• Nenhum resultado encontrado

G abarito A. das utoatividades INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G abarito A. das utoatividades INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

das

A

G

abarito

utoatividades

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO

FÍSICA

(2)

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2018

(3)

3

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

I N T R O D U Ç Ã O À E D U C A Ç Ã O F Í S I C A

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA

Centro Universitário Leonardo da Vinci

RodoviaBR 470 Km 71,, nº .1 040 Bairro Benedito - CEP 89130-000 I daialn - Santa Catarina - 47 3281-9000

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2018

UNIDADE 1

TÓPICO 1

1 Diferencie a Educação Física em Atenas da de Esparta.

R.: Os atenienses tinham uma cultura democrática e visavam, além da preparação física para a guerra, celebrar a beleza da forma humana na dança, arte, ritos religiosos e atletismo, honrando os deuses do Olimpo.

Já a filosofia dos espartanos era semelhante a uma ditadura, basicamente pensada em ter um exército preparado para que eles invadissem outros países, se desejassem, e para evitar que outros países os invadissem, treinando seus soldados desde a infância.

2 Caracterize a Educação Física na Idade Média.

R.: No início da Idade Média a atividade física com foco na educação da mente e do corpo perde lugar para a volta da preparação militar, agora, na forma do Cavaleiro, treinado para as Grandes Cruzadas e as Guerras Santas, exímio na arte de montar e, principalmente, no uso da espada.

3 Explique de que maneira podemos afirmar que a Educação Física deixou de ser tratada como prática de preparação militar para se tornar instrumento de preparação de corpo e mente, com fins humanistas.

R.: A partir de 1700 começa a promoção da Educação Física para as massas e o jogo passou a ser visto, também, como atividade educacional. Percebeu-se que as atividades físicas eram essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças e que a educação física deveria ser ensinada junto com a leitura e escrita.

(4)

I N T R O D U Ç Ã O À E D U C A Ç Ã O F Í S I C TÓPICO 2

1 De acordo com Tubino (1999), comente o uso dos termos Esporte e Desporto no Brasil.

R.: Por influência portuguesa, que usava desporto, o Brasil, em 1941, optou também por desporto, e desde então essa palavra vem se mantendo nos textos legais, inclusive na Constituição de 1988 (artigo 217), mas pela sua universalidade, e pela tendência internacional de relacionar a teoria esportiva a uma ciência do esporte, comumente usa-se o termo Esporte.

2 Aponte as diferenças entre as provas oficiais do Atletismo na categoria Adulto Feminino e Masculino.

Prova Masculino Feminino

Corridas com Barreiras Distância 110m Distância 100m Marcha Atlética Distância 50.000m Não há esta prova no feminino

Arremesso e Lançamentos Peso (7,26kg) Peso (4kg) Disco (2,0kg) Disco (1,0kg) Dardo (800g) Dardo (600g) Martelo (7,26kg) Cabo com comprimento de 90 cm. Martelo (4kg) Cabo com comprimento de 80 cm.

Combinada Decatlo Heptatlo

3 Qual motivo levou à criação do Basquetebol?

R.: O motivo foi o frio rigoroso do inverno de Massachussets (EUA), onde eram impraticáveis os esportes ao ar livre e por haver poucas opções de atividades físicas em locais fechados.

4 Qual o registro mais antigo de um esporte que lembre o Handebol?

(5)

5

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

I N T R O D U Ç Ã O À E D U C A Ç Ã O F Í S I C A TÓPICO 3

1 Quem podia participar dos Jogos Olímpicos da antiguidade?

R.: Apenas homens de origem grega.

2 Qual o significado do símbolo Arcos Olímpicos?

R.: É a representação da União dos cinco Continentes durante a realização dos Jogos.

3 Qual o objetivo de Adolf Hitler com a realização dos Jogos de Berlim de 1936?

R.: Provar suas teorias de superioridade racial ariana.

4 Em qual edição dos jogos da modernidade a maratona teve o mesmo percurso dos jogos da antiguidade?

R.: Jogos de Atenas de 2004, 28ª edição.

TÓPICO 4

1 Em qual período da história da humanidade surgiram os primeiros estudos voltados para o conhecimento e tratamento das deficiências?

R.: Ao final da Idade Média, com o Renascimento surge o predomínio da “razão” e os primeiros estudos sobre as deficiências começam a surgir.

2 Qual a importância da criação de Leis e Instituições como a SOBAMA, CORDE, CONADE, Lei no 8.686 (1993) e outras, para a população com

algum tipo de deficiência?

R.: Essas leis e Instituições representam um grande avanço aos direitos das pessoas com deficiência, além de trazer um novo olhar sobre as diferenças e a conquista de respeito e de espaços próprios.

3 Faça um resumo da história da criação dos jogos para pessoas com deficiências.

(6)

I N T R O D U Ç Ã O À E D U C A Ç Ã O F Í S I C

R.: Os eventos esportivos para os deficientes tiveram início na Inglaterra, no ano de 1940, pela iniciativa do médico Ludwig Guttmann. Guttmann tratava soldados ingleses que, mutilados na guerra, tornaram-se deficientes físicos. Via no esporte uma maneira de integração destas pessoas à sociedade, através de sua reabilitação física e mental. Aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos de Verão na Inglaterra, organiza jogos para paraplégicos em Stoke Mandeville. Esses jogos, que tiveram a participação de veteranos de guerra, coincidiram com a realização da XIV Olimpíada em Londres. Na década de 1950, a competição se transformou nos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, realizados anualmente com a participação de veteranos de guerra de outros países.

