• Nenhum resultado encontrado

Benefícios do método pilates aplicado aos portadores da doença de parkinson

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Benefícios do método pilates aplicado aos portadores da doença de parkinson"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES APLICADO NOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON

Lucas Pereira Bueno1 Romulo Luiz da Graça2

RESUMO

Com os sintomas apresentados pela doença de Parkinson (DP), o estudo tem como objetivo de verificar os benefícios do método Pilates nos portadores da DP. Com duas amostras do gênero masculino, foi realizado um programa de exercício do método Pilates durante 12 semanas, submetidos a exercícios de concentração, força, equilíbrio, mobilidade articular, atenção, coordenação e flexibilidade; 03 encontros semanais 50 minutos cada, buscando retardar o processo degenerativo causado pela doença. A ferramenta proposta foi o questionário SF36 desenvolvido para mensura qualidade de vida. Apesar dos resultados não serem expressivos pelo fato de pouca oscilação positiva da pontuação conquistada no questionário, no entanto, com o conhecimento do estado clínico e a perspectiva da progressão da doença, acredita-se na esperança de promover, estabilizar ou retardar o processo degenerativo da doença, com os exercícios do método Pilates.

Palavras-chave: Pilates. Parkinson. Qualidade de vida. ABSTRACT

With the symptoms presented by Parkinson´s disease (PD), the study aims to verify the benefits of the Pilates method in patients with PD. With two male samples, a Pilates method exercise program was performed for 12 weeks, subjected to concentration, strength, balance, joint mobility, attention, coordination and flexibility 1 Acadêmico do curso de Educação Física, 8ª fase. Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina.

2 Professor Orientador. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL).

(2)

exercises; 03 weekly meetings 50 minutes each, seeking to slow down the degenerative process caused by the disease. The proposed tool was SF36 questionnaire developed to measure quality of life. Although the results are not expressive due to the fact that there is little oscillation of the clinical state and the prospect of disease progression, we believe in the hope of promoting, stabiling or delayung the degenerative process of the disease with Pilates, Parkinson, quality of life.

Keywords: Pilates. Parkinson's. Quality of life.

INTRODUÇÃO

Tento em vista o papel da educação física, em promover saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida (QV), abordamos a doença de Parkinson (DP), que afeta diretamente a QV dos portadores (ALVES; COELHO; BRUNETTO, 2005).

Com a ação do método Pilates, no objetivo de amenizar o processo degenerativo causado pela doença, na esperança de preservar movimentos funcionais dos portadores sem causar impactação do processo progressivo da doença, o estudo ganha relevância aos pesquisadores e portadores da DP, com a verificação dos benéficos do método Pilates na DP.

Em virtude dos 14 anos trabalhando com Pilates e conhecimentos adquiridos com o curso de Educação Física, a motivação em descrever os benefícios do método Pilates nos portadores da doença de Parkinson, auxiliando com apresentação de um plano de exercícios do método, que supostamente será o mais adequado, também mensurando a QV dos portadores com a aplicação do questionário SF36.

DOENÇA DE PARKINSON

A Doença de Parkinson (DP), não existe uma etiologia específica é definida como uma enfermidade crônica de caráter progressivo do sistema nervoso central (SNC) (GOBBI et al., 2009), também sendo caracterizado pela degeneração de neurônios, levando a uma diminuição na produção de dopamina na substância negra, causando despigmentação da mesma (MORRIS, 2000).

O principal achado da DP é a degeneração da parte compacta da substância negra SN. Suas células nervosas produzem o neurotransmissor

(3)

dopamina, que contém um pigmento escuro chamado neuromelanina (PRADO; RAMOS; VALLE, 2007).

A degeneração das células nervosas da substância negra ocasiona uma insuficiência na produção de dopamina, que é o principal neurotransmissor responsável pelo controle de movimentos. A insuficiência deste neurotransmissor gera alterações funcionais, provocando o aparecimento dos principais sintomas da doença (ABP, s/d).

Os portadores da DP contam com medicamentos à base de levodopa, medicação com semelhante ação de dopamina. O medicamento é primordial para doença, reduzindo consideravelmente os sintomas, como uma droga o medicamento eleva o portador quando absorvido, tendo seu tempo de ‘êxtase’, do meio para o fim da ação do medicamento, existe a redução do efeito, retornando ao quadro clínico até a próxima dose (GOBBI et al., 2009).

