• Nenhum resultado encontrado

Padrões de Certificação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Padrões de Certificação"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Padrões Mínimos

O principal objetivo do Programa de Certificação da Return Path é identificar os remetentes

legítimos que seguem boas práticas e enviam conteúdos relevantes, que engajam e são desejados pelos destinatários com os quais já possuem um relacionamento. O Programa de Certificação exclusivo da Return Path está disponível por meio do Certification.EQ, que faz parte de nossas soluções de Email Intelligence para profissionais de marketing. Somente os remetentes com as melhores práticas de email serão certificados. O programa possui diversos padrões específicos, métricas e critérios para medir e assegurar o cumprimento dessas práticas, embora a decisão de certificar os remetentes caiba, em última análise, exclusivamente à Return Path, que se baseará no espírito e princípios da certificação de emails.

I. Prestação de contas e mensuração

A. Os membros do Programa devem se certificar que a infraestrutura utilizada para o envio de emails seja mantida e operada de forma responsável.

B. Endereço(s) de IP dedicado(s). É necessária a existência de endereço(s) de IP dedicado(s) para o envio de emails por meio da Certificação da Return Path. O membro do programa deve ser a única entidade fazendo o envio de emails através do(s) endereço(s) de IP que receberem a certificação. Quaisquer ações de terceiros que compartilhem o mesmo IP refletirão na reputação do remetente membro do programa, afetando seu status e podendo resultar em uma rescisão.

Nosso programa de Certificação

possui rigorosos padrões de seleção,

porém está associado a grandes

benefícios.

(2)

C. Métricas certificadas. A Return Path calcula as métricas de reputação de envio com as quais os membros do programa deverão atender aos padrões com todos os endereços de IP cadastrados no Programa de Certificação. Os limiares para as métricas de reputação dos remetentes podem ser encontrados acima nos Níveis de Certificação Padrão e incluem, mas não são limitados a: taxas de reclamação, presença em blacklists, spam traps (armadilhas de Spam) e taxas de usuários

desconhecidos. Impactos sobre a rede de parceiros de

recebimentos (ISPs) serão levados em conta quando se permita a continuação da certificação, mesmo que as reclamações estiverem dentro dos limites publicados.

D. Métricas Seguras. IPs seguros devem cumprir com os limites publicados para cada métrica de reputação de remetente: listagem em blacklists, spam traps e taxas de usuários desconhecidos.

E. Segmentação de ISP1. Membros do Programa de certificação

não devem mandar emails para somente um provedor de email (ISP) dentro da rede de comunicação da Return Path. Espera-se que o conteúdo Espera-seja enviado para todas as possíveis redes receptoras. No mínimo, cada Membro do Programa deverá enviar 30% de seu volume de emails certificados para cada um deles: Microsoft/Hotmail e Yahoo!. Ocasionalmente, em circunstâncias especiais e por um curto período de tempo, mailings para um único receptor serão tolerados, mas deverão ser aprovados por escrito pela Return Path.

F. Volume Mensurável. O cliente deve manter os volumes mensuráveis por IP para permanecer na whitelist. Para que possamos manter a certificação para um IP, no mínimo 100 emails para uma fonte devem ser listados em nosso relatório em um período de 30 dias; IPs sem o volume mensurável serão suspensos por um período de 30 dias e eliminados do programa após 90 dias.

G. Manutenção da Lista. O sistema de manutenção da lista de emails deve ser empregado para receber e processar erros

1 Internet Service Provider (ISP): Instituição provedora de acesso à internet para consumidores e empresas.

(3)

de entrega, mensagens de rejeição e outras respostas dos provedores de forma confiável. Erros de entrega permanentes de emails enviados por endereços (s) de IP certificados pela Return Path deverão ser removidos da lista de endereços de emails para futuros mailings.

