• Nenhum resultado encontrado

Estudo 15 Adorar a Deus em todo tempo e lugar. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudo 15 Adorar a Deus em todo tempo e lugar. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Em Marcha, 2015.1

IGREJA METODISTA

ASA NORTE 406

Estudo 15

Adorar a Deus

(2)

1- Introdução

2- Fundamento Bíblico

3- Conclusão

(3)

1. Introdução

(4)

1. Texto de referência

João 4: 1-10

(ACF)

1 E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João. 2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), 3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.

4 E era-lhe necessário passar por Samaria. 5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.

6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. 9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

(5)

1. Texto de referência

João 4: 11-20

(ACF)

11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida

eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

(6)

1. Texto de referência

João 4: 21-30

(ACF)

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adora-mos o que sabeadora-mos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. 27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? 28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àque-les homens: 29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? 30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele

(7)

2. Fundamento Bíblico

(8)

Temas

Água viva

Por que Jesus puxou assunto e oferceu-a à mulher samaritana, mas, noutra ocaião, recusou-se inicialmente a ouvir e oferecer pão à mulher cananéia?

“Nosso pai Jacó”

Por que a samaritana, falando com Jesus, se refere a Jacó como “nosso pai”?

Adorar a Deus em Espírito e em Verdade

O que significa isso, e por que é importante?

Quando e onde adorar verdadeiramente

(9)

Os Judeus e os Samaritanos estavam envolvidos em uma disputa secular de ódio, preconceito e discriminação. Este conflito remonta do episódio após a morte do rei Salomão, quando aconteceu a revolta das tribos de Israel,

conhecido como Cisma. O reino foi dividido em duas partes. O reino de Judá, mais ao sul sob o comando de Roboão (filho de Salomão) e o reino de Israel ao norte comandado por Jeroboão. O reino do norte, reino de Israel que englobava dez tribos, foi posteriormente invadido pelos assírios. Os assírios tinham como tática miscigenar a população conquistada através de casamentos, diminuindo o seu sentimento nacionalista e evitando possíveis revoltas por independência. Isso fez com que os habitantes do reino do norte fossem considerados como pagãos pelos demais Judeus. A adoração e o culto de divindades dos assírios ajudaram a aumentar ainda mais essa divisão.

Por isso, a mulher samaritana se assustou quando Jesus primeiro pediu-lhe água do poço, e depois ofereceu-lhe água viva. Que agua viva é essa?

(10)

“Nosso pai Jacó”

Um Judeu que saísse da Judéia para a Galiléia costumava dar uma considerável volta (passando pelo vale do Jordão), para evitar ataques que lhe reservavam os samaritanos. Mas Jesus muda o seu trajeto e chega a Sicar, com seus discípulos, ao poço que há muitos séculos Jacó tinha dado a José, seu filho.

Ao responder assim a Jesus, a mulher samaritana retribui sua amabilidade

identifica-se como israelita. A palavra hebraica aba tem vários significados além de “pai”: também pode significar “avo”, “patriarca”, “chefe.”

Quando Jesus oferece da "água viva" ele falava do que é espiritual, enquanto a samaritana ainda compreendia o sentido material das palavras (Jo 4:11, 15). Quem mais pode se identificar com o povo, a nação ou os filhos de Israel?

(11)

Adorar a Deus em Espírito e

em Verdade

Poderia essa mulher, tão preocupada com a água de um poço apenas momentos antes, despertar em si um interesse genuíno por coisas espirituais? Que desafio! Jesus obviamente pensava que sim. Ele, que conhece a natureza do ser humano melhor do qualquer um (Jo 2:25), olhava para essa pecadora com amorosa

compaixão e com confiança que ele era capaz para resgatá-la de seu pecado. E a mais surpreendente revelação ainda estava por vir. Quando a samaritana

ponderou a resposta anterior de Jesus, ela comentou sobre uma verdade em que ela acreditava: "Eu sei ... que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as cousas" (Jo 4:25). Na resposta do viajante ela ouve a espantosa razão para seu comentário enigmático anterior (Jo 4:10). Se apenas ela soubesse quem estava pedindo água! Agora, com seus interesses espirituais despertados, ela estava pronta para ouvir o resto da história desse forasteiro judeu: "Eu o sou, eu que falo contigo" (Jo 4:26). Poderia ser? Poderia ela, uma desprezada samaritana, estar falando face a face com o Ungido de Deus? E nós?

(12)

Quando e onde adorar

verdadeiramente

Antes que você feche a sua Bíblia e comece a pensar em assuntos mundanos, observe algumas das maravilhosas lições que aprendemos aqui:

1. Estamos rodeados de oportunidades. O que parece ser um simples encontro entre Jesus e uma mulher desconhecida virou uma tremenda oportunidade para evangelizá-la. Nossos encontros "oportunos" num ônibus, loja, fila, ou rede social podem ser uma dessas ocasiões.

2. Não ofereceremos a salvação ao mundo com conversa mundana. Quando Jesus usou a linguagem espiritual e a mulher pensou na água do poço, o Senhor não se desviou de seu rumo. Ele encontrou um modo de trazer os pensamentos dela do poço para as verdades que poderiam mudar a vida dela.

3; Jesus usou as perguntas dela como um trampolim para os assuntos que ela precisava ouvir.

(13)

Quando e onde adorar

verdadeiramente

4. Para alcançar a salvação, precisa-se ver a verdade penosa da própria condição espiritual. O ponto crítico da conversa foi quando Jesus implicitamente revelou duas coisas: (a) Que a mulher estava num triste estado de pecado e, (2) Que ele é aquele que pode reconhecer e resolver tais problemas da alma.

5. Para alcançar a salvação, não se pode confiar somente no testemunho de outros. Precisamos ouvir as palavras de Jesus. João, e outros discípulos, registraram cuidadosamente as palavras e atos de Jesus para dar a todas as futuras gerações uma base para crerem (Jo 20:26-31).

Jesus também profetizou, veladamente para a samaritana, sobre a vindoura destruição do Templo e de Jerusalém pelos romanos, quando o formalismo e a religiosidade dos orgulhosos judeus iriam ser subtaídos de suas vidas espirituais. Destruição que atingiria também a liberdade dos samaritanos adorarem a Deus no monte de sua escolha.

(14)

Passagens relevantes

2 Reis 17:33

2 Reis 17:27-28

Lucas 10:25-37

Apocalipse 22:17

Gálatas 3:28

2Re 17:33 descreve a tendência à idolatria entre os

samaritanos.

2Re 17:27-28 descreve o ponto de vista dos samaritanos

quanto à sua origem e cisão com a Judéia.

Lc 10:25-37 narra uma parábora com luz positiva sobre

valores morais entre samaritanos.

Ap 22:17 esclaresce o significado da água viva que Jesus

(15)

3. Conclusão

(16)

Conclusão

Reflexão de John Wesley sobre adoração:

- “Adorar a Deus em espírito e em verdade é conjugar atos de

piedade com as obras de misericórdia.” É colocar nossas

práticas devocionais, que nos ligam espiritualmente a Deus, a

serviço da transformação da realidade.

Reflexão sobre adoração:

- A quem você falaria espontaneamente sobre o amor de Deus?

- E sobre esse amor implicar em momentos de juízo sobre a

humanidade?

(17)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Os estudantes claros têm medias de ingresso mais elevadas num maior número de carreiras, em todos os níveis de prestígio, mas quando se trata do rendimento, apesar de terem

Dos 46 cromossomos presentes em cada célula do corpo humano, 44 armazenas informações gerais, chamados de autossomos, enquanto os outros dois, são os cromossomos que definem