• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Edital de Seleção para alunos de MESTRADO E DOUTORADO do Programa de Pós-graduação em Zootecnia para o semestre 2016-1

Informações e envio de inscrições:

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Zootecnia Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMEVZ) Universidade Federal da Bahia

Av. Adhemar de Barros, n 500, Ondina Cep: 40170-110 Salvador – BA

Tel: (71) 3283-6707 FAX(71) 3283-6705 e-mail:poszoo@ufba.br ; poszooufba@gmail.com

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado e Doutorado em Zootecnia, para o período letivo de 2016.1, deverão ser efetuadas com a entrega dos seguintes documentos:

a) Cópia do certificado de conclusão ou diploma, sendo:

Candidatos ao mestrado: Certificado de conclusão ou diploma do curso de graduação ou declaração de provável concluinte em Zootecnia ou áreas afins (Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Biologia, Engenharia de Pesca, outros) *;

Candidatos ao doutorado: Diploma de graduação e diploma ou certificado de conclusão ou declaração de provável concluinte de mestrado em Zootecnia ou áreas afins (Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Biologia, Engenharia de Pesca, outros)*;

b) Histórico escolar, sendo:

Candidatos a mestrado: Histórico escolar de graduação;

Candidatos a doutorado: Históricos escolares de graduação e mestrado;

c) Curriculum vitae (Padrão Lattes), com cópias das comprovação dos títulos;

Os títulos devem ser encadernados juntamente com o currículo lattes e numerados na ordem dos baremas do anexo I (mestrado) e anexo 2 (doutorado). A entrega de currículos e títulos não encadernados será desclassificatória.

(2)

e) Cópia do título de eleitor, com comprovante de votação no último pleito *;

f) Cópia do comprovante de quitação com o serviço militar (se aplicável) *;

g) Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição do Boleto Bancário emitido pela Secretaria Geral dos Cursos (SGC) - UFBA, disponível no link:

https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo.jsf?auth=f3iKv0kWDdc= Caso não seja possível utilizar diretamente este link, o acesso poderá ser feito através da página www.sgc.ufba.br a partir do tópico “serviços acadêmicos/boletos” e em seguida no tópico “geração de boletos”. Selecione uma das opções “inscrição para seleção (doutorado)”ou “inscrição para seleção (mestrado)” para emissão do boleto.

h) O preenchimento completo do formulário de inscrição disponível nos anexos 5 (mestrado) e 6 (doutorado). Cada candidato deverá escolher apenas uma área de interesse.

i) Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física *;

j) Duas fotos 3 X 4;

Observações:

1 - Os itens acima marcados com asterisco (*) devem ser atestados previamente por um servidor técnico administrativo federal, com carimbo contendo número do SIAPE em cada um dos documento, ou deve ser autenticado em cartório. A conferência pelo servidor técnico administrativo também poderá ser realizada no momento da inscrição presencial através da apresentação dos documentos originais. 2 - Os documentos deverão ser entregues, pessoalmente, na secretaria do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, até a data limite do período de inscrições. Serão aceitas inscrições via procuração, conforme modelo encontrado no anexo 7. Serão aceitas inscrições via SEDEX, desde que o carimbo da postagem nos correio seja até 26 de janeiro de 2016. A ausência de qualquer dos documentos listados implicará no indeferimento da inscrição.

3 - Para a realização do Exame de Proficiência de Língua Inglesa, o candidato deverá efetuar depósito no valor de R$80,00 (oitenta reais), em nome da Fundação ADM, gestora da aplicação do exame, na seguinte conta corrente: Banco do Brasil Ag 3457-6 e c/c 19.497-2. Entregar o comprovante original de depósito no dia da prova para o Professor responsável pela aplicação da prova de proficiência, o qual será anexado a prova para envio à Fundação ADM. Os candidatos que não portarem o comprovante de pagamento no dia da prova serão impedidos de realizar a mesma, sendo então desclassificados da seleção.

(3)

4 - A inscrição será homologada pela Comissão de Seleção somente se os documentos elencados acima estiverem completos, se forem enviados dentro do prazo especificado no Cronograma e se o recebimento for efetivamente confirmado pela Secretaria do PPGZ, com o envio do número de inscrição do candidato. Os candidatos estrangeiros deverão enviar para a Secretaria do PPGZ cópia eletrônica de passaporte e do certificado de proficiência em português.