H. rDNS2 (reverse DNS). Os endereços inscritos na Certificação

Return Path e Return Path Safe devem possuir as entradas DNS totalmente qualificadas. A política de exigência de rDNS significa que um endereço de IP de envio deve possuir um registro do PTR no Domain Name System (DNS) que resulta em um hostname válido. Esse hostname deverá ter o registro de endereço (A) na DNS que inclui o endereço IP de envio.

I. Single Domain Name Servers (SDNS)3. A Return Path procura

uma distribuição típica de domínios para servidores. Os domínios não poderão estar hospedados em uma SDNS. Por exemplo, o seguinte não está de acordo com os padrões de transparência dos serviços de certificação da RP:

domínio1.com – ns. domínio 1.com domínio 2.com – ns. domínio 2.com domínio 3.com – ns. domínio 3.com

J. Hostnames deverão identificar claramente a entidade remetente, com variações anexadas a um número limitado de domínios, e relacionadas com a entidade que envia. Há, a seguir, exemplos não aceitáveis de aplicação:

mx.remetente1.com mx.remetente2.com

Por outro lado, os exemplos a seguir demonstram a aplicação correta do uso de subdomínios:

mx1.remetente.com mx2.remetente.com

K. O “HELO4 Server Name” deverá estar de acordo com o rDNS

do endereço de IP remetente e deverá ser apresentado na

2 Reverse DNS (rDNS): O processo no qual um endereço IP é correspondido corretamente a um nome de domínio, em vez de um nome de domínio ser correspondido a um endereço IP. O DNS reverso é um

método popular para a captura de spammers que utilizam endereços IP inválidos. Se um filtro de spam ou programa não consegue encontrar o endereço IP para o nome do domínio, ele pode rejeitar o email.

3 Smart Network Data Services

(SNDS): Oferecido pelo Windows

Live Hotmail, o SNDS fornece dados para os remetentes com base em email real enviado para os assinantes do Hotmail. Métricas fornecidas incluem reclamações, resultados do Filtro SmartScreen, e atingimento de spam traps.

4 HELO: HELO é a saudação do comando SMTP que é iniciada ao receber MTA e contém seu FQDN.

(4)

forma de um domínio, e não um endereço de IP. HELOs devem permanecer coerentes durante o período da campanha, e permanecer os mesmos nas campanhas subsequentes. L. Netblocks. Grupos de IP não deverão conter mais de três Netblocks distintos. Os pedidos para a exceção desta norma deverão ser solicitados por escrito à Return Path, acompanhados de uma justificativa e da descrição do uso dos IPs já existentes e dos propostos.

M. RFC Compliance. Os membros do programa deverão cumprir com os “Request for Comment” (RFC) números 5321 e 5322, que especificam como os emails deverão ser formatados para que sejam devidamente processados pelas redes receptoras. O encaminhamento de emails para amigos deverá estar de acordo com as especificações RFC 2822: “sender: header”. N. Endereços Físicos. Os membros do programa deverão incluir seus endereços físicos em todas suas mensagens comerciais ou promocionais.

II. Transparência e Autenticação

A. Os Membros do Programa deverão se certificar que suas mensagens sejam confiáveis e identifiquem precisamente a fonte do conteúdo.

B. SPF5 . Os registros da ID remetente de acordo com as

exigências da SPF deverão ser publicados para todos os domínios pelos quais os emails são enviados.

C. DKIM6. A autenticação DomainKeys Identified Mail

é obrigatória para todos os emails enviados por IPs certificados.

D. Cabeçalho das Mensagens (message headers). Os cabeçalhos dos emails não deverão ser falsificados, desconhecidos ou enganosos em qualquer forma. Isso inclui, mas não está limitado a: o cabeçalho da Return Path, o cabeçalho “De:”, assim como a parte ‘amigável’ do cabeçalho “De:”.