UNIDADE 2

TÓPICO 1

1 Como e onde surgiu a Capoeira no Brasil?

R.: Com a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros, os escravos vindos da África utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta, surgindo assim a Capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.

2 Diferencie a Educação Física na Era Vargas da realizada no Regime Militar.

R.: Na Era Vargas surge a concepção da necessidade de ter a Educação Física não somente como uma prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude, mas de encarar a Educação Física como uma prática eminentemente educativa.

No Regime Militar o governo investia muito no esporte, buscando fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, a partir do êxito em competições esportivas de alto nível, eliminando assim críticas internas e deixando transparecer um clima de prosperidade e desenvolvimento, fortalecendo a ideia do esportivismo, no qual o rendimento, a vitória e a busca pelo mais hábil e forte estavam cada vez mais presentes na Educação Física. Desta forma, o esporte era utilizado como um elemento de distração à realidade política da época.

(7)

7

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

I N T R O D U Ç Ã O À E D U C A Ç Ã O F Í S I C A

3 Qual a importância de Rui Barbosa para a Educação Física escolar brasileira?

R.: Rui Barbosa buscava instituir uma sessão essencial de Ginástica em todas as escolas de ensino normal; estender a obrigatoriedade da Ginástica para ambos os gêneros (masculino e feminino), uma vez que as meninas não tinham obrigatoriedade em fazê-la; inserir a Ginástica nos programas escolares como matéria de estudo e em horas distintas ao recreio e depois da aula; além de buscar a equiparação em categoria e autoridade dos professores de Ginástica em relação aos professores de outras disciplinas.

TÓPICO 2

1 Diferencie a tendência Higienista da Militarista.

R.: - A tendência Higienista visava à reeducação da população, e principalmente os trabalhadores, no sentido de condicioná-los a hábitos higiênicos e saudáveis. Os instrumentos dessa disciplina escolar, que são o corpo e o movimento, eram valorizados para o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício.

- A tendência Militarista visa às aulas de Educação Física nas escolas, ministradas por instrutores com formação militar, que traziam para as escolas os rígidos métodos militares de disciplina e hierarquia.

2 Cite algumas das características da tendência Pedagogicista.

R.: - A saúde passa a ser discutida de forma teórica. É inspirada no discurso liberal da Escola Nova.

TÓPICO 3

1 Numa aula de Educação Física inclusiva, dois fatores devem ser adaptados, quais são eles?

R.: - Recursos e Regras.

- Recursos são estruturas e suportes necessários para o desenvolvimento das atividades que compõem a Educação Física, tais como: equipamentos, infraestrutura espacial, equipe de apoio e intérpretes.

- Regras podem ser definidas como um conjunto de diretrizes, normas e procedimentos que definem os objetivos, as permissões e as restrições de uma atividade.

(8)

I N T R O D U Ç Ã O À E D U C A Ç Ã O F Í S I C

2 Cite três objetivos dos PCN diretamente relacionados com a Educação Física.

R.: - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

- Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

- Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

UNIDADE 3

TÓPICO 1

1 Quais são os estudantes que estarão habilitados para realizar a prova do Enade?

R.: Todos os acadêmicos Ingressantes e Concluintes, no ano corrente do exame, dos cursos a serem avaliados.

TÓPICO 2

1 Qual a carga horária total do curso de Licenciatura em Educação Física e como está composta?

R.: Total de 2820 horas. Composta de 1820 horas correspondentes às cargas horárias das somas de todas as disciplinas, 400 horas de Estágio Curricular Obrigatório, 400 horas da disciplina Seminário da Prática e 200 horas de Atividades acadêmico-científico-culturais.

(9)

9

UNIASSELVI

NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

I N T R O D U Ç Ã O À E D U C A Ç Ã O F Í S I C A TÓPICO 3

1 Qual a diferença entre cursos de pós-graduação lato sensu e stricto

sensu?

R.: Lato sensu: são cursos direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior. Se encontram nesta categoria os cursos de aperfeiçoamento, bem como os cursos designados como MBA.

Stricto sensu: são cursos ligados à pesquisa. Existem nos níveis do mestrado

Referências

Documentos relacionados

Seja Δ ABC um triˆangulo qualquer. Sobre os lados AB e AC construa, respectivamente, triˆ angulos equil´ ateros Δ P AB e ΔRCA “para fora” do triˆangulo ΔABC. Sobre o lado

x = quantidade de empregados.. Em um dia de trabalho, o número de unidades produzidas é unidade, em que é o número de horas trabalhadas no dia. Determine o custo de

As prestações de uma máquina de comando numérico não se classificam pelo número de eixos disponíveis, mas sim pelo número de eixos que se podem mover (controlar) de forma

Baseia-se em pesquisas dos processos de treinamento adotados pela Força Aérea e Exército Brasileiros, Polícias Inglesa e Americana, com dados coletados durante Curso de

a) ( ) As relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras. b) ( ) As variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.. Para projeto de

Além disso, as experiências anteriores dos professores de Educação Física que ensinam esportes, trazidas de quando eram alunos do Ensino Fundamental e Médio – também funda-

Usado com o Direct Phone Link 2, o Beltone Smart Remote permite que você use seu dispositivo móvel para obter facilmente uma visão geral e controlar remotamente seus

Quanto ao objetivo geral, analisou-se a estratégia de substituição do cardápio de saladas, oriundas de produção convencional por outro de origem orgânica no