Embora os medicamentos para DP melhoram os sintomas apresentados, com o tempo podem perder sua eficiência (ANDRÉ, 2004). DP é uma doença progressiva e degenerativa, afetando diretamente as funções motoras, deve se manter o controle da dosagem da medicação conforme o avanço da doença (BEAR; CONNORS; PARADISO, 2002).

Nem sempre todos os pacientes apresentam os sintomas ao mesmo tempo. A doença pode afetar cada indivíduo de maneira diferente, em alguns casos pode se passar alguns anos para incapacitação ou limitação significativa das atividades cotidianas (DUTHE; KATZ, 2002).

Entre sintomas apresentados na DP, alguns são mais notados pela população e sentidos pelos portadores. O tremor é clinicamente descrito como de repouso, sumindo durante a marcha ou no esforço mental se sobressaindo no estresse, costuma envolver preferencialmente as mãos (GUYTON; HALL, 2002).

A rigidez os músculos são afetados como um todo, flexores, extensores, adutores e abdutores, gradativamente variando de portador para portador8, contribuindo com a perda da marcha, dificultando os movimentos, reduzindo velocidade, amplitude e o retardo da iniciação de comandos cotidianos, causados pelo atraso no cérebro ao transmitir as instruções necessárias (GUYTON; HALL, 2002).

Os comprometimentos físicos, mental e social são os principais fatores que podem provocar o isolamento do indivíduo, fazendo com que se revolte com a sua incapacidade, consequentemente a depressão, que é outro fator de risco para

(4)

DP, acredita se estar em 40% dos casos diagnosticados (BEAR; CONNORS; PARADISO, 2002).

Com margens adquiridas em pesquisas (PRADO; RAMOS; VALLE, 2007), relatam que a grande incidência dos portadores da doença de Parkinson, são aqueles expostos a grandes quantidades de metais pesados por um longo prazo de suas vidas e contato com neurotoxinas ambientais, ex heroína.

Estima-se que a DP acomete na população mundial, cerca de 100 a 150 casos por 100 mil habitantes, surgindo 20 novos casos a cada 100 mil habitantes por ano (ALVES; COELHO; BRUNETTO, 2005).

A revisão bibliográfica informa, que a DP não apresenta uma causa específica, como também se desconhece sua cura, acredita-se que os devidos cuidados a serem tomamos possibilitem os portadores o retardo dos sintomas apresentados pela doença, promovendo qualidade de vida (QV) (ABP, s/d).

Os exercícios físicos estão presentes nas recomendações médicas para os portadores da DP, contribuindo ao não isolamento, laços ao meio social devem ser mantidos, junto com a capacitação física, visto que funções motoras são afetadas. O exercício entra com a possível manutenção ou retardo da perda de movimentos cotidianos, como: equilibro, marcha e na expansão do tórax, evitando uma das mais perigosas ações da DP, a retração da caixa do tórax, esmagando pulmões até que não tenha mais espaço para seu trabalho funcional (DUTHE; KATZ, 2002).

MÉTODO PILATES

Em 1880 o alemão Joseph Pilates nasceu com uma infância frágil, asmática, raquítica e febre reumática (VOLL PILATES GROUP, 2015-2019). A medicina tradicional não o levava a cura, dedicou se a estudos direcionados a saúde desenvolvendo, buscando o melhor condicionamento físico e mental, assim o método contrologia, que logo em seguida tornou se Pilates seu sobrenome (VOLL PILATES GROUP, 2015-2019).

O treinamento ou reabilitação com método Pilates visa proporcionar qualidade de vida em todos os aspectos (bem-estar; físico, mental e social) (GALLACHER; KRYZANOWSKA, 2000), seguindo com os conceitos atuais da Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida (QV) é um complexo de bem-estar físico, mental e social.

(5)

Os exercícios do método Pilates acontecem em aparelhos (Cadilac,

Reformer, step chair, Ladder Barrel), que por sua vez tem a chance de auxiliar os

movimentos ou conforme o nível de aula, dificultar para uma evolução mais complexa (METALIFE, 2019).

Figura 1 – Aparelhos de pilates (Cadilac, Reformer, step chair, Ladder Barrel)

Fonte:

Disponível em: https://metalifepilates.com.br/aparelhos-de-pilates/.