5 Sender Policy Framework

(SPF): Um protocolo usado para

eliminar emails falsos. A linha de código de chamada de registro SPF é colocada em informações de DNS do remetente. O servidor de correio de entrada pode verificar o remetente, lendo o registro SPF antes de permitir que uma mensagem passe. 6 DomainKeys Identified Mail: permite que uma organização assuma a responsabilidade de uma mensagem enquanto está em trânsito. A organização é um manipulador da mensagem, seja como autor ou como um intermediário. Sua reputação é a base para avaliar se confia na mensagem para entregar. Tecnicamente, o DKIM proporciona um método para validar a identidade do nome de domínio que está associado a uma mensagem através da autenticação criptográfica.

(5)

E. Conteúdo. O “Assunto” e o conteúdo do corpo das mensagens não deverão ser falsificados, desconhecidos ou enganosos em qualquer forma.

F. Todos os blocos de IP com mais de 8 endereços deverão ser SWIPed de acordo com o RFC 1491 para indicar a posse pelo Membro do Programa.

III. Segurança

A. Os Membros do Programa devem assegurar-se de que os padrões da indústria, as políticas e os procedimentos adequados estejam em vigor para garantir e proteger os endereços de email dos destinatários, assim como suas informações pessoais cadastradas em seu banco de dados ou sistema eletrônico.

B. Esforços para manter os padrões adequados da indústria deverão ser feitos para a prevenção de proxies, relays e vírus virtuais, worms, spyware, adware, cavalos de tróia, DNS recursivo ou qualquer outro item que possa ser considerado um malware na infraestrutura de email do Membro do

Programa.

C. O único método adequado para o upload de agendas de endereços de email é por meio da interface “Application Processing Interfaces”- API. Alguns provedores fornecem esta facilidade:

AOL = http://dev.aol.com/openauth

Google = http://code.google.com/apis/accounts/AuthForWebApps.html Yahoo! = http://developer.yahoo.com/auth/

Windows Live Contacts = http://dev.live.com/contactscontrol/default.aspx

IV. Política de Privacidade

A. Os Membros do Programa devem assegurar-se de que todas as políticas referenciadas no

momento da solicitação de coleta de dados (POC) reflitam de forma completa e precisa suas atuais práticas.

B. As práticas que reflitam em uma política de provacidade deverão igualmente refletir as declarações de divulgação feitas no ponto da coleta de informações dos destinatários.

C. Deverão ficar claramente visíveis e diretamente referenciadas em todos os pontos de coleta. D. Na política de privacidade deverão haver instruções claras e inequívocas sobre a forma de cancelar a assinatura para emails futuros.

(6)

V. Divulgação e Consentimento

A. Divulgação

i. Os Membros do Programa de Certificação devem garantir que a divulgação clara e visível seja feita no momento em que forem solicitados o email do assinante e suas informações pessoais. ii. Os Membros do Programa de Certificação devem divulgar de forma clara a natureza das mensagens comerciais ou promocionais a serem enviadas.

iii. Os Membros do Programa de Certificação devem divulgar de forma clara sua prática de compartilhamento ou locação de endereços de email e/ou informações pessoais de seus destinatários no momento em que os dados forem coletados. Os Membros devem informar claramente as ações que

resultariam em mensagens comerciais ou promocionais de seus parceiros e/ou terceiros.

B. Consentimento

i. Os Membros do Programa de Certificação devem garantir o consentimento, com a divulgação apropriada de uma relação de negócios previamente existente antes do envio de emails com mensagens comerciais ou promocionais. Formas aceitáveis de consentimento incluem:

a. Double Opt-In7: (às vezes mencionado como ‘Confirmed

Opt-In’): O destinatário solicita que seu endereço de email seja adicionado em uma lista de mailing. Ele recebe um email de confirmação e deverá reafirmar seu pedido respondendo ou visitando a URL fornecida.

b. Verificação Opt-In: O destinatário solicita que seu endereço de email seja adicionado em uma lista de mailing. Ele recebe um email de verificação notificando-o de sua inscrição, e fornecendo informações claras de como cancela-la.

c. Opt-In: O destinatário solicita que seu endereço de email seja

7 Opt-In: Opt-in em email marketing significa enviar

mensagens de marketing apenas para as pessoas que solicitaram explicitamente. Se um cliente pede uma informação específica, você tem permissão para enviar essa informação e nada mais. Para continuar a enviar emails de marketing você precisa da permissão explícita para fazê-lo (“Por favor me envie os anúncios e ofertas especiais por email”, por exemplo).