DO CRONOGRAMA

ETAPA DATA HORÁRIO LOCAL

Inscrições presenciais 04 a 29 de janeiro de 2016 08:00 às 12:00 Secretaria PPGZ

Inscrições via sedex 04 a 26 de janeiro de 2016. Com carimbo de postagem

até 26 de janeiro de 2016 -- --

Divulgação das inscrições

homologadas 01 de fevereiro de 2016 -- www.ppgz.ufba.br

Recurso à homologação da

inscrição 02 de fevereiro de 2016 -- poszooufba@gmail.com

Divulgação final das

inscrições homologadas 03 de fevereiro de 2016 -- www.ppgz.ufba.br

Período de seleção 22 a 24 de fevereiro de 2016 08:00 às 17:00 EMEVZ

Prova de conhecimento

técnico 22 de fevereiro de 2016 9:00 às 12:00 EMEVZ-UFBA Sala 202

Prova de proficiência de

língua inglesa 22 de fevereiro de 2016 14:00 às 16:30 EMEVZ-UFBA Sala 202

Prova oral 23 e 24 de fevereiro de 2016 8:00 às 18:00

Auditório e antiga pós-graduação EMEVZ-UFBA Avaliação do e currículo

Lattes e cálculo da pontuação final

25 de fevereiro de 2016 8:00 às 18:00 Secretaria do Programa

Homologação do resultado

Colegiado do PPGZ 29 de fevereiro de 2016 14:00 Secretaria do Programa

Divulgação do resultado 01 de março de 2016 17:00 www.ppgz.ufba.br

Interposição de recurso ao

resultado 02 de março de 2016 8:00 à 12:00 Secretaria do Programa

Divulgação do resultado

(4)

DO PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção dos candidatos ao Mestrado e Doutorado em Zootecnia será realizado nas dependências no campus da UFBA/Ondina, nas datas e horários que constam no cronograma. Possíveis alterações no local das provas e o horário individual da prova oral, serão divulgados no site www.ppgz.ufba.br.

O processo seletivo será composto pelas avaliações abaixo, todas com pontuação individual de 0 (zero) a 10,0 (dez) e de caráter CLASSIFICATÓRIO:

a) Prova de proficiência de língua inglesa, com peso 2,0 (dois), com duração máxima de 2h e 30 min. Para esta prova é permitido o uso de dicionário impresso; não será permitido nenhum tipo de aparelho eletrônico.

b) Prova de conhecimento técnico:

Para candidatos ao Mestrado: Prova discursiva de conhecimento geral nas áreas básicas da Zootecnia, com duração máxima de 3 horas, de peso 3,0 (três). Para candidatos ao doutorado: Prova discursiva dentro da Área de Interesse do candidato, informada na ficha de inscrição, com duração máxima de 3 horas, de peso 3,0 (três). O conteúdo por área de concentração está descrito na tabela abaixo:

I. Forragicultura e Produção de Ruminantes

Bioquímica básica. Fisiologia básica dos ruminantes. Estatística básica. Experimentação Zootécnica. Produção e conservação de forragens. Nutrição de ruminantes. Análise de alimentos.

II. Melhoramento Animal

Estatística básica. Genética de populações. Genética quantitativa. Estimação de parâmetros genéticos. Avaliação genética. Métodos de seleção. Ganho genético e diferencial de seleção. Cruzamentos. Endogamia. Interação genótipo-ambiente.

III. Nutrição e produção de peixes

Bioquímica básica. Estatística básica. Experimentação Zootécnica. Fisiologia básica e do sistema digestivo dos peixes. Alimentos e alimentação. Método para avaliação da energia, proteína e aminoácidos nos alimentos. Qualidade da água. Bases para a formulação de dietas de peixes. Nutrição proteica.

c) Avaliação do currículo Lattes. A pontuação do currículo será atribuída de acordo com os baremas dos anexos 1 e 2, de peso 1,0 (um);

d) Prova oral com os candidatos, de acordo com os baremas para mestrado e doutorado disponível nos anexos 3 e 4, de peso 2,0 (dois), que será registrada em áudio.