O treinamento com o método Pilates, não foge da regra de outros exercícios, regularidade e continuidade são os segredos para absorver os benefícios. Com uma gama de movimentos o método Pilates é eficaz para reabilitação, condicionamento ou para atletas do alto nível desportivo auxiliando em suas metas e resultados (VOLL PILATES GROUP, 2015 - 2019).

QUALIDADE DE VIDA

Qualidade de vida é um complexo de bem-estar, físico, mental e social; recomenda-se alguns passos para conquistar QV; adotar hábitos saudáveis, trabalhar em locais limpos iluminamos e arejados, prática de exercícios físicos orientados, cuidados com o sol, alimentação saudável e um ciclo de amizade (GONÇALVES; VILARTA, 2004).

(6)

Segundo Nahas (2010), o estilo de vida, é um conjunto de ações cotidianas que reflete as atitudes e valores das pessoas. Estes hábitos e ações conscientes estão associados à percepção de QV do indivíduo.

Os componentes do estilo de vida podem mudar ao longo dos anos, mas isso só acontece se conscientemente as pessoas enxergarem algum valor em algum comportamento que deva incluir ou excluir, além de perceber como capaz de realizar as mudanças pretendidas.

Afirma Nahas (2010), que QV é a percepção de bem-estar que reflete um conjunto de parâmetros individuais, sócio culturais e ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

METODOLOGIA

O estudo pode ser caracterizado como de campo qualitativo. A pesquisa foi realizada com dois indivíduos do gênero masculino, 54 anos e 60 anos portadores DP, no estúdio Pilates Garopaba CNJ 19774244/0001-50 Garopaba SC, onde foram submetidos a exercícios de flexibilidade, mobilidade articular, concentração, precisão, equilíbrio, atenção, coordenação e força. A pesquisa teve o início no dia 05/08/2019 e término 07/11/2019.

Conseguiu-se mensurar qualidade de vida (QV) com um instrumento de fácil administração e compreensão. Consiste em um questionário multidimensional formado por 36 itens, englobados em 8 escalas ou domínios, que são: capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral da saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental (WHO, 2019).

O questionário SF 36 apresenta um escore final de zero a cem, onde o zero corresponde ao pior estado geral de saúde e cem o melhor estado geral de saúde (GONÇALVES; VILARTA, 2004). Desta forma o estudo tem com objetivo de verificar os benefícios do método Pilates nos portadores da DP.

As amostras responderam o questionário SF 36 no início do treinamento onde foram registrados os pontos alcançados mensurando QV. Após 12 semanas as amostras foram submetidas a responderem o mesmo questionário SF 36, para análise e comparação da pontuação adquirida. A frequência de exercícios foi estipulada a 3 encontros semanais, 50 minutos cada, onde foram realizados exercícios aleatórios do método Pilates.

(7)

Objetivo geral

Verificar os benefícios do método Pilates nos portadores da doença mal de Parkinson.

Objetivos específicos

Aplicar o questionário Sf 36;

Realizar exercícios do método Pilates nas amostras;

Apresentar um plano de exercícios mais adequado para o retardo degenerativo do estado clínico.

RESULTADOS

Abaixo apresenta-se a Tabela 1 com os resultados da avaliação inicial do indivíduo (A), realizada dia 05/08/2019, colhendo dados do questionário SF36, e a avaliação final do indivíduo (A) realizada dia 07/11/2019 colhendo dados do questionário SF36 mensurando dados para a comparação da avaliação dos resultados de cada domínio citado.

Tabela 1 - Resultados da avaliação inicial e final do indivíduo (A)

Domínio Avaliação 1 e 2

amostra A 55 anos

Capacidade funcional A 60 A 65

Limitação por aspectos físicos A 55 A 60

Dor A90 A 85

Estado geral de saúde A 75 A 85

Vitalidade A 65 A 65

Aspectos emocionais A 80 A 85

Limitações por aspectos emocionais A 70 A 75

Saúde mental A 65 A 70

Fonte: Dados do autor, 2019.