(7)

adicionado em uma lista de mailing.

d. Opt-In pré selecionado com a verificação: O destinatário consente que seu endereço de email seja adicionado em uma lista de mailing, por ter deixado essa opção, clara e visível, selecionada. Ele receberá um email de notificação de sua inscrição, contendo informações claras de como cancela-la. Emails comerciais ou promocionais enviados por esta forma de consentimento deverão conter informações claras e precisas de que a mensagem é uma propaganda ou solicitação.

e. Opt-In pré selecionado. O destinatário consente que seu endereço de email seja adicionado em uma lista de mailing, por ter deixado essa opção selecionada, de forma clara e visível. Emails comerciais ou promocionais enviados por esta forma de consentimento deverão conter informações claras e precisas de que a mensagem é uma propaganda ou solicitação. Esta prática, no entanto, não é aceita para o cadastro8.

(co-registration)

ii. Relações de Negócios previamente existentes. Uma relação de negócios onde (1) o destinatário adquiriu um produto ou serviço da lista de endereços de email do proprietário nos últimos 18 meses, (2) o destinatário consensualmente forneceu seu email e (3) o destinatário não cancelou sua inscrição para receber emails comerciais e promocionais ou terminou o relacionamento de qualquer outra forma.

Um parceiro ou terceiro não deverá se basear em relações previamente existentes para enviar mensagens comerciais ou promocionais por email.

iii. Cadastramento. Os seguintes requisitos deverão ser cumpridos para que o cadastro de usuários seja considerado: a. O Membro do Programa que adquiriu os endereços de email foi explícito, claro e o campo para a coleta do email do usuário estava visível e devidamente nomeado.

b. Cada ato de autorização (Exemplo: uma caixa de seleção)

8 Cadastro/ Co-Registration: é a prática utilizada em mailing para enviar mensagens para endereços que são coletados por uma caixa de texto específica que deverá ser preenchida com o nome de sua empresa em um site que não se pode utilizar a não ser fazendo o login/ inscrição direta.

(8)

resultou na adição do endereço de email fornecido para somente uma lista.

c. Prova de consentimento, incluindo data, horário, endereço de IP de origem e localização (Exemplo: a URL)

O local onde foi feita a coleta de dados poderá ser criado pelo Membro do Programa mediante solicitação.

d. O Opt-In pré selecionado não será aceito com forma de permissão consentida para cadastros. e. A obtenção e distribuição de qualquer endereço de email cadastrado por remetentes certificados também deverá cumprir com tais requisitos.

iv. Exceções às exigências dos requisitos de consentimento para comunicações comerciais ou promocionais igualmente iniciadas previamente. (Peer-initiated Commercial or Promotional email message)

a. O Membro do Programa poderá enviar uma mensagem comercial ou promocional para um destinatário cujo email tenha sido encaminhado a ele por indicação de um usuário sem seu conhecimento. A simples indicação do endereço de email de um usuário por um conhecido não significa, porém, seu consentimento para receber emails comerciais ou promocionais do Membro. Os cabeçalhos desses emails deverão indicar clara e precisamente o Membro do Programa e remetente.

b. Membros do Programa que enviam mensagens comerciais ou promocionais para usuários cujo email foi indicado por terceiros devem empregar um dos métodos listados na seção v.b. para obter seu consentimento e para que possa enviar outras mensagens futuramente que não sejam a de primeiro contato por indicação.

c. A falha do destinatário em responder um email de contato por indicação não deve ser interpretada como seu consentimento para receber mensagens de email pelo Membro do Programa. Se o

destinatário não responder, o Membro deverá enviar uma mensagem de Followup solicitando a permissão para receber emails comerciais ou promocionais. Se o destinatário não responder essa mensagem de Followup, o Membro do Programa não deverá mais enviar mensagens para este destinatário.

d. Membros do Programa são livres para mandar quantos emails de contato por indicação (Peer-Initiated comercial and promotional messages) desejarem, a menos que o destinatário afirme explicitamente que não deseja mais receber essas mensagens (Opt-out).

