• Nenhum resultado encontrado

TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TOP

ATUALIDADES

Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e

Temer assume

Itália resgata 3 mil no Mediterrâneo em meio a

aumento de chegadas

Japão quer novas sanções da ONU contra Coreia do

Norte

Sem verba, ONU pode cortar comida de 1,3 milhão de

crianças africanas

Companhia faz 1º voo comercial entre Cuba e EUA desde

1961

Senado aprova impeachment, Dilma perde

mandato e Temer assume

SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais" no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional, mas não foi punida com a inabilitação para funções públicas. Com isso, ela poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública.

(2)

Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume

A decisão de afastar Dilma definitivamente do comando do Palácio do Planalto foi tomada na primeira votação do julgamento final do processo de impeachment. A pedido de senadores aliados de Dilma, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, decidiu realizar duas votações no plenário.

A primeira, analisou apenas se a petista deveria perder o mandato de presidente da República. Na sequência, os senadores apreciaram se Dilma devia ficar inelegível por oito anos a partir de 1º de janeiro de 2019 e impedida de exercer qualquer função pública. Na votação, 42 senadores se posicionaram favoravelmente à inabilitação para funções públicas e 36 contrariamente. Outros 3 senadores se abstiveram. Para que ela ficasse impedida de exercer cargos públicos, eram necessários 54 votos favoráveis.

G1, http://migre.me/uRdKJ 31/08/2016

Itália resgata 3 mil no Mediterrâneo em meio a aumento de chegadas

Cerca de 3 mil imigrantes foram salvos no Estreito da Sicília por 30 missões separadas de resgate nesta terça-feira (30), disse a guarda-costeira italiana, o que levou o número total para quase 10 mil em dois dias e marca uma aceleração acentuada das chegadas de refugiados na Itália.

SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

Os imigrantes estavam em dezenas de botes lotados, muitos de borracha, que se tornam perigosamente instáveis em alto mar. Nenhum detalhe foi disponibilizado de imediato sobre a nacionalidade dos imigrantes.

Itália resgata 3 mil no Mediterrâneo em meio a aumento de chegadas

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações divulgados na sexta-feira, cerca de 105 mil imigrantes haviam chegado à Itália em botes em 2016, muitos deles partindo da Líbia. Um número de estimado de 2.726 homens, mulheres e crianças morreram no mesmo período tentando completar a jornada.

SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

(3)

Imigrantes Líbia

Merkel admite erros da Alemanha e da União Europeia sobre refugiados

http://migre.me/uRj2c

Itália resgata 3 mil no Mediterrâneo em meio a aumento de chegadas

Japão quer novas sanções da ONU contra Coreia do Norte

O Japão pressionou o

Conselho de Segurança da ONU,

nesta terça-feira (30), para que

considere novas sanções contra a Coreia do Norte por uma série de disparos de mísseis balísticos de teste,

alegando que representam uma

ameaça para a região e para o mundo.

G1, http://migre.me/uRjvG 30.08.2016

SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

Na sexta (26), o Conselho condenou a série de tiros e concordou em adotar uma declaração unânime apoiada pela China para tomar "novas medidas significativas". A Coreia do Norte já foi cinco vezes sancionada pela ONU desde que fez seu primeiro teste nuclear, em 2006.

Conselho de Segurança da Onu Coreia do Norte

ONU condena últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte

http://migre.me/uRjDh

SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

(4)

Sem verba, ONU pode cortar comida de 1,3 milhão de crianças africanas

Mais de 1,3 milhão

de crianças da África

podem ficar sem alimentos que recebem em escolas apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que, em muitos casos,

representam a única

refeição do dia, a menos que o Programa Mundial de Alimentos (PMA) receba

novos recursos nas

próximas semanas.

Sem verba, ONU pode cortar comida de 1,3 milhão de crianças africanas

Em comunicado, o PMA alertou que, se os doadores não fornecerem novos fundos durante o próximo mês, mais de 500 mil meninos e meninas em Camarões, Mali, Mauritânia e Níger vão ficar sem comida na escola. Além disso, se até o fim de 2016 não forem recebidas novas verbas, outras 700 mil crianças em outros 11 países da África central e ocidental também deixarão de receber alimentos essenciais.

G1, http://migre.me/uRkNp 30.08.2016

SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

- Ataque contra missão da ONU no Mali deixa mortos

http://migre.me/uRkPU

ONU

África Central e Ocidental

SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

Sem verba, ONU pode cortar comida de 1,3 milhão de crianças africanas

(5)

Companhia faz 1º voo comercial entre Cuba e EUA desde 1961

A companhia aérea americana JetBlue deu início na manhã desta quarta-feira (31) a uma nova era nas relações entre Cuba e Estados Unidos ao enviar o primeiro voo comercial à ilha depois de mais de 50

anos. Os passageiros começaram a

embarcar em meio a aplausos, gritos, lágrimas e balões coloridos.

G1, http://migre.me/uRl4Y31.08.2016

Este é o primeiro voo regular entre os dois países desde 1961, quando o tráfego aéreo foi suspenso, vítima da Guerra Fria. Washington e Havana acordaram em fevereiro deste ano restabelecer os voos comerciais, em um ponto de viragem no progressivo restabelecimento dos laços diplomáticos que começou em julho de 2015.

ALTERNATIVA -

A

Sigmundur David Gunnlaugsson, o Primeiro-ministro islandês, demitiu-se esta tarde, na sequência do seu alegado envolvimento no escândalo Panama Papers, confirmou oficialmente o seu partido.

Previamente, o Presidente da Islândia tinha anunciado numa comunicação televisiva a sua recusa em dissolver o parlamento do país, contrariando um pedido nesse sentido emitido por Gunnlaugsson, que enfrentava um voto de falta de confiança por parte da oposição parlamentar e uma contestação popular nas ruas de Reikjavik.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Facção comanda série de ataques no Acre; governo aciona Exército e PF Leia com atenção: "A plenária da COP 21, a cúpula do clima de Paris, aprovou neste sábado (12/12/15)

Relator sugere análise do 1º mandato e inclusão de novas provas pelo Senado. SEMANA 05 A 11

As características e os adjetivos que se sobressaem nessa análise e ajudam a constituir a imagem pública das duas figuras políticas são relacionados ao momento,

Sob a perspectiva de exclusão, Freire (1979) considera que o analfa- beto não é uma pessoa que vive à margem da sociedade, mas apenas um representante dos extratos dominados

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

6.1 Os membros discentes pertencentes à comissão organizadora da IX STMA deverão participar ativamente das reuniões, colaborar com a divulgação do evento,

Um teste, para ser considerado de alguma validade, deve ter a soma de seus erros menor do que l (um), ou seja, seu índice de Youden deve ser maior do que 0 (zero), e, neste caso,

Para eles bastam as palavras de Paulo cita- das em Gálatas 2:20 (Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim), cujo exemplo no compromis- so cristão é nos permitir que Jesus viva