Abaixo apresenta-se a Tabela 2, com os resultados da avaliação inicial do indivíduo (B) realizada dia 05/08/2019, colhendo dados do questionário SF36, e a avaliação final do indivíduo (B) realizada dia 07/11/2019 colhendo dados do questionário SF36 mensurando dados para a comparação da avaliação dos resultados de cada domínio citado.

(8)

Tabela 2 - Resultados da avaliação inicia e final do indivíduo (B)

Domínios AVALIAÇÃO 1 e 2 da

amostra B 60 anos

Capacidade funcionais B 85 B 80

Limitação por aspectos físicos B 80 B 80

Dor B 90 B 90

Estado geral de saúde B 80 B 85

Vitalidade B 80 B 85

Aspectos sociais B 90 B 85

Limitações por aspectos emocionais B 80 B 85

Saúde mental B 75 B 70

Fonte: Dados do autor, 2019.

DISCUSSÃO

Na faculdade Ávila, no espaço de traumatologia e ortopedia foi desenvolvido o estudo bibliográfico. Objetivo desta pesquisa foi descrever o maior material bibliográfico que apresenta método Pilates e os benefícios a DP. A doença de Parkinson é um distúrbio progressivo do sistema nervoso central (SNC) afetando QV dos portadores da DP (ALVES; COELHO; BRUNETTO, 2005; GOBBI et al., 2009). Foi concluído no estudo os benefícios do ganho da amplitude da caixa do tórax, visto que DP causa protusão dos membros superiores, dificultando a respiração (DUTHE; KATZ, 2002). Os alongamentos junto com mobilidade articular, foram benéficos para rigidez causada pela DP, exercícios de força benéficos na questão do equilíbrio (DUTHE; KATZ, 2002).

UNESP realizou um estudo de campo qualitativo, sobre exercícios físicos para DP. Objetivo do estudo é prescrever o plano mais recomendado de exercícios para DP. A conclusão que o plano recomendado que contenha exercícios de equilíbrio, flexibilidade e força auxiliando os movimentos funcionais.

Existem poucos estudos disponíveis que avaliam a aplicação do método Pilates na DP, há indicações que se possa amenizar os sintomas da doença consequentemente a atrofia e a degeneração do processo degenerativo, ex: mais controle, menos tremor, mais equilíbrio e menos rigidez (GOBBI et al., 2009).

A DP deve ser tratada com objetivo de retardar o processo degenerativo, já que ainda não foi descoberto a cura. Estudos revelam que a progressão dos sintomas está associada com a deterioração na condição física, e com isso ocorre

(9)

perda da flexibilidade, força e equilibro levando a incapacidade funcional (GOBBI et

al., 2009).

Acredita-se que os exercícios do método Pilates retardam o processo da degeneração causada pela DP, promovendo a manutenção dos domínios citados nos questionários SF36 (ABP, s/d).

Possivelmente a regularidade e continuidade dos exercícios físicos levam ao retardo do avanço degenerativo da doença, na esperança do avanço da medicina ao descobrir a causa e a cura da DP, apresenta se o método Pilates como ferramenta de amenizar a queda da QV dos portadores, otimizando bem-estar físico mental e social.

No Centro Universitário de Jales, estudo realizado através de uma revisão bibliográfica com a utilização do método Pilates, auxilia pesquisadores para uso da ferramenta Pilates na ação a DP. Diante da pesquisa pode se considerar os benefícios do método Pilates na melhora da postura, rigidez, equilíbrio e principalmente na flexibilidade (JESUS, s/d).

Os benefícios do método Pilates são importantes na medida que conservam a atividade muscular e a flexibilidade tornando os parkinsonianos capazes de realizar atividades funcionais com mais facilidade e por mais tempo possível; além de sua ação sobre a motricidade, existem também os fatores cognitivos e psicológico, incentivando posturas e atitudes positivas perante a vida (MEDICINENET, 2016).

O método Pilates em um estudo de caso em Curitiba 2013 na universidade federal da Paraná, demonstrou melhora no equilibro e flexibilidade nas articulações, neste estudo conclui-se que o método Pilates não retarda a progressão dos sintomas da DP, mas tem eficácia na prevenção de complicações secundarias, como perda da massa muscular, redução de amplitude de movimentos e osteoporose devido à inatividade (HAUSER; ZESIEWICZ, 2001).