(9)

v. Práticas de consentimento proibidas:

a. O Membro do Programa não deverá mandar mensagens para endereços de email que tenham sido obtidos por meio de listas de email harvesting, técnicas conhecidas como Dictionary-attack ou por meio de outras formas que não estejam de

acordo com as formas de consentimento explicitadas nos itens acima.

b. Compra ou aluguel de listas de endereços de email não são práticas de consentimento aceitáveis.

c. Qualquer outra forma de prospecção de emails onde não haja o consentimento ou relação de negócios existente entre remetente e destinatário, como por exemplo o Opt-Out 9, não é

permitida.

VI. Cancelamento de Assinatura

(Unsubscribe)

A. Os Membros do Programa deverão garantir que as solicitações de cancelamento de assinatura de mailings de mensagens comerciais ou promocionais, assim como

mensagens de contato por indicação (Peer-Initiated Messages) sejam cumpridas.

B. Toda mensagem comercial ou promocional, assim como emails de contato por indicação, enviados sob as normas deste programa, deverão incluir a opção de cancelamento de assinatura (Unsubscribe option). As instruções para a remoção e cancelamento da assinatura do mailing deverão ser claras e precisas, além de facilmente entendidas. Estas deverão ser o mais próximo possível do processo de “um clique” (por exemplo, selecionar a URL para cancelar a assinatura).

C. Todos os mecanismos de cancelamento de assinatura deverão estar de acordo com os seguintes critérios: i. Fácil de utilizar: o mecanismo de descadastramento poderá incluir uma resposta à mensagem comercial ou

9 Opt-Out: Email marketing que assume uma permissão geral para enviar mensagens de marketing a todos que não afirmaram explicitamente que não desejam receber tais informações. Spammers operam nesta premissa altamente

problemática. Email marketing Opt-in, onde as mensagens são enviadas apenas a quem os solicitar, é muito mais eficaz.

(10)

promocional enviada ao destinatário ou processo online descrito na mensagem enviada, com uma URL. O processo de cancelamento de assinatura não deverá exigir que o destinatário forneça nenhuma informação além de seu email. ii. Rápido: o pedido do destinatário para o cancelamento de sua assinatura de mailing deverá ser processado e respondido efetivamente em até 10 dias desde seu recebimento.

iii. Persistente: Mecanismos de cancelamento de assinatura devem estar ativos por pelo menos 60 dias após o envio da mensagem comercial ou promocional.

iv. Indefinido: O pedido de descadastramento é válido e deverá ser honrado por tempo indeterminado, ou até que o destinatário consinta com o recebimento de emails comerciais ou promocionais, de acordo com o definido nos Requerimentos do Programa.

v. Absoluta: uma vez que o destinatário tenha cancelado sua assinatura, mensagens comerciais ou promocionais não deverão ser enviadas. Seu endereço de email ou informações pessoais não deverão ser vendidos ou divididos de nenhuma forma com terceiros.

vi. Flexível: Se o destinatário contata o remetente com um pedido de cancelamento de assinatura por outros meios, por exemplo, via correio, email de outra conta do remetente, ligação telefônica, etc (Out of Band Request), esses pedidos deverão ser atendidos em tempo hábil.

vii. Todos os emails deverão estar de acordo com as normas do CAN-SPAM 10. Todos estes emails por meio dos quais o

assinante deve ter a capacidade de se desinscrever, de acordo com o especificado pelo CAN-SPAM, deverão incluir também a lista de cancelamento de inscrição no cabeçalho, conforme especificado no RFC 2368.

viii. Em caso de comunicação por indicação (Peer Initiated Communications), o cancelamento da inscrição deverá permitir

10 CAN-SPAM Act: Nome popular para a lei dos EUA que regulamenta o email comercial (nome completo: Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography And Marketing).

