é a da abordagem da Psicologia Sócio-Histórica, na quais há a construção do fenômeno psicológico no social e nos aspectos culturais. O suicídio, a partir dessa visão, não pode ser visto como um ato individual, mas dentro do contexto de uma construção histórica.

Para que os objetivos da pesquisa sejam alcançados se fez necessário utilizar algumas ferramentas metodológicas. O presente Projeto do artigo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica. Segundo Prodanov e Freitas (2013), pesquisa bibliográfica:

[...] é elaborada a partir de material já publicado a partir de material já publicado, constituído principalmente de: livros, revistas, publicações em periódicos, artigos científicos jornais, internet, com objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo o material já escrito sobre o assunto da pesquisa.

No que diz respeito à coleta de dados, por se tratar de uma pesquisa bibliográfica foram realizados uma coleta de artigos na internet e artigos de revistas especializadas, disponíveis ao público em geral.

(4)

Para a escolha do material bibliográfico a ser analisado levou-se em consideração artigos e livros que retratassem a temática em questão.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

O trabalho está em fase de análise da letra da música chamada Amianto da banda Supercombo. A partir de tal letra dois alunos do curso de Psicologia da Fametro e um professor do mesmo curso desenvolveram análises e discussões grupais. Realizou-se também uma visita a UFC para uma conversa com uma mestranda em Psicologia, cujo tema de sua dissertação é o suicídio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A análise psicossocial do suicídio contribuirá para que os alunos compreendam o processo histórica-cultural e não somente sob a compreensão individualista e intra-psicológica desse fenômeno. Também contribuirá para os alunos ficarem atentos às práticas psicológicas diante de tal acontecimento, abordando o mesmo de uma forma reflexiva e crítica.

Além disso, pode ampliar a compreensão dos alunos acerca da necessidade de estudar temáticas contemporâneas que tentem ser um auxílio na compreensão do sofrimento psicossocial do mundo capitalista.

Coloca-se também em pauta que o suicídio na juventude deve-se situar histórica e culturalmente, não podendo ser somente explicado por teorias vindas de fora e que se dizem universais. Além disso, também ajudará os alunos empreenderem esforços de análises teóricas acerca do tema do sofrimento psíquico na sociedade contemporânea.

(5)

REFERÊNCIAS

NETTO, Nilson Berenchtein. Suicídio: uma análise psicossocial a partir do materialismo histórico dialético. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp034019.pdf>. Acesso em: 19 set. 2016.

OLIVEIRA, Maria Ivoneide VerÍssimo de. Suicídio, tentativa e ideação suicida: estudo epidemiológico. 2013. 157 f. Tese (Doutorado) - Curso de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: <file:///C:/Users/pc/Downloads/TESE SUICÍDIO-PDF(1).pdf>. Acesso em: 19 set. 2016.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TEIXEIRA FILHO, Fernando Silva; MARRETTO, Carina Alexandra Rondini. Homossexualidades, homofobia e tentativas de suicídio em adolescentes LGBT. Corpo, Violencia e Poder, Florianoplois, p.1-8, ago. 2008. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST50/Teixeira_Filho-Marreto_50.pdf>. Acesso em: 19 set. 2016

Referências

Documentos relacionados

O valor final de liquidação por unidade de participação do FUNDO é divulgado pela Entidade Gestora, nos cinco dias úteis subsequentes ao seu apuramento, pelos meios

expressamente, tacitamente ou de outra forma) no âmbito do presente Contrato (e o presente Contrato exclui.. expressamente qualquer direito) (a) para Materiais Excluídos, (b)

O cenário supracitado, foi configurado nas 3 (três) ferramentas de simulação - Cisco Packet Tracer, GNS3 e NS2/NS3 - para analisar o desempenho de cada uma delas, visando conhecer

A maioria dos problemas de otimização de desempenho que surgem em Aeronáutica e Astro- náutica podem ser formulados como problemas de Bolza ou Mayer do Cálculo de Variações sujeitos

que  os  grandes  abalos  sociais  assim  como  as  grandes  guerras  populares  excitam  os  sentimentos  coletivos,  estimulam  o  espírito  de  partido, 

Portanto, objetiva-se por meio deste artigo analisar o processo de institucionalização da governança corporativa no setor de contabilidade do grupo familiar

O modelo característico da interação se dá em nível simbólico, quando se procura entender e interpretar o significado da ação do outro (11). Assim, os seres

As imagens transferidas para o computador podem ser transferidas de volta ao Cartão SD ou à memória interna da câmera. A visualização das imagens no LCD da câmera só será