Pilates é uma técnica muito indicada para reabilitação de pacientes com Parkinson, uma doença neurológica que se caracteriza principalmente pela lentidão dos movimentos, rigidez muscular global e tremores em áreas específicas do corpo. Os pacientes apresentam alterações na postura e equilibro; uma vez que os movimentos do Pilates são controlados, podem ser a diferença para DP, pois os sintomas podem ser retardados ou até mesmos controlados. Melhoras podem ser notadas muito cedo pelos próprios pacientes: o andar, equilíbrio, força muscular e alongamentos da musculatura rígida (REVISTA PILATES, 2014).

(10)

Exercícios do método Pilates são recomendados para portadores da DP por apresentar benéficos diretos aos sintomas da doença. O alívio dos sintomas mais comuns rigidez, redução respiratória, reeducação postural e equilíbrio (REVISTA PILATES, 2014).

Pesquisa desenvolvida na Espanha com objetivo de avaliar o impacto do Pilates nos pacientes de Parkinson, revelam o aumento da força, flexibilidade e melhora de aspectos respiratórios. Além disso nenhum paciente apresentou efeitos adversos assim a promoção da sobrevida é longa aos pacientes (CARRAL et al., 2017).

Estudo realizado na clínica integrada no ambulatório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2016, com objetivo de minimizar a retração da caixa do tórax em pacientes com DP para evitar complicações pulmonares posteriores, apontam que não houve diferença significativa aos portadores com DP. A conclusão aos achados delimita resultados promissores do tratamento sobre parâmetros pulmonares na DP, e sentenciam novos estudos longitudinais do tipo ensaio clínico para comprovação.

Os estudos apontam que o método Pilates evita o agravamento de uma série de sintomas que dificultam a vida do parkinsoniano e pode ser grande aliado ao bem-estar do corpo e da mente humana para manter a independência funcional do indivíduo, bem como sua reintegração a sociedade (HAUSER; ZESIEWICZ, 2001).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através do levantamento bibliográfico acerca do tema proposto, Parkinson possui um curso vagaroso sem estabilização e sem mudanças drásticas. Apesar dos avanços científicos, ainda não foi descoberta a causa e nem cura, acredita-se que se possa minimizar os efeitos degenerativos causados pela DP com exercícios do método Pilates, que serão tão importantes quanto seu primordial medicamento *levodopa.

Possivelmente os benefícios do método Pilates para DP, é na ação do retardo do processo degenerativo causado pela doença, promover, estabilizar ou retardar o estado clínico. Conservar a QV dos portadores da DP acredita-se ser outro benefício aos portadores, preservando atividades musculares e mobilidade articular tornara os sintomas menos evidentes, levando menos desconforto aos

(11)

portadores, preservar bem-estar físico, emocional e social é manter independência funcional, bem como a reintegração a sociedade.

Baseado nas referências revisadas, e a pesquisa realizada criamos um plano de exercícios que supostamente acredita-se ser indicado. Um plano de intervenção que contenha exercícios lúdicos aponta, menos estresse menos sintomas aparentes, exercícios de mobilidade articular, visto que DP afeta SNC assim levando a falta de movimentos, exercícios para a falta de equilíbrio que é sintoma da DP, exercícios de flexibilidade, sintoma bem aparente da doença *rigidez, exercícios de atenção, exemplo: sinais sonoros, visto que a capacidade de concentração a angustia leva a não concentrar, exercícios de coordenação, que é afetada pelo processo progressivo da DP, exercícios de força que pela decadência de movimentos existe uma hipotonia a se desenvolver. Pesquisas são necessárias com intuito de fundamentar e comprovar os reais benefícios que o método Pilates pode alcançar, em ação do retardo do processo degenerativo causado pela doença.

REFERÊNCIAS

ABP. Associação Brasil Parkinson. O que é Parkinson? S/d. Disponível em:

www.parkinson.org.br. Acesso 10 jul. 2019.

ANDRÉ, E. S. Moléstia de Parkinson. Fisioterapia em movimentos. Curitiba, jan/março, 2004.

ALVES, L. A; COELHO, A. C; BRUNETTO, A. F. Fisioterapia respiratória na

doença de Parkinson idiopática: relato de caso. Fisioterapia e pesquisa. São

Paulo, 2005.

BEAR, M. F; CONNORS, B. W; PARADISO, M. A. Neurociências/desvendando o

sistema nervoso. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2002.