A prova não poderá receber identificação nominal, sendo identificada com o número de inscrição do candidato. Os candidatos devem apresentar no início da prova escrita de conhecimentos e do Proficiência de língua inglesa o original da identidade/RG e o original do comprovante de depósito da taxa de inscrição da Prova de proficiência de língua inglesa, em nome da fundação ADM. Os candidatos que se identificarem por seus nomes nas provas escritas ou de proficiência de língua inglesa, serão automaticamente DESCLASSIFICADOS.

(5)

DA COMISSÃO AVALIADORA

Após encerramento das inscrições do Processo seletivo, a composição da banca examinadora responsável pela seleção dos candidatos será divulgada na página www.ppgz.ufba.br. Não será autorizada a participação de docentes, nas bancas avaliadoras para a prova oral, que mantiverem qualquer tipo de vínculo de orientação e coorientação de TCC, PIBIC e mestrado com qualquer um dos candidatos examinados, bem como outros tipos de vínculos de suspeição, como parentesco direto e indireto.

DA CLASSIFICAÇÃO, APROVAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A classificação dos candidatos será realizada de acordo com a pontuação obtida, calculada pela média ponderada das etapas descritas no Processo de Seleção. Seguindo a ordem decrescente da pontuação, os candidatos serão dispostos em umas das seguintes categorias:

a) Aprovado e classificado;

b) Aprovado, mas não classificado; c) Não aprovado.

Para a aprovação, os candidatos deverão ter obtido uma nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Contudo, a classificação é dependente do número de vagas dentro de cada Área de Concentração. Apenas os candidatos aprovados e classificados estarão aptos a se matricularem para o primeiro semestre de 2016. Os candidatos aprovados, mas não classificados, poderão, em caso de desistência de matrícula e após decisão do Colegiado, serem chamados a se matricularem, obedecendo a ordem de pontuação e sem ultrapassar o número de vagas solicitadas para 2016.1.

Em caso de empate, as notas da prova de conhecimento teórico, prova de língua inglesa, currículo lattes, e prova oral, serão utilizadas como critério de desempate nesta respectiva ordem.

Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que:

• Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção.

• Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições aqui estipuladas.

A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá, apenas para vistas, na Secretaria do Programa, por um período de até 3 (três) meses após a divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato providenciar envelope endereçado e pagamento das taxas postais para sua devolução via correio, ou recolher pessoalmente sua documentação.

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

(6)

DAS VAGAS

Serão oferecidas um total de 24 vagas para seleção de candidatos a mestrado e doutorado para ingresso no semestre 2016.1, sendo 13 vagas para doutorado e 11 para mestrado, distribuídos da seguinte forma:

Área de interesse Doutorado Mestrado

Alunos brasileiros 10 8

Alunos estrangeiros 3 3

Total 13 11

Observação: as vagas para candidatos estrangeiros poderão ser remanejadas para brasileiros e vice-versa caso não sejam preenchidas, e a critério e decisão do colegiado do curso.

Observação: Não serão oferecidas vagas para a área de concentração Nutrição e produção de aves e suínos no semestre 2016-1.

RESULTADOS

Os resultados do processo seletivo serão publicados no site www.ppgz.ufba.br, de acordo com o cronograma previamente descrito

DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

Requerimentos de reconsideração e de recursos serão acolhidos se interpostos no prazo de 24 horas, a partir da divulgação dos resultados e deverão, obrigatoriamente, serem protocolados pelo candidato na secretaria do Programa, em documento assinado com exposição de motivos. No documento o candidato deve especificar em qual item da avaliação ele foi indevidamente avaliado e porque considera a avaliação incorreta. A Comissão de Seleção terá o prazo de até 2 (dois) dias úteis para apreciar os requerimentos e emitir parecer ao Colegiado do PPGZ, que tomará a decisão final quanto à procedência do pedido e respectivo resultado.