(11)

os destinatários cancelarem o recebimento de todas as

mensagens de comunicação futuras do Membro do Programa, por indicação ou não.

VII. Conteúdo da Mensagem

A. Emails com mensagens contendo somente conteúdos comerciais (3rd party) não são elegíveis ao status de

Certificado. Podem possuir o status de Mensagem Segura, e devem estar claras e visivelmente marcadas como Membro do Programa.

B. Emails com conteúdos próprios do remetente (1st party)

11 que contenham conteúdos comerciais de terceiros –

propagandas patrocinadas , por exemplo-, são elegíveis para a Certificação Return Path, mas devem cumprir com os seguintes critérios:

i. Todas as mensagens devem estar clara e visivelmente marcadas em nome do remetente certificado.

ii. O endereço “De” e “De “amigável”” devem estar identificados em nome do remetente certificado.

iii. A linha “Assunto” deve fazer referência ao conteúdo do próprio remetente incluso na mensagem.

iv. O conteúdo próprio do remetente deve ser original e

predominante em comparação às propagandas patrocinadas. C. Remetentes que enviam mensagens com conteúdos

próprios e comerciais (de terceiros) são elegíveis ao status de Certificados para conteúdos próprios, e ao status de

Mensagem Segura para os conteúdos comerciais de outros IPs. D. Remetentes com conteúdos próprios e mensagens

comerciais de terceiros são elegíveis a ambos os status: de Certificado e Mensagem Segura.

11 First Party Content:

Mensagens de email com First Party Contents promovem os serviços e produtos do próprio remetente, ou fornecem um serviço na própria mensagem, como notícias ou newsletters.

(12)

VIII. Capacidade de Resposta

(Responsiveness)

A. Os Membros do Programa devem se assegurar que todas as partes envolvidas no envio de emails cooperem com os administradores do Programa para resolver quaisquer problemas relacionados aos requisitos do Programa de Certificação e respondam em até 3 dias após serem

notificados, assim como tomem medidas corretivas em até 10 dias após a notificação.

B. Os Membros do Programa devem criar e manter as contas de email padrão abuse@sender.tld e popmaster@sender. tld para todos os domínios que aparecem no cabeçalho das mensagens de forma que facilite o manuseio das reclamações e outras questões relacionadas. É extremamente recomendável que as contas de email padrão também tenham o suporte do remetente controlado pelos domínios que aparecem no corpo da mensagem.

C. Os Membros do Programa devem manter informações de contato precisas em suas bases de dados. Nenhum serviço de proteção de privacidade deverá ser usado para todos os

O que é Sender Reputation Data?

Sender Reputation Data é uma métrica utilizada pelo Programa de Certificação da Return Path. Os votos de feedback do SRD são registrados por meio de um processo diferente da reclamação. O Windows Live conta com um painel de usuários que indicam quais mensagens deveriam ser classificadas como lixos eletrônicos baseados em sua expectativa de recebê-los ou não. É importante ressaltar que os convidados só serão solicitados a votar em emails que forem endereçados a eles.

Spam Traps:

São as “armadilhas” usadas pelos provedores para capturar spammers e identificar os remetentes que enviam

mensagens para endereços de email que nunca pertenceram a uma pessoa real, não se inscreveram no mailing ou que não são mais utilizados (Recycled Spam Traps).

Essa seção contabiliza o número de vezes que o IP atingiu um desses SpamTraps no período de 30 dias. Altos índices refletem na reputação do IP e pode significar a falta de limpeza na base de dados, maus parceiros de dados ou até mesmo a compra de listas. RP Network 1 e RP Network

2 são apenas duas fontes de identificação de Traps.

(13)

domínios controlados pelo remetente que aparecem no cabeçalho e corpo da mensagem, que são utilizados para cadastrar as preferências dos usuários e para o cancelamento da inscrição dos sites. D. O remetente concorda em manter as informações com a Return Path atualizadas e corretas. Os valores da tabela abaixo representam o limite máximo para um membro com uma boa reputação. Qualquer métrica igual ou superior a estes limites será considerada em desacordo com os Padrões de nível de Certificação:

Definições

Afiliado. O termo afiliado significa que a entidade não está conectada ao Membro do Programa por

uma marca comum, mas está relacionada ao Membro do Programa por estruturas corporativas ou organizacionais.

Mensagem Comercial o Promocional. O termo “Mensagem Comercial ou promocional” significa que

uma mensagem de email eletrônica é relacionada/ endossada ao Membro do Programa e enviada por ele ou em nome dele. Podem incluir mensagens de marketing, mensagens promocionais, mensagens de arrecadação de fundos, newsletters, pesquisas, etc.

Email Address List Owner. O termo significa que a companhia, a divisão da empresa, uma subsidiária

parceira de marca ou organização que está conectada por uma marca de marketing comum é proprietária de uma lista de endereços de email que está sendo utilizada sob os padrões e normas do programa.

Email Append. É o processo de fusão da base de dados contendo outras informações sobre

indivíduos que não sejam seu endereço de email, com a base de dados de um provedor, na tentativa de relacionar e corresponder os endereços de email com as informações do banco de dados inicial.

Mensagem de Email (Email message). O termo “Email Message” significa que um email está sendo

enviado por um Membro do Programa ou em seu nome.

Program Member (Membro do Programa). O termo “Membro do Programa” está relacionado à

companhia, divisão da empresa, uma subsidiária parceira de marca ou organização que contrata a Return Path. Em casos onde o Membro do Programa não atue coletando diretamente o endereço de email, mas sim como um agente para o Email Address List Owner, o Membro deverá assegurar-se que os requisitos do Programa estejam sendo satisfeitos por esta lista de endereços.

Recipients. São os destinatários que recebem as mensagens de email de acordo com os Requisitos

(14)

Escritórios Globais EUA (Matriz) rpinfo@returnpath.com Australia rpinfo-australia@returnpath.com Brasil rpinfo-brazil@returnpath.com Canadá rpinfo-canada@returnpath.com França rpinfo-france@returnpath.com Alemanha rpinfo-germany@returnpath.com Reino Unido rpinfo-uk@returnpath.com br.returnpath.com

Informações Pessoais Relacionadas (Related Personal Information). O termo “Informações Pessoais Relacionadas”

significa outras informações pessoais fornecidas pelo destinatário no momento da coleta do email.

Sobre a Return Path

A Return Path é líder mundial em Email Optimization. Analisamos mais informações a respeito de emails do que qualquer outra empresa no mundo e as utilizamos para dar força aos nossos produtos, garantindo que somente os emails que os destinatários desejam receber cheguem à caixa de entrada. Através de relações de confiança por todo ecossistema de email, nossas soluções maximizam o desempenho e a responsabilidade de cada email, além de proteger os usuários contra spams e outros abusos. Ajudamos a construir melhores relacionamentos com seus clientes e a aumentar seu ROI e, ao mesmo tempo, damos suporte aos ISPs e outros provedores de serviços de email para aumentar o desempenho das redes e incrementar a retenção de clientes. Para obter mais informações, entre em contato conosco através do site ou de um dos nossos endereços de email.

Referências

Documentos relacionados

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

[r]

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

Brasileira de Judô e via email para todos aqueles que enviaram intenção de participação. Passo 3) Após receber email de aprovação, responder com COMPROVANTE DE DEPÓSITO até