CANNING, G. G. Parkinson an investitigation of exercise capacity function and

gait. 2007.

CARRAL, J. M. C et al. Feasibility and effcacy of Pilates on people with mild to

moderate Parkinson disease a preliminary study. 2017. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/318465230_Feasibility_and_Efficacy_of_M

at_Pilates_on_People_with_Mild-to-Moderate_Parkinson's_Disease_A_Preliminary_Study. Acesso em: 29 jun. 2019. DUTHE, E. H; KATZ, P. R. Geriatria prática. 3 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. GALLACHER, S. P; KRYZANOWSKA, R. O método pilates de condicionamento

(12)

GOBBI, L. T. B et al. Exercise programs improve mobility and balance in people with Parkinson´s disease. Parkinsonism e related disorders. Kidlington, 2009.

GONÇALVES, Aguinaldo; VILARTA, Roberto. Qualidade de vida explorando

teorias práticas. Barueri, 2004.

GUYTON, A. C; HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 10 ed. Rio de Janeiro-RJ: Guanabara Koogan, 2002.

HAUSER, Robert; ZESIEWICZ, Theresa. A doença de parkinson: perguntas e respostas São Paulo: Novartis, 2001.

JESUS, Tayane Severino de. O método pilates em pacientes com Parkinson: revisão de literatura. S/d. Centro Universitário de Jales - UNIJALES-SP. Disponível em: www.unijales.edu.br. Acesso em: 03 jul. 2019.

MEDICINENET. Are Pilates Good for Parkinson's Disease?disease with Pilates,

Parkinson, quality of life. 2016. Disponível em:

https://www.medicinenet.com/pilates_good_for_parkinsons_disease/ask.htm. Acesso em: 01 jul. 2019.

MORRIS, M. E. Movement disorders in people with Parkinson disease: a model for physical therapy. Physical therapy, jun, 2000.

METALIFE. Aparelhos Cadilac, Reformer, step chair, Ladder Barrel. 2019. Disponível em: https://metalifepilates.com.br/. Acesso em: 05 jul. 2019.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 5 ed. Londrina Midiograf, 2010.

PRADO, F. C. D; RAMOS, J. D. A; VALLE, J. R. D. Atualizações terapêuticas 2007.

Manual prático de diagnóstico. 23 ed. São Paulo: artes médicas, 2007.

REVISTA PILATES. Pilates aplicado a Doença de Parkinson. 2014. Disponível em: https://revistapilates.com.br/pilates-aplicado-a-doenca-de-parkinson/. Acesso em: 01 jul. 2019.

TEIXEIRA, N. B; ALOUCHE, S. R. O desempenho da dupla tarefa na doença de Parkinson. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, mar/abril. 2007. VOLL PILATES GROUP. História do Pilates - Saiba como surgiu este incrível

Método. 2015 - 2019. Disponível em:

https://blogpilates.com.br/historia-do-pilates-origem/. Acesso em: 15 maio 2019.

WHO. World Health Organization. Physical Activity Recommendations. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations.

Referências

Documentos relacionados

1991 – A Venda com Reserva da Propriedade em Direito Internacional Privado, McGraw-Hill 2005 – Direito Comercial Internacional, Coimbra. II – Direito de Conflitos/Parte Especial,

Oferece uma qualidade de áudio mais clara e inteligível e até 50% mais de volume do que os RSM da Série XTS, já que conta com o mesmo alto-falante oferecido pelos terminais

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

ADM 201 Módulo 1 Administração de Marketing I (André) Contabilidade Básica (Demétrius) -  Módulo 2 Estatística Básica (Sandro) Administração de Recursos Humanos I

Aquecimento Ambiente Referência: 64 kWh/m².ano Edifício: 214 kWh/m².ano Renovável - % 236% MENOS eficiente que a referência Arrefecimento Ambiente Referência: 2,4

A Presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no uso de suas atribuições e com base nos termos do Estatuto, do

Conclui-se que o método pilates é considerado de grande eficácia, pois traz benefícios para gestantes de acordo com suas necessidades, sendo exercícios que se adaptem a cada período

resistencia a los productos químicos y domésticos resistência à fi ssuração resistência aos choques resistência à abrasão resistência à humidade solidez da cor à luz