RESULTADOS FINAIS

Os resultados finais do processo seletivo serão publicados no site www.ppgz.ufba.br, de acordo com o cronograma previamente descrito. Os candidatos aprovados e classificados serão convocados pela realização da matrícula de acordo com o calendário acadêmico da UFBA. Em caso de algum dos candidatos não comparecer para realização de sua matrícula, candidatos aprovados e não classificados poderão ser convocados à critério do colegiado de Pós-graduação em Zootecnia.

(7)

ANEXO 1 - FICHA DE ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE - MESTRADO (Pontuação máxima = 10 pontos)

Candidato: _______________________________________________________ 01.Atividades Acadêmicas – pontuação máxima: 35 (trinta e cinco) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

1. Diploma de Mestrado anterior 15

2. Segundo diploma de graduação 10

3. Especialização na área de concentração

completa 10

créditos cumpridos 5

4. Participação em cursos

8 a 20 horas (Máx. 10 pontos) 2/curso

21 a 40 horas (Máx. 10 pontos) 3/curso

Mais de 40 horas (Máx. 10 pontos) 6/curso 5. Estágio extracurricular

área específica (Linha de pesquisa do candidato) 5/90 horas

outra áreas 1/90 horas

6. Monitoria com comprovação no Departamento ou certificado (Bolsista ou voluntário)

3/semestre 7. Bolsa de trabalho, ACC ou Permanência 2/semestre • Aprovação em disciplina como aluno especial 3/disciplina

Total de pontos: _______

02. Atividades científicas – pontuação máxima: 45 (quarenta e cinco) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO 8. Iniciação científica Júnior – ensino médio (máximo 6 pontos) 2/semestre

9. Iniciação científica (máximo de 20 pontos) 5/semestre 10. Bolsa de aperfeiçoamento ou apoio técnico (Nível Médio) (máximo

15 pontos)

3/semestre 11. Bolsa de aperfeiçoamento ou apoio técnico (Graduado) (máximo

20 pontos)

5/semestre 12. Artigo científico publicado em revista ou no prelo (aceitação final;

metade dos pontos como co-autor) – (Máximo 25 pontos)

Classificação A1 no Qualis 15 Classificação A2 no Qualis 10 Classificação B1 no Qualis 5 Classificação B2 no Qualis 4 Classificação B3 no Qualis 3 Classificação B4 no Qualis 2 Classificação B5 no Qualis 1

13. Resumos expandidos publicados em Anais de eventos ou

(8)

14. Resumos expandidos publicados em Anais de eventos ou apresentação oral nacional (Máximo 10 pontos)

2

15. Resumos simples publicados em Anais de evento internacional (Máximo

10 pontos)

2

16. Resumos simples publicados em Anais de evento nacional (Máximo 10

pontos)

1 17. Participação em eventos técnico-científicos (congressos,

seminários, encontros, etc) (máximo 10 pontos)

1 18. Apresentação de Palestra em eventos científicos formais –

local/regional (máximo 5 pontos)

1/palestra proferida 19. Apresentação de Palestra em eventos científicos formais – nacional

e internacional (Máximo 9 pontos) 3/palestra

proferida 20. Publicação de livro técnico-científico na área de concentração com

ISBN (máximo 20 pontos)

10 21. Capítulo de livro técnico-científico publicado na área de

concentração com ISBN (máximo 20 pontos)

5

Total de Pontos: ________

03. Atividades profissional e outros – pontuação máxima: 20 (vinte) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

Experiência acadêmica

22. Como docente regular de ensino superior (Máximo 15 pontos) 5/semestre 23. Como docente ensino médio (Máximo 10 pontos) 2/semestre 24. Como pesquisador visitante (máximo 10 pontos) 1/mês 25. Organização de eventos (máximo 5 pontos) 1/evento 26. Aprovação em concurso público na área de concentração

(Máximo 5 pontos)

1/concurso 27. Exercício profissional de natureza técnica (Máximo 10 pontos) 0,5/mês Total de Pontos: ________

RESULTADO DA PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE:

Nota final: Pontos aproveitados: Salvador, ____de __________de 20___ 10

_______________________________ Assinatura e carimbo do avaliador

(9)

ANEXO 2 - FICHA DE ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE - DOUTORADO

(Pontuação máxima = 10 pontos)

Candidato: _______________________________________________________

01.Atividades Acadêmicas – pontuação máxima: 30 (trinta) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

1. Especialização na área de concentração

Completa 10

Créditos cumpridos 5

2. Segundo diploma de Mestrado 10

3. Participação em cursos

8 a 20 horas (Máx. 10 pontos) 2/curso

20 a 40 horas (Máx. 12 pontos) 3/curso

Mais de 40 horas (Máx. 12 pontos) 4/curso

4. Participação em bancas (concurso, monografia, etc) – (Máximo 12 pontos)

2/banca 5. Aprovação em disciplina como aluno especial com créditos a serem

aproveitados (após a titulação de Mestre) 3/disciplina

Total de pontos aproveitados: _______

02. Atividades científicas – pontuação máxima: 50 (cinquenta) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

6. Iniciação científica (max. 20 pontos)

5/semestre

7. Bolsa de aperfeiçoamento ou apoio técnico (Médio; max. 15 pontos)

3/semestre

8. Bolsa de aperfeiçoamento ou apoio técnico (Graduado; max. 20 pontos) 0,5/mês

5/semestre 9. Artigo científico publicado em revista ou no prelo (aceitação final;

metade dos pontos para co-autoria; publicados nos últimos 5 anos) (Máximo 30 pontos) Classificação A1 no Qualis 20 Classificação A2 no Qualis 15 Classificação B1 no Qualis 8 Classificação B2 no Qualis 4 Classificação B3 no Qualis 3 Classificação B4 no Qualis 2 Classificação B5 no Qualis 1

10. Resumos expandidos publicados em Anais de eventos ou apresentação oral internacional (Máximo 15 pontos)

3

11. Resumos expandidos publicados em Anais de eventos ou apresentação oral nacional (Máximo 10 pontos)

2 12. Participação em eventos técnico-científicos (congressos, seminários,

encontros, etc) (máximo 8 pontos)

1

(10)

10 pontos)

14. Resumos simples publicados em Anais de evento nacional (Máximo 10

pontos) 1

15. Apresentação de Palestra em eventos científicos formais –

local/regional (máximo 5 pontos) 1/palestra proferida

16. Apresentação de Palestra em eventos científicos formais – nacional, internacional (Máximo 9 pontos)

3/palestra proferida

17. Publicação de livro técnico-científico na área de concentração com ISBN (máximo 20 pontos)

10

18. Capítulo de livro técnico-científico publicado na área de concentração com ISBN (máximo 20 pontos)

5

19. Registro de Patente (Máximo 20 pontos) 10/patente

20. Prêmios recebidos pela produção técnica/científica (Máximo 20 pontos) 10/prêmio

Total de Pontos aproveitados: ________

03. Atividades profissional e outros – pontuação máxima: 20 (vinte) pontos

DISCRIMINAÇÃO PONTUAÇÃO

UNIDADE OBTIDO

Experiência acadêmica

21. Como docente regular de ensino superior (Máximo 15 pontos) 5/semestre 22. Como docente ensino médio (Máximo 10 pontos) 2/semestre 23. Como pesquisador visitante (máximo 10 pontos) 1/mês 24. Organização de eventos (máximo 5 pontos) 1/evento 25. Aprovação em concurso público na área de concentração

(Máximo 6 pontos)

2/concurso 26. Exercício profissional de natureza técnica 0,5/mês Total de Pontos aproveitados: ________

RESULTADO DA PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE:

Nota final: Pontos aproveitados:

10

Salvador, ____de _______ de 20__

_______________________________ Assinatura e carimbo do avaliador

(11)

ANEXO 3 - FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA ORAL MESTRADO

Candidato: _______________________________________________________

Descriminação Peso Ponto obtido

Domínio do conteúdo 3

Objetividade e clareza das respostas 2

Capacidade de argumentação 3

Exatidão e relevância das respostas 2

Total de pontos obtidos:

Salvador, ____de ________ de 20___

_______________________________ Assinatura do Membro da Banca de Avaliação

(12)

ANEXO 4 - FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA ORAL DOUTORADO

Candidato: _______________________________________________________

Descriminação Peso Ponto obtido

Exatidão da resposta e domínio do conteúdo 3

Objetividade e clareza das respostas 2

Capacidade de argumentação 2

Conhecimento das metodologia utilizadas nas áreas de interesse 3

Total de pontos obtidos:

Salvador, ____de ________ de 20___

_______________________________ Assinatura do Membro da Banca de Avaliação

(13)

ANEXO 5 –

FORMULÁRIO  DE  INSCRIÇÃO  MESTRADO  

Foto 3x4

 

 

PROGRAMA  DE  PÓS-­‐GRADUAÇÃO  EM  ZOOTECNIA  

ÁREA DE INTERESSE:

(    )  Forragicultura  e  Produção  de  ruminantes     (    )  Melhoramento  Animal  

(    )  Nutrição  e  produção  de  peixes   (    )  Nutrição  e  produção  de  aves  e  suínos  

Número de inscrição:

 

CURSO:

                                       Zootecnia  

ORIENTADOR (PARA PREENCHIMENTO DO PROGRAMA):

 

  IDENTIFICAÇÃO  DO  CANDIDATO  

    Nome do Aluno:   Sexo: Masc. Fem.   Pai:   Mãe:   C.P.F.:   R.G:

  Órgão Exp/UF:   Data Exped.:   Nacionalidade:  

Data Nasc.:

 

Natural:

  Estado:   Estado Civil:  

Título Eleitor:

 

UF   : Zona:

  Seção:   Data Emiss.:  

Doc. Militar:

 

Série:

  Desc. Órgão:    

Endereço Residência: Bairro:

CEP: Cidade/UF: E-mail:

Telefone Residência:

( ) Celular: ( ) Telefone Trabalho: ( )

         

(14)

FORMAÇÃO ACADÊMICA GRADUAÇÃO

NOME DO CURSO ANO DE CONCLUSÃO

INSTITUIÇÃO

PAIS CIDADE UF

 

ATUAÇÃO  PROFISSIONAL  LOCAL  DE  TRABALHO  

Instituição Período

Desde Até

 

Tipo de atividade (docência, pesquisa, extensão, promoção e atividade particular, indique cronologicamente, começando pela mais recente, suas três últimas atividades profissionais

remuneradas)  

  ( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro  

  ( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro  

  ( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro  

 

FONTE  FINANCIADORA  DE  ESTUDOS  

( ) Possuo bolsa de estudo concedida (ou a ser concedida) pelo(a)________________ ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, percebendo meus vencimentos. ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, sem perceber meus vencimentos. * ( ) Não possuo emprego ou bolsa e desejo candidatar-me a uma bolsa do curso. * Somente para candidatos brasileiros.

OBS:  

. A seleção não implica compromisso de bolsa por parte do curso.

. O  candidato  estrangeiro  deverá  comprovar  os  meios  que  disporá  para  financiar  seus  estudos.  

  DECLARAÇÃO  

Declaro que este pedido contém informações completas e exatas, que aceito o sistema e os critérios adotados pela Instituição.

____________________ _______________ _____________________________ Local Data Assinatura

(15)

ANEXO 6 –

FORMULÁRIO  DE  INSCRIÇÃO  DOUTORADO

   

Foto 3x4  

 

PROGRAMA  DE  PÓS-­‐GRADUAÇÃO  EM  ZOOTECNIA  

ÁREA DE INTERESSE:

(    )  Forragicultura  e  Produção  de  ruminantes     (    )  Melhoramento  Animal  

(    )  Nutrição  e  produção  de  peixes   (    )  Nutrição  e  produção  de  aves  e  suínos

Número de inscrição:

 

CURSO:

                                       Zootecnia  

ORIENTADOR (PARA PREENCHIMENTO DO PROGRAMA):

 

 

           IDENTIFICAÇÃO  DO  CANDIDATO     Nome do Aluno:   Sexo: Masc. Fem.   Pai:   Mãe:   C.P.F.:   R.G:   Órgão Exp/UF:   Data Exped.:   Nacionalidade:   Data Nasc.:   Natural:   Estado:   Estado Civil:   Título Eleitor:   UF   : Zona:

  Seção:   Data Emiss.:  

Doc. Militar:   Série:   Desc. Órgão:    

Endereço Residência: Bairro:

CEP: Cidade/UF: E-mail:

Telefone Residência: ( ) Celular: ( ) Telefone Trabalho: ( )    

(16)

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA GRADUAÇÃO

NOME DO CURSO ANO DE CONCLUSÃO

INSTITUIÇÃO

PAIS CIDADE UF

PÓS-GRADUAÇÃO

NOME DO CURSO ANO DE CONCLUSÃO

INSTITUIÇÃO

PAIS CIDADE UF

 

ATUAÇÃO  PROFISSIONAL  LOCAL  DE  TRABALHO  

Instituição Período

Desde Até

 

Tipo de atividade (docência, pesquisa, extensão, promoção e atividade particular, indique cronologicamente, começando pela mais recente, suas três últimas atividades profissionais

remuneradas)  

  ( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro  

  ( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro  

  ( ) Docência ( ) Pesquisa ( )Extensão ( )Promoção ( ) Atividade particular ( ) Outro  

 

FONTE  FINANCIADORA  DE  ESTUDOS  

( ) Possuo bolsa de estudo concedida (ou a ser concedida) pelo(a)________________ ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, percebendo meus vencimentos. ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, sem perceber meus vencimentos. * ( ) Não possuo emprego ou bolsa e desejo candidatar-me a uma bolsa do curso. * Somente para candidatos brasileiros.

OBS:  

. A seleção não implica compromisso de bolsa por parte do curso.

. O  candidato  estrangeiro  deverá  comprovar  os  meios  que  disporá  para  financiar  seus  estudos.  

 

DECLARAÇÃO  

Declaro que este pedido contém informações completas e exatas, que aceito o sistema e os critérios adotados pela Instituição.

____________________ _______________ _____________________________ Local Data Assinatura

(17)

Anexo 7 – modelo de procuração

PROCURAÇÃO

EU, nome do interessado, nacionalidade, naturalidade, estado civil, RESIDENTE E DOMICILIADO EM cidade, estado, endereço completo, documento de identidade, CPF, NOMEIO MEU(MINHA) PROCURADOR(A) O SR(A) nome do procurador, nacionalidade, naturalidade, estado civil, RESIDENTE E DOMICILIADO EM cidade, estado, endereço completo, documento de identidade, CPF, PARA FINS DE motivo, JUNTO À UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, PODENDO EM MEU NOME, ASSINAR, REQUERER, INSTRUIR PROCESSOS E RESPONDER QUAISQUER SOLICITAÇÕES QUE LHES SEJAM APRESENTADAS.

Local, data

Assinatura conforme consta no documento de identidade

ATENÇÃO:

1. DEVEM ACOMPANHAR A PROCURAÇÃO:

• Documento de Identidade e CPF autenticados do interessado • Documento de Identidade e CPF do procurador (originais e cópias

– a serem autenticados no momento da solicitação, por funcionário da UFBA)

Referências

Documentos relacionados

É importante ressaltar ainda, para a questão do caráter injuntivo que o gênero receita exerce na interação médico e paciente, que, por exemplo, quando o paciente relata que o

Dentro da ideologia monoglóssica apontada anteriormente, a autora aponta quatro programas de educação bilíngue: de transição, manutenção, prestígio e de

O segundo Encontro Internacional de Formação nas Artes da Marionete propôs retomar e aprofundar as transformações estéticas profundas que o teatro de ma- rionetes vem

  Em  um  contexto  de  Desenvolvimento  Distribuído  de  Software  (DDS)  a  e stimativa  de  esforço  também  é  crítica.  Mas  ainda  não  se 

Significa que mesmo em circunstâncias contrárias, jamais teremos receio de dizer que Cristo é o Senhor e afirmar nossa fé Nele, Romanos1:16, “Porque não

Todas essas dificuldades, talvez acrescidas de muitas outras levaram Laplanche e Pontalis (1973 ) em seu dicionário, a afirmar que: “Um dos motivos que torna tão difícil propor

Instituição Modalidade Formação Contato Localização % Desconto Mensalidade Área Cursos Abrangidos UDF - Centro Universitário do. Distrito Federal R$ 154,00 Letras - Português

Neste contexto, face ao principal objetivo deste trabalho e na sequência